Instalação de portões de batente: nuances de escolha + dicas para instalação de portões e configuração de automação
A seleção e instalação de portões de batente são etapas críticas na organização do acesso a um terreno pessoal, território empresarial ou garagem. Afinal, a confiabilidade e a funcionalidade do grupo de entrada dependem disso. Você concorda?
Mas como escolher e instalar o portão certo? É exatamente sobre isso que falaremos em nosso artigo. Consideraremos critérios importantes que influenciam a escolha, além de fornecer instruções sobre instalação de portões e configuração de automação. Forneceremos o material apresentado com fotos visuais e recomendações detalhadas de vídeos.
O conteúdo do artigo:
O que considerar na hora de escolher um portão?
Para que os portões de batente se tornem a solução ideal e funcionem por muito tempo e sem avarias, é necessário levar em consideração uma série de características importantes. Além disso, antes mesmo do início da seleção e ainda mais antes da compra e instalação do portão.
Caso contrário, ignorar esta regra pode levar a perdas financeiras. Por exemplo, isso pode acontecer quando as características dos postes de suporte e dos acionamentos elétricos se revelam incompatíveis.
Para evitar problemas você deve prestar atenção a:
- localização;
- dimensões;
- espaço para abrir;
- carga de vento;
- tipo de portão;
- número de portas;
- presença de portão;
- seleção de automação;
- projeto arquitetônico;
- material de fabricação;
- preço.
As características listadas afetam diretamente a funcionalidade do portão, sua durabilidade e facilidade de uso.
Critério nº 1 – local de instalação do portão
O projeto do grupo de entrada deve começar com uma inspeção da futura localização do portão - nesta fase é determinado se a estrutura pode ter a funcionalidade necessária.
Por que é determinado no terreno:
- facilidade de entrada/saída de veículos – o carro poderá ir até o portão, passar por ele e depois estacionar na garagem ou estacionamento;
- o custo de eliminação de deficiências que interferem no acesso;
- fundamentos jurídicos.
O último ponto sugere que a presença de quaisquer restrições impossibilitará a instalação de um portão em um determinado local. Por exemplo, você não pode piorar as condições de vida de seus vizinhos, bloquear o caminho dos caminhões de bombeiros ou usar o território de outra pessoa.
Durante o projeto, você deve certificar-se de que as portas podem ser abertas no ângulo desejado (90-120°) e fechadas após estacionar o carro.
Você também deve levar em consideração que no inverno será necessário remover a neve em algum lugar, uma quantidade significativa da qual geralmente impede a abertura das portas. Ou seja, deve haver espaço adicional próximo ao portão.
Critério nº 2 – dimensões do projeto
Ao projetar o projeto de portões de batente, deve-se atentar para uma série de parâmetros para organizar adequadamente o regime de acesso planejado e o conforto de entrada/saída do território.
Portanto, você deve calcular com precisão as dimensões:
- toda a estrutura do portão;
- estrada;
- válvulas;
- coluna
Deve-se levar em conta que o grupo de entrada deverá permitir a passagem não só do veículo existente, mas também dos de maior porte. Por exemplo, um caminhão de bombeiros ou um carro grande (adquirido no futuro).
Critério #3 – tipo e carga de vento
Quanto ao tipo, existem dois tipos principais de portas de entrada: surdo E treliça.
No primeiro caso, toda a área do portão é revestida com revestimento de materiais diversos. Esta opção é a mais popular se os proprietários quiserem impedir que estranhos vejam seu território.
Os portões de treliça são uma estrutura com folhas localizadas separadamente, para que o espaço atrás deles seja visível.
Os portões cegos, pelas peculiaridades do seu design, apresentam elevada capacidade de vento.O que é uma desvantagem significativa em ventos fortes. Por exemplo, se os acionamentos elétricos forem selecionados incorretamente, eles não conseguirão fechar o portão ou seu desgaste será significativamente acelerado. E isso levará ao colapso precoce deste equipamento caro.
Para evitar esses problemas, ainda na fase de projeto do portão, deve-se calcular a carga do vento. Esta etapa o ajudará a escolher a melhor opção de acionamento elétrico.
Para realizar o cálculo, a área do portão cego deverá ser multiplicada pela pressão do vento relevante para a região desejada. Este parâmetro pode ser obtido junto a especialistas de organizações envolvidas na instalação de portões. Mas em muitos casos a pressão do vento pode atingir 60 kg/m².
Vejamos um exemplo de cálculo de carga para um portão com área de 5 m²: 5m² x 60 = 300kg.
Então o valor resultante deve ser dividido pelo número de válvulas.
Então, por exemplo, se houver 2 deles, obteremos: 300/2 = 150kg - esta é exatamente a carga que atuará em cada metade do portão, se suas áreas forem iguais.
Como resultado dos cálculos realizados, ficamos sabendo que para controlar automaticamente cada folha é necessário adquirir um acionamento elétrico capaz de suportar uma carga de 150 kg. Mas é mais prático adicionar 15% de reserva de marcha, ou melhor ainda, 50%. Neste último caso, o motor de acionamento não estará sujeito a cargas máximas, o que prolongará sua durabilidade, e significativamente (em 2 vezes).
Critério #4 – número de portas e portões
Os consumidores geralmente param em um- E bivalve projetos de grupos de entrada. Neste caso, as portas podem ser dobradas ao meio ou em forma de sanfona. Esses recursos são procurados quando o espaço é limitado.
Um dispositivo como um portão costuma ser um elemento do design do portão - pode fazer parte da solução de design. Ou pode ser usado como uma estrutura separada.
Critério nº 5 – eficiência de automação
Na fase de projeto do portão, você deve decidir como eles serão controlados. Aquilo é manualmente ou automatizado (usando acionamentos elétricos). O desenho do grupo de entrada é diferente em ambos os casos.
Se no momento da instalação do portão não houver dinheiro suficiente, mas no futuro estiver prevista a instalação de automação, deverá ser tomada uma decisão provisória. Ou seja, instalar um grupo de entrada, cujo desenho permitirá futuramente a instalação de acionamentos elétricos sem quaisquer alterações ou custos adicionais.
Critério #6 – projeto estrutural
Para portões giratórios modernos, não basta que sejam confiáveis e duráveis. Os consumidores estão cada vez mais atentos às características estéticas. O design é especialmente importante para proprietários de casas particulares.
Como resultado, o plano arquitetônico deve ser abrangente, o que criará um conjunto residencial harmonioso.
Critério #7 – material de fabricação
A estrutura dos portões giratórios é geralmente feita de tubos de aço de várias seções. cujo perfil pode ser redondo ou quadrado.Em casos raros, a moldura é feita de madeira. É bonito e ecologicamente correto, mas as qualidades de durabilidade e resistência deste material são inferiores às de seus equivalentes em aço.
Os materiais utilizados para a fabricação de portões de batente são, na maioria das vezes, perfis metálicos, chapas de aço, bem como vários elementos forjados, vários tipos de plástico, incluindo painéis transparentes, opacos e sanduíche. Mas os painéis de madeira (mostrados na foto abaixo) estão novamente se tornando cada vez mais procurados.
Ao escolher um material de fabricação, preste atenção ao seu peso. Como disso depende a potência dos acionamentos elétricos que deverão ser instalados, a comodidade da abertura manual.
Critério #8 – custo do portão
A gama de grupos de entrada é rica em diferentes categorias de preços. Portanto, não será difícil adquirir um portão a um preço aceitável para o comprador.
Também deve ser levado em consideração que portões caros geralmente apresentam custos consideráveis de operação e reparo.
Etapas de instalação de portões giratórios
A etapa principal é a instalação dos pilares de sustentação. Ao qual são posteriormente fixadas as folhas do portão.
Os materiais para fabricação dos pilares de sustentação podem ser:
- canos de aço — normalmente são utilizados produtos cuja seção transversal é de 60X60 mm ou 80X80 mm;
- concreto;
- tijolo;
- pedra.
Para garantir características de resistência suficientes da estrutura, todos os tipos de postes, exceto aqueles feitos de tubos de aço, são equipados com uma base metálica - um núcleo.
Instalação de pilares de sustentação
O material de fabricação afeta a quantidade de trabalho durante a instalação. Então tubos de aço são suficientes dirigir ou concreto. Se necessário, podem ser instalados de forma combinada.
Os tubos são cravados a uma profundidade de 1,5 m, para isso é necessário preparar primeiro o poço. O procedimento de cravação pode ser realizado com marreta e espaçador de madeira. Mas este é o método mais demorado. Portanto, dispositivos especiais são usados com mais frequência, por exemplo, bate-estacas.
O nivelamento é então realizado por meio de um nível hidráulico. A seguir, os pilares de sustentação são conectados à cerca e entre si. Para que são utilizadas as tiras removíveis especiais?
A concretagem dos pilares é um método mais confiável, pois toda a estrutura do grupo de entrada ficará mais estável. Não é mais difícil do que dirigir.
Portanto, a concretagem consiste em várias etapas:
- perfuração de poços;
- instalação e alinhamento;
- derramando argamassa de concreto.
Neste caso, a profundidade do poço normalmente não ultrapassa 1,5 M. A instalação dos tubos de suporte é feita em vidro reforçado ou sem vidro.Um nível hidráulico é usado para nivelamento.
A solução não preenche todo o poço, mas apenas parte dele. Por exemplo, se a profundidade for de 1,5 m, apenas os 50 cm inferiores são concretados e o restante do espaço é coberto com brita e terra.
Instalação de dobradiças e suspensão de portões
Independentemente do método de instalação dos pilares de sustentação, as dobradiças suspensas devem ser soldadas. Depois disso, as folhas do portão giratório são penduradas.
Os pilares de sustentação com núcleo de aço são instalados da mesma forma que os de aço, até serem revestidos com tijolo ou outro material popular.
Mas deve ser lembrado que laços articulados e uma placa de sobreposição devem ser soldados a cada núcleo. Isso é necessário para fixar o caixilho e o acionamento elétrico.
Quando o portão não está planejado para ser automatizado, não há necessidade de placas suspensas. Se as circunstâncias mudarem, eles podem ser fixados aos postes de suporte por meio de âncoras químicas ou soldagem. O último método é mais confiável.
Recomendamos que você leia manual de soldagem elétrica para iniciantes.
Em qualquer caso, a placa não deve ser montada abaixo de 50 cm do nível do solo - quanto mais baixa, mais a umidade a afeta. Assim, no inverno o acionamento elétrico ficará coberto de neve, o que pode resultar em falha prematura.
As folhas do portão podem ser abertas em qualquer direção, mas é mais prático se forem para fora. Isso economizará espaço em seu território.
Recursos de instalação e configuração de automação
O conjunto de sistemas de comando de portões inclui um número significativo de elementos que garantem o seu funcionamento eficiente e seguro:
- Acionamentos elétricos de vários tipos (alavanca, linear). Cada faixa está equipada com um desses dispositivos.
- Bloco de controle.
- Fotocélulas. Não são um elemento de design obrigatório, ou seja, o automatismo consegue facilmente fechar/abrir o portão sem eles. As fotocélulas permitem identificar instantaneamente um obstáculo - uma criança, um animal, um carro que se aproxima sem sucesso. Em seguida, dê um comando para parar de mover as válvulas.
- Fios.
- Painéis de controle.
- Caixas de distribuição.
O automatismo do portão funciona em 220 V.
Se o proprietário pretende instalar ele mesmo a automação, deve escolher um modelo de acionamento elétrico cuja garantia não será perdida após a instalação com as próprias mãos.
Requisitos para colocação do acionamento elétrico
Um ponto importante na configuração dos elementos estruturais do sistema de controle da folha do portão é o seu correto posicionamento:
- As fotocélulas devem estar localizadas estritamente opostas uma à outra. Isso é necessário para que nada interfira no recebimento do sinal de comando do transmissor pelo receptor.
- Ao instalar acionamentos elétricos, devem ser levados em consideração os requisitos e recomendações do fabricante.Quase sempre você deve cumprir rigorosamente os requisitos relativos à distância entre as dobradiças e o ângulo do poste de suporte. É fundamental que o suporte do acionamento elétrico esteja na distância necessária (o valor está indicado nas instruções) do canto do poste.
Se os requisitos listados forem ignorados, o portão simplesmente não abrirá.
Ao fixar o suporte do acionamento elétrico à placa de montagem por meio de soldagem, o ponto inicial é realizado. Em seguida são feitas medições, bem como um teste de abertura/fechamento da folha, e só então é realizada a escaldagem. Neste caso, caso seja identificada alguma deficiência, o suporte pode ser deslocado para um novo local sem dificuldades ou perdas particulares.
A haste de acionamento elétrico deve ser fixada na moldura do caixilho e não na folha, mesmo que seja rígida. A unidade de controle é colocada em uma superfície vertical, a pelo menos meio metro do solo e, de preferência, mais alta. Este elemento do sistema é vedado, mas é correto se a junta de borracha for substituída periodicamente. Isso reduzirá a probabilidade de danos à placa, às baterias e ao transformador caros localizados em seu interior.
Nuances de conexão e configuração
A automação é conectada à fonte de alimentação após a instalação de todos os elementos do sistema. Inicialmente, os fios são conectados à unidade de controle. E depois para o motor de acionamento e outros dispositivos.
Para conectar a automação, é aconselhável utilizar fios de cobre PVA. Devem ser protegidos com tubos corrugados.Se o cabo passar por baixo da estrada, é melhor levar canos de água de plástico, o que evitará danos mesmo sob carga significativa.
A colocação dos fios deve ser feita de forma oculta, ou seja, devem ficar escondidos dentro de tubos de sustentação, em uma cerca, etc. Se isso não for possível, devem ser utilizados materiais resistentes à radiação ultravioleta para isolamento.
Para reduzir a carga do acionamento elétrico, devem ser utilizadas pinças para as posições extremas das folhas. Eles reduzem o impacto negativo no motorredutor durante o vento e as pessoas balançando as folhas. O que aumenta significativamente sua vida útil.
Você pode destrancar o portão na ausência de eletricidade usando uma chave especial. Está incluído em cada acionamento elétrico.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
O vídeo ajudará você a entender como instalar a automação:
Portões giratórios modernos podem prevenir eficazmente a entrada não autorizada no território. E também aumentar significativamente o conforto e a segurança das viagens do grupo de entrada. Mas para isso é preciso escolher e instalar corretamente os portões e automatismos.
Você tem experiência na instalação de portões, instalação e conexão de automação? Conte aos nossos leitores sobre isso - o bloco de comentários está localizado abaixo. Também aqui você pode fazer upload de fotos originais de seus portões, tirar dúvidas ou deixar recomendações para sua escolha.