Sistema de divisão de cassete: características de design, prós e contras do equipamento + nuances de instalação

O sistema cassete split, do ponto de vista tecnológico, não difere muito do design clássico do ar condicionado.A única diferença óbvia dos clássicos é que o sistema de divisão de cassetes utiliza um módulo interno que não é montado na parede, mas sim no teto.

Todo o resto é uma analogia real dos clássicos, incluindo o princípio de funcionamento, os prós e contras do design e as características da execução dos trabalhos de instalação. Neste artigo, consideraremos detalhadamente todas as características dos sistemas de configuração de cassetes, incluindo o dispositivo, o princípio de funcionamento, suas vantagens e desvantagens, bem como as sutilezas da instalação do equipamento.

Dispositivo de ar condicionado cassete doméstico

A tecnologia de resfriamento tipo cassete é um sistema de dois módulos, graças ao qual é realizada a função de resfriar o ar a uma determinada temperatura.

O conjunto do sistema de divisão de cassete consiste nos seguintes módulos:

  1. Externo (rua).
  2. Interior (apartamento, escritório).

Ambos os módulos do kit são blocos individuais que, quando o sistema é instalado em condições de funcionamento, são combinados com tubulações de processo e conexões elétricas.

Módulos de sistema dividido em cassete
As principais partes (módulos) de um sistema cassete split que compõem um conjunto completo de sistemas de ar condicionado. Como você pode ver na foto, a unidade externa não é muito diferente daquelas usadas nos clássicos aparelhos de ar condicionado de parede

Deve-se observar: os sistemas split do tipo cassete são mais frequentemente utilizados como equipamentos de escritório, instalados em pequenas empresas e dentro de edifícios administrativos.

A aplicação em apartamentos ou casas é bastante rara. A principal razão para esta situação é a necessidade de instalação de teto falso no local, pois o módulo interno se destina a ser montado sob o teto.

Estrutura do módulo externo

Esta parte do design do ar condicionado tipo cassete corresponde totalmente ao design clássico da casa sistemas de ar condicionado.

O módulo Block Street contém os seguintes componentes:

  • compressor;
  • capacitor;
  • fã;
  • elementos de automação;
  • partes elétricas.

O compressor e o condensador são unidos por um circuito de refrigeração carregado com freon, a partir do qual são feitos pontos de contato através de um par de válvulas lineares de corte para conexão à unidade interna.

Projeto da unidade externa
Projeto do módulo externo: 1 – compressor de refrigeração; 2 – válvula de quatro vias; 3 – quadro eletrônico e elétrico; 4 – ventilador do condensador; 5 – tubos condensadores aletados; 6 – filtro secador; 7 – bloco de válvulas de corte; 8 - capa

As conexões elétricas para controle automático e alimentação do compressor do módulo externo também saem para o painel de contatos do módulo interno, onde são comutadas adequadamente (conforme diagrama) e são conectadas à alimentação geral.

Características da unidade interna

Esta parte do ar condicionado é feita em forma de cassete de bloco de trabalho com painel projetado para instalação na estrutura do teto. Além disso, a estrutura do teto deve ter o chamado teto falso.

A unidade de trabalho (sistema) fica “escondida” sob a cobertura falsa e o quadro de distribuição permanece no mesmo plano da cobertura falsa.

Projeto do módulo cassete
Design do cassete: 1 – corpo leve do cassete; 2 – interface aérea adicional; 3 – canal para entrada de ar externo; 4 – evaporador com biorrevestimento; 5 – ventilador; 6 – painel de distribuição; 7 – filtro-ionizador; 8 – grade de entrada de ar

O painel de distribuição da unidade de cassete interna geralmente contém vários elementos:

  1. Grade de entrada de ar.
  2. Filtro grosso.
  3. Filtro ionizador.
  4. Moldura rígida.
  5. Painel frontal.
  6. Cortinas de distribuição.

A grade de entrada de ar com filtros ionizantes e grossos e moldura rígida está localizada na área central do painel de distribuição.

Ao longo do perímetro - nas laterais do mesmo quadro de distribuição - existem canais de saída de ar refrigerado, complementados por persianas com regulação automática do fluxo cíclico.

Módulos internos tipo cassete
Módulos internos de um sistema cassete split instalado em um prédio de escritórios. Neste caso, é utilizada uma estrutura de suspensão em estrutura aberta, feita de perfis metálicos retangulares

A tampa frontal do painel de distribuição de cassetes, entre outras coisas, contém uma indicação luminosa e uma placa de controle remoto. Existe uma versão do modelo equipada com painel de controle com fio.

A unidade cassete de trabalho, “escondida” sob o teto falso, faz parte da estrutura de refrigeração, que inclui: um evaporador, um ventilador, um dispositivo de drenagem de condensado, pontos de conexão para linhas do módulo externo e uma placa de conexão elétrica.

Como funciona o sistema de cassetes?

Na verdade, o princípio de funcionamento do sistema de ar condicionado clássico não muda aqui. O refrigerante utilizado também é uma das marcas mais utilizadas na prática. Isto é, por exemplo, refrigerante R410A e refrigerantes semelhantes.

Recarregando um sistema de divisão de cassete com freon
O procedimento para preencher um sistema cassete split com freon não difere do mesmo procedimento realizado para outros tipos de sistemas de ar condicionado. Tipos de refrigerantes também são usados ​​de forma semelhante

Esta substância é utilizada para reabastecer o circuito do sistema desde que a instalação do cassete, que combina os módulos externo e interno, esteja totalmente montada. Recomendamos que você se familiarize com os meandros da independência reabastecendo o sistema com freon.

Depois que o sistema de divisão de cassete é colocado em operação, o refrigerante circula dentro do circuito devido ao funcionamento do compressor. Sua circulação leva ao resfriamento do evaporador.

Através do evaporador localizado na carcaça do cassete do módulo interno, o ventilador aspira o ar, que é sugado pela grade de entrada de ar. Resfriado pelo evaporador, o ar é fornecido à saída por canais laterais equipados com venezianas.

Canais de saída de ar
A imagem mostra claramente quatro canais de saída de ar tratado, cuja localização garante um fluxo uniforme de fluxos para o território das instalações atendidas

O design dos canais laterais tem um design característico - a parte de saída é dobrada em aproximadamente 30-35 graus. Portanto, o fluxo de ar resfriado que emana dos canais do cassete não é direcionado verticalmente para baixo, mas para os lados.

Dada a presença de saídas de dutos nos quatro lados do painel de distribuição, o fluxo de ar é distribuído uniformemente em quatro direções.

Vantagens e desvantagens do equipamento

A tecnologia de controle climático por cassete, como a clássica, tem seus prós e contras. O que consideraremos com mais detalhes a seguir.

As principais vantagens dos modelos de cassete

Uma clara vantagem dos sistemas de divisão de cassetes é a uniformidade da distribuição do fluxo de ar pela área da sala.

Além disso, este factor vantajoso está directamente relacionado com os requisitos de instalação, segundo os quais a instalação da cassete de tecto é efectuada exclusivamente na parte central da divisão.

Graças ao posicionamento ideal da cassete e à mesma distribuição de ar ideal, é possível resfriar os ambientes de forma mais eficaz até a temperatura desejada.

Outra vantagem é a componente arquitetónica. Se os sistemas split clássicos, que utilizam módulos internos montados na parede, criam problemas reais em termos de organização do design, é mais fácil com módulos cassete.

Cassete no design da sala
Uma das opções de projeto para uma sala onde o projeto prevê a instalação de um cassete no teto. Uma solução muito atrativa que elimina a fiação visível de canais e cabos de alimentação

Além disso, os cassetes embutidos no teto muitas vezes tornam-se elementos de design que aumentam a atratividade geral. Isto é especialmente observado no projeto de escritórios e instalações administrativas.

Desvantagens óbvias da tecnologia

Os sistemas de divisão de cassete também apresentam algumas desvantagens sérias. Uma dessas deficiências pronunciadas parece ser as limitações de instalação. Em particular, é possível instalar equipamentos apenas em locais com teto falso.

No entanto, nem todo projeto de teto suspenso pode atender aos requisitos de instalação, uma vez que é necessária uma certa folga entre o teto real e o teto falso.

Mau ajuste do painel
Resultado de uma vedação solta: 1 – corpo do módulo; 2 – grade; 3 – asa das persianas; 4 – carcaça do painel de distribuição; 5 – selo; 6 – ar resfriado; 7 – vazamento de ar resfriado através de vazamentos

Uma desvantagem de tais sistemas também pode ser o isolamento de baixa qualidade entre a parte inferior do corpo do cassete e o painel de distribuição (figura acima).Neste caso, o ar resfriado penetra no espaço do teto e condensa.

Como resultado, ocorre um efeito de vazamento e, consequentemente, destruição de parte da estrutura do teto falso. No entanto, esta desvantagem pode ser eliminada tecnicamente - através de isolamento de alta qualidade.

Características de instalação de um ar condicionado cassete

Se considerarmos o módulo externo de um sistema cassete split, não existem características que distingam a instalação do padrão clássico.

O módulo de cassete interno é uma questão completamente diferente. Neste caso, as características relacionadas com a instalação são determinadas pelo desenho do bloco.

Principais características da instalação do módulo cassete:

  • a superfície de instalação do cassete é estritamente horizontal;
  • a distância entre o teto aberto e o falso é de pelo menos 350 mm;
  • a estrutura do teto deve suportar 4 vezes o peso do cassete;
  • A posição de instalação corresponde às distâncias exigidas dos obstáculos.

Ao instalar o sistema, você deve levar em consideração a localização das portas, elementos de aquecimento e diversas fontes de calor.

Além disso, a posição de instalação deve ser coordenada de acordo com os pontos de alimentação, as possibilidades de alimentação das tubulações circulares e do canal de drenagem de condensado.

Layout de cassete
A disposição do cassete no teto, que deve ser seguida na instalação de um ar condicionado tipo cassete. O desvio dos parâmetros estabelecidos ameaça reduzir significativamente a qualidade do dispositivo.

O cassete deve ser montado de forma a excluir a presença de objetos que impeçam a distribuição uniforme do ar.

Via de regra, é necessário instalar o módulo cassete o mais próximo possível do ponto central da sala. A instalação é realizada com o painel de distribuição e demais componentes incluídos no conjunto do painel removidos.

O módulo cassete é instalado usando o método suspenso. Portanto, hastes metálicas suspensas devem ser instaladas no teto principal.

Furos para quatro hastes de ancoragem são feitos na superfície do teto principal. O tamanho (padrão) entre as hastes é pré-marcado em largura e comprimento.

Diagrama de suspensão de cassete
Diagrama de suspensão do cassete: 1 – módulo interno do ar condicionado; 2 – nível do teto falso; 3 – hastes metálicas de sustentação com âncoras para fixação em teto de concreto; 4 – teto de concreto

O módulo cassete é suspenso nas hastes instaladas, nivelado horizontalmente e fixado. Assim, é necessário desviar a linha de drenagem de acordo com todas as regras - em declive, sem curvas acentuadas. E também conecte os tubos do circuito de refrigeração.

Só depois de concluída esta obra é que é montada a parte envolvente do tecto falso e instaladas as partes do quadro de distribuição da cassete do sistema split.

Além do cassete, existem outros tipos de sistemas de ar condicionado de teto. Para conhecê-los com mais detalhes, acesse o seguinte link.

Conclusões e vídeo útil sobre o tema

Um vídeo sobre sistemas de cassetes - simples, claro e sem palavras desnecessárias sobre a estrutura do equipamento e capacidades operacionais. Todas as coisas principais que um potencial proprietário precisa saber:

Os sistemas split tipo cassete são equipamentos bastante interessantes devido às suas características de design e características técnicas inerentes.

No entanto, muitas vezes não é possível instalar e operar sistemas de cassetes em casa, especialmente em apartamentos. Outra questão são escritórios, instalações administrativas, edifícios comerciais.Para tal arquitetura, o equipamento pode ser caracterizado como o mais ideal.

Você está pensando em comprar um sistema split tipo cassete, mas quer esclarecer algumas características que não abordamos neste material? Tire suas dúvidas aos nossos especialistas - tentaremos ajudá-lo.

Se você notar alguma discrepância no material ou quiser complementar nossa publicação com informações úteis, escreva seus comentários no bloco abaixo.

Comentários dos visitantes
  1. Dmitry

    Precisamos de um condensador para uma sala que será usada como café. Quero obter um resfriamento mais ou menos uniforme de toda a sala. É melhor levar uma fita cassete ou uma de parede?

Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica