Revisão da fossa séptica para residência de verão "Topas": princípio de funcionamento, design, vantagens e desvantagens
As fossas sépticas são uma das opções mais eficazes para organizar o tratamento autônomo de águas residuais.Esses dispositivos não são muito baratos, mas são convenientes e confiáveis.
Para entender por que vale ou não a pena instalar tal dispositivo no local, você deve estudar os princípios de seu funcionamento. É exatamente sobre isso que falaremos neste artigo. Como exemplo atual, usaremos uma fossa séptica para a dacha de Topas.
Também consideraremos detalhadamente o projeto de tal sistema, destacaremos os principais prós e contras e forneceremos recomendações para a operação e cuidados com a fossa séptica.
O conteúdo do artigo:
Como funciona uma fossa séptica típica?
Uma fossa séptica é um tipo de dispositivo de esgoto especialmente projetado para processamento, clarificação e desinfecção completo ou quase completo de resíduos de esgoto.
A operação do dispositivo é baseada no princípio da purificação biológica. Oxigênio ativo e bactérias especiais são usados como componente ativo, que decompõem as águas residuais em água e lodo neutro.
Nesse caso, o lodo serve como componente aglutinante, nele também se depositam resíduos inorgânicos, que não são passíveis de processamento bacteriano.
A água resultante é geralmente removida do dispositivo através de um filtro de terra de um poço de absorção, um campo de filtração ou de outra forma. Com o nível adequado de purificação, a água pode ser utilizada para regar as plantas do local.
Usado para processar matéria orgânica bactérias para fossas sépticasque são anaeróbicos e aeróbicos.Os primeiros vivem e processam águas residuais em um ambiente livre de oxigênio, o que garante recipientes completamente selados. Estes últimos funcionam apenas em condições de fornecimento irrestrito de oxigênio.
Independentemente do tipo, esses microrganismos são capazes de se reproduzir, por isso a fossa séptica não precisa adicionar bactérias regularmente aos ralos, embora em alguns casos isso tenha que ser feito.
Como qualquer dispositivo, uma fossa séptica requer cuidados adequados. Em particular, o lodo acumulado deve ser removido anualmente. As fossas sépticas diferem favoravelmente de uma fossa convencional porque o processo de reciclagem neutraliza completamente todos os odores desagradáveis.
Se o dispositivo for instalado corretamente e operado de acordo com as recomendações do fabricante, geralmente não há problemas com ele.
Tipos de designs e gama de modelos
Para compreender os princípios de funcionamento de uma fossa séptica tipo Topas, deve-se estudar seu projeto. Externamente, este dispositivo é um grande recipiente em forma de cubo com uma grande tampa quadrada.
No interior, está dividido em quatro seções funcionais. Existe um dispositivo embutido para retirar o ar da superfície para garantir que o efluente esteja saturado de oxigênio.
Os seguintes elementos estão localizados dentro do sistema de tratamento:
- uma câmara receptora para a qual as águas residuais fluem inicialmente;
- uma ponte aérea com equipamento de bombeamento que garante a movimentação dos resíduos entre os diferentes trechos do dispositivo;
- tanque de aeração - compartimento no qual é realizada a etapa secundária de purificação;
- uma câmara piramidal onde ocorre o tratamento final de águas residuais;
- câmara de pós-tratamento, onde se acumula a água purificada durante o funcionamento da fossa séptica;
- compressor para injeção de ar;
- mangueira de remoção de lodo;
- dispositivo para descarga de água purificada.
A gama de fossas sépticas desta marca é bastante ampla. Existem modelos de terrenos e casas de diversos tamanhos, dispositivos projetados para atender postos de gasolina e até potentes estações de tratamento de águas residuais que podem atender às necessidades de uma pequena vila.
Na construção de moradias privadas, as fossas sépticas “Topas-5” e “Topas-8” são as mais utilizadas. O número próximo ao nome indica o número aproximado de residentes que o dispositivo foi projetado para atender.
O “Topas-5” tem tamanho mais compacto e menor produtividade, podendo atender facilmente às necessidades de uma família de cinco pessoas em serviços de esgoto.
Este modelo é considerado a escolha ideal para uma casa relativamente pequena. Tal dispositivo pode processar cerca de 1.000 litros de resíduos por dia, e o descarte simultâneo de resíduos dentro de 220 litros não causará nenhum dano à fossa séptica.
As dimensões do Topas-5 são 2500x1100x1200 mm e o peso é de 230 kg. O consumo de energia do dispositivo é de 1,5 kW por dia.
Mas para uma casa grande é melhor levar “Topas-8”. As dimensões e a capacidade de processar águas residuais são significativamente maiores para este modelo.Essa fossa séptica pode até servir áreas onde está localizada uma piscina, embora em tal situação o Topas-10 possa ser mais apropriado.
A produtividade desses modelos varia entre 1.500-2.000 litros de águas residuais por dia.
Os números ao lado do nome da fossa séptica indicam a quantidade de pessoas que este dispositivo pode atender quando usado simultaneamente. Os compradores são guiados por esses indicadores ao escolher um modelo adequado.
Há também uma marcação de letras que descreve as condições operacionais especiais para as quais um determinado dispositivo foi projetado.
Por exemplo, a designação “Long” indica a possibilidade de utilização desta fossa séptica com profundidade de ligação superior a 80 cm A marcação “Pr” indica modelos com opção de bombeamento forçado de água parcialmente purificada.
Esses projetos são equipados adicionalmente com uma bomba. Os modelos marcados com “Pr” são usados em áreas com altos níveis de água subterrânea.
A presença de bomba no dispositivo deste modelo de fossa séptica Topas destina-se à instalação em área com solos argilosos que filtram mal ou não absorvem água purificada. A marcação “Us” significa simplesmente “reforçado”.
São modelos mais potentes que devem ser utilizados se a profundidade de instalação da fossa séptica ultrapassar o nível da tubulação de esgoto em 1,4 m ou mais.
Quanto maior o desempenho da bomba, sua potência e mais opções ela tiver, mais cara será a compra e mais difícil será a instalação. Portanto, não se deve escolher uma estação de tratamento “para crescimento” se num futuro próximo não se espera que o número de moradores na casa aumente drasticamente.
Recomendações mais detalhadas para a escolha de uma fossa séptica para residência de verão são discutidas em nosso outro artigo.
Princípio de funcionamento das fossas sépticas Topas
As águas residuais fluem através da tubulação de esgoto para a primeira câmara receptora. Aqui, as massas de esgoto são fermentadas com a participação ativa de bactérias anaeróbias.
Quando o nível de resíduos no receptor atinge um nível predeterminado, os resíduos são bombeados para a segunda câmara utilizando um transporte aéreo.
Na segunda seção da fossa séptica é realizada a aeração das águas residuais, ou seja, saturá-los com ar, necessário para ativar o trabalho dos microrganismos aeróbios que digerem a matéria orgânica do esgoto.
As bactérias processam ativamente o conteúdo do esgoto, transformando-o em uma mistura de água parcialmente clarificada e purificada e lodo ativado.
Após o processamento na segunda câmara, tudo segue para a seção estabilizadora de lodo - biomassa, que participa ativamente da limpeza do componente líquido da massa de esgoto. Aqui o lodo assenta e a água resultante passa para o tanque de decantação.
Para melhorar a qualidade do tratamento, parte da água e do lodo em movimento do estabilizador entra na câmara primária para que o tratamento secundário de águas residuais possa ser realizado.
Assim, o esquema de funcionamento da fossa séptica Topas prevê a circulação das águas residuais pelos vários compartimentos da fossa séptica até que o nível de purificação atinja o nível de qualidade exigido. Isso garante a alta segurança das águas residuais processadas para o meio ambiente.
Após a conclusão do processamento em vários estágios, a água purificada é descarregada em campos de filtro ou absorção (filtro) bem, onde as águas residuais são purificadas e lançadas no solo.
Caso não seja possível dispor de poço filtrante ou sistema de drenagem, o líquido clarificado e desinfetado pode ser descarregado no ralo.
Em poço de absorção ou em campos de filtração, o pós-tratamento é realizado pela passagem das águas residuais por solos filtrantes. No primeiro caso, o projeto de pós-tratamento é uma cava com fundo permeável, sobre a qual é colocada uma camada de brita ou cascalho com enchimento de areia, com um metro de comprimento.
O campo de filtração é uma espécie de sistema de drenagem feito de tubos perfurados - drenos. Fluindo pelos drenos, o componente líquido das águas residuais é ainda mais purificado e escoa através das perfurações dos tubos para o solo circundante.
Também recomendamos que você se familiarize com os recursos de instalação tubo de drenagem.
Na instalação de todos os tipos de tubulações de esgoto, inclusive da rede de drenagem, deve-se levar em consideração o nível de congelamento do solo no inverno para que as águas residuais não congelem e criem obstruções no canal destinado ao seu escoamento.
Vantagens e desvantagens do sistema
As fossas sépticas Topas são usadas na Rússia e nos países vizinhos há mais de duas décadas. Durante esse período, os compradores apreciaram plenamente as vantagens da fossa séptica Topas e identificaram suas desvantagens.
A julgar pelo fato de a demanda por fossas sépticas não estar diminuindo, os sistemas autônomos de esgoto desta marca podem ser considerados bastante confiáveis.
Graças ao esquema operacional bioquímico e à limpeza em vários estágios, as fossas sépticas Topas processam até 98-99% dos contaminantes orgânicos, ou seja, fornecer neutralização quase completa.
A instalação do dispositivo é relativamente simples; nenhum trabalho preparatório complexo é necessário, como despejar concreto, etc. Não há necessidade de chamar regularmente um caminhão de esgoto, como os proprietários de fossas são obrigados a fazer.
É claro que o transporte aéreo, os compressores e outros componentes requerem acesso constante à energia. No entanto, os custos de energia para uma tal fossa séptica são relativamente baixos, assim como os custos operacionais globais da sua manutenção.
A água obtida com o funcionamento da fossa séptica pode ser utilizada para irrigação, e o lodo que se acumula no recipiente pode ser utilizado como fertilizante para o solo do local, o que reduz um pouco o custo de sua melhoria.
A fossa séptica é um sistema fechado, portanto nenhum odor desagradável incomodará os moradores da casa. Não há absolutamente nenhum ruído desagradável, pois o dispositivo está localizado no solo e seus componentes e mecanismos funcionam de forma muito silenciosa.
Esta fossa séptica pode ser usada em quase qualquer tipo de solo. Como quase qualquer sistema de esgoto autônomo, a fossa séptica Topas está localizada no subsolo, ou seja, não prejudica a paisagem do local.
Tal dispositivo não requer medidas sérias de isolamento, exceto em áreas com clima muito rigoroso. Durante o processamento de resíduos, os microrganismos produzem uma certa quantidade de energia térmica, o que evita o congelamento do recipiente.
O fabricante garante que, sujeita a instalação e funcionamento adequados, a fossa séptica Topas pode durar cerca de 50 anos.
Entre as desvantagens do aparelho, a mais citada é a dependência da energia elétrica. Se as quedas de energia ocorrerem com frequência e por muito tempo, faz sentido cuidar de uma fonte de energia adicional.
Outro “ponto negativo” é o preço relativamente alto, se desejar, você pode encontrar uma fossa séptica mais barata. Mas as características positivas e a confiabilidade do dispositivo justificam completamente os custos.
As avaliações às vezes contêm reclamações sobre o funcionamento incorreto das fossas sépticas Topas ou até mesmo sobre avarias.Na prática, normalmente acontece que os problemas que surgem são culpa dos próprios proprietários: ou o dispositivo foi instalado e iniciado incorretamente ou as regras para o seu funcionamento não foram seguidas.
Regras de instalação e montagem
Para instalar uma fossa séptica Topas, principalmente em seus modelos compactos, não é necessário convidar um especialista. Isso pode ser feito mesmo sem o auxílio de equipamentos especiais, embora sua ausência torne o trabalho mais difícil e demorado. Primeiro você precisa cavar um buraco de tamanho e configuração adequados.
Para o Topas-5, é adequado um poço com dimensões de cerca de 1,8x1,8x2,4 m. Para um dispositivo maior, será necessário um poço maior. Deve haver um espaço livre de aproximadamente 200 mm entre as paredes da fossa séptica e o solo.
Uma almofada de areia é construída no fundo do poço; uma camada compactada de 100-150 mm será suficiente. Em seguida, a fossa séptica é baixada e instalada. O dispositivo deve estar perfeitamente nivelado; para verificar a sua posição, utilize um nível de construção normal.
Em seguida, uma tubulação de esgoto é trazida até o aparelho e no nível de sua conexão é feito um furo em seu perímetro, pois o tubo de entrada não é fornecido estruturalmente devido à diferença na profundidade da conexão em diferentes áreas.
O tubo é soldado com a vareta de solda fornecida.
Em seguida, a fonte de alimentação é conectada ao objeto de limpeza. O cabo é protegido por um tubo corrugado e colocado na mesma vala da tubulação de esgoto. Em seguida, um trecho de tubulação é conectado à tubulação de saída, conectando a fossa séptica ao sistema de pós-tratamento escolhido pelos proprietários.
O enchimento técnico é instalado em recipiente imerso na fossa e, se necessário, nivelado: uma bomba, se fornecida na embalagem, um compressor.
Para remover o metano formado durante o processamento biológico de águas residuais, é necessário instalar pelo menos um riser de ventilação.Um local adequado para sua localização é a saída da rede de esgoto da casa.
A ventilação pode ser feita na saída da fossa séptica, mas é melhor usar as duas opções em combinação.
Depois de instalar todas as peças funcionais e verificar as conexões corretas, eles começam a preencher o poço. Para equilibrar a pressão externa do solo nas paredes da fossa séptica, ela é enchida com água simultaneamente ao aterro. A água injetada será gradualmente deslocada à medida que as águas residuais entram e são processadas.
Recomendações de uso
Para que a fossa séptica funcione bem e por muito tempo, ela deve ser utilizada de acordo com as normas estabelecidas pelo fabricante. É necessário evitar a movimentação de diversos resíduos inorgânicos para a rede de esgoto, por exemplo, plástico, polietileno, resíduos de construção, etc.
Tais substâncias não são passíveis de processamento bacteriano; portanto, na melhor das hipóteses, elas simplesmente se depositarão na fossa séptica, reduzindo seu volume útil e produtividade. Na pior das hipóteses, a presença de contaminantes inorgânicos pode causar danos à fossa séptica ou falha do equipamento.
Uma visão geral detalhada das avarias comuns da fossa séptica Topas e maneiras de eliminá-las é considerada Neste artigo.
Não é recomendado despejar no esgoto substâncias que contenham antibióticos, bem como compostos de cloro ou manganês, pois isso cria um ambiente hostil às culturas bacterianas e elas podem simplesmente morrer.
Se o número de bactérias na fossa séptica diminuir visivelmente, o processamento de resíduos ficará mais lento e um odor desagradável aparecerá na fossa séptica.
Pelas mesmas razões, não é permitida a utilização de fossa séptica para descarte de grandes quantidades de líquidos contendo álcool, óleos técnicos, anticongelantes, ácidos ou álcalis de alta concentração, por exemplo, produtos de limpeza domésticos.
Não jogue lã no ralo. Embora seja uma substância orgânica, não pode ser processada com rapidez suficiente na fossa séptica, mas pode causar entupimento da unidade.
Problemas também podem surgir como resultado de uma queda de energia. Se a fossa séptica não funcionar e os resíduos continuarem fluindo, isso fará com que a fossa transborde, resultando na entrada de massa não tratada no solo.
Durante curtos cortes de energia, recomenda-se reduzir ao máximo a quantidade de resíduos que entram no sistema de esgoto.Em caso de interrupções prolongadas, deverá ser fornecida uma fonte alternativa de energia elétrica.
Técnico regular manutenção de fossa séptica irá ajudá-lo a perceber problemas a tempo e evitar possíveis problemas. A pureza da água obtida como resultado da purificação deve ser verificada periodicamente.
Se a quantidade de poluição aumentar, deve-se encontrar a causa e eliminá-la: ajustar o funcionamento da fossa séptica, atualizar a composição das culturas bacterianas, etc.
Cerca de três ou quatro vezes por ano, o lodo acumulado deve ser bombeado para fora do recipiente por meio de uma mangueira especial, e o recipiente onde se acumulam os resíduos não processados também deve ser limpo. A cada dois anos, as membranas do compressor devem ser substituídas por novas para que estes mecanismos funcionem corretamente.
Mas os filtros exigem substituição mensal; eles ficam sujos rapidamente. O arejador raramente é substituído - a cada 12 anos, mas esta medida não deve ser negligenciada.
Se a fossa séptica não for utilizada no inverno, ela deverá ser preservar corretamente.
Deve ser entendido que este não é um sistema de aquecimento: o bombeamento completo do líquido da fossa séptica terá um efeito prejudicial sobre as bactérias que vivem no dispositivo. Antes da preservação, o aparelho é limpo e deixado parcialmente cheio de água.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
O processo de operação e instalação da fossa séptica Topas está claramente descrito no seguinte material:
O procedimento de instalação da fossa séptica Topas é mostrado em detalhes aqui:
Este vídeo mostra o procedimento de limpeza e manutenção de fossas sépticas deste tipo:
As fossas sépticas Topas são dispositivos confiáveis e úteis. São bastante diversos tanto em características funcionais quanto em preço, o que permite escolher a opção de fossa séptica adequada para qualquer local.
É muito importante não só escolher a fossa séptica adequada para a sua casa ou chalé, mas também efectuar a sua correcta instalação e manutenção regular. Neste caso, o dispositivo funcionará corretamente por muito tempo.
Você tem uma fossa séptica compacta da família Topas instalada em sua dacha? Diga-nos, você mesmo instalou ou chamou um profissional? Com que frequência você o limpa e está satisfeito com o sistema em geral? Deixe seus comentários e adicione uma foto da sua fossa séptica no bloco abaixo deste artigo - sua avaliação será útil para muitos proprietários de dachas.
Decidi instalar uma fossa séptica na minha casa de verão adjacente ao jardim, o que me permite usar a água resultante para regar as minhas macieiras e ameixeiras. Apressei-me com as bactérias, acrescentei as aeróbicas, que têm que ficar abertas. Existe uma maneira de corrigir a situação? Pelo que entendi, terei que limpar todo o sistema da fossa séptica, ainda tenho medo de entrar sozinho. 3 meses se passaram desde o uso.
O que você quer dizer com bactérias adicionadas?
Pelo que li, a fossa séptica Topas é a que mais me convém. Mas temos um grande problema com cortes de energia na aldeia. Eu já estava chateado, mas um dos revendedores Topas me garantiu que eles poderiam facilmente ficar sem eletricidade e usar por até duas semanas e nada de ruim aconteceria. Agora nem sei o que fazer - confie nos vendedores, que têm interesse em falar alguma coisa, mas vender ou comprar uma fossa séptica mais simples, que não depende tanto de energia elétrica.
Boa tarde, Olga.
Se estamos falando de cortes de energia algumas horas por dia, você não precisa se preocupar.Para uma fossa séptica Topas, os picos de tensão são mais perigosos do que a falta de eletricidade propriamente dita. Definitivamente você precisa instalar um estabilizador de tensão.
Durante os períodos sem luz, tente minimizar o uso de esgotos. Presumo que esteja instalado um alarme que dispara quando a câmara de coleta de águas residuais transborda.
Sem eletricidade, ao descarregar águas residuais, não é possível controlar o nível de enchimento da fossa séptica. A chance de inundar a unidade eletrônica torna-se bastante alta. A entrada de líquidos levará à falha total da fossa séptica e, como resultado, a reparos caros.
Recomenda-se providenciar uma fonte de alimentação alternativa para fossas sépticas Topas. Com uma abordagem razoável, você pode sobreviver com apenas um estabilizador.
O que fazer se o filtro parar de absorver água? Bombeamos uma vez por mês. Não há lugar para construir um campo de filtração ou um novo poço.
O poço do filtro parou de absorver água; nós o bombeamos todos os meses. Não há lugar para construir um novo poço e campo de filtragem. Qual é o seu conselho? Obrigado.