Escada giratória faça você mesmo: cálculos, desenhos com instruções passo a passo
Uma escada giratória é uma estrutura cujos degraus estão localizados em um determinado ângulo entre si.Permite que você suba facilmente para o próximo nível. Usado em espaço limitado, economizando espaço vital.
O conteúdo do artigo:
Tipos de escadas giratórias
Uma casa individual, mesmo de dois andares, requer a disposição de um complexo de escadas conveniente. Se a sala permitir, instale um lance de escada regular, sem curvas. Mas isso requer uma área impressionante.
O desenho de uma escada giratória permite colocá-la não só numa pequena cabana, numa casa de campo, mas também em edifícios públicos de elevado tráfego. A estrutura pode ser girada em qualquer ângulo – de 90 a 270°.
A variedade de escadas giratórias se deve ao desenvolvimento de suas tecnologias de fabricação. Para determinar qual modelo é adequado em uma situação específica, você precisa conhecer todos os seus prós e contras e se familiarizar com os tipos de design:
- Marcha. Consiste em 2 a 3 voos com degraus enroladores, que substituem o pouso, mudando a direção do movimento.
- Parafuso. É composto apenas por etapas rotativas.
- Misturado. Tem uma aparência em forma de L. Neste caso, a parte superior é marchada e a parte inferior é aparafusada.
- Escada em forma de U. Parecem 2 voos retos e uma plataforma giratória que gira 180°.
Com base no tipo de elementos portantes, as escadas giratórias são classificadas em monolíticas, apoiadas em poste ou console, bem como em longarinas, trilhos e cordas de arco. Quanto aos degraus, são retos, enroladores, ganso.
Juntamente com todas as vantagens de tais escadas, deve-se notar que elas são difíceis de calcular durante o projeto. Se cometer um erro, o módulo pode acabar sendo inconveniente e inseguro. Outro problema são algumas desvantagens dos degraus do enrolador. O seu lado interior é estreito, dificultando a colocação do pé. Ao se deslocar pela parte externa da escada, um degrau não é suficiente. Isso é especialmente perceptível ao descer. Mas você ainda pode fazer uma escada giratória para o segundo andar com suas próprias mãos.
Preparação de materiais e ferramentas
As estruturas rotativas são feitas de madeira, concreto e metal, além de vidro. Uma escada metálica pronta pode ser adquirida ou encomendada de acordo com as dimensões disponíveis. Eles são feitos de tubos perfilados, canais e cantos. A soldagem é usada para instalação. As áreas soldadas são retificadas, tratadas contra corrosão e pintadas. Os degraus podem ser de madeira, metal ou concreto.
Ao fazer uma estrutura de concreto, você precisa de uma fôrma que siga o formato da escada giratória. É montado em madeira, tábuas e compensados. O reforço é instalado e o concreto é derramado. Após o endurecimento completo, o dispositivo auxiliar é removido e a superfície é retificada.
Como acabamento são utilizados mosaicos, azulejos, pedra natural ou madeira. A escada giratória de concreto é forte, durável e não está sujeita a incêndio. É silencioso quando se move. Os aspectos negativos são a disposição das fôrmas, a compra de materiais adicionais, o peso considerável da estrutura e a necessidade de instalação de fundação.
Uma escada giratória de madeira é tradição, conforto e confiabilidade. Um complexo prático e durável será feito de carvalho, faia e freixo.O material do pinho não é menos bonito, mas é inferior aos tipos de madeira de elite em termos de resistência ao desgaste. Não utilizado em ambientes com alto percentual de umidade. Sem resistência ao fogo. A madeira seca gradualmente e aparecem rangidos.
Também não é recomendado fazer escadas de bordo. É instável a flutuações de temperatura e umidade e racha sob estresse.
Para construir uma escada, é necessário adquirir vigas de suporte e auxiliares de diferentes seções, tábuas afiadas para degraus, ferragens de fixação, cola para madeira e resina epóxi. Os fixadores devem ser de boa qualidade e com revestimento anticorrosivo. Caso contrário, devido à diferença de temperatura entre os materiais, formar-se-á umidade. O que afetará superfícies de madeira e metal.
Para funcionar você precisa das seguintes ferramentas:
- serra, serra elétrica;
- Lixadeira;
- Chave de fenda;
- cinzel, martelo, macete;
- fita métrica, quadrado, nível.
A vantagem de uma escada de madeira é sua aparência atraente, material relativamente barato e com muitos tons. Se necessário, pode ser facilmente atualizado - envernizado ou pintado. A baixa densidade da madeira reduz a carga no piso.
O pinho é fácil de ajustar e corrigir inconsistências. Por outro lado, fica deformado, os nós caem do lugar, o que se torna perigoso durante a operação. Requer impregnação contra umidade e mofo, proteção contra besouros.
Instruções passo a passo para fazer uma escada giratória
Projetar e instalar você mesmo uma escada é muito mais difícil do que comprar um kit pronto. Mas há uma série de vantagens. Trata-se da compra de consumíveis baratos, economizando dinheiro no trabalho.A oportunidade de mostrar a sua imaginação e desenvolver o seu próprio projeto que corresponda ao design da casa.
Para quem tem pouco conhecimento em trabalhos de reparação e construção, é preferível escolher uma estrutura toda em madeira e o mais simples possível.
Algoritmo para fazer uma escada giratória:
- Selecionar o tipo, fazer medições, fazer alterações de acordo com o tipo.
- Fazendo um esboço, calculando os parâmetros das peças.
- Compra de materiais, fixadores, ferramentas.
- Corte, encaixe, acabamento primário de todos os elementos.
- Montagem e instalação de estruturas.
A escolha depende da finalidade da escada e da frequência de sua utilização. Antes de fazer isso, você deve considerar algumas nuances.
A instalação de uma espiral giratória e uma escada de vôo economiza espaço. Mas o design do parafuso é um sistema complexo e de montagem trabalhosa. Se a área permitir, vale a pena escolher a opção com dois lances e plataforma giratória.
Quanto menor a inclinação e mais largos os degraus, mais fácil será a subida. Isso deve ser levado em consideração quando houver crianças e idosos na casa.
O sistema mais forte e confiável será aquele montado sobre parafusos. Escadas que sofrem cargas pesadas constantes requerem a instalação de uma estrutura metálica.
Isto é interessante! Escada metálica para o segundo andar. Como fazer uma escada para o segundo andar com as próprias mãos.
Cálculos, desenhos e diagramas
Ao fazer cálculos, você pode confiar em diagramas gerais, mas é necessário levar em consideração as especificidades de uma determinada casa, características de layout, dimensões e outros fatores. Portanto, não será possível fazer cálculos complexos de engenharia sozinho, sem um profissional.
Para fazer um desenho, você precisa conhecer as normas básicas que se aplicam às escadas giratórias:
- ângulo de inclinação – não superior a 45°;
- largura da marcha – pelo menos 90 cm;
- profundidade do passo – 25 cm;
- altura do espelho – 20 cm;
- grades com 90 cm de altura.
Todas as semelhanças devem ter a mesma altura, exceto a primeira e a última. Diferentes larguras de marcha são aceitáveis. Ao desenvolver um projeto, é preciso levar em consideração a altura do morador mais alto da casa.
Para fazer um desenho e exibi-lo na planta baixa, é necessário fazer medições e calcular as dimensões das partes da futura escada:
- Para determinar o número de degraus, a distância do piso do 1º andar ao piso do 2º (tendo em conta a sobreposição) é dividida pela sua altura.
- As dimensões da marcha são calculadas multiplicando a profundidade do piso pelo número de passos.
- Se houver restrições de tamanho, a profundidade dos degraus é ajustada dividindo a duração do lance pelo seu número. Sua proporção é ajustada para que a estrutura se ajuste à altura especificada da sala.
- Toda a área da estrutura é calculada multiplicando a largura da marcha pelo seu comprimento.
- Para calcular os parâmetros do suporte - vigas, longarinas, cordas de arco - use o teorema de Pitágoras. Onde as pernas têm a altura do lance de escada e sua projeção horizontal no chão. O valor necessário é a extração da raiz quadrada da hipotenusa da soma dos quadrados dos catetos.
- Após os cálculos, todos os valores são transferidos para o desenho.
Devem ser observadas normas dimensionais, principalmente a relação entre altura e profundidade da banda de rodagem. Então a escada giratória será confortável e segura. Mesmo se você tiver um desenho detalhado, precisará ajustar as peças no futuro.
Fazendo uma longarina
Um kosournaya é uma viga inclinada sobre a qual são colocadas tábuas de degraus. Se forem inseridos nas ranhuras lateralmente, o método de fixação é denominado “corda”. A viga é constituída por uma tábua de 50 cm de largura e secção transversal de pelo menos 50 mm. A seguir, é feito um estêncil com o material disponível. Marca a largura e a altura de um degrau.Usando clichês, todo o kosour é marcado. Recorte com uma serra para madeira ou um quebra-cabeças elétrico. A segunda viga é feita de acordo com o mesmo princípio.
Ao selecionar a madeira, é importante que cada elemento seja cortado uniformemente. Os tubérculos interferirão na instalação. Todas as áreas problemáticas precisam ser aplainadas com uma ferramenta especial e lixadas com lixa. A instalação é realizada nivelada para evitar diferenças de altura.
Fazendo passos
A dificuldade em projetar uma escada giratória reside na fabricação de degraus enroladores. Para tornar a estrutura conveniente e segura, o seguinte deve ser levado em consideração no cálculo:
- a largura do piso da borda interna é de pelo menos 10 cm, do lado oposto - até 40;
- a largura na direção de deslocamento é a mesma dos manifestantes - 20 e mais larga;
- a altura dos degraus deve ser a mesma, confortável para todos os membros da família, levando em consideração o tamanho médio do degrau (60-64 cm);
- ângulo de inclinação ideal permitido.
Portanto, para uma escada giratória de 90°, três degraus em espiral são suficientes. Você precisará de uma placa de 900x900 mm e 40 mm de espessura. Três linhas estão marcadas nele, saindo de um canto. A placa é cortada ao longo das linhas. As peças acabadas são ajustadas à forma e ao comprimento.
Montagem da estrutura
A instalação de escadas em U com giro de 180° e em L com giro de 90° não é diferente. Todas as operações de construção são realizadas da mesma forma. A instalação da estrutura rotativa é realizada na seguinte ordem:
- A plataforma é instalada primeiro. Para montá-lo, são colocadas colunas de sustentação em madeira nos cantos. O suporte é fixado com uma placa. Cavilhas e âncoras de metal são usadas para fixação.
- Uma placa com 40-50 mm de espessura é recortada de acordo com a largura e o comprimento do local. Em seguida, eles são colocados na moldura acabada.
- Para instalar as seções rotativas no suporte, faça uma ranhura com altura um pouco menor que a espessura do degrau do enrolador. Isso garantirá que a extremidade giratória interna esteja firmemente fixada.
- O suporte é modificado por fora, fixando a borda externa dos degraus do enrolador.
- As longarinas do lance inferior estão instaladas.
- A montagem e fixação dos degraus e degraus é feita de baixo para cima.
- A próxima marcha é instalada da mesma forma.
- Balaústres e grades, se previstos em projeto, são instalados por último.
Os balaústres são instalados em cavilhas. Sua altura e ângulo de inclinação são marcados com uma corda esticada. O excesso é cortado. As grades são fixadas com parafusos auto-roscantes, encaixando-as. Os buracos são cobertos com massa.
Instalação de balaústres e grades
A autoprodução de tais peças é questionável. É necessário equipamento especial para processá-los. As grades e balaústres estão localizados à vista de todos e atraem imediatamente a atenção. Eles devem ser feitos com alta qualidade. Portanto, é mais aconselhável adquirir elementos prontos.
A escada giratória é um dos modelos mais populares. Caberá perfeitamente em uma sala pequena, para economizar espaço e do ponto de vista da beleza. Feito sob encomenda com uma pequena plataforma ou degraus giratórios, torna-se um complemento decorativo para o interior de uma casa particular e de um escritório.
Conte-nos sua experiência em fazer você mesmo uma escada giratória, deixe um comentário, compartilhe o artigo nas redes sociais, marque-o como favorito.
Qual é o custo de uma escada com giro de 90 graus?
O custo depende do tamanho, complexidade do projeto, método de instalação, materiais e componentes utilizados.É possível determinar com precisão o custo de um projeto pronto para uso somente após desenvolver o projeto e selecionar todos os consumíveis.
Quão difícil é instalar uma escada giratória?
Para profissionais não é difícil. A tecnologia de instalação depende do tipo de estrutura. Afinal, cada caso específico possui seu próprio algoritmo de instalação, que leva em consideração tanto as características do projeto quanto o local de instalação..