Como instalar uma fossa séptica “Tver”: uma visão geral da tecnologia de instalação
Os proprietários de casas de campo e casas de campo enfrentam o problema de limpeza e reciclagem de águas residuais.Existem muitas maneiras de resolver o problema, mas a melhor pode ser considerada a instalação de uma fossa séptica, que pode remover até 80% dos contaminantes das águas residuais.
Entre essas unidades, as instalações locais de Tver provaram-se bem, fornecendo tratamento de resíduos em vários estágios.
Mas, veja bem, antes de decidir pela compra, você precisa saber como funciona o aparelho, como está instalada a fossa séptica Tver e quais as características de seu funcionamento.
Todos esses pontos são descritos detalhadamente no artigo. As informações fornecidas o ajudarão a decidir sobre um modelo de fossa séptica adequado e a instalar e iniciar a unidade de forma independente.
O conteúdo do artigo:
- O princípio de funcionamento de uma fossa séptica
- Gama de modelos de equipamentos de limpeza
- Onde colocar a instalação: normas e regras
- Como determinar a absorção de água do solo
- Métodos para descarte de águas residuais tratadas
- Preparando-se para instalação de fossa séptica
- Tecnologia de instalação de equipamentos de limpeza
- Conclusões e vídeo útil sobre o tema
O princípio de funcionamento de uma fossa séptica
Limpeza equipamentos da marca Tver É uma fossa séptica do tipo aeração com produtividade suficientemente elevada.
Utilizado em qualquer solo com diferentes níveis de água subterrânea.
Todas as modificações do dispositivo incluem seis elementos principais.
Vejamos cada elemento separadamente:
- Tanque de decantação primário. Aceita águas residuais contendo frações sólidas. Bactérias anaeróbicas fermentam a lama de esgoto que chega. Inclusões grandes e pesadas depositam-se no fundo do recipiente. Partículas mais leves sobem para a parte superior do reservatório e, junto com o líquido, fluem para o segundo compartimento do dispositivo.
- Biorreator. Aqui ocorrem os processos de conversão de uma fração difícil de oxidar em uma fração facilmente oxidável. Sob a influência das forças gravitacionais, as inclusões pesadas movem-se no biorreator de cima para baixo, sofrendo alterações gradativas.
- Aerotanque. Nesta zona, a fração facilmente oxidável proveniente do compartimento inferior do biorreator é misturada com lodo biologicamente ativo, que contém bactérias aeróbicas. O procedimento é realizado soprando ar através dos depósitos de lodo em todo o tanque de aeração. Para aumentar a eficiência do arejador, adiciona-se argila expandida ao recipiente.
- Tanque de decantação secundário. Coleta bolas de argila expandida e espuma siltosa. Aqui é separada a argila expandida, que é coletada na saída inferior e devolvida ao tanque de aeração. O líquido clarificado acumula-se na parte superior do recipiente, de onde é descarregado para a zona seguinte.
- Biorreator Aerotanque. Aqui chegam águas residuais parcialmente tratadas com uma quantidade mínima de inclusões sólidas. Aqui eles se decompõem em gás e água. Isso acontece sob a influência de um arejador através do qual o ar é bombeado. Partículas sólidas tendem a afundar no fundo do recipiente; bolhas de ar as impedem de fazer isso.Eles pegam elementos da fração sólida, levantam-nos, de onde as partículas caem novamente. O processo é repetido até que a matéria orgânica esteja completamente decomposta.
- Tanque de decantação terciário. O líquido quase completamente purificado entra neste compartimento. Contém apenas partículas de calcário, com as quais foi misturado no tanque de aeração. No reservatório, eles descem e a água limpa flui para o tubo de saída e sai da fossa séptica.
Para acelerar o processo de decomposição, o calcário triturado é colocado no fundo do compartimento para que o arejador fique sob a camada de material. A rocha sedimentar adsorve bem a fração sólida das águas residuais e retém os fosfatos, que estão contidos nos detergentes.
Gama de modelos de equipamentos de limpeza
O fabricante produz oito modelos de fossas sépticas de diferentes tamanhos. Eles podem processar de 0,75 a 10 m3 /dia. Por exemplo, a modificação mais produtiva Tver 10 projetado para processar águas residuais provenientes de um pequeno café ou hotel.
Menor produtividade Tver 0,75. Esta fossa séptica foi projetada para atender edifícios residenciais habitados por no máximo 3 pessoas.
Além do desempenho, o equipamento também se diferencia nas características de design. São produzidas cerca de quatro a cinco modificações de cada modelo, diferindo nas dimensões da carcaça, número de compressores, etc.
Também varia a localização do tubo de entrada, que pode estar localizado a uma profundidade de 0,6 m ou 0,3 m, dependendo disso mudam as dimensões e o formato do poço de inspeção.
As características de projeto das fossas sépticas são indicadas por letras que estão presentes nos nomes dos modelos. Por exemplo, modificações com a letra P feito de polipropileno. O tubo de entrada nestes modelos está localizado a 0,34 m acima do nível do solo.
Variações com compartimento para bomba de drenagem são marcadas seg. Fossas sépticas com compartimento para bomba fecal são designadas NP, e a marcação NPN indica a presença de dois compartimentos de bomba ao mesmo tempo.
Onde colocar a instalação: normas e regras
As fossas sépticas estão entre os objetos potencialmente perigosos para o meio ambiente. Sua instalação requer autorização da SES. Para obtê-lo, é necessário elaborar um projeto de colocação dos equipamentos, que deve levar em consideração todos os requisitos e normas vigentes.
Se tudo estiver de acordo com os regulamentos, a permissão será obtida. O projeto leva em consideração não só a localização da instalação, mas também o seu volume.
Este último valor não deve ser inferior ao volume máximo de águas residuais durante três dias. O local de instalação da fossa séptica deve ser o mais distante possível do poço ou do poço, se houver no local.
Apesar de o equipamento de tratamento estar vedado, é teoricamente possível que ocorra uma emergência, resultando na entrada de águas residuais no aquífero.
Para evitar tais problemas, as regulamentações regulamentam a distância da estação de tratamento ao poço ou poço para cada tipo de solo. O mínimo é 20 m.
Em média, se houver solo argiloso, franco-arenoso ou arenoso no local, essa distância varia de 50 a 80 M. Existem certas normas que se aplicam na colocação de tubulações de água. Devem ser colocados a uma distância de pelo menos 10 m da fossa séptica.
Isto elimina completamente o risco de contaminação da água em caso de despressurização da tubulação. Mais uma nuance: na hora de escolher o local para instalação de fossa séptica, é preciso lembrar que em relação à fonte de água, seu nível de localização deve ser menor.
Além disso, é necessário levar em consideração as normas que regulam a distância entre as instalações de tratamento e o local de residência das pessoas. Deve haver pelo menos 5 m da fundação da casa até a fossa séptica.
No entanto, uma distância muito grande entre os objetos é altamente indesejável, uma vez que uma longa tubulação de esgoto é mais suscetível a bloqueios. É importante escolher corretamente o comprimento ideal da estrutura. Se você usar uma modificação da fossa séptica Tver com bombeamento forçado de água técnica, poderá colocá-la mais perto de casa.
Nestes casos, o riser de ventilação é instalado na entrada do ramal externo de esgoto e fixado na parede da casa. O tubo de abastecimento de esgoto pode ter cerca de 1 m.
O tipo de descarga e o comprimento da tubulação de saída dependem da situação geológica e hidrogeológica de uma determinada área. Em qualquer caso, a rede externa de esgotos deverá estar equipada poços de inspeção.
É preciso lembrar que na escolha do local para uma fossa séptica, devem ser levados em consideração os interesses não só do proprietário do terreno, mas também de seus vizinhos. Portanto, a distância da instalação à cerca não pode ser inferior a 2 m.
Se houver uma estrada próxima com tráfego bastante intenso, a fossa séptica não pode ser instalada a menos de 5 m. A distância da fundação dos anexos para qualquer finalidade até a fossa séptica não deve ser inferior a 1 m.
Os profissionais aconselham o planejamento da instalação de equipamentos de tratamento em área com solo fofo, o que facilitará significativamente os trabalhos de escavação. Além disso, deve-se tomar cuidado para garantir fácil acesso ao dispositivo para manutenção regular.
Todos os requisitos acima devem ser levados em consideração na escolha do local para uma fossa séptica.
Como determinar a absorção de água do solo
Antes de instalar uma nova fossa séptica, é aconselhável saber até que ponto o solo do local absorve água. O método de descarte de águas residuais tratadas depende em grande parte disso.
Os especialistas recomendam a realização de um teste de absorção de água, que é bastante fácil de fazer você mesmo. Ele também ajudará a determinar nível de água subterrânea, o que é muito importante na disposição de tais estruturas.
Para realizar o teste, realizamos sequencialmente as seguintes atividades. Primeiro, perfuramos um buraco ou cavamos um buraco até uma profundidade abaixo do nível de congelamento do solo. Em média, isso é de aproximadamente 1,5 M. Ao retirar o lixão da escavação, tentamos determinar o tipo: lama arenosa, areia, etc.
Durante o processo de escavação, pode aparecer água no buraco. Isto significa que a primeira camada saturada com água da superfície diurna foi exposta.
Normalmente, nesta profundidade aparece água empoleirada, que surge durante períodos de fortes precipitações e degelo. Se aparecer a uma profundidade superior a 1 m, o recipiente deverá ser instalado 15-20 cm acima do nível recomendado.
O fundo da cava deverá ser preenchido com uma betonilha e, sem esperar o endurecimento da solução, instalar alças de montagem na betonilha. Eles são necessários para ancorar o contêiner - para prendê-lo a uma laje de concreto com um cabo, o que evitará que ele flutue durante as enchentes.
Se aparecer solo argiloso no fundo, a massa residual purificada deverá ser descarregada em um ralo. Os margas e os margas arenosas não permitem a passagem da água, portanto, para a descarga será necessário instalar uma tubulação bastante longa e, para estimular o movimento do líquido através dela, será necessário adquirir uma bomba.
Se o fundo e as paredes da sua mina de exploração forem compostos de areia com finas camadas de argila arenosa e argilosa, você precisará determinar as qualidades de filtração do solo. Para isso, é necessário colocar água na cova ou poço, registrando o volume do líquido e o tempo que levou para absorvê-lo.
É possível que o líquido não seja completamente absorvido, mas permaneça imóvel em algum nível. Isso significa que não diminuirá ou será absorvido muito lentamente. Realizamos a operação de enchimento 5 ou 6 vezes para obter dados mais objetivos sobre a absorção de água. Cada vez determinamos o volume de líquido derramado e a taxa de sua absorção.
Pode acontecer que haja água no fundo do poço. Se ela não desaparecer depois de algumas horas, podemos assumir que isso acontecerá permanentemente. Isso significa que sob a camada de areia que você descobriu há uma camada de argila que não permitirá a passagem do componente líquido dos resíduos.
As propriedades de filtração devem ser levadas em consideração ao decidir sobre o método de descarte de águas residuais tratadas. Por exemplo, não adianta instalar bem um filtro em rochas argilosas, porque o líquido não sairá dele.
Não pode ser construído se a distância entre o fundo condicional do filtro de solo e o teto do aquífero subjacente for inferior a um metro.
Para um dispositivo à base de argila, os campos de filtração, que são um sistema de tubos com orifícios através dos quais a água purificada penetra no solo circundante, não são adequados. Eles são colocados em solos arenosos que absorvem prontamente o líquido descarregado do sistema.
Por analogia com a construção de um poço de absorção, deve haver pelo menos um metro entre o fundo dos tubos perfurados e a camada saturada de água.
Métodos para descarte de águas residuais tratadas
Antes de instalar uma fossa séptica em Tver, é importante decidir sobre o método de drenagem da água purificada. Supõe-se que pode haver várias opções. Você só precisa escolher o método certo e ideal para o seu site.
Isso leva em consideração muitos fatores: características de um modelo específico de fossa séptica, tipo de solo, profundidade de instalação do equipamento, presença/ausência de vala de drenagem e muito mais.
Descarga de água técnica por gravidade
As estações de tratamento de Tver proporcionam um elevado grau de tratamento de águas residuais, pelo que é possível organizar a descarga do líquido no solo, vala à beira da estrada, ou utilizá-lo para necessidades técnicas, por exemplo, para irrigação.
O desvio por gravidade é a opção mais econômica.Neste caso, o dispositivo mais barato da gama de fossas sépticas com capacidade adequada pode ser utilizado sem quaisquer acréscimos em forma de bomba.
A condição mais importante para o bom funcionamento do sistema no caso de fluxo por gravidade é que o ponto de descarga das águas residuais tratadas esteja localizado abaixo do nível da tubulação de saída da fossa séptica. Neste caso, devem ser observadas todas as inclinações recomendadas da tubulação no caminho até o local de descarga.
É possível conectar não um, mas vários edifícios à fossa séptica. Mas mesmo neste caso, todas as condições acima devem ser cumpridas.
Descarregando líquido purificado usando uma bomba
Se o ponto de descarga dos resíduos clarificados estiver localizado acima do nível da tubulação de saída da fossa séptica, pode-se utilizar a opção de conectar uma bomba. É desejável que a modificação adquirida da fossa séptica de Tver tenha um compartimento de bomba.
Com uma bomba, será muito mais fácil providenciar a retirada da massa purificada em longas distâncias para descarte fora da área povoada.
Se você já adquiriu uma estrutura projetada para escoar água por gravidade, deverá adquirir equipamentos adicionais.
Pode ser um módulo de armazenamento adicional ou um caixão, de onde será bombeada a água purificada. Os custos de sua aquisição, manutenção e instalação aumentarão significativamente o custo de todo o projeto.
Deve-se lembrar que fossas sépticas orientadas verticalmente não possuem modificação com compartimento de bomba. Ao usar o método de remoção de água por bomba, o alcance de seu fornecimento é limitado apenas pelo desempenho da bomba.
Descarga de fluido técnico em um filtro bem
Supõe-se que a água será fornecida por gravidade ou por bomba para um local especial absorção bem. Este projeto é uma estrutura de drenagem independente, na qual ocorre a purificação adicional do líquido.
A construção de tal poço só é possível em solos arenosos, turfeiras e franco-arenosos plásticos com baixo teor de partículas de argila.
Em margas e margas arenosas duras, a instalação de tal sistema é inútil, uma vez que a água não escoará dele. A profundidade da estrutura deve ser tal que haja pelo menos um metro entre o topo do filtro de brita e o tubo de entrada, necessário para o normal acúmulo e filtração das águas residuais.
Descarga de água purificada para o campo de filtração
Neste caso, o líquido purificado será descarregado para campo de filtração de drenagem. A estrutura ajudará a distribuir uniformemente a água do processo e fornecer purificação adicional.
As dimensões do campo de filtração dependem do desempenho da fossa séptica e devem ser determinadas por especialistas. Erros nos cálculos levarão inevitavelmente a interrupções no funcionamento da fossa séptica.
Este método de descarga de água purificada não é absolutamente adequado para áreas com inundações sazonais típicas. Nessas situações, os drenos inundarão na primavera/inverno e o solo circundante não será capaz de absorver a drenagem.
O líquido começará a estagnar, fazendo com que a descarga pare e, com isso, a fossa séptica não funcionará. Além disso, a água estagnada se tornará fonte de odores desagradáveis e contaminação do solo e da água da região.
Preparando-se para instalação de fossa séptica
Decidida a forma de descarte das águas residuais tratadas, é necessário providenciar um local para sua recepção: uma vala de drenagem, um poço de filtração ou um campo. Outro ponto importante: preparar a área de entrada do esgoto na fossa séptica.
Se a saída de esgoto do edifício for suficientemente profunda, poderá ser necessário equipar estação de bombeamento. O líquido contaminado fluirá para dentro dele por gravidade.
Avançar bomba fecal será bombeado para a fossa séptica para tratamento. O equipamento de bombeamento não é necessário se a saída do esgoto não for muito profunda.
Na maioria dos casos, você não precisará de equipamento especial para instalar uma fossa séptica Tver. Seu peso é baixo. O maior edifício com “equipamentos” completos em forma de argila expandida, calcário, etc. pesa cerca de 390 kg, o que permite baixá-lo na cova com a ajuda de várias pessoas.
Claro que é mais confortável trabalhar com equipamentos especiais, mas se necessário, você pode fazer sem eles. A profundidade de instalação do poço é pequena. Para modelos padrão é de apenas 1,65 m, o que simplifica bastante o trabalho.
É por isso que a marca Tver é facilmente escolhida para instalação em áreas com alto nível de água subterrânea. Você pode cavar um buraco usando equipamento especial ou por conta própria.
Tecnologia de instalação de equipamentos de limpeza
O trabalho começa com a preparação de uma fossa séptica. Suas dimensões devem ser 0,3-0,4 m maiores que as dimensões de instalação. O fundo do poço é nivelado e compactado. Sobre ela é colocada uma almofada de areia compactada ou brita com cerca de 15 cm de altura.
Agora estamos fazendo conexões com a fossa séptica. Colocamos tubos com diâmetro de 100 mm e inclinação de pelo menos 0,02 ou 2 cm por metro linear. É aconselhável traçar a rodovia sem curvas.
Caso existam, devem ser realizadas dentro do poço de inspeção. O diâmetro da estrutura deve ser de 70 cm, o raio da bandeja deve ser de 30 cm.
Se a rota da tubulação cruzar solos elevados, eles precisarão ser removidos a uma profundidade de 40 cm da borda inferior do tubo e substituídos por areia compactada. Os pontos de conexão entre canos de esgoto e canos são vedados.
O sistema de esgoto doméstico deve estar equipado com um ou dois risers de esgoto. Sem ele, o correto funcionamento da fossa séptica é impossível.
Saindo pelo telhado riser de ventilação de esgoto Sob nenhuma circunstância deve ser conectado ao sistema de ventilação interna. Está conectado à rede de esgoto do prédio.
Um duto de ar do compressor é colocado dentro da vala próximo ao tubo de alimentação. Deve ser colocado com ligeira inclinação em direção à fossa séptica. O cabo de alimentação também é instalado aqui. Organizamos a saída principal da mesma forma.
Sua inclinação depende do método escolhido de purificação de água. Por exemplo, se flui por gravidade, a inclinação do tubo é escolhida para não ser inferior a 0,01, ou seja, 1 cm por metro linear.
Se o bombeamento forçado de líquido for selecionado, a inclinação deverá ser “reversa”. Ou seja, quando a bomba parar, a água deverá retornar para a fossa séptica. Após a conclusão do trabalho de instalação da tubulação, você pode começar a instalar a caixa do dispositivo.
O recipiente é baixado na cova e cuidadosamente colocado na base. Usando um nível, você precisa verificar a instalação horizontal. Se forem detectadas violações, elas devem ser corrigidas adicionando areia sob a borda da caixa.
Em seguida, o contêiner é ancorado. Para isso, o corpo possui saliências de carga especiais nas extremidades. Então todas as comunicações, incluindo eletricidade, são conectadas ao dispositivo.
Agora você precisa encher a caixa até o nível dos vertedouros com água limpa. Simultaneamente ao enchimento, o aterro externo da habitação deverá ser realizado com areia limpa e sem inclusões de argila.O aterro é realizado em todos os lados até uma altura de cerca de 30 cm.
É importante controlar a instalação correta por meio de um nível. O corpo deve ficar estritamente horizontal. Em seguida, você pode começar a isolar a fossa séptica.
A parte superior do dispositivo é coberta com algum tipo de isolamento. Mais frequentemente, a lã mineral é usada para esses fins. É fixado ao corpo, após o que a fossa séptica é preenchida com terra.
Para um teste, as águas residuais são fornecidas à fossa séptica enquanto o compressor é ligado ao mesmo tempo. Uma condição importante para realizar a operação é a temperatura externa positiva.
A temperatura das águas residuais utilizadas no primeiro arranque não deve ser inferior a 12ºС, caso contrário o aparelho não “funcionará”. Em seguida, é necessário iniciar o sistema de aeração e, seguindo as instruções, ajustar o fornecimento do volume de ar necessário aos compartimentos correspondentes do equipamento.
Se tudo foi feito corretamente, após 3 ou 4 semanas o líquido que sai da fossa séptica atingirá o grau de purificação especificado.
Para ter certeza disso, você precisará coletar amostras várias vezes e analisá-las. Externamente, o líquido deve ser transparente, inodoro, incolor e sem inclusões visíveis. Se o grau de purificação for insuficiente, o funcionamento da fossa séptica deve ser ajustado.
É improvável que você consiga fazer isso sozinho; é melhor convidar especialistas de serviço do fabricante do equipamento de limpeza.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Como funciona e funciona a fossa séptica Tver:
Auto-instalação de uma estação de tratamento de águas residuais local em Tver:
Características de instalação de fossa séptica em Tver no inverno:
As fossas sépticas "Tver" são uma solução prática para o problema de eliminação de águas residuais. Este equipamento bastante complexo com um alto grau de purificação só pode funcionar de forma eficaz se for devidamente instalado e comissionado. Se você tiver dúvidas sobre suas próprias habilidades, é melhor procurar ajuda de especialistas.
Você tem experiência na instalação ou operação de uma fossa séptica Tver? Compartilhe informações com nossos leitores, conte-nos sobre as características de instalação e manutenção da unidade. Você pode deixar comentários no formulário abaixo.
Neste verão, passamos férias por uma semana em um hotel às margens de um lago na Carélia. Notei o bom funcionamento dos sistemas de abastecimento de água e esgoto. Todos os equipamentos sanitários não diferiam dos equipamentos urbanos, nem no tipo nem na qualidade do trabalho. Os proprietários cuidam da limpeza do esgoto. Não havia cheiro em lugar nenhum. Os peixes são pescados no lago diretamente na costa da vila. Em cada chalé, as tampas dos bueiros das fossas sépticas instaladas eram visíveis do solo.
A fossa séptica é excelente, não pode haver duas opiniões diferentes aqui, eu acho. Quando compramos nossa casa de campo, não havia fossa séptica no quintal. A tubulação de esgoto ia para um poço de esgoto comum com paredes reforçadas. Que bom que pensaram em colocar esse “amuleto” longe de casa. E depois de instalar a fossa séptica de Tver, não me preocupo mais com a possibilidade de o poço transbordar inesperadamente e os resíduos voltarem para a casa.
Não existem fossas sépticas ideais.“Tver”, no mínimo, não é muito barato, e você terá que abandonar a maioria dos detergentes e outros produtos químicos, caso contrário você matará as bactérias.
Como essa fossa séptica se comporta no inverno? Precisarei isolá-lo de alguma forma ou será suficiente apenas enterrá-lo abaixo da linha de congelamento do solo?
Como mostra a prática, no inverno você terá que desligar o compressor dessa fossa séptica. Neste caso, a água da fossa séptica não congela, podendo formar-se uma crosta de 2 a 3 cm na superfície, mas isso não afeta de forma alguma o funcionamento normal.
O contêiner em si não precisa ser isolado, mas as comunicações que vão até ele (tubos) precisam ser isoladas. Definitivamente não faz sentido colocá-los abaixo do nível de congelamento do solo.Além disso, se necessário, você pode isolar a parte superior da fossa séptica com espuma de poliestireno se houver geadas severas em sua região.
Ao instalar uma borda da fossa séptica 1cm mais alta que a outra, quais são as consequências?