Como fazer um portão com as próprias mãos a partir de papelão ondulado: desenhos + instruções passo a passo
Uma cerca alta e sólida é necessária para cercar e proteger a propriedade privada. Mas toda cerca deve ter uma saída.E muitas vezes um portão normal não é suficiente, mesmo se você não tiver carro. Às vezes surgem situações em que você precisa trazer algo para o quintal e simplesmente não consegue ficar sem um portão. Você concorda?
Claro que você pode adquirir um produto pronto ou encomendar a fabricação e instalação de portões de uma empresa especializada, mas para economizar, sugerimos construir um portão com as próprias mãos a partir de chapas onduladas, principalmente porque não é tão difícil quanto parece à primeira vista.
A seguir, explicaremos quais são os tipos de portões em chapa ondulada, apresentaremos suas vantagens e desvantagens e também forneceremos instruções detalhadas para a construção de portões por conta própria.
O conteúdo do artigo:
Tipos de portões em chapa ondulada
As estruturas de portões em chapa ondulada podem ser: deslizantes, giratórias, forjadas e elevatórias. Eles também diferem em sua forma e método de fabricação. Além disso, muitos projetos podem ter um portão embutido.
Portões giratórios – a opção mais simples tanto na execução como na manutenção. Mesmo um artesão doméstico inexperiente pode lidar com a construção de tal estrutura.
Portões deslizantes, talvez, uma das soluções mais práticas e estéticas para decorar um grupo de entrada numa casa privada ou numa casa de veraneio. Ao contrário da opção anterior, não requerem muito espaço.
Portões forjados – pode ser giratório ou deslizante. A única diferença dos comuns é que são decorados com elementos de forjamento.
Mas é importante ressaltar que tal acréscimo aos portões convencionais feitos de papelão ondulado pode ser bastante caro, por isso é melhor planejar seu orçamento com antecedência.
Estruturas de elevação, de acordo com muitos usuários, o mais conveniente dos itens acima. Eles podem ser seccionais e eleváveis e giratórios.
É a segunda opção mais popular. Através de um mecanismo articulado por alavanca, a folha da porta é totalmente elevada até ao teto da garagem, libertando espaço para a entrada/saída de um carro.
Instruções de instalação para portões de batente
Acima, fornecemos vários designs populares para portões feitos de chapas corrugadas. Os portões giratórios são uma opção acessível e fácil que até um iniciante pode usar.
A única ressalva é que eles ocupam bastante espaço no site. Se houver espaço suficiente, você poderá começar a trabalhar com segurança.
Etapa 1 - criando um desenho de portão
Via de regra, os portões de batente em chapa ondulada têm dimensões de 3 a 4 metros de largura e 2,2 metros de altura. Deve-se levar em consideração que antes de sua colocação deve haver pelo menos 2 metros de espaço livre para a abertura desimpedida das válvulas.
Além disso, os portões de batente podem ser fabricados em diversas variações: com uma ou duas folhas, com ou sem postigo. É preferível dar preferência à segunda opção, pois as estruturas de folha única requerem muito espaço para abertura e possuem grande área de vento.
Se não houver muito espaço no local, é melhor dar preferência aos portões de batente com postigo embutido.
Ao começar a criar um desenho de projeto, você deve considerar:
- A localização do portão e suas dimensões.
- O número de apoios e a sua altura, tendo em conta a profundidade de escavação.
- Dimensões de cada faixa.
- Locais para fixação de dobradiças, fechaduras e fechos internos.
Para prolongar a vida útil da estrutura, os profissionais recomendam o reforço do portão de uma das seguintes formas: soldar cantos para fortalecer a estrutura, fazer uma moldura dentro ou acima da moldura ou instalar lintéis.
Etapa 2 - preparação de ferramentas e materiais
Com base no desenho que você preparou com todas as dimensões do futuro portão, você precisa preparar:
- chapa ondulada (aconselha-se adquirir grau no mínimo C18);
- tubo de metal oco para pilares de suporte, seção transversal não inferior a 60*60 mm;
- tubo para a base - é melhor levar 40*40 mm;
- tubo para fortalecer a base – 20*20 mm;
- placas para fixação de reforço sob a fechadura;
- parafusos auto-roscantes;
- fechos, dobradiças, fechadura;
- solução concreta para instalação de suportes;
- primer e tinta.
Além desses materiais, você precisará de: nível, fita métrica, rebarbadora, chave de fenda, máquina de solda, pá, tesoura de metal e escovas.
Etapa 3 - instalação de suportes estruturais
A instalação de portões corrugados começa com a instalação de pilares de sustentação. Para fazer isso, você precisará cavar um recesso de aproximadamente 1/3 do comprimento do suporte. E quanto maior o diâmetro do suporte, maior será o diâmetro do recesso necessário.
A seguir, os suportes são instalados nos furos preparados. Eles devem ser posicionados claramente na vertical, pois mesmo a menor inclinação causará o enviesamento de toda a estrutura.
Após verificar a correta instalação, os suportes são fixados com armadura ou tijolos e só então preenchidos com argamassa de concreto. A fixação é necessária para garantir que os suportes não tombem após a concretagem.
Para evitar que a água entre nos pilares de sustentação, pode-se concretá-los por dentro ou cobrir a parte superior com uma tampa metálica especial.
Etapa 4 - confecção da moldura e instalação das dobradiças
Primeiro você precisa de um cano corte com um moedor sobre os blanks, limpe-os da sujeira e arrume os fragmentos preparados de acordo com o desenho do futuro portão. A seguir, por meio de uma máquina de solda, as peças são conectadas entre si.
Depois que a estrutura estiver completamente soldada, ela será reforçada, se necessário. Após o resfriamento completo das costuras de soldagem, elas são completamente limpas.
Em seguida, a moldura deve ser totalmente desengordurada, bem preparada e pintada, prestando especial atenção às juntas das peças.
Quando a moldura está completamente pronta, são soldadas dobradiças a ela e aos postes de suporte - três de cada lado. Eles são instalados a uma distância de 25-30 cm da borda superior/inferior.
Você já fez soldagem? Recomendamos que você leia nuances de soldagem elétrica para iniciantes.
Se quiser abrir o portão em ambas as direções, as dobradiças devem ser soldadas ao poste de suporte e, se for em uma direção, a dobradiça deve ser colocada na moldura.Para evitar que o caixilho bata na cerca ao abrir, pode-se instalar um limitador próximo a ele.
Etapa 5 - instalação de chapas onduladas e instalação de ferragens
Na etapa seguinte, com uma tesoura para metal, a chapa corrugada é cortada e fixada na moldura do portão.
Para uma fixação confiável, a chapa perfilada deve ser fixada ao longo das ondas inferiores através de uma das vigas horizontais da moldura, e as chapas são fixadas nas vigas verticais em incrementos de 15 a 25 cm. Observe que por 1 m². O portão deve exigir pelo menos 6 parafusos.
Se a moldura tiver sido reforçada, também deverá ser fixada uma folha de perfil nos jumpers verticais ou horizontais.
A última coisa que falta é instalar a fechadura.
Normalmente, um dos três tipos é usado:
- Mortise. Ele corta diretamente no plano do tubo.
- A sobrecarga. É instalado na verga transversal do caixilho e necessita de reforço adicional com placa metálica.
- Montado. Se você planeja usar esta opção, deve soldar as dobradiças da fechadura na fase de soldagem da moldura.
Para portões em chapa ondulada, recomenda-se a utilização de travas especiais para instalação em perfil metálico. É preferível dar preferência aos modelos com mecanismo de abertura com elemento rotativo por dentro e chave por fora. É melhor não economizar nas fechaduras e comprar produtos de fabricantes consagrados.
Normalmente a maçaneta e a fechadura são instaladas a uma altura de aproximadamente 90 cm do solo, mas essa distância pode variar dependendo da altura do proprietário - o principal é que seja conveniente abrir o portão.
Vantagens e desvantagens dos portões giratórios
Acima, falamos em detalhes sobre como projetar e instalar de forma independente portões giratórios de folha dupla a partir de chapas corrugadas.
Este tipo de portão tornou-se muito popular entre os residentes do setor privado e aqui está o porquê:
- custo acessível de materiais;
- facilidade de instalação;
- aparência atraente;
- facilidade de atendimento;
- longa vida útil;
- oportunidade instalações de automação.
Apesar do grande número de vantagens, os portões em chapa ondulada apresentam algumas desvantagens: requerem muito espaço livre para abertura; Devido à grande área, estão sujeitos a cargas de vento significativas.
Precisa de um portão com postigo e não sabe que material escolher? Nosso próximo artigo discute tipos de portões com postigo, suas vantagens e desvantagens.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Instruções detalhadas em vídeo para instalar você mesmo um portão com postigo:
Outra opção para fabricação e instalação de portões em chapa ondulada, além de cercas e portões:
Como você pode ver, não há nada complicado em fazer você mesmo portões com chapas corrugadas. Tudo o que é necessário são habilidades mínimas para trabalhar com ferramentas elétricas, o desejo de fazer você mesmo o portão e algum tempo livre.
Com um pouco de esforço, você poderá fazer seus próprios portões, que se tornarão o cartão de visita do seu site e protegerão sua casa de visitantes indesejados.
Você já teve que fabricar e instalar portões de papelão ondulado? Conte-nos qual opção de design você preferiu, houve dificuldades durante a obra e como você lidou com elas? Para maior clareza, você pode anexar uma foto do seu próprio portão na discussão do artigo e também fazer perguntas aos nossos especialistas.