Fossa séptica para águas subterrâneas altas: métodos para determinar o nível das águas subterrâneas e recomendações para a escolha de uma fossa séptica
No setor privado, muitas vezes há situações em que existe um sistema centralizado de abastecimento de água, mas não existe um sistema de esgoto.Para utilizar sem problemas todos os encanamentos necessários, é necessário cuidar da drenagem e do tratamento de águas residuais.
A tarefa torna-se mais complicada se os aquíferos estiverem localizados próximos à superfície. Uma solução para o problema pode ser uma fossa séptica para lençóis freáticos elevados - o dispositivo é selecionado com base na avaliação da condição geológica do local e da intensidade de operação esperada.
O conteúdo do artigo:
- Finalidade e características operacionais das fossas sépticas
- Que problemas surgem devido ao elevado nível das águas subterrâneas?
- Determinação da profundidade das águas subterrâneas no local
- Fossa séptica correta em uma área com alto nível de água subterrânea
- Os 10 melhores fabricantes de fossas sépticas
- Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Finalidade e características operacionais das fossas sépticas
Uma casa particular bem conservada possui muitos encanamentos e eletrodomésticos que utilizam água: um vaso sanitário, uma pia de cozinha, uma pia, uma banheira ou chuveiro, uma máquina de lavar. Muitas vezes também são instaladas máquinas de lavar louça.
Como resultado de todos esses equipamentos, são geradas grandes quantidades de águas residuais.
Para descartar águas residuais, o proprietário da casa precisa considerar um sistema de esgoto eficaz. A boa e velha fossa não é uma opção, porque... mesmo o maior tanque selado terá que ser limpo com frequência, e isso representa uma despesa séria para os serviços de esgoto
As águas residuais devem ser descartadas sem agredir o meio ambiente, e a melhor escolha é uma fossa séptica que forneça tratamento biológico de contaminantes.
A finalidade de uma fossa séptica é o acúmulo, purificação e descarte de águas residuais. Este processo ocorre em etapas em várias (geralmente duas ou três) câmaras.
O primeiro tanque é projetado para coletar águas residuais da rede de esgoto. A purificação primária ocorre aqui: as águas residuais são estratificadas, as partículas sólidas afundam e a água clarificada com menos impurezas flui para a próxima câmara.
No segundo tanque, continua o processo de fermentação do esgoto. As bactérias anaeróbicas decompõem compostos orgânicos e as águas residuais continuam a ser purificadas. A água quase pura entra na terceira câmara, no campo de filtração ou no cassete de filtro acima do solo, onde ocorre a purificação adicional.
Que problemas surgem devido ao elevado nível das águas subterrâneas?
Se o lençol freático estiver próximo, a fossa séptica deve estar absolutamente vedada e sua instalação deve ser perfeitamente correta. Caso contrário, podem ocorrer dois tipos de problemas: a estrutura irá flutuar ou irá inundar.Vamos descobrir o que isso ameaça.
Ao instalar uma fossa séptica, ela é cuidadosamente fixada em uma base de concreto. Se isso não for feito, durante inundações ou tempestades ele subirá à superfície do solo. Isso levará inevitavelmente à deformação dos elementos do sistema de esgoto, rupturas de tubos e outros problemas. O sistema de esgoto irá falhar.
Se uma fossa séptica insuficientemente confiável for selecionada ou construída para a instalação de tratamento de água, mais cedo ou mais tarde a água subterrânea começará a penetrar na estrutura. Isso levará à sua inundação. Um tanque cheio demais deixará de funcionar corretamente. Mas isso não é tudo.
A água pode começar a fluir para o sistema através da tubulação. Isso está repleto de rupturas de tubos e inundações de fundações de edifícios. Em alguns casos, a água de uma fossa séptica inundada sobe para os encanamentos da casa e causa sérios danos.
Correndo pelas tubulações, a água carrega consigo muitas impurezas - desde o esgoto da fossa séptica até partículas sólidas (areia, seixos, lixo). Sua composição química é extremamente agressiva. Isso pode causar corrosão de elementos metálicos, danos à integridade dos revestimentos de tubos e equipamentos de encanamento e danos mecânicos.
Tudo isso leva à rápida destruição da própria fossa séptica e de todos os elementos do sistema de esgoto. É por isso que, com um nível elevado de água subterrânea, não é possível economizar em materiais e instalação. Quanto mais forte e hermética for a estrutura, maior será o período de operação sem problemas.
O esgoto é limpo devido a um grande número de microorganismos.Se o esgoto vazar para o aquífero onde os poços e furos são construídos, isso pode resultar em doenças intestinais (na melhor das hipóteses) para as pessoas e doenças para os animais domésticos.
As águas subterrâneas elevadas não representam apenas um risco de acidentes, mas também um grande investimento de dinheiro, especialmente se forem cometidos erros durante a instalação. A despressurização fará com que a água vaze para o tanque e precisará ser bombeada com mais frequência. Os custos dos serviços de esgotos aumentarão acentuadamente.
Outra nuance: ao projetar um sistema de esgoto autônomo, é necessário pensar imediatamente no sistema de drenagem do local, caso contrário a área ao redor da fossa séptica pode ficar inundada.
Determinação da profundidade das águas subterrâneas no local
A opção ideal é determinar o nível do lençol freático por meio de estudos hidrogeológicos. Porém, raramente recorrem a profissionais, porque... é caro, demorado e difícil. Você pode encontrar o caminho sozinho, mas uma furadeira de jardim comum ou sinais folclóricos ajudarão.
Opção nº 1: broca e haste de jardim
Para determinar o nível do lençol freático são adequadas uma broca e uma haste com comprimento igual ou superior a 2 m, sendo necessário fazer marcas na haste para uma fita métrica. Não é necessário marcar cada centímetro, bastam marcas a uma distância de 5 a 10 cm.
Você precisa fazer um furo do comprimento da broca. Acontece que sai água durante a perfuração. Isso significa que está muito próximo da superfície. No entanto, mais frequentemente você tem que esperar. O poço é deixado por um dia para permitir que a água se acumule nele.
A haste seca é baixada até o fundo do poço.Aí eles tiram e verificam até que ponto está molhado. Resta apenas calcular os resultados. Por exemplo, se o comprimento da broca for de 2 m e 10 cm da haste estiverem molhados, verifica-se que a água está a uma profundidade de 1,9 m.
Essas medições são realizadas não uma vez, mas durante vários dias, registrando os resultados a cada vez. Se não mudarem, significa que a água está localizada nesta profundidade. Se houver uma diferença, você deve se concentrar nos resultados mais baixos. Por exemplo, se em dias diferentes for obtida uma profundidade de 1,9 me 1,8 m, então o nível correto do lençol freático é considerado 1,8 m.
Opção nº 2: determinar pelas plantas
A vegetação é frequentemente um indicador da proximidade da água. Por exemplo, se salgueiro, amieiro, ulmeira e especialmente junco crescem no local, então o solo está úmido. Você pode determinar a profundidade em metros das plantas usando a tabela abaixo:
A inclinação de um bordo, bétula ou salgueiro pode indicar exatamente onde a água chega mais perto da superfície. É melhor navegar por várias árvores ao mesmo tempo.
Opção nº 3: lagoas e poços
Freqüentemente, há pequenos corpos d'água abertos perto do local. Pelo nível da água neles você pode determinar o quão próximo está o aquífero. Se houver pântanos, este é um sinal claro de alto nível das águas subterrâneas.
A comunicação regular com os vizinhos também pode ajudar na determinação da profundidade das águas subterrâneas, porque provavelmente tiveram que determiná-lo durante a construção de casas, anexos, estruturas hidráulicas e sistemas de esgoto.
Opção nº 4: métodos antiquados
O nível do lençol freático pode ser determinado usando uma panela de barro comum. Para fazer isso, retire a grama de um pequeno pedaço de terreno, coloque um torrão de lã desengordurada e um ovo recém-posto por cima. Tudo isso é coberto com pratos de cerâmica e deixado durante a noite.
De manhã basta inspecionar a lã e o ovo. Se a lã estiver úmida, mas não houver sinal de condensação no ovo, o GWL está baixo. Se a lã estiver molhada e houver gotas de umidade no ovo, a água obviamente chegará muito perto da superfície.
Opção nº 5: sinais folclóricos
As observações de rotina também podem ser úteis na determinação do nível das águas subterrâneas. Por exemplo, o forte orvalho matinal e a espessa neblina noturna indicam que a água está próxima da superfície do solo. Quanto mais próximo o aquífero, mais evidentes são esses sinais. Eles podem ocorrer mesmo em condições extremas de calor e seca.
Os animais de estimação se comportam de maneira diferente dependendo da profundidade da água. Por exemplo, os gatos podem escolher um local para descansar onde a água esteja próxima. Os cães, ao contrário, procuram o local mais seco do local.
Com todas as desvantagens de um alto nível de água subterrânea, há também uma grande vantagem. Os roedores evitam locais com alta umidade. Isso significa que você terá menos probabilidade de ser atacado por ratos. As formigas se comportam da mesma maneira.A ausência de formigueiros na área pode indicar alta umidade do solo.
Fossa séptica correta em uma área com alto nível de água subterrânea
Em alguns casos, faz sentido instalar um tanque de armazenamento selado. Este é um tipo de análogo de uma fossa. Sua peculiaridade é que o líquido só se acumula no recipiente, mas não é purificado.
Desvantagens: necessidade de manutenção frequente e alto custo. Por outro lado, se as pessoas não morarem permanentemente na casa, esse sistema de esgoto será lucrativo e conveniente.
As fossas sépticas de armazenamento industrial são feitas de materiais de alta resistência. A espessura das paredes do tanque pode atingir 10-40 mm. Existem fossas sépticas de grande volume.
Suas vantagens:
- estanqueidade absoluta;
- segurança ambiental;
- facilidade de instalação;
- durabilidade.
Alguns modelos são equipados com sensores que indicam o nível de enchimento do recipiente.
Na maioria dos casos, o drive não resolve o problema, porque... Para uma vida confortável, os proprietários precisam de um sistema de esgoto completo. Neste caso, faz sentido equipar uma fossa séptica com um campo de aeração a granel. A estrutura deve ser impermeável. Deve ser protegido contra flutuação e deformação devido ao levantamento do solo.
Características de materiais para fabricação de câmeras
Existem vários materiais adequados para a construção de uma fossa séptica com alto nível de água subterrânea:
- Concreto reforçado. Volumétrico estrutura monolítica de concreto armado – ideal para uma casa onde viva uma família de 3 ou mais pessoas.As câmaras dessa fossa séptica não permitem a passagem de água, não flutuam, suportam os efeitos de produtos químicos agressivos e podem durar décadas.
- Plástico (contêineres ou Eurocubos). Não é o material mais confiável, mas é adequado para a instalação independente de uma fossa séptica no país. Prós: firmeza, leveza. Desvantagens - a necessidade de fornecer uma boa proteção contra a flutuação, o risco de aparecerem fissuras quando o solo se eleva.
- Fibra de vidro. O material é altamente durável, leve, pode suportar cargas pesadas e resistir bem a produtos químicos. A desvantagem é a mesma do plástico: a fossa séptica deve ser ancorada durante a instalação.
Para instalar um sistema de esgoto confiável, é melhor escolher concreto armado. A construção de tal fossa séptica será bastante cara, mas você pode esquecer o problema da flutuação.
A estrutura não irá estourar se um veículo bater nela acidentalmente, como pode acontecer com um tanque de plástico ou fibra de vidro. É extremamente durável e reparável.
Protegendo a fossa séptica da flutuação e elevação do solo
Fossas sépticas de plástico leve devem ser consertadas, porque o seu peso não é suficiente para suportar a pressão das águas subterrâneas. Muitas vezes eles flutuam. A tecnologia de ancoragem da estrutura em si é simples, o principal é cumpri-la rigorosamente.
Ordem de serviço:
- O fundo do poço está nivelado. Uma almofada de areia com 30 cm de espessura é colocada por cima e bem compactada.
- Coloque uma base sobre uma camada de areia – laje de concreto armado de acordo com o tamanho da estrutura.
- A fossa séptica é montada em uma laje, preso com cintos ou cabos especiais.
Para proteger contra o levantamento do solo, use uma mistura seca de areia e cimento (5: 1).Após a instalação da fossa séptica, permanece um vão entre o corpo da estrutura e as paredes da fossa.
É desejável que tenha no mínimo 15 cm, a mistura é despejada neste espaço em camadas, despejando água e compactando cada camada.
Durante o aterro, as fossas sépticas são enchidas simultaneamente com água. Além disso, o nível da água deve coincidir com o nível de enchimento da fossa. Isso é necessário para equalizar as cargas e evitar o aparecimento de fissuras na estrutura plástica.
O dispositivo do cassete de filtro acima do solo
Se as águas subterrâneas forem profundas, para pós-tratamento de águas residuais, campo de filtro, ou filtrar bem. Neste caso, a água se move por gravidade, não havendo necessidade de bombeamento forçado.
Se o nível do lençol freático for alto, será necessário instalar um poço à prova d'água adicional, uma bomba e um cassete de filtro. Seu tamanho é calculado com base no fato de que para limpeza são necessários 0,5 metros cúbicos. você precisa de um cassete de 1 x 1 m.
Para montar um cassete filtrante, são retirados 30-40 cm de solo de toda a superfície da futura estrutura, e o perímetro é cercado com blocos de concreto para que sua altura fique nivelada com o solo.
Esse espaço é preenchido com brita (fração de 20 a 40 mm), e no topo é colocada uma fossa sem fundo, sob a qual é conectada uma tubulação da fossa séptica. A estrutura é isolada e coberta por uma camada de solo de 30 cm de espessura.
Os 10 melhores fabricantes de fossas sépticas
Se a água subterrânea estiver próxima à superfície, você pode escolher uma fossa séptica industrial. A hermeticidade é garantida, o resto depende da qualidade da instalação.
São várias marcas que têm se mostrado bem no mercado nacional:
- "Tanque". São estruturas plásticas não voláteis com espessura de parede corporal de até 17 mm. Eles suportam bem as cargas e são resistentes às mudanças de temperatura. O projeto foi projetado para que o tanque não flutue sob a influência das águas subterrâneas.
- "Tritão". Sob esta marca são produzidas fossas sépticas de diversos tamanhos e finalidades. Ao instalar o modelo, é necessário ancorá-lo. Se instalados corretamente, podem durar até meio século.
- "Leopardo". O fabricante produz modelos independentes e dependentes de energia. São fossas sépticas de três câmaras com dois níveis de filtração biológica. As estruturas são confiáveis, fortes e duráveis.
- "Tver". Estes são sistemas confiáveis para tratamento abrangente de águas residuais. As vantagens das fossas sépticas incluem compactação, durabilidade e alto rendimento. A desvantagem é a dependência energética e a necessidade de manutenção adequada.
- "Líder". As fossas sépticas consistem em seis câmaras para diversos fins. Os projetos incluem um transporte aéreo e um arejador. Mais: não há necessidade de utilização de bioaditivos para o funcionamento normal da instalação. O sistema foi projetado perfeitamente.
- "Ecopan". Uma das melhores opções para instalação em solos argilosos e agitados com elevados níveis freáticos.O design foi projetado para suportar cargas pesadas sem o menor dano ou deformação.
- "Unilos". O tratamento mecânico e biológico passo a passo garante a segurança da fossa séptica para o meio ambiente. As estruturas são confiáveis e de fácil manutenção, apesar do complexo algoritmo do processo de tratamento de águas residuais.
- "Yubas". Essas fossas sépticas não são apenas confiáveis e duráveis. Distinguem-se por mais uma vantagem: as estruturas não perdem o seu desempenho e eficiência, mesmo que sejam utilizadas com longas pausas (até 3 meses).
- "Álamo". As fossas sépticas operam em uma ampla faixa de temperatura, são resistentes a influências externas e são equipadas com arejadores, elevadores aéreos e compressores. Você pode remover os resíduos usando um caminhão de esgoto ou manualmente.
- "Topas". Os sistemas autônomos de esgoto "Topas" são muito procurados devido à sua confiabilidade. Embora seu princípio de funcionamento seja o mesmo de outras fossas sépticas, o fabricante zelou pela alta qualidade dos materiais para a fabricação de seus produtos.
Ao escolher um modelo específico de qualquer marca, você deve verificar todos os detalhes com o vendedor. A fossa séptica deve ser durável e forte.
Além disso, a instalação deve purificar as águas residuais da forma mais eficiente possível e ser fácil de operar.
Ao adquirir um modelo preste atenção ao consumo de energia e à frequência de limpeza necessária. Também é importante quanto tempo a fossa séptica permanece operacional em caso de queda de energia e a rapidez com que retorna ao modo de operação padrão.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
A ocorrência próxima de águas subterrâneas pode criar muitos problemas na instalação de um sistema de esgoto autônomo. Oferecemos vídeos úteis nos quais você encontrará muitas dicas e poderá projetar e construir um sistema sem a ajuda de especialistas.
Descrição das características do esgoto em níveis freáticos elevados e explicações detalhadas do proprietário do local:
Processo de escavação e instalação de fossa séptica - demonstração:
Recomendações úteis para construção de esgoto DIY e uma demonstração visual do processo.
Parte 1:
Parte 2:
O conforto dos moradores da casa depende da qualidade do projeto e instalação da rede de esgoto. Se houver alto nível de lençol freático na área, deve-se estudar cuidadosamente a tecnologia de instalação de fossa séptica e selecionar o modelo adequado. Caso contrário, os problemas serão inevitáveis.
Se você duvida de suas habilidades, convide especialistas. Isso será muito mais barato do que ter que refazer posteriormente um esgoto ineficaz.
Se você tem experiência no uso de fossa séptica, compartilhe informações com nossos leitores. Conta pra gente qual modelo você escolheu? Deixe comentários e tire dúvidas sobre o tema no formulário abaixo.
Tive esse problema quando herdei uma casa à beira do rio. Por um lado é lindo a paisagem, a natureza, mas por outro lado é muito problemático oferecer comodidades.
Eu sei em primeira mão o que é construir uma fossa séptica incorretamente, minha fossa recém-instalada foi empurrada pelas águas subterrâneas e os canos estouraram, toda a área ficou coberta de “fertilizantes”.
Tive que fazer tudo com sabedoria uma segunda vez, e isso é dinheiro completamente diferente.