Como fixar corretamente uma pia na parede: instruções passo a passo
A pia é um elemento necessário em qualquer banheiro.Você pode encontrar muitos modelos diferentes à venda, diferindo no material de fabricação, formato e método de instalação.
Entre toda a gama, os lavatórios de parede são muito procurados. Esse encanamento é útil quando há espaço limitado em um banheiro ou banheiro e sua instalação não causa nenhuma dificuldade particular. Você mesmo pode fixar a pia na parede. Você duvida de suas próprias habilidades?
Diremos como escolher o modelo e as dimensões ideais das instalações hidráulicas, quais ferramentas serão necessárias durante a obra e também forneceremos instruções de instalação que descrevem cada etapa tecnológica.
O conteúdo do artigo:
Como determinar corretamente o tamanho de uma pia?
Todas as instalações hidráulicas podem ser divididas em vários grupos, com tamanhos diferentes:
- pias miniatura compactas, projetado especificamente para pequenos espaços;
- equipamento padrão — fornecidos nas linhas de produtos da maioria dos fabricantes;
- instrumentos combinados, combinando duas ou mais conchas;
- equipamento fora do padrão de diversos tamanhos e formatos - realizados de acordo com projetos individuais.
Ao colocar equipamentos de encanamento em uma sala, seus três parâmetros principais devem ser levados em consideração: profundidade, largura e altura.Esta é a única maneira de escolher o tamanho ideal do dispositivo para uma sala específica.
Isso é muito importante, porque uma pia muito grande ocupará muito espaço livre e uma pia pequena será inconveniente de usar. Não só a largura, mas também a profundidade do produto é importante.
Para selecionar corretamente a largura da pia, é preciso lembrar que a opção ideal é de 0,5 a 0,65 m, pois esse equipamento cabe bem em uma sala de tamanho médio e não “consome” o espaço livre nela. É cómodo para lavar e permite evitar salpicos de água no chão.
Essa pia ficaria bem em uma sala grande, mas modelos mais largos que resolvem alguns problemas especiais de design também são apropriados aqui.
A largura mínima das pias vendidas nas lojas é de apenas 0,3 m, certamente não são convenientes o suficiente para usar, mas para ambientes pequenos não há outras opções.
Ao escolher um encanamento, você também precisa avaliar o método de instalação do misturador. Na maioria das vezes, ele cai no meio do chamado local de instalação, onde é fornecido um orifício especial para esse fim. As dimensões do local de instalação também são importantes.
Se você pretende instalar uma pia dupla, e isso é muito apropriado em famílias numerosas, você precisa escolher modelos onde a distância entre os centros dos dois dispositivos seja superior a 0,9 m, caso contrário, o uso desse equipamento será muito inconveniente.
A distância até a parede também é importante. A prática mostra que a melhor opção é 0,48-0,6 M. Nesse caso, é preciso focar no comprimento do braço da pessoa que utilizará o aparelho.
É fácil de fazer. Você precisa ficar perto da pia e estender a mão, a borda oposta deve ficar na ponta dos dedos ou no meio da palma. Será conveniente usar esse equipamento.
Vale a pena prestar atenção na profundidade da tigela. Quanto maior for, menor será a chance de respingos de água caírem nele. Os melhores modelos nesse quesito são os do tipo “tulipa” ou “meia tulipa”. Eles são bastante profundos. O pior de tudo são os “nenúfares” planos que são colocados acima das máquinas de lavar e de algumas pias suspensas.
E o último ponto importante: altura de instalação do dispositivo. É selecionado com base na altura de quem mora na casa. É desejável que todos se sintam confortáveis ao utilizar o equipamento. Em média, a altura de instalação é de 0,8-0,85 m.
Os modelos cantilever podem ser pendurados na altura desejada, enquanto dispositivos com pedestal são instalados à altura especificada pelo fabricante.
Todas as pias são divididas em dois grandes grupos: montadas na parede ou na base. A segunda opção envolve a presença de um pedestal sobre o qual repousa a tigela.
Ao fixar uma pia na parede, todo o seu peso recai sobre os fechos ou sobre uma moldura especial. Portanto, eles precisam ser protegidos com especial cuidado. É altamente indesejável instalar tais modelos em partições. Você deve escolher uma parede de suporte forte como base, caso contrário, a estrutura pode simplesmente cair no chão.
Os coletores de console se diferenciam pelo fato de que os utilitários conectados a eles permanecem visíveis. Isso não é esteticamente agradável o suficiente, então eles tentam escondê-los atrás de algum elemento decorativo.
Alternativamente, você pode instalar belos detalhes, por exemplo, cromados, que irão decorar o interior da sala.
As “tulipas” são consideradas um tipo prático de pia de parede. A tigela deles está fixada na parede. Porém, parte do peso da pia é suportada pela base, também chamada de pedestal.
Uma grande vantagem desse tipo de equipamento é o fornecimento oculto de utilidades. Os tubos são colocados dentro do pedestal. A desvantagem do design é a impossibilidade de ajustar a altura da tigela.
Para quem isso é importante, pode adquirir a chamada “meia tulipa”. Esta modificação pressupõe que o pedestal não esteja apoiado no chão. Ela, assim como a tigela, está fixada na parede. Esta base é mais curta que o pedestal de uma pia padrão. Mas os tubos de abastecimento ainda estão escondidos dentro da base.
Realizamos trabalhos preparatórios
Antes de instalar a pia, é necessário determinar exatamente o local onde ela será instalada e o procedimento de ligação do equipamento às concessionárias. Mais uma vez, meça cuidadosamente a altura do dispositivo e sua largura.
Ao escolher o local de instalação, leve em consideração que o acesso à pia deve ser livre. Além disso, deve ser fácil de usar.
Se um encanamento for instalado no lugar de um dispositivo usado, este deverá ser desmontado. Isso deve ser feito com muito cuidado e cuidado para não danificar os antigos canos de esgoto e água.
Após a desmontagem, limpamos cuidadosamente o local da futura instalação e preparamos áreas para conexão de linhas de serviços públicos. Os especialistas recomendam evitar o uso de todos os tipos de adaptadores, se possível. Prejudicam a vedação das ligações e prejudicam o aspecto da estrutura.
Em alguns casos, é impossível prescindir de adaptadores. Por exemplo, se você precisar fazer uma conexão com tubos muito antigos. Então é aconselhável adquirir peças de alta qualidade que melhor se adaptem ao pipeline.
Mais uma coisa. É importante equipar adequadamente a pia caso ela seja vendida sem sifão e outros elementos. Deve ser entendido que o sifão não é um elemento universal. Diferentes sifões são projetados para diferentes modelos de equipamentos. Por exemplo, aquele que é adequado para um produto siderúrgico não é adequado para louças sanitárias.
Normalmente, um fabricante zeloso fornece à pia tudo o que é necessário.Nesse caso, você deve certificar-se de que todas as peças estão no lugar. É aconselhável comprar imediatamente e misturador correspondente.
Instruções detalhadas de instalação
Começamos preparando as ferramentas.
Para trabalhar você precisará de:
- chave de gás;
- Chave de fenda;
- chaves;
- furar com furadeira equipada com ponta pobedit;
- martelo;
- nível de construção;
- marcador ou lápis.
Além disso, você precisa preparar selante de encanamento, selante como fita Fum e fixadores. À venda você encontra conjuntos especiais de fixações para pias. Se você adquirir esse kit de um fabricante confiável, esta será a melhor opção.
Depois que as ferramentas e materiais estiverem preparados, feche a água, tanto quente quanto fria. Você pode começar a trabalhar.
Leia o artigo: Classificação das melhores chaves.
Marcando o local para fixação da pia
Vamos começar com as marcações. A primeira coisa a marcar na parede é a linha horizontal central. Ele se tornará o limite superior ao longo do qual a borda do equipamento de encanamento será instalada. Usando um nível, verifique a posição horizontal. Use linhas verticais curtas para marcar a largura da tigela.
A seguir, medimos a espessura das paredes laterais da pia e definimos esse valor a partir da linha horizontal central.
Conectamos ambas as marcas com uma linha que mostrará a altura de montagem dos suportes. Depois disso, pegue a casca e vire. Em seguida, fixamos os suportes nas paredes laterais. Depois disso, aplicamos a tigela na marca horizontal superior e pressionamos contra a parede.
Ao mesmo tempo, garantimos que todas as linhas previamente delineadas coincidem.Insira um marcador no orifício e marque os locais para instalação dos fixadores.
Instalando fixações para suportes
Pegamos uma furadeira com broca Pobedit e preparamos furos para fixadores nos locais designados. Sua profundidade deve ultrapassar ligeiramente o comprimento das buchas e seu diâmetro deve ser um pouco menor que a seção transversal das buchas. Você pode colocar um pouco de cola dentro dos furos para que os plugues de inserção grudem melhor.
Usando um martelo, martele as cavilhas nos orifícios. Em seguida, pegamos os fechos e os parafusamos um a um na base de plástico.
Instalando suportes para a pia
Instalamos suportes nos fixadores preparados, que são suportes para a tigela. Colocamos a pia sobre eles e, segurando-a com a mão, marcamos com um marcador os locais onde serão instalados os fechos para fixar o aparelho na parede.
Retiramos a tigela e preparamos furos para fixação. Martelamos os revestimentos neles e aparafusamos os fixadores.
Antes da instalação, aplique selante na borda da tigela para evitar que a água vaze no espaço entre a parede e a pia. Alternativamente, você pode usar uma tira de plástico especial que fornecerá proteção máxima contra água. Colamos com selante de silicone. Colocamos a pia no lugar, mas ainda não a consertamos completamente.
Instale e conecte o mixer
Você precisa saber que a torneira pode ser montada na plataforma de instalação antes ou depois da pia ser colocada. Cada um faz o que lhe é conveniente. Em qualquer caso, é preciso lembrar que serão necessários materiais especiais para instalar o misturador.
Normalmente o fabricante completa seus produtos com eles.Se este não for o caso, você precisará adquirir pinos, porcas, arruelas e juntas adicionais.
Antes de instalar o misturador, é aconselhável ler atentamente as instruções do fabricante e seguir rigorosamente as suas recomendações. Normalmente, essas instruções descrevem detalhadamente o processo de instalação, levando em consideração todos os recursos de um modelo específico.
Primeiro, o misturador deve ser montado em uma única unidade. Neste caso, devem ser utilizadas abas e lacres. Antes da montagem, um anel de vedação geralmente é colocado na bica.
As porcas devem ser removidas dos pinos e a batedeira colocada de volta no lugar. Primeiro, um anel de vedação é colocado sob o dispositivo e as mangueiras de conexão são puxadas para dentro do orifício na placa de montagem.
O equipamento é fixado à pia por meio de uma porca de fixação. Isso é feito com muito cuidado para não apertar demais a porca, caso contrário a casca pode rachar.
Se os acoplamentos da tubulação e os eixos de entrada do misturador não se encaixarem, a conexão é feita por meio de adaptadores excêntricos especiais. Eles têm diferentes diâmetros de rosca em extremidades opostas. A porca de fixação é apertada primeiro com a mão e depois com uma chave inglesa meia volta. Na maioria das vezes, isso é suficiente.
Depois que a torneira estiver fixada no lugar, você poderá conectá-la ao abastecimento de água. Na maioria das vezes, mangueiras flexíveis são usadas para esses fins. Nós os prendemos aos canos. Fornecemos água quente para a mangueira esquerda e água fria para a direita.
Primeiro apertamos as porcas manualmente e depois as apertamos com uma chave ajustável. Para selar a conexão, use fita adesiva ou material semelhante.O rebobinamento é realizado ao longo do fio.
Uma nuance importante: o comprimento das mangueiras flexíveis. Não deve ser muito grande, caso contrário, ficará feio. Além disso, não pode ser muito pequeno, caso contrário a mangueira ficará esticada, o que causará sua falha prematura. Além disso, as mangueiras devem ficar planas, sem torções ou dobras.
Após a conclusão da obra, é necessário verificar a qualidade das conexões. Isso deve ser feito após a conexão do sifão, pois será necessário fornecer água para a batedeira.
Durante a inspeção, é monitorada cuidadosamente a possível presença de água nas conexões flexíveis e próximo ao misturador. Se for esse o caso, as porcas precisam ser ligeiramente apertadas com uma chave inglesa.
Instruções detalhadas para instalação do mixer estão descritas em Este artigo.
Conectamos o sifão ao esgoto
Você pode encontrar diferentes à venda modelos de sifão, ao instalar cada um deles, nuances são possíveis, portanto você deve estudar cuidadosamente as instruções de instalação do fabricante. Consideremos a opção mais simples com um sifão corrugado universal.
Primeiramente desmontamos o sifão e verificamos a presença de gaxetas, a resistência das roscas e a ausência de detritos no interior do conjunto. Durante o processo de instalação, é aconselhável lubrificar moderadamente as roscas e gaxetas com selante, para que a proteção contra vazamentos seja ainda mais confiável.
Pressionamos o sifão com uma junta grossa especial contra o ralo com uma mão. Isso deve ser feito para que a gaxeta, sem deslocamentos ou folgas, se encaixe perfeitamente no ralo em todo o seu perímetro. Com a outra mão, insira a malha, o parafuso e a junta no orifício de drenagem.
Aperte cuidadosamente o parafuso e depois aperte-o. Nós consertamos a ondulação. Para isso, insira-o no orifício de drenagem do sifão e aperte-o cuidadosamente com uma porca borboleta.
Conectamos o sifão à tubulação de esgoto. Para fazer isso, inserimos uma vedação de borracha especial dentro do tubo e instalamos nele um sino corrugado. Um ponto importante: o tubo corrugado deve ficar plano, sem dobras ou torções. Isso conclui a instalação do sifão.
Você pode realizar um teste de água e verificar se há vazamentos. Se houver vazamento de líquido em algum lugar, o defeito deve ser corrigido imediatamente.
A pia é fixada da mesma forma, sem suportes. O processo de instalação difere por ser fixado diretamente na parede, portanto, durante o processo de marcação, são marcados os locais de instalação dos fixadores, são feitos furos e inseridas buchas. Em seguida, a pia é fixada na parede e fixada neste local com fechos especiais.
“Tulipas” e “meias tulipas” são fixadas da mesma forma. Sua característica distintiva é a presença de um pedestal sobre o qual é colocada a tigela. É importante determinar corretamente a altura de instalação de tal pia, pois ela deve corresponder exatamente à altura do pedestal.
Depois que a tigela é instalada no suporte da pia, uma base de pedestal é instalada sob ela.
Guia fotográfico para instalação de uma pia tulipa
Apesar de a carga principal da pia com pedestal estar distribuída na perna de apoio, a cuba da louça sanitária ainda fica fixada na parede:
Instalação de pia de nenúfar
Os “nenúfares” planos são projetados para instalação acima da máquina de lavar. Você precisa entender que nem todo mundo modelo "máquina de lavar" Pode ser instalado embaixo da pia. Normalmente, são dispositivos compactos e baixos.
Algumas empresas os desenvolvem e produzem especificamente. É ideal que a pia venha completa com esse dispositivo.Nesse conjunto, os dispositivos geralmente se complementam perfeitamente.
Se não for esse o caso, escolha uma casca de nenúfar muito cuidado. Deve sobrepor-se à máquina de lavar roupa em pelo menos 10 cm, para que esta fique protegida de forma fiável contra salpicos de água. Outro ponto importante é a presença de um dreno especial, que deve ficar localizado o mais próximo possível da parede posterior ou lateral do aparelho.
Existem dois tipos deste dreno:
- Redondo. Um sifão plano é colocado diretamente sob o orifício de drenagem. A água escoa rapidamente e esse projeto raramente fica entupido. Uma desvantagem significativa é que o sifão é instalado acima da máquina de lavar, o que apresenta problemas de fiação e curtos-circuitos em caso de emergência.
- Em forma de fenda. O sifão é fixado à máquina de lavar na parede posterior da tigela, portanto, se houver vazamento, a água não entrará no eletrodoméstico. No entanto, o orifício de drenagem é muito estreito e muitas vezes fica entupido.
Por questões de segurança, você pode procurar uma pia com transbordamento, que protegerá ainda mais sua máquina de lavar da água.
O processo de instalação do “nenúfar” é realizado da seguinte forma:
- Marcando a parede. Para fazer isso, desenhe uma linha horizontal indicando a borda superior do dispositivo. Para garantir que a linha fique estritamente horizontal, use um nível. Experimentamos a tigela contra a linha traçada, certificando-nos de que há espaço suficiente entre a máquina e a pia.Se tudo estiver em ordem, marcamos os furos para as fixações.
- Fazemos furos e instalamos fixadores. Neste caso, utilizamos fixações com cavilhas ou chumbadores.
- Colocando os colchetes no lugar. Eles são fixados no lugar com parafusos. Não aperte bem no início, deixando folgas de cerca de 0,5 cm.
- Trate com selante a parte de trás da pia para proteger a junta entre ela e a parede da água. Também aplicamos selante nas partes do suporte que estão em contato com a superfície da tigela.
- Colocando a pia no lugar. Para isso, colocamos os olhais do encanamento em ganchos de metal, após o que fixamos o dispositivo com âncoras ou buchas.
- Verificando a confiabilidade da fixação pias, após o que apertamos os parafusos que prendem os suportes.
Na próxima etapa, um sifão é conectado à pia. Isto deve ser feito antes que os suportes estejam totalmente apertados.
Existem várias modificações de sifões para “nenúfares”, o procedimento para sua instalação pode variar um pouco.
Em termos gerais, o trabalho é executado na seguinte ordem:
- Encontramos as instruções de montagem e, de acordo com elas, montamos o sifão. Todas as conexões roscadas e elementos de vedação devem ser revestidos com silicone. Aperte as roscas com cuidado para não quebrar os elementos plásticos.
- Colocamos o tubo sifão, destinado à ligação à máquina de lavar, na mangueira de escoamento. Para garantir uma conexão forte, aperte-o com uma braçadeira de parafuso. Verificamos sua confiabilidade. Se for insuficiente, a pressão da água drenada da máquina pode rasgar a mangueira.
- Conectamos a saída do sifão à tubulação de esgoto. É aconselhável dobrar ainda mais o tubo corrugado e fixá-lo nesta posição com fio macio ou fita isolante. Isto eliminará a possibilidade de um odor desagradável de esgoto, que muitas vezes acontece quando se instalam “nenúfares” equipados com sifão plano.
As características de design da pia nem sempre permitem que a torneira seja montada em uma tigela. Neste caso, é instalado na parede ou na lateral da banheira para ser utilizado alternadamente com um e outro encanamento.
É importante que o comprimento do bico do dispositivo seja suficiente para tais manipulações. Em casos raros, a pia é equipada com um orifício para torneira.
A torneira é instalada estritamente de acordo com as instruções do fabricante após a instalação do sifão e finalmente a fixação da pia nos suportes. Durante o processo de instalação, prestamos especial atenção à vedação de alta qualidade.
Todas as vedações devem ser tratadas com selante. As conexões roscadas são seladas com fita Fum ou estopa e pasta especial para encanamento.
As porcas da linha flexível são feitas de ligas de zinco e são bastante frágeis, por isso devem ser apertadas com muito cuidado, caso contrário podem quebrar. Após a conclusão do trabalho de instalação, realizamos um teste de água. Inspecionamos cuidadosamente todas as conexões e, caso seja detectado algum vazamento, corrigimos imediatamente todos os defeitos.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Convidamos você a assistir a vídeos úteis sobre o tema do artigo.
As nuances da instalação adequada da pia:
Dicas do assistente para conectar um sifão:
Instalação e conexão da pia acima da máquina de lavar:
Instalar você mesmo uma pia é uma tarefa bastante simples. Até mesmo um encanador novato pode lidar com isso sem ajuda externa. É importante fazer tudo com cuidado e estritamente de acordo com as instruções, pois a pia instalada servirá por muito tempo sem necessitar de manutenção adicional.
Você tem experiência pessoal em fixar uma pia na parede? Quer compartilhar seu conhecimento acumulado ou tirar dúvidas sobre o tema? Deixe comentários e participe das discussões - o formulário de feedback está localizado abaixo.
Eu nunca instalaria uma pia com nenúfares diretamente acima de uma máquina de lavar. Ao lavar, a máquina vibra, às vezes até salta devido ao desequilíbrio da roupa colocada incorretamente nela. E a casca também vai tremer e se soltar com o tempo. Por que isso é necessário? Quanto à instalação de sifões, tudo está escrito na hora. Aconselho também as donas de casa a colocarem uma tela especial na pia, tanto no banheiro quanto na pia. Porque o cabelo das mulheres obstrui o sifão rapidamente e às vezes é problemático limpá-lo (é inconveniente entrar nele). E ao instalar, você precisa olhar para o futuro para que haja espaço para facilitar a substituição e a limpeza.
Acho óbvio que os nenúfares não são colocados por grande desejo, mas por razões de economia de espaço em um banheiro minúsculo. Quanto às vibrações e ressaltos da máquina de lavar, isso não deveria acontecer com uma instalação de nível normal.
Depois de calcular corretamente os locais dos parafusos e fazer os furos para eles, o resto do trabalho se torna muito fácil.São os parafusos que prendem a pia, se estiverem bem fixados tudo ficará em ordem. O selante é necessário para evitar que a água escorra pela parede. Pois bem, o sifão é ainda mais simples de conectar, basta ter cuidado e certificar-se de que todas as peças se encaixam bem.