Como escolher uma torneira de cozinha: dicas de escolha, melhores opções, avaliações do fabricante
O principal local onde se consome mais água é a cozinha.As torneiras da cozinha são abertas e fechadas centenas de vezes por dia, por isso devem estar sujeitas a requisitos ainda mais rigorosos do que outros acessórios de encanamento. Antes de comprar, não faria mal nenhum estudar a gama de produtos oferecidos, não concorda?
Diremos a você como escolher uma torneira de cozinha entre uma variedade de modificações. O artigo descreve detalhadamente o design e as características operacionais, identificando os prós e os contras de várias torneiras de cozinha.
Fornecemos conselhos práticos sobre como escolher uma torneira e também listamos os melhores fabricantes cujos produtos de encanamento provaram ser os melhores. As informações apresentadas ajudarão você a entender qual tipo de mixer é ideal para você.
O conteúdo do artigo:
- Tipos de torneiras de cozinha
- Projetos por método de abastecimento de água
- Diferenças por tipo de fixação
- Características do formato da torneira da cozinha
- Tipos de bico
- Materiais de fabricação modernos
- O que mais você deve prestar atenção?
- Os melhores fabricantes estrangeiros e russos
- Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Tipos de torneiras de cozinha
Cada misturador oferecido pelo mercado hidráulico moderno tem suas vantagens e desvantagens.
A divisão do encanamento da cozinha ocorre de acordo com vários parâmetros:
- tipo de construção - método de abertura de água;
- recursos de bico;
- tipo de instalação;
- material de fabricação.
Vamos dar uma olhada em cada item separadamente.
Projetos por método de abastecimento de água
Qualquer mixer pertence a um dos três tipos e pode ser:
- guindaste com caixa de eixo (duas válvulas);
- alavanca única;
- sem contato.
Cada tipo possui características relevantes na hora de escolher e comprar.
Misturadores com duas válvulas
São designs clássicos simples nos quais uma caixa de torneira separada é aberta para fornecer água quente ou fria.
O design do mecanismo pode ser:
- minhoca;
- cerâmica.
Se estiver embutido na carcaça, é impossível distinguir seu tipo por sinais externos, mas é possível entender qual dos sistemas fornece abastecimento de água pelo número de rotações da válvula. Nas válvulas do tipo sem-fim será necessário girar a válvula pelo menos três ou quatro vezes; nas cerâmicas, meia volta é suficiente.
Mecanismo de verme. O princípio de funcionamento é muito simples - o fluxo de água é bloqueado por uma haste retrátil, que pressiona a válvula do obturador com uma junta de borracha fixada em seu fundo. A principal vantagem do design é a facilidade de reparo.
Normalmente, o vazamento nessa torneira é causado pelo desgaste da gaxeta, e o reparo consiste na troca da borracha, que você mesmo pode cortar. Mas as juntas de borracha têm vida muito curta, por isso precisam ser trocadas com frequência.
Torneira de cerâmica. O nome “cerâmica” não significa que todas as peças sejam feitas de cerâmica. A função de elementos de travamento na caixa da torneira é desempenhada por duas placas cerâmicas redondas.
Existem orifícios nos discos cerâmicos, um dos quais é fixado firmemente ao corpo e o segundo gira em relação a ele. A força da pressão da água é regulada pela coincidência dessas ranhuras.
A válvula pode ser girada 90° (um quarto de volta) ou 180° (meia volta). O design é mais confiável, mas de curta duração - em caso de avaria, a caixa do guindaste é totalmente substituída.
As vantagens de tais modelos incluem baixo custo, simplicidade de design e facilidade de manutenção - as peças defeituosas podem ser substituídas de forma independente.
Imperfeições:
- excesso de consumo de água — ao ajustar a pressão e a temperatura, parte da água é desperdiçada;
- inconveniência de controle — você tem que ajustar duas válvulas;
- dificuldade de substituição - não é fácil escolher uma caixa de eixo de torneira de cerâmica adequada.
Existem modelos “ranhurados” e “quadrados”, com diferentes comprimentos de haste, 120 ou 24 estrias para fixação de válvula, etc.
