Isolamento do teto de uma casa particular de madeira por dentro e por fora: escolha do melhor material e nuances de instalação
Embora uma casa de madeira seja quente por si só, a estrutura de fechamento superior nela é o elo mais fraco, a menos que o sótão seja aquecido, mas isso acontece muito raramente. Portanto, é importante isolar o teto de uma casa particular em tempo hábil, o que ajudará a reduzir os custos de aquecimento e economizar no aquecimento de sua casa.
Existem várias opções de isolamento térmico do teto. Para decidir o isolamento ideal e o método de instalação, é preciso avaliar os prós e os contras de cada método, não concorda? Sugerimos que você analise esse problema em ordem.
No artigo examinamos detalhadamente as tecnologias para a realização de trabalhos de isolamento térmico utilizando diferentes tipos de isolamento e delineamos as características e características operacionais dos materiais. Além disso, informaram-nos quando é melhor usar isolamento de teto externo e quando interno, e aconselharam na escolha de uma camada de isolamento térmico.
O conteúdo do artigo:
Métodos para isolar um teto de madeira
Com base na localização da instalação do isolamento, todas as tecnologias de isolamento térmico existentes são divididas em duas categorias: interna e externa.
Cada um deles tem seus prós e contras.O primeiro método é mais econômico, mas você terá que sacrificar o volume útil dos quartos. E no caso de isolamento externo, geralmente o piso é reforçado e depois é instalado o piso do sótão.
O isolamento externo apresenta risco de danos por quaisquer influências mecânicas, portanto, é necessária proteção adicional. Neste caso, não se pode prescindir do vapor e da impermeabilização, o que também acarretará no aumento do custo da camada isolante.
Os melhores materiais para isolamento externo
A indústria produz uma ampla gama de materiais de isolamento. Cada um deles tem suas próprias propriedades, qualidades positivas e não exatamente. Em primeiro lugar, o respeito pelo ambiente é importante - não devem prejudicar a saúde.
É importante que a camada isolante não crie carga excessiva na estrutura do teto e cumpra bem a tarefa de reter o calor. Além disso, não deve acumular condensação e ser resistente ao fogo.
O material utilizado para isolamento é dividido em 4 categorias:
- volume — este grupo inclui ecowool, argila expandida, serragem;
- laje — trata-se de poliestireno expandido, folhas densas de lã mineral, placas de cortiça;
- rolar — todos os tipos de lã mineral;
- pulverizado ou derramado - aqui estamos falando de penoizol.
Consideremos detalhadamente as características dos principais materiais utilizados como isolamento.
Serragem como isolamento
Apesar de existirem muitos materiais novos, a relevância da serragem permanece a mesma. Eles são facilmente acessíveis, baratos e a qualidade não é inferior aos isolantes térmicos caros.
Você precisa de serragem que possa ser armazenada por no máximo um ano, seca, inodora e sem mofo, de tamanho médio. O volume de material é determinado com base na área a ser isolada.
Alternativamente, a serragem é embebida em uma solução de sulfato de cobre. Em seguida, será necessária a secagem e, em seguida, será preparada uma mistura de material de madeira e cimento.
Faça uma argamassa de cimento na proporção de 1:10 - para cada balde e meio de líquido adicione 10 baldes de serragem. O resultado é uma mistura cinza brilhante e úmida. Posteriormente é distribuído ao longo do plano do teto. A altura recomendada da camada de isolamento é de 20 cm.
Para melhorar a aderência do isolamento térmico à superfície do teto, a camada pode ser levemente pisoteada, ficará compactada e reterá melhor o calor. Quando a solução de aparas e cimento secar, você poderá caminhar sobre ela.
Às vezes, antes de misturar a serragem com a argamassa de cimento, adiciona-se cal ou gesso. Isso torna o isolamento invulnerável a ataques de roedores e aumenta sua segurança contra incêndio.
Isolamento de teto com argila expandida
Outro método de isolamento antigo, mas não completamente esquecido, é uma camada de argila expandida no teto. A total compatibilidade ambiental do material é atraente, já que a argila expandida é simplesmente bolas de alta resistência feitas de argila cozida.
O material é durável, resiste bem à deformação, absorve a umidade, que posteriormente evapora. Um sótão isolado desta forma está sempre seco, razão pela qual as estruturas de madeira duram mais.
