Torneiras para pia de banheiro: dispositivo, tipos, escolha + modelos populares
As torneiras modernas para pia de banheiro combinam funcionalidade, praticidade e estilo. Eles são apresentados em uma ampla variedade.
Neste material falaremos sobre parâmetros tão significativos que influenciam a escolha das instalações hidráulicas, como: dispositivo, desenho, localização da torneira, dimensões da bica, material de fabricação, desenho.
O conteúdo do artigo:
Variedade de soluções de design
O parâmetro chave para a escolha de um misturador é o design e o princípio de operação. O tipo de mistura da água determina parcialmente o custo, a conveniência e a confiabilidade do dispositivo. Sua praticidade está na rapidez de ligar/desligar, na facilidade de ajuste da pressão e temperatura da água, além da possibilidade de substituição de peças quebradas.
Misturador de duas válvulas - um clássico do gênero
O design tradicional com duas válvulas laterais ainda é procurado. O abastecimento de água é ajustado por meio de um par de volantes - torneiras de caixa de eixo.
O fluxo quente é misturado com o fluxo frio no alojamento e um fluxo quente é fornecido através do ganso. Existe uma rede de filtro na extremidade da bica para evitar salpicos de água.
Dois tipos de caixas de eixo de válvula são usados em torneiras de duas válvulas:
- Elementos de bloqueio tipo worm. A rotação do volante faz com que o pistão atue sobre a junta de borracha, que trava ou abre o furo. O revestimento de borracha ou silicone desgasta-se com o tempo e deve ser substituído.
- Caixas de eixo de guindaste em cerâmica. A base do elemento de travamento é placa cerâmica com furos para abastecimento de água. Ao abrir a torneira, a placa se desdobra e o furo se alinha com o canal de “água”. Quanto maior a área do lúmen, maior o volume de água fornecido.
Nos modelos cerâmicos, a rotação do volante é limitada. O ângulo máximo de rotação é de 90-180°, o que é significativamente menor do que em misturadores com modificação do eixo da torneira tipo sem-fim.
As principais vantagens de um misturador de duas válvulas: resistência do corpo, intercambialidade de peças e custo acessível. Seus pontos fracos são a necessidade de insistir sempre nas condições de temperatura e falhas mais frequentes em comparação com outros produtos.
Facilidade de uso de um dispositivo monocomando
Os modelos de punho único são muito procurados devido à sua facilidade de controle - a intensidade do fluxo de água e a temperatura são reguladas movendo uma única alavanca em dois planos multidirecionais.
Existem dois tipos de mecanismos de comutação:
- disco (haste);
- bola
Cartucho de disco. Mecanismo substituível com discos cerâmicos rotativos. O trabalho baseia-se na movimentação mútua de placas cerâmicas com recortes.Dependendo do número de placas, os cartuchos de dois e três discos são diferenciados.
Em um misturador de disco duplo, a placa superior é fixada na haste de controle, a placa inferior é fixada rigidamente no corpo do cartucho.
Nos cartuchos de três discos, a placa intermediária é móvel. As torneiras são adequadas para sistemas de abastecimento de água de baixa pressão. A água é misturada no corpo da válvula e não entre as placas, diminuindo a resistência dentro do misturador.
Vantagens das torneiras com cartuchos de disco:
- manutenibilidade – para restaurar a funcionalidade é suficiente substituir mecanismo interno;
- o aumento do canal de água fria é proporcional à diminuição da vazão de água quente - isso garante o uso eficiente dos recursos hídricos;
- facilidade de controle.
A desvantagem de um cartucho cerâmico é a sua vulnerabilidade à água dura e contaminada. Para utilizá-los, é aconselhável instalar um pré-filtro.
Mecanismo de bola. O regulador é feito em forma de uma bola metálica oca. Existem três aberturas no interior: duas são canais laterais para abastecimento de água, uma é para saída de fluxo misto.
Como a mistura dos fluxos de água ocorre dentro de uma bola de metal, formam-se incrustações nela - um dos motivos para a quebra do misturador.
Recomendamos também a leitura do artigo no qual descrevemos detalhadamente as causas mais comuns de quebras de misturadores de bolas e como corrigi-las. Leia mais - leia Avançar.
Desvantagens adicionais do mecanismo esférico:
- baixa manutenção;
- desgaste rápido das vedações.
Este dispositivo é resistente a mudanças de pressão, martelo hidráulico, e também é menos exigente com a qualidade da água da torneira.
Você pode ler mais sobre modelos de torneiras monocomando em este material.
Segurança de uso do termostato
Dispositivos com termostato garantem a estabilidade da temperatura da água fornecida. Externamente, lembram um modelo tradicional - o corpo é equipado com duas alças de ajuste, uma entrada e uma bica. Todas as diferenças técnicas estão escondidas no interior.
O coração da batedeira é um elemento sensível ao calor que, sob a influência da temperatura, muda de tamanho e regula o volume da mistura quente. Basta configurar os parâmetros necessários uma vez e os ajustes subsequentes são feitos pelo termostato.
Vantagens dos misturadores térmicos:
- operação segura - elimina o risco de queimaduras com água quente;
- design ergonômico moderno;
- estabilidade de temperatura e facilidade de uso;
- reduzindo o consumo de água que poderia ter sido desperdiçado em ajustes manuais.
Antes de escolher misturador termostático Para uma pia de banheiro, há uma série de coisas a serem consideradas. Em primeiro lugar, o bloqueador interrompe o abastecimento de água se a temperatura não corresponder ao valor definido. Numa casa com abastecimento central de água, onde as oscilações de temperatura são frequentes, pode não receber água alguma.
Em segundo lugar, em sistemas com picos de pressão, são possíveis situações em que a água quente é fornecida por uma tubulação “fria”.A misturadora termostática desliga a água quente para reduzir a temperatura, mas o usuário recebe uma pressão fraca na saída.
Os misturadores utilizam duas opções de termostato: mecânico e eletrônico.
Misturador-dosador – abastecimento de água de curto prazo
Os cortadores de porções, mais procurados nos banheiros públicos, também entraram na vida cotidiana. O design do misturador inclui um botão para iniciar a água, um regulador de temperatura e um ganso. Ao pressionar a tecla por algum tempo, uma porção de água é fornecida.
O papel do elemento de travamento é desempenhado por uma gaxeta colocada na extensão da haste. Os componentes são colocados em uma câmara especial - a água morna já misturada entra neste copo. A temperatura de alimentação é controlada por uma alavanca lateral.
O uso das válvulas permitirá que você selecione a posição ideal da alavanca ajustável uma vez e defina uma temperatura confortável.
As vantagens do misturador-dispensador são óbvias:
- desligamento automático;
- salvar configurações de temperatura da água;
- Fácil de usar – basta um leve toque no botão.
Os talheres para porções têm uma finalidade restrita: lavar as mãos, lavar, enxaguar levemente. A batedeira não é adequada se o uso da pia envolver um longo abastecimento de água e ajuste fino da temperatura.
Recursos de modelos eletrônicos
As torneiras de alta tecnologia são equipadas com componentes eletrônicos responsáveis pela precisão do aquecimento da temperatura e da pressão da água. Sensores integrados transmitem um sinal para a válvula de corte.
Com base no método de controle, é feita uma distinção entre produtos eletrônicos com e sem contato.
Misturadores de contato. O controle de toque é fornecido - um display com indicação dos parâmetros atuais e um painel de configurações estão embutidos na caixa moldada.
Dispositivos sem contato. Controlado por sensores de movimento e sensores infravermelhos que respondem à energia térmica. Se você colocar uma fonte de calor, principalmente as palmas das mãos, sob a bica, o sensor será acionado e a água fluirá.
Vantagens da eletrônica para a pia:
- funcionalidade avançada;
- fácil de usar;
- design moderno e efeitos decorativos.
As principais desvantagens do encanamento inovador: o alto custo do próprio equipamento, a complexidade dos reparos.
Parâmetros para escolher o modelo ideal
Tendo decidido o projeto, deve-se levar em consideração alguns critérios significativos: material de fabricação, dimensões geométricas e formato do ganso, avaliar a funcionalidade e método de instalação do dispositivo.Não se esqueça da compatibilidade do design da torneira com o interior da sala.
Material misturador
O fator determinante na durabilidade e custo de um encanamento é o material de fabricação.
Variedade de corpos misturadores:
- silumin;
- plástico;
- cerâmica;
- aço;
- produtos feitos de ligas de cobre.
Misturador de silumin. Os produtos do segmento econômico são feitos de alumínio com adição de silício. O material é caracterizado pela fragilidade, baixa ductilidade e baixa capacidade de resistir à corrosão por oxigênio.
Os produtos Silumin são suscetíveis a altas pressões, o valor máximo permitido é de 3 bar. Em prédios de apartamentos, a pressão na rede de abastecimento de água pode variar até 10 bar.
O único argumento a favor de um misturador de silumin é o baixo custo. No entanto, uma compra barata acarreta o risco de uma emergência.
Estojo de plástico. Os produtos de polímero são acessíveis e não corroem. Alguns modelos possuem revestimento externo que imita pedra artificial ou cromo.
O material aceitável é plástico ABS. É um polímero termoplástico não tóxico e resistente a impactos, aprovado para uso em instalações hidráulicas.
Misturador cerâmico. O material do corpo é porcelana reforçada durável.A cerâmica reage com calma ao contato com a água, é durável e flexível, o que permite produzir torneiras de qualquer formato. O produto final é perfeitamente liso, fácil de limpar e não se desgasta.
Aço inoxidável. Os misturadores nesta categoria são um equilíbrio entre preço razoável e qualidade decente. O aço inoxidável de alta qualidade pode suportar altas cargas do sistema, não tem medo de tensões mecânicas moderadas e é durável.
Na hora de escolher um produto siderúrgico, o principal é não se enganar pela composição do material - existe um grande risco de adquirir um falso. Fabricantes pouco conhecidos adicionam chumbo a ligas quebradiças para obter o brilho do verdadeiro aço inoxidável.
Empresas de confiança oferecem garantia de cinco anos para o produto, mas na prática a vida útil chega a um quarto de século.
Latão e bronze. As torneiras feitas de ligas de cobre são consideradas as mais confiáveis e duráveis. O material não exige qualidade da água e não enferruja. Manchas de água e arranhões são quase imperceptíveis no corpo de bronze e latão.
Comprimento e formato do bico
A facilidade de uso depende das dimensões geométricas da bica misturadora. São levados em consideração a altura da bica, o comprimento e a largura do ganso.
Altura – distância da base do misturador ao bico, faixa de valores – 20-900 mm.
Indicadores recomendados:
- 15-25 cm – se a pia for usada apenas para procedimentos de higiene, cabe um ganso baixo embaixo de uma tigela rasa;
- mais de 25 cm – a localização da bica permite encher grandes recipientes com água.
Um ganso alto requer um lavatório profundo para evitar que respingos voem pela sala.
A largura da bica é determinada pelo formato da seção transversal da bica: tradicional e em cascata. A primeira opção é uma extremidade tubular de seção redonda, oval ou retangular. O segundo são os modelos planos e largos.
Funcionalidade: corpo giratório e fixo
O corpo fundido da torneira é ideal para pia de banheiro - o modelo é compacto e confiável. A ausência de mecanismos rotativos e unidades de conexão minimiza a probabilidade de quebra e facilita a manutenção.
O corpo pré-fabricado do modelo é mais funcional - o ganso pode ser girado para uma posição conveniente para o usuário. Se a torneira se destina a servir simultaneamente banheira e pia, então você deve dar uma olhada nos modelos com bica telescópica.
Determinando o método de instalação
Dependendo da localização e método de instalação, toda a gama de misturadores é classificada em quatro grupos:
- montado na parede;
- parede embutida;
- mesa ao ar livre;
- chão
Torneiras montadas na parede. Os modelos montados na parede são fáceis de instalar, substituir e acessíveis. As torneiras “abertas” montadas na parede com lança longa são frequentemente escolhidas como fonte única de abastecimento de água para a banheira e o lavatório.
Modelos de mesa. A batedeira é embutida na lateral de um lavatório de bancada ou cortada na bancada.
A instalação em mesa é adequada para instalações hidráulicas com orifícios de montagem especiais.
De chão. Os misturadores são um tubo fixado ao chão por meio de uma placa - uma sola.
A instalação envolve um menor abastecimento de água. É necessário estabelecer previamente as comunicações na betonilha e deixar saídas.
Truques de design ou destaques interiores
É claro que o mixer não deve ficar atrás da direção de estilo escolhida. Uma torneira antiga ornamentada de duas válvulas ficará ridícula em um interior projetado em estilo minimalista.
A variedade de opções inusitadas e originais impressiona.
Alguns fabricantes oferecem kits prontos - pias de banheiro de design com torneira embutida.
Parece que uma coisa tão banal como uma torneira, com uma escolha habilidosa, pode transformar qualquer interior. Muitas delícias de design são comparáveis a obras de arte e têm um preço correspondente. Porém, mesmo entre as torneiras econômicas você pode encontrar algo exclusivo.
Você pode ler sobre os meandros da instalação de mixers Aqui.
Como escolher um fabricante?
Os líderes reconhecidos no mercado de produtos hidráulicos são marcas alemãs, finlandesas e italianas.
Entre os fabricantes confiáveis estão empresas mundialmente famosas:
- Grohe. Empresa alemã que utiliza desenvolvimentos e inovações próprias na produção de louças sanitárias. Existem mais de 30 séries de torneiras de diferentes estilos e materiais à venda.
- Hansgrohe. Especializada na produção de louças sanitárias há mais de 100 anos. A empresa comercializa produtos sob 4 marcas: Hansgrohe – torneiras de estilo moderno, Pharo – acessórios para banheiro, Pontos – tecnologias econômicas, Axor – modelos exclusivos.
- Oras. Empresa finlandesa que prefere o estilo moderno. Suas preferências: futurismo, alta tecnologia, minimalismo e modernismo. Características dos misturadores: design lacônico, dinamismo, funcionalidade e alta qualidade.
- Jacob Delafon. Marca francesa, representante do grupo de empresas Kohler.A qualidade dos materiais atende aos elevados padrões europeus. Jacob Delafon oferece mais de 10 coleções de torneiras.
Os dez principais fabricantes são completados por: Rosa (Espanha), Teka (Espanha), Vidima (Bulgária), Lemark (República Checa), Ideal Standart (Alemanha), Jika (República Checa).
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Tutoriais em vídeo visuais ajudarão você a navegar pela variedade de modelos e escolher o melhor. O vídeo dirá o que considerar ao escolher um “misturador” de água:
Determinação dos tamanhos dos guindastes para facilitar o uso no vídeo:
No momento da compra é necessário ler os documentos que acompanham, verificar o bom funcionamento dos elementos móveis e a qualidade do revestimento externo - não deve haver respingos, arranhões ou outros defeitos. Encanadores experientes aconselham você a tomar cuidado com torneiras suspeitamente baratas e leves - esses são sinais claros de falsificação.
Se você tiver informações interessantes sobre o tema do artigo, compartilhe-as com nossos leitores. Diga-nos qual mixer você escolheu, você está satisfeito com seu desempenho? Talvez você tenha conseguido comprar um novo modelo? Deixe comentários e carregue fotos de suas torneiras na seção de comentários.
Temos uma batedeira monocomando na nossa cozinha, parece-me muito mais prática que uma clássica. É verdade que com o tempo o mecanismo começou a se soltar, mas eles próprios o consertaram. Mas no cinema, às vezes você vai ao banheiro e olha a torneira e não sabe onde apertar.Teve um caso em que levantei as mãos, pensei que era sem contato, mas não funcionou, depois de alguns segundos, depois de estudar o desenho da batedeira, encontrei o botão e a água começou a escorrer. A variedade de modelos e métodos de abastecimento de água aqui apresentados pelo autor é impressionante.
No banheiro temos atualmente uma batedeira monocomando com mecanismo de interruptor de esfera. Antes havia um misturador clássico de duas válvulas com uma modificação da torneira com engrenagem helicoidal, era muito chato, demorava muito para selecionar o regime de temperatura desejado e parecia muito simples. Já vi torneiras sem contato em locais públicos, mas o ideal seria uma misturadora térmica para minha casa.