Como instalar torneira em pia: uma análise detalhada da tecnologia de instalação
Se você precisa trocar uma torneira de banheiro ou cozinha, mas não tem experiência na realização desse tipo de trabalho, não se desespere.Isso não significa de forma alguma que a tarefa seja impossível e você terá que chamar um encanador. Basta estudar cuidadosamente o manual e seguir escrupulosamente todas as instruções. Você concorda?
Diremos detalhadamente como instalar uma torneira em uma pia. Aqui você aprenderá quais características tecnológicas devem ser observadas na instalação do aparelho, em quais tipos de pias estão instaladas. O artigo também lista erros comuns que um artesão doméstico não deve cometer.
O conteúdo do artigo:
Instalação de misturador: análise de tecnologia
Quase todo homem adulto consegue instalar uma torneira em casa. Acontece que nem sempre você tem experiências semelhantes e às vezes é estranho perguntar a colegas mais experientes.
Um processo de instalação detalhado virá em seu socorro, o que eliminará muitas dúvidas e lhe dará confiança em suas próprias habilidades - a instalação do mixer é bastante fácil de manusear.
Como se preparar para a instalação?
Antes de iniciar a instalação propriamente dita, é necessário passar por uma fase preparatória. Primeiro você precisa inspecionar cuidadosamente a pia se ela já estiver instalada no banheiro. Se for uma pia de cozinha, você ainda terá que estudá-la. Em primeiro lugar, você está interessado na quantidade de furos fornecidos pelo fabricante para o futuro misturador.
Freqüentemente, o fabricante completa as pias originais com uma torneira com todas as peças necessárias para a instalação. Mas isso só é possível em modelos caros, onde todos os elementos do encanamento são projetados no mesmo estilo.
Ao adquirir uma torneira, é importante verificar se todas as peças estão incluídas. Afinal, a instalação exigirá porcas, juntas de vedação, revestimentos flexíveis ou rígidos. A disponibilidade de todos os componentes deve ser atenta antes de adquirir o produto.
Depois de adquirida a batedeira do modelo e tamanho desejados, estudadas as instruções, falta apenas instalá-la. Para isso, serão necessárias ferramentas que é aconselhável preparar antes de iniciar o trabalho.
São chaves inglesas e ajustáveis, fita de vedação, fita adesiva, uma chave pequena, uma chave de fenda, um alicate, uma lanterna, um kit de torneira de encanamento com todos os componentes e um pedaço de pano macio.
Pode ser necessário comprar 2 mangueiras adicionais forro flexível, se o comprimento dos tubos que acompanham o misturador for insuficiente. Você também precisará de uma serra para metal se for instalar um modelo com válvula inferior, tendo ajuste mecânico.
Se o banheiro já estiver em uso, provavelmente você terá que remover primeiro a torneira antiga.É importante fazer tudo com muito cuidado para não danificar a pia caso não pretenda substituí-la. É melhor forrar o fundo do recipiente com um pano macio para evitar lascas e arranhões acidentais.
Então você precisa fechar as torneiras de abastecimento de água da batedeira. Se não houver, será necessário desligar a água de todo o apartamento/casa. Então você precisa verificar isso abrindo a batedeira - se nada pingar, você pode prosseguir com a desmontagem.
Se você planeja mudar completamente um conjunto de acessórios de encanamento, então, naturalmente, primeiro instalação de pia. Em seguida, você precisará desligar o abastecimento de água e colocar um pano macio na frente do recipiente para protegê-lo de danos acidentais.
Descrição da tecnologia de instalação
Se o trabalho preparatório for feito corretamente, a instalação da torneira em uma pia de cerâmica não demorará muito - em média levará cerca de 30 minutos. Isto desde que as instruções incluídas no kit tenham sido lidas e o próprio misturador tenha sido montado.
A maneira mais fácil de instalar uma torneira em uma pia de cerâmica é se ela ainda não estiver fixada no local de trabalho. Quando isso não for possível, a instalação pode ser um pouco difícil e será necessária uma lanterna. Em locais de difícil acesso, você precisará iluminá-los com uma lanterna - aqui será necessário um assistente.
Para fixar a torneira na pia, você precisa de:
- Usando uma chave 10 ou 11, aparafuse a mangueira flexível ao misturador.Você pode usar um tubo flexível de aço inoxidável corrugado.
- Coloque uma junta de borracha ou silicone na base da torneira.
- Usando uma chave ou com as mãos, aparafuse 2 pinos, um de cada vez. Se o modelo vier com bucha, não será necessário instalar nenhum pino.
- Insira mangueiras flexíveis no orifício da pia.
- Coloque a peça de montagem em forma de ferradura na parte inferior.
- Coloque uma arruela de metal do mesmo formato no topo da junta.
- Anexe uma porca de capa a cada um dos dois pinos, apertando com uma chave ajustável ou chave inglesa para segurança.
Ao apertar as porcas, é importante não exagerar - a conexão pode estourar e vazar água. Se você apertar as porcas com folga, a fixação ficará pendurada e a torneira da pia continuará dançando de um lado para o outro.
Ao apertar as porcas, é importante envolver a parte externa da torneira com fita adesiva para não riscar o revestimento decorativo durante o trabalho. Você também deve colocar um pedaço de pano macio na pia para evitar danos acidentais à superfície.
Depois de fixar com segurança a batedeira na lateral, é necessário conectá-la à rede de abastecimento de água. Para fazer isso você precisa das extremidades livres de um cabo flexível ou forro duro prenda nas tubulações de água, prendendo tudo com porcas.
Aqui você pode precisar de fita de vedação para tornar a conexão hermética. Para uma conexão mais forte, você pode usar uma chave ajustável.
O comprimento do delineador é de grande importância - deve estar correto. Um tubo muito longo atrapalhará e poderá dobrar várias vezes, encurtando sua vida útil. Se for um pouco curto, é melhor substituí-lo imediatamente do que aumentá-lo. Você pode usar delineador duro, mas isso é mais difícil, porque dimensões precisas são importantes aqui.
A fase final da instalação
Resta instalar o sifão na pia e, se necessário, a válvula inferior - dependendo do modelo utilizado. Existem misturadores que vêm com uma válvula inferior ajustável mecanicamente. Aqui, após especificar o comprimento desejado, você precisará usar uma serra para cortar o excesso.
Para coloque um sifão na pia, você precisará montá-lo seguindo as instruções. Em seguida, coloque a parte inferior, tendo previamente instalado a junta de vedação. Você precisará instalar uma junta e uma saída de aço inoxidável com parafuso na saída da pia. Este parafuso precisa ser bem apertado com uma chave de fenda - ele conecta o sifão à pia.
Resta conectá-lo à rede de esgoto. Para isso, uma corrugação é conectada ao sifão, na outra extremidade da qual é colocado um adaptador que conecta toda a estrutura à tubulação de esgoto.
Agora é hora de verificar a funcionalidade do sistema. Para tal, é necessário abrir o abastecimento de água do apartamento/casa e abrir a torneira. Se a água fluir, a torneira está instalada corretamente. Resta inspecionar todas as conexões para que nada pingue em lugar nenhum. Se tudo estiver em ordem, o trabalho foi feito “perfeitamente”.
As nuances da instalação de um mixer
Tudo fica claro na hora de instalar uma torneira em cerâmica, mas podem surgir dúvidas quando a pia é de um material diferente. Existem pequenas nuances, que examinaremos agora mais de perto.
Se a pia for de aço inoxidável
O mais importante na instalação de um mixer é escolher o modelo certo e realizar cada etapa da obra corretamente. Não é difícil, mas requer cuidado e calma. Se a pia for de aço inoxidável, você precisará escolher uma torneira com design, tamanho e formato adequados.
Além disso, o aço inoxidável é mais frequentemente usado para fazer pias de cozinha - é um material durável. É mais conveniente instalar um misturador em aço inoxidável quando não estiver instalado no local de trabalho.
Caso não seja possível retirar a pia, será necessário contar com a ajuda de um amigo, filho, esposa ou outra pessoa. Afinal, as condições em que se encontra uma pia de aço inoxidável são muito restritas. Portanto, você não pode prescindir de um assistente e de uma lanterna.
O processo de instalação de uma torneira em uma pia de aço inoxidável é semelhante ao de instalação em uma pia de cerâmica. Se não houver furo para a torneira, é fácil cortá-la com as próprias mãos, processando as bordas para que fiquem lisas.
Se o misturador for colocado em um encanamento suspenso, primeiro instalando uma instalação de bidê ou para a pia. Em seguida, uma tigela com equipamento hidráulico é pendurada nesta estrutura de suporte, após a qual são conectadas diretamente as conexões destinadas ao fornecimento de água ao consumidor.
Se a pia for de vidro
Os produtos de vidro são frequentemente utilizados no interior. Tenha uma aparência especialmente elegante pias de bancada deste material. Além disso, podem ter diferentes formatos, cores e tamanhos - tudo depende do vôo da imaginação do designer.
Também não haverá dificuldades em instalar uma torneira em uma pia de vidro. É importante seguir as normas de segurança e escolher o modelo mais adequado.
A instalação é feita na superfície onde está previsto o furo. Se for um modelo montado em pedestal, o chamado pia de tulipa, então você tem que trabalhar com essa base.
Ao trabalhar com vidro, não se deve ter pressa - embora seja super resistente, pode quebrar se o martelo cair.
Outros tipos de material de pia
Além da cerâmica, são utilizados vidro e aço inox, mármore, porcelanato, granito, plástico, acrílico e até madeira para produzir pias. Os recipientes de porcelana são bastante caros.
Quanto à instalação, é simples e depende do tipo de misturador que se pretende instalar. O modelo adquirido vem com instruções que detalham como instalá-lo corretamente.
Se o banheiro tiver pia ou pedestal de pia de madeira, a instalação da batedeira não será particularmente difícil. A única coisa é que este material é bastante caprichoso e simplesmente não durará muito tempo. Muito provavelmente a torneira sobreviverá à pia.
Para mármore, granito e acrílico, você precisará usar uma tecnologia de instalação de torneira semelhante à instalação em uma pia de cerâmica. É importante montar o misturador corretamente e, no processo de aperto dos fixadores, não apertar demais e realizar com cuidado a conexão e vedação das unidades.
Erros cometidos durante a instalação
Quando a instalação for realizada por um especialista convidado e com bastante experiência, o resultado do seu trabalho será excelente - ele conhece exatamente todas as nuances. Mas a auto-instalação não exclui a possibilidade de vários problemas. Principalmente se esse trabalho for realizado pela primeira vez na vida.
Em primeiro lugar, após a instalação, você poderá descobrir que a torneira está dançando de um lado para o outro ou inclinada para o lado. Este problema não surgirá se você fixar cuidadosamente a porca na fase de conectá-la à pia. Você também precisa verificar se o posicionamento está correto para não precisar refazer o trabalho.
O segundo problema é que quando a água quente é ligada, a água fria flui e vice-versa. Este também é um problema facilmente solucionável.
Houve simplesmente alguma confusão com as tubagens na fase de ligação da torneira à rede de abastecimento de água. É necessário desligar o fornecimento de água fria e quente, desconectar a conexão flexível e, trocados os tubos, reconectá-los.
Como resultado, uma linha flexível com fita vermelha deve ser conectada a um tubo de abastecimento de água quente, e uma fita com trança azul deve ser conectada a um tubo de abastecimento de água fria.
Em terceiro lugar, podem aparecer vazamentos nas juntas. Este é o resultado do aperto frouxo da porca. Você deve apertar no local do vazamento e olhar novamente. Se o vazamento não parar, o motivo pode estar na própria porca - talvez ela tenha sido apertada demais e estourou. Você terá que usar um sobressalente.
Em quarto lugar, o revestimento flexível pode rebentar.
Isso acontece se ocorrer uma das seguintes situações durante a instalação:
- o tubo flexível era curto e precisava ser esticado um pouco;
- colocaram um delineador muito comprido, torceu e dobrou várias vezes;
- o revestimento é feito de borracha técnica com moldura de alumínio e o ponto de conexão é de difícil acesso. Estava muito dobrado e quebrado;
Seja qual for o motivo, ele deve ser eliminado. É ruim quando não há comprimento suficiente, mas não é menos ruim quando há comprimento demais.
É correto escolher o liner ideal, levando em consideração o material - é desejável que o tubo de borracha seja de borracha de qualidade alimentar e a trança externa seja de aço inoxidável ou galvanizado.
Ele irá familiarizá-lo com as regras para instalação de torneira em encanamentos de banheiro. próximo artigo, cujo conteúdo recomendamos que você se familiarize.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
A instalação de um misturador com válvula inferior possui características próprias. Como fazer isso corretamente está descrito no vídeo:
Se o comprimento da mangueira flexível que acompanha o misturador não for suficiente, você deve comprar uma mais longa. O vídeo conta detalhadamente as nuances dessas mangueiras e as regras de seleção:
É conveniente instalar uma torneira se a pia ainda não estiver instalada. Isto dá acesso total ao apertar vários fixadores:
Mesmo uma torneira frap original deve ser cuidadosamente inspecionada e montada antes da instalação. E após concluir o trabalho de instalação, você deve verificar seu funcionamento:
Se tudo for feito de maneira correta e lenta, instalar o mixer será um passatempo interessante. O trabalho realizado de forma independente irá deliciá-lo com um excelente resultado, que em nada é inferior à instalação profissional realizada por um canalizador experiente.
É importante que tudo esteja bem preso, mas sem fanatismo - os fechos não gostam de ser puxados.
Por favor, escreva comentários no bloco abaixo. Tire dúvidas sobre assuntos polêmicos, compartilhe informações úteis sobre como escolher e instalar uma torneira de cozinha. Talvez você queira nos contar como você mesmo o instalou?
Era uma vez, misturei as mangueiras de água quente e fria, depois me perguntei por que saía água quente da torneira com água fria sem motivo aparente. Então eu simplesmente percebi isso e tive que reorganizá-lo. Agora estou mais atento a isso. Quanto às torneiras, já são tantas, mas a qualidade deixa muito a desejar. Anteriormente eu sabia que quanto mais caro você compra, mais tempo vai durar, mas agora o preço não é um indicador de qualidade. O que é muito decepcionante. Este é meu segundo mixer em seis meses.
Olá. Ultimamente temos notado tal confusão em muitos lares. É estranho, mas mesmo artesãos experientes costumam ficar confusos.
Se a facilidade de uso permitir, basta alterar os ícones de 2 “cordeiros”, em vez de alterar todo o fornecimento. É verdade que isso não é permitido em todos os modelos de misturadores térmicos, mas nos convencionais é bem possível.Suspeito que o motivo da confusão às vezes surge dos padrões soviéticos para conectar água quente à direita.
O processo de instalação do mixer é tão simples que qualquer pessoa pode fazer isso assistindo a uma master class no YouTube. Se for colocado em um buraco na pia, isso é bastante elementar, mas se a saída do cano for feita na lateral para que você possa abrir a torneira da banheira, a tecnologia é um pouco diferente, mas também simples. Tudo que você precisa são ferramentas, um pouco de força física e precisão.
Tudo fica bem e claro quando a situação é padrão, mas o que fazer se for necessário instalar uma única batedeira ou, simplesmente, uma torneira de água fria em um lavatório de cerâmica. O diâmetro da superfície de apoio corresponde exatamente ao diâmetro do furo da torneira do lavatório. Existem espaçadores para instalação civilizada ou agricultura coletiva?