Revisão da fossa séptica para a dacha “Tank”: como funciona, vantagens e desvantagens do sistema
Uma moderna casa de campo é tão confortável quanto um apartamento na cidade.Está equipado com WC, chuveiro, máquina de lavar roupa e máquina de lavar louça. Ao mesmo tempo, o esgoto centralizado geralmente está ausente. Suas funções podem ser desempenhadas por uma fossa séptica para residência de verão. Tanque, no qual as águas residuais são acumuladas e parcialmente processadas.
A estação de tratamento ganhou popularidade devido à sua simplicidade de design, confiabilidade e custo acessível. Você está inseguro sobre sua compra? Convidamos você a se familiarizar com a estrutura e princípio de funcionamento de uma fossa séptica, seus prós e contras, bem como as regras de instalação e manutenção.
As informações apresentadas irão ajudá-lo a decidir sobre a escolha da modificação do purificador de tanque e entender a viabilidade de sua instalação. O material também será útil para quem já utiliza fossa séptica de armazenamento em sua dacha.
O conteúdo do artigo:
- Construção de fossa séptica "Tanque"
- Princípio de funcionamento da instalação
- Vantagens e desvantagens da fossa séptica Tank
- Como aumentar a eficiência do sistema?
- Qual área não é adequada para tal fossa séptica?
- Instalação e lançamento de uma nova instalação
- Regras de conservação de fossa séptica
- Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Construção de fossa séptica "Tanque"
Uma fossa séptica é uma estação de tratamento na qual ocorre acúmulo, sedimentação e purificação biológica parcial de águas residuais. É composto por uma a três seções conectadas em série, sendo a última dividida em duas câmaras.
A segunda câmara contém um biofiltro projetado para processamento anaeróbico de águas residuais e uma carga flutuante que realiza a filtração na saída do tanque.
Como resultado da purificação em vários estágios no processo de transbordamento, tratamento com bactérias e filtração, o grau de purificação atinge 78-80%. Após sair da estação de tratamento, o efluente entra em um infiltrador instalado no solo. Aqui, a purificação adicional ocorre até 95 - 100% e a massa purificada é descarregada nas camadas subjacentes do solo, campos de filtração ou esgotos.
Nas dachas, os dispositivos apresentados em uma caixa são os mais usados.
A estrutura consiste nos seguintes elementos:
- Carcaças, cujo volume é dividido em duas ou três seções por divisórias com transbordamentos.
- Biofiltro com carga flutuante de polímero.
- Patrubkov - entrada e saída.
- Um ou dois pescoços com tampas bem ajustadas.
O número de seções em uma fossa séptica depende do seu volume total. Duas câmaras possuem fossas sépticas de pequeno volume, capazes de processar até 600 litros de esgoto por dia (versão Tanque-1). O restante está dividido em três partes.
A produtividade (volume diário de descarte de água) das fossas sépticas monocorpo, dependendo da modificação, é suficiente para atender de um a seis moradores, o que corresponde a um descarte de água na faixa de 1.200 l/dia.
Se for necessário processar uma quantidade maior de águas residuais, módulos separados servem como câmaras de trabalho, cada uma das quais, neste caso, desempenha sua própria função. É assim que uma fossa séptica é projetada Tanque-4 – é composto por três tanques conectados por transbordamentos.
Além disso, adicionando sucessivamente recipientes adicionais, você pode aumentar o desempenho do sistema de limpeza com qualquer versão da fossa séptica do tanque até o nível necessário.
Características do projeto da habitação
O corpo do dispositivo é um recipiente fundido monolítico feito de polietileno com nervuras, sem costuras ou juntas. Graças ao seu formato retangular, a fossa séptica é compacta e estável, por isso é bastante fácil de instalar mesmo para um não profissional.
Na parte superior do casco existem uma (Tanque-1) ou duas escotilhas de serviço. Os pescoços são fixados ao selante de acordo com o princípio macho-fêmea.
As paredes nervuradas, permanecendo elásticas e resilientes a qualquer temperatura, aumentam a rigidez e resistência da estrutura.Se instalados corretamente, eles podem suportar a pressão do solo mesmo durante o congelamento.
A superfície nervurada aumenta a adesão do tanque à densa almofada de areia-cimento circundante, devido à qual ele fica firmemente preso ao solo e não flutua durante as enchentes da primavera. Portanto, a fossa séptica não necessita de ancoragem adicional durante a instalação.
O material do qual o tanque é feito é um composto polimérico durável. É totalmente seguro do ponto de vista ambiental, material biologicamente puro.
Não se decompõe sob a influência de microrganismos, não reage com produtos químicos e não está sujeito à erosão e corrosão do solo. A vida útil de um tanque de polipropileno é de pelo menos 50 anos.
Design e funções do biofiltro
O biofiltro de uma fossa séptica é sempre instalado na última câmara. É um recipiente no qual são criadas as condições ideais de crescimento e reprodução. colônias bacterianas. Para garantir a possibilidade física de sedimentação de microrganismos, o filtro é preenchido com carga biológica flutuante.
A principal força de trabalho do biofiltro são as bactérias anaeróbicas, cujas colônias se instalam nas paredes e no fundo dos tanques. Os leitos filtrantes são produtos cujo formato permite, com dimensões mínimas, criar uma grande área para limpeza mecânica.
Os elementos poliméricos da carga flutuante são mais leves que a água, por isso flutuam e ficam localizados na tubulação de saída do trecho com o biofiltro.O material de fabricação é quimicamente estável e absolutamente seguro para qualquer organismo aquático.
A área superficial livre é o principal indicador do desempenho da carga biológica e determina a capacidade de todo o sistema de tratamento.
Além do processamento por hidrobiontes, a separação centrífuga também ocorre no biofiltro. O próprio recipiente do filtro é feito de uma forma que permite funcionar segundo o princípio de um hidrociclone.
Os orifícios de entrada estão localizados de forma que a água entre em um determinado ângulo (tangencialmente) e se desenrole. Devido aos microfluxos de vórtice, todas as suspensões pesadas restantes são eliminadas.
Princípio de funcionamento da instalação
O tratamento de águas residuais em fossa séptica ocorre apenas de forma mecânica e biológica, sem o uso de quaisquer produtos químicos. Se a estrutura incluir três seções, o processo será dividido em três etapas.
Cada etapa ocorre em sua própria área de trabalho:
- Primeira sessão é adotado. Todo o lixo doméstico flui através do esgoto da casa e se deposita. Aqui ocorre a fermentação e a separação mecânica - separação camada por camada de frações líquidas de diferentes pesos. Partículas pesadas afundam, partículas leves (gordura, fezes, etc.) sobem à superfície e a água clarificada permanece no meio.
- Segunda seção. O líquido da camada intermediária do recipiente primário entra através do transbordamento.Aqui continua a fermentar sob a influência de microrganismos e a sedimentar - o movimento ocorre muito lentamente, sem perturbações externas. Isso promove a sedimentação de pequenas inclusões que não tiveram tempo de precipitar no tanque de decantação anterior.
- Terceira seção - biofiltro. Na sua parte inferior é realizada a separação centrífuga e a purificação das impurezas pesadas residuais. O líquido contaminado apenas de natureza biológica aproxima-se da parte superior do filtro. Ao passar por uma biocarga, onde se concentram as colônias bacterianas, a matéria orgânica é removida.
O sedimento sólido que se depositou no fundo, formado a partir da filtração, separação e atuação de bactérias, deve ser retirado periodicamente pela mangueira da máquina de esgoto.
Colônias de bactérias que vivem e se multiplicam no espaço da carga biológica utilizam matéria orgânica dissolvida em água como alimento. Portanto, a reciclagem ocorre naturalmente. O processo produz dióxido de carbono inofensivo, alguns hidrocarbonetos voláteis e água.
Para a retirada dos gases é instalada ventilação, elemento obrigatório do sistema de limpeza. Caso contrário, os elementos voláteis libertados durante a fermentação e a biodegradação acumular-se-ão no recipiente e serão libertados através da conduta de esgoto para a casa. Um odor desagradável encherá o edifício.
Fossas sépticas Tanque são recipientes lacrados nos quais o tratamento biológico das águas residuais é realizado por bactérias anaeróbias, sem acesso ao oxigênio.Estes microrganismos são menos eficazes que os microrganismos aeróbios (utilizados em sistemas dependentes de energia).
Portanto, o grau de purificação da água da matéria orgânica ao sair da fossa séptica chega a 75-80%. A drenagem desse líquido para o solo é proibida pelas normas sanitárias.
Para purificar ainda mais as águas residuais após a fossa séptica do tanque, um dispositivo de filtragem de solo deve ser usado. São estruturas nas quais a água de uma fossa séptica passa por uma camada de brita ou cascalho. Todos os contaminantes restantes se depositam no monte do filtro.
Tais dispositivos são:
- infiltrados – tanques fabricados industrialmente sem fundo (assemelham-se a uma banheira invertida);
- campos de filtração – sistema de tubulação de drenagem;
- filtrar bem — um tanque de absorção sem fundo com camada de drenagem.
O tipo de estrutura e o esquema de instalação da rede de esgoto são selecionados em função do tipo de solo do local e do nível do lençol freático. É melhor consultar um especialista sobre este assunto.
Quando instalada corretamente, a fossa séptica funciona de forma eficaz tanto em tempo seco quanto durante enchentes de primavera e chuvas fortes. Não tem medo do aumento da geada e das mudanças sazonais do solo.
Vantagens e desvantagens da fossa séptica Tank
As fossas sépticas não voláteis "Tank" são ideais para dispositivos autônomos de esgoto em uma casa particular. É aconselhável equipá-los em zonas de casas de campo e casas de campo para residência sazonal ou periódica, bem como em zonas com frequentes cortes de energia.
As comunicações locais que não necessitam de eletricidade para funcionar também são utilizadas na construção de edifícios economizadores de energia. As tecnologias que permitem a conservação de recursos estão se tornando cada vez mais populares.
Vantagens destas fossas sépticas:
- Simplicidade e confiabilidade do design — o tanque praticamente não está sujeito a desgaste.
- Força do casco — a fossa séptica resiste às influências destrutivas do meio ambiente e garante o funcionamento confiável do sistema.
- Facilidade de manutenção — ausência de componentes que exijam manutenção ou reparação periódica. Toda a manutenção do sistema de limpeza baseado na fossa séptica consiste em chamar um aspirador uma vez por ano.
- Possibilidade de aumento de produtividade adicionando módulos adicionais, que podem ser conectados até mesmo a um sistema em funcionamento.
- Eficiência de limpeza. Um sistema de esgoto que combina uma fossa séptica e um dispositivo de filtragem adicional garante a purificação completa das águas residuais de contaminantes - até 98%.
- Durabilidade — a vida útil é de pelo menos 50 anos.
- Facilidade de instalação. O corpo compacto de formato retangular conveniente e o peso leve da estrutura permitem que você mesmo instale a fossa séptica, sem o envolvimento de especialistas.
- Preço aceitável - Comparado aos concorrentes, o custo de uma fossa séptica é bastante aceitável.
A fossa séptica é uma das mais despretensiosas em operação. Papel higiênico, restos de comida e uma quantidade razoável de produtos de limpeza e detergentes domésticos são permitidos no sistema.
Porém, como qualquer estrutura de engenharia, a fossa séptica apresenta não apenas vantagens, mas também desvantagens:
- A água que sai da fossa séptica não pode ser escoada para o solo devido às normas sanitárias - para sua posterior purificação utiliza-se um filtro de brita-areia ou cascalho-areia;
- Falhas na instalação levam ao aparecimento de um odor desagradável na casa vindo do esgoto;
- O lodo acumulado no tanque não pode ser utilizado como fertilizante, pois pode conter resíduos orgânicos e substâncias nocivas que podem causar contaminação do solo e dos lençóis freáticos.
Para evitar o aparecimento de odores na casa, deve ser construído um riser de ventilação na tubulação de abastecimento. As bactérias anaeróbicas produzem metano durante o processamento de águas residuais, por isso os gases devem ser removidos. Além disso, ao instalar o tanque, não permita que ele se incline.
Como aumentar a eficiência do sistema?
Os microrganismos estão distribuídos por todo o volume da fossa séptica e concentram-se na biocarga. Eles entram no sistema junto com as águas residuais e, se houver quantidade suficiente de matéria orgânica, crescem, multiplicam-se e comem componentes orgânicos com sucesso.
Graças às bactérias, ocorre fermentação constante na fossa séptica.Com isso, a matéria orgânica, as suspensões minerais e as frações gordurosas são separadas - o líquido é estratificado.
A eficiência do tratamento de águas residuais depende do tamanho da população de microrganismos. O mercado oferece uma grande variedade de preparações prontas contendo colônias de bactérias - bioativadores. Droga popular - "Doutor Robik".
Ao adicioná-los periodicamente ao sistema, os proprietários melhoram a qualidade da limpeza. Esta é também uma prevenção eficaz contra problemas que surgem quando a população bacteriana diminui - odores desagradáveis, formação de depósitos espessos nas paredes, endurecimento de lamas.
A atividade dos anaeróbios contribui para a liquefação do lodo de fundo e da crosta densa da superfície, por isso o serviço de esgoto pode ser acionado com muito menos frequência - uma vez a cada três anos.
Quando é necessário o uso de bioativador?
Para o funcionamento normal das bactérias, é necessário que matéria orgânica e uma quantidade suficiente de líquido entrem no sistema. Assim, para uma fossa séptica em constante funcionamento, não é necessário o uso de preparações biológicas industriais.
No entanto, violações no funcionamento levam à morte das colônias, evidenciada pelo aparecimento de um odor desagradável. Neste caso, o bioativador deve ser adicionado primeiro. Na maioria das vezes, tal medida é suficiente para restaurar o funcionamento normal do sistema de limpeza.
Nos seguintes casos, não se deve esperar que apareça o cheiro, pois em qualquer caso ajudam a reduzir a população de microrganismos.
É melhor adicionar imediatamente um produto biológico pronto, que é administrado:
- Depois de um longo período de inatividade – por exemplo, no início da temporada de verão. Se a conservação for feita de maneira adequada, as bactérias da fossa séptica não morrem. No entanto, o seu número é significativamente reduzido. O bioativador ajuda a estabelecer o funcionamento do sistema em um tempo muito menor do que ocorreria em condições naturais.
- Depois de despejar produtos químicos no esgoto e desinfetantes que contribuem para a morte de organismos aquáticos.
- Depois que o líquido congela em uma fossa séptica. Isso pode acontecer se o tanque for instalado sem camada isolante.
Os odores de esgoto também ocorrem quando uma espessa camada de depósitos de gordura se acumula nos tubos e paredes de drenagem. Colônias de bactérias adicionadas artificialmente quebram e liquefazem os sedimentos, após o que eles fluem livremente para o reservatório.
Como aplicar um bioativador?
Alguns baldes (cerca de 20 litros) de água são despejados no esgoto. Para que o biomaterial entre na fossa séptica, ele é despejado ou despejado no vaso sanitário. Depois disso, a água é escoada duas ou três vezes.
Antes do uso, as preparações líquidas são simplesmente agitadas, mas os produtos em comprimidos ou grânulos devem ser aplicados de acordo com as instruções anexas. Alguns fabricantes recomendam dissolver o biomaterial em água, outros recomendam adicioná-lo seco.
Após adicionar o preparado bacteriano, monitore o nível da água na fossa séptica por dois a três dias, adicionando conforme necessário.
Por que é necessária filtragem adicional?
Os anaeróbios não são capazes de processar completamente os compostos orgânicos. Eles decompõem compostos complexos em compostos mais simples, que estão contidos no líquido que sai da fossa séptica.
Ao despejar essa água no solo, você pode se tornar o culpado pela contaminação dela e das águas subterrâneas. Para decompor completamente a matéria orgânica simples, as ameixas são expostas a bactérias aeróbicas.
Ao instalar a filtragem adicional natural, a água da fossa séptica passa por uma camada de brita ou cascalho, bem saturada de oxigênio. Os microorganismos aeróbicos se instalam nessa camada de filtração, cujas colônias crescem e se multiplicam quando a matéria orgânica nutritiva entra.
Desta forma, a última etapa do tratamento completo dos efluentes da rede de esgoto é realizada a partir da fossa séptica Tanque.
Qual área não é adequada para tal fossa séptica?
A fossa séptica em si não exige absolutamente nada do solo. A caixa é durável e lacrada, o material não está sujeito a nenhum impacto. O design garante uma operação confiável, mesmo que a caixa esteja constantemente na água.
A presença de uma almofada de cimento-areia ao redor do recipiente protege contra a compressão irregular das camadas do solo durante o congelamento.
Mas existem outros elementos obrigatórios no sistema de limpeza. Como o dispositivo de filtragem adicional requer uma boa absorção de água no solo, um alto nível de água subterrânea pode se tornar um obstáculo para a instalação de tal fossa séptica. De acordo com os regulamentos de construção, deve haver pelo menos um metro entre o fundo do filtro e o telhado da camada saturada de água.
As opções de fossas sépticas adequadas para áreas com alto nível de água subterrânea são descritas em Aqui.
A segunda boa razão são os solos argilosos pouco absorventes, que não permitem a passagem de águas residuais tratadas para dentro ou abaixo deles.Nessas situações, a camada filtrante fica na água e não cumpre sua função: não libera o sistema do componente líquido purificado.
No entanto, é possível utilizar um sistema não volátil nessas áreas. Você só precisa escolher o esquema de instalação correto.
Para a instalação de sistemas de esgoto onde as águas subterrâneas estão próximas umas das outras, são utilizados infiltradores para purificação adicional, que são instalados acima do nível crítico. Um poço de armazenamento com bomba de drenagem.
Se o local possuir solo argiloso, ele será utilizado para pós-tratamento de águas residuais. campos de filtração. Sob a camada filtrante principal é instalado um sistema de drenagem, a água se acumula em um poço com bomba e é descarregada na superfície em uma vala de drenagem.
Instalação e lançamento de uma nova instalação
Antes de começar, a fossa séptica deve estar aproximadamente 60-70% cheia de água. O enchimento é realizado na fase de instalação. Depois, ao longo de cerca de duas semanas, a água limpa é gradualmente substituída por águas residuais. Após o acúmulo de uma quantidade suficiente de substâncias orgânicas no tanque, os bioativadores são introduzidos no esgoto.
Você não deve esperar que os ralos se encham naturalmente de microflora. Isso leva vários meses e, durante esse período, a qualidade da purificação da água será baixa, podendo surgir um odor desagradável e vários tipos de problemas. Por exemplo, o acúmulo de depósitos em tubulações e nas paredes do tanque, o que não deveria ser permitido.
Portanto, é necessário estabelecer o funcionamento do sistema de limpeza o mais rápido possível, onde cepas de bactérias prontas ajudam. Antes de comprar, certifique-se de que o bioativador se destina a fossas sépticas anaeróbicas. Carregar aeróbios resultará em um longo tempo de inicialização.
Se você está interessado nas características de instalação de uma fossa séptica “Tank”, então temos artigo separado - Recomendamos que você leia.
Regras de conservação de fossa séptica
Se o sistema de limpeza funcionar o ano todo, não haverá problemas, mesmo que os proprietários saiam de casa por algumas semanas. Mas se você planeja interromper o fluxo de águas residuais na fossa séptica por mais de um mês, é necessário fornecer alimento às bactérias. Para fazer isso, o fertilizante de leite fermentado é introduzido no esgoto.
Pergunta preservando a fossa séptica para o inverno a devida atenção deve ser dada, pois o tanque contém microflora viva que deve ser preservada. Para isso, é necessário garantir um isolamento suficiente da estrutura.
O isolamento deve ser colocado no corpo durante a instalação de uma fossa séptica. Se não houver isolamento, você pode fazê-lo antes do início do frio.
Não faça isso:
- Bombeie drenos e câmaras de descarga, caso contrário a população bacteriana terá que ser restaurada na nova estação.
- Deixe o tanque vazio - isso garante que ele seja expelido do solo congelado e flutue durante as enchentes da primavera.
No inverno, a fossa séptica fica cerca de 2/3 cheia. Essa quantidade de líquido compensa a pressão do solo, e o espaço vazio garante que a fossa séptica não estourará, mesmo que o conteúdo congele completamente.
Se poços com bombas submersíveis forem instalados no sistema de limpeza, as unidades serão suspensas acima do nível da água durante o inverno.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Um vídeo cômico do fabricante mostra claramente os principais componentes de um sistema de limpeza com fossa séptica:
Algumas etapas da produção de fossas sépticas. Fossa. Medições visuais da espessura das paredes do corpo em uma seção:
A fossa séptica é popular na Federação Russa e em muitos países da CEI. Possui um design simples e universal. Um sistema de limpeza modular em bloco pode servir com eficácia uma pequena casa de campo, uma casa espaçosa ou vários edifícios ao mesmo tempo.
Se você tem experiência na instalação e operação de fossa séptica, compartilhe as informações com nossos leitores. Deixe comentários sobre o artigo e tire dúvidas sobre o tema - o formulário de contato está abaixo.
Boa tarde Quais são os requisitos para a distância da fossa séptica à fundação da casa, às árvores, à cerca?
Boa tarde, Olga. Como tal, não existem requisitos rigorosos para a distância de instalação até à fossa séptica. Aqui estão os pontos principais:
1. O SNiP recomenda a instalação de fossa séptica a uma distância de pelo menos três metros da fundação.
2. Diferentes tipos de árvores possuem diferentes sistemas de raízes. Danos à fossa séptica central são improváveis, mas o sistema fibroso é bastante capaz. A distância segura é determinada pelo fato. Pode variar de 2 a 4 metros.
3. Recomenda-se a instalação de fossa séptica ao longo do limite do local na beira da rodovia a uma distância de pelo menos 5 metros da estrada - no futuro isso facilitará a manutenção e solução de problemas.A distância até a cerca do vizinho é de pelo menos 3 metros.
Olá, quanta carga biológica flutuante é colocada na fossa séptica 3?