Como conectar gás a uma casa particular: dispositivo de entrada + instalação do sistema
Quer conectar sua casa a um fornecimento de gás centralizado? Mas esse evento desejado pode demandar muito tempo, esforço e dinheiro, certo? Quer que a gaseificação do seu domicílio ocorra sem estresse e multas desnecessárias, mas não sabe como proceder corretamente?
Ajudaremos você a entender o procedimento para conectar o gás a uma residência particular no menor tempo possível e sem problemas. O artigo discute todas as etapas, desde a documentação até a colocação em funcionamento do sistema instalado. Fotografias visuais e vídeos informativos foram selecionados.
Compreender as características desse processo permitirá que você use seus recursos de forma mais lucrativa - afinal, o trabalho de escavação pode ser feito por conta própria. Mas para a inserção será necessária a participação de funcionário do serviço de gás com autorização especial. Conhecer as especificidades da instalação de comunicações de gás também não fará mal.
O conteúdo do artigo:
Características de gaseificação de edifícios residenciais
Com a ajuda do gás, você pode organizar com sucesso o aquecimento, o aquecimento de água quente e a cozinha em sua casa. O equipamento de gás é confiável e diversificado, e o custo do combustível azul é geralmente menor do que o uso de eletricidade, combustível sólido ou líquido para os mesmos fins.
Além disso, as linhas de gás raramente falham, mas as quedas de energia são uma ocorrência comum.As reservas de lenha, carvão, gasóleo e outros vectores energéticos semelhantes têm de ser constantemente reabastecidas.
O principal problema do gás natural é o perigo para a saúde humana e a sua capacidade de explodir. Mesmo um pequeno vazamento pode causar envenenamento ou explosão. É por isso que os requisitos para a instalação de comunicações de gás são muito elevados, nem pense em fazer todo o trabalho sozinho.
Para começar, os especialistas não recomendam economizar materiais ou elementos do sistema. A colocação de tubos de qualidade duvidosa e a instalação pouco profissional são inaceitáveis.
Os canos de gás quase sempre precisam ser abertos (exceto nas seções subterrâneas do gasoduto). Não podem ser escondidos sob nenhum elemento decorativo para melhorar o interior.
Recomenda-se evitar a instalação de conexões removíveis sempre que possível. Todos os locais onde os tubos são conectados devem estar localizados de forma que o ponto de contato possa ser inspecionado a qualquer momento e reparado, se necessário.
As tubulações de gás não devem ser instaladas dentro das paredes ou profundamente nas fundações. Esta regra também se aplica a outros elementos, como platibandas, caixilhos de portas, caixilhos de janelas, divisórias, etc.
Em alguns casos, é permitida a colocação de tubulação de gás em nicho de parede, mas este ponto deve estar claramente refletido e justificado no projeto.Requisitos especiais também são impostos à inclinação dos tubos. O desvio horizontal da posição da linha é permitido em apenas 3 mm em relação aos aparelhos a gás.
Verticalmente não são permitidos desvios, mas o riser pode ter uma ligeira inclinação: não mais que 2 mm por metro. Não deve passar por áreas de convivência, sanitários ou banheiros. O riser de gás deve estar localizado na escada e geralmente passa pela cozinha.
Você também deverá prestar muita atenção à instalação de válvulas de corte. Assim, a posição do eixo central do tampão deve ser estritamente paralela à parede ao longo da qual passa o tubo. Ao escolher a posição da torneira, certifique-se de que a posição do dispositivo de corte não está bloqueada pela parede. A tubulação de gás deve ficar a uma distância de 100 mm do teto e das paredes.
A distância entre a parede e o tubo pode variar desde o raio do tubo até um valor máximo de 100 mm. Esta folga é necessária para que a estrutura possa ser facilmente examinada. Deve-se manter uma distância de 2,2 m do chão, as tubulações de gás são colocadas sobre suportes especiais e fortes, sendo inaceitável a flacidez da estrutura.
Portanto, você precisa ter certeza de que não há folgas entre o suporte e o tubo. Todos esses pontos importantes são levados em consideração projeto de sistema de abastecimento de gás, que deverá ser previamente compilado por engenheiros especialistas.
Os tubos de gás devem ser colocados a pelo menos 30 cm do painel elétrico e a pelo menos 25 cm da fiação aberta. Você deve recuar pelo menos cinco centímetros do cabo oculto.
Gaseificação das residências passo a passo
Ao descobrir como conectar o gás natural a uma residência particular, você deve levar em consideração o demorado procedimento de preenchimento de diversas documentações.
Etapa #1 – documentação da gaseificação
Primeiramente, o proprietário deverá apresentar um requerimento com pedido de gaseificação da casa, ao qual deverão ser anexados os documentos de propriedade da casa e do terreno, bem como toda a documentação técnica disponível em relação a esses objetos.
Depois disso, especialistas devem examinar o local e a casa para elaborar um documento denominado especificações técnicas. Na mesma fase, deverá ser esclarecido se será necessária a implantação de parte da rodovia nos terrenos vizinhos.
É melhor discutir imediatamente esse assunto com eles, obter permissão e combinar as especificidades do trabalho. Desta forma você pode evitar muitos problemas e atrasos.
Com base nas especificações técnicas, um pacote de documentação de projeto para gaseificação de uma casa específica e enredo. Só depois disso será possível contratar um empreiteiro para realizar um conjunto de obras de instalação.
Será realizada a instalação das partes externas e internas do gasoduto, ligação ao gasoduto comum, ligação dos equipamentos de gás e outras etapas importantes.
No processo, você terá que elaborar uma série de acordos importantes, como:
- para a realização de trabalhos de investigação e elaboração de especificações técnicas para projetistas;
- para a preparação da documentação do projeto;
- realizar trabalhos de instalação de sistemas de abastecimento de água internos e externos;
- para o fornecimento de gás natural, etc.
Além disso, é necessário obter uma série de licenças. Por exemplo, você precisará de permissão do departamento de arquitetura local para gaseificar o local.
Deve também convidar especialistas que irão inspecionar a chaminé existente na casa (ou uma construída especialmente para caldeira a gás e outros aparelhos a gás). O estado satisfatório da estrutura é confirmado pelo ato pertinente.
Com o custo de conectar uma área suburbana com uma casa a um fornecimento centralizado de gás Leia o artigo, totalmente dedicado a esta questão.
Etapa 2 - conectando o gasoduto à casa
Quase todos os elementos, dispositivos e materiais que serão utilizados no processo de gaseificação deverão possuir certificados de qualidade. Para instalação de gasoduto Geralmente é recomendado o uso de tubos de aço de baixa liga ou baixo carbono. O diâmetro da estrutura deve ser de 150 mm com espessura de parede de 5 mm.
É permitida a utilização de tubos de liga de aço sem costura não galvanizados. A tubulação é montada por soldagem, cuja qualidade deve ser impecável para seções individuais da tubulação. Conexões roscadas são utilizadas em pontos de instalação de válvulas de corte.
Além dos tubos de aço, as estruturas de polietileno têm sido cada vez mais utilizadas para a instalação de sistemas de gasodutos nos últimos anos. São mais leves, mais fáceis de instalar, bem resistentes ao frio, calor, produtos químicos agressivos, não conduzem eletricidade, etc.
Ao colocar tubos de polietileno no solo, você pode prescindir de medidas de proteção adicionais, como é feito nas estruturas de aço. Porém, o plástico é utilizado apenas para a instalação de gasodutos externos, a entrada da casa e o sistema interno devem ser metálicos. O plástico também não é aplicável em áreas com invernos muito rigorosos e com maior risco sísmico.
Colocar um gasoduto no subsolo é, por razões óbvias, mais caro, mas se for feito corretamente, esse tubo estará protegido de forma confiável contra influências externas e danos acidentais.
Se a tubulação precisar ser colocada do outro lado da estrada, o empreiteiro terá que bloquear a estrada e traçar um padrão de desvio de tráfego. O esquema é aprovado pelo departamento de polícia de trânsito local, com base no qual o executor recebe um mandado.
Recomenda-se dar preferência à colocação de gasoduto acima do solo em áreas onde o solo apresenta características de corrosão aumentadas, mas se houver linhas de energia nas proximidades, é melhor dar preferência às comunicações subterrâneas.
Em um local, você pode combinar os dois tipos de assentamento, por exemplo, colocar um gasoduto no subsolo do outro lado da estrada, acima do solo através da propriedade dos vizinhos, etc.
Assim que o projeto estiver pronto, você poderá prosseguir diretamente para o trabalho de instalação. Claro que serão realizados por especialistas que possuam a formação e os equipamentos necessários.
Etapa #3 - arranjo da sala da caldeira
Mas antes mesmo de iniciar a instalação do gasoduto, é recomendável cuidar do local onde serão instalados os aparelhos a gás: caldeira de piso a gás ou coluna de parede, fogão, etc.
Tanto a sala da caldeira como a cozinha devem ter uma janela que possa ser aberta a qualquer momento para ventilação. A área de abertura deve ter pelo menos meio metro quadrado. A altura do teto deve ser de pelo menos 220 cm e as folhas das portas devem abrir para fora e não para dentro.
Deve-se levar em consideração que o número de queimadores de um fogão a gás depende do tamanho da cozinha. Assim, numa sala com área inferior a oito metros quadrados, é permitida a instalação apenas de fogões com dois queimadores, para um fogão com três queimadores são necessários pelo menos 12 metros quadrados. m, para um dispositivo de quatro queimadores - pelo menos 15 m². m, etc.
Se a potência da caldeira ultrapassar 30 kW, será necessária a construção de uma sala de caldeira, localizada a alguma distância da casa. Aqui deve ser fornecida uma boa ventilação forçada, as paredes, o piso e o teto devem ser acabados com materiais resistentes ao fogo.
Não se deve utilizar a sala da caldeira como depósito, pois a presença de objetos e materiais estranhos pode causar acidente.
A sala da caldeira, que fica na casa, deve ser abastecida com água, além de um sensor para determinar o nível de monóxido de carbono no ar. Recomenda-se a instalação de um sistema de alarme que interrompa o fornecimento de gás em caso de vazamento. Você não deve instalar mais de duas caldeiras de baixa potência em uma sala de caldeiras.
Para um dispositivo de 30 kW, é necessária uma sala com volume de pelo menos três metros cúbicos; para caldeiras de alta potência, mais de 60 kW, são necessários pelo menos 11,5 metros cúbicos. m de espaço. As pessoas não devem ficar na sala da caldeira mais de quatro horas por dia.
O revestimento do piso, paredes e teto da sala das caldeiras não deve apenas ser resistente ao fogo, mas também não produzir poeira. A sujeira geralmente causa falhas no equipamento de gás.
Um pré-requisito para a ligação ao fornecimento principal de gás é a instalação manômetro. Nosso artigo recomendado irá familiarizá-lo com as regras para a escolha de um medidor de vazão de gás e as especificidades de sua instalação.
Etapa 4 - entrada de comunicações na casa
Para introduzir corretamente o gás na casa durante a instalação do seu próprio sistema de abastecimento de gás, faça um furo na parte inferior de uma das paredes externas, mas não na espessura da fundação.
Uma inserção na forma de uma luva de aço é primeiro inserida no orifício e, em seguida, um tubo é inserido na casa através dele. O riser principal e o gasoduto interno são então conectados a ele.
O riser geralmente é colocado verticalmente, a 15 cm de distância da parede e preso com ganchos especiais para garantir a posição vertical. O tubo é instalado com uma ligeira inclinação em sua direção.
Todos os locais onde as tubulações de gás passam pelas paredes merecem atenção especial. Os furos devem ser grandes o suficiente, pois também precisam incluir mangas protetoras por onde passam os tubos.
Previamente, todas as áreas de comunicação que ficarão localizadas na parede deverão ser revestidas com várias camadas de tinta a óleo. A lacuna entre a superfície do tubo e a manga deve ser preenchida com uma camada de estopa impregnada com resina e também preenchida com uma camada de betume.
Neste caso, é necessário certificar-se de que não há locais na parede que estejam conectados por soldagem ou rosqueamento. Apenas um tubo sólido pode ser colocado na espessura da parede.
Quanto menos conexões houver no gasoduto, quanto maiores forem as seções dos tubos maciços, melhor para a segurança da estrutura. Para não cortar a estrutura quando for necessário dobrá-la e mudar de direção, é permitido aquecer a área com queimador de gás, mas este método não deve ser abusado.
As partes individuais do gasoduto são conectadas ao solo, depois os tubos são instalados ao longo das paredes, conectados e fixados com suportes especiais.Tubos estreitos, com diâmetro inferior a 40 mm, podem ser fixados à parede com grampos ou suportes especiais.
Estruturas mais espessas são suspensas em suportes, conforme mencionado acima. Em qualquer caso, é necessário fixar firmemente esses fixadores na parede com argamassa de concreto e buchas de madeira.
Soldar tubos de gás é uma arte especial. Para que a costura seja verdadeiramente lisa e durável, é necessário preparar cuidadosamente as superfícies a serem unidas. As bordas das comunicações devem ser aparadas, niveladas e limpas até um centímetro. Somente depois disso você poderá começar o trabalho de soldagem. Recomenda-se a utilização de eletrodos de alta qualidade.
As conexões roscadas devem ser feitas o mínimo possível. Devem ser cuidadosamente selados para eliminar qualquer risco de vazamento de gás. Primeiro o fio é tratado com cal, depois é enrolado um selante (fio de linho, fita FUM, etc.), só depois a conexão é aparafusada.
Etapa 5 – teste e atividades finais
Depois de montar o sistema e introduzir gás em uma casa particular, você terá que passar por uma série de etapas finais. Antes de iniciar e configurar o equipamento, os proprietários devem passar por treinamento de segurança. Para instalar os gasodutos internos e externos, você pode, se desejar, convidar um empreiteiro ou dois diferentes.
Podem ser especialistas de uma organização local de gás ou organizações terceirizadas que possuam as licenças apropriadas. Mas a ligação direta ao gasoduto principal deve ser realizada por um serviço de ligação separado.
Depois disso, o primeiro gás é liberado no sistema e o verificando se há vazamentos. Este serviço é pago separadamente. Nessa altura, já deverá estar concluído um contrato de prestação de serviços para os equipamentos de gás existentes.
Após a primeira colocação em funcionamento do gás, um especialista da empresa prestadora de serviços deve instalar esse equipamento, ponto importante do qual depende a validade das obrigações de garantia.
Se por alguma razão convincente a ligação ao sistema de gás principal ainda não for possível, preste atenção à opção com instalação de um tanque de gás. É possível que neste momento este método de organização do fornecimento de gás à casa seja mais atraente para você pessoalmente.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Informações detalhadas sobre o procedimento de gaseificação de uma casa particular são apresentadas neste vídeo:
Aqui estão algumas dicas práticas que ajudarão você a evitar erros comuns no processo de instalação de gás:
A realização de trabalhos de gaseificação em qualquer instalação é tarefa para profissionais com as competências e licenças adequadas. O proprietário do site é responsável por preencher os documentos necessários, selecionar um empreiteiro, etc..
Todo o procedimento costuma ser caro, mas o resultado vale o dinheiro e o esforço.
Por favor, escreva comentários, faça perguntas, poste fotos sobre o tema no bloco abaixo. Conte-nos como você conectou seu site ao fornecimento centralizado de gás.É possível que sua experiência seja útil para os visitantes do site que terão que passar por um caminho semelhante.
Os trabalhadores do gás têm seus próprios truques que usam em seu próprio benefício. E o aumento do custo da conexão não é o pior dos seus métodos. Eles adoram economizar materiais. Eu estava no trabalho quando o pipeline foi instalado. Então: os canos principais agora passam pelo meu quintal. Agora não podemos construir um galpão ou uma garagem. De acordo com os cálculos iniciais, como agora sei, eles deveriam dar a volta no meu quintal. Mas a esposa assinou o plano, que eles fizeram na hora. Eles disseram todo tipo de coisa, mas ela não entendeu. Agora, se for necessário refazer o trecho assentado do gasoduto, só às suas próprias custas. Eles se protegeram; não têm nada para mostrar. Tenha cuidado para não acabar na mesma situação.
Eu também experimentei todas as delícias de bater de frente com os trabalhadores do gás, tendo herdado uma casa no subúrbio. Há gás na aldeia, mas não há ligação para nós, embora o cano passe por cima do meu portão. Eles me deram tanto dinheiro para o projeto que me sentei.
O que fazer, eles têm o monopólio de todo o trabalho com gás, então não há opções. Tivemos que desembolsar dinheiro para o projeto, e para a vinculação de toda a obra, e para o medidor, e até para ligar a caldeira.
Contavam também os seus próprios materiais, a preços muito inflacionados, como se os seus cachimbos fossem feitos de ouro.
Sim, os trabalhadores do gás estão tentando conseguir mais dinheiro e, se o proprietário não ficar indignado e pagar, eles ficarão felizes. Após análise do projeto, o preço deverá ser recalculado para baixo. Você pode economizar muito dinheiro se cuidar de todas as aprovações sozinho. Mas você tem que descobrir o problema e correr.
É apenas uma provação que temos que passar! Instale alarmes, pinte os canos de amarelo, não, você instalou errado, reorganize! Como é que um pensionista consegue tanto dinheiro?As pessoas conseguem sobreviver. Eles colocaram notas tão fabulosas que agora que tem um arco em casa, você vê que eles precisam de uma porta! Não tenho palavras. Isso machuca.
Olá. Todos os documentos com cláusulas sobre portas na sala do forno não são mais válidos. Mas os trabalhadores do gás ainda terão razão, vão aceitar e referir-se ao facto de não serem previstas normas de ventilação e, além disso, de as suas instalações gaseificadas comunicarem com uma residencial, o que é proibido pelas normas. Nós simpatizamos com você, espere, seja paciente.
Há gás de alta pressão passando ao longo do limite da cerca. Conseguirei conectar?
Não é possível conectar diretamente ao tubo de alta pressão....., é necessário um sistema de redução de pressão. Por que você não conecta um cano de baixa pressão ao gasoduto da rua, como todos os vizinhos normais da sua rua?
Neve caindo do telhado de uma casa em uma tubulação de gás é uma ocorrência comum. Existem exemplos na Internet. Defeito do projeto - a tubulação de gás é fornecida para a casa na área de degelo. São necessárias correções na documentação regulatória. Caso contrário, ancinho, ancinho, ancinho.
De onde vêm os preços, como eles se somam???? E como você entende a ligação se já pagou o fornecimento de gás para a casa????
Eles instalaram um gasoduto na aldeia de acordo com o PPRF 1547 e cobraram um preço de 175.000 rublos. Comecei a estudar documentos sobre gaseificação e percebi que estávamos sendo estupidamente enganados sem dinheiro. 1. Não é necessário projeto de construção de habitação privada. Cláusula 74b da resolução, ver também as cláusulas 12,26,80 e ler toda a resolução .2.foram feitas alterações no PPRF 815 de 28/05/21 (PPRF 914 de 20/05/22) e as cláusulas 39 e 41c foram excluídas a partir de 01/09/22. e resta apenas a RF PP 870 de 29.10.10, cláusula 95. Se quiser economizar, estude os RF PP, que são obrigatórios para execução. Veja também o art. 48 parte 3 do Código de Urbanismo da Federação Russa. assim que você concordar com o projeto e assinar tudo o que o projetista deseja, você é obrigado a pagar, e ele e o empreiteiro incluirão tudo ao máximo. Boa sorte.