TOP 10 caldeiras a gás independentes de energia para aquecimento de uma casa particular: revisão de modelos + regras de seleção
Os especialistas consideram os sistemas de aquecimento autônomos com caldeiras a gás os mais econômicos devido ao combustível barato e à facilidade de manutenção. As unidades modernas são eficientes, não requerem atenção constante, mantêm uma temperatura confortável e estão protegidas de todo tipo de problemas. Mas a gama de equipamentos de aquecimento é bastante rica e escolher o melhor é bastante difícil, não é?
Vamos ajudá-lo a entender esta questão - neste artigo analisamos o mercado de equipamentos a gás, identificamos os melhores modelos com base em avaliações de usuários e opiniões de especialistas, e agora oferecemos a você a escolha da caldeira a gás independente de energia mais produtiva e segura para aquecimento um casa particular.
A classificação incluiu produtos dos fabricantes Lemax, TERMOMAX, ATON, Protherm, e 7 dos 10 TOP lugares foram ocupados por caldeiras da marca russa Lemax.
O conteúdo do artigo:
TOP 10 caldeiras a gás independentes de energia para aquecimento de uma casa particular
Modelos com câmara de combustão fechada
Lemax Patriot-12.5
Alto desempenho e funcionalidade impecável
A líder é a caldeira da série “Patriot” do fabricante Lemax, que funciona tanto com sistemas de aquecimento natural como forçado. O desenho não tem chaminé, pelo que a instalação é possível não só numa casa de campo ou de campo, mas também num apartamento na cidade. O ar de combustão é aspirado e os produtos da combustão são removidos através de uma chaminé coaxial montada na parede próxima à unidade.
O trocador de calor é feito de aço de alta qualidade de 2 mm que atende aos requisitos do GOST e é revestido na parte superior com esmalte resistente à corrosão que protege o metal de óleos minerais e soluções salinas. A válvula de gás e o queimador micro-flare são peças originais fabricadas na Itália.
Para criar um efeito de convecção, o painel frontal é perfurado. A segurança é aumentada devido ao sistema integrado de controle de gás e proteção contra superaquecimento. A eficiência é de 87%, o período de garantia é de 3 anos.
Especificações:
- tipo – convecção;
- contornos – um;
- Máx. potência – 12,5 kW;
- consumo de gás – 0,75 m³/h;
- pressão – 13 mbar;
- controle – mecânico;
- instalação - parapeito;
- dimensões (L/A/P) – 595/740/360 mm;
- peso – 50 kg.
Graças ao forro removível, a manutenção do aparelho é fácil e rápida, podendo-se monitorar o funcionamento dos dois queimadores, piloto e principal, através da janela de visualização.A eficiência é de 87%, o período de garantia é de 3 anos.
- Boa qualidade de construção
- Controle mecânico simples
- Confiabilidade e segurança
- Sistema de remoção de fumaça bem-sucedido
- Não é adequado para uma sala de caldeira muito pequena
TERMOMAX Termomax-C 10E
Unidade compacta com controles simples
Em segundo lugar está um produto de fabricação ucraniana, a caldeira de circuito único Termomax série “C”, que recebeu críticas positivas por sua montagem confiável e controles simples. Mesmo um usuário não técnico pode cuidar da manutenção da unidade. O modelo está pronto para instalação em casa ou apartamento particular, o funcionamento requer a instalação de chaminé coaxial.
A caldeira lida “excelentemente” com o aquecimento do refrigerante; as configurações de temperatura são reguladas na faixa de 50-90 °C. Se pretende instalar a unidade num sistema com elevada resistência hidráulica, recomenda-se conectando uma bomba de circulação.
O queimador piloto é acionado por ignição piezoelétrica e é protegido de situações de emergência por um sistema de proteção.
Especificações:
- tipo – convecção;
- contornos – um;
- Máx. potência – 10 kW;
- consumo de gás – 1,12 m³/h;
- pressão – 12,74 mbar;
- controle – mecânico;
- instalação - parapeito;
- dimensões (L/A/P) – 475/690/335 mm;
- peso – 43,8 kg.
