Como fixar uma pia de banheiro na parede: instruções detalhadas de instalação
Pias modernas montadas na parede são um dos principais elementos de banheiros e banheiros combinados.Eles diferem dos modelos embutidos na bancada no método de fixação.
Diremos como fixar a pia do banheiro na parede para manter a integridade da tigela. Também lhe diremos como garantir fixação confiável e conforto durante a operação dos equipamentos hidráulicos. Tendo em conta as nossas recomendações, você pode facilmente fazer todo o trabalho sozinho.
O conteúdo do artigo:
Tipos de pias montadas na parede
Em meados do século passado, quase todas as modificações nos modelos de parede se resumiam a um tipo - uma tigela montada em dois suportes de ferro fundido. Os suportes metálicos permaneceram visíveis e não pareciam muito esteticamente agradáveis.
Com o desenvolvimento da indústria hidráulica, surgiram muitos novos modelos que possuem um método de fixação oculto e se distinguem por seu design elegante e durabilidade. Existem várias classificações de lavatórios de parede, dependendo dos fixadores utilizados, da forma ou do material da cuba.
As chamadas "tulipas" ou pias de pedestal também se referem a modelos de parede, mas possuem suportes adicionais que mascaram simultaneamente o sifão e os tubos. Conjuntos de móveis com pia na bancada são populares, e tanto a tigela quanto o armário suspenso podem ser fixados na parede.
Tigelas embutidas na bancada são fáceis de usar. O tampo da mesa, por sua vez, também é fixado na parede, e não instalado no chão.
Assim, a área embaixo da pia fica totalmente livre, o que é conveniente para limpar e simplesmente lavar. Porém, moradores mais práticos instalam embaixo da bancada da pia ou máquina de lavar roupa de pequeno porte, ou uma pequena prateleira para acessórios sanitários.
Os mais populares são os modelos de cerâmica. Mas na hora de escolher lembre-se que os modelos de faiança são mais simples e baratos, enquanto os de porcelana parecem mais atraentes, mas são mais caros.
Para banheiros com falta de espaço livre, são vendidos compactos modelos de canto sem comitiva desnecessária.Ao contrário dos frontais, não necessitam de parede livre e cabem facilmente em um nicho ou canto com largura de parede de 0,3 m.
Instruções de montagem passo a passo
O método de montagem depende do modelo do lavatório. Por exemplo, instalar uma única pia de porcelana é diferente de instalar um acessório embutido em uma bancada suspensa, embora ambas as opções sejam montadas na parede.
Hoje, o método mais comum de montagem é em suportes, que são pinos ou parafusos parafusados na parede. Abaixo estão instruções detalhadas para fixar uma pia de cerâmica na parede do banheiro.
Etapa #1 – trabalho preparatório
A preparação envolve a compra de encanamento, torneira, kit de drenagem, além de verificar a confiabilidade da parede.
Primeiro você precisa ter certeza de que a parede suportará a pia escolhida. Nos apartamentos modernos, muitas vezes são realizadas remodelações ou erguidas paredes falsas, pelo que, em vez de uma parede de suporte, pode haver gesso cartonado por baixo dos ladrilhos cerâmicos.
Se a base estiver fraca, será necessário desmontar parcialmente a parede e instalar hipotecas - por exemplo, guias metálicas, instalação para louças sanitárias suspensas ou blocos de madeira.
Para não se distrair durante o processo de instalação, é necessário preparar um conjunto de ferramentas. Você precisará de uma furadeira ou perfurador para fazer furos, uma chave ajustável ou um conjunto de chaves de boca em tamanho, um nível, uma fita adesiva ou uma longa régua de metal e um marcador.Também é necessário selante para encanamento e, em alguns casos, cola especial.
Etapa #2 – marcações na parede
A marcação correta é metade do sucesso. Se os furos não forem perfurados com precisão, poderá ser necessário substituir o revestimento. Comprar um painel de plástico não é difícil, mas os revestimentos cerâmicos colecionáveis custam muito mais caro e existe o risco de não encontrá-los à venda.
Portanto, é necessário determinar com precisão altura de instalação (85-90 cm) e meça a distância entre os furos de montagem. Os números necessários também estão indicados nas instruções que acompanham o novo produto hidráulico.
Pegamos as dimensões da tigela ou encontramos os valores necessários no diagrama e depois os transferimos para a parede. Marque os locais dos furos com um marcador.
Às vezes é mais fácil testar a instalação de um encanamento: isso geralmente é feito com pias em forma de tulipa e modelos com armários suspensos ou bancadas. Garantimos que as aberturas de comunicação estejam próximas.
Etapa #3 – fazer furos
Esta etapa está associada à complexidade da perfuração de paredes de azulejos. Para realizar uma operação aparentemente simples, é necessária experiência, caso contrário, o ladrilho simplesmente quebrará. O fato é que para furar ladrilhos e base (concreto, tijolo) são necessárias diferentes brocas e diferentes modos de operação. Os mestres também usam uma ferramenta, mas nem todos conseguem.
Para garantir que a broca não escorregue e entre suavemente no ladrilho, é necessário usar um núcleo. Coloque-o no ponto de perfuração e bata suavemente com um martelo várias vezes.
Em seguida, você pode trocar a furadeira por uma furadeira de impacto e continuar trabalhando - fazendo furos na parede. O diâmetro da broca Pobedit é de 12 mm. A profundidade mínima de montagem dos suportes é de 5 cm, mas os dados exatos devem ser esclarecidos nas instruções. Limpamos os furos acabados com os materiais disponíveis ou com um aspirador de pó.
Etapa #4 – fixação dos fixadores na parede
Os suportes para pia são chumbadores inseridos perpendicularmente na parede. Para garantir que eles se encaixem perfeitamente e não balancem, tampões de plástico ou dispositivos do tipo cavilha são inseridos nos orifícios.
Freqüentemente, os fixadores estão incluídos no novo produto, portanto não há necessidade de selecionar nada. Aparafuse cuidadosamente as hastes de metal nos orifícios para que as extremidades do comprimento necessário permaneçam do lado de fora.
Às vezes surgem problemas com a fixação de âncoras. O principal motivo é uma rachadura ou costura na base do ladrilho. Para se livrar do defeito, você pode tentar concretar a lacuna e, em seguida, fazer um furo com cuidado. Mas existe uma maneira mais fácil - preencher a cavidade com cola epóxi e inserir imediatamente um parafuso no orifício para que fique melhor fixado.
Etapa #5 – instalação da pia
A fase final fixando a pia na parede isso acontece facilmente: a pia é simplesmente amarrada em chumbadores e pressionada o mais firmemente possível contra a parede.Em seguida, pegamos as porcas com espaçadores e apertamos nas pontas livres restantes dos pinos.
Quando as porcas são apertadas, a casca é prensada e colada. O ponto positivo é uma montagem mais durável, o ponto negativo é que futuramente será difícil substituir o equipamento. Se for necessário retirar a pia para uma instalação mais conveniente de torneira ou sifão, isso também será impossível.
A instalação do modelo em pinos não é a etapa final. Também é necessário conectar o sistema de drenagem com selo d'água e a misturadora se estiver instalada na pia e não na parede.
A sequência de eventos pode ocorrer de diferentes maneiras: muitas vezes, para facilitar a instalação, todos os aparelhos são instalados primeiro e depois a pia é instalada. Na linha de chegada, falta apenas conectar as mangueiras.
Como instalar o mixer corretamente?
A opção de maior sucesso é instalar o dispositivo antes de instalar a pia. A tigela é colocada em uma posição conveniente e produzida montagem de torneira em um orifício especialmente projetado na prateleira da tigela.
O processo de instalação não depende do projeto do misturador: os modelos de alavanca e válvula são instalados seguindo o mesmo padrão. A conexão ao abastecimento de água também é a mesma. Mangueiras flexíveis O misturador é conectado às saídas das tubulações de AQS e água fria e, em seguida, as porcas são apertadas. As juntas são seladas se necessário.
Uma nuance importante: antes de conectar as comunicações, você deve esclarecer de que lado está a água fria/quente. Se a misturadora estiver instalada corretamente, a alimentação de água fria fica à direita e a ligação de água quente à esquerda.
A etapa final é o teste. É melhor realizá-lo depois de conectar o dispositivo de drenagem e com o arejador removido - para não estragá-lo com partículas de detritos que entraram acidentalmente na rede durante os reparos.
Conectando o dispositivo de drenagem
O dispositivo de drenagem é um selo d'água de plástico ou metal com tubos ou mangueira corrugada. Considere a opção de instalar o popular modelo de garrafa, que é fácil de instalar e, caso ocorra um entupimento, pode ser limpo de forma rápida e fácil.
Um ponto final importante - verificação sistema de drenagem para aperto. Ao mesmo tempo, você pode verificar o funcionamento do mixer. Tampamos a válvula de drenagem com um tampão, esperamos a pia encher e observamos como a água sai pelo transbordamento.
Em seguida, retiramos o tampão e verificamos da mesma forma se o sifão está vazando. Se não forem observados vazamentos, o processo de instalação do dreno é considerado concluído.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Muito no processo de instalação depende do modelo do encanamento do banheiro. Para conhecer os detalhes, sugerimos examinar mais de perto as diferentes soluções.
Vídeo nº 1. Como instalar um modelo tulipa montado na parede:
Vídeo nº 2. Instalação de bloco de estruturas suspensas - pia, armário e armário:
Vídeo nº 3. Instruções passo a passo para instalar o modelo frontal:
O trabalho de instalação de pia no banheiro é considerado fácil, então você mesmo pode fazer. O processo também é simplificado pelo fato de não serem necessárias ferramentas especiais; um kit doméstico tradicional é suficiente.
Depois de fixar a pia na parede, instalar a torneira e o selo d'água, você poderá reparar ou substituir o equipamento de forma independente no futuro.
Por favor, escreva comentários, poste fotos, faça perguntas no bloco abaixo.Conte-nos como você comprou e instalou uma pia em seu banheiro. É possível que você tenha em seu arsenal sutilezas tecnológicas que serão úteis aos visitantes do site.
Esse trabalho por si só não causa dificuldades: o desenho das fixações é muito simples, tudo é pensado para nossa comodidade. Mas o trabalho preparatório é árduo e exige cuidado e paciência. Para mim, a parte mais difícil é perfurar. Embora seja possível nivelar uma pia com um nível com o mínimo de experiência, perfurar os ladrilhos sem rachar é um grande risco.