Caldeira a gás a gás liquefeito: princípio de funcionamento, tipos, como escolher a correta + avaliação do fabricante

Caso não seja possível a ligação ao gasoduto central, alguns proprietários de habitações particulares decidem instalar a gaseificação autónoma. O coração de tal sistema é uma caldeira a gás movida a gás liquefeito - a unidade é conectada a um reservatório de gás ou a cilindros de propano.

A instalação da caldeira é capaz de aquecer uma divisão de qualquer dimensão. Para que a caldeira proporcione aos residentes o nível de conforto adequado, é necessário considerar cuidadosamente a questão da sua escolha.

Contaremos como funciona uma unidade a gás, quais os tipos de caldeiras existentes no mercado e quais as características da sua instalação e funcionamento. Para que você possa decidir pela compra, listamos os principais critérios de seleção e preparamos uma visão geral dos fabricantes populares de equipamentos de aquecimento.

Descrição geral e princípio de funcionamento

O gás liquefeito é um recurso natural, resfriado artificialmente a uma temperatura de -160 °C para facilitar o armazenamento e o transporte.

Uma caldeira que utiliza este tipo de combustível é um gerador de calor tradicional em aparência, design e tipo. Ele queima combustível gasoso e direciona o calor resultante para aquecer o trocador de calor.

Caldeira a gás liquefeito montada
As caldeiras que operam com gás liquefeito podem ser trocadas para o gás principal tradicional no futuro, se tais comunicações aparecerem perto de instalações residenciais. Para fazer isso, você precisará substituir vários elementos de trabalho e reconectar o equipamento ao sistema centralizado de gás

A partir daí, o recurso útil é “captado” pelo refrigerante e transporta-o ao longo do circuito de comunicações, aquecendo assim as casas e aquecendo a água doméstica, se tal estiver previsto na concepção do equipamento.

Características específicas de operação

A primeira diferença principal entre a unidade e os análogos que operam com gás principal tradicional é a capacidade de funcionar eficientemente mesmo com pressão de combustível reduzida. O segundo é um bico especial em que os orifícios do bico têm diâmetro reduzido, adequado especificamente para uma mistura de propano-butano.

Instalação de cilindros de propano
Para que a caldeira possa suportar o aquecimento de um edifício residencial e o aquecimento de água para canalizações e necessidades domésticas, será necessário abastecê-la com o volume de combustível necessário. Para isso, será necessário construir um tanque de gás no local (reservatório localizado no subsolo) ou conectar o equipamento a botijões de propano.

Fabricantes selecionados caldeiras a gás tradicionais equipar seus produtos com sistemas de injeção para que, se necessário, os clientes possam converter o equipamento para combustível liquefeito.

É verdade que também será necessário instalar um bico especial, reconfigurar a válvula de gás e substituir alguns parâmetros na placa eletrônica do gerador de calor. Mas depois de todas essas etapas, a caldeira funcionará em um novo modo e os clientes poderão aquecer efetivamente suas casas com gás liquefeito.

Tanque de gás subterrâneo
A instalação de um tanque de gasolina é uma das maneiras mais eficazes de fornecer combustível funcional à caldeira. O volume de armazenamento pode ser escolhido de forma que seja necessário reabastecê-lo uma vez por ano ou até menos, gastando de 20 a 60 minutos nisso. 

O funcionamento ininterrupto do dispositivo é garantido pela presença de combustível fornecido constantemente. Podem ser cilindros de gás comuns, combinados em grupos de 2 a 15 peças, ou diferentes tipos de tanques de gás.

A ligação das comunicações de alimentação à caldeira é efectuada através de redutor de gás. Controla o fornecimento de combustível e garante seu consumo razoável - dentro de 1,8-2,0 m3/h.

Porta-gás móvel
Para equipar um tanque de combustível de forma rápida e econômica, você pode adquirir um tanque de gasolina móvel. Resolverá instantaneamente o problema de armazenamento de recursos e permitirá que você forneça aquecimento para uma dacha ou uma casa de campo não muito grande

A principal funcionalidade inclui também uma unidade de segurança, composta por válvulas de segurança, um controlador de temperatura, sensores de chama e pressão. Um sistema equipado com estes elementos é fácil de operar e não cria problemas para os proprietários durante a utilização.

Tipos de caldeiras a propano

Existem três tipos de unidades no mercado de equipamentos domésticos. São caldeiras de circuito único, circuito duplo e de condensação. Eles executam tarefas semelhantes, mas diferem em design e funcionalidade.

Recursos de dispositivos de circuito único

Uma caldeira com circuito único destina-se apenas ao aquecimento de uma divisão e normalmente é instalada onde o aquecimento de água é resolvido de alguma forma alternativa.

Caldeira a gás liquefeito de circuito único
O custo das caldeiras de circuito único é ligeiramente inferior ao de dispositivos semelhantes com dois circuitos. Isto se deve ao fato de que o equipamento desempenha apenas uma função estritamente focada - aquecer a casa

O módulo é equipado com câmara de combustão fechada, e durante o funcionamento a chama da caldeira é enriquecida com oxigênio proveniente do ambiente onde está localizado o equipamento. Os resíduos de materiais durante o processo de combustão são descarregados na rua através de uma chaminé vertical especialmente equipada para o efeito.

Nuances de produtos de circuito duplo

Dispositivos equipados com dois circuitos aquecem efetivamente instalações residenciais de qualquer tamanho e fornecem água quente às residências. O refrigerante é aquecido por dois queimadores, acesos por meio de um acendedor equipado com sistema embutido de elementos piezoelétricos.

Quando a chama acende, o sensor de temperatura é ativado. Ao atingir determinados indicadores, dá um sinal para a automação e o acesso à câmara de combustão é fechado.

Chaminé coaxial
Se a unidade possuir câmara de combustão fechada, para o correto funcionamento e retirada oportuna dos produtos da combustão é necessária a instalação de uma chaminé coaxial com tiragem forçada. Este projeto garantirá um fluxo uniforme de oxigênio para o pavio e garantirá uma combustão estável

Os resíduos e as impurezas ácidas saem da sala pela chaminé ou pela saída de ventilação.

Como funcionam as unidades condensadoras

Uma caldeira do tipo condensação fornece aquecimento e água quente para fins domésticos para uma área residencial, mas faz isso de maneira um pouco diferente de uma caldeira de circuito duplo. Num dispositivo de condensação, a água fria, uma vez no trocador de calor, é aquecida por um queimador e ar quente.

Caldeira de condensação
A caldeira de condensação é um tipo de equipamento de alta tecnologia e muito econômico no consumo de combustível. A temperatura dos gases de exaustão no queimador é de 40°C e o nível de eficiência chega a 97%. Ao mesmo tempo, a perda de calor não excede 0,5%

Depois, metade do líquido vai para as comunicações do sistema de aquecimento e a segunda metade vai para as torneiras de lavagem, lavagem e outras necessidades domésticas. Após passar por um ciclo completo, a água do radiador retorna ao trocador de calor e todo o procedimento é repetido novamente.

Tipos de produtos por localização

Os equipamentos que operam com combustível liquefeito podem ser montados no chão ou montados. Cada opção possui características específicas que a tornam atrativa e prática em determinadas condições.

Com essas informações em mãos, os proprietários podem determinar de forma independente qual dispositivo é mais adequado para eles e, em seguida, adquiri-lo em uma loja especializada.

Opção nº 1: equipamento de piso

Os dispositivos de chão são os mais difundidos. Estas são unidades de alta potência que podem fornecer calor e água quente confortáveis, não apenas para edifícios residenciais padrão, mas também para casas de campo de grande porte.

O principal elemento operacional dos dispositivos é um queimador de gás pressurizado. Possui um bom grau de eficiência e alta dissipação de calor.

Caldeira de chão
Dispositivos de chão exibem operação estável mesmo com uma forte queda na pressão do gás no sistema e funcionam de forma confiável em uso intensivo por 15 a 25 anos, dependendo do fabricante

As caldeiras estão equipadas com permutador de calor em ferro fundido ou aço. O elemento de ferro fundido é pesado e tem uma longa vida útil. Um objeto de aço é muito mais leve, mas apresenta fragilidade, sensibilidade a danos mecânicos e choques, e dura menos tempo.

Caldeira a gás liquefeito de piso
Além dos elementos básicos, os módulos progressivos contêm todo tipo de equipamentos auxiliares que aumentam a segurança operacional.São sensores para monitorar o nível de tiragem, volume do líquido refrigerante e presença de chama, bem como termostatos que bloqueiam o funcionamento em caso de nível de aquecimento anormalmente elevado do fluido de trabalho

Dependendo do fabricante, o dispositivo está equipado com sistema de ignição piezo ou eletrônico. Na primeira opção, o dispositivo é iniciado manualmente pressionando um botão.

No segundo caso, o acionamento ocorre automaticamente, e a caldeira não consome excesso de combustível durante o funcionamento, pois o sistema não possui luz piloto com chama acesa continuamente.

Informações detalhadas sobre a seleção e instalação de caldeiras a gás de piso são apresentadas nos artigos:

  1. Caldeiras de aquecimento a gás de piso: tipos, como escolher, avaliação das melhores marcas
  2. Instalação faça você mesmo de uma caldeira a gás de piso de acordo com as normas técnicas de instalação

Opção nº 2: dispositivos montados na parede

As caldeiras projetadas para montagem na parede são compactas e têm uma aparência moderna. Eles ocupam um espaço mínimo e são adequados para serem colocados em salas pequenas com layouts complexos.

Mestre instala uma caldeira
A instalação de uma caldeira montada é sempre efectuada por um especialista com experiência neste tipo de trabalhos. O equipamento deve ser instalado de acordo com os requisitos de segurança para sistemas domésticos de gás

Funcionalmente unidades de gás montadas Eles não são diferentes dos de piso, porém têm um pouco menos de potência e não são muito adequados para uso em casas grandes e espaçosas. Mas utilizam o combustível de forma económica, ao mesmo tempo que proporcionam um elevado nível de conforto no espaço habitacional.

Vantagens e desvantagens das unidades

Caldeiras que funcionam com gás liquefeito são mais baratas do que aparelhos que utilizam outros tipos de recursos.

Entre as vantagens do equipamento estão parâmetros como:

  1. Independência completa provenientes do fornecimento centralizado de combustível e de aumentos regulares nos preços dos serviços de utilidade pública. A autonomia do sistema garante a ausência de situações de emergência.
  2. Alto nível de eficiência - em média 92-95% e até 97% para modelos individuais.
  3. Queimador silencioso - para efeito de comparação, o dispositivo queimador de uma caldeira a diesel produz um efeito de ruído de 60-75 dB.
  4. Facilidade de manutenção. O equipamento não requer manutenção cara e trabalhosa, substituição do filtro e bico de combustível, reconfiguração do queimador e limpeza do trocador de calor.
  5. Capacidade de trabalhar através do gás principal — no futuro, não será necessário comprar uma nova caldeira, mas sim mudar a existente para um fornecimento centralizado de combustível azul.
  6. Duração da operação — a vida útil dos montados no chão é de até 25 anos, dos montados na parede – 15-20 anos, sujeito a instalação qualificada, cumprimento das regras de operação e manutenção oportuna.
  7. Segurança de dispositivos de gás liquefeito — o combustível não se inflama mesmo quando o recipiente que o contém é aquecido. A combustão ocorre apenas no momento da mistura da substância e do oxigênio, e isso acontece diretamente no queimador e somente nele.

Existem à venda produtos totalmente independentes de energia que permitem organizar um sistema de aquecimento completo em condições de difícil acesso, por exemplo, em áreas florestais remotas ou no alto das montanhas.

Das desvantagens dos dispositivos, as seguintes posições são as mais significativas:

  • a necessidade de trabalhos constantes de alta qualidade para conectar a caldeira a 3-4 cilindros de propano por meio de redutor e rampa;
  • Não é aconselhável colocar recipientes com gás liquefeito perto da caldeira - é preferível colocá-los em divisões próximas e equipadas com bom sistema de ventilação, ou levá-los para fora e instalá-los numa caixa especial;
  • cuidado e cautela necessários na conexão do cilindro, pois todas as operações são realizadas manualmente e requerem o uso de força física;
  • a conversão subsequente de alguns modelos de caldeiras para gás normal é cara (a substituição do queimador custa 30-40% do preço total da caldeira);
  • a instalação da unidade e a conexão às comunicações de fornecimento de gás devem ser feitas por um especialista licenciado e com experiência.

O equilíbrio entre prós e contras deve ser considerado em cada caso individual e, com base nas conclusões tiradas, deve ser tomada uma decisão quanto à conveniência de adquirir este ou aquele tipo de equipamento.

Critérios de seleção importantes

Ao planejar a compra de um dispositivo, você precisa levar em consideração um parâmetro como a potência base. Este indicador é medido em kW e indicado na documentação fornecida com a caldeira. A área aquecida é geralmente 9 a 10 vezes esse valor. Por exemplo, ao adquirir uma unidade com capacidade de 10,5-11,3 kW, será possível aquecer totalmente uma casa com cerca de 100 m2.

Aquecendo uma casa no inverno
Ao calcular a relação potência/área de uma casa, os especialistas recomendam ter em conta possíveis geadas severas durante o inverno e comprar uma caldeira com alguma reserva (cerca de 15-20%). Caso contrário, durante períodos de frio intenso, o sistema não conseguirá fisicamente manter uma temperatura confortável no ambiente.

A eficiência da unidade também é muito importante. Quanto maior este indicador, mais economicamente a caldeira utiliza os recursos de combustível, garantindo ao mesmo tempo o retorno mais eficiente.Nos modelos da linha orçamentária, o coeficiente geralmente oscila na faixa de 90-94%.

Para produtos premium mais avançados chega a 96-97%, mas o custo dessas unidades é uma ordem de grandeza superior ao preço médio.

Outro item fundamental que não pode ser ignorado é o consumo de combustível. Os dados fornecidos pelo fabricante nos documentos anexos são considerados condicionais.

A quantidade que as caldeiras a gás que funcionam com propano realmente consomem depende da eficiência e da potência das unidades, da temperatura definida na sala de estar, da perda real de calor do edifício e de outros fatores.

Somente especialistas especializados podem determinar números mais precisos, mas mesmo suas informações terão um erro de 10 a 15%.

Cilindros de propano para aquecimento
Os equipamentos que utilizam combustível liquefeito devem operar em um nível de baixa pressão no sistema (não mais que 3-5 mbar). Somente esses valores permitem a produção efetiva de gás a partir de cilindros completos e sem resíduos

Se os seus planos incluem a organização apenas de um sistema de aquecimento, uma caldeira de circuito único é adequada para compra. Quando também precisar fornecer água quente, você terá que adquirir um condensador ou unidade de gás de circuito duplo com câmara de combustão aberta ou fechada.

Para uma grande casa residencial, é melhor escolher um dispositivo de piso. Tem mais potência e pode fornecer ao ambiente calor útil e o volume necessário de água quente.

Para uma casa média ou pequena, ou um apartamento térreo, um dispositivo de suspensão compacto será suficiente. Quando colocado, não ocupará muito espaço e caberá harmoniosamente em qualquer tipo de design de interiores.

Classificação de modelos e fabricantes populares

Caldeira Sibéria, fabricado na empresa nacional JSC Rostovgazoapparat, é o módulo mais vendido entre todos os apresentados hoje no mercado de equipamentos de gás.

É uma unidade não volátil com sistema de automação Eurosit altamente confiável, fabricada na Itália e totalmente adaptada às condições de operação domésticas.

Dispositivo Sibéria
O dispositivo Sibéria consiste em materiais duráveis ​​e de alta qualidade. A camada de revestimento de isolamento térmico disponível em todos os modelos torna a operação segura e protege o usuário contra queimaduras e outros ferimentos potenciais.

O tanque de troca de calor é fervido automaticamente e por isso tem maior resistência. As caldeiras de circuito duplo estão equipadas com um circuito de cobre de passagem para aquecimento eficiente e posterior fornecimento de água quente ao sistema.

O módulo é controlado de forma intuitiva e não cria dificuldades mesmo para usuários não familiarizados com a tecnologia.

Os modelos são apresentados na mais ampla gama e em diversos tamanhos, são seguros e silenciosos. A alta qualidade dos produtos é confirmada por certificados de certificação padrão, e o custo razoável dos dispositivos os torna duplamente atraentes aos olhos dos compradores.

Uma empresa italiana fornece equipamentos de alta qualidade e competitivos em todos os aspectos para o mercado russo. Ferroli. Os produtos desta empresa distinguem-se por um design elegante e moderno e um prático painel de controle que exibe o modo geral de operação do equipamento e indicadores de temperatura.

Caldeira Ferroli
A caldeira Ferroli está equipada com um sistema progressivo e cómodo que protege o equipamento do congelamento.O design oferece a capacidade de conectar um termostato ambiente e uma função de controle remoto a pedido do usuário.

Entre as principais características do equipamento está um trocador de calor compacto em cobre, criado com tecnologia patenteada pela empresa. Consiste em 3 tubos de comunicação conectados em série em um único complexo.

No seu interior existem elementos AQS em serpentina, e a parte externa possui um revestimento anticorrosivo feito à base de liga de alumínio. A caldeira é a unidade mais pequena e leve do mercado.

Corporação alemã Bosch oferece caldeiras turboalimentadas por convecção projetadas para montagem na parede. Eles operam corretamente com baixa pressão de gás no sistema e fornecem calor adequado ao ambiente no volume necessário.

Caldeira de parede Bosch
A unidade de controle da unidade contém um limitador de temperatura que evita o superaquecimento do trocador de calor e um sensor de pressão que protege o equipamento do funcionamento quando não há líquido refrigerante no sistema

Não menos caldeiras práticas e de alta qualidade para operar com gás liquefeito são fornecidas pelo grupo industrial Viessmann (Alemanha). A linha de produtos inclui módulos de alta potência montados no chão e unidades compactas montadas na parede para salas pequenas.

Caldeira do fabricante alemão Viessmann
Os dispositivos do fabricante alemão Viessmann operam silenciosamente, demonstram um alto nível de eficiência e funcionam de forma confiável por muitos anos.

Todos os processos são totalmente automatizados e alguns modelos premium têm a capacidade de ativar notificações por SMS ou abrir acesso para controle via Internet.

Além dos clássicos, a empresa também produz produtos de condensação.Consomem combustível com extrema eficiência e proporcionam transferência de calor de 97%. O dispositivo de troca de calor neles é feito de aço, e a presença de um controlador permite ao usuário instalar um termostato adicional.

Conclusões e vídeo útil sobre o tema

Como organizar adequadamente a gaseificação de um espaço residencial usando cilindros de gás. Conexão de caldeiras, características de aumento de potência do sistema em caso de aumento na demanda de energia do cliente:

Características de funcionamento de uma caldeira de piso radiante operando com combustível liquefeito:

Instalação de moderno. Uma caldeira a gás liquefeito de botija é a melhor forma de instalar um sistema de aquecimento numa casa localizada longe de redes de comunicação centralizadas. O equipamento é prático, durável, confiável e cumpre bem as tarefas atribuídas.

Se no futuro houver necessidade de passar a utilizar o recurso principal de gás, a unidade não precisará ser totalmente desmontada.

Basta chamar um especialista, pagar a troca do queimador, fazer algumas alterações na unidade de controle eletrônico, reconfigurar a válvula e o equipamento começará a funcionar plenamente na nova modalidade, sem causar problemas ou transtornos aos proprietários .

Você está procurando uma caldeira a gás eficiente e confiável para sua casa? Ou você tem experiência no uso de tais instalações? Deixe comentários sobre o artigo e compartilhe suas impressões sobre o uso de equipamentos a gás. O formulário de contato está localizado no bloco inferior.

Comentários dos visitantes
  1. Cirilo

    Na nossa aldeia, primeiro prometeram gás principal, mas depois mudaram de ideias sobre o adiamento. Que bom não ter investido na caldeira enquanto ela estava sendo construída.No verão já instalei aquecimento, comprei um de circuito duplo para gás liquefeito. É verdade que tentaram me dissuadir - tipo, pegue um esquentador e uma caldeira, e se a caldeira quebrar e você ficar sem água e sem aquecimento. Mas ainda peguei um de circuito duplo de parede, lancei o sistema em outubro, estava tudo bem. Além disso, instalei uma caldeira com reserva de energia, também vou construir uma extensão.
    Quando eu ficar rico quero ganhar um tanque tipo gasômetro, vi na Itália, muita gente lá tem esse equipamento. Para não reabastecer com frequência. Portanto, agora sou completamente autónomo em termos de aquecimento e água quente.

  2. Andrey-Avto

    Cilindros de gás liquefeito são extremamente perigosos. Na minha opinião, a mais perigosa de todas as opções. Nem a mesma caldeira a gás da linha principal, nem uma caldeira a carvão e lenha, nem, mais ainda, uma caldeira eléctrica representam uma ameaça à vida como estas saudações do século passado chamadas “cilindros”. Morei muito tempo na zona rural, na década de 90. Lá, esses cilindros eram muito populares para fogões a gás. E regularmente se espalhava pela aldeia a notícia de que em algum lugar uma casa ou cabana com tal “equipamento” havia explodido. Seja em nosso assentamento ou em área vizinha. É muito assustador. Se você não tem gás canalizado, como o comentarista acima, não economize na sua vida - faça alarde em uma caldeira elétrica. A eletricidade está em toda parte hoje em dia.

  3. Anatólia

    Se você tem medo de lobos, não entre na floresta! Se ao menos você soubesse o quão perigoso é o combustível nuclear, mas ele é muito procurado e, portanto, funciona. Se você seguir as regras de funcionamento e um pouco de prática, tudo funcionará por muito tempo e sem problemas!

  4. Anton

    Se usado incorretamente, tudo é perigoso - a parte elétrica pode falhar e o fogão pode causar incêndios. Não utilize cilindros vencidos, pois possuem certificado e ano de verificação.Verifique se há vazamentos de gás ao conectar e você ficará feliz! E o aquecimento a gás é 30% mais rentável do que o aquecimento a electricidade – já aquecemos assim há 15 anos!

Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica