O que fazer se a torneira estiver vazando: causas dos vazamentos e métodos para eliminá-los
Todo artesão doméstico deve saber o que fazer se a torneira da cozinha ou do banheiro estiver vazando.Um proprietário prudente precisa ser capaz de determinar com rapidez e precisão a causa do mau funcionamento. Afinal, por causa de um problema tão pequeno, é simplesmente ridículo chamar um encanador e pagar-lhe dinheiro. Você concorda?
Um conjunto de ferramentas para consertar torneiras geralmente consiste em chaves de fenda, um conjunto de chaves de boca, uma chave ajustável e fita adesiva. Este conjunto, junto com as vedações e componentes necessários, ajudará qualquer pessoa a lidar com a maioria dos problemas de vazamento de torneiras por conta própria. Aqui você aprenderá como usá-los na prática.
Diremos como diagnosticar válvulas de corte, dispositivos de mistura e elementos adjacentes de abastecimento de água. Para os artesãos independentes, analisamos e delineamos todas as opções para a realização de operações de reparação.
O conteúdo do artigo:
Causas de vazamento de torneira
A visão de uma torneira vazando evoca uma variedade de emoções nas pessoas: desde um estado de choque com uma onda de adrenalina entre as donas de casa até uma alegre expectativa do próximo reparo entre executivos experientes. Se o vazamento for forte, primeiro é necessário desligar completamente o abastecimento de água da sala e só então resolver os motivos da quebra da batedeira.
Para diagnosticar um vazamento, você pode abrir gradualmente a válvula de abastecimento para determinar o local exato onde a água está pingando.
A variedade de designs de torneiras nos permite classificar os vazamentos apenas de acordo com os locais típicos de avaria:
- Pingando água diretamente do ganso.
- Vazamento por baixo da válvula (volante).
- Vazamentos nos locais de fixação de tubos ou mangueiras ao corpo do misturador.
- Vazamento na base do tubo do bico.
Ao diagnosticar a origem do vazamento, é preciso lembrar que qualquer torneira é um dispositivo oco e vedado, e o único motivo do vazamento de água é a despressurização de suas partes constituintes. Vejamos como consertar se a torneira da cozinha ou do banheiro estiver vazando.
Uma causa comum de vazamento em torneiras articuladas é um simples grão de areia preso no espaço entre as partes móveis do dispositivo. Este é o caso mais simples, necessitando apenas de limpeza:
No entanto, para evitar tais situações, ou seja,grãos de areia entrando no aparelho, é altamente recomendável instalar filtros de sujeira na frente dos misturadores articulados.
Se a avaria for grave e a reparação não conduzir aos resultados desejados, então apenas substituição de torneira. Como alterar os acessórios é descrito em detalhes em nosso artigo proposto.
Água pingando do ganso
A primeira vez que o problema de pingar água de uma bica é identificado com mais frequência à noite, quando em completo silêncio o som rítmico de uma gota caindo impede que os moradores da família adormeçam. Não adianta atrasar os reparos nesses casos, porque são rápidos e fáceis. Na maioria desses casos, as causas do vazamento são juntas ou cartuchos desgastados.
Reparação do corpo da válvula
Você precisa começar a substituir o cabeçote de controle da válvula desligando a água da casa. O problema de vazamento em torneiras com cabeçotes de válvula é um defeito ou desgaste da junta adjacente à sede do corpo do misturador. Para substituí-lo é necessário realizar uma série de ações sequenciais.
Primeiro. Desparafuse e remova o corpo da válvula. Normalmente, o volante é preso com um parafuso escondido sob uma tampa decorativa. Você pode retirar a tampa que esconde o parafuso usando uma pequena chave de fenda ou um furador comum.
Segundo. Desparafuse a própria cabeça com uma chave de boca.
Terceiro. É necessário remover a junta de borracha velha e desgastada e instalar uma nova.Um elástico custa um centavo, mas proporcionará vários anos de tranquilidade aos seus nervos. E se você tiver escolha, precisará comprar produtos de fabricantes mais confiáveis.
Quarto. Seque e esfregue a sede do corpo da torneira com lã de aço ou outro material abrasivo e, em seguida, limpe-a.
Quinto. Aparafuse a cabeça no lugar e feche a válvula com um invólucro decorativo.
Após as etapas acima, você pode ter certeza de que a torneira não está vazando e que o enervante gotejamento rítmico de água na pia desapareceu.