Para fins preventivos, recomenda-se limpá-lo 1 a 2 vezes por ano. A unidade de controle com botão de ignição piezo, manômetro térmico/pressão e botão de controle está localizada no painel frontal. A eficiência é de 90%, o período de garantia é de 3 anos.
- Conexões de tubos à direita e à esquerda
- Fácil controle e operação
- Válvula de gás confiável EuroSit 630
- Dimensões compactas
- Alto consumo de gás
ATON Compacto 16E
Modelo confiável com montagem cuidadosa
O modelo de chão da marca ucraniana ATON ficou em terceiro lugar na classificação devido ao seu bem-sucedido conjunto de características técnicas e design fácil de usar. O desempenho da caldeira é suficiente para aquecer uma sala de 160 m², ou seja, é adequada para uma grande casa de campo ou apartamento com vários cômodos.
O fabricante recomenda instalar a unidade contra uma parede externa para facilitar a instalação chaminé coaxialnecessário para garantir o processo de combustão. É também necessário criar condições óptimas na divisão para o funcionamento da caldeira e a sua manutenção, ou seja, estabelecer a circulação natural do ar.
Apesar da palavra “Compacto” no nome do modelo, ele parece volumoso em comparação com análogos de outras marcas. Mas, diferentemente dos demais, tem pouca profundidade.
Especificações:
- tipo – convecção;
- contornos – um;
- Máx. potência – 16 kW;
- consumo de gás – 1,8 m³/h;
- pressão – 1,5 bar;
- controle – mecânico;
- instalação - parapeito;
- dimensões (L/A/P) – 740/700/275 mm;
- peso – 61kg.
Como refrigerante Recomenda-se usar água purificada sem minerais como cal e instalar filtros. Água destilada ou derretida é adequada. A eficiência é de 90%, o período de garantia é de 1 ano.
- Conexão universal da unidade
- Instalação rápida de acordo com as instruções
- Termômetro integrado
- Capacidade de manutenção
- Grandes dimensões e peso
Lemax Patriota-10
Equipamento de aquecimento eficiente para uma casa padrão
O segundo modelo Lemax incluído na classificação das melhores caldeiras com válvulas de circuito fechado.Tem menos potência que o anterior - apenas 10 kW, mas não é inferior em eficiência operacional. Recomendado para instalação em pequenos chalés, casas de campo sazonais, apartamentos urbanos.
O consumo de combustível é económico – apenas 0,6 m³/h. A gestão é feita manualmente. Há um indicador de temperatura no painel frontal. A unidade é ligada girando simultaneamente o botão de controle e pressionando o botão de ignição piezo. A temperatura máxima de aquecimento é de 80 °C.
Se houver uma grande resistência hidráulica, o fabricante recomenda incluir no esquema de instalação Bomba de circulação, tanque de expansão, dreno e válvulas de segurança.
Especificações:
- tipo – convecção;
- contornos – um;
- Máx. potência – 10 kW;
- consumo de gás – 0,6 m³/h;
- pressão – 13 mbar;
- controle – mecânico;
- instalação - parapeito;
- dimensões (L/A/P) – 595/740/360 mm;
- peso – 50 kg.
Para limpar os elementos envolvidos no processo de combustão, basta retirar o revestimento. O funcionamento e o estado dos queimadores são monitorados através de janelas de inspeção. A eficiência é de 87%, o período de garantia é de 3 anos.
- Baixo nível de ruído
- Alta qualidade de construção
- Consumo econômico de combustível
- Sem dificuldades de conexão
- Não pode ser usado para abastecimento de água quente
Lemax Patriota-20
Consumo econômico de gás com excelente funcionalidade da caldeira
Operação ao mais alto nível
Os três primeiros com câmara de combustão fechada são completados pelo terceiro modelo, Lemax Patriot, com potência de 20 kW. Destina-se a equipar sistemas de aquecimento de grandes habitações privadas. O método de instalação e o princípio de remoção de fumaça são os mesmos de todas as unidades desta marca.
A caldeira é mais volumosa do que as suas congéneres de baixa potência e isto deve ser levado em consideração durante a instalação. Recomenda-se reforçar a base para instalação, visto que o peso do equipamento é de 67 kg, e finalizar a parede adjacente com materiais incombustíveis. É melhor revestir as superfícies circundantes com folhas de metal.
Como outros equipamentos da série Lemax Patriot, a caldeira está equipada com queimador de injeção POLIDORO e válvula de gás SIT de fabricação italiana.
Especificações:
- tipo – convecção;
- contornos – um;
- Máx. potência – 20 kW;
- consumo de gás – 1,2 m³/h;
- pressão – 13 mbar;
- controle – mecânico;
- instalação - parapeito;
- dimensões (L/A/P) – 670/790/400 mm;
- peso – 67 kg.
A unidade não requer monitoramento constante. A manutenção é feita com a tampa removida, sendo conveniente controlar os queimadores através de janelas especiais. A eficiência é de 87%, o período de garantia é de 3 anos.
- Quase não faz barulho
- Alta performance
- Consumo econômico de combustível
- Conveniente de usar
- Requer limpeza regular
Modelos com câmara de combustão aberta
Líder Lemax-16
Possibilidade de ligação de gás engarrafado
O primeiro lugar no TOP 5 das caldeiras com câmara de combustão aberta é ocupado pelo modelo “Leader” com potência de 16 kW do mesmo fabricante Lemax. Entre os cinco primeiros, 4 em cada 5 unidades pertencem a esta marca popular na Rússia. A caldeira foi projetada para aquecer uma área de 160 m², ou seja, é adequada para aquecimento de chalés de 1 e 2 andares.
Uma característica distintiva das caldeiras Leader é um trocador de calor em ferro fundido fabricado na República Tcheca.Graças aos componentes de ferro fundido cinzento de 4 mm de alta qualidade fabricados pela VIADRUS, são garantidas a máxima transferência de calor e propriedades anticorrosivas.
A unidade está equipada com proteção contra superaquecimento e está instalado um controle de gás que bloqueia o fornecimento de combustível quando o fogo se extingue. O termômetro permite monitorar a temperatura do líquido no circuito e o manômetro permite monitorar a pressão.
Especificações:
- tipo – convecção;
- contornos – um;
- Máx. potência – 16 kW;
- consumo de gás – 1,9 m³/h;
- pressão – 13 mbar;
- controle – mecânico;
- instalação – piso;
- dimensões (L/A/P) – 431/856/515 mm;
- peso – 95 kg.
O monitoramento constante da unidade não é necessário. É possível mudar do gás natural para o gás liquefeito se não houver possibilidade de ligação ao gasoduto público. A eficiência é de 90%, o período de garantia é de 3 anos.
- Baixo nível de ruído
- Trocador de calor confiável feito de ferro fundido
- Consumo econômico de combustível
- Sistema de partida suave
- É necessária assistência especializada ao configurar
- Peso pesado
Lemax Premium-20
Potente caldeira montada na Rússia e peças de reposição italianas
O modelo tem muitas críticas positivas de usuários que gostam de literalmente tudo - desde um design claro e montado de maneira inteligente até aquecimento eficaz e excelentes dados técnicos. O modelo é de circuito único, projetado apenas para aquecimento ambiente. Se também for necessária água quente, recomendamos considerar caldeiras a gás de circuito duplo.
A área máxima que pode ser aquecida com uma caldeira de 20 quilowatts é de 200 m² - trata-se de uma grande casa de campo ou área industrial. A potente unidade requer mais combustível - 2,4 m³/h, porém pertence aos modelos econômicos.
Graças ao trocador de calor cilíndrico, o equipamento suporta trabalhos em sistemas de aquecimento fechados, cuja pressão chega a 3 atm.
Especificações:
- tipo – convecção;
- contornos – um;
- Máx. potência – 20 kW;
- consumo de gás – 2,4 m³/h;
- pressão – 13 mbar;
- controle – mecânico;
- instalação – piso;
- dimensões (L/A/P) – 556/961/470 mm;
- peso – 78 kg.
Todos os elementos da caldeira são mantidos manualmente, removendo primeiro o revestimento. O queimador de gás e os elementos de segurança são fabricados na Itália. A eficiência é de 90%, o período de garantia é de 3 anos.
- Proteção SIT automática
- Consumíveis italianos confiáveis
- Pequena porcentagem de avarias
- Proteção automática de alta qualidade
- Grandes dimensões e peso
Protherm Lobo 16 KSO
Opção econômica compacta para uma casa de campo
Um modelo de tamanho relativamente pequeno e potência média para equipar sistemas de aquecimento em casas de campo, bem como instalações não residenciais para diversos fins. Uma boa solução para redes autónomas ligadas ao gás natural. Equipado com queimador de injeção de estágio único. Não é adequado para outros combustíveis, como propano.
Graças ao indicador de pressão e temperatura, é fácil controlar o processo de aquecimento e fazer ajustes oportunos. Como outras caldeiras, é fornecida proteção contra superaquecimento e extinção de chamas. O trocador de calor em aço possui boa condutividade térmica e aquece rapidamente a água.
As dimensões são compactas, o design é minimalista. Graças à sua pequena largura e profundidade, a instalação da unidade é muito mais fácil do que modelos mais volumosos e potentes.
Especificações:
- tipo – convecção;
- contornos – um;
- Máx. potência – 16 kW;
- consumo de gás – 1,9 m³/h;
- pressão – 13 mbar;
- controle – mecânico;
- instalação – piso;
- dimensões (L/A/P) – 390/745/460 mm;
- peso – 46,5 kg.
A manutenção da caldeira não é difícil: é necessário limpar o queimador a tempo e fazer uma inspeção preventiva dos componentes automáticos. A eficiência é de 92,5%, o período de garantia é de 2 anos.
- Preço baixo
- Sem eletrônica complexa
- Alta eficiência
- Controles simples
- Não muda para gás liquefeito
- Somente para sistemas com circulação natural
Líder Lemax-35
Máxima potência e alto desempenho
Outro modelo de “ferro fundido” de produção russa, o mais potente das unidades da marca Leader apresentadas na classificação. Adequado para sistemas de aquecimento abertos e fechados. Um trocador de calor com paredes de 4 mm, feito de ferro fundido cinzento, retém bem o calor, mas aumenta significativamente o peso da unidade.
Os queimadores italianos e o sistema de segurança funcionam perfeitamente, conforme confirmado pelos funcionários do centro de serviço. Se as caldeiras da série “Leader” forem reparadas, é principalmente por culpa dos utilizadores - devido a erros operacionais.
Nem as maiores dimensões da unidade enganam - ela pesa mais do que outros modelos. Isto deve ser levado em consideração durante o transporte e instalação. A eficiência é de 90%, o período de garantia é de 3 anos.
Especificações:
- tipo – convecção;
- contornos – um;
- Máx. potência – 35 kW;
- consumo de gás – 4 m³/h;
- pressão – 13 mbar;
- controle – mecânico;
- instalação – piso;
- dimensões (L/A/P) – 600/856/520 mm;
- peso – 140 kg.
A unidade foi projetada para sistemas de aquecimento que atendem áreas de até 350 m².Para casas de campo padrão, estas caldeiras são muito potentes, mas recomendamos que os proprietários de grandes casas de 2 andares considerem esta opção.
- Grande poder
- Sistema de segurança confiável
- Trocador de calor em ferro fundido
- Detalhes italianos
- Possíveis problemas na inicialização
Líder Lemax-25
Modelo confiável com trocador de calor em ferro fundido
Completando as cinco principais unidades com OKZ está outro modelo da série “Leader”, mas com potência de 25 kW. Em design e funções, replica completamente a caldeira anterior, mas difere apenas nas características técnicas: potência, consumo de combustível, dimensões, peso. Adequado para aquecimento de uma área de 240 m².
As principais vantagens ainda incluem um trocador de calor em ferro fundido com paredes de 4 mm de espessura, montagem cuidadosa e operação automática oportuna. As peças italianas falham em casos raros, mas em geral o sistema com a caldeira funciona perfeitamente, quase perfeitamente.
Especificações:
- tipo – convecção;
- contornos – um;
- Máx. potência – 25 kW;
- consumo de gás – 3 m³/h;
- pressão – 13 mbar;
- controle – mecânico;
- instalação – piso;
- dimensões (L/A/P) – 515/856/515 mm;
- peso – 115 kg.
Este modelo de 25 quilowatts é bastante compacto pela sua potência, mas pesa muito. Para instalação, você deve fornecer uma base estável e nivelada. A eficiência é de 90%, o período de garantia é de 3 anos.
- Controle mecânico simples
- Operação fácil
- Propriedades do trocador de calor em ferro fundido
- Belo design
- Peso pesado
Critérios para escolher uma caldeira a gás
Como você notou, os modelos não voláteis de diferentes fabricantes são muito semelhantes em design e características.Quase todos são instalados em parapeito ou piso, são do tipo convecção e possuem controle mecânico.
Existem dois subgrupos na classificação: com câmara de combustão aberta (OKS) e fechada (ZKS). Para edifícios residenciais, são preferíveis modelos com dutos fechados, pois o processo de combustão é realizado através de uma chaminé coaxial, isolada do ar do ambiente.
Para instalar modelos com OKZ, uma sala de caldeira com um sistema bem estabelecido sistema de ventilação.
Na escolha de um modelo, também é importante levar em consideração a dependência da caldeira de um fornecimento estável de energia elétrica. Dispositivos repletos de eletrônicos dependem em grande parte das capacidades e da qualidade da fonte de alimentação. Devido a picos de energia, as placas de controle queimam, os sensores geralmente se desgastam e “voam”. Portanto, para garantir uma operação estável, você terá que usar estabilizador. Caldeiras que operam sem conexão elétrica são consideradas mais confiáveis.
Portanto, antes de comprar, você precisa prestar atenção a características como:
- potência do equipamento;
- consumo de gás;
- material trocador de calor;
- dimensões da caldeira.
Examinamos esses parâmetros com mais detalhes na seleção de fotos a seguir:
O design dos equipamentos de gás modernos é simples, sem frescuras: na maioria das vezes é um design retangular em branco ou cinza claro com uma unidade de controle em um local de destaque.
No momento da compra recomendamos verificar a facilidade de remoção das tampas para acesso às peças principais - isso é necessário para limpeza e manutenção.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Conselhos do vendedor sobre a escolha de modelos de piso:
Informações úteis que é melhor estudar antes de comprar:
Ao escolher a caldeira a gás não volátil adequada, você garantirá baixos custos de aquecimento, conforto e segurança. Mas antes de comprar, certifique-se de calcular corretamente poder e consumo de combustível, leve em consideração as nuances da instalação, consulte especialistas.
E aqui instalação, configurar e conexão Recomendamos também que você delegue a uma organização de serviços para que no futuro não ocorram incidentes desagradáveis na forma de multa ou, pior ainda, emergências perigosas.
Gostaria de complementar o material acima com recomendações úteis para a escolha de uma caldeira de aquecimento? Ou gostaria de compartilhar sua experiência pessoal ao usar um dos modelos de nossa classificação? Conte-nos sobre os prós e contras que você percebeu durante a operação, adicione fotos exclusivas da sua caldeira a gás - o formulário de feedback está localizado abaixo.
Boa tarde Por favor, informe qual caldeira devo comprar para substituir a caldeira antiga (carvão, lenha, gás). Moro em uma área rural, há oscilações e cortes de energia frequentes e alto consumo de gás. Apartamento em terreno com casa de painéis de 70 m2, aquecimento por radiador. Quero um circuito duplo, de ferro fundido, com baixo consumo de energia e consumo mínimo de gás. Qual marca e qual fabricante. Obrigado.