Para não cometer erros, você precisa levar a válvula e o eixo da válvula com defeito para a loja.
Dispositivos com uma alavanca
Modelos modernos e fáceis de usar, que também podem ser chamados de joystick, monocomando ou misturadores monocomando. A maioria das pessoas que decidem qual torneira é melhor para a cozinha escolhe esses designs.
Um único botão ajusta a temperatura e a pressão. Para isso, basta girar a manivela para a esquerda ou direita e ajustar a altura de sua posição.
Apesar da semelhança dos controles, eles diferem no método de mistura da água - bola e cartucho. De acordo com o desenho da carroceria, existem modelos fixos e rotativos.
Dispositivos com mecanismo de bola
A água é fornecida através de uma bola com vários furos. Os movimentos da manivela giram e regulam o fluxo de água quente e fria, regulando a pressão e a temperatura de fluxo necessárias.
A simplicidade do design se reduz a um número mínimo quebras de válvula de esfera. Os vazamentos ocorrem com mais frequência devido à penetração de grãos de areia e inclusões semelhantes no espaço entre os assentos elásticos que seguram a bola e a própria bola.
Portanto, é altamente desejável que um filtro de malha grossa seja instalado na frente do misturador. Pode escolher filtro para pia, que não apenas reterá pequenas partículas, mas também suavizará e deferrizará a água.
A presença de detritos é indicada pela necessidade de grande esforço ao fazer curvas. No entanto, na maioria das vezes, em dispositivos esféricos, a pressão e o volume da água fornecida simplesmente diminuem devido a um arejador entupido.
Você mesmo pode limpar os dois, porém, há uma diferença no algoritmo de trabalho. Para retirar grãos de areia debaixo do assento, será necessário desmontar a batedeira. Para retirar a sujeira do arejador, basta desparafusá-lo, enxaguar e retirar depósitos desnecessários.
Recursos de design de dispositivos de disco
O dispositivo de disco funciona com o mesmo princípio de funcionamento das caixas de eixo das torneiras de cerâmica: existem furos em duas placas de cerâmica (móveis e fixas), e a pressão e a temperatura da água são definidas pela área onde se combinam.
Falhas graves nos dispositivos de disco podem ser eliminadas com a substituição dos cartuchos. As falhas de trabalho mais simples, como um simples vazamento, podem ser eliminadas com as próprias mãos. Eles começam a vazar quando uma partícula fica presa entre os discos.
A utilização de tais projetos, assim como nos modelos esféricos, exige a instalação obrigatória de filtros grossos, o que aumenta a vida útil.
Tipos de casos modelo
O tipo de carcaça não depende do mecanismo de mistura, pode ser:
- elenco - imóvel;
- rotativo.
Estrutura fixa O corpo do dispositivo fundido está equipado com uma alavanca de controle lateral ou superior.
As vantagens dos guindastes fixos monocomando incluem facilidade de manutenção e alta confiabilidade. Ao mesmo tempo, não é tão conveniente de controlar e usar como um joystick, e o jato é mais potente, o que pode causar respingos de água.
Se você optar por tal mecanismo, é aconselhável que a bica da torneira seja retrátil. Entre as avarias mais comuns: afrouxamento do anel de fixação e da própria bica, desgaste das juntas.
Modelos rotativos. O fluxo é acionado e controlado por uma manopla, geralmente instalada no lado direito ou acima da bica.
A bica move-se suavemente para os lados, está bem fixada, mas não pode ser colocada em grandes alturas. As desvantagens incluem desgaste nas vedações instaladas na parte rotativa, mas podem ser substituídas sem problemas.
Vantagens dos misturadores monocomando:
- eficiência;
- fácil de usar;
- projeto funcional.
As desvantagens incluem: desgaste rápido da vedação e preço alto. Outra desvantagem é o fato da complexidade do projeto exigir reparos qualificados.
Modelos sem contato (eletrônicos)
Sensorial e misturadores termostáticos apareceram não há muito tempo e diferem significativamente das opções mecânicas.A principal função que tal torneira desempenha é fornecer água a uma temperatura pré-determinada.
Modelos voláteis e autônomos estão disponíveis. Os primeiros operam na rede elétrica por meio de um adaptador de 12 V, enquanto os últimos requerem baterias para funcionar. Ao comprar, é melhor escolher um dispositivo que tenha a capacidade de duplicar o controle manual.
A principal vantagem é uma economia significativa de água, outro detalhe positivo é que não ficam marcas de mãos no encanamento. A principal desvantagem é o alto custo.
Podemos observar separadamente a opção econômica - acessórios especiais que permitem modernizar um misturador convencional. Esse aparelho é acoplado na bica da bica, funciona com bateria e, segundo os fabricantes, economiza em até 20% o consumo de água.
Diferenças por tipo de fixação
Além das características de design, há uma divisão dos tipos de torneiras de cozinha de acordo com o método de instalação. Lugar e método de instalação de torneira influencia qual modelo escolher para uma determinada cozinha.
Existem três maneiras de proteger a unidade:
- No buraco da pia - o método de instalação mais comum e simples que você mesmo pode fazer. Quaisquer designs são adequados.
- Em bancadasVocê também pode instalar modelos de válvula, alavanca ou sensor com bica giratória. Mas antes disso, é feito na mesa um furo correspondente ao diâmetro dos dispositivos.
- Fixação diretamente na parede – apenas modelos especiais são adequados. A caixa para tal instalação deve ser maciça e a ligação com os tubos escondidos na parede deve ser rígida.
A fixação na posição horizontal é realizada quando os misturadores de alavanca são instalados com pinos rosqueados em orifícios roscados do corpo, nos quais uma meia arruela moldada é apertada com uma porca. Ao instalar estruturas de caixa de eixo de guindaste, uma bucha roscada dividida é fixada à superfície da base com uma porca.
Nos casos em que é necessária a ligação a tubos que saem da parede, são utilizados excêntricos para garantir o correto posicionamento e os fixadores são escondidos com tampas cónicas decorativas.
Características do formato da torneira da cozinha
As formas e tamanhos dos bicos são muito diversos.
Os misturadores com bico distinguem-se pelo formato:
- Em forma de L;
- Em forma de R;
- Em forma de S;
- Em forma de J;
- Em forma de C.
Independentemente do formato da bica, os bicos podem ser não só redondos, mas também achatados ou até quadrados - o tipo de vazão depende disso.
Os bicos são classificados por localização em relação à pia:
- baixo — 15,5 cm -18,4 cm;
- média - 23,5 cm, 21,6 cm, 20 cm;
- alto - 28 cm.
Acredita-se que torneiras com curvatura alta e bicos sejam destinadas a pias rasas.Mas quando um riacho cai de uma grande altura, com certeza vai espirrar, e se a pia for rasa, todos os respingos se espalharão pela cozinha. A utilização de bico baixo está associada a dificuldades no enchimento de pratos de grande volume.
O problema pode ser resolvido adquirindo uma bica com geometria variável, por exemplo, telescópica. Mas um grande número de conexões, nos locais onde são instaladas juntas e dobradiças, leva a um aparecimento bastante rápido de vazamentos.
As torneiras extraíveis são mais confiáveis e convenientes. Dentro da torneira há uma mangueira flexível por onde a água flui. Na maioria das vezes, a mangueira fica completamente embutida no misturador, de modo que parece normal.
Além da opção com a mangueira localizada na própria torneira, existem outros modelos em que a torneira funciona separadamente e o chuveiro fica escondido na pia ou fixado próximo à torneira em um suporte especial.
Este é um tipo de misturador universal, e alguns modelos podem ser equipados com controle adicional do elemento retrátil, o que permite economizar no consumo de água.
A escolha do dispositivo deve ser baseada no material utilizado na fabricação da torneira decorativa onde será colocada a mangueira. Pode ser plástico, frágil e, portanto, quebrar no ponto de extensão.
Outro modelo, mas barato, é uma torneira cuja bica é móvel e fechada por um suporte elástico. Esta opção é confiável e conveniente, mas seu design não é adequado para todos os interiores.
