Como fazer bem um esgoto: instalação e instalação faça você mesmo

Na maioria das vezes, os proprietários de casas particulares precisam instalar instalações de tratamento locais de forma independente em seu local.É mais barato e fácil instalar poços de esgoto na forma de uma fossa normal ou de um tanque de armazenamento selado. Um ponto de tratamento ou armazenamento bem projetado fará o trabalho perfeitamente. Você concorda?

Aqui você aprenderá quais materiais são utilizados na construção de estações de tratamento e tanques de armazenamento para esgoto independente. Descrevemos detalhadamente as tecnologias para a construção de poços de esgoto típicos. Tendo em conta as nossas recomendações, será mais fácil para você decidir a melhor opção em termos de preço e esforço.

Colocação do poço de resíduos na rede de esgoto

Muitas vezes, simplesmente não existe um sistema de esgotos centralizado no sector privado com edifícios baixos. E é preciso se livrar do lixo doméstico, mas não despejá-lo no chão. Para tanto, é construído um sistema de esgoto autônomo, incluindo uma parte interna e uma externa.

O sistema de esgoto interno coleta os efluentes das instalações hidráulicas, e sua parte externa é destinada ao seu descarte ou acúmulo para posterior bombeamento por caminhões de esgoto. Receptor de resíduos armazenamento bem na rua é o ponto final do sistema de remoção local.

Os poços de esgoto podem ser feitos de diferentes materiais
Se não houver rede geral de esgoto na aldeia, você não poderá prescindir de uma fossa ou tanque de armazenamento de esgoto perto de uma casa particular

As águas residuais fecais no poço de esgoto são clarificadas, resultando na formação de água parcialmente purificada e matéria em suspensão. No caso de fossa, a primeira escoa para o solo e a segunda é decomposta por microrganismos até o estado de lodo seguro do ponto de vista biológico.

Se for escolhida a opção com tanque de armazenamento, o esgoto é simplesmente coletado em um recipiente lacrado e, à medida que vai enchendo, é bombeado por meio de um caminhão de esgoto.

Claro que você pode instalar fossa séptica cheia com várias câmaras de limpeza, mas custa muito. Para uma pequena casa de campo ou dacha, onde mora uma família de três ou quatro pessoas, um tanque de armazenamento ou fossa com volume de várias centenas de litros é suficiente. Não há muitas águas residuais, tal sistema de eliminação irá lidar com o esgoto sem problemas.

A fermentação e clarificação de águas residuais podem ser realizadas em um ou vários tanques conectados em série. Porém, no segundo caso, a instalação de poços de esgoto torna-se muito mais complicada.

É mais fácil equipar uma estrutura de poço e, para agilizar o processo de purificação, adicionar reagentes químicos ou biológicos.

Na maioria das vezes, os proprietários de casas particulares fazem por conta própria uma fossa em sua própria área. Mas se o nível do lençol freático for alto, a opção de fossa não é adequada, é necessário instalar um tanque de armazenamento. Além disso, seu volume é selecionado grande o suficiente para reduzir o número de chamadas de aspiradores de pó.

A decomposição do componente biológico do esgoto na fossa ocorre devido a micróbios anaeróbios. Eles não necessitam de fornecimento de oxigênio para funcionar, portanto não há necessidade de instalar unidades aeróbicas adicionais no poço. Todo o sistema de limpeza é independente de energia e não requer ligação à rede elétrica.

Todos os processos de decomposição dentro de um poço de esgoto ocorrem naturalmente, graças às bactérias que vivem no solo. Nesse assunto eles são bastante bem-sucedidos, mas os anaeróbios “trabalham” bem devagar. Portanto, para agilizar os processos, entre ocasionalmente na cava adicionar bioativadores.

Diagrama de poço de esgoto
A distância entre o fundo de drenagem da fossa e a camada de água subterrânea deve ser de pelo menos um metro, caso contrário a água purificada não terá para onde ir

Requisitos para a construção de tais estruturas

Todos os sistemas de esgoto devem ser instalados de acordo com um plano pré-elaborado, que indica a disposição de todos os elementos do sistema e os materiais de construção utilizados. Sua parte externa, no caso em consideração, é composta por uma tubulação que sai da casa e de uma estação de tratamento de esgoto.

O projeto e instalação de poços de esgoto são regulamentados nos seguintes documentos normativos:

Se você não cumprir os requisitos neles especificados, o sistema de esgoto após a montagem pode simplesmente ficar inoperante.

Chamando um caminhão de esgoto
Ao escolher o local para uma estrutura de tratamento em um local, não se esqueça da necessidade de deixar livre acesso a ela, mesmo uma fossa de drenagem deve ser limpa de vez em quando do lodo acumulado

Estruturalmente, o poço de esgoto consiste em:

  • pescoços com tampa ou escotilha;
  • eixos na parte intermediária (câmara de trabalho);
  • inferior (drenante ou selado dependendo da opção de instalação escolhida).

Mesmo elementos semelhantes deste design podem variar muito em tamanho e forma. Aqui depende muito do material de fabricação e das características de projeto da estação de tratamento, bem como do volume do tanque.

Do que pode ser construído um poço de esgoto?

Uma estrutura de poço pode ser feita de uma variedade de materiais de construção.

Ao escolher a melhor opção, você precisa considerar:

  1. Condições climáticas da região (temperaturas máximas possíveis e médias, quantidades totais de água pluvial e neve).
  2. Características do solo (profundidade de congelamento, composição e nível do lençol freático).
  3. Características do relevo do local.

Se os solos forem muito agitados, o poço do esgoto deve ser feito com os materiais de construção mais duráveis. E para solos úmidos você terá que selecionar a opção mais resistente à umidade.

Construção de anel de concreto
O mais barato e rápido de instalar é uma estrutura feita de anéis de concreto armado, mas para instalá-los em uma fossa escavada será necessário encomendar um guindaste

Você pode facilmente fazer um esgoto com suas próprias mãos a partir de:

  • tijolo e pedra;
  • concreto monolítico;
  • anéis de concreto armado;
  • estruturas plásticas prontas
  • pneus de carros velhos.

Custará menos se você mesmo instalar poço de drenagem de tijolo ou uma fossa séptica montada a partir de anéis de concreto feitos em fábrica ou feitos em casa.

Mas no primeiro caso você terá que consertar a alvenaria e, no segundo, precisará de equipamentos de elevação. Não é recomendado baixar manualmente produtos pesados ​​​​de concreto na cava, pois se caírem ou receberem forte impacto podem desabar.

Tijolo bem
Só será possível fazer poço de esgoto com drenagem de tijolo; garantir a estanqueidade total das paredes de tijolo é extremamente difícil e caro

A opção concreta monolítica exigirá disposição de fôrmas e preparação de argamassa. Se este último for encomendado já misturado em uma betoneira, isso acarretará um sério aumento no custo da obra.

Estruturas de plástico (polietileno ou PVC), fibra de vidro e areia polimérica são bastante caras. Mas eles são duráveis ​​e extremamente fáceis de instalar. Esses produtos pesam pouco, bastam algumas pessoas para instalá-los.

Pneus usados ​​darão um bom esgoto muito barato. Eles custam centavos em uma loja de pneus, mas você pode coletar pneus em um aterro sanitário gratuitamente. Mas aqui o problema é o mesmo que no caso do tijolo.

É extremamente problemático tornar tal estrutura hermética e é quase impossível repará-la. Absorção bem Você pode criá-los, mas não pode criar um dispositivo de armazenamento.

Você aprenderá tudo sobre como escolher um contêiner para instalação de um poço de armazenamento para esgoto independente de o artigo que apresentamos.

Selecionando a localização e o volume do tanque

Ao instalar um poço de esgoto, vários requisitos sanitários e de construção devem ser observados. Não fazer isso aumenta o risco de contaminação biológica. A situação pode levar a um surto de infecções, o que ameaça o proprietário da casa com graves problemas.

A instalação de poço de esgoto deve ser feita longe de:

  • árvores frutíferas e canteiros de 3 m;
  • fundações de edifícios em terreno particular de 4–5 m;
  • estradas e redes subterrâneas (gás, água, redes eléctricas) 5 m;
  • poços para água potável e reservatórios de 30 m.

Um ligeiro desvio destes números só é possível na instalação de um tanque de armazenamento selado ou na construção de uma fossa com paredes grossas de concreto com impermeabilização externa confiável.

No caso de um poço de absorção, a água que passou por um filtro multicamadas de areia e cascalho deve entrar nas camadas subjacentes do solo longe de edifícios, comunicações, poços de água potável, todos os tipos de reservatórios e piscinas privadas.

As distâncias devem ser mantidas de modo a não alterar para pior a composição das águas subterrâneas, a não poluir os corpos hídricos devido à limpeza insuficiente e a não lavar a base subjacente das estruturas dos edifícios e das redes de serviços públicos.

Porém, se a estrutura do poço para drenagem de esgoto for retirada muito longe da casa, a tubulação entre eles deverá ser poços de inspeção (inspeção) a cada 10–15 metros, o que levará a despesas adicionais significativas. Mas isso terá que ser feito, caso contrário se o cano estiver entupido terá que abrir a terra para simplesmente limpá-lo.

Diagrama de colocação de poço de esgoto
O poço de esgoto deve estar localizado distante da fundação da casa, estradas e fontes de água potável, caso contrário podem ocorrer falhas no esgoto ou surtos de doenças infecciosas.

Os SNiPs recomendam que o volume do poço de drenagem seja selecionado na proporção de 600 litros para cada pessoa que resida permanentemente na casa (200 litros diários de águas residuais multiplicados por três dias). Com essa capacidade, a fossa terá tempo para clarificar a água e o solo receberá água purificada.

Com a capacidade de armazenamento a situação é um pouco diferente. Deve ser grande o suficiente para que haja um intervalo de alguns meses entre as chamadas de um caminhão de esgoto. No entanto, também não vale a pena instalar um tanque excessivamente espaçoso.

A opção ideal seria um pouco maior que 3,5 ou 5 metros cúbicos. O efluente desse recipiente enche completamente o barril da máquina de esgoto.Você tem que pagar pela ligação, não pela capacidade cúbica.

Regras de instalação e montagem

Ao construir uma estrutura de poço para esgoto externo, é necessário:

  1. Cave um buraco com dimensões 30–40 cm mais largas que a estrutura selecionada.
  2. Compacte uma almofada de areia e cascalho de 15–20 cm no fundo do poço.
  3. Instale os elementos do poço.
  4. Coloque e conecte o gasoduto da casa.
  5. Verifique o aperto das juntas.
  6. Instale um riser de ventilação.
  7. Preencher e isolar.

Ar livre cano de esgoto pode ser plástico, ferro fundido, cerâmica ou cimento-amianto. Deve ser colocado com uma ligeira inclinação em relação ao poço. Os drenos devem fluir livremente por gravidade. E quanto menos curvas o gasoduto tiver no plano horizontal, melhor.

Saindo da tubulação de esgoto para o poço
Recomenda-se que a instalação de tubulações de esgoto com diâmetro de 110 mm seja feita com inclinação em direção ao poço de 20 mm/metro linear, e com seção transversal de 160 mm - 8 mm/metro linear

Os produtos tubulares de ferro fundido e cimento-amianto possuem paredes rugosas e sua inclinação deve ser ligeiramente aumentada. Em geral, apenas um engenheiro altamente competente pode calcular corretamente o diâmetro e a inclinação necessários das tubulações instaladas.

É necessário levar em consideração o material das tubulações, o volume de resíduos e a velocidade de sua movimentação. O melhor é confiar o desenvolvimento de todo o projeto do sistema de esgoto a um profissional, e então você mesmo poderá fazer a instalação.

A instalação do poço de esgoto deve ser feita de forma que sua cobertura fique 15–30 cm acima do solo.Durante chuvas e enchentes, em nenhum caso a água do exterior deve entrar no tanque. Isso levará instantaneamente ao seu transbordamento e fracasso.

Para isolamento em regiões quentes, basta solo com meio metro de espessura no topo do corpo principal do poço e uma pequena camada de isolamento térmico na tampa. Na região Norte isso não será suficiente, toda a estrutura de engenharia terá que ser revestida com espuma. Não tem medo de umidade e geada.

Opção nº 1: construção de anéis de concreto

Esgoto bem de anéis de concreto armado fácil de instalar e despretensioso de usar. Basta selar cuidadosamente as costuras entre os anéis com argamassa de concreto e também cobrir as paredes externas da caixa com um revestimento à base de betume.

O principal durante a instalação é alinhar os anéis exatamente uns sobre os outros, sem deslocamento. Caso contrário, formarão-se lacunas nas paredes que não poderão mais ser hermeticamente fechadas. O buraco da fossa pode ser cavado em toda a profundidade de uma só vez e então os anéis podem ser baixados nele.

Uma opção possível é instalar primeiro um dos produtos de concreto e cavar gradativamente sob ele, estando dentro do poço resultante.

Estrutura de um poço de esgoto
A profundidade do poço de esgoto é determinada pelo número de anéis de concreto armado e elementos de gargalo adicionais com dimensões padronizadas de 0,7 a 2 metros

Na construção de um poço de absorção, o cascalho é despejado em seu interior em uma camada de cerca de meio metro de granito triturado para formar uma camada de drenagem. Você pode usar calcário (dolomita), mas não durará mais de 20 anos e pode levar à salinização do solo. A brita deve ser de tamanho médio, vários centímetros. Frações menores são simplesmente comprimidas, deixando de drenar água.

Opção nº 2: poço de drenagem de pneus

Os pneus dos automóveis feitos de borracha não estão sujeitos à corrosão, não racham com o frio e não quebram quando o solo se eleva. Eles são uma excelente fossa. Mas depois fazer um esgoto com pneus Vale a pena pensar seriamente.

Construção feita com pneus velhos
Uma fossa feita de pneus velhos é barata e fácil de instalar, mas vaza e é totalmente inadequada para reparo.

Se pelo menos um dos pneus vazar, toda a estrutura do poço terá que ser desenterrada e reconstruída. Não pode ser substituído ou reparado de forma alguma.

Além disso, é impossível garantir o aperto das costuras entre os pneus. Vários selantes podem ser usados, mas devido à expansão térmica, a borracha ainda “respirará” levemente ao longo do ano, destruindo a camada de vedação.

Um projeto de poço semelhante é adequado como esgoto para uma pequena casa para uma ou duas pessoas ou uma casa de verão com visitas irregulares.Mas se você precisa purificar o efluente produzido por uma família maior, então vale a pena escolher uma estrutura mais produtiva e com maior volume.

Opção nº 3: construção de plástico

A maneira mais fácil de instalar recipientes de plástico fabricados na fábrica. Seu preço é superior ao do concreto armado. Mas quanto tempo e esforço você pode economizar instalando um poço de esgoto com suas próprias mãos? Devido ao peso leve da estrutura, não é necessário guindaste, duas pessoas podem baixá-lo até o poço.

Conectando o tubo à caixa de plástico
Os tubos são inseridos no poço plástico através de furos já cortados de fábrica com braçadeiras de borracha; a instalação é rápida e fácil.

Poços de esgoto de plástico estão disponíveis em vários tamanhos e alturas. Você sempre pode encontrar uma opção para o volume necessário. É melhor escolher um corpo com nervuras de reforço e fixações confiáveis ​​​​para uma “âncora” de concreto sob ele.

Se poço de plástico Se não estiver bem preso no fundo do poço em uma fundação de concreto, ele poderá ser espremido para fora do solo durante levantamentos e inundações. A leveza do design facilita a instalação, mas leva a problemas de “flutuação”.

Se uma versão selada estiver instalada, não haverá problemas. Tudo o que você precisa fazer é colocar uma laje de concreto com 15–20 cm de espessura no fundo do poço, colocando ganchos de ferro na solução para fixar o corpo.

Mas na hora de instalar um poço com drenagem no lugar do fundo, você terá que remendá-lo. Será necessário fazer uma fundação pesada e confiável que não bloqueie o acesso da água drenada ao solo. Você terá que instalar um anel de concreto adicional ou despejar algo semelhante com suas próprias mãos.

Conclusões e vídeo útil sobre o tema

Vídeo nº 1. Como fazer você mesmo uma fossa de pneus:

Vídeo nº 2.Etapas da construção de um poço de esgoto a partir de anéis de concreto:

Vídeo nº 3. Como fixar corretamente anéis de poço de concreto:

Você mesmo pode fazer um esgoto com vários materiais de construção com um mínimo de esforço e dinheiro gasto. Aqui não há dificuldades, o principal é projetar corretamente todo o sistema de esgoto e selecionar corretamente o local do local para seu componente externo.

De cima, o tanque de resíduos pode ser disfarçado com um canteiro removível ou uma pedra artificial.

Conte-nos como você instalou um poço de esgoto em sua casa de verão. Por favor, escreva comentários no bloco abaixo. Compartilhe suas impressões, fotos passo a passo do processo de construção, tire dúvidas.

Comentários dos visitantes
  1. Lenya

    Já vi o suficiente do sistema de esgoto do meu vizinho sendo feito por trabalhadores contratados. Depois deles, ele teve que refazer tudo sozinho e escrever um comunicado às autoridades (foi celebrado um acordo). Eu decidi fazer isso sozinho. No começo pensei em uma fossa séptica, mas o preço é uau, não vale a pena. É bom que nossa área não seja pantanosa: em um mês, é claro, com a ajuda de amigos, fiz poços de esgoto de tijolo e pedra e coloquei canos. Para mim, ficou ótimo.

  2. Vitaly

    Tive a ideia de fazer um poço de esgoto sozinho. Mas agora percebi que uma pessoa sem formação e experiência não pode fazer isso. Especialmente sozinho, você precisa conectar amigos. Nosso terreno também é pantanoso, o que cria dificuldades adicionais tanto na escavação quanto na instalação de drenagem. Melhor contratar pessoas. E para evitar problemas depois, você precisa encontrar artesãos através de amigos, então há a garantia de que tudo será bem feito.

Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica