Aeradores para misturadores: tipos, princípio de funcionamento, como escolher e instalar

Economizar água para muitos de nós hoje não é apenas uma questão de moda, mas sim uma necessidade.E o arejador do misturador ajuda a facilitar a tarefa - um acessório funcional que ajuda a dispersar e manter a intensidade do jato.

Vamos dar uma olhada em qual princípio o dispositivo funciona e quais nuances considerar ao escolhê-lo e instalá-lo.

Projeto e princípio de funcionamento do arejador

O principal objetivo do dispositivo é economizar água. Uma torneira comum nem sempre consegue aguentar a pressão do riacho, cuja vazão pode chegar a 15 litros por minuto.

Demora para ajustá-lo manualmente e com ele escoam fluxos de água, pelos quais é necessário pagar quantias consideráveis.

O princípio de funcionamento do arejador de torneira é que a água que passa pelo bico se mistura ao oxigênio, formando um jato macio e espumoso na saída. Ao mesmo tempo, a intensidade do fluxo permanece inalterada e o consumo de água é reduzido quase pela metade. Além disso, a barreira natural ajuda a reter pequenas partículas de detritos.

O design do bico, que se parece com um filtro rígido, consiste em três elementos principais:

  • a base – um módulo cilíndrico em forma de anel metálico;
  • almofada – anel de borracha ou silicone para uma conexão firme;
  • filtros de malha – várias camadas de divisórias simples com aberturas celulares retangulares ou sistemas complexos de “túneis”.

O material para confecção do corpo do bico dos modelos econômicos pode ser plástico ou metal. Os elementos plásticos são famosos por sua alta resistência às mudanças de temperatura. Eles são baratos, mas duram pouco tempo.

Bocal com malha
Os bicos de malha construídos no interior ajudam a encher os jatos de água com minúsculas gotículas de ar e retêm pequenas partículas insolúveis encontradas na água da torneira

As caixas de metal são conhecidas por sua aparência estética, mas são mais vulneráveis ​​a danos mecânicos. Além disso, são suscetíveis à corrosão, muitas vezes oxidam e grudam nas torneiras, dificultando sua desmontagem para troca ou limpeza periódica.

Nos modelos mais caros feitos de metais não ferrosos, a facilidade de uso e a longa vida útil são uma compensação válida pelo alto custo.

Formato incomum do bico
Um dispositivo econômico permite reduzir pela metade o volume de água que passa pelo misturador, enquanto sua pressão ainda aumenta devido ao design específico dos filtros

Os filtros de malha podem ser feitos de cerâmica, composição polimérica ou metal não ferroso.

Os dois primeiros filtros de desenho multicamadas são responsáveis ​​​​por reter grandes fragmentos e direcionar o fluxo, e os subsequentes fornecem o excesso de ar no fluxo de água.

Produto metálico
Os dispositivos para redução do consumo de água, pertencentes ao segmento de alto preço, são feitos de cerâmica e metais não ferrosos como latão ou bronze

Também existem artigos em nosso site onde falamos detalhadamente sobre como escolher um mixer dependendo da finalidade, recomendamos a leitura:

  1. Misturadora para banheiro com ducha.
  2. Torneira de cozinha.
  3. Torneira de banheiro.
  4. Misturador para bidé.

Vantagens e desvantagens do bico

Além da principal vantagem do aparelho - reduzir o consumo de água e, consequentemente - economizar dinheiro no seu pagamento, ele também possui muitas “vantagens”.

Os principais são:

  • satura a água com oxigênio e promove o desgaste do cloro;
  • sistema de filtro embutido garante filtragem de água;
  • ajuda a reduzir o nível de ruído do fluxo de água misturando-o com o ar;
  • Possui um design simples que pode ser instalado por qualquer pessoa com apenas habilidades básicas de reparo.

A presença de membranas no bico permite a purificação da água do cloro. Graças a isso, pode ser utilizado para cozinhar sem pré-assentamento.

Como muitas donas de casa notam, o arejador é eficaz para enxaguar bem os detergentes de utensílios ou pratos de cozinha, ou seja, permite evitar o desperdício de grandes volumes de água com isso.