Tipos de bico
Consideremos um pequeno mas importante detalhe do qual dependem a economia de água, a facilidade de uso da torneira e o tipo de vazão. Os mais populares são arejadores de torneira e regadores retráteis.
Nesses aparelhos, a água é misturada ao ar, resultando em economia significativa - até 8 litros por minuto.
As grades do bico podem ser estáticas ou ajustáveis com tamanhos de furos variáveis. Alguns modelos são equipados com bicos que podem mudar a direção do jato.
Existem também complementos opcionais, mas muito convenientes. Por exemplo, retroiluminação LED, que não só se torna uma fonte de luz adicional, mas também ilumina a louça durante a lavagem.
Um termômetro eletrônico permite obter o aquecimento necessário, economizando água, e não necessita de fontes adicionais de energia, pois a recebe da pressão da água.
Materiais de fabricação modernos
O design do misturador é bastante complexo, por isso vários materiais são utilizados para produzir as peças. O corpo é feito de ligas, sendo as mais comuns o aço e o latão - metais que garantem alta confiabilidade. Dispositivos feitos de bronze e cobre são ainda melhores, mas são muito mais caros.
Além disso, o corpo pode ser feito de plástico, cerâmica e granito. As torneiras mais confiáveis são aquelas com corpo metálico e partes internas de cerâmica.
Existem ofertas suficientes para instalações sanitárias feitas de cerâmica ou plástico resistente ao calor e de alta resistência. Eles são duráveis, mas podem suportar choques mecânicos piores que os de metal.
Você também deve prestar atenção ao revestimento do metal. As superfícies cromadas são duráveis, mas não permitem escolher o esquema de cores e também ficam rapidamente cobertas com sujeira visível.
Os esmaltados não têm problemas de tonalidade, mas o esmalte não é tão durável e com o tempo vai descascar ou perder a cor original. Uma excelente opção é uma superfície decorada em bronze. As manchas não são tão visíveis e o cuidado não é difícil.
E mais um fator que você pode prestar atenção é o peso do produto. Uma torneira de alta qualidade, confiável e durável não pode ser fácil.
O que mais você deve prestar atenção?
Na hora de adquirir uma batedeira, além dos parâmetros relacionados ao design do próprio aparelho, é necessário levar em consideração outros fatores, sendo o primeiro deles o tamanho da pia.
Como já mencionado, as bicas das torneiras possuem alturas diferentes. Uma pia funda é adequada para uma posição de bico baixo; caso contrário, será problemático encher pratos altos e de grande volume com água.
E se a torneira for muito alta em combinação com uma pia rasa, a superfície circundante ficará sempre coberta de respingos. Portanto, a proporção desses tamanhos deve ser levada em consideração.
O problema pode ser resolvido adquirindo um kit que inclui torneira junto com pia - neste caso, você não precisa se preocupar com a proporção dos parâmetros, eles são calculados pelo fabricante.
A capacidade de girar a bica - na maioria das vezes a torneira pode ser girada 120-140° e 180° para modelos caros. Mas se a pia estiver localizada em um canto ou encostada na parede, esse indicador não é tão importante. E vice-versa - na hora de escolher o equipamento para uma pia instalada em uma ilha, é melhor que a bica possa girar em torno de seu eixo.
Recursos adicionais precisam ser levados em consideração. Por exemplo, em alguns modelos de dispositivos monocomando, o fabricante pré-instala um filtro grosso. Isso protege o mecanismo de pequenas partículas e evita que os proprietários tenham que instalá-lo eles próprios.
Existem aparelhos equipados com filtros de carbono para água potável. Esses aparelhos vêm com uma bica, na qual a água da torneira e a filtrada não se misturam, ou com duas bicas: a primeira é potável, a segunda é “técnica”.
No corpo de alguns modelos são instalados interruptores para fornecer água às máquinas de lavar e lava-louças.
Existem modelos que não só viram para os lados, mas também podem cair completamente e “deitar” na pia.
Os melhores fabricantes estrangeiros e russos
É claro que um bom produto não pode ser barato, mas o custo nem sempre é melhores torneiras de cozinha está além do reino da possibilidade. Na hora de escolher, você deve focar não só no preço, mas também na marca.
Fabricantes conhecidos produzem modelos econômicos e luxuosos. Ao mesmo tempo, a sua reputação estabelecida significa muito mais para eles do que pequenas poupanças, portanto, independentemente do preço, as torneiras destas marcas são sempre de elevada qualidade.
A qualidade, durabilidade e conveniência de seus equipamentos hidráulicos dependem da marca do fabricante.
Se olharmos a classificação das torneiras de cozinha por país e fabricantes específicos, veremos que os primeiros lugares estão distribuídos da seguinte forma:
- Alemanha — SIEMENS ag, Grohe, Dornbracht, Viega, Kaldewei, Hansa, Schock, Axor, Ideal Standard, Hansgrohe, Franke, Blanco;
- Itália — Jacuzzi, Rifra, Piados, Duka, Zucchetti, Roca, Webert, Bonomini, Carlo Frattini, Webert;
- França -Jacob Delafon;
- Finlândia – Oras;
- Suécia –AlfaLaval;
- Bulgária – Vidima;
- Suíça – Gustavsberg;
- Espanha - Roca;
- Dinamarca – Damixa.
Entre as empresas russas produtoras de louças sanitárias, os produtos das empresas merecem atenção "Aquatona", "Solmix", "Santekhpribor".
Os produtos desses fabricantes garantem uma operação conveniente e de longo prazo, são confiáveis e podem funcionar por muito tempo sem quebras.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Algumas dicas úteis e uma breve visão geral dos dispositivos de cozinha modernos:
A variedade de misturadores apresentados no mercado russo pode confundir qualquer comprador. Mas se você entender antecipadamente qual design, formato, funcionalidade e aparência você precisa, a escolha não será um grande problema.
Você está procurando uma torneira de pia de cozinha prática e conveniente? Diga aos nossos leitores qual opção você prefere. Você pode deixar comentários sobre o artigo e tirar dúvidas no formulário abaixo.
Na minha cozinha existe uma batedeira normal de duas alças, que é fixada no furo da pia, em forma de J, feita de uma liga metálica cromada. Considero outros modelos modernos com design excessivamente complexo, e é por isso que, na minha opinião, eles quebram com mais frequência - são modelos sem contato (eletrônicos) de alavanca única. Se eu estivesse trocando a torneira da minha cozinha, provavelmente escolheria um formato diferente; todos os outros parâmetros me satisfazem.
Tanto na cozinha como na casa de banho tenho torneiras monocomando do mesmo tipo feitas com o meu material preferido - o aço inoxidável. Mecanismo de mistura de água esférica, design de corpo giratório, ambos instalados diretamente acima do dreno. Os critérios decisivos para escolher um misturador para mim foram a rápida regulação da temperatura, baixo preço e facilidade de manutenção.
Snezhana, monocomando, na prática, nem sempre são tão convenientes quanto parecem. A ideia é boa - a pressão está ligada e a temperatura já está ajustada. Mas isso é apenas à primeira vista. Na verdade, a temperatura da água fria varia dependendo do clima e da época do ano. A temperatura está alta - geralmente por motivos alheios ao nosso controle (assim como a pressão em ambas as linhas). Como resultado, você ainda precisa verificar e ajustar quase todas as vezes.
Para mim, quanto mais simples melhor. Entre as novidades, gosto das bicas com mangueira. É realmente muito prático e prático, principalmente quando você precisa lavar algo grande.
Vim visitar um amigo; ele recentemente terminou de reformar sua cozinha. Gostei muito da opção com torneira sem toque.Como a água só flui quando a louça ou as mãos aparecem na torneira, isso é bastante econômico. Além disso, a torneira não suja com as mãos sujas, pois não precisa ser tocada. A única ressalva são os preços exorbitantes desses acessórios de encanamento, mas com o tempo tudo terá retorno.
Há muito tempo que procurava informações sobre como escolher uma torneira para cozinha, vasculhei toda a Internet até encontrar este artigo
https://sunfurni.ru/kak-pravilno-vybrat-smesitel-dlya-kuhni/