As características de isolamento térmico da argila expandida ainda são inferiores às dos materiais isolantes de última geração.
Material de fração fina e média é mais adequado. Antes do assentamento, a superfície é limpa de qualquer elemento estranho e coberta com glassine ou membrana especial.
Argila expandida é derramada sobre a camada de barreira de hidrovapor. A seguir, é aconselhável cobrir a superfície com tábua ou compensado. Você também pode usar placas OSB. Outra opção adequada é uma mesa de cimento.
Placas de poliestireno expandido para tetos
As propriedades de retenção de calor da espuma de poliestireno são muito superiores às dos materiais a granel. Como as lajes são leves, elas exercem uma carga mínima na estrutura do teto.
É fácil trabalhar com este material. Corta facilmente, por isso não é difícil encaixá-lo nas aberturas. Estão disponíveis para venda chapas de diferentes espessuras.
Como este isolamento não permite a boa passagem do ar, deve ser separado das estruturas de madeira com um material de barreira de vapor. Caso contrário, certamente aparecerá condensação.
As lacunas nas juntas também são uma desvantagem deste método de isolamento. O calor é perdido através deles, então você não pode prescindir do uso de espuma de poliuretano.
Coloque o material da seguinte forma:
- A base é limpa e uma barreira de vapor é colocada sobre ela.
- Eles conferem às folhas de poliestireno expandido a geometria e as dimensões desejadas.
- Disponha o material, pressionando-o firmemente contra a base.
- Preencha as juntas com espuma de poliuretano.
- Remova o excesso de espuma congelada.
Se for utilizado sótão, é aplicado sobre as lajes um revestimento de acabamento em forma de betonilha de betão armado com espessura mínima de 50 mm.
Embora a espuma de poliestireno seja de origem não natural, ela não emite substâncias nocivas durante a operação. Este material não apodrece, não corrói e não contribui para o aparecimento de fungos ou mofo.
A vida útil média do material é de 20 anos. Propriedade negativa - fragilidade, instabilidade a reagentes químicos.
Lã mineral enrolada
A lã mineral em rolos tem a densidade mais baixa - 1-11 kg/m3. Isto é explicado pela fragilidade das fibras. Se você tornar o material denso, ele não se enrolará em um rolo. A lã mineral é um material não inflamável.
Por ser fácil e conveniente de instalar, esse material é o mais usado. Com sua ajuda, você pode isolar o teto de uma casa de madeira tanto por fora quanto por dentro. Não custará muito.
As fibras da lã de vidro são dispostas aleatoriamente, o que proporciona alta proteção térmica e isolamento acústico. Existem linhas separadas de materiais que absorvem vibrações sonoras.
Como ponto negativo, pode-se notar baixa resistência à umidade.Este material não pode ser compactado, pois o ar contido entre as fibras escapará e a condutividade térmica será significativamente reduzida.
A tecnologia de instalação também é simples:
- A superfície do teto é limpa e os pregos que saem das estruturas de madeira devem ser removidos ou martelados em todo o comprimento.
- Coloque um filme de barreira de vapor.
- Coloque a lã mineral, tentando não deixar lacunas.
- Cubra a lã mineral com um filme de polímero ou folha metálica.
Se pretende percorrer periodicamente o sótão, é necessário arranjar um pavimento de madeira, fixando-o de forma a não exercer pressão sobre a camada de isolamento.
Alguns tipos de lã mineral contêm fenol. Porém, se não ultrapassar as temperaturas acessíveis, esta substância perigosa não será liberada.
Características de isolamento com isolamento de espuma
Penoizol é uma espuma plástica em forma líquida. Pertence aos materiais que não podem ser utilizados sem equipamento especial. É vazado ou pulverizado, dependendo do tipo de instalação.
Além do equipamento, você precisa de um traje de proteção. É difícil fazer o trabalho sem qualificação profissional.
A principal vantagem é que o material preenche não só todas as fissuras, mas também microfissuras. Além disso, é seguro, não inflamável e não interessa aos roedores. A estrutura do material contém muitas bolhas de ar, o que garante um excelente isolamento.
Esquematicamente, a tecnologia se parece com isto:
- uma barreira de vapor é colocada na superfície;
- preencher os vãos entre as vigas com espuma isolante com uma camada de cerca de 25 cm;
- colocar uma camada de feltro ou outro material semelhante;
- coloque uma cobertura de acabamento de prancha.