Instruções fotográficas para substituir a junta
Nas válvulas com mecanismo de travamento por haste, por analogia com os dispositivos valvulados, a parte mais desgastada é a junta de borracha. E embora tais dispositivos sejam agora difíceis de encontrar em ambientes urbanos, eles ainda são usados ativamente em dachas.
Vale a pena se familiarizar com a sequência de trabalhos para substituição da vedação da válvula que bloqueia o fluxo de água:
Reparação de um misturador articulado
As torneiras articuladas (monocomando) se difundiram por sua ergonomia: não é preciso girar as válvulas por muito tempo, untando-as com gordura e farinha na cozinha. Apesar da simplicidade externa e elegância das formas de tais guindastes, o algoritmo para sua operação é bastante complexo.
Para aumentar o nível de manutenção das torneiras articuladas, os fabricantes passaram a utilizar um tipo de design modular: um cartucho especial é instalado dentro do corpo, contendo todo o enchimento mecânico necessário.
Portanto, não é necessário conhecimento especial para entender como consertar um vazamento em uma válvula giratória: na maioria das avarias, todo o cartucho é substituído.
O vazamento de água com a torneira fechada implica violação da vedação entre a sede e as peças reguladoras plásticas ou cerâmicas do cartucho. Você pode tentar desmontar e limpar alguns modelos, mas a probabilidade de retornar os cartuchos à funcionalidade e eliminar vazamentos é muito baixa. Para substituir rapidamente o enchimento interno da válvula giratória, faça o seguinte.
Primeiro. Remova a tampa decorativa colorida. Serve não só para cobrir o parafuso, mas também indica a posição da alavanca no abastecimento de água fria e quente.
Segundo. No orifício aberto, é necessário desparafusar o parafuso de fixação que prende a alavanca ao cartucho.
Remova a alça da torneira.
Terceiro. O cartucho é fechado com uma tampa decorativa que deve ser desparafusada manualmente. Sob a tampa há uma grande porca circular, o que representa o principal problema para quem deseja trocar o cartucho por conta própria.
Para desapertar esta porca, é necessária uma chave ajustável com uma folga de 27-32 mm. Nem todo proprietário possui essas chaves na despensa, então você precisa se preocupar com antecedência com sua disponibilidade.
Por conveniência, é melhor dispor as peças removidas em uma superfície plana nesta ordem. É aconselhável fotografar o processo de desmontagem para não se confundir nos detalhes durante a remontagem.
Quarto. Depois de desaparafusar a porca, o cartucho é retirado e substituído por um novo semelhante.
Se você guardou a embalagem da torneira antiga, pode usá-la na loja para comprar antecipadamente um modelo de cartucho adequado. Se o tipo de misturador for desconhecido, você terá que consertar a torneira pela manhã ou à tarde, para que depois de desmontá-la você tenha tempo de ir até a loja e comprar uma peça semelhante.
O cartucho possui saliências especiais na metade inferior que correspondem às covinhas do assento. Eles são necessários para fixar as peças em uma posição claramente definida.
Após a instalação do cartucho, os componentes da torneira são montados na ordem inversa.
Se a causa do vazamento de água forem microfissuras ou ranhuras na sede, você pode tentar lixar o metal ao redor do furo com uma broca com cabeça de esmerilar pequena. Grandes fissuras não podem ser reparadas e são um sinal claro de que você precisa comprar uma torneira nova.
Detalhes sobre como consertar misturador de bola, você pode encontrá-lo no artigo que oferecemos.
Vazamento na base da válvula
O volante, também conhecido como válvula, é projetado para regular o fluxo de água através do tubo da bica. O cabeçote de ajuste (eixo da torneira) geralmente é fixado ao corpo da torneira por meio de uma conexão roscada e contém um ou mais anéis de vedação para vedar a área interna do misturador.
Abaixo estão dois diagramas de dispositivos de travamento do misturador de válvula em comparação com uma torneira monocomando (à direita).
Os volantes são revestidos por invólucros decorativos, que são fixados às cabeças por meio de um parafuso ou perno escondido sob uma pequena tampa.
Causas de vazamento de válvula
A cabeça de ajuste possui uma estrutura interna complexa.
A água pode vazar por baixo da carcaça da válvula devido às seguintes avarias:
- Nível insuficiente de vedação do cabeçote:
- o eixo da torneira não está suficientemente pressionado contra o corpo da misturadora (nos modelos modernos);
- enrolamento de rosca de baixa qualidade ao aparafusar a cabeça (em modelos mais antigos de torneiras sem anéis de vedação).
- Juntas ou anéis de borracha danificados entre o corpo do misturador e a caixa do eixo da torneira.
- Embalagem envelhecida da caixa de empanque da haste. Com essa quebra, observa-se um aumento do vazamento quando a torneira está aberta.
Antes de diagnosticar as causas do vazamento da válvula, é necessário desligar o abastecimento geral de água do apartamento e retirar as tampas decorativas do volante.
Após ter acesso ao cabeçote de ajuste, deve-se abrir a água e determinar os locais por onde a água está escorrendo. Em seguida, desligue a água novamente e comece os reparos.
Métodos de solução de problemas
É necessário considerar métodos de reparo do mecanismo da válvula, levando em consideração a localização do vazamento de água.
Opção um: A água flui por baixo do caule.
Se o guindaste tiver cabeçote de ajuste indissociável, só há uma saída: comprar e instalar uma nova caixa de eixo do guindaste, não há outra opção.No entanto, os fabricantes de torneiras mais conceituados geralmente incluem cabeçotes reparáveis em seus produtos. Se eles tiverem uma bucha de vedação de óleo na parte superior, você pode tentar apertá-la com uma chave inglesa e verificar se há vazamentos.
Se houver vazamento de água com a caixa de empanque fixada o mais firmemente possível, você pode desmontar o cabeçote, remover a vedação e tentar substituí-la. As caixas de eixo das válvulas de ajuste na maioria dos misturadores são padronizadas, mas nem sempre é possível encontrar à venda um novo retentor com o design necessário.
Se for impossível reparar um vazamento no cabeçote substituindo o retentor de óleo, ele deverá ser substituído por um novo.
Opção dois: a água flui na junção da cabeça e do corpo do misturador.
A maneira mais simples de resolver esse problema é pressionar o cabeçote contra o corpo do misturador com uma chave inglesa. Se o resultado desta ação for negativo, é necessário desparafusar o eixo da válvula e verificar as juntas de vedação.
É possível que durante a instalação inicial da torneira ela tenha se deslocado para o lado ou torcido, o que acabou causando vazamento. Recomenda-se remover e reinstalar os O-rings e, em seguida, rosquear o botão de ajuste novamente na torneira.
Se a reinstalação das juntas de vedação não levar ao desaparecimento do vazamento, será necessária a sua substituição completa.
Em vez de vedações de borracha nas torneiras soviéticas, a estopa com tinta costumava ser enrolada nos fios. Se houver um vazamento sob a válvula em tais misturadores, você deve primeiro limpar completamente o cabeçote de qualquer selante restante e, em seguida, enrolar uma fita adesiva conveniente ou o mesmo reboque lubrificado com silicone ao redor das roscas.
Depois disso, você deve rosquear firmemente o cabeçote de volta na torneira e se alegrar com a ausência de vazamentos!
Outra razão para um vazamento no espaço entre a válvula e a torneira pode ser o aparecimento de uma pequena ranhura ou arranhão ao longo da borda do corpo do misturador sob a junta do cabeçote de ajuste. Se tais defeitos forem encontrados, você deve lixar cuidadosamente toda a superfície anular até que o arranhão desapareça e, em seguida, reinstalar o eixo da válvula.
Se, devido a defeitos graves nos elementos da torneira, não for possível estancar o vazamento pelos métodos descritos acima, será necessário preparar o orçamento familiar para a compra de uma torneira nova. Aconselhamos os artesãos domésticos a estudar a tecnologia instalar uma torneira na lateral de uma pia no banheiro ou na cozinha.
Vazamento na base do ganso
Devido às diferenças no design dos misturadores de válvula e bandeira, as causas dos vazamentos de água na base do ganso e os métodos para eliminá-los diferem para essas torneiras.
Vazamento perto da bica da torneira
A mangueira do chuveiro e o tubo da bica (na linguagem comum - um ganso) são fixados ao corpo da torneira por meio de uma porca de capa, sob a qual há uma junta de borracha. E se a torneira do seu banheiro está vazando, o motivo geralmente está no desgaste desse elástico. Freqüentemente, o ganso tem 1-2 anéis de vedação externos adicionais.
Para reparar o vazamento neste caso, é necessário desparafusar a porca de capa e instalar uma nova junta de silicone ou borracha, além de substituir os anéis de borracha, se houver. As ferramentas para este procedimento exigirão uma chave inglesa, bem como um furador ou chave de fenda pequena para remover a junta de borracha antiga.
Você precisa estocar juntas com antecedência.
