Como escolher uma torneira para banheiro com ducha: tipos, características + avaliações do fabricante
Para entender o assunto, como escolher uma torneira de banheiro com o chuveiro, não basta pedir ajuda a um consultor de uma loja de encanamento. É necessário estudar mais detalhadamente as características de projeto desses dispositivos e compreender o funcionamento de sua parte mecânica.
Para não se enganar, vale a pena conhecer os fabricantes cujos produtos são reconhecidos como os melhores nesta área.
O conteúdo do artigo:
Regras para escolher acessórios de encanamento
A variedade de modelos oferecidos pelos fabricantes de equipamentos impressiona. Portanto, antes de comprar, você precisa entender exatamente quais funções o futuro misturador deve ter. Depois de conhecer as características das louças sanitárias e examinar cada uma delas com mais detalhes, fica mais fácil escolher a opção certa.
Em primeiro lugar, você precisa decidir sobre o número de unidades de mistura - muitas vezes elas são adquiridas de tipo semelhante ou idêntico (design, cor, material). A designação do local de instalação também desempenha um papel significativo - o tipo de instalação depende disso.
Após determinar todos os parâmetros acima, pode-se proceder à análise dos fabricantes existentes no mercado.Uma marca anunciada nem sempre representa produtos de alta qualidade. Em alguns casos, os produtos lançados recentemente representam uma concorrência digna aos de marca, diferenciando-se favoravelmente destes últimos por um preço mais favorável.
Dependendo do tipo de fixação, as misturadoras são divididas em dispositivos para chuveiros, lavatórios, banheiras e bidês. No primeiro caso, seria preferível adquirir uma versão de parede equipada com regador.
Para pias, os produtos de abastecimento de água são montados na parede ou em prateleira com três ou um conector. Neste último caso, é melhor dar preferência forro flexível, que não depende da localização dos tubos de conexão.
Os aparelhos de banho possuem vários tipos de bica, com diâmetros diferentes: longo, médio e curto. Eles também podem ser diferenciados pelo local de instalação: no lado ou verticalmente.
Existem também diferentes maneiras de fixar um chuveiro com chuveiro: em uma barra, corpo ou suporte. Eles também produzem modelos de misturadores com conexões individuais - é possível montar no chão.
Freqüentemente, se o banheiro for adjacente, um dispositivo de cerâmica - um bidê - é instalado próximo ao vaso sanitário. A torneira utilizada para esta tigela é semelhante em suas características técnicas ao dispositivo para lavatório. Existem modelos monocomando que podem ser equipados adicionalmente com termostato.
Leia mais sobre como escolher uma torneira para bidê Avançar.
Classificação de misturadores com chuveiro
As torneiras diferem entre si não apenas nos detalhes de controle, mas também na complexidade dos mecanismos projetados para misturar a água.
Dependendo do método de controle, eles são divididos nos seguintes grupos:
- com duas válvulas;
- com alavanca;
- sem contato;
- com termostato.
As inúmeras opções oferecidas pelos fabricantes satisfazem plenamente a demanda do consumidor, não apenas por opções clássicas, mas também por interessantes mecanismos modernizados que suportam de forma independente um determinado modo de operação.
Tipos de produtos com duas válvulas
Os misturadores de válvula são os dispositivos mais populares. Estão equipados com duas caixas de eixo de guindaste. Quando as válvulas giram, a velocidade e a temperatura do fluxo de água são fornecidas e ajustadas.
Além disso, dependendo do mecanismo utilizado, o sistema com duas válvulas é dividido em mais dois subtipos: sem-fim e cerâmico.
Para uma casa de banho de estilo clássico, retro ou country, é mais aconselhável optar por um aparelho com mecanismo de torneira-eixo de cerâmica.
Porém, se a água da torneira não atender aos padrões, um filtro de limpeza especial é inserido no tubo de abastecimento para eliminar o problema de quebra rápida das placas cerâmicas.
Modelos de alavanca de dispositivos de travamento
O elemento central do dispositivo é o cartucho, e os elementos adicionais incluem o corpo, a alça e o bico.
Ao girar a parte da alavanca para os lados, os parâmetros são ajustados:
- virar para a esquerda/direita – ajusta a temperatura da água;
- para cima/para baixo – a pressão do jato aumenta/diminui.
Para atingir as condições de temperatura exigidas e a intensidade necessária do jato de água, é necessário acionar apenas uma manivela. Quando a empunhadura é girada, as placas de cerâmica, menos frequentemente as de metal, movem-se uma em relação à outra. Como resultado, os canais de água se estreitam ou se alargam.
O mecanismo de tal misturador é caracterizado por uma precisão excepcional - cada parte é ajustada em relação à outra. Qualquer partícula que entre na válvula de corte atrapalha o funcionamento de todo o sistema.Para eliminar vazamentos, a válvula pode ser facilmente desmontada e o cartucho substituído por um novo.
Dentre as vantagens de tais mecanismos, vale destacar que o abastecimento e ajuste da água com uma mão é mais rápido e, consequentemente, o consumo de água será menor.
A gama de modelos é bastante ampla, então você pode escolher a opção certa sem muita dificuldade. Se a qualidade da água for má, é aconselhável instalar um filtro grosso. Recomendamos também a leitura do artigo onde descrevemos detalhadamente o princípio de funcionamento dos modelos de alavanca. Mais detalhes - acesse link.
Torneiras sem toque ou com sensor
Os mais modernos em termos de regulação do abastecimento de água são os dispositivos do tipo sensor. Devido ao funcionamento de um sensor infravermelho que reage ao calor emanado das mãos humanas, é fornecida água. A temperatura e a pressão do líquido fornecido são ajustadas por meio de um parafuso especial localizado no corpo do aparelho.
Os modelos mais modernos são equipados com um modo automatizado para alteração dos indicadores de temperatura. Em diferentes modelos, é acionado ao realizar determinadas ações, por exemplo, ao mover os braços para os lados.
O tempo de fornecimento de água pode ser fixo ou ilimitado. No primeiro caso, a alimentação é realizada por um certo tempo e, no segundo, fluirá até você tirar as mãos de baixo do ganso.
Os elementos decorativos são incomuns para uma torneira sem toque. As opções mais comuns possuem design simples e pequenas dimensões. Para um banheiro de alta tecnologia, esta torneira é simplesmente insubstituível. Mas tem um mecanismo interno complexo, então os reparos serão caros.
Tipo de dispositivo com termostato
A cada ano o uso de termostatos se torna cada vez mais popular. Durante a operação, eles respondem ao coeficiente de intensidade de dois fluxos de água.
Esta classe premium é dividida em 2 tipos:
- Com tela LCD. Equipado com um painel especial no qual são definidos um modo confortável de temperatura e vazão de água.
- Com mecânico. Os parâmetros de fornecimento de fluido são ajustados por meio de duas alavancas.
Esses produtos são os mais seguros para uso por crianças pequenas - independentemente do modo de abastecimento de água, a temperatura na saída nunca será superior ou inferior às configurações especificadas.
Entre as muitas vantagens de tal dispositivo, há também uma desvantagem significativa - quando o abastecimento de água em uma das tubulações é desligado, o misturador desliga automaticamente. Neste caso, o abastecimento de água será totalmente interrompido.
Contudo, o processo tecnológico não parou e alguns fabricantes já conseguiram apresentar produtos inovadores modelos com termostato, equipado com controle mecânico adicional.
Diferenças entre mecanismos de comutação
Para passar do chuveiro para a bica, é utilizado um mecanismo especial.
Dependendo da sua estrutura técnica, distinguem-se os seguintes tipos:
- excêntrico;
- cartucho;
- com desviador de bola;
- com desviador de plugue;
- botão de pressão ou extraível.
O primeiro mecanismo é acionado pela rotação de uma manivela conectada a um excêntrico, que, por sua vez, aciona a haste dupla-face. Dependendo do modo desejado, um dos conectores fica bloqueado.
Este mecanismo possui uma categoria de preço baixo. Pode ser montado em qualquer mixer. O principal requisito é que os diâmetros dos fixadores da bica e da própria peça correspondam.
Pequenas desvantagens na forma de desgaste rápido das juntas de borracha são facilmente eliminadas. Se você abrir a torneira com frequência, as conexões ficam soltas e precisam ser apertadas periodicamente.
O dispositivo cartucho consiste em uma peça de mesmo nome, considerada mais confiável em relação ao tipo anterior. No entanto, se quebrar, precisará ser completamente substituído.
Num desviador de esfera, o conjunto principal é formado por uma esfera com furos colocados entre duas arruelas de borracha.
Trata-se de um dispositivo estacionário que funciona segundo o princípio de uma válvula de corte - a água entra pelo orifício lateral da bola e sai para o chuveiro/bica pelo outro. Dentre todos os apresentados, é considerado o mecanismo mais confiável.
A chave tipo plugue é caracterizada por um princípio de operação semelhante ao tipo excêntrico. Contudo, o mecanismo pode ser activado puxando ou baixando a tampa, em vez de rodar uma alavanca.
É muito difícil obter peças para tal desviador, por isso os reparos nem sempre são possíveis.
A chave de modo por botão pode ser automática ou mecânica. Um mecanismo de exaustão automático pode ser encontrado em torneiras caras com cartucho.
Sua instalação é realizada em guindaste fundido rotativo ou apresentado em bloco separado. Ao instalar um desviador automático, se o abastecimento de água for interrompido, ele assume de forma independente sua posição original.
Os designs de botões simples não diferem na aparência do primeiro tipo, porém, para retornar à posição inicial, o botão deve ser pressionado pelo usuário. As desvantagens de tais dispositivos incluem o princípio de sua operação - no modo “ligado”, é criada uma resistência notável à comutação.
Escolhendo o melhor material para torneiras
Na hora de organizar um banheiro, não só o princípio de funcionamento da torneira é importante, mas também o design do próprio aparelho. Longe vão os dias em que eram necessários produtos de qualidade excepcional.
Hoje, a procura do consumidor baseia-se numa combinação de qualidade, preço e design original. Em primeiro lugar, você deve entender com atenção: qual a diferença entre os materiais utilizados na fabricação das torneiras para banheira e chuveiro e qual é o melhor escolher?
Ligas metálicas como melhor opção
Bronze e latão são ligas tradicionais utilizadas na fabricação de torneiras, possuem alta impermeabilidade e não são suscetíveis a depósitos formados pelo contato constante com a água.
Os produtos feitos de liga de aço também têm um design impressionante, mas tendem a ficar sujos durante o uso. A utilização de água dura com impurezas provoca avarias. A tecnologia de processamento do material é mais complexa, por isso o preço será mais alto.
E a última opção de liga metálica é o silumin (alumínio e silício). É fácil de lançar.As principais desvantagens incluem vida útil curta e aparência pouco apresentável. A vantagem mais tangível desta categoria é o baixo preço dos produtos.
Se colocarmos qualidade, design e conveniência na mesma linha de importância, a opção que melhor se adapta às necessidades dos usuários é uma liga de latão ou aço.
Unidades de alimentação de plástico
As vantagens dos produtos plásticos baseiam-se nos seguintes indicadores: baixo peso do material tecnológico, resistência aos depósitos minerais formados quando as peças interagem com a água, baixo grau de condutividade térmica e preço razoável.
A vida útil dos alimentadores de plástico é muito inferior à dos de metal. É importante que apenas volantes ou alavancas de válvulas sejam feitos deste material. Neste caso, as peças plásticas não reduzem a vida útil do kit.
A graça e fragilidade da cerâmica
O tipo de torneira cerâmica apresenta maior fragilidade. Como no caso anterior, tais dispositivos são equipados apenas com elementos cerâmicos individuais. Desempenham um papel mais decorativo e não afetam a qualidade do produto. Mas exigem cuidados mais cuidadosos, assim como cautela durante a operação.
As sensações táteis ao tocar os produtos cerâmicos deixam apenas sensações agradáveis - suavidade ideal, brilho e limpeza de formato são as principais vantagens desses produtos.
Qual revestimento é mais confiável?
Vários tipos de compostos são usados para revestir cada encanamento. A sua principal tarefa é prevenir danos mecânicos e a formação de depósitos corrosivos.
Compostos de cromo ou esmalte são usados como camada externa de torneiras de metal. Este é um revestimento bastante durável com altas características higiênicas. A superfície é de fácil manutenção e não está sujeita à corrosão.
Ao utilizar uma composição de esmalte, o produto adquire estrutura fosca e granular. A escolha deste tipo de instalação de alimentação permite eliminar defeitos em forma de impressões digitais após o toque e depósitos brancos de gotas de água.
Classificação de fabricantes populares
A questão de escolher a batedeira ideal para um banheiro com ducha, para não se arrepender durante o funcionamento, está praticamente resolvida. Porém, também vale a pena tocar no tema dos bons fabricantes, cujas avaliações apresentaremos a seguir.
Não é nenhum segredo que as torneiras fabricadas na Rússia no mercado são menos populares em comparação com as estrangeiras. Isso se deve ao fato de muitas empresas nacionais já terem se mostrado ruins e, portanto, a credibilidade dos compradores diminuiu.
Líder - Hansgrohe (Alemanha)
O primeiro lugar é ocupado por produtos de alta qualidade da empresa alemã Hansgrohe, líder mundial na área de instalações hidráulicas.As mais difundidas são as torneiras projetadas para banheiros com pequena área.
Esta linha é representada por mecanismos de parâmetros compactos, com elementos de fixação de alta qualidade.
A gama de produtos é muito ampla: são apresentadas unidades valvuladas e monocomando, termostatos e dispositivos com diversos tipos de fixação. A preferência na produção é dada ao latão cromado. A garantia dos mecanismos de alimentação é de 5 anos, mas na realidade a vida útil é muito maior.
Segundo lugar para Kludi (Alemanha)
A qualidade das torneiras desta marca alemã atende aos mais elevados padrões internacionais. Entre as inúmeras vantagens, vale destacar a durabilidade, a multitarefa, além do design diferenciado dos aparelhos - combinam soluções inovadoras e formatos clássicos.
As soluções de design nos modelos Kludi são variadas, por isso não será difícil encontrar uma opção adequada para qualquer interior. O aço inoxidável com revestimento cromado foi escolhido como material para fabricação do produto. Além das opções clássicas, os produtos podem ser confeccionados nas cores branco e preto.
O terceiro lugar foi para Oras (Finlândia)
Você também pode listar muitas empresas de status bastante elevado com produtos de luxo. No entanto, se considerarmos a relação preço-qualidade, então em terceiro lugar podemos colocar com segurança o encanamento finlandês da Oras.
Os produtos produzidos não são de qualidade inferior aos dos seus homólogos alemães. A gama de modelos apresentados pela empresa é muito extensa.
A empresa prefere o plástico ABS como principal material para a fabricação de torneiras. Devido a isso, o custo dos produtos é reduzido significativamente, enquanto a qualidade dos dispositivos não se deteriora.
O único aspecto negativo observado pelos usuários é o desbotamento da cor durante o uso. Mas esse problema é típico de modelos feitos em tonalidades de cores fora do padrão.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Princípio de seleção o melhor misturador. As principais características que você precisa prestar atenção são mostradas no vídeo:
Revisão de uma versão econômica de um mixer Haiba de alta qualidade no vídeo:
As torneiras de banheiro GROHE Eurodisc Joy com controles inovadores são mostradas no vídeo:
Resumindo, podemos afirmar com segurança que para um lavatório é melhor escolher um modelo de duas válvulas com bico curto. Isso resultará em um controle de temperatura mais preciso. Para banheira, a bica do aparelho deve ter no mínimo 20 cm.
Por favor, escreva comentários no bloco abaixo. Talvez você tenha conseguido comprar um novo modelo de torneira de banheiro? Conta pra gente, qual modelo você escolheu? Você está satisfeito com o trabalho dele?
Tenho uma torneira com alavanca no meu banheiro, é muito mais conveniente do que os sistemas antigos com duas válvulas e não é tão complicada e cara quanto os ultramodernos sem toque, com sensores e termostatos. Muito prático, fácil de abrir e ajustar com uma mão. Isto é especialmente verdadeiro quando, por exemplo, você lava o cabelo. Além disso, é muito mais fácil ajustar a água para fluir na temperatura desejada.
Para um banheiro comum de apartamento, onde a pia e a banheira ficam costas com costas, a opção mais razoável e econômica seria uma torneira com regador colocado na parede entre elas. A bica longa pode ser facilmente virada para a pia ou banheira conforme necessário, o regador pode ser montado nela ou usando fechos especiais próximos. Eu próprio prefiro torneiras monocomando, pois são mais fáceis de reparar.
Você quer dizer uma torneira com chuveiro extraível? Esta é a mesma opção para a cozinha. Nunca vi algo assim colocado em um banheiro. Para mim, a boa e velha misturadora com ducha é a mais confiável e conveniente. Mas concordo que os monocomando são melhores, e não porque sejam fáceis de reparar, são simplesmente mais práticos. Isto é especialmente verdadeiro para o banheiro, onde às vezes é necessário ligar e regular o calor da água com uma mão, por exemplo, com a cabeça ensaboada.