Qualidade negativa - fragilidade, estresse mecânico no material é contra-indicado. O alto custo também não pode ser atribuído às vantagens do penoizol.
Isolamento interno do teto
É mais fácil isolar o teto de uma casa de madeira do lado de fora, o trabalho de isolamento interno é um pouco mais complexo.
Este método é atrativo porque se consome menos materiais, a obra pode ser feita junto com o acabamento e a qualquer momento. Isso reduz custos financeiros.
Embora o método de isolamento interno de uma estrutura de teto seja eficaz, não vale a pena implementá-lo se o teto da casa tiver sido reparado recentemente.
Opção nº 1 - isolamento interno com lã mineral
Lã mineral enrolada será usada para isolamento.
O processo consiste em 11 etapas sequenciais:
- As marcas são colocadas no teto nos cantos. A melhor solução é usar um nível de laser para isso.
- As marcas são transferidas para as paredes até a altura desejada, levando em consideração a altura do perfil e a espessura do rolo.
- Uma linha é traçada ao longo das marcas usando um cordão.
- O perfil é fixado ao longo da linha com parafusos auto-roscantes.
- Aplique o perfil CD no teto, meça o comprimento necessário e instale-o a uma distância de 40 cm um do outro.
- Para cada perfil, são fixados cabides em forma de U a uma distância de 70-90 cm.
- Puxe a linha de pesca da borda de cada terceiro perfil.
- O perfil é aparafusado à suspensão ao longo da linha de pesca. Os demais perfis são fixados através de um nível ou regra, com base no perfil previamente fixado.
- A lã mineral é colocada entre o perfil. Os painéis são fixados por meio de cabides.
- Usando parafusos auto-roscantes, aparafuse as folhas de drywall em um padrão xadrez. É deixada uma folga de 5 mm ao redor do perímetro do teto.
- As juntas nos locais deixados livres são reforçadas com perfil e posteriormente cobertas com pedaços de gesso cartonado.
Estrutura de metal ou madeira - custos adicionais. Mas este método de fixação de isolamento abre amplas possibilidades de acabamento decorativo do teto.
Opção nº 2 - isolamento com espuma de poliestireno
Para obter uma camada superficial perfeitamente lisa e que retenha bem o calor, utiliza-se espuma de poliestireno para isolamento.
Método 1. Para isolar o teto pelo método da moldura, é necessário preparar: parafusos para madeira, arruelas de grande diâmetro externo e espuma plástica com cerca de 300 mm de espessura.
Sequenciamento:
- O teto é revestido em toda a superfície com um primer de penetração profunda e deixado secar.
- Eles fazem marcações.
- A espuma é fixada com parafusos auto-roscantes.
- O isolamento é betumado com aplicação de malha reforçada com malha de 2,5 mm.
- Aplique uma camada de massa de acabamento e depois pinte a superfície.
Método 2. A espuma não é aparafusada ao teto, mas sim colada. Para isso, utiliza-se uma mistura adesiva de polímero ou gesso inicial comum. O principal é não amassar uma grande quantidade de uma só vez, pois esta tem um tempo de utilização limitado.
A mistura é aplicada em uma das faces da folha de espuma, colocando-a em lâminas nos cantos, entre elas e no centro.
A folha é pressionada contra a superfície do teto, sua posição espacial é ajustada por meio de um nível de edifício. Depois de terminar de colocar a primeira linha, comece a instalar a segunda. Ao mesmo tempo, procuram evitar costuras contínuas.
Se uma folha de tamanho normal for colocada no início da primeira linha, uma meia laje deverá iniciar a segunda linha. A seguir, toda essa estrutura é rebocada duas vezes e depois revestida com acabamento.
Em vez de espuma de poliestireno você pode usar espuma de poliestireno extrudado — o material é caracterizado por alta eficiência térmica, boa resistência e resistência a influências negativas.
Opção nº 3 - instalação de penofol no teto
O Penofol é uma excelente opção para isolar o teto do interior de uma casa de madeira. Consiste em espuma de polietileno e folha polida.
A sequência de instalação é a seguinte:
- Instale um revestimento forte no teto de madeira.
- Anexe o penofol com o lado da folha voltado para a sala. O material pode ser fixado com pregos.
- São deixadas lacunas em ambos os lados da camada isolante para ventilação.
- Eles arrumam outra caixa.
- Anexe o drywall. Em vez disso, você pode usar um teto suspenso.
A resistência térmica deste material com espessura de 0,3 cm é idêntica ao parâmetro correspondente da espuma de poliuretano extrudado, que tem espessura de 3 cm.O Penofol é utilizado como isolante independente e em combinação com outros isolantes.
As duas substâncias que compõem a estrutura do penofol não são inflamáveis, pelo que podem ser utilizadas em interiores sem quaisquer restrições. É um bom absorvedor de som e não permite a passagem de umidade, portanto não há necessidade de proteção adicional contra umidade.
As desvantagens incluem a falta de rigidez, bem como o fato de não aderir bem. Deve ser fixado com pregos ou grampos, o que reduz suas propriedades de desempenho. Para compensar essa deficiência, os fabricantes começaram a produzir espuma autoadesiva.
Se a tecnologia de instalação for violada, podem ocorrer esporos de fungos ou mofo no isolamento.
Opção nº 4 - uma combinação de penofol e lã mineral
Para realizar esse duplo isolamento do teto por dentro, é montada uma estrutura como se fosse uma placa de gesso. A lã mineral é colocada entre os perfis. O Penofol é fixado no topo da moldura e fixado ao perfil de suporte por meio de parafusos auto-roscantes.
As tiras são colocadas sem sobreposição, mas de ponta a ponta. As juntas são coladas com fita adesiva. Na etapa seguinte é feito o revestimento com gesso cartonado e em seguida é realizado o acabamento final.
Qual isolamento é melhor?
A qualidade do isolamento de uma estrutura de teto de madeira depende do isolamento escolhido e da qualidade da sua instalação.
A eficácia do isolamento térmico é melhor observada em climas frios. Tudo é simples aqui - se esquentar, significa que o isolamento térmico está funcionando.
As dúvidas podem ser dissipadas com um pouco de neve.Fica no sótão, se depois de um tempo derreter está tudo em ordem com a proteção. Quando a neve ainda não caiu, você pode colocar sorvete ou gelo do freezer no sótão.
Com base no preço do material, a melhor opção tanto para isolamento externo quanto interno é a lã mineral. Quanto ao preço, as opções mais econômicas são a serragem e a argila expandida, adequadas apenas para instalação externa.
Para facilitar sua escolha, você pode usar a tabela.
A espuma de poliestireno também é um material relativamente barato, mas não é totalmente confiável do ponto de vista ambiental.
Também vale a pena se preocupar antecipadamente com o isolamento do piso da casa para evitar vazamento de calor pelo teto inferior. Recomendações práticas para a escolha do material de isolamento térmico ideal são fornecidas em Este artigo.
Além de usar a tecnologia de isolamento tradicional, você pode usar uma solução mais progressiva e prática - instalar pisos aquecidos. Tal sistema pode substituir completamente o aquecimento padrão ou tornar-se um complemento eficaz a ele.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Idéias interessantes para isolamento de teto:
Nuances do isolamento de um teto de madeira:
Se uma casa de madeira não tiver sótão habitacional ou isolado, não pode prescindir do isolamento do teto. O caso ideal é isolar o piso durante a construção.
Instalar uma camada isolante em uma casa já construída é um pouco mais difícil, mas ainda possível.É importante seguir a tecnologia e levar em consideração as características do isolador térmico selecionado.
Você tem experiência pessoal no isolamento do teto de uma casa de madeira? Quer compartilhar seu conhecimento acumulado, falar sobre as nuances da execução do trabalho ou tirar dúvidas sobre o tema? Deixe comentários e participe das discussões - o formulário de feedback está localizado abaixo.
O isolamento com serragem realmente faz mais alguma coisa? Eu entendo, é barato (talvez até grátis se você conhece alguém em uma serraria ou loja de móveis em algum lugar), mas ainda existem muitos materiais novos.
Por que não? O método é comprovado e tem suas vantagens. Embora a serragem tenha muitas desvantagens em comparação com os materiais modernos. Um alto risco de incêndio é que eles acumulam e absorvem umidade. Essas desvantagens são parcialmente amenizadas se você fizer uma mistura de serragem com argila ou gesso e tratar com um anti-séptico.