Se você precisar resolver o problema rapidamente, mas não houver um novo anel de vedação adequado, você pode simplesmente enrolar a fita adesiva firmemente em volta da rosca e apertar a porca de capa com a junta antiga limpa.
A água pode escorrer pela base do ganso por outro motivo: com o tempo, podem aparecer microfissuras no corpo da torneira ou bica, por onde vaza água. Existe apenas uma solução para esse tipo de vazamento - substituir todo o misturador.
Para ajudar encanadores independentes, fornecemos instruções fotográficas sobre como substituir a junta do misturador de válvula:
Vazamento na base da torneira monocomando
Para chegar às vedações da base da torneira articulada, é necessário desmontá-la completamente, retirando-a da pia. Este procedimento não é fácil e demorado, por isso iremos considerá-lo passo a passo.
O primeiro passo ao consertar uma torneira é desligar a água de sua casa. Depois disso, é necessário desconectar as mangueiras flexíveis do tubo de alimentação e abrir o misturador para permitir o escape da água restante.
O segundo passo é desparafusar a porca de fixação do pino embaixo da pia, retirar o suporte de fixação e retirar a torneira junto com as mangueiras.
Em seguida, desparafusamos o próprio pino com uma chave de fenda e usamos uma chave de boca para desconectar as mangueiras flexíveis. Se as conexões e o tubo de borracha estiverem desgastados, é aconselhável comprar mangueiras novas ou, no mínimo, substituir os O-rings e as juntas em ambas as extremidades das mangueiras. O quarto passo é desparafusar o anel roscado da base da torneira que segura a bica. Removemos o ganso.
No quinto estágio do reparo, você precisa examinar cuidadosamente e lembrar a localização dos O-rings e vedações para encaixar corretamente as novas peças na primeira vez. Depois disso, removemos as juntas antigas, limpamos seus locais e instalamos novas vedações. É conveniente limpar as ranhuras com um protetor auricular umedecido em água ou óleo.
As juntas de silicone geralmente duram de dois a três anos com uso ativo. Se você planeja usar a torneira por um período mais longo, é melhor procurar nas lojas vedações de borracha comum, que durarão vários anos a mais.
A última coisa que você precisa fazer é montar e instalar novamente o construtor chamado “torneira bandeira”, não esquecendo de colocar as gaxetas.
Se a loja não encontrou juntas de tamanho adequado e o kit de reparo padrão não as fornece, você pode eliminar o vazamento da seguinte maneira simples:
Agora só falta montar as demais partes do corpo da batedeira e colocar o aparelho no lugar:
Após instalar a torneira em seu local original, é necessário observar por vários dias se não há vazamentos na base da bica e embaixo da pia.É aconselhável examinar as juntas uma vez, após muito tempo lavando a louça.
Se aparecer um vazamento embaixo da pia e a água escorrer pelas mangueiras de conexão, será necessário desmontar novamente a torneira e eliminar o vazamento. Examinaremos esse problema em detalhes na próxima seção.
Vazamento na junção dos tubos de abastecimento
O vazamento de água nos pontos onde o corpo do misturador está conectado às tubulações ou mangueiras de água pode ocorrer por três motivos:
- Selos desgastados.
- Corpo da torneira ou encaixe de conexão rachado.
- Instalação incorreta de mangueiras flexíveis.
Se, ao inspecionar o local do reparo, for identificada uma rachadura no corpo da torneira, você poderá começar imediatamente a escolher uma nova torneira, pois esse dano não pode ser reparado.
As opções para eliminar outras causas de vazamento serão diferentes para torneiras com mangueiras de abastecimento flexíveis e em torneiras nas quais a água é fornecida a partir de bicos de plástico rígido ou tubos de metal.
Reparando canos com vazamento no banheiro
O vazamento de água na junção do corpo do misturador com os tubos embutidos na parede é eliminado da mesma forma que o vazamento do misturador valvulado na base da bica, cujas instruções para eliminação estão descritas acima. Em ambos os casos, a ligação dos dois tubos ocorre por meio de uma porca de capa, sob a qual existe um elástico de vedação.
Uma nuance importante do procedimento de substituição da junta ao instalar um misturador de dois tubos é o desaparafusamento e aperto síncrono de ambas as porcas de capa.
Caso contrário, ocorrerá um desalinhamento, que pode resultar no deslocamento das juntas e até mesmo na ligação roscada. E danificar a rosca da porca de uma torneira exclusiva pode levar, no mínimo, à necessidade de instalação de peças caseiras com aspecto feio.
Eliminando vazamentos nas mangueiras de abastecimento
Vejamos como eliminar o vazamento de água na junção das mangueiras e no corpo da torneira usando o exemplo de um dos modelos de torneira mais comuns.
O primeiro passo é desligar o abastecimento de água da torneira e desparafusar as mangueiras flexíveis dos canos de abastecimento de água. Em seguida, desparafuse as válvulas misturadoras e drene a água dos canos.
A torneira é fixada ao corpo da pia por baixo usando um suporte pressionado com uma porca em um pino. É necessário desparafusar o suporte com uma chave inglesa e retirar com cuidado a batedeira da pia, puxando as mangueiras pelo orifício.
Em princípio, você não pode remover a torneira da pia, mas sim desparafusar as mangueiras de água logo abaixo. Mas é improvável que alguém goste de fazer exercícios de ginástica no espaço limitado de uma pia.
A seguir, é necessário desparafusar as mangueiras do corpo da válvula com uma chave inglesa e recolocar os O-rings na conexão, limpando primeiro todas as ranhuras com furador e pano.
Se os tubos de borracha de alimentação estiverem desgastados, é melhor comprar novos, pois durante a reinstalação existe uma grande probabilidade de rompimento total. Devido à variedade de designs de conexões, você precisa levar mangueiras velhas para a loja como exemplo.
Após instalar novos anéis ou adquirir novas mangueiras, você pode montar a torneira no lugar, seguindo o procedimento inverso. Ao apertar as conexões da mangueira, é muito importante não fixá-las com muita força, pois os O-rings finos podem sair ou simplesmente “manchar”. Às vezes basta simplesmente prender as mangueiras com as mãos.
O principal problema com a instalação e desmontagem do misturador é o espaço de trabalho limitado. Freqüentemente, chaves de boca longas simplesmente não podem ser posicionadas para desparafusar a porca. Nessas situações, pode-se lubrificar as roscas do pino com óleo e desparafusar a porca com um alicate.
Se o misturador estiver conectado a uma linha rígida, na maioria das vezes ele será substituído, cujos recursos iremos familiarizar próximo artigo.
Se todas as etapas acima forem executadas corretamente, o vazamento deverá parar. Embora às vezes seja necessário desparafusar e apertar as mangueiras novamente devido à má qualidade dos O-rings e ao seu deslocamento.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Os vídeos ajudarão você a observar a estrutura interna das torneiras e facilitarão a compreensão de como consertar um vazamento na torneira.
Vídeo nº 1. Consertando um vazamento na base de uma bica de torneira monocomando:
Vídeo nº 2. Substituindo mangueiras flexíveis em uma torneira:
Vídeo nº 3. Desmontagem e reparação da caixa do eixo do guindaste:
As informações que apresentamos sobre os recursos de conserto de torneiras sempre ajudarão um bom proprietário a determinar o motivo do vazamento da torneira e a escolher um método para consertá-la.
Gostaria de nos contar como você mesmo consertou uma torneira da sua cozinha ou banheiro? Você teve alguma dúvida ao ler as informações fornecidas? Por favor, escreva comentários no bloco abaixo.
Qualquer pessoa que usa torneiras econômicas geralmente se depara com situações em que precisa consertar um vazamento. Torneiras de marcas mais caras também vazam, mas com muito menos frequência. Por mais que alguém tente insistir para que paguemos a mais apenas pelo nome, é fato que o mais caro costuma ser de qualidade superior.
Na minha casa, as próprias torneiras geralmente vazavam. E nesses casos, eu sempre ia à loja comprar uma nova caixa de eixo de guindaste. Sim, em princípio você pode desmontá-lo e trocar uma minúscula peça de cerâmica (tenho cerâmica em todos os lugares), mas por quê? As caixas de eixo do guindaste são bastante baratas e uma nova funciona muitas vezes melhor do que uma reformada. Nunca tive que consertar os cartuchos antes. Nada está fluindo ainda (t-t-t), mas relerei este artigo se algo acontecer. Adicionei aos meus favoritos.
Se pingar água do ganso, considere-se com sorte, basta trocar o cartucho. Mas se vazar por baixo da haste, você terá que remendá-lo, porque pode haver vários motivos. Nesses casos, um encanador preguiçoso pode sugerir a substituição de toda a torneira, mas se você mesmo estiver fazendo os reparos e economizando seu dinheiro, pode tentar desparafusar, limpar e substituir as juntas.