Revisão da fossa séptica “Tver”: design, princípio de funcionamento, vantagens e desvantagens
Em áreas com edifícios privados, não é incomum a ausência de rede central de esgoto.A eliminação de resíduos está a tornar-se um problema para os proprietários de casas, que optam cada vez mais por instalar o seu próprio sistema de tratamento. Uma dessas soluções poderia ser uma fossa séptica de Tver, que realiza um ciclo completo de tratamento de águas residuais.
Mas é preciso admitir que antes de decidir adquirir uma estação de tratamento, é preciso estudar o projeto da unidade, entender o princípio de seu funcionamento e familiarizar-se com as vantagens e desvantagens operacionais. Todos esses pontos são descritos detalhadamente no artigo.
O conteúdo do artigo:
Como funciona a estação de tratamento Tver
A fossa séptica de Tver é uma estação local para o tratamento completo de águas residuais domésticas. O volume interno da fossa séptica é dividido em câmaras de trabalho nas quais ocorrem sedimentação, separação mecânica e biodegradação do líquido.
Principais componentes do sistema:
- quadro;
- um sistema de divisórias divisórias e semissubmersíveis com furos e recortes, graças aos quais a água flui de seção a seção;
- compressor;
- tubulações de ar com válvulas de corte apropriadas;
- arejadores;
- transportes aéreos;
- escotilhas de inspeção com isolamento;
- tubulações de entrada e saída;
- riser de ventilação (ventilador).
Praticamente não há nada que quebre na instalação.A única unidade dependente de energia que garante o funcionamento da instalação é compressor - instalado na casa. Os elementos do sistema são fabricados em polímeros, portanto não estão sujeitos à corrosão e decomposição por microrganismos e são resistentes a ambientes agressivos.
No sistema, as águas residuais passam alternadamente por seis zonas:
- Câmara séptica ou tanque de decantação primária;
- Biorreator anaeróbico;
- Aerotanque;
- Tanque de decantação secundário;
- Biorreator aeróbico (tanque de aeração de segundo estágio);
- Tanque de decantação terciário.
Os biorreatores são preenchidos com bicos escova. Os arejadores são instalados na parte inferior das câmaras do tanque de aeração e do biorreator aeróbio.
Os transportes aéreos estão localizados nos tanques de decantação secundário e terciário e são conectados por uma tubulação de lodo à câmara séptica.
O que é um casco?
O corpo da fossa séptica é um recipiente selado feito de polipropileno durável. Este material de construção não está sujeito à corrosão ou qualquer tipo de erosão, e não reage quimicamente com substâncias contidas no solo e águas residuais.
Nas laterais do corpo existem nervuras horizontais reforçadas que, aliadas à elasticidade do polipropileno, permitem ao tanque suportar facilmente a pressão do solo.
Se instalado corretamente com uma almofada de areia densa ao redor da fossa, mesmo o aumento da geada e a extrusão irregular de camadas individuais de solo não causarão danos ao corpo da fossa séptica.
O formato especial do tanque - trapezoidal com fundo arredondado e liso - é conveniente para manutenção. Não há zonas mortas dentro da fossa, e você mesmo pode limpar a fossa séptica do lodo usando redes.As seções de trabalho da estação são dispostas alternadamente na direção horizontal, de modo que a fossa é alongada e tem uma altura relativamente pequena.
Essa característica permite que a fossa séptica fique localizada nas camadas superiores do solo, o que reduz o custo de mão de obra para terraplenagem e possibilita a utilização da estrutura mesmo em condições muito aquífero alto.
Na parte superior do tanque existem uma ou duas escotilhas de inspeção, dependendo do projeto. Graças ao seu grande tamanho, a fossa séptica Tver é uma das estruturas de manutenção mais fácil entre as estações de limpeza profunda do mercado.
Projeto de biorreator
Como muito trabalho de limpeza de águas residuais de contaminantes é realizado por microrganismos, é necessário proporcionar condições ideais para seu crescimento e reprodução na fossa séptica. Esta é exatamente a função que ambos os biorreatores desempenham na fossa séptica de Tver.
A oportunidade física para a formação de biofilme é fornecida pela biocarga. Sua principal função é criar a maior área livre possível para o assentamento de colônias bacterianas, com dimensões mínimas próprias.
Nos biorreatores da estação de tratamento de Tver, é utilizado carregamento de escovas.Os bicos têm o formato de uma escova doméstica comum, por isso receberam esse nome.
A forma dos elementos de carga promove o crescimento do lodo ativado e a distribuição uniforme da microflora. Ao mesmo tempo, eles não obstruem como biocargas porosas.
A superfície específica dos bicos escova é de 50–60 m2/m3. Os materiais poliméricos quimicamente estáveis dos quais são feitos são absolutamente seguros para os microrganismos e para o meio ambiente.
Eles se instalam em um biorreator anaeróbico colônias bacterianasque vivem e se reproduzem sem acesso ao ar. Para suas funções vitais, é suficiente um suprimento suficiente de matéria orgânica.
Um biorreator aeróbio fornece condições para microrganismos que vivem apenas na presença de oxigênio. Para fazer isso, instale um arejador no recipiente.
O que é um arejador?
Um arejador é um dispositivo que satura o conteúdo de uma fossa séptica com o componente ativo do ar - o oxigênio. Na sua forma mais simples, trata-se simplesmente de um tubo perfurado, de um lado do qual é fornecido ar sob pressão e do outro lado é instalado um tampão.
O gás é espremido pelos orifícios e, de acordo com as leis físicas, sobe. Como o arejador está instalado bem na parte inferior, todo o volume da seção é preenchido com bolhas de ar. O oxigênio se dissolve na água e permite a existência de bactérias aeróbicas.
No entanto, se o fornecimento de ar for interrompido, o líquido começará a fluir para o tubo arejador, o que é inaceitável. Portanto, um filme especial é colocado no tubo.O ar de dentro passa calmamente pelos microporos, formando pequenas bolhas que saturam bem a água com oxigênio. A água não vaza na direção oposta.
Como funciona esse sistema de esgoto?
O processo é organizado em modo de fluxo - o líquido passa por todas as etapas de purificação por gravidade. Portanto, uma queda de energia não se torna um desastre - os compartimentos não transbordam e a estação continua funcionando e realizando limpeza de alta qualidade por pelo menos um dia.
Estas características de design permitem uma utilização eficaz da fossa séptica Tver tanto para uma dacha com utilização sazonal ou periódica, como para uma casa com residência permanente.
No tanque, o efluente passa por quatro etapas de tratamento biológico fino.
Decantação primária e fermentação anaeróbica
Pelas tubulações de esgoto, o esgoto entra no tanque de decantação primário, onde ocorre a sedimentação, a separação mecânica e começa o tratamento com microrganismos. Os hidrobiontes entram aqui junto com as águas residuais do biorreator anaeróbico, bem como com o lodo ativado dos tanques de decantação secundário e terciário.
Sob a influência de bactérias, grandes estruturas pesadas são quebradas e as águas residuais são separadas de acordo com a gravidade específica. Partículas pesadas e pouco solúveis depositam-se no fundo, frações gordurosas leves sobem à superfície.
O lodo e a película de gordura também são processados gradualmente, mas isso leva mais tempo. Como resultado, restam apenas sedimentos sólidos, que devem ser bombeados.
A próxima seção é um biorreator anaeróbico, onde se concentram colônias de bactérias anaeróbicas. A água relativamente limpa da camada intermediária da câmara séptica entra aqui.
Devido ao conteúdo de grande quantidade de matéria orgânica, ocorre fermentação e sedimentação do lodo nas fibras no compartimento de carga. Os hidrobiontes decompõem compostos orgânicos complexos e difíceis de oxidar em compostos simples.
Oxidação e decomposição aeróbica da matéria orgânica
A água com suspensões simples entra na próxima seção - o tanque de aeração, onde é realizada a aeração constante. Em um ambiente oxigenado e nutritivo, as bactérias aeróbicas começam a atuar. Eles usam matéria orgânica simples como alimento para manter seu metabolismo. Como resultado, a água fica saturada com suspensões ativas.
Uma camada de cascalho é colocada no fundo do tanque de aeração. Nele se depositam os restos da atividade bacteriana (metabólitos), bem como alguma matéria orgânica. Com isso, forma-se um ambiente para reprodução e crescimento de anaeróbios e forma-se lodo ativado.
Juntamente com as bolhas de ar, ele sobe novamente e as bactérias continuam a atuar em todo o volume da câmara. A seguir, esse líquido “agitado” entra no tanque de decantação secundário. O processo diminui, as partículas assentam.
O decantador secundário e o tanque de aeração são seções conectadas, de forma que o lodo ativado, decantando, retorna para a câmara do tanque de aeração. A água clarificada flui ainda mais através dos transbordamentos superiores para o biorreator aeróbico.
Na câmara do biorreator foram criadas condições para o crescimento e reprodução de enormes colônias de aeróbios.A água saturada com oxigênio e resíduos orgânicos passa por uma biocarga de escova, na qual ocorrem os mesmos processos que no tanque de aeração. Apenas muito mais ativo.
A maior parte do lodo ativado deposita-se nas fibras dos rufos e é processado por bactérias até a decomposição completa.
Neutralização de compostos tóxicos
Além da matéria orgânica e da matéria pesada insolúvel em suspensão, as águas residuais domésticas contêm substâncias tóxicas. Os detergentes e produtos de limpeza utilizados para banho, lavanderia, louça ou limpeza contêm fosfatos e compostos de nitrogênio.
Eles se dissolvem em água e não se acomodam nem se decompõem por bactérias. É proibido drenar para o solo água contendo compostos tóxicos - isso ameaça causar danos ambientais.
Para neutralizá-los, uma camada de calcário é colocada na área inferior da seção do biorreator. Reage com fosfatos e compostos de nitrogênio e forma sais insolúveis, que precipitam.
Assentamento final e desinfecção
A última etapa da purificação é a decantação da água em um tanque de decantação terciário. Os restantes metabolitos e sais neutros formados pela combinação de fosfatos e calcário depositam-se aqui. Ao passar por todas as câmaras, as águas residuais ficam completamente limpas de contaminantes - o grau de purificação é de 98%.
Em um tanque de decantação terciário, a água praticamente pura é desinfetada. Para fazer isso, comprimidos contendo cloro são colocados em um flutuador especial.
A água purificada pode ser descarregada no terreno e em um corpo de água natural. No entanto, as tendências de poupança de recursos estão a disseminar-se cada vez mais, não só na Europa, mas também aqui.
Portanto, cada vez mais proprietários económicos estão a utilizar novamente águas residuais tratadas - para irrigação, para necessidades técnicas ou económicas.
Eliminação do excesso de lodo ativado
Com quantidade suficiente de nutrientes, o aumento da biomassa das bactérias aeróbias ocorre de forma muito intensa. Neste caso, forma-se muito lodo ativado.Para escoar o excesso, são instaladas pontes aéreas nos tanques de decantação secundário e terciário.
Um transporte aéreo é uma bomba a jato que eleva líquido usando ar comprimido. O design é muito simples - consiste em dois tubos e um compressor. Um dos tubos transporta ar sob pressão. Ele está conectado ao fundo do segundo tubo, baixado na água.
Uma emulsão ar-água é formada - um líquido cheio de bolhas de ar. Sua gravidade específica é menor que a gravidade específica da água ao redor do tubo.
Devido a isso, ela sobe pelo cano - a água mais densa simplesmente empurra para fora a mistura mais leve de ar-água. A matéria suspensa contida na água também passa a fazer parte da emulsão e sobe com sucesso.
Dois elevadores aéreos instalados na fossa séptica de Tver, juntamente com o líquido, levantam o excesso de lodo ativado das seções do tanque de aeração e do tanque de decantação terciário. A linha de lodo bombeia a mistura para a fossa séptica. O ciclo está concluído.
Vantagens e desvantagens do sistema de tratamento
As fossas sépticas Tver apresentam vantagens e desvantagens, como qualquer dispositivo técnico. No entanto, o número de vantagens supera significativamente, devido às quais essas estações de tratamento são amplamente utilizadas e com sucesso.
Vantagens de projeto:
- A purificação completa da água ocorre em um tanque - nenhum dispositivo de filtragem adicional é necessário.
- Uma fossa séptica com capacidade adequadamente selecionada limpa as águas residuais em 98% - essa água pode ser despejada no terreno, em um reservatório e usada para necessidades domésticas.
- O corpo da fossa séptica é feito de material polimérico de alta resistência e não sujeito a corrosão e erosão, o que garante uma longa vida útil do dispositivo.
- Não há necessidade de usar bioativadores constantemente - as bactérias na fossa séptica são restauradas de forma independente e se multiplicam ativamente.
- Fornece purificação de fosfatos tóxicos e compostos de nitrogênio.
- O lodo sólido é bombeado uma vez por ano ou menos.
- A fossa séptica Tver pode ser utilizada mesmo com operação intermitente - graças ao método de limpeza combinado, o ciclo intermitente não cria uma grande carga no lodo ativado e, na ausência de energia, a fossa séptica entra em modo de espera.
- Em uma fossa séptica, o líquido não passa por canos ou mangueiras, portanto não há perigo de entupir o sistema.
- O projeto suporta facilmente descargas de águas residuais sem perda de qualidade do tratamento.
- Grandes escotilhas de inspeção facilitam a realização de inspeções preventivas do sistema, manutenção e bombeamento de lodo sólido.
- O compressor está localizado em ambientes internos - isso é conveniente para manutenção e prolonga significativamente a vida útil da unidade.
- Dimensões gerais compactas e peso leve permitem instalação de fossa séptica Tver por conta própria, sem o uso de equipamentos especiais.
Imperfeições:
- Volatilidade do sistema;
- Alto preço do complexo.
No entanto, o custo considerável da fossa séptica já compensa durante a instalação - não há necessidade construir poços de absorção ou gastar dinheiro em disposição do campo de filtração.
Modificações das instalações de tratamento "Tver"
Os projetos das fossas sépticas de Tver são classificados de acordo com sua produtividade - a quantidade de águas residuais que a instalação pode processar em um dia. Selecione o volume necessário do tanque levando em consideração o número de pessoas que residem permanentemente na casa.
A produtividade das modificações da estação Tver no mercado começa em 0,35 metros cúbicos. m por dia - é adequado para 1-2 pessoas. Em seguida vêm as apresentações. Tver-0,5P E Tver-0,75P – para 2-3 residentes, Tver-0,85P – para 3-5 residentes, Tver-1P – para 4-6 residentes, etc.
A letra “P” na designação significa que a fossa séptica é feita em um invólucro de plástico.
A modificação tem o volume máximo de processamento diário para uma fossa séptica com corpo de plástico Tver-3P. Este projeto pode atender até 18 pessoas.
As fossas sépticas com maior produtividade pertencem à classe profissional, seu corpo é em aço. A produtividade dessas estruturas é de 4,5 a 500 metros cúbicos. m por dia.
Estão disponíveis modelos com compartimentos de bomba. O trecho com a bomba pode ser o último ao longo do fluxo do líquido pela fossa séptica. Tais modificações possuem a letra “H” no final do código de designação - por exemplo, Tver-1.5PN.
As unidades de bombeamento são utilizadas para a remoção forçada de água purificada para o terreno ou para um poço quando o nível da tubulação de descarga é superior ao que sai da fossa séptica.
Existem modelos com compartimento de bomba, que fica localizado em frente à câmara receptora - o tanque de decantação primário.A bomba de esgoto bombeia o esgoto para a câmara séptica quando a linha principal que sai da casa está localizada suficientemente baixa no subsolo - abaixo de 60 cm do nível da superfície.
As fossas sépticas com bomba são marcadas com a letra “H” no início do código de designação - Tver-1NP.
Existem também instalações combinadas - sua designação possui o código NPN. Por exemplo, execução Tver-2NPN.
Se a questão da escolha de uma fossa séptica ainda for relevante, sugerimos que você leia o artigo - Qual fossa séptica é melhor para uma casa: comparação de estações de tratamento populares
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Projeto e princípio de funcionamento de uma fossa séptica Tver:
Projeto e operação da fossa séptica Tver, suas vantagens em comparação com outros sistemas. Dicas para conservar para o inverno:
A fossa séptica Tver, pela sua versatilidade, é utilizada para residências particulares e chalés de verão localizados em áreas com qualquer tipo de solo. Versões mais produtivas são adequadas para a reciclagem de águas residuais de pequenos locais de produção e armazéns distantes das comunicações centrais.
Compartilhe com os leitores sua experiência de uso de uma fossa séptica Tver. Conte-nos sobre as características de sua manutenção e operação. Participe de discussões e faça perguntas de seu interesse - a caixa de comentários está localizada abaixo.
É incrível como algumas empresas operam! Liguei para várias empresas em busca de uma fossa séptica para minha dacha.Muitas vezes os gestores nem conhecem o seu produto! E recentemente conversei com engenheiros - as consultas foram competentes. Eles encontraram para mim uma fossa séptica horizontal Tver, confiável e prática. Sem eletrônica complicada. Reforçado, com âncoras contra subida. Interessado.
Pesquisei no Google, pensei, pesei tudo e resolvi levar. Eles o instalaram rapidamente na dacha e o concluíram em um dia. Aliás, vamos lá em visitas curtas, não queríamos nos preocupar com o sistema de esgoto. Portanto, simplesmente desligamos o Tver e pronto. Mesmo no inverno. Conveniente, prático e confiável. Eu recomendo.
“Tver” está pensado em tudo à primeira vista e considero-o uma prioridade de aquisição. Mas ainda tenho algumas dúvidas quanto ao facto da instalação ser totalmente dependente de biorreatores. Acontece que existe a opção de destruir acidentalmente as bactérias necessárias com alguns produtos químicos domésticos?! E segundo: é mesmo possível sair de férias e deixar a instalação sem vigilância?!
Boa tarde, Anatólia. Uma pequena quantidade de produtos químicos domésticos pode ser despejada na fossa séptica. Naturalmente, se você descartar apenas produtos químicos, a concentração atingirá níveis perigosos para as bactérias.
É estritamente proibido descartar em fossa séptica:
- ossos;
- sementes de frutas e bagas;
— materiais de tecido;
- álcoois e ácidos.
Desligue o compressor e saia com segurança. As bactérias aeróbicas são encontradas em impurezas orgânicas. Depois de chegar, ligar o compressor e despejar os resíduos orgânicos, eles imediatamente começarão a se multiplicar.
Ainda é recomendável adicionar bactérias vivas e o funcionamento da fossa séptica será imediatamente restaurado. Se isso não for possível, você pode tentar substituí-lo por kefir normal. Kefir fará duas coisas:
1. Contém bactérias vivas.
2.Atua como uma nutrição estimulante para bactérias vivas.
“Tver” é uma das fossas sépticas mais fáceis de operar e, portanto, uma das mais confiáveis.
Boa tarde. Há uma casa na aldeia onde vivem de 1 a 5 pessoas no verão e visitam (3 a 5 vezes) durante o inverno. Aqueles. A casa permanece sem aquecimento e sem energia durante quase todo o inverno.
Qual opção de fossa séptica é mais adequada para tais condições? O solo é argiloso e as águas subterrâneas transbordam periodicamente - o poço transborda na primavera. Olho para Tver, mas duvido que ele sobreviva de 4 a 6 meses sem nada.
No verão, liga-se a bomba de um poço com tanque de armazenamento no telhado e escoa tudo para um balde. E o banheiro é apenas bio. Eu gostaria de modernizá-lo, porque... vivem os idosos. É difícil para eles andarem com baldes. Mas com a expectativa de operação apenas no verão e quedas de energia periódicas (2-3 dias). Ou existem apenas bio e baldes para tais condições?
Nesse caso, é necessária uma fossa séptica totalmente vedada, que deve estar localizada abaixo da profundidade de congelamento do solo. EM Este artigo você pode encontrar informações úteis sobre como preparar sua fossa séptica para o inverno. Também aconselho você a ler os comentários onde uma pessoa tiver uma dúvida semelhante. Recomenda-se o uso de espuma extrudada como isolamento.
Se você planeja desligar a eletricidade na partida, então fossas sépticas como “Tver” ou “Topas” não serão adequadas, pois requerem fonte de alimentação para pleno funcionamento. No seu caso, se você está considerando opções prontas, recomendo uma fossa séptica do tipo “BARS”, de produção nacional. O princípio de seu funcionamento é tal que pode funcionar corretamente sem eletricidade, mesmo no inverno.
Se você tem um orçamento limitado, é melhor instalar você mesmo a fossa séptica a partir de anéis de concreto e isolá-la com espuma extrudada.