Reparação da fossa séptica Topas: características de um serviço profissional e independente
Quando ocorre uma falha nos sistemas de engenharia em uma casa particular, é hora de brincar: chegou a hora do acerto de contas para vários anos de conveniência. A falha de uma estação de tratamento parece interromper a vida na casa – agora não há como fazer uma limpeza completa, nem lavar ou lavar roupa.
Nem sempre é possível chamar um especialista, por isso você mesmo deve realizar os reparos e manutenção da fossa séptica TOPAS. Vejamos a estrutura da fossa séptica e as avarias mais comuns que podem acontecer.
O conteúdo do artigo:
- Resumidamente sobre o princípio de funcionamento da estação
- Projeto de fossa séptica e tecnologia de limpeza
- Como evitar avarias?
- Avaliação do desempenho do dispositivo com base na qualidade da água
- Avarias da estação de tratamento e métodos para corrigi-las
- Dicas de uso
- Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Resumidamente sobre o princípio de funcionamento da estação
Ao iniciar a reparação de uma estação de tratamento de águas residuais, é necessário compreender o princípio do seu funcionamento. O funcionamento do aparelho baseia-se na purificação de resíduos domésticos líquidos por meio de bactérias.
E se os sistemas independentes de energia dependem do trabalho de bactérias anaeróbicas, cuja vida é possível na ausência de oxigênio, então estação de tratamento de águas residuais "Topas" limpa resíduos graças a organismos anaeróbicos e aeróbicos.
A diferença nas condições de vida desses microrganismos afeta os princípios operacionais completamente diferentes dos dispositivos de tratamento de águas residuais.
Em condições de ausência total de oxigênio, a fermentação da massa residual é realizada por anaeróbios. O processo ocorre no primeiro compartimento da estação de tratamento. Em seguida, as águas residuais sedimentadas e fermentadas vão para o descarte de aeróbios localizados nos próximos três compartimentos do sistema.
Os microrganismos aeróbios decompõem-se e processam partículas suspensas e impurezas encontradas nas águas residuais com muito mais rapidez, mas requerem um fornecimento constante de oxigénio. Além disso, o oxigênio é necessário para a oxidação da massa. A aeração das águas residuais é fornecida por uma bomba elétrica, portanto a operação do dispositivo sem fonte de alimentação é impossível. Ler mais detalhes sobre como as bactérias aeróbicas e anaeróbicas funcionam nas fossas sépticas.
Projeto de fossa séptica e tecnologia de limpeza
A capacidade da fossa séptica é dividida em quatro fossas independentes, e cada uma desempenha uma função especial.
As câmaras são interligadas de forma que quando há um fluxo intenso de águas residuais, o processo de purificação é acelerado, e quando há um fluxo pequeno, torna-se mais eficaz devido à repetida destilação dos resíduos.
Como o fluxo de águas residuais nas residências é irregular, esta característica é muito importante para o funcionamento ininterrupto e de qualidade da estação.
Operação em modo de fluxo de fluido contínuo
No caso de fluxo contínuo de águas residuais, o processo tecnológico ocorre da seguinte forma:
- Através do tubo de alimentação (1) os resíduos fluem para a primeira câmara receptora (A) (ou, como também é chamado, tanque de equalização). Lá eles se misturam com resíduos recebidos anteriormente e partículas grandes se depositam. Assim que as águas residuais atingem um determinado nível, o sensor é acionado.
- A automação inclui um airlift (3), que bombeia as águas residuais através de um filtro que realiza a limpeza grosseira (2) e um coletor de cabelos para a segunda câmara (B). O compressor (7), fornecendo ar, também liga.
- No tanque de aeração (segunda câmara B), o efluente passa por tratamento biológico com o auxílio de lodo biologicamente ativo: as partículas grandes são decompostas em menores e a matéria orgânica é processada pelos aeróbios. As bolhas de oxigênio aqui injetadas ao mesmo tempo garantem a mistura do efluente com o lodo ativado e atuam como adsorvedor, ligando as partículas suspensas.
- A mistura fervente de lodo e águas residuais entra no terceiro compartimento - o tanque de decantação secundário (B), e é bombeada pelo transporte aéreo de recirculação (4) através de um recipiente em forma de pirâmide invertida. Aqui, a água purificada é separada do lodo ativado.
- O lodo separado do componente líquido entra no compartimento de estabilização (D), e a água clarificada é descarregada para fora da estação através da tubulação de saída do dispositivo (9).
A estação, com exceção das inspeções e limpezas de rotina, não exige a participação do usuário - todos os processos ocorrem de forma automática. A água purificada pode ser drenada para o solo, poço de absorção, vala de drenagem e usada para irrigação.
Fase reversa do ciclo
Se não houver entrada de águas residuais suficientes no sistema para o seu funcionamento contínuo, a instalação funciona em modo de recirculação. Assim que o nível no primeiro compartimento (A) atingir o valor mínimo definido, o boiador (10) é acionado.
A chave atua na válvula solenóide e o efluente passa novamente por todo o processo de limpeza.
O modo de recirculação ocorre na seguinte sequência:
- A água residual é aerada no tanque receptor (A).
- Após o tanque de aeração (B), o efluente é bombeado para o compartimento de estabilização de lodo ativado (D). Lá o sedimento é dividido em frações.
- O lodo velho e pesado desce para o fundo da câmara (D), e o lodo leve, junto com os resíduos clarificados, é enviado de volta para a primeira câmara (A).
Assim que o nível da água no tanque de compensação (A) atingir o máximo, o sistema muda para o modo de limpeza contínua direta.
Como evitar avarias?
Um detalhe importante na prevenção de avarias é a correta instalação de fossa séptica Topas. Além disso, como qualquer dispositivo ou mecanismo, o sistema de tratamento de águas residuais exige inspeções técnicas regulares. Consiste na avaliação visual da obra e no bombeamento do sedimento acumulado.
Durante a inspeção pode ser necessário remover bloqueios ou realizar pequenas reparações na instalação do TOPAS. A frequência das medidas preventivas está descrita na tabela.
O desenho da fossa séptica é feito de forma que todos os elementos possam ser retirados e lavados, e o filtro de grandes impurezas possa ser limpo dos cabelos coletados. O lodo da câmara de estabilização deve ser bombeado pelo menos uma vez por ano. Se a água do sistema de abastecimento de água for dura, a estação deve ser limpa com mais frequência.
Remoção de lama acumulada nas câmaras
Quanto mais tempo a estação de tratamento de águas residuais operar, maior será o teor de lodo e esgoto e mais sujo ficará o filtro do compressor. Portanto, o equipamento necessita de limpeza regular.
Todo o trabalho é realizado em uma determinada sequência:
- Desconecte o dispositivo da fonte de alimentação. Isso permitirá que os sedimentos se acumulem no fundo e permitirá que os filtros do compressor sejam limpos com segurança.
- Desaparafuse os parafusos das tampas do compressor para ter acesso aos filtros. O filtro em forma de junta de espuma de borracha é removido e sacudido. Se estiver muito sujo, lave-o em água corrente e seque-o. As tampas são recolocadas em seus lugares e apertadas.
- Dentro de 15 minutos o lodo assenta e o bombeamento pode começar. Para fazer isso, abaixe a bomba de drenagem até o fundo da câmara do estabilizador de lodo e bombeie o sedimento até que o nível da água desça 50 cm.
- Em seguida, a câmara do tanque de aeração é limpa. O lodo é bombeado do fundo, baixando a superfície da água em 15 cm.
Não há necessidade de bombear completamente o lodo ativado, pois é ele que ajuda a limpar o esgoto.
Limpando tudo no seu dispositivo
A próxima etapa é limpar o airlift e o filtro para frações grandes:
- Antes de retirar as mangueiras da bomba mamut e do filtro, marque com fita isolante um dos tubos e o tubo ao qual está fixado, para não confundi-los no futuro (têm capacidades diferentes).
- Desconecte o tubo flexível do tubo da bomba. Se for difícil de remover, aqueça a junta.
- Retire o tubo de transporte aéreo e sopre-o sob pressão de água ou ar.
- Remova o filtro grosso. Ele é lavado por fora, os detritos coletados são sacudidos em um balde, os buracos são limpos de cabelos entupidos e o filtro é lavado por dentro.
- Em seguida, remova e limpe o coletor de cabelo.
A última etapa é a lavagem sob pressão das paredes e tubulações da estação, coletando os detritos flutuantes. Antes de iniciar o trabalho, cubra os compressores com papel celofane para protegê-los da água. O enxágue começa nos elementos superiores.
Um aparelho de alta pressão fornece boa pressão de água, que pode remover depósitos antigos.
Remonte o sistema na ordem inversa. As marcações das mangueiras podem ser deixadas para futuros trabalhos de manutenção. A próxima limpeza pode ser feita após 6 meses.
Avaliação do desempenho do dispositivo com base na qualidade da água
Uma estação de purificação em funcionamento produz água praticamente pura na saída, livre de impurezas e odores estranhos. Pode ser usado para regar gramados, canteiros de flores e jardins. Se a água que sai do aparelho estiver turva, isso indica uma limpeza inadequada.
O culpado disso pode ser o curto período de operação da estação (até um mês): o novo equipamento não possui quantidade suficiente de sedimentos biologicamente ativos, que desempenham papel importante no tratamento de águas residuais. O equilíbrio biológico pode ser estabelecido mais rapidamente adicionando lodo ativado de uma estação já em operação.
Isso também acontece devido a mudanças nas condições externas: uma diminuição acentuada da temperatura, indicando aumento da acidez do pH das águas residuais ou descarga de produtos químicos nela (por exemplo, contendo cloro). Normalmente, quando essas causas são eliminadas, a situação se normaliza sozinha.
Se a turbidez do efluente for observada constantemente, os motivos mais prováveis são o aumento da quantidade de efluentes e a aeração insuficiente. Este último às vezes acontece devido a danos nas tubulações de distribuição e vazamento de oxigênio.
A qualidade da purificação da água pode ser determinada visualmente através da coleta de uma amostra. Para fazer isso, um líquido borbulhante é retirado de um dispositivo de trabalho no compartimento do tanque de aeração para um recipiente de vidro com volume de cerca de 1 litro. Uma unidade operando adequadamente terá uma proporção de lodo sedimentado para água limpa de 2:8.
Se houver menos lamas, significa que a instalação ainda não está totalmente pronta para funcionar ou não está suficientemente carregada com águas residuais.Se for maior, isso pode significar que o sistema não consegue lidar com uma grande quantidade de resíduos domésticos líquidos ou que o interruptor flutuante está na posição baixa no compartimento e não muda para o modo de recirculação.
Avarias da estação de tratamento e métodos para corrigi-las
Quase todas as avarias das estações elevatórias manifestam-se por um aumento do nível de águas residuais no compartimento receptor. Um aumento no nível ativa uma bóia de emergência, que aciona um alarme - uma campainha ou um sinal luminoso. Isto alerta o utilizador para o perigo de inundar o sistema e libertar águas residuais não tratadas para fora da unidade.
Inundação da estação de tratamento de esgoto
Em primeiro lugar, é necessário verificar se o canal de drenagem dos resíduos purificados do aparelho está entupido ou congelado. Caso contrário, é necessário procurar a causa do alagamento da estação com base no tipo de equipamento. Pode ser com sistema de drenagem por gravidade ou com bombeamento forçado.
Nos modelos de instalações com bombeamento forçado, o problema pode estar falha na bomba de drenagem ou um interruptor flutuante preso. Para verificar o funcionamento da bomba, retire-a e conecte-a a outra tomada. Se a bomba estiver em ordem, mas não ligar após ser conectada à estação, provavelmente o problema está na chave flutuante - ela precisa ser substituída.
Os seguintes problemas podem ser comuns aos modelos gravitacionais e forçados. Verifique se o líquido é bombeado do compartimento receptor para o tanque de aeração. Caso contrário, o culpado é um transporte aéreo defeituoso.
As razões para a avaria podem ser as seguintes:
- o tubo de transporte aéreo está danificado;
- o transporte aéreo da bomba principal está entupido;
- o interruptor flutuante está com defeito;
- A membrana do compressor que fornece ar ao transporte aéreo está danificada.
As avarias são eliminadas através da substituição de elementos danificados ou da limpeza de áreas obstruídas.
Disparo do RCD e problemas com a fonte de alimentação
Se, ao iniciar a estação, um RCD (dispositivo de corrente residual) for acionado, o motivo pode estar em danos ao compressor ou à bomba de drenagem, interruptor flutuante. Também é necessário verificar a fiação elétrica e as tomadas.
As perturbações no funcionamento da instalação também podem ser causadas por um corte prolongado de energia, existindo então a possibilidade de transbordamento dos tanques e ocorrência de um odor desagradável devido ao início do desenvolvimento de microrganismos anaeróbios. Se as quedas de tensão na rede estiverem dentro de 3% do valor nominal, é necessário instalar um estabilizador.
Alterando o nível da água em uma estação ociosa
Não é aconselhável deixar o sistema de limpeza TOPAS inativo por muito tempo.
Mas se isso acontecer e for descoberto que o nível da água no tanque está mudando, os possíveis problemas de funcionamento podem ser os seguintes:
- Falha nas instalações hidráulicas, causando vazamento de água. Você precisa encontrar a origem dos vazamentos e repará-los ou substituí-los.
- A caixa do dispositivo está danificada. Se os problemas forem menores, você pode tentar soldar o gabinete; caso contrário, entre em contato com profissionais para obter ajuda, e eles substituirão a área danificada. E é bom que você consiga fazer os reparos, porque substituir a carroceria inteira não será barato.
- Instalação inadequada e, como resultado, inundações com chuva ou enchentes.
- O tanque da estação deve ser instalado de forma que a tampa fique 15 cm acima da superfície do solo.
Um problema também pode ser uma saída mal organizada de água purificada do sistema. A situação de escoamento deficiente pode ser agravada pelo fraco rendimento do solo.
Dicas de uso
A violação das regras de funcionamento priva o consumidor do direito ao serviço de garantia. Afirmam ainda que a manutenção e reparação da ETAR TOPAS só podem ser realizadas por especialistas de empresas de serviços ou por pessoas que tenham estudado as instruções de instalação e tenham recebido formação em segurança.
Há também um artigo em nosso site sobre como manter adequadamente uma fossa séptica Topas no inverno - leia Avançar.
Para uma utilização prolongada e bem sucedida da estação, é necessário seguir conscientemente as recomendações, nomeadamente:
- é proibido fazer alterações no projeto da estrutura da estação;
- é inaceitável a drenagem de diversos produtos químicos, produtos que contenham cloro (em grandes quantidades), água obtida na regeneração de sistemas de tratamento de água potável;
- É proibido despejar resíduos de construção, compostos não biodegradáveis, resíduos de alimentos e limpezas de cogumelos florestais e pêlos de animais de estimação na rede de esgoto.
Apesar das inúmeras proibições, o fabricante permite totalmente o uso razoável de detergentes e produtos de higiene modernos:
- É permitido despejar papel higiênico na rede de esgoto;
- Você pode drenar ralos de máquinas de lavar e lava-louças que não contenham cloro;
- é permitido drenar uma pequena quantidade de produtos de limpeza para encanamentos, equipamentos de cozinha e louças sanitárias, no máximo uma vez por semana;
- É permitido descartar resíduos de cozinha sem restrições.
Além disso, durante uma queda de energia, é necessário reduzir ao máximo o consumo de água para evitar o transbordamento das câmaras e o derramamento de água contaminada.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
A limpeza planejada da estação TOPAS está claramente descrita no vídeo:
Vídeo sobre a reforma da estação após a enchente:
É perfeitamente possível limpar e reparar LOS TOPAS você mesmo. Mas para poder usufruir do serviço de garantia, é melhor perguntar ao fabricante ou vendedor que tipo de trabalho os próprios utilizadores estão autorizados a realizar. Caso contrário, a adulteração do sistema poderá privá-lo dos seus direitos legais a serviços gratuitos de prestadores de serviços.
Depois de ler o material, você ficou com alguma dúvida? Ou você já encontrou um colapso de fossa séptica e tem algo para aconselhar nossos leitores, deixe comentários, compartilhe sua experiência, faça perguntas e tentaremos respondê-las prontamente.
Diga-nos como usar corretamente uma fossa séptica no modo “residente de verão”. Aqueles. está aberto apenas no verão ou apenas nos finais de semana? E a fonte de alimentação? Devo desligar ou não? Obrigado.
Olá. Em caso de geadas abaixo de -20 ou em caso de ausência prolongada, recomenda-se conservar Topas. Por esta:
1. Desligue a energia.
2. Desconecte os compressores de ar da câmara de trabalho da fossa séptica.
3. Remova a bomba de descarga de água purificada (se tiver essa função).
4. Deixe pelo menos 3/4 do volume máximo total de água na fossa séptica.
Sobre a modalidade “residente de verão” ou, como também é chamada, modalidade fim de semana. Caso haja queda de energia, o funcionamento da estação não será completo, pois a ausência de oxigênio para bactérias aeróbias por mais de 6 horas é fatal. Os anaeróbicos sobreviverão, mas sua estação será uma fossa comum, sem tratamento de esgoto, com capacidade de até 200 litros.
Se isso acontecer raramente, digamos que você mora no campo, às vezes você sai por muito tempo - a operação da estação será retomada, bactérias aeróbicas aparecerão quando a estação começar a operar normalmente. Mas na chegada apenas nos finais de semana - isso é irrelevante.
Topas é como um Lada, você sempre precisa consertar alguma coisa, às vezes você só faz a manutenção e depois de uma semana a bomba não bombeia mais, em geral sempre tem o que fazer, é melhor tratar a fossa séptica como um hobby))
Tenho o Topas-8 Pr, está funcionando há 10 anos. Eu principalmente me sirvo. Este ano encontrei o seguinte problema. Aparentemente, após meu descuido e a entrada de limpador de vaso sanitário contendo cloro, apareceu um odor, na câmara B a película e o ralo ficaram marrons. Fiz um bombeamento completo de todas as câmaras com lavagem a jato, enchi-as e liguei-as novamente. Nas primeiras 2 semanas tudo correu bem, mas agora o cheiro voltou. O ralo é quase transparente, há uma leve camada no ralo. O que é confuso é que uma película aparece novamente na câmara B, e no reservatório D a água está mais preta que o normal. O que você pode recomendar? Isso poderia ser devido ao excesso de desperdício?
Olá. Diga-me, é possível substituir de alguma forma o “guarda-chuva” de entrada de ar da tampa do Topas 8 por uma versão inferior? Devo cortá-lo e substituí-lo por uma malha fina? Queremos fazer um drive-in para o carro (telhas ou asfalto) no local onde fica a fossa séptica, mas não sabemos se é possível fazer algumas alternativas com tampa para que esse guarda-chuva não fique no caminho... Obrigado pela resposta!
Boa tarde É possível usar SYNERGETIC para remover bloqueios de uma fossa séptica Topas 5? É biodegradável, mas ainda contém álcalis.
Boa tarde. Acumula-se água na tubulação do compressor conectado, por que isso acontece e como consertar. Obrigado pela resposta.