Bocal universal para arejador
O bocal universal é compatível com a maioria das modificações de torneiras modernas para pias de cozinha e lavatórios

O arejador tem apenas duas desvantagens. Assim, ao utilizá-lo, o processo de coleta de água no recipiente demora um pouco mais. Se a qualidade da água for baixa e contiver impurezas mecânicas e matéria fina em suspensão, existe um alto risco de entupimento rápido do bico.

Nesse caso, há necessidade de limpeza frequente ou até mesmo troca do aparelho.

Critérios para escolher sabiamente

Os designs de bicos de diferentes fabricantes podem variar ligeiramente. Os modelos de orçamento mais simples possuem um filtro em forma de inserto de plástico, os aparelhos mais modernizados são equipados com um design rotativo de vários estágios.

Principais parâmetros dos arejadores

À venda estão modelos estacionários com vazão não regulada e aqueles em que é conveniente alterar a intensidade do vazão por meio de mecanismo giratório ou de pressão.

Nos modelos ajustáveis, o primeiro modo, que forma um jato único, é conveniente para o enchimento de recipientes, e o segundo, em forma de chuveiro, é para a realização de procedimentos de água.

Modelo ajustável
O dispositivo fornece abastecimento de água da torneira em dois modos convenientes para finalidades diferentes. O ajuste simples permite aumentar a pressão do jato ou aumentar a área de distribuição do fluxo

Bicos que permitem alterar o ângulo do abastecimento de água também são muito populares. Eles ajudam a tornar o processo de lavar louça ou realizar procedimentos com água o mais confortável possível.

Se você deseja economizar mais de duas vezes o consumo de água, deve escolher modelos a vácuo. Estão equipados com uma válvula cujo objetivo principal é criar uma forte compressão da água para a posterior liberação de um jato potente. A saída de tais bicos é um fluxo com vazão de água de apenas 1,1 l/min.

Ao escolher um arejador, a atenção principal é dada a três parâmetros:

  1. Tamanho do thread do dispositivo. Deve corresponder ao diâmetro da bica da torneira na qual o bico está montado.
  2. Método de fixação. Existem dispositivos à venda com rosca interna D 22 mm e rosca externa 24 mm.
  3. Disponibilidade de funções adicionais, por exemplo, sensores de temperatura e LEDs.

Se o tamanho do bico selecionado não corresponder ao diâmetro da torneira, a maneira mais fácil de resolver o problema é instalando um adaptador, que sempre pode ser adquirido no departamento de encanamento. O principal é escolher um dispositivo feito do mesmo material do arejador.

Bico com rosca externa
Se a bica da torneira tiver rosca externa, é necessário adquirir um bico com rosca interna para ela.

Na hora de escolher os produtos, os especialistas aconselham dar preferência aos modelos complementados com revestimento de silicone. A cal não se deposita nesses bicos. Você pode limpar a ponta com apenas um toque do dedo.

Lista de opções adicionais

Para quem aprecia estética, os fabricantes oferecem arejadores de torneira com iluminação informativa brilhante, que, dependendo da temperatura da água, podem colorir o jato spray em cores diferentes.

A retroiluminação acende-se automaticamente ao abrir a torneira e, dependendo da temperatura da água, colore o riacho em verde, azul ou vermelho.

Uma microturbina equipada com gerador elétrico e sensor de temperatura é construída dentro do corpo desses bicos. Esses dispositivos operam girando turbinas autônomas em miniatura com gerador próprio e, portanto, não requerem a presença de fontes de energia adicionais.

Torneira com luz
Esse fluxo multicolorido pode transformar a atmosfera íntima do banheiro e adicionar um toque romântico a um jantar em família na cozinha.

Um sistema de diodos embutido no corpo dá ao jato uma certa tonalidade. A temperatura operacional do dispositivo é limitada a +60 °C.

Os arejadores iluminados são frequentemente escolhidos na disposição de banheiros em casas onde há crianças pequenas, pois a pele dos bebês nos primeiros meses de vida é muito sensível às oscilações de temperatura.

Acessórios para bebês
Bicos em forma de figuras de animais podem transformar um procedimento comum de água em uma diversão emocionante.

As tonalidades das cores ajudam as mães e seus pequenos inquietos durante os procedimentos com água a determinar a temperatura mais confortável sem termômetro, garantindo assim um banho seguro.

Um exemplo notável do fato de que um jato comum pode ser transformado em uma imagem dinâmica hipnotizante é a invenção do estudante de design Simin Kviu.

Aerador com microturbinas
Uma espiral torcida bizarra é formada sob a influência de microturbinas embutidas no dispositivo

Duas microturbinas estão embutidas no corpo deste aerador, que dividem o fluxo de água que passa por elas em numerosos jatos rodopiantes. Os jatos mais finos, como tranças, entrelaçados entre si, formam uma bela rede de água na saída.

Revisão dos principais fabricantes

A chave para a operação confiável do dispositivo e uma longa vida útil são as características de alta qualidade do arejador.Portanto, ao escolher um bico, você deve focar em fabricantes de confiança que garantem a qualidade dos produtos que criam.

Entre os principais fabricantes que já se comprovaram no mercado, vale destacar:

  • "Grohe" é uma empresa alemã que produz torneiras sanitárias, bem como torneiras e acessórios, que se distinguem pelo seu design original e elevados parâmetros de desempenho.
  • "Ora" - outro líder, cujas instalações de produção estão localizadas na Finlândia, Noruega e Polónia. O uso de abordagens inovadoras permite à empresa criar torneiras automáticas e acessórios de encanamento fáceis de usar.
  • Timão – o fabricante finlandês utiliza apenas tecnologias modernas na criação de louças sanitárias, criando bicos a partir de materiais de alta qualidade de diferentes formatos e cores. Oferece garantia de 5 anos para seus produtos.
  • "Jacob Delafon" - empresa francesa que tem como lema “dar estilo e conforto”, é especializada na produção de torneiras e porcelanas sanitárias e é famosa por criar requintadas coleções de equipamentos de luxo.

O custo dos arejadores das marcas listadas acima, dependendo das características do projeto, varia entre US$ 2 e US$ 10.

Fatores de preço
O preço do aparelho depende dos materiais utilizados na sua fabricação, da porcentagem de água economizada e da disponibilidade de funções adicionais

Os acessórios padrão custarão entre US$ 2-5, modelos com mecanismos giratórios e de fixação - até US$ 5-7. Aeradores modificados equipados com LEDs e sensores de temperatura custarão cerca de US$ 3,5-10.

Entre as marcas menos conhecidas, vale destacar também “Bossini” (Itália), “Tescoma” (República Tcheca), “Ango” (China).Os produtos dessas empresas, embora custem um pouco menos, praticamente não são inferiores em qualidade às marcas “promovidas”.

Sequência de instalação do bico

Não há dificuldades particulares em fixar o bico à torneira. O dispositivo é aparafusado manualmente sem o uso de ferramentas. A instalação do arejador começa com a instalação da junta de vedação que acompanha o aparelho.

Conexões com roscas e juntas
Se um adaptador roscado for usado durante a instalação, certifique-se de que haja juntas em ambos os pontos de conexão

Para apertar a conexão roscada, use um alicate. O principal ao trabalhar com uma ferramenta é não danificar a superfície externa do equipamento hidráulico.

A maneira mais fácil de evitar isso é primeiro isolar a ferramenta com fita adesiva ou simplesmente envolver a superfície com um pedaço de tecido.

Apertando o fio
Ao apertar as roscas, é importante não exagerar para não danificar o corpo do arejador ou da torneira.

A instalação do aparelho no chuveiro é feita de forma semelhante e na mesma sequência.

Manutenção e reparo de dispositivos

Para que o acessório desempenhe a tarefa pretendida, deve ser mantido limpo. Para isso, as malhas filtrantes do aparelho deverão ser limpas periodicamente. O fato de ser hora de limpar o bico será indicado pela diminuição da pressão da água ou pela eliminação do assobio do jato que sai.

Procedimento para desmontar o dispositivo:

  1. Usando um alicate ou chave mecânica, desparafuse a conexão roscada do bico. Para segurar a ferramenta, dois entalhes localizados diametralmente são fornecidos no corpo.
  2. A junta é removida do bico desmontado e o grau de desgaste é verificado. Para retirar o cilindro do filtro, deve-se pressionar cuidadosamente a tela do lado por onde sai o jato de água.Se a integridade do O-ring estiver danificada ou a borracha perder a elasticidade, a junta deverá ser substituída por uma nova.
  3. Retire todos os filtros de malha do bico e limpe-os mecanicamente, com escova de dentes, furador ou agulha, e também enxaguando em água corrente. Para desconectar o filtro, é necessário forçá-lo com a lâmina de uma chave de fenda através da fenda na lateral da caixa. A maneira mais fácil de desconectar a grade esférica é retirá-la com uma agulha de tricô ou com a ponta afiada de uma faca.
  4. Terminada a limpeza, a estrutura é montada na ordem inversa, não esquecendo de colocar as juntas de vedação. O corpo do arejador é girado no sentido anti-horário sem aplicar força excessiva.
  5. Para verificar a correta instalação, abra a torneira da água. Se for detectado vazamento, aperte um pouco mais o arejador com um alicate.

Ao montar um dispositivo limpo, é importante garantir que todas as peças se encaixem perfeitamente. Futuramente, para limpar a superfície do arejador, basta passar de vez em quando com um pano úmido e desmontar e lavar os elementos em água corrente a cada seis meses.

Tempo para limpar o arejador
Para prolongar a “vida útil” do dispositivo, é aconselhável repetir a limpeza do filtro a cada 6-9 meses

Se os depósitos de sal e calcário no filtro de malha não puderem ser removidos mecanicamente, utilize um método químico. Uma solução de vinagre ou “produtos químicos” domésticos destinados ao cuidado de equipamentos de encanamento fazem um excelente trabalho na remoção de sujeira e depósitos de calcário.

Para obter o efeito desejado, os filtros são colocados por 30-45 minutos em um recipiente com solução e deixados até que as camadas “corroam” ou descasquem.

Depois disso, as malhas são cuidadosamente lavadas com água limpa e colocadas camada por camada no módulo, não esquecendo de manter um ângulo de rotação de 45° em relação à direção das bordas das células da camada anterior.

Limpeza de depósitos minerais
O ambiente ácido lida facilmente com quaisquer depósitos minerais nos filtros de malha do dispositivo

Para prolongar a vida útil do dispositivo, tente usá-lo fora da potência de fluxo máxima. Isso retardará o processo de desgaste dos elementos e evitará quebras.

Conclusões e vídeo útil sobre o tema

Guia de vídeo para instalação do bico:


Como limpar corretamente seu dispositivo:

Não há nada complicado em instalar um arejador em uma torneira e usá-lo no dia a dia. O principal é seguir a tecnologia de instalação e fazer a manutenção regular do dispositivo.

Com um bom encanamento e cuidados de qualidade, o aparelho durará muito mais tempo.

Ainda não consegue decidir qual arejador escolher? Talvez você tenha dúvidas sobre o tema do artigo e queira obter a resposta de um especialista? Por favor, deixe seus comentários no bloco abaixo deste artigo.

Comentários dos visitantes
  1. Alexandre

    A cada mês as contas de água aumentavam cada vez mais. Então, depois de ler informações na internet, resolvi instalar arejadores em todas as torneiras que estão no apartamento. Comprei imediatamente a quantidade necessária, são baratos. Eu mesmo os estraguei, todos podem fazer isso sozinhos. Agora as contas pelo uso da água são metade desse valor. Estou muito satisfeito por ter adquirido e instalado arejadores nas torneiras.

    • Aline

      Duas vezes? Eu não acredito. O principal consumo de água vem da banheira/chuveiro e da cisterna do vaso sanitário, portanto a economia com o arejador não será tão grande.Salvar 2 vezes é 100% enganoso.

  2. Máx.

    Um arejador de torneira é uma coisa muito útil! Realmente reduz o consumo de água. Mas, infelizmente, este dispositivo não pode ser usado em todos os lugares. Por exemplo, agora temos uma batedeira monocomando em nossa cozinha, onde a alavanca fica exatamente ACIMA da bica. Conseqüentemente, a bica está localizada bem abaixo da pia. Ao mesmo tempo, na cozinha temos tradicionalmente um elevado consumo de água, ou seja, Um arejador é muito necessário. Mas se eu instalar, então sob essa torneira só será possível lavar garfos e colheres, o resto não será trivial)))

    Por este motivo, estou pensando em trocar a torneira da minha cozinha em um futuro próximo. Por isso, recomendo que quem está pensando em adquirir um arejador avalie primeiro suas torneiras. Os arejadores embutidos não economizam muita água, mas aqueles que vêm na forma de bico adicional aumentam significativamente o comprimento da bica.

  3. Danila

    Como determinar qual diâmetro é necessário ???

Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica