Poço de inspeção de esgoto: construção de poço em sistemas pluviais e residuais

Uma extensa rede de esgoto composta por dutos está localizada no subsolo.Eu gostaria que seus componentes importantes estivessem acessíveis para manutenção, não é? Para isso, você decidiu equipar um elemento do sistema como um poço de inspeção de esgoto, mas não sabe por onde começar?

Tentaremos ajudar - este material discute detalhadamente a estrutura desse tipo de estrutura, nuances importantes que devem ser levadas em consideração na hora de montá-la você mesmo. Também há instruções para fazer você mesmo, nas quais fotos passo a passo do processo de trabalho são selecionadas para maior clareza.

Para facilitar ao iniciante no ramo o entendimento do tema construção de poço para controle de rede de esgoto, adicionamos vídeos sobre instalação de poços de inspeção em diversos materiais.

Finalidade das câmaras de inspeção subterrâneas

O circuito de esgoto é projetado para a drenagem imediata de águas residuais domésticas, chuva e água de degelo para tanques de decantação especialmente designados, poços de esgoto ou colecionadores. Poços de inspeção são instalados nos trechos mais críticos da rede de esgoto.

Para equipar uma linha reta de 10 m de comprimento, a construção de uma câmera adicional é irracional, enquanto em um trecho de 100 metros com nós de interseção, curvas forçadas e diferenças de nível, pontos de controle são simplesmente necessários.

Permitem verificar facilmente o funcionamento de uma conduta situada a uma profundidade igual ou inferior a 2 m e, em caso de avaria, repará-la rapidamente. Em uma câmara especialmente equipada, todas as válvulas de fechamento e controle são visíveis, portanto, não é difícil substituir peças desgastadas por novas.

Inspeção bem para esgoto
A finalidade funcional do poço de inspeção é fornecer acesso para inspeção do estado técnico e limpeza do sistema de transporte de drenagem

Um acidente num troço da rede subterrânea que não esteja equipado com poço de fiscalização é eliminado através da escavação do solo (incluindo a utilização de equipamentos pesados ​​​​de construção). É mais difícil, mais demorado e mais caro.

Câmeras de inspeção também ajudam a identificar a localização do vazamento.

A humanidade vem construindo câmaras subterrâneas de inspeção há centenas de anos - desde a época em que surgiram os primeiros sistemas de comunicação para movimentação de água.

Nesse período surgiram regras para a construção de instalações especiais, que atualmente estão previstas em documentos como SNiP e GOST.

Poço de inspeção para resíduos e esgoto pluvial
O desenho da estrutura depende das características específicas do solo. Existem diferenças de projeto na construção de poços em rochas saturadas de água, com baixa umidade e com subsidência de loess. A última categoria é reforçada pela compactação adicional do fundo e pela instalação de uma almofada espessa de areia e brita na base

Por exemplo, cláusula 2.04.03-85 (SNiP) chamado “Esgoto. Redes e estruturas externas”, revelam as regras para a construção de poços de fiscalização. O artigo contém informações sobre onde é necessário organizar esses objetos e como selecionar os tamanhos corretos.

Os padrões aceitos ajudam a combinar diferentes redes em uma estrutura contínua e simplificam a instalação.

Diagrama de bueiro
O diagrama seccional do poço mostra as partes principais: a bandeja inferior para ligação dos tubos, a câmara principal de trabalho equipada com degraus para descida e uma escotilha com tampa que vai até a superfície

Tipos de poços de esgoto

Variedades de poços de inspeção são diferenciadas com base em dois fatores:

  • função principal e local de instalação;
  • material de fabricação.

De acordo com o primeiro fator, existem os tipos linear, nodal, rotativo e diferencial. Aplicam-se igualmente aos sistemas de comunicação domésticos e industriais.

Isso significa que qualquer um dos tipos citados, se necessário, por exemplo, devido ao longo comprimento da tubulação de esgoto, pode ser instale no seu site.

Os lineares são instalados em uma tubulação reta. Eles são equipados com um par de tubos ou saídas localizados um em frente ao outro.

Esses poços são necessários mesmo que não haja pré-requisitos para uma emergência, mas o trecho é considerado bastante longo (de acordo com SNiP - de 35 m a 300 m).

Os tipos rotativos, como o nome indica, são montados em tubulações que giram para o lado.Aplica-se a regra geral: o ângulo de rotação não deve ultrapassar 90º, ou seja, não deve ser agudo.

Os tubos (furos) não estão localizados na mesma linha, mas em locais dependentes do ângulo de rotação, mas no mesmo nível de altura.

Tipos de poços de inspeção
O diagrama mostra três tipos de poços de inspeção, diferindo em seu design. A inserção dos tubos é realizada em bicos localizados em lados diferentes, dependendo da função desempenhada (tipos linear, rotativo e nodal)

Os modelos nodais são instalados nas interseções de duas ou mais tubulações, bem como onde a linha central possui ramais.

Os poços diferem em design pela presença de tubos adicionais (orifícios). Via de regra, todas as entradas/saídas estão no mesmo nível.

Poço de concreto
Estrutura pré-fabricada de drenagem de inspeção em anéis de concreto. Uma condição importante para a operação é a vedação cuidadosa das juntas e costuras para evitar a penetração de águas de enchentes

Os tubos diferenciais servem para aumentar ou diminuir a vazão, por isso os tubos ficam localizados em níveis diferentes: o tubo de entrada costuma ser mais alto, mais próximo do gargalo, o tubo de saída fica na parte inferior. A construção de poços diferenciais também é utilizada quando é necessário reduzir a velocidade de transporte de águas residuais.

Apesar das diferenças funcionais e estruturais, todos os tipos de poços são muito semelhantes. Eles são feitos de vários materiais.

Inicialmente, a pedra e o tijolo eram considerados os melhores, mas agora praticamente não sobram estruturas de pedra. Eles foram substituídos por análogos de concreto práticos e mais fáceis de instalar.

Poço de polímero pré-fabricado
As estruturas pré-fabricadas de polímero são montadas de acordo com o mesmo princípio das de concreto: calcula-se o número de anéis, seleciona-se a base e o gargalo de acordo com o diâmetro

As fábricas de concreto pré-moldado produzem peças padronizadas, a partir das quais as câmaras individuais são montadas durante a instalação: basta instalar os elementos individuais uns sobre os outros e, em seguida, selar as costuras.

Um análogo moderno dos poços de concreto são os modelos de polímero, que são recipientes corrugados e são particularmente duráveis ​​e herméticos.

Localização dependendo do destino

De acordo com os padrões SNiP, existem pontos para instalação obrigatória de câmeras de inspeção:

  • em locais de curvas e declives, ao mudar a direção da tubulação linear;
  • em locais onde ramais adicionais estão conectados à linha central;
  • em áreas onde os diâmetros dos tubos são alterados.

As entradas das redes privadas de esgoto para o sistema central (ou coletor) também são equipadas com câmeras de fiscalização.

O diâmetro dos tubos depende diretamente do comprimento da seção linear. Por exemplo, uma tubulação de até 35 m de comprimento consiste em elementos com diâmetro de 150 mm, uma seção de cem metros consiste em tubos com diâmetro de 700 a 900 mm, a linha máxima possível de 300 metros consiste em tubos cujo diâmetro pode ser superior a 2 m.

A relação é inversa, ou seja, se o diâmetro da tubulação for 150 mm, depois de 35 metros é necessário instalar um poço.

Localização do bueiro
A principal localização das estruturas de inspeção em uma área suburbana privada é a linha que conecta as entradas de águas pluviais a um tanque de decantação, coletor ou campo de filtração

A área mais difícil é selecionada e uma câmera de inspeção é instalada. Na maioria das vezes, este é o local onde uma manga adicional é inserida, por exemplo, vinda de um balneário.

Os bueiros para uso privado podem diferir dos análogos industriais em tamanho ou número de tubos, mas não há diferença fundamental.

Características de vários tipos de designs

Os requisitos para estruturas pré-fabricadas de concreto armado são definidos em documentos regulamentares GOST 2080-90, onde os requisitos técnicos dos produtos são descritos em detalhes, suas características, marcações são fornecidas e links para artigos GOST relacionados são fornecidos.

As vantagens das estruturas pré-fabricadas sobre as monolíticas residem nas possibilidades de instalação. As peças de concreto armado são pesadas, por isso devem ser transportadas e instaladas com equipamentos especiais. É muito mais conveniente garantir a entrega de peças individuais do que toda a estrutura acabada.

Durante a instalação, às vezes são necessárias medidas adicionais - por exemplo, instalar uma fechadura à prova d'água. Ao montar a estrutura em partes, fica muito mais fácil realizar trabalhos específicos de escavação.

Bem linear
Diagrama de um poço de inspeção do tipo linear, instalado como ponto de inspeção ou drenagem em trechos retos de uma tubulação de esgoto

Assim, a parte inferior da estrutura é uma laje de concreto durável, que é colocada sobre uma fundação pré-preparada. Para dar estabilidade à estrutura e ao mesmo tempo garantir o escoamento das águas subterrâneas, a brita é despejada na cava antes da instalação. A laje inferior é colocada estritamente horizontalmente sobre uma base de brita.

A parte inferior é chamada de bandeja e é dotada de furos ou tubos para instalação da tubulação. A localização dos orifícios de entrada depende da finalidade do poço. Suponhamos que nas estruturas lineares elas estejam em lados opostos, nas rotativas - dependendo do ângulo de rotação.

A câmara de trabalho principal é maior que as demais - é nela que você deve descer para verificar as válvulas de corte, o aperto das conexões ou o desgaste das peças.Para facilitar a descida, uma parede é equipada com uma escada feita de suportes metálicos.

O topo da câmara de trabalho é coberto por uma laje de piso, à qual é fixado outro elemento - o gargalo. Tem um diâmetro mais estreito que a parte principal.

Pescoço cobre-se com uma escotilha, que desempenha duas funções - protege o poço da penetração de visitantes indesejados e protege contra detritos nas ruas e precipitações. Para dificultar a entrada na câmara, a escotilha é feita de material pesado - ferro fundido.

Ao instalar câmeras de inspeção em área suburbana, não é necessário o uso de peças de ferro fundido. Hoje em dia são produzidos muitos tipos tampas de polímero, mais confortável e esteticamente atraente.

Escotilha de polímero
As escotilhas têm formato redondo e tamanhos padrão (600 mm, 690 mm, 700 mm). Eles devem ser selecionados com base nas dimensões do poço de inspeção

Os requisitos para o projeto de produtos poliméricos são estabelecidos em GOST-R nº 0260760. Um dos materiais de fabricação comuns é o polietileno. A confiabilidade do projeto é garantida pela tecnologia de produção - o método de soldagem por extrusão.

Os produtos são resistentes aos produtos químicos presentes no solo e são resistentes ao desgaste, ecológicos e herméticos.

Externamente, assemelham-se a grandes cápsulas com um orifício no pescoço. Ao contrário dos análogos concretos, câmeras de plástico comprado e instalado pronto.

Os produtos são adaptados para rápida instalação e conexão de tubos. Devido à fácil instalação, muitos proprietários de casas de campo preferem câmeras de plástico.

Dimensões de estruturas de concreto

Uma lista completa de tamanhos padrão pode ser encontrada em documentos regulatórios, por exemplo, em Artigo 2.04.03-85 SNiP. As dimensões referem-se aos tamanhos das diversas partes da estrutura e dos tubos de entrada, bem como às distâncias entre eles.

Se o diâmetro da tubulação de passagem for 600 mm ou menos, o comprimento e a largura poços de anel de concreto deve corresponder a 1 m.

À medida que o diâmetro aumenta, as dimensões da câmara aumentam:

  • para produtos retangulares de concreto armado — tubo D 700 mm = poço D+400 mm;
  • para produtos redondos de concreto armado - tubo D 700 mm = poço D 1250 mm, até 1000 mm = 1500 mm, mais de 1200 mm = 2000 mm.

Existem tipos de poços que não se destinam à drenagem. Se as comunicações estiverem a uma profundidade de 100-120 cm e o diâmetro da tubulação for de 15 cm, uma câmara de inspeção compacta com um diâmetro de apenas 60 cm será adequada.

É usado para procedimentos de limpeza. Esses produtos são frequentemente usados ​​​​em dachas para a instalação de bueiros de curta duração.

tabela de tamanho
Dimensões das versões de poço de plástico de acordo com as especificações, mas com certificado de conformidade GOST-R nº 0260760. Fabricante – empresa Zhilkomsnab (Korkino)

A altura da câmara de trabalho é de 1,8 m, porém existem modelos com dimensões reduzidas. Largura - pelo menos 1,0 M. Diâmetro do pescoço - 0,7 M. As dimensões de todas as partes do poço devem ser tais que o trabalhador possa entrar facilmente e realizar procedimentos de reparo ou limpeza.

A escotilha geralmente está localizada no mesmo nível da superfície da estrada ou calçada, no gramado ela se eleva 5 a 7 cm acima do nível do solo, em uma área não urbanizada em 20 cm.

Se necessário, instale um dispositivo de travamento na tampa. Uma das principais condições para o dimensionamento é a operação segura dos bueiros.

Resolvendo problemas de instalação

Se você decidir instalar uma rede de esgoto por conta própria, primeiro estude os padrões e requisitos SNiP para a instalação de todos os elementos do sistema.

Isto também se aplica poços de inspeção para drenagem de águas pluviais. Eles são necessários mesmo que a tubulação subterrânea seja colocada ao longo do perímetro da casa - cada esquina é equipada com uma câmara de inspeção.

Opção nº 1 - montar uma estrutura a partir de anéis de concreto

O local de instalação é planejado na fase de projeto, portanto o trabalho preparatório se resume às seguintes atividades:

  • marcação precisa da área para escavação;
  • limpeza da área de árvores, arbustos e entulhos;
  • construção de entrada provisória para equipamentos (se necessário, desmontagem de estruturas obstrutivas).

Quando o território está limpo, começamos a cavar uma cova - retiramos o solo até a profundidade necessária (altura da estrutura + almofada de brita).

Nivelamos o fundo, preenchemos com uma camada de brita de 20 cm, compactamos e, se necessário, selamos com mástique betuminoso. A cava está totalmente pronta para instalação de poço de concreto armado.

Poço para um poço
Coloque com cuidado o solo removido ao cavar um poço próximo, pois geralmente é usado para aterro (às vezes adicionando areia ou cimento ao solo)

Em seguida, procedemos de acordo com o seguinte plano:

  • Colocamos a base (laje de concreto pronta ou almofada caseira em forma de betonilha de 10 centímetros de concreto M-50).
  • Equipamos a bandeja - formamos a parte inferior em concreto M-100, reforçamos com malha de aço galvanizado.
  • As extremidades dos tubos são vedadas com camadas de cimento e betume.
  • Após 2-3 dias, tratamos o interior dos anéis de concreto com betume e os instalamos na parte da bandeja.
  • Instalamos a laje, o gargalo e selamos tudo.
  • Rejuntamos as juntas com argamassa de cimento e betume (SNiP 6.3.8 afirma que na presença de água subterrânea é necessária a impermeabilização 50 cm acima da sua superfície).
  • Nós engessamos a bandeja.
  • Construímos um castelo de barro na parte inferior (30 cm de largura, 60 cm acima dos tubos D).
  • Verificamos a qualidade da impermeabilização - enchemos com água e deixamos por um dia (fechamos as saídas com tampões).

A certa altura, conectamos os tubos.

Castelo de barro
O projeto de um castelo de barro para uma câmara de inspeção é semelhante ao projeto de um poço para água potável. Um castelo de barro é necessário para proteger contra enchentes e enchentes

Após uma verificação bem sucedida, preenchemos e fazemos uma zona cega na parte superior (um metro e meio ao longo do diâmetro do pescoço).

Deixamos a parte superior aberta instalando um mecanismo de travamento na escotilha, ou disfarçamos fechando-a com uma tampa decorativa de polímero.

Opção nº 2 - instalação de poço de plástico

A instalação de uma câmara de polietileno é mais rápida e fácil.Os trabalhos preparatórios são realizados de acordo com o mesmo plano da construção de uma estrutura de concreto.

O principal é cumprir as normas de instalação, que podem ser esclarecidas com o fabricante ou com especialistas da empresa comercializadora do produto.

Diagrama de um poço diferencial
Diagrama do projeto de uma câmara de drenagem de polímero do tipo diferencial: os tubos estão localizados em diferentes alturas, sendo a alimentação mais alta que a saída

Etapas da construção de um bueiro de polímero:

  • Cavar uma cova escavando o solo até a profundidade necessária (a largura deve exceder as dimensões da câmara em 20 cm em todas as direções).
  • Disposição da base: preenchimento de uma camada filtrante de brita, uma camada niveladora de areia (15-20 cm).
  • Instalação de poço plástico sobre base preparada.
  • Conectando a tubulação de esgoto.
  • Aterro com compactação intervalada (a cada 3-5 cm).

Às vezes, o cimento é adicionado à areia para preenchimento. A compactação protege contra movimentos em solos encharcados. Devido à sua leveza, alguns modelos são equipados com uma câmara de carga (ou várias câmaras), na qual é despejado o concreto durante a instalação. Uma espécie de âncora proporciona estabilidade durante o movimento das águas subterrâneas.

Separadamente, vale destacar as características de instalação de poço de polietileno sob calçada (caminho de jardim) ou estrada (estrada). Para garantir que as paredes possam suportar a carga e não desabar, são instaladas lajes de concreto armado.

Com o tempo, quando a superfície da estrada se deforma, as lajes se deslocam, mas o poço permanecerá em sua posição original.

Bem nodal
Uma variante de poço de inspeção de plástico tipo nodal, necessário para combinar três mangueiras em uma. A instalação de uma câmera é necessária para realizar o procedimento de limpeza caso ocorra um bloqueio.

Para proteção serão necessárias duas lajes de concreto armado.No centro da placa inferior existe um orifício que excede o diâmetro da câmara em 1,5-2 cm.

O poço é abaixado no buraco de forma que fique 9 cm mais alto que o fundo do produto de polietileno.A laje superior lembra um teto regular com furo para portinhola, que fica estritamente acima da escada, ou seja, deslocada do Eixo central.

Poços de polímero em conjunto com tubos de plástico formam um sistema confiável, resistente ao desgaste e ecologicamente correto, capaz de servir por décadas.

Você também pode estar interessado em informações sobre poços de areia polimérica, discutidos em detalhes Neste artigo.

Nuances do trabalho de impermeabilização

Os poços de inspeção são estruturas tecnológicas do tipo seco, geralmente localizadas em solos úmidos.

Ao construir essas estruturas realizando impermeabilização é uma medida obrigatória que garante a segurança das conexões das tubulações e um trabalho eficaz na limpeza ou lavagem das tubulações.

A prática mostra que vazamentos em estruturas pré-fabricadas de concreto geralmente ocorrem não devido a produtos defeituosos, mas devido ao processamento inadequado das juntas. Isso significa que a vedação das costuras é um procedimento sério e responsável.

Três tipos de isolamento são usados ​​​​como compostos impermeabilizantes:

  • polímero de betume;
  • cimento-polímero;
  • polímero.

A impermeabilização betume-polímero inclui materiais de revestimento (mastiques) e rolos soldados, cuja colagem requer aquecimento a uma determinada temperatura. A segunda opção é usada com menos frequência, pois são necessárias habilidades especiais no uso de queimador de gás.

Bem impermeabilização
Uma das soluções para vedação de costuras são os impermeabilizantes domésticos Penetron e Penekrit. O primeiro é um isolamento penetrante do tipo polímero, o segundo é um material de sutura, que é vendido na forma de mistura seca.

As composições cimento-polímero são mais baratas, possuem excelentes características técnicas e são adequadas para uso independente. A mistura preparada é aplicada com uma espátula em 2-3 camadas sobre uma superfície umedecida e limpa, nivelada e deixada secar.

A impermeabilização de polímero é elástica e durável. Mástiques e membranas laminadas são ideais para estruturas potencialmente móveis - mesmo com um leve deslocamento, a vedação das juntas será mantida.

Além das paredes, também é necessário isolar a base do poço. Geralmente é feito na fase de assentamento da laje de concreto, antes da instalação dos anéis. A laje é revestida com uma composição cimento-polímero e as juntas inferiores também são revestidas com ela.

Conclusões e vídeo útil sobre o tema

Os materiais dos vídeos irão ajudá-lo a selecionar e instalar corretamente poços de inspeção de esgoto.

Informações interessantes sobre poços de areia polimérica:

Instalação de anéis de concreto para poço de drenagem:

Instalação de poço de plástico:

Sistema de drenagem para residência de verão:

A construção de um bueiro lembra a construção de outros tipos de estruturas de esgoto - filtração ou armazenamento. No entanto, existem algumas nuances com as quais você precisa se familiarizar antes de iniciar a instalação.

Para não cometer erros na escolha dos produtos e da tecnologia de instalação, consulte os documentos normativos e consulte profissionais.

Você tem experiência na construção de um poço de inspeção de esgoto? Ou você apenas quer começar a organizar isso? Talvez você ainda tenha dúvidas depois de ler o material? Peça conselhos ou deixe suas recomendações no bloco de comentários localizado no final do artigo.

Comentários dos visitantes
  1. Construir

    Por que uma bandeja de concreto é feita com anéis de concreto?

    Fotos anexadas:
Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica