Como trocar uma torneira de cozinha: remova a torneira antiga e instale uma nova
A quebra de uma torneira de cozinha pode acontecer no momento mais inoportuno, quando simplesmente não há tempo para esperar a chegada de um encanador.Concordo, a capacidade de substituir um encanamento é útil para todo faz-tudo doméstico. Além disso, você não precisa de habilidades especiais ou ferramentas caras para fazer o trabalho.
Antes de trocar a torneira da cozinha, é preciso entender sua estrutura e ter uma ideia clara do procedimento. Nós vamos ajudá-lo nesses assuntos.
O artigo fornece instruções detalhadas para desmontar dispositivos antigos e instalar novos modelos, levando em consideração suas características de design. Depois de estudar o material, você pode facilmente dar conta do trabalho e economizar no orçamento familiar chamando um encanador.
O conteúdo do artigo:
Tipos de misturadores para cozinha
Os motivos para a troca de um aparelho podem ser diversos, desde a diminuição da sua funcionalidade devido ao desgaste de peças individuais, até à substituição para ajustar a batedeira ao interior geral da cozinha.
Independentemente do motivo da substituição, o processo de desmontagem e posterior instalação é quase monótono. E o dono da cozinha, antes de mais nada, precisa escolha o misturador certo.
Os seguintes parâmetros devem ser avaliados:
- uniforme de grife;
- configuração;
- material de fabricação.
A forma de design fica a critério pessoal do proprietário da cozinha, mas ao mesmo tempo, ao planejar a troca do eletrodoméstico, é aconselhável não se desviar da imagem geral do interior da cozinha. A configuração do mixer deve corresponder ao método de instalação.
Lembramos que existem dois métodos comuns para instalar torneiras de cozinha:
- parede;
- Área de Trabalho
Via de regra, na cozinha são utilizadas torneiras de mesa, projetadas para serem colocadas no painel da pia ou na lateral da pia. Os montados na parede estão gradualmente saindo de moda ou são usados como parte de interiores luxuosos de cozinhas.
Além disso, o proprietário da cozinha que decide mudar a canalização tem a oportunidade de escolher entre dois tipos de dispositivos de acordo com o método de controlo do fluxo de água. Um tipo - projetos com duas torneiras (espinha de peixe) e outro tipo - projetos do tipo alavanca única, onde a mistura da água é feita com uma alavanca.
Os materiais para a fabricação de acessórios hidráulicos mistos são geralmente silumin, latão, bronze e cerâmica. Dispositivos baseados em silumin são menos duráveis que latão e outros.
Distinguir silumin os misturadores podem ser ajustados por peso e preço de mercado (são mais leves e mais baratos). É mais prático escolher produtos de latão, bronze e cerâmica. Seu preço é mais caro, mas duram muito mais tempo, portanto, no longo prazo, esses produtos parecem mais econômicos.
Instruções para substituir o mixer
Uma descrição detalhada das etapas para reinstalar o equipamento de mistura o ajudará a evitar erros se decidir substituí-lo pela primeira vez.
Kit de ferramentas e instalação
A desmontagem e instalação de um acessório de pia de cozinha tradicional é realizada com as seguintes ferramentas de encanamento:
- chave ajustável - chave de gás número um;
- chaves (10*12, 13*14);
- chave de caixa com estoque profundo (10*12, 13*14);
- escova de aço,
- fluoroplástico fita - PTFE.
Ao resolver o problema de como substituir ou consertar uma torneira de cozinha, o instalador deve ter um completo instalação definir. Trata-se de um conjunto de todos os elementos necessários: juntas, mangueiras de conexão, porcas, parafusos, arruelas, etc., que normalmente são vendidos junto com o aparelho.
O fabricante complementa qualquer kit de torneira de cozinha com instruções que descrevem a sequência de instalação de tal dispositivo.
Além da ferramenta de instalação, você precisará de acessórios domésticos: trapos, um balde ou uma bacia. Graças a esses itens é possível minimizar o espalhamento da água que permanece nas tubulações durante o processo de desmontagem.
É aconselhável ter uma lanterna miniatura, pois normalmente a substituição de uma torneira de mesa de cozinha envolve trabalhar no escuro - embaixo da pia, embaixo da pia.
Leia o artigo: Classificação das melhores chaves.
Removendo uma torneira de cozinha
O primeiro passo é interromper o fornecimento de água (fria, quente) à misturadora - fechar as torneiras lineares das tubulações de abastecimento centralizadas. Depois de desligar as linhas, é necessário abrir as válvulas do misturador e certificar-se de que não há fluxo de água. Se houver vazamento de água, isso indica desgaste. válvulas de corte de linha.
Neste caso, terá primeiro de substituir as torneiras das linhas de abastecimento de água e só depois continuar a trabalhar na cozinha.
Se não houver vazamento de água, o trabalho de desmontagem poderá continuar. Debaixo da pia existem mangueiras de conexão flexíveis (40-60 cm de comprimento) que devem ser removidas.
Uma linha flexível é anexada à linha centralizada escorregar em nozes. É conveniente desparafusá-los com uma chave ajustável (a gás). Mangueiras flexíveis são fixadas ao corpo do misturador com acessórios tubulares. Aqui, para desparafusar as ferragens, é necessária uma chave 13*14 ou 10*12, dependendo da modificação.
Depois de desconectadas as mangueiras flexíveis, é hora de desmontar o próprio misturador. Ele é preso na pia graças a duas porcas sextavadas e uma lavadora de alta pressão especial.
As porcas são aparafusadas em dois pinos longos com cerca de 50-60 mm de comprimento. Portanto, ao substituir, é mais conveniente usar uma chave de caixa tubular. O conjunto de montagem fica localizado na parte inferior da torneira, portanto trabalhar embaixo da pia é uma prática comum na maioria dos casos.
Ao desaparafusar os parafusos, a arruela de suporte é removida dos pinos, após o que o misturador é facilmente removido.
Os modelos de parede raramente são instalados em cozinhas, mas esta opção de substituição também não está excluída. Ao contrário do método desktop, não existe um revestimento flexível. O dispositivo é montado rigidamente diretamente em tubos ramificados da rede centralizada.
Os tubos, por sua vez, são emparedados na parede, restando apenas as pontas roscadas para conexão. Para desmontar e substituir uma torneira de cozinha de parede, é necessário desparafusar duas porcas e remover o aparelho.
Verificando um novo dispositivo
Um eletrodoméstico novo, adquirido para substituir uma torneira de cozinha antiga, é retirado da embalagem. É necessário inspecionar cuidadosamente a estrutura em busca de defeitos e danos.
As lojas de encanamento de marca, via de regra, aceitam e trocam produtos defeituosos, reparam-nos ou devolvem dinheiro. O principal é ter em mãos o recibo de venda.
No misturador, você precisa verificar cuidadosamente as peças mecânicas e a funcionalidade:
- rotação dos reguladores de fluxo;
- integridade dos fios nas juntas;
- qualidade das mangueiras de conexão flexíveis.
Dependendo do modelo do aparelho, a rotação das torneiras ou o movimento da alavanca deve ser acompanhado de um movimento leve e suave. Exclui-se a presença mesmo de pequenos defeitos nos locais da rosca de conexão, caso contrário, no momento da instalação, ao aparafusar as porcas, aumenta o risco de danos a toda a unidade de conexão.
O revestimento niquelado do misturador deve ser liso, uniforme (sem inchaço), sem arranhões ou amassados.O invólucro metálico protetor das mangueiras flexíveis não deve ser danificado.
Tecnologia de instalação de guindaste
Antes de instalar o misturador, você deve limpar as aberturas internas de saída dos canos de água contra incrustações e ferrugem, e também limpar as roscas dos canos de qualquer material de vedação restante.
É conveniente fazer este trabalho com uma escova de metal áspero. O local onde fica a torneira da pia também deve ser limpo de incrustações e óxidos, mas sem escova - com pano. Se a pia for facilmente removida da base, é recomendável retirar estes acessórios de cozinha para facilitar a instalação do eletrodoméstico.
É necessário aparafusar as duas mangueiras blindadas flexíveis incluídas no kit na batedeira - uma para água quente e outra para água fria. Antes de aparafusar as mangueiras nas conexões tubulares, é necessário colocar juntas de borracha, que também acompanham o conjunto de entrega.
As mangueiras são aparafusadas manualmente até parar e, com um pouco de esforço, são apertadas duas ou três voltas com uma chave inglesa.
Na próxima etapa, o dispositivo equipado com mangueira flexível deve ser instalado em seu local na pia. Insira mangueiras flexíveis com diâmetro de 34 mm no orifício de montagem da pia (pia) e abaixe o dispositivo sobre a superfície.
Do fundo do pano da pia, você precisa chegar ao fundo da batedeira, colocar uma arruela de vedação nos pinos e apertar com porcas no pano da pia, mas não até o fim.
É necessário deixar um leve movimento livre do corpo do misturador para que seja possível alinhar o dispositivo no centro do furo de montagem. Após centralizar a batedeira, aperte as porcas dos pinos até que parem.
Concluída a montagem do dispositivo na lateral da pia, é necessário conectar as pontas das mangueiras flexíveis às tubulações principais. Os projetos de mangueiras flexíveis modernas são equipados com porcas de encaixe com juntas de borracha já instaladas.
O instalador só pode com cuidado, precisamente ao longo das roscas, aparafusar as porcas de encaixe nas extremidades dos tubos até que parem e apertá-las com uma chave de gás duas ou três voltas.
Mangueiras flexíveis para encanamento de cozinha estão disponíveis em diferentes comprimentos. Na hora da instalação deve-se guiar-se pela regra de que é imprescindível deixar alguma folga nas mangueiras. Por exemplo, para uma distância entre pontos de conexão de 520 mm, utilize um liner com comprimento de pelo menos 600 mm.
Nesta fase da obra é necessário realizar a instalação filtro de águase você planeja usá-lo.
A montagem de pino é normalmente usada em instrumentos de alavanca única e sensíveis ao toque. Dispositivos com duas válvulas de controle separadas possuem um conjunto de montagem ligeiramente modificado.
Aqui é utilizada uma arruela de suporte com uma porca de aperto, que é aparafusada na parte inferior do corpo do misturador. Com esta opção, não são mais necessárias chaves pequenas. Em vez disso, ao substituir o misturador, é usada uma chave ajustável ou a gás.
Uma característica da instalação de um dispositivo de parede é a necessidade de utilizar um dispositivo de configuração diferente, ou seja, com duas entradas separadas.
As entradas da torneira de cozinha de parede devem corresponder à distância centro a centro das extremidades das tubulações. Se não houver correspondência, utilize os adaptadores excêntricos incluídos no kit de entrega.
Características de instalação de diferentes modelos
As táticas podem ser diferentes - a ordem de trabalho depende das características de design do mixer. Vejamos passo a passo as possíveis opções de instalação.
Instruções fotográficas para instalar um misturador com porca de fixação
Para instalação nas pias de metal atualmente populares, as torneiras com uma porca de fixação aparafusada por baixo são ideais. Antes de iniciar os trabalhos na pia, é necessário selecionar uma área sem relevo para colocar a base do aparelho sobre uma superfície totalmente plana.
A tecnologia de instalação deste tipo de misturador possui especificidades próprias:
Um guia rápido para instalar uma torneira em vigas
A especificidade das operações de encanamento com este tipo de misturador é que a linha flexível deve ser fixada antes de instalar o dispositivo no lugar.
Esta sequência se deve à impossibilidade de apertá-los após colocá-los no furo de montagem:
Instalação de modelos semiprofissionais exóticos
Os projetos de instalações hidráulicas estão sendo constantemente aprimorados. Isto também se aplica às torneiras utilizadas na cozinha.
Cada vez mais, há compradores que desejam substituir uma torneira normal da cozinha por um dispositivo sensível ao toque ou misturador termostático. Do ponto de vista mecânico, a instalação de estruturas eletrônicas é quase semelhante à instalação de modelos tradicionais.
No entanto, existem algumas nuances associadas ao controle eletrônico de dispositivos:
- instalação de baterias ou fonte de alimentação externa;
- definir as condições de temperatura e armazená-las na “memória” do dispositivo;
- ajustar a sensibilidade dos sensores.
Aparelhos semiprofissionais com bica alta, rotação de 360° e chuveiro extraível são normalmente instalados em uma cozinha onde são utilizadas duas pias ou uma com duas pias separadas.
A substituição de tais dispositivos também não difere muito do método padrão, com exceção de alguns detalhes. Por exemplo, a disposição dos fixadores pode ser alterada e podem ser usados parafusos em vez de pinos.
Módulos com caixas de eixo de torneira em modelos de design podem ser instalados separadamente da bica, como, por exemplo, na versão do misturador apresentada a seguir com saída combinada:
Teste de pressão e comissionamento
Recomenda-se pressurizar a estrutura montada e verificar se há vazamentos. Para isso, as torneiras da batedeira devem estar fechadas (no modelo com alavanca, abaixe a alavanca até o fim). Abra as torneiras lineares das linhas de água quente/fria, uma por uma, e a seguir inspecione cuidadosamente todas as conexões de instalação, bem como o próprio misturador.
Se após 15-20 minutos nenhum vazamento de água for detectado, a instalação foi concluída com eficiência. Você pode começar a usar sua nova torneira na cozinha com segurança.
Antes de iniciar a operação é necessário retirar o arejador do corpo do misturador - filtro de malha. Nesta posição, abra as torneiras e deixe correr água por um breve período para remover as partículas de ferrugem, óxidos e incrustações remanescentes nas tubulações.
Após o procedimento, coloque o arejador de volta no lugar e teste o fluxo de água no modo filtração. O jato deve sair suave, sem respingar água nas laterais.
Normalmente, fabricantes conhecidos oferecem garantia de pelo menos 5 anos para os dispositivos. Durante este período, as reclamações dos compradores são aceitas. O período de garantia é fornecido conserto de torneira de cozinha às custas do fabricante se forem descobertos defeitos de fabricação, introdução de materiais de baixa qualidade, etc.
Neste caso, as reparações são efectuadas no prazo de 20 dias úteis, salvo se existirem motivos justificados para prorrogação deste prazo. Porém, no histórico de devoluções há um ponto importante - a garantia permanece válida se a batedeira for desmontada somente após inspeção por um representante do fabricante.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Instruções visuais para substituir um mixer antigo ou instalar um novo dispositivo:
Qualquer DIYer pode substituir a torneira sozinho. Se esse trabalho for realizado pela primeira vez, o principal é não ter pressa e realizar todas as ações de acordo com as instruções de instalação. Uma abordagem escrupulosa garantirá a estanqueidade da união dos elementos e a duração do funcionamento ininterrupto do encanamento.
Se você tem experiência na desmontagem e instalação de torneira de cozinha, compartilhe suas habilidades práticas com nossos leitores. Deixe comentários e tire dúvidas sobre o tema no formulário abaixo.
Caros autores, deixem-me corrigi-los! O que é chamado de “silumin” nas torneiras não é realmente silumin, mas uma liga de zinco com um teor de zinco de aproximadamente 95%.No dia a dia, os encanadores também utilizam a abreviatura TsAM para designar esse material. É esta liga de zinco que é usada em torneiras baratas, bem como em torneiras caras, se o fabricante for desonesto. É esta liga de zinco que se decompõe gradualmente sob a influência da água (especialmente água quente). Os corpos dos misturadores feitos desta liga racham ou até rompem. As propriedades técnicas da liga TsAM são tais que os produtos feitos a partir dela não podem entrar em contato com a água! Isso é o que é assustador!
E, a propósito, as torneiras feitas de TsAM não são leves há muito tempo. Eles aprenderam como pesá-los e pintá-los da cor do latão.
Não se sabe de onde veio esse equívoco sobre “silumin”, mas ele se tornou tão popular que os fabricantes de produtos feitos de silumin real estão agora tentando de todas as maneiras disfarçar o material de seus próprios produtos com outros nomes, porque a atitude “silumin é um material de figo” há muito está firmemente estabelecido no subconsciente da pessoa média. Mas o silumin é uma liga de alumínio e silício (o teor de silício pode variar de 4% a 22%). Os radiadores seccionais são feitos de silumin. E eles os chamam de alumínio, embora na verdade sejam feitos de silumin. E eles os chamam assim porque o consumidor russo já está, pode-se dizer, intimidado pela palavra “silumin”.
Troco torneiras quase a cada dois anos. Portanto, não há dúvida de uma garantia de cinco anos. A loja oferece garantia de um ano. A experiência mostra que torneiras tipo alavanca com porca de fixação são mais convenientes de instalar e usar. Usando a alavanca, você pode regular simultaneamente a pressão e a temperatura da água, mesmo com as costas da mão. Uma porca grande é mais acessível para ferramentas e fixa com segurança o corpo da válvula.
Correrei o risco de trocá-lo sozinho, ou melhor, instalar um novo mixer. Eu estou doido... acho que não tem nada complicado.