Como consertar um fecho de porta com as próprias mãos: motivos, instruções passo a passo

Comprando porta mais perto, sua manutenibilidade deve ser levada em consideração.Nos primeiros anos o sistema de acabamento funcionará como um relógio, depois cada vez mais será necessário ajustar o movimento da folha da porta. E por último, você terá que trocar o aparelho ou procurar uma forma de consertar você mesmo o fecho da porta. A última opção parece mais atraente. Reparar o fecho da porta em si não é um problema específico e você sempre pode comprar um novo.

Como consertar uma fechadura de porta com suas próprias mãos

Dispositivo de fechamento de porta

A maioria das avarias ocorre na alavanca e no mecanismo de travagem escondido na caixa. A alavanca é sempre montada sobre um eixo rotativo, seja com desenho articulado ou com suporte deslizante. É no eixo que ocorre o torque de frenagem, garantindo o bom funcionamento do fecho da porta.

Dentro da caixa do dispositivo do mecanismo:

  1. Mola e rack. Essa parte do mecanismo acumula a energia que uma pessoa aplica para superar resistências e abrir portas. A cremalheira engrena com uma engrenagem montada no eixo de transmissão.
  2. Um cilindro com um pistão cheio de fluido hidráulico. Assim que uma pessoa libera a porta, uma mola dentro do corpo se endireita, empurrando simultaneamente o líquido através dos canais de drenagem para a câmara adjacente.
  3. Existem vários outros parafusos com os quais você pode bloquear a seção transversal do canal e, assim, desacelerar o movimento do pistão, da mola e da cremalheira.

De todo o conjunto de peças, apenas o corpo do dispositivo pode não ser reparável. A causa da falha é uma rachadura ou destruição da rosca do parafuso de ajuste.Nesse caso, é mais fácil comprar um novo dispositivo para portas do que tentar restaurar o antigo. Portanto, deixar cair o mecanismo em um piso de concreto ou bater nele com um martelo Durante a instalação não faça isso.

Dispositivo de fechamento de porta

O desgaste dos dentes das engrenagens e da cremalheira é considerado um dos maiores problemas dos fechos de portas. Como resultado do atrito, aparece sujeira metálica - uma mistura de pequena poeira e graxa. Com o tempo, os canais ficam obstruídos e as vedações e as superfícies dos rolamentos se desgastam. O dispositivo na porta funciona com grande atraso e é mal regulado. Se não for lavado ou reparado, o desgaste atinge um nível crítico. Como resultado, o fecho funciona como uma mola de porta normal.

Solução de problemas dependendo da causa

O primeiro sinal que indica problemas pode ser a incapacidade de ajustar o funcionamento do dispositivo. Este é o caso se um dispositivo de alta qualidade de uma marca ou marca conhecida for instalado na porta. Pode ser reparado lavando a cavidade e substituindo o parafuso de ajuste.

A operação instável e a “força” flutuante de resistência na porta também são encontradas em novos mecanismos. Na maioria das vezes devido a pequenos defeitos na válvula, parafusos ou fluido hidráulico de baixa qualidade que foi derramado no dispositivo na fase de fabricação.

Solução de problemas

Vazamento de óleo

Algumas empresas fabricantes indicam a marca do fluido hidráulico ou óleo nas instruções. Portanto, os modelos de marca são mais fáceis de reparar, pois as vedações da haste rotativa e dos parafusos praticamente não se desgastam. E o óleo “correto” não corrói a borracha.

O líquido pode vazar sob carga pesada, por exemplo, se o fecho estiver instalado na porta de entrada de um escritório ou loja. O anel de vedação simplesmente se desgasta prematuramente.Neste caso, o mecanismo pode ser reparado substituindo as vedações.

Às vezes ocorre vazamento se o parafuso de ajuste for girado demais. Nesse caso, você precisa voltar no tempo. Perder algumas gotas de líquido não afetará o funcionamento do aparelho. A porta se abrirá como antes.

O fluido hidráulico pode vazar através do eixo da haste. A vedação pode parecer intacta, mas o óleo está vazando. O problema é devido ao desgaste severo no eixo ou na bucha do rolamento. Será difícil reparar um eixo sem equipamento de torneamento. Como medida temporária, você pode pressionar a luva de reparo e passar por ela com um alargador. Só faz sentido tentar repará-lo em modelos de marca. Nos modelos econômicos, consertar uma falha custará mais do que instalar uma nova fechadura de porta.

Vazamento de óleo

Se o fluido foi completamente perdido, você precisará fazer o seguinte:

  1. Desaparafuse ambos os parafusos de ajuste. Você precisa aproveitar esta oportunidade e verificar, pode ser necessário substituir a vedação sob o cabeçote ou reparar a própria rosca.
  2. Deixe o fluido hidráulico restante drenar. Em seguida, sopre com ar para retirar quaisquer tampões de sujeira dos canais sob os parafusos de ajuste.
  3. Preencha a cavidade com uma nova porção de sistema hidráulico. Para fazer isso, você pode usar uma seringa médica comum de 50 ml.
  4. Aperte os parafusos e verifique o funcionamento do mecanismo.

conserto de fecho de porta

Não é difícil reparar a parte hidráulica da fechadura. Mais problemas podem surgir com a escolha do tipo errado de óleo. A sua viscosidade pode ser excessivamente elevada, de modo que após a instalação na porta o sistema de travagem funcionará de forma demasiado brusca. Se você não acertar o óleo, terá que consertar o suporte ou as alavancas.

Se o mais próximo for caro, de marca conhecida, as informações sobre o fluido hidráulico devem ser encontradas nas instruções ou nos sites do fabricante. Para modelos baratos, você pode usar fluido de freio ou óleo de parafina líquida.

Óleo sintético ou de motor não pode ser abastecido diretamente no fecho. Você precisa fazer um teste - misture o novo fluido com os restos do sistema hidráulico antigo. Se entrar em colapso devido ao contato com o sistema hidráulico antigo, será difícil reparar o dispositivo.

Falha na alavanca

O ponto mais vulnerável do sistema de alavanca é a cabeça com furo redondo, tetraédrico ou hexagonal para encaixe no eixo ou na própria dobradiça. A quebra da alavanca ocorre mais frequentemente devido a fortes impactos na porta na posição aberta.

Falha na alavanca

Normalmente, as alavancas são feitas em uma única peça de aço macio com baixo teor de carbono e estampagem em chapa fina. Alavancas de alumínio podem ser encontradas em fechos de portas internas. Neste caso, a cabeça é totalmente em aço ou com inserto de metal.

Uma cabeça quebrada só pode ser reparada por soldagem. É melhor usar argônio, peças de aço - com uma máquina de dióxido de carbono.

Se a ponta se dividir em 2 partes, a parte é amarrada com uma pinça e montada no fecho. O dispositivo é colocado na porta e preso com pontos. Em seguida, retira-se o fecho da porta, retira-se a pinça e soldam-se as fissuras com costura contínua.

Substituindo fixadores

Se o fecho foi instalado em uma porta de metal-plástico, periodicamente os parafusos precisam ser apertados com uma chave de fenda ou chave de fenda. Caso contrário, em um ou dois anos os fixadores enfraquecerão, o fecho terá que ser removido e o local de pouso reparado. Se se trata da porta de entrada de uma loja ou escritório, os fechos da porta terão de ser reparados mais cedo - após 8 a 10 meses.

Antes de reparar o encaixe em uma porta de metal-plástico com suas próprias mãos, é necessário remover o fecho da porta. Em seguida, inspecione os orifícios nos quais os parafusos foram aparafusados. Alguns deles estarão quase intactos, com restos da rosca do parafuso. Mas a maior parte terá que ser reparada

Por esta:

  1. Usando uma chave de fenda, faça furos com diâmetro 0,5-1 mm maior.
  2. Fazemos furos para fixadores no corpo mais próximo.
  3. Selecionamos parafusos auto-roscantes de diâmetro maior, mas para que passem pelos orifícios dos olhais do corpo mais próximo.

Resta apenas voltar mais perto da porta e apertar os novos parafusos.

As portas de madeira precisam ser reparadas com menos frequência. A madeira segura melhor os fechos, mesmo que sejam portas com painéis. É preferível não instalar fecho em folhas de porta pré-fabricadas em ripa e revestidas com folha de fibra. Se não houver outra saída, antes da instalação, um forro intermediário feito de compensado de 8 a 10 mm é costurado sob o corpo.

Substituindo fixadores

Às vezes é necessário consertar uma porta quebrada montada em uma porta de madeira. Fixadores soltos são frequentemente causados ​​por instalação incorreta ou parafusos muito curtos. O orifício de montagem geralmente está tão quebrado que os fechos caem da porta. Neste caso, reparar a porta instalando parafusos mais longos é possível, mas ineficaz. O fecho cairá da porta após apenas alguns meses de operação.

A maneira mais fácil de consertar um local para parafusos auto-roscantes é usar uma técnica antiga de carpintaria:

  1. Usando uma chave de fenda e uma broca cilíndrica (tipo madeira), fazemos um furo para instalação do plugue. Diâmetro - 25-35 mm, profundidade - pelo menos 20 mm;
  2. Cortamos quatro a cinco tampões de 18 mm de espessura de um pedaço redondo de madeira (mesmo diâmetro);
  3. Ajustamos ao tamanho, colocamos os bujões nos furos, previamente lubrificados com cola de madeira.

Esta é a maneira mais confiável. As tentativas de reparar o assento de um parafuso auto-roscante instalando bujões de metal complicam significativamente o processo de fixação do fecho à porta. Se for necessária confiabilidade, os plugues devem ser colados e não aparafusados.

Deformação da barra

A segunda alavanca do acionamento da alavanca articulada é chamada de suporte ou haste. Geralmente é feito por estampagem em chapa de aço fina. No interior existe uma manga de aço com rosca interna na qual é aparafusada uma haste com cabeça na extremidade.

Na maioria das vezes, devido a uma pancada na porta, o corpo tubular da haste quebra (dobra). Uma haste roscada é sempre mais forte. Mas se necessário, não será difícil reparar a haste, enquanto a haste deve ser substituída sem nenhum reparo.

Deformação da barra

Para restaurar a haste, ela deve ser retirada do fecho e desconectada do suporte da porta. A seguir, você precisará selecionar uma haste de aço com diâmetro aproximadamente correspondente ao tamanho interno do rack.

A haste é fixada em um torno, uma barra é colocada em cima e a superfície é endireitada com golpes suaves de martelo. Normalmente, não leva mais de 20 a 30 minutos para reparar o corpo tubular da haste. Finalmente, você precisa enrolar a haste roscada dentro da haste e dobrar levemente o poste para retorná-lo à sua forma reta.

Ajustando o mais próximo

É importante reparar o aparelho para que continue funcionando plenamente, sem problemas ao abrir ou fechar a porta. Em primeiro lugar, é necessário verificar o funcionamento do mecanismo de alavanca. A haste roscada deve ser fixada de forma segura com uma porca, sem folgas, folgas ou ruídos da haste.

Em seguida, você precisa verificar o funcionamento do mecanismo mais próximo.Às vezes não é possível reparar a engrenagem e a cremalheira substituindo-as por novas peças semelhantes, é necessário instalar peças usadas ou recondicionadas. Portanto, antes de instalar o fecho na porta, é necessário colocar a alavanca no eixo e bombeá-la várias vezes. Se não houver congestionamentos ou sons estranhos, o dispositivo poderá ser devolvido à porta.

Antes da instalação, todos os pontos de ajuste, nomeadamente a haste e o parafuso de retenção, devem ser colocados na posição central. O parafuso de ajuste da força de abertura da porta deve ser girado meia volta. Normalmente, antes de reparar o mais próximo, são aplicadas marcas no corpo (mecanismo de alavanca), que podem ser utilizadas para restaurar a posição dos ajustes antes da desmontagem.

Ajustando o mais próximo

A configuração do fecho da porta começa com o ajuste da folga na faixa de 180Ó até 15Ó. Para fazer isso, você precisa encontrar nas instruções um diagrama da localização dos pontos de ajuste e girar completamente a cabeça no sentido horário até parar. A agulha do parafuso bloqueará o canal de desvio do fluido hidráulico. Neste momento, o movimento do pistão dentro do fecho está fortemente bloqueado. Portanto, a porta não pode ser puxada, caso contrário a barra mais próxima terá que ser reparada novamente.

Se o dispositivo foi reparado sem substituir o fluido hidráulico, é necessário desparafusar o cabeçote meia volta no sentido anti-horário e verificar o movimento da porta. A faixa deve fechar com rapidez suficiente. Se o aparelho teve que ser consertado com troca de óleo, é necessário desparafusar o parafuso ¼ de volta, verificando a cada vez o funcionamento do mais próximo.

Em seguida, você precisa ajustar a função de palmas. O circuito é o mesmo, mas é usado um parafuso diferente.Pode estar localizado próximo ao primeiro, portanto, ao verificar o funcionamento do mais próximo, é preciso ter cuidado para não confundir ou prejudicar ambas as configurações.

Às vezes, no processo de ajuste do funcionamento do fecho, verifica-se que mesmo com o parafuso totalmente desenroscado, a velocidade de fechamento da porta no trecho final é muito baixa. A porta pode simplesmente não fechar completamente. Isso significa que a mola mais próxima cedeu e perdeu parcialmente a elasticidade.

Pode ser consertado substituindo-o por um novo, mas para isso será necessário drenar o óleo e desparafusar a porca sextavada na extremidade do aparelho. Às vezes é possível repará-lo instalando várias arruelas de até 3 mm de espessura sob a mola. Mas provavelmente é mais fácil comprar um novo fecho para a porta.

Nós lemos: Como ajustar o fecho de uma porta com suas próprias mãos?

Substituindo uma porta mais próxima

Normalmente, o motivo da substituição do dispositivo é uma tentativa malsucedida de reparar o desgaste catastrófico da cápsula de óleo ou uma mola quebrada. O mecanismo de alavanca, quando configurado corretamente, pode durar de 15 a 20 anos na porta. E mesmo depois disso, as dobradiças podem ser reparadas pressionando novas buchas e eixos.

A maioria dos fechos de portas de marcas conhecidas tem vida útil de 400 mil ciclos de abertura e fechamento da porta. Alguns modelos do mesmo NORA-M podem suportar até 700 mil ciclos.

Na prática, a substituição do fecho da porta deve ser feita mais cedo - após 3-4 anos de operação ou depois de tentar reparar o dispositivo com as próprias mãos. Às vezes, até novos fechos precisam ser consertados devido a fluido hidráulico defeituoso ou de baixa qualidade.

Normalmente, na hora de substituir a porta, colocam o mesmo modelo de antes. Esta solução, por um lado, é conveniente para o uso diário.A contrapressão do fecho permanece a mesma, portanto não haverá desconforto. Além disso, o fecho de porta antigo sempre pode ser desmontado em partes e utilizado na hora de consertar um novo aparelho.

O uso de um fecho de porta sempre afeta negativamente o funcionamento das dobradiças da porta. Portanto, antes de trocar o aparelho, é necessário consertar a capota superior, que suporta a carga máxima.

Além disso, a instalação de um fecho na porta muitas vezes causa deformação na folha da porta. A lâmina se curva no formato da hélice e pode não se encaixar perfeitamente na moldura da porta. Neste caso, será necessário reparar as dobradiças e, se possível, deslocar o dispositivo da borda superior da folha da porta para a parte central.

Prevenção de avarias

Prolongar a vida útil do fecho pode ser bastante simples. Primeiro, o dispositivo deve estar instalado e configurado corretamente. Se após um ou dois meses de operação a porta parar de funcionar, houver batida ou folga nas dobradiças, será necessário procurar o motivo da violação dos ajustes. Se necessário, repare as dobradiças da porta. Periodicamente, o funcionamento da mecânica deverá ser verificado, ajustado e as causas dos desvios eliminadas. Acredita-se que a operação do mais próximo no estado ajustado permite prolongar a vida útil do mecanismo em quase 30%.

Em segundo lugar, você precisa reservar um tempo para substituir o fluido hidráulico pelo menos após dois anos de serviço do dispositivo. Isto é especialmente importante para portas de entrada. É mais fácil trocar o óleo na hora certa do que procurar uma maneira de consertar o espelho do cilindro.

Na maioria dos casos, é perfeitamente possível consertar uma fechadura de porta com as próprias mãos, mesmo para um iniciante. A única condição para um reparo bem-sucedido é a precisão no trabalho.Casos mais complexos, como mola quebrada ou haste emperrada, exigirão qualificações mais altas, às vezes equipamentos de torno ou metalurgia. Portanto, às vezes é mais fácil comprar uma porta nova mais perto do que tentar consertar a antiga.

Conte-nos sobre sua experiência de reparo - que casos aconteceram em sua prática, quão difícil é consertar um dispositivo de porta normal com suas próprias mãos?

Comentários dos visitantes
  1. Vasya

    Mas e se a haste estiver presa e não girar? Você não pode acertá-lo, você dividirá o corpo. O que fazer.

  2. Alexei Bisyaev

    Drene o óleo e adicione 3-5 ml de fluido de freio ou querosene. Mas Neva é melhor. Funcionará em 3-4 horas. Mas é melhor retirá-lo e lavar o mecanismo, é possível que o cilindro esteja desgastado.

Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica