Como escolher e instalar lindos corrimãos para escadas em uma casa particular

Quase todos os lances de escada instalados em residências particulares exigem a instalação de corrimãos ou grades para garantir a segurança no trânsito, principalmente se houver crianças morando na casa. Claro, é mais fácil contratar um artesão que possa fazer corrimãos para escadas rapidamente, mas é muito mais agradável fazer você mesmo. Como fazer e o que você precisa considerar ao montá-lo sozinho?

Corrimão

Existem vários métodos para fazer corrimãos de escadas. Para isso, você pode optar por adquirir peças prontas ou fabricá-las você mesmo.

Quais grades escolher

Inicialmente, é importante considerar o material da própria escada. Se for madeira, um material ou metal semelhante seria uma boa opção. A escolha pode ser influenciada pelo design da sala. Se for feita em estilo de alta tecnologia ou techno, é improvável que uma escada com grades de madeira se encaixe no design geral.

Atenção! Somente escolhendo o tipo de guarda-corpo você poderá decidir se eles serão feitos de forma independente ou se todas as ações serão realizadas por um mestre.

Caseiro ou pronto

Alguns dirão que é mais fácil comprar peças prontas e montá-las no local. É impossível discordar disso. Porém, o que é cativante em fazer você mesmo os temas é que você precisa aplicar sua imaginação e força para fazer isso. Prós e contras de grades caseiras e prontas:

  1. Corrimãos de escada DIY. Ao escolher esta opção, você economiza na contratação e no pagamento dos serviços de um mestre.Você só pode iniciar a automontagem se estiver totalmente confiante em suas próprias habilidades. No entanto, lembre-se de que o trabalho provavelmente exigirá equipamento de torneamento. Ou seja, um machado e uma serra não conseguem montar uma boa escada. Você também precisará de bons conhecimentos de geometria e desenho para fazer medições e registrá-las corretamente no desenho finalizado.
    Corrimãos de escada faça você mesmo
    A montagem do corrimão da escada requer muito cuidado e paciência.


    Atenção! Você não deve desafiar o destino e tentar montar um corrimão de escada sem fazer um bom desenho. Pequenos erros de cálculo podem ser uma piada cruel e, quando tudo estiver quase terminado, um erro nos cálculos certamente se fará sentir. Não é à toa que dizem: “Meça duas vezes, corte uma vez”.

  2. Grades pré-fabricadas para escadas. Esta opção é prática e reduz ao mínimo o risco de erros de cálculo. Ao adquirir um projeto, você leva peças que podem ser ajustadas às condições de montagem. Por exemplo, suportes móveis são fixados em balaústres de metal, permitindo fixar corrimãos de escadas em qualquer ângulo de inclinação.

Atenção! Os corrimãos das escadas prontos eliminam a possibilidade de escolha independente do desenho da estrutura. Claro, com dinheiro no bolso você pode fazer grades personalizadas, mas isso é um desperdício adicional de dinheiro.

Metal ou madeira

A escolha do material é influenciada principalmente não tanto pelas preferências do dono da casa, mas pela habilidade de um especialista neste perfil de trabalho:

  1. Grades metálicas. Existem várias opções para montagem de grades metálicas para escadas - forjamento, soldagem e instalação de modelos prontos em aço inoxidável. Todas as opções finalizadas, com nível de habilidade suficiente, ficam lindas e elegantes.A resistência de tal estrutura é avaliada como alta. Porém, para montar um corrimão para uma escada metálica, mesmo que seja montada com materiais simples, é necessária muita experiência.

    Grades metálicas
    A combinação de peças forjadas e elementos de madeira para corrimãos de escadas se adapta bem a um interior clássico e de estilo country.
  2. Grades de madeira para escadas. Modelos adequados para colocação em interiores em estilo country ou provençal. Se o artesão tiver experiência suficiente com máquinas para trabalhar madeira, balaústres decorativos torneados e grades semicirculares irão decorar o ambiente em estilo clássico. Nos casos em que os corrimãos das escadas são montados sem processamento decorativo, mesmo um trabalhador inexperiente pode dar conta da tarefa. Se você não tem experiência em carpintaria, pode encomendar peças prontas.

A seguir, consideraremos uma master class e conselhos de artesãos na seleção de peças e instalação de grades de madeira para escadas.

Isto é interessante! Como fazer uma escada para o segundo andar com as próprias mãos: instruções passo a passo de fabricação e instalação. Como fazer uma escada em espiral com as próprias mãos.

Seleção de madeira

Tendo escolhido a madeira como material principal, resta apenas selecionar o tipo. Todo mundo tem suas próprias diferenças. Alguns são expressivos com textura enfatizada, outros são menos perceptíveis, mas com excelentes indicadores de resistência.

Recomendação! Para lances de escada colocados no interior de casa ou na varanda, é importante atentar para a resistência do material. Afinal, é isso que determina a durabilidade da estrutura que está sendo fabricada.

Espécies de árvores adequadas para fazer grades:

  1. Se o objetivo é instalar grades nas escadas de uma despensa, então variedades de árvores baratas são adequadas: pinheiro, abeto, bétula ou álamo tremedor.Mas, ao mesmo tempo, é preciso levar em consideração a umidade do ambiente - níveis elevados afetam negativamente a segurança do modelo acabado. Os mestres podem recomendar tratamento, mas isso tem um custo adicional.

    Espécies de árvores adequadas para fazer grades
    A qualidade da madeira determina a confiabilidade e durabilidade dos corrimãos da escada acabados. É importante considerar as condições de armazenamento.
  2. Você pode economizar no processamento de peças acabadas se usar árvores coníferas, amieiros ou álamos para fazer grades.
  3. Tipos de madeira como carvalho, faia, lariço e pinho apresentam boa resistência ao apodrecimento.
  4. Se dinheiro não for problema, escolha variedades como carvalho, faia, freixo ou nogueira. Eles têm excelentes indicadores de força. As escadas feitas com eles são projetadas para uma longa vida útil, e a textura irá encantar o proprietário com sua atratividade.

Antes de comprar material para corrimão de escada, avalie seu teor de umidade. Isso pode ser feito com um dispositivo especial ou acreditar na palavra do vendedor. A avaliação visual do peso e o contato tátil também darão resultados, mas com este método de avaliação são possíveis erros.

O teor de umidade da madeira não deve exceder 12-16%. Caso contrário, durante a secagem natural, a madeira pode começar a deteriorar-se e rachar ou deformar-se. Portanto, caso a compra seja feita sem testes com equipamentos especiais, ela deverá ser mantida em local seco e ventilado até a adequação.

Recomendação! Se você não tem experiência suficiente em combinar diferentes tipos de madeira, use a mesma espécie para fazer escadas e corrimãos.

Seleção de projeto

A determinação da forma da estrutura futura é formada ao nível da percepção mental.Crie uma imagem e desenhe-a esquematicamente em um pedaço de papel. Se gostar, você pode prosseguir para a construção de um desenho da escada.

Seleção de projeto
Esta é a aparência do desenho de um corrimão de escada.

A seguir, é analisada a estabilidade e a resistência do modelo inventado. Lembre-se que a carga principal recai sobre os pilares de sustentação. Conseqüentemente, eles devem parecer mais massivos e as espécies de árvores mais duráveis ​​​​são utilizadas para sua produção.

O pilar de sustentação geralmente é instalado no início e no final de um lance de escada. Para evitar a flacidez dos corrimãos em grandes vãos, recomenda-se a instalação de um ou mais elementos de suporte adicionais. A aparência não será prejudicada por isso. A distância padrão entre postes não pode ultrapassar 150 cm.

A forma escolhida para os balaústres também afeta a estabilidade. Se são ripas finas, então neste modelo confiaram na aparência, sem pensar na confiabilidade. Será útil instalar pilares de suporte com um pouco mais de frequência - a cada metro linear. Para balaústres maciços, o vão pode ser ampliado para 170-180 cm, dependendo da confiabilidade dos elementos fabricados.

Os seguintes tipos de recheio são diferenciados:

  • sólido - todo o quadrado é preenchido com compensado, vidro ou outro material em folha;
  • em forma de cruz - o design é próximo ao estilo escandinavo, as barras são embaladas na diagonal:
  • retilíneo - envolve preenchimento vertical ou horizontal com barras, ripas;
  • combinado é uma combinação de vários tipos em um modelo.

Ao instalar corrimãos de escada para obter uma estrutura confiável e esteticamente agradável, os artesãos recomendam lembrar algumas regras. Eles se relacionam com tamanhos:

  • altura do corrimão (cerca de 90 cm) - para cálculo é tomada a distância do plano do degrau até o ponto superior do corrimão;
  • tamanho da seção transversal da coluna de suporte - não inferior a 10x10 cm;
  • a seção transversal dos balaústres é determinada pela distância do vão e pela frequência dos elementos instalados - 4-8,5 cm;
  • o diâmetro do corrimão deve ser confortável para a palma da mão de uma pessoa de estatura média - dentro de 60 mm;
  • a distância entre as barras retas não é superior a 20 cm.

Atenção! Se na casa há crianças pequenas que se movem de forma independente pelos degraus, é melhor jogar pelo seguro e escolher as dimensões mínimas para a distância entre os balaústres verticais. Via de regra, não ultrapassam 12-15 cm, mas é melhor recusar os saltadores horizontais, pois com eles uma criança pode facilmente subir e pular a cerca.

Como fazer as peças necessárias

A escolha do método de fabricação das peças é determinada pela disponibilidade de equipamentos especializados na oficina doméstica. Naturalmente, se existir, o proprietário irá querer fazer dos guarda-corpos das escadas uma configuração mais complexa e atractiva. No entanto, na maioria dos casos, este é um conjunto padrão de carpinteiro: uma serra, um machado, uma furadeira e outras ferramentas manuais.

Como fazer as peças necessárias
Equipamentos especiais ajudam a obter corrimãos bonitos e dobrados geometricamente para as escadas.

Pilares de apoio

Existem duas opções possíveis de postes: ocos e de madeira maciça. O primeiro tipo é uma coluna de suporte pré-fabricada em forma de caixa oca. Para a produção, podem ser utilizadas folhas de compensado ou placas estreitas. Para decoração, são selecionadas contas de vidro e ripas de fixação separada.

O segundo tipo, feito de madeira maciça, é mais fácil de fabricar.Uma madeira maciça é retirada e uma peça acabada é feita a partir dela. Neste caso, a decoração é feita de imediato, sem preencher elementos individuais. Esta opção é mais confiável, mas tem duas desvantagens significativas - o alto preço e o aumento da carga no lance de escadas devido à grande massa da peça.

Recomendação! Nos locais onde o corrimão entra em contato e fixa o poste de apoio, recomenda-se fazer uma face de formato geométrico estrito. É muito mais difícil instalar uma borda de união figurativa do que uma quadrada ou retangular.

Corrimãos

Os artesãos oferecem muitas opções de formatos de corrimão para consideração. São semicírculos, formato encaracolado com recorte longitudinal para os dedos, seção quadrada estrita e outros modelos. Você pode escolher um ou outro método para formar um corrimão com base na sua experiência. Você é profissionalmente experiente para fazer você mesmo uma parte moldada de um corrimão de escada?

Claro, é difícil repetir uma ideia brilhante se você não tiver o equipamento de torneamento necessário em mãos. Você pode sentar e moer todos os elementos manualmente, mas isso levará muito tempo. Gostaria de ressaltar que o formato do produto pode ser qualquer um, mas um requisito deve ser atendido: a mão deve deslizar pela parte superior do corrimão sem sentir nenhum obstáculo ou desconforto.

Corrimãos
A mão ao longo do caminho do movimento não deve encontrar nenhum obstáculo, só assim o funcionamento do corrimão da escada pode ser considerado confortável.

Recomendação! Para obter uma peça semicircular e gastar o mínimo de tempo, faça peças em formato de hexágono cortando o excesso. A peça resultante é polida para formar um semicírculo.

Enchimento

A etapa mais difícil da montagem do corrimão da escada do segundo andar é a confecção e regulagem do enchimento. Se considerarmos métodos de fabricação simples como uma opção, esta categoria inclui matrizes planas moldadas cortadas com um quebra-cabeças e barras transversais retas. Não requerem ajustes complexos e sua fabricação requer um mínimo de ferramentas.

Se você deseja fazer balaústres em estilo clássico, mas não possui equipamentos especiais de torneamento, pode fazer peças redondas ou quadradas de madeira. E para dar relevo, passe por uma fresadora manual.

Para fixar placas moldadas, fixe uma guia na parte superior e inferior e fixe as peças na parte superior. Para não distinguir entre a frente e o verso, recomenda-se a instalação de balaústres planos em ambos os lados das guias. Desta forma você pode obter uma estrutura tridimensional.

Recomendação! Considerando que o ângulo de inclinação é ajustado ao local, os blanks dos balaústres ficam um pouco mais longos.

Como instalar grades

Antes de iniciar a instalação, os locais de instalação e fixação das peças futuras são marcados. É mais conveniente fazer isso com um marcador ou giz, que pode ser limpo com um pano úmido após a conclusão do trabalho. Independentemente da escolha do tipo de enchimento, a instalação dos guarda-corpos começa sempre com a instalação dos postes de apoio.

Instalação de pilares

Esta é uma etapa muito importante, cuja precisão determinará a confiabilidade e a estética do corrimão da escada. Para começar o trabalho, é preciso entender onde será instalado o primeiro pilar de sustentação: no degrau ou próximo a ele. Via de regra, isso não afeta a instalação do próximo suporte, a menos, é claro, que o comprimento do lance de escada permita ampliar os limites da balaustrada.

Instalação de pilares
O vão do corrimão da balaustrada das escadas deve ser determinado previamente. Pequenos erros de cálculo podem fazer com que o corrimão superior se deforme sob sua própria carga.

Atenção! Se o desenho da escada de acesso ao segundo andar envolve uma plataforma intermediária, significa que há uma curva neste local e aqui são necessários dois pilares de sustentação. Um será o fim da balaustrada inferior e o segundo será o início da próxima. Nos casos em que a estrutura não envolva extensão rotativa, o pilar de suporte final será instalado em cópia única.

A forma de fixar um poste depende do tipo de sua estrutura. Para modelos ocos existe uma maneira eficaz de usar uma saliência:

  • tirar medidas internas do poste de apoio;
  • de acordo com os dados obtidos, corte a saliência de madeira ou cânhamo;
  • fixe a peça resultante no chão com buchas de madeira;
  • Para fixar o poste, as bordas da saliência são revestidas com cola de madeira e colocadas na peça de trabalho.

Recomendação! Para garantir uma fixação confiável, a parte inferior do pino é revestida com selante de silicone.

Os pilares de sustentação em madeira maciça são fixados com buchas, pinos ou tirantes para móveis. Todos os casos requerem o uso de cola para madeira.

Instalação de balaústres

Primeiramente, os locais de instalação dos balaústres são marcados conforme exemplo dos pilares de sustentação. Somente neste caso, para que o alinhamento dos elementos não seja perturbado, é necessário aplicar um trilho guia na marcação da linha central central. Como fazer isso:

  • coloque marcas nos degraus inferiores e superiores;
  • coloque o trilho-guia, alinhando as duas marcas;
  • colocar riscos nos locais onde outros balaústres deverão ser instalados ou traçar uma linha central contínua ao longo de todo o vão.
Instalação de balaústres
Uma das formas de fixar balaústres em corrimãos de escadas. Tem algumas dificuldades, mas isso o torna mais confiável.

Recomendação! É conveniente usar um modelo para determinar a linha central transversal. Faça um espaço em branco que determinará uma distância clara da borda do degrau até o centro do balaústre. Aplicando na borda do degrau, faça marcas em todos os locais onde ficarão os balaústres.

Para passar para a próxima etapa, de fixação das peças, é necessário determinar o método: ao degrau, ao topo ou lateral da corda do arco (guia). Vejamos a primeira opção:

  1. Faça furos para cavilhas no centro da mira. Para melhorar a estabilidade das peças, recomenda-se a utilização de buchas de grande diâmetro, por exemplo 15-20 mm.
  2. Fixe os fechos com cola de madeira. É melhor dar tempo para a cola endurecer. Meia hora é suficiente.
  3. Aplique solução adesiva nas cabeças dos pinos e instale os balaústres.
  4. Instale temporariamente um corrimão. Isso tornará mais fácil alinhar a balaustrada com a linha central central.
  5. Espere até a cola endurecer. Prossiga para o próximo passo.
  6. Os furos nos balaústres devem ser feitos previamente. Seguindo o exemplo da parte inferior, instalamos buchas.

A etapa final é a instalação de corrimãos e sua fixação em postes de apoio.

Instalação de corrimãos

A dificuldade na instalação de corrimãos é que eles precisam ser ajustados em relação aos balaústres e postes de sustentação. A maneira mais fácil de realizar esta tarefa é fixar o corrimão no poste de suporte com parafusos auto-roscantes.

Mas nem sempre a estrutura permite que isso seja feito sem perder a atratividade geral, por isso a melhor opção seria fazer uma sola. No entanto, requer precisão verificada, o que nem todo mestre consegue fazer.

A pré-fixação dos balaústres ajuda a manter a geometria correta do corrimão da escada.

Quando se trata de fixar corrimãos em balaústres, não há maneira melhor do que usar uma faixa de corrimão. É tão simples que até um jovem sem treinamento pode dar conta da tarefa. Para fazer isso, você precisa fixar o trilho aos balaústres usando parafusos auto-roscantes.

Depois disso, instale um corrimão nele. Por conveniência, existe uma ranhura ao longo de todo o comprimento do corrimão. Fixe com parafusos auto-roscantes.

Infelizmente, a fabricação e instalação de guarda-corpos para escadas de segundo andar ou alpendre exigem experiência, sem a qual é melhor não começar a implementar o plano. Você sempre pode adquirir modelos prontos e, após ajustá-los ao tamanho, instalá-los em sua casa.

No entanto, nem sempre você quer resolver os problemas às custas da mente de outra pessoa. É para pessoas que, mesmo sem experiência suficiente, tentarão e acabarão por fazer o que pretendem, e este material foi escrito.

Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica