Reparando uma batedeira monocomando com suas próprias mãos: instruções passo a passo
Alavanca única, ou como também é chamada controle de video game, O misturador substitui com segurança dispositivos de válvula obsoletos.É simples, fácil de usar e bastante confiável. Você pode consertá-lo sozinho, sem pedir ajuda a um encanador.
Depois de ler o artigo que apresentamos, você poderá consertar uma batedeira monocomando com suas próprias mãos. Listamos todos os tipos de avarias típicas deste tipo de encanamento. Descrevemos em detalhes como consertar falhas. Levando em consideração nossas recomendações, você pode reparar facilmente um dispositivo com uma alavanca.
O conteúdo do artigo:
Vantagens de um misturador monocomando
Como qualquer mecanismo, o mixer às vezes quebra. A avaria de uma canalização da casa de banho ou da cozinha é a avaria mais comum, impossível de não notar - poças no chão e os sons irritantes das gotas que caem que não param dia e noite não vão deixar ninguém indiferente.
Os problemas acima podem ser eliminados de forma simples e rápida por conta própria. Claro que para isso é necessário pelo menos teoricamente se familiarizar com a estrutura interna do mixer, saber o motivo de sua falha e como eliminá-la.
Todas essas questões serão discutidas em detalhes abaixo.
No entanto, primeiro vejamos as vantagens deste encanamento, às quais ele deve sua popularidade:
- Simplicidade e facilidade de manutenção. Isso já foi mencionado acima - devido à sua simplicidade, um misturador monocomando dura muito tempo, e esse período pode ser estendido com o reparo oportuno do produto.
- Fácil de usar. Não há necessidade de girar as válvulas; basta levantar o joystick do misturador em um movimento para deixar a água fluir. Para ajustar a temperatura, a alavanca é girada para a esquerda e para a direita e a pressão é ajustada pelo movimento vertical da alavanca.
- Durabilidade. Quanto mais simples o design, menos frequentemente ele quebra - um misturador monocomando é composto por um pequeno número de peças, e se você tratá-lo com cuidado e instalar um filtro na água, o produto tem garantia de durabilidade de mais de 10 anos. Claro, isso só se aplica a torneiras de alta qualidade.
À venda, muitas vezes você pode encontrar produtos feitos de silumin frágil, de curta duração, mas muito barato. Na melhor das hipóteses, esse misturador funcionará por dois anos.
Vale mencionar reparos simples. Simplificando, qualquer dona de casa inteligente pode fazer um reparo simples em uma batedeira monocomando com as próprias mãos. Basicamente, tudo se resume a uma substituição banal do cartucho ou esfera do disco, dependendo do design do dispositivo. Mas não vamos nos precipitar e considerar a estrutura interna do mixer.
Design do dispositivo com uma alça
Vamos repetir novamente: misturador monocomando simples o suficiente. Não há vestígios de caixas de guindastes quebradas constantemente aqui.
Se não levarmos em conta a presença de bicas, chuveiros e vários tipos de interruptores, o dispositivo consiste em apenas duas partes principais: um corpo metálico monolítico e um cartucho com dispositivo de travamento composto por dois discos ou uma bola. Eles são “responsáveis” por controlar o fluxo da água e regular sua temperatura.
O cartucho é colocado em uma caixa e preso com segurança por dentro com apenas uma porca, que fica bem escondida sob uma tampa decorativa. O joystick de controle do cartucho é instalado diretamente em sua alavanca. Tudo é simples, sem elementos complicados e, portanto, sem danos graves.
A estrutura interna de um misturador monocomando pode ser diferente - um cartucho de disco e uma bola podem abrir/fechar a água e regular sua temperatura. Consideremos a estrutura de ambos os designs.
Projeto de disco opção
Como o nome indica, dentro de tal dispositivo há uma lâmpada de cartucho especial com mecanismo de travamento e ajuste. Em torneiras caras, o cartucho é feito de cerâmica de alta qualidade; nas opções econômicas, geralmente é de plástico.
Cartucho O misturador é muito fácil de operar, mas quem está acostumado com um misturador valvulado precisará praticar um pouco no início, pois o joystick gira com muita facilidade.
Mas você se acostuma rapidamente com as coisas boas: a temperatura desejada e a pressão da água podem ser ajustadas com um movimento fácil. Quando os discos são combinados parcial ou totalmente, forma-se um fluxo com as características exigidas pelo usuário.
Cartucho misturador consiste em:
- Bico; esquichar, ou, como também é chamado, “ganso”.
- Interruptor equipado com parafuso de fixação.
- Porca de travamento.
- Na verdade, o cartucho.
- Carcaças com assento para cartucho.
- Juntas, pinos, porcas são peças que garantem o aperto.
Os discos do mecanismo de travamento são geralmente feitos de cerâmica e menos frequentemente de liga de aço. Existem saliências na parte superior e orifícios na parte inferior, seus formatos são complementares entre si. Quando totalmente alinhadas, as projeções se sobrepõem aos furos, resultando em uma conexão estanque.
Quando parcialmente bloqueada, a água flui para a bica. Quanto menores as saliências do cartucho superior cobrirem os orifícios da parte inferior do obturador, mais forte será o jato.
Deve-se observar que as placas são bem compactadas - esta é uma condição necessária para o funcionamento normal do misturador. Por esta razão cartucho os modelos realmente “não gostam” de água suja com suspensões mecânicas estranhas, pois partículas em miniatura ficam entre as placas e levam ao seu rápido desgaste, resultando em falha prematura da válvula.
Para prolongar a vida útil do produto, alguns fabricantes o instalam imediatamente de fábrica em frente ao tubo de entrada do misturador filtro para purificação de água áspera. Recomenda-se seguir o exemplo deles: instale você mesmo um bom filtro no abastecimento de água e forneça água purificada com segurança a todos os encanamentos.
Em que consiste um misturador de bolas?
Como no caso do modelo de disco, o nome indica as características de design do mecanismo do obturador do dispositivo. No modelo de bola da batedeira, a pressão da água e sua temperatura são reguladas por uma bola especial.
A peça é feita de metal, a bola é oca por dentro. A parte externa está perfeitamente polida. A bola tem três furos - dois para água fria e quente, o terceiro para mistura.
A haste é fixada rigidamente à peça, sua outra extremidade é fixada na alavanca de controle do misturador. Assim, ao pressionar a alça, a haste gira a bola, abre/bloqueia o acesso à água e regula a temperatura do jato.
Operar um misturador de bolas é muito mais fácil e conveniente do que disco, como as peças são lisas e se encaixam perfeitamente, o joystick se move de maneira muito suave e suave. A bola é instalada em uma espécie de cartucho de manga, que pode ser facilmente removido do aparelho em caso de reparo ou substituição.
Semelhante a um dispositivo de disco bola misturador muito exigente com a qualidade da água, reage mal à água dura e ao alto teor de ferro.
A maioria dos vazamentos nas válvulas esféricas ocorre devido à entrada de detritos nas lacunas entre a esfera e as sedes de borracha que a seguram. A instalação de um filtro de água na frente da batedeira, neste caso, também é considerada um procedimento obrigatório.
Solução geral de problemas
Se houver uma poça embaixo da pia, a primeira coisa que você precisa fazer é inspecionar a bica. Se estiver completamente seco, o problema reside na violação da estanqueidade do abastecimento de água. Você terá que rastejar para baixo da pia e procurar o vazamento. Para facilitar isso, você precisa secar os canos com um pano e ver por onde a água escoa. Na maioria das vezes, o problema é resolvido apertando a porca.
Se a rosca do tubo estiver danificada, a peça deverá ser substituída. Se as roscas internas do corpo da torneira estiverem danificadas, o problema se torna muito mais sério. Você pode tentar eliminar o vazamento envolvendo as roscas do tubo com fita vedante ou estopa com selante, mas esta é uma solução temporária; provavelmente, todo o misturador terá que ser substituído.
Pingando de derramando, embora pa alavanca está completamente bloqueada - o motivo pode ser dano ao mecanismo de travamento, porquea abrasão das peças de vedação praticamente não tem efeito na operação de dispositivos monocomando. Se houver rachaduras no corpo, o misturador precisa ser substituído - não pode ser reparado.
Uma poça de água na pia perto da base do corpo da torneira. O motivo é uma rachadura na carcaça ou desgaste da junta na peça giratória bico; esquichar.
Resolvemos as juntas do misturador monocomando. Resta montar o dispositivo e instalá-lo no local de trabalho:
Sobre o que fazer se a torneira estiver vazando, descrito em detalhes em nosso artigo proposto.
Reparar disco dispositivo
Façamos imediatamente uma ressalva que “consertar” neste caso não é a palavra apropriada, pois, muito provavelmente, você só terá que substituir o cartucho ou, em um caso particularmente difícil, todo o próprio misturador.
Os anéis de borracha acumulam constantemente detritos e depositam sais, que são encontrados em abundância na água da torneira da cidade. Gradualmente, a estanqueidade começa a diminuir e um vazamento se forma. Para eliminá-lo, o dispositivo deve ser desmontado, limpo e remontado na ordem inversa.
Antes de começar a desmontar a batedeira, é necessário desligar o abastecimento de água. A seguir, o algoritmo operacional é o seguinte.
Em primeiro lugar, remova o tampão decorativo da lateral da caixa. Ele pode ser removido facilmente, basta retirá-lo com uma faca ou chave de fenda. Após a remoção do plugue, será aberto o acesso a um pequeno parafuso de montagem, que pode ser desparafusado com uma chave sextavada ou uma chave de fenda.
O parafuso deve ser completamente desparafusado e puxado para fora, após o que você pode remover a alavanca da batedeira puxando-a suavemente para cima.
Uma arruela decorativa geralmente é aparafusada no corpo do misturador ou instalada de maneira solta. Você precisa removê-lo e, em seguida, desparafusar a porca de fixação que prende a torneira à pia.
A porca tem um diâmetro grande - você precisará de uma chave ajustável ou de boca de tamanho adequado. Depois disso, o cartucho pode ser removido da caixa e examinado quanto a danos.
Neste ponto, a desmontagem do misturador pode ser considerada completa. Existem muito poucas peças e não deve haver peças “extras” durante a remontagem.
Para o cartucho, dentro do corpo do misturador existe uma chamada “sede” com vedação de borracha - ou seja, uma junta de borracha comum, que com o tempo pode entupir ou perder elasticidade.
Como resultado, a água começa a escorrer por baixo da base da torneira.Se após a limpeza ou substituição da junta o problema não desaparecer, então o problema provavelmente está no próprio cartucho e será necessário substituí-lo. Substituindo o cartucho este artigo é dedicado a.
Observação: os discos nos cartuchos não possuem tamanhos padrão. Eles também podem diferir na localização dos orifícios de abastecimento e saída de água.
Portanto, se você decidir substituí-las, as peças antigas deverão ser retiradas da caixa e levadas até a loja, onde deverão ser mostradas ao vendedor para comparação. Você precisa comprar o mesmo cartucho, sem diferenças.
Depois que a porca de fixação estiver apertada, você poderá conectar forro flexível, abra a água e verifique o funcionamento do novo cartucho. É necessário usar uma haste para regular a pressão e a temperatura da água sem alça. No entanto, por conveniência, você pode colocar imediatamente uma alça na haste.
Como consertar uma batedeira de bolas?
Bola O misturador foi inventado há quase meio século e, desde então, seu design não mudou significativamente. É muito simples e bastante confiável - não há nada para quebrar aqui.
Se surgirem problemas, na maioria das vezes eles estão associados a materiais de baixa qualidade com os quais o encanamento é feito ou a água ruim. Como é o caso disco misturadora, as juntas devem ser removidas, examinadas cuidadosamente quanto a danos e, em seguida, substituídas ou limpas de sujeira, lavadas, secas e reinstaladas.
Para modelos de torneiras com válvula esfera, o processo de desmontagem e reparo é semelhante ao acima. A única diferença é a posição da bola, que gira em relação aos assentos de borracha firmemente pressionados contra ela. A densidade de contato das peças é garantida pelo rompimento da água no mecanismo.
A própria alavanca, que transmite o movimento à haste de controle, é removida da mesma forma que em disco modelos: é necessário desarrolhar o tampão decorativo, desapertar o parafuso, retirá-lo e retirar a alavanca da batedeira.
Em seguida, você precisa desparafusar a porca de fixação e remover a arruela que está localizada abaixo dela. Isso abre o acesso à bola. A bola em si é fácil de remover - basta puxar a haste.
Neste ponto, a desmontagem do misturador pode ser considerada completa e podemos começar a inspecionar as peças, substituindo-as ou limpando-as de contaminantes.
Conforme observado acima, na maioria das vezes o problema consiste em depósitos de sal e grãos de areia nas peças rotativas e nos elementos do misturador em contato com eles. Toda sujeira deve ser removida com cuidado e as molas inspecionadas - elas também podem estar sujas. Além disso, as molas podem perder a elasticidade e necessitar de substituição.
A causa da quebra da torneira também pode estar na própria bola. Idealmente, deve ser feito de aço inoxidável de alta qualidade. Neste caso, basta limpar a sujeira.
Na verdade, os fabricantes, especialmente os chineses, economizam em materiais caros e produzem peças com metal de baixa qualidade. Com o tempo, a superfície dessa bola começa a descascar e enferrujar, os orifícios de água ficam entupidos com partículas de ferrugem e o misturador falha.
Neste caso, limpar a superfície não adianta, a bola terá que ser substituída. A parte antiga, como no caso de um cartucho de disco, precisa ser levada à loja para comparação.
Juntar bola A batedeira deve ser instalada na ordem inversa, trabalhar com muito cuidado e centralizar as peças. Um elemento instalado incorretamente se desgastará rapidamente e poderá causar outra avaria.
Um ponto separado precisa ser mencionado: o problema mais comum e, ao mesmo tempo, insignificante - entupimento arejador misturador. Esta pequena parte é uma malha regular e foi projetada para evitar respingos. Com o tempo, as células da malha ficam obstruídas com depósitos de sal e partículas em miniatura de detritos.
A remoção do arejador é muito simples - é necessário desparafusar a arruela na extremidade da bica e retirar a peça. Se a malha não estiver completamente inutilizável, mas simplesmente entupida, ela precisará ser limpa e substituída.
O arejador pode ser substituído se você encontrar um análogo de tamanho adequado ou, como último recurso, usar um misturador sem ele.
Outro problema é o entupimento das conexões flexíveis do misturador.
Considerando o estado das modernas tubulações de água e a qualidade da água da cidade, não há nada de incomum aqui. Neste caso, é necessário desligar a água, desparafusar as entradas, limpá-las, inspecionar se há danos nas roscas e recolocá-las.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Depois de assistir ao vídeo de treinamento, você entenderá melhor o processo de desmontagem/montagem de um misturador monocomando.
Como desmontar o dispositivo e substituir o cartucho:
Assim, de fato, consertar um misturador monocomando não é uma tarefa tão difícil como pode parecer à primeira vista. Você pode resolver sozinho se tiver desejo e um conjunto mínimo de ferramentas.
Esperamos que o material apresentado nesta publicação ajude os leitores a economizar muito dinheiro, pois a maioria das pessoas, ao primeiro problema com uma torneira, simplesmente compra uma nova ou chama um encanador, e compra uma torneira de alta qualidade e serviços profissionais substituí-lo não é um prazer barato.
Gostaria de nos contar como você mesmo consertou uma torneira monocomando? Existe alguma informação útil para nós e para os visitantes do site? Escreva comentários no bloco abaixo, tire dúvidas, compartilhe os meandros do processo de reparo não abordados no artigo, fotos e dicas sobre o tema.
Essa questão provavelmente surgiu em quase todas as famílias, é claro, nas quais eles próprios fazem os reparos. Em comparação com torneiras com asas, esta torneira pode ser facilmente reparada.A alavanca é removida primeiro desaparafusando o parafuso, depois desaparafusando a porca e trocando o cartucho. O cartucho é barato, cerca de 100 rublos. Sem juntas) No entanto, não é muito conveniente regular a temperatura e a pressão da água.
Sou um grande fã de torneiras monocomando, então as tenho em todos os lugares. São muito fáceis de regular a temperatura da água. Com o tempo, você simplesmente se lembra da posição da alavanca necessária em uma determinada situação e a ajusta automaticamente. A propósito, especificamente na cozinha, na maioria das vezes não é necessário um ajuste preciso da temperatura da água. Isto não é um banho, onde o corpo está muito quente ou muito frio. Na cozinha normalmente você precisa de água fria ou apenas água morna, em termos gerais, por assim dizer.
De acordo com minhas observações, uma torneira monocomando de cozinha corre maior risco de quebrar do que a do banheiro, porque... Na cozinha a água fica ligando e desligando. Conseqüentemente, a alavanca se move constantemente para cima e para baixo. Consertar uma torneira de cozinha é um pouco mais difícil devido à sua localização. Às vezes pode ser muito problemático rastejar debaixo da pia em apartamentos diferentes (de vez em quando ganho dinheiro fazendo isso).
Eles têm dois elos fracos - cartuchos e alças. Os cartuchos quebram periodicamente ou começam a vazar do nada. As alças se desgastam na junção devido às constantes voltas e deslocamentos ao ligar a água. A substituição dessas peças não é difícil e nem muito cara, mas o que realmente surpreende é sua fragilidade generalizada, por mais que custem e por mais respeitável que seja o fabricante.
Olá! Tenho duas misturadoras monocomando e ambas apresentam o mesmo problema: ao abrir a água, a água flui por alguns segundos na temperatura que foi aberta antes, ou seja, se eu abrisse a água quente, e depois de fechar a torneira, abrisse de novo, mas dessa vez água fria, depois escoava um pouco a água quente, depois escorria a fria e vice-versa. Qual poderia ser o problema? Obrigado!
Alexander, aparentemente você tem uma caldeira autônoma. Então é normal. Não se preocupe - acostume-se!
Se a potência/pressão/rendimento e/ou não for suficiente, a sua esposa na cozinha vai estragar tudo para você, ligando constantemente a água brevemente (os sensores da caldeira estão inertes). Seja sabiamente tolerante! Acostume-se com isso.
A propósito, caldeiras monocomando não são recomendadas para caldeiras autônomas...
Você abre a torneira, a água que estava nos canos antes de você sai sob pressão, e aí é diferente! Não vejo problemas!
A torneira não deixa passar água, independente da posição da alavanca.
Nem parece uma prova completa. A alavanca do cartucho está quebrada, não? Mudado?
Tem certeza que não deixa passar água? A água estava aberta?
Não consigo descobrir como remover a bica da torneira (não há porcas na parte inferior ou interna)
Uma arruela decorativa geralmente é aparafusada no corpo do misturador ou instalada de maneira solta. Você precisa removê-lo e, em seguida, desparafusar a porca de fixação que prende a torneira à pia.
Não consigo descobrir como remover a alavanca - não há plugues
Torneira monocomando grohe, após a limpeza a água começou a sair só do chuveiro higiênico, mas não pela bica, desmontei e remontei várias vezes, não adiantou, as peças simplesmente não podem ser montadas incorretamente ( combinando todos os tipos de grooves, etc.), diga-me o que fazer?
Sim, a água é ruim, o cartucho era da Rubineta, não tem os mesmos elásticos, um é triplo e tem diâmetro maior na ponta, embaixo dele, conchas corroiam o metal, cartuchos novos com três elásticos chicote.
Estou falando de um conjunto de banheiro - tenho uma torneira sem bica, não dá para comprar por uma peça, 5 a 15 vezes mais!
Pretendo preencher as cascas com cola, lixar, polir e experimentar.
Quais são suas opiniões e recomendações?
Xilumin, como seus novos análogos, é o Mal!!!!!!!!!!!!
Mesmo em travas de porta engraçadas - Análogos/ligas - não sobrecarregarão o metal!
Bl, estou cansado de refazer, incl. e dos chineses!
Até uma pá chinesa é melhor!
Se houvesse um corpo feito de liga de cobre, eu o soldaria, ou seja, Facilmente reparável em latão!
De ligas - raiz-forte!
Cola Toko ou asax padrão marinado em salmoura de repolho por cerca de três meses, como pasta de solda…. Espero que tragam pelo menos uma amostra da periferia!