Instalação de fossa séptica “Tanque” com as próprias mãos: instruções de instalação e manutenção
Você pode realizar sozinho a tarefa de instalar um sistema de esgoto autônomo em uma área suburbana sem problemas.Para organizar seus pontos de armazenamento e tratamento, são produzidos diversos designs. Eles precisam ser instalados corretamente na cava e conectados à rede de esgoto.
Porém, para que o sistema funcione normalmente, ele deve ser construído estritamente de acordo com os requisitos de instalação. Como exemplo claro, vejamos como é instalada uma fossa séptica Tank. Esta é uma instalação típica de tratamento de esgoto não volátil projetada para tratamento de águas residuais.
Você aprenderá tudo sobre a escolha de um recipiente adequado em termos de volume e as regras para instalação de um ponto de tratamento no artigo que propomos. Descrevemos detalhadamente as etapas de montagem e instalação de uma fossa séptica. Levando em consideração nossas recomendações, você pode construir um sistema sem problemas.
O conteúdo do artigo:
Dispositivo e princípio de operação
Tradicionalmente, no setor privado, é instalado um poço de drenagem ou fossa sem fundo. No entanto, este método é inaceitável dado o padrão de vida moderno com o uso frequente de detergentes químicos. O ecossistema do local e toda a área circundante está sofrendo. Um odor desagradável é uma desvantagem comum de tal estrutura.
A instalação de um tanque de armazenamento selado só ajudará na vida periódica.Caso contrário, os custos com serviços de aspirador de pó, principalmente se houver chuveiro e máquina de lavar em casa, tornam-se significativos.
Uma fossa séptica é uma estrutura local escavada no solo em seu próprio local. Em essência, é um tanque de decantação subterrâneo no qual ocorre primeiro a purificação mecânica e depois a biológica das águas residuais.
Após uma fossa séptica, o grau de purificação da água chega a 75%, por isso é imperativo instalar um dispositivo de tratamento adicional - um campo de filtração, um infiltrador, um poço de filtração
A fossa séptica é um recipiente fundido em polipropileno, cujo volume interno é dividido em três seções. As câmaras são interligadas por transbordamentos internos, este último equipado com um potente sistema de ecofiltração.
O corpo do dispositivo é leve e durável ao mesmo tempo. Paredes espessas, elásticas e com nervuras suportam a pressão do solo sem deformar. Existem escotilhas de serviço na parte superior. O design do Tanque é modular em bloco, o que permite obter qualquer volume de descarte de água necessário conectando vários dispositivos em série.
Cada câmara da fossa séptica executa uma tarefa específica. A primeira é a área receptora - todo o esgoto da casa entra nela e passa por tratamento primário. Como resultado da sedimentação, as partículas pesadas afundam e formam uma camada de lodo, enquanto as frações leves, gordurosas e orgânicas flutuam para o topo.
A próxima seção recebe água condicionalmente pura da região intermediária.Aqui o processo é semelhante - ocorre sedimentação adicional.
Na última câmara, o líquido passa por um módulo flutuante - um filtro feito de fibras poliméricas, no qual se instalam colônias de bactérias anaeróbias. Sob sua influência, os resíduos se decompõem e os restos do processo depositam-se no fundo.
O fabricante recomenda limpar as câmaras da fossa séptica do lodo uma vez por ano.
Para purificar completamente a água, o sistema deve ser complementado com um dispositivo de purificação do solo. Como a instalação de uma fossa séptica é geralmente feita à mão, as estruturas mais convenientes são os infiltradores fabricados industrialmente. Eles permitem organizar um sistema de tratamento de águas residuais no menor tempo possível e não requerem instalações complexas.
Estruturalmente, o infiltrador é um tanque oblongo com paredes fortes e nervuradas e sem fundo. Externamente, parece uma tampa. Nas extremidades existem bicos - entrada e saída.
A saída é utilizada para conectar vários módulos em série ou para emitir um tubo de ventilação. Existem modelos sem tubo de saída - possuem orifício de ventilação na parte superior do corpo.
A camada filtrante é uma almofada de areia e brita ou cascalho, sobre a qual é instalado o corpo do aparelho.Ao passar por esse filtro natural purificador, todas as impurezas e substâncias não decompostas que permanecem na água se depositam e a água entra no solo, comparável em pureza à água técnica.
Vantagens e desvantagens das fossas sépticas
Entre proprietários de casas em chalés e aldeamentos turísticos fossa séptica estão em constante demanda devido às suas vantagens:
- Design monolítico robusto e confiável;
- A capacidade de aumentar a produtividade do sistema de limpeza a qualquer momento, incluindo uma fossa séptica adicional e um infiltrador no circuito (graças ao dispositivo modular em bloco);
- Alta eficiência de tratamento de águas residuais em combinação com infiltradores;
- Longa vida útil;
- A fossa séptica funciona de forma autônoma, sem quaisquer fontes de energia;
- O pequeno tamanho dos recipientes e o seu peso leve permitem realizar a instalação com as próprias mãos;
- Baixos custos de mão de obra durante a instalação;
- Não há necessidade de manutenções frequentes - basta utilizar os serviços de um caminhão de esgoto uma vez por ano e bombear o lodo;
- Custo acessível - essas fossas sépticas pertencem à categoria de preço médio entre produtos similares no mercado.
O plástico de alta qualidade com que é feito o recipiente não está sujeito à corrosão e erosão sob a influência de inclusões agressivas no solo, erosão hídrica e rachaduras. Resistente aos efeitos agressivos das águas residuais. Portanto, um sistema de esgoto com tal fossa séptica tem uma longa vida útil, pelo menos 50 anos.
Os tanques-tanque também têm desvantagens:
- É necessária a purificação obrigatória do líquido que sai da fossa séptica;
- A instalação e operação inadequadas levam ao aparecimento de um odor desagradável no esgoto;
- Se as águas subterrâneas estiverem localizadas próximas umas das outras, serão necessários sistemas de drenagem adicionais.
É necessário levar em consideração a localização das águas subterrâneas ao longo do ano. As inundações da primavera podem tornar-se um sério problema anual quando a camada filtrante do infiltrador simplesmente fica cheia de líquido e representa a ameaça de um aumento excessivo nos níveis das águas subterrâneas.
Se a área do local permitir, é melhor providenciar o descarte de água sedimentada e clarificada. campo de filtro. Esta opção permitirá que o componente líquido reciclado das águas residuais seja descarregado nas camadas superiores da seção geológica. Eles geralmente absorvem água rapidamente porque... têm altas propriedades de filtração.
Portanto, em áreas com caráter sazonal característico de enchentes, é necessário prever a instalação de sistemas básicos drenagem bem com bomba submersível para bombear o excesso de líquido e descarregá-lo no terreno (em vala de drenagem).
Como escolher o modelo certo?
Na escolha dos elementos de um sistema de tratamento de águas residuais, o fator determinante é o número de pessoas que residem permanentemente na casa. Pelas normas, cada morador necessita de 200 litros por dia. Portanto, a produtividade mínima de uma fossa séptica para uma pequena família de três pessoas é de 600 litros por dia.
Em combinação com fossas sépticas Tank, são usados infiltradores Triton-400. Sua quantidade também é selecionada levando em consideração o consumo diário de água. A absorção dos solos também é levada em consideração - para os representantes do barro, o número de construções é duplicado.
As fossas sépticas estão disponíveis em diferentes modificações, cada uma delas equipada com recomendações do fabricante:
- Tanque 1 – adequado para atender três residentes permanentes e um volume diário de esgoto de até 600 litros. Tem dimensões totais de 1,2 m x 1 m x 1,7 m, peso – 75 kg. Um infiltrador é montado em uma corrente quando instalado em depósitos de turfa e areia, e dois em solos argilosos.
- Tanque 2 – processa até 800 litros de esgoto por dia, podendo atender até quatro pessoas. Dimensões – 1,8 m × 1,2 m × 1,7 m, peso de instalação – 130 kg. Dois infiltradores vão até lá e quatro são instalados em rochas argilosas.
- Tanque 2.5 – capacidade diária é de mil litros, dimensões – 2 m × 1,2 m × 1,85 m Adequado para quatro a cinco pessoas. Peso – 140kg. O número de infiltradores é semelhante ao da instalação do Tanque 2.
- Tanque 3 – a fossa séptica proporciona escoamento de água no valor de 1.200 litros, atendendo de cinco a seis familiares. O peso da instalação é de 150 kg, as dimensões são 2,2 m × 1,2 m × 2 M. Em áreas com solos turfosos e arenosos, estão ligados três infiltradores, em solos franco-arenosos e franco-arenosos - seis.
- Tanque 4 – instalado para drenar águas residuais de um ou mais edifícios e atender até nove residentes permanentes. Produtividade – até 1.800 litros por dia. O peso da fossa séptica é de 230 kg, as dimensões totais são de 3,6 m × 1 m × 1,7 m.Juntamente com ela, são instalados quatro infiltradores em areia e turfa, oito - em argila e argila.
Se a quantidade de águas residuais exceder constantemente a quantidade recomendada, a água insuficientemente purificada será despejada no solo e o ecossistema do local poderá sofrer.
Um volume muito grande de fossa séptica não será econômico e exigirá mais espaço. Vale a pena escolher um tanque com maior produtividade se a casa recebe hóspedes com frequência ou se há previsão de reposição do número de moradores.
Instruções de instalação passo a passo
A instalação de elementos de um sistema de limpeza autônomo é simples. Porém, possui sutilezas próprias, portanto, antes de iniciar o trabalho, é necessário estudar atentamente as instruções de instalação da fossa séptica, infiltradores, tubulações de esgoto e seguir rigorosamente a tecnologia.
As etapas da obra incluem trabalhos preparatórios, terraplanagem, instalação propriamente dita, ligação e aterro.
Passo #1 – realização do trabalho preparatório
Para evitar problemas durante a operação, é necessário preparar minuciosamente o local, os materiais, ferramentas e elementos estruturais necessários.
Em primeiro lugar, escolha o local de instalação. Qualquer fossa séptica moderna é uma estrutura selada e durável. Porém, o sistema de limpeza representa alguma ameaça ao meio ambiente, uma vez que não se pode descartar a possibilidade de rompimento de tubulações ou despressurização de conexões.
Portanto, a hospedagem é planejada levando em consideração as normas sanitárias:
- Os elementos de esgoto são retirados do ponto de captação de água a uma distância de 20-50 m (dependendo do tipo de solo), da rede de abastecimento de água - a 10 m, de forma a eliminar a potencial possibilidade de contaminação da fonte de água potável ;
- A distância mínima até a casa é de 5 m, para que a água filtrada e absorvida pelas camadas do solo não lave a fundação, a máxima é de 15 m, caso contrário será difícil manter a inclinação necessária para a movimentação por gravidade das águas residuais;
- É necessário proporcionar passagem livre até o local de instalação da fossa, pois a fossa séptica deve ser limpa;
- É proibida a instalação de estações de tratamento próximas ao limite do local - a distância mínima da cerca do vizinho deve ser de 2 m, de via pública com tráfego intenso - 5 m, da entrada de automóveis - 2 m;
- Distância do gasoduto – pelo menos 5 m;
- Os produtos de limpeza não devem ser instalados perto de plantas com sistema radicular forte - a distância das árvores não deve ser inferior a 3 m, dos arbustos - 1 m.
Tendo em conta estas regras, é marcada no local a localização de todos os elementos do sistema de tratamento e prevista a colocação da linha principal da casa.
É aconselhável instalar a tubulação em linha reta - formar-se-ão bloqueios nos pontos de viragem. Se você não pode viver sem eles, então nos pontos de mudança de direção eles equiparão poços de inspeção (inspeção)para permitir a limpeza.
Determine a profundidade das águas subterrâneas e o tipo de rochas sedimentares no local.A profundidade das fossas, o número de infiltradores e a necessidade de instalação de elementos de drenagem adicionais dependerão disso.
Prepare os materiais necessários. Para instalar uma fossa séptica você precisará de:
- areia grossa;
- cimento;
- cascalho (pedra britada);
- geotêxteis;
- malha de construção plástica;
- isolamento.
No caso de águas subterrâneas elevadas, é necessário excluir a possibilidade de empurrar o recipiente para a superfície. Para fazer isso, prepare uma laje de concreto ou solução de concreto para despejar no local.
Passo #2 – preparação de poços e terraplenagem
Eles estão preparando uma fossa para uma fossa séptica. Sua largura e comprimento devem exceder as dimensões gerais correspondentes do tanque em 25 a 30 cm.
A profundidade é calculada levando em consideração a altura do contêiner, a espessura da almofada de areia, a presença de uma betonilha e garantindo a inclinação necessária da tubulação de esgoto. A profundidade da parede superior do corpo em relação ao nível da superfície diurna não deve exceder 1 m, mas ao mesmo tempo ser suficiente para um isolamento eficaz do tanque.
A areia é despejada no fundo da cova em uma camada de 30-40 cm e compactada firmemente. Para separar o solo natural e a almofada de areia a granel, é colocado um geotecido.
Se o nível do lençol freático estiver baixo, isso é suficiente. Caso contrário, é necessário colocar uma laje de concreto armado sobre a almofada de areia ou fazer uma betonilha.
A laje de concreto (mesa) deve conter alças metálicas cuja distância entre elas seja maior que as dimensões do corpo. Se não houver dobradiças, você pode instalar olhais de ancoragem.
Em seguida, você precisa cavar um buraco para os infiltrados. A distância mínima dela até a fossa para fossa séptica é de 2 m. A distância das paredes laterais da fossa às paredes do dispositivo é de 50 cm. As dimensões da fossa dependem da quantidade de infiltradores instalados.
As paredes da cava preparada são revestidas com geotêxteis, no fundo é colocada uma malha plástica de construção e sobre ela são colocados 40 cm de uma mistura composta por brita (brita) e areia grossa.
Para a colocação de tubulações, são construídas valas desde a casa até a fossa séptica e da fossa séptica até o infiltrador. Sua largura deve ultrapassar o diâmetro do esgoto em 40 cm (20 de cada lado). O fundo também é coberto por areia - 10-20 cm de espessura, não deve ser muito compactado.
Passo #3 – instalação de infiltradores
É preferível instalar a fossa com guindaste, pois o corpo da fossa séptica deverá ser instalado sem deslocamentos ou distorções, exatamente no centro da fossa preparada. Os modelos mais leves podem ser abaixados com cuidado com cordas ou painéis de tecido - para isso será necessário envolver pelo menos três assistentes.
A drenagem adequada e o formato do tanque evitam que ele flutue sob a influência das águas subterrâneas. Porém, em áreas com característica inundação repentina do solo (sazonal, em decorrência de enchentes de rios ou após fortes chuvas), recomenda-se a ancoragem da fossa séptica.
Para fazer isso, cintos de bandagem são jogados sobre a superfície superior do corpo e presos com segurança nas alças dos acessórios de metal embutidos.
O número necessário de dispositivos é colocado na fossa preparada para os infiltradores.Um riser de ventilação é montado no último alojamento da cadeia.
Passo #4 - conectando elementos ao esgoto doméstico
Eles colocam uma tubulação da saída de esgoto da casa até a fossa séptica e da fossa séptica até os infiltradores. Colocar tubos com inclinação, garantindo o movimento espontâneo das águas residuais até o ponto de tratamento.
Para as conexões, recomenda-se o uso de manguitos de borracha para que as conexões fiquem firmes, mas não rígidas. Isso protegerá os canos de esgoto de plástico contra rachaduras e destruição durante os deslocamentos sazonais das camadas do solo.
Rede de esgoto deve ter uma inclinação da casa ao último elemento do sistema. Seu valor ideal para uma tubulação com diâmetro de 110 mm é de 2 cm por metro linear. Neste caso, garante-se um escoamento suave e silencioso das águas residuais e praticamente elimina-se a acumulação de frações sólidas e a formação de entupimentos.
É imprescindível instalar a linha principal no trecho que leva à fossa séptica. elevador de ventilação para a remoção de gases formados em decorrência de processos de decomposição. Pode ser fixado ao edifício pelo exterior, descarregado através de um canal separado no poço de ventilação da casa ou descarregado nas imediações do tanque.
Passo #5 – aterro e isolamento da linha principal
Os dispositivos de limpeza só devem ser enchidos manualmente para eliminar o risco de danos. Para movimentar recipientes, não os pegue com objetos pontiagudos ou perfurantes.
Fossas e valas são preenchidas com misturas à base de areia grossa - para fossa séptica prepara-se uma mistura cimento-areia na proporção de 1:5, para infiltrador e tubulações a areia é misturada ao solo. Tal ambiente ajudará a reduzir a carga sobre os elementos estruturais durante os deslocamentos sazonais das camadas do solo e a elevação do solo.
A cova com o recipiente é preenchida em etapas - a mistura preparada é distribuída uniformemente em camadas de 30 cm em todos os lados do recipiente e bem compactada. Para evitar a deformação do corpo da fossa séptica, ele é preenchido gradativamente com água limpa - deve-se garantir que seu nível seja superior ao nível da camada de areia-cimento compactada.
A fossa para os infiltradores também é preenchida e compactada uniformemente. As valas acima da tubulação são compactadas apenas pelas laterais. A compactação não é realizada nos bicos.
Cubra os elementos do sistema com misturas de areia preparadas até um nível de 10-15 cm acima de suas superfícies superiores. Em seguida, toda a linha, incluindo a tubulação, é coberta com isolamento para proteção contra congelamento. Para isso, você pode usar tanto materiais em rolo (isolon) quanto materiais em folha (penoplex).
Encha covas e trincheiras com terra até a superfície. Vale considerar que mesmo uma espessa camada de rochas sedimentares não protegerá o corpo da fossa séptica da carga que ocorre quando os veículos passam pelo local de sua instalação.
Se tais situações não puderem ser evitadas, uma laje de concreto armado com espessura de 250 mm ou mais é instalada acima do tanque.
Regras de operação e manutenção
Fossas sépticas As fossas não necessitam de manutenção específica e convite de técnicos especializados, além de serem despretensiosas no funcionamento. Eles toleram com calma quase qualquer tipo de lixo doméstico - resíduos de alimentos (durante a lavagem da louça), papel higiênico e pequenas quantidades de produtos de limpeza e detergentes podem entrar no esgoto.
No entanto, algumas regras de manuseio ainda devem ser seguidas:
- Uma vez por ano, limpe os resíduos sólidos que se depositam no fundo das câmaras de decantação. Ao utilizar produtos biológicos com bactérias que liquefazem sedimentos, a frequência desse procedimento é reduzida - o bombeamento é realizado uma vez a cada 3-5 anos.
- Não permita que detergentes antibacterianos, álcool, álcalis e ácidos, anticongelantes, produtos químicos ou medicamentos entrem no sistema. Essas substâncias matam as bactérias necessárias para o tratamento de águas residuais.
- Bactérias agressivas não devem entrar no recipiente. Encontrado em picles, cogumelos, alimentos podres e água usada para lavar filtros domésticos. Eles interferem no bom funcionamento da fossa séptica e podem causar seu fracasso total.
- Você não pode manter a escotilha de serviço aberta por muito tempo no inverno.
- Se os residentes morarem na casa apenas durante o verão, o sistema deverá ser desativado durante o inverno. Para isso, deve-se despejar água limpa na quantidade de 50-70% do volume total do tanque. O líquido preservará a atividade vital da colônia bacteriana, compensará a carga de sujeira no corpo e evitará que a fossa séptica flutue.
Seguindo essas recomendações, os proprietários poderão usar um sistema de esgoto autônomo por muitos anos, sem o custo de reparo ou substituição de dispositivos individuais.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Um vídeo do fabricante mostra como instalar corretamente uma fossa séptica Fossa com infiltrador:
Instalação profissional de fossa séptica, infiltrador e poço de drenagem:
A instalação independente de um sistema de tratamento de águas residuais deve levar em consideração as recomendações do fabricante e dos profissionais. Neste caso, estará garantido o seu funcionamento ininterrupto e o conforto dos moradores.
Por favor, escreva comentários no bloco abaixo. Conte-nos como uma fossa séptica Tank ou estrutura semelhante foi instalada em seu local. Faça perguntas, compartilhe informações e insights úteis, poste fotos relacionadas ao tema do artigo.
Essa fossa séptica Tanque de até 600 litros, a gente tem na nossa dacha, chegamos lá na primavera, no verão nos finais de semana e férias, não moramos permanentemente. Não fui eu que instalei, foi meu genro que fez, eu estava lá para ajudar.
Um design inteligente e durável, criamos imediatamente um infiltrador para ele. Nosso solo é arenoso, por isso suga a água purificada uma ou duas vezes.
A princípio pensei que não daria o suficiente, ordenei a todos que derramassem água com moderação. Já se passaram duas temporadas, ainda não abri, não olhei, não limpei, talvez na primavera veja o que está acontecendo lá dentro.