Fossas sépticas DKS (MAPLE): dispositivo, visão geral da gama de modelos, vantagens e desvantagens

Tendo como pano de fundo inúmeras opções de arranjo de esgoto local, destacam-se as fossas sépticas DKS (agora KLEN).As unidades são acessíveis e fáceis de manter.

Para decidir se esta solução é adequada para uma determinada casa de campo ou dacha, você precisará se aproximar um pouco mais da linha de modelos de fossas sépticas DKS, conhecer a estrutura e o princípio de funcionamento do equipamento de tratamento. Nosso artigo é dedicado a essas questões.

Além disso, falaremos sobre as características de instalação, operação e manutenção de uma fossa séptica, e delinearemos seus pontos fortes e fracos. As informações fornecidas irão ajudá-lo a navegar pela variedade de modelos e escolher a melhor opção para organizar um sistema de esgoto local.

Como escolher uma fossa séptica adequada?

Para garantir à sua família uma estadia confortável na dacha, você terá que resolver a questão da instalação de esgoto. Afinal, sem a pia e o chuveiro habituais, é difícil desfrutar de estar ao ar livre nos dias quentes de verão.

Isto é especialmente importante se houver uma criança na família. Portanto, você precisará de uma fossa séptica que possa lidar com o nível de carga correspondente.

Gama de modelos de fossas sépticas DKS

A empresa "Dachny Sewerage Systems" (abreviada como DKS) desenvolveu várias opções para organizar a eliminação autônoma de resíduos fora da cidade.

As soluções diferem no volume do tanque, nas funções desempenhadas e no custo. Para encontrar a fossa séptica ideal deste fabricante, você deverá se familiarizar com as principais ofertas.

Equipamento de tratamento DCS
O equipamento de limpeza DKS para uso pessoal pode ser entregue em sua dacha de carro.Possui orelhas especiais nas laterais para facilitar o transporte e a descida no poço

As instalações de tratamento são representadas por duas séries, fundamentalmente diferentes em suas capacidades:

  • Série DKS, agora MAPLE, incluindo fossas sépticas;
  • Série MBO, incluindo as estações de limpeza profunda KLEN, agora designadas pela letra N.

A primeira opção inclui equipamentos mais simples que podem servir como fossa séptica convencional. A segunda opção são verdadeiras estações de tratamento biológico.

Gama de modelos de fossas sépticas MAPLE (DKS)
As modificações de fossas sépticas e estações de tratamento com o logotipo MAPLE incluem sistemas com capacidade de 1, 1,5 e 2,5 metros cúbicos. Os sistemas de limpeza profunda são designados pela letra H (+)

Ótimo – Esta é a instalação mais compacta da empresa. Ele foi projetado para 3-4 pessoas que usam a casa periodicamente. Se você planeja ficar permanentemente, o equipamento pode suportar a carga de descarte de resíduos de 1 a 2 pessoas.

Neste caso, o volume total de líquido não deve ultrapassar 250 litros. O modelo Optimum não é capaz de suportar uma descarga de água após o banho.

Mini equipamento para águas residuais
Os mini equipamentos para coleta e limpeza de esgoto são compactos, o que é especialmente importante se houver pouco espaço na dacha

As dimensões desta mini fossa séptica são muito compactas - até 1 m de altura e largura e até 1,2 m de comprimento. Seu peso não passa de 35 kg. Além disso, é possível adquirir equipamentos tanto na configuração básica quanto adquirir extensões de pescoço adicionais e uma bomba, se necessário em um caso particular.

O modelo mais popular, capaz de lidar com águas residuais com volume de 450 litros por dia, é DKS 15. Existe em uma modificação com a letra “M” - DKS 15M, o que significa a possibilidade de instalação em áreas com níveis freáticos elevados. Pode ser instalado no solo até a profundidade de 1 metro para garantir um trabalho de alta qualidade na estação fria.

O peso deste modelo é de cerca de 50 kg, e as dimensões vão de até 1,3 m de largura e altura, 1,5 m de comprimento. É conveniente para famílias pequenas que preferem tomar banho todos os dias, ou para 3-4 moradores de casas de campo que usam água com moderação quando vivem permanentemente.

Gama de modelos da série DKS
A gama de modelos de fossas sépticas, além das opções padrão, possui modificações com a letra “M”, recomendadas para instalação em níveis freáticos elevados

Se a família for grande e parentes e amigos gostam de visitar com frequência e ficar de 2 a 3 semanas, você deve prestar atenção ao modelo DKS 25 E DKS 25M. Todas as modificações do fabricante com o prefixo M são para níveis elevados de água subterrânea.

Esta opção é capaz de lidar com uma descarga de voleio após o escoamento da água da banheira e outros tipos de águas residuais com volume total de até 800 litros em um dia, o que corresponde às necessidades de 4 a 5 pessoas que residem permanentemente no casa.

O peso do contêiner é de 70 kg e as dimensões são 1,3 m de altura e 1,5 m de largura e comprimento. Tais dimensões permitem transportar o equipamento por conta própria e, com a ajuda de um amigo ou vizinho, concluir a instalação. Não há necessidade de envolver equipamentos especiais.

Especificação de estações de esgoto

Além de uma série de fossas sépticas, a empresa desenvolveu uma linha de estações de tratamento local com capacidade para tratamento biológico de águas residuais.

Estações de tratamento profundo de águas residuais
As estações de tratamento profundo de águas residuais são mais caras e mais complexas em design

O número no nome do modelo indica a produtividade da estação em metros cúbicos. Então, MBO-0,75 capaz de lidar com águas residuais com volume de 0,75 m33 por dia. Isso atende às necessidades de uma família de 4 pessoas.

O mais interessante é que a estação resistirá a ataques periódicos de parentes. Sua altura chega a 2 m e seu diâmetro chega a 0,9 M. O peso na configuração básica chega a 80 kg.

Instalação do DKS-MBO
A instalação e ligação de uma estação de esgoto que realiza tratamento profundo de águas residuais pode ser feita ligando para especialistas ou por conta própria

Os modelos de estações de esgoto são mais frequentemente adquiridos para dachas e casas de campo com um total de 5 a 8 habitantes. Eles são capazes de suportar descargas salvas e outras águas residuais com um volume diário de 1 m33 e 1,5m3 respectivamente. O peso dos contêineres é de 92 e 110 kg e a altura é de até 2 metros.

Se a instalação for necessária em condições de alto nível de água subterrânea, você pode escolher uma modificação com bomba embutida.

As estações da linha de modelos com designações digitais 2 a 5 são adquiridas com muito menos frequência. Destinam-se a chalés, mini-hotéis e outras edificações com consumo diário de água de 2 a 5 m3.

Além disso, o fabricante ofereceu a oportunidade de selecionar a opção desejada com uma bomba embutida em um nível elevado de água subterrânea. O custo desta solução será ligeiramente superior ao da opção padrão.

Características do uso de vários modelos

Os modelos da série DKS com a letra “M”, equipados com bomba para níveis freáticos elevados, são dependentes de energia. Além disso, para o funcionamento de todas as estações de esgoto, bem como para modificações com bomba embutida, é necessária eletricidade. Isso é algo a se considerar ao escolher sua opção ideal.

Modelos DKS MBO
Os modelos MBO também são leves. Portanto, este equipamento pode ser entregue no local em veículo pessoal.

Além da dependência da energia elétrica, é necessário levar em consideração as características de funcionamento dos diversos modelos de fossas sépticas.

Primeiramente, as estações de tratamento biológico são extremamente ineficazes em condições de raras visitas à dacha/casa. Por mais que você queira adquirir equipamentos de alta qualidade e com alto grau de purificação, você terá que recusar esta opção.

Em segundo lugar, ao escolher uma opção com volume insuficiente, você pode arruinar significativamente sua vida no campo - o equipamento não aguentará a carga e as águas residuais não tratadas irão parar no solo.

Terceiro, você deve levar em consideração as características do seu site. Em algumas regiões, o movimento do solo é observado na primavera. Havendo tal atividade no local planejado para a fossa séptica, em hipótese alguma deverá ser realizada concretagem. Quando o solo se move e a pressão do concreto, o recipiente de plástico pode ser esmagado.

Tubos de polipropileno para estações de compressores booster
Se você planeja ficar na dacha no inverno, então, levando em consideração as recomendações do fabricante, você pode adquirir tubos de polipropileno adicionais para enterrar ainda mais a fossa séptica no solo.

Quarto, nas características técnicas de cada modelo, o fabricante fornece a profundidade máxima de imersão permitida em uma cova cavada. Esses números não devem ser ignorados - a violação das regras de instalação pode levar à destruição da fossa séptica sob a influência da gravidade do solo empilhado no topo.

Design e princípio de operação

O equipamento de tratamento KLEN pode ser usado na vida cotidiana para coletar e tratar águas residuais que entram em um recipiente instalado através de uma tubulação de esgoto.

O design e o princípio de funcionamento dos modelos dependem da série do equipamento. A empresa produz todas as fossas sépticas em polipropileno de alta qualidade.A espessura da parede dos recipientes acabados varia de 5 a 8 mm e todas as costuras são feitas à mão.

Diagrama estrutural

A gama de modelos da série MAPLE possui uma estrutura comum. Essas fossas sépticas consistem em câmaras de decantação primária e secundária e uma câmara com biofiltro.

Na lateral do primeiro tanque existe um orifício para conexão tubulação de esgoto, por onde fluem os resíduos, e do outro lado há um orifício para uma tubulação que descarrega o líquido purificado. Isso é inerente aos modelos com drenagem por gravidade.

Diagrama de projeto de fossa séptica DCS
Diagrama do projeto das fossas sépticas da linha DKS, indicando o princípio de passagem das águas residuais para os compartimentos (+)

A fossa séptica também é equipada com aberturas para inspeção, retirada de gases e fornecimento de ar limpo. Todos os furos técnicos estão equipados com gargalos de polipropileno, que se projetam acima do solo após a instalação. Além disso, alguns modelos estão equipados com uma bomba de drenagem para drenar a água purificada para o sistema de drenagem.

Se estamos falando de fossas sépticas Klen, então há um design mais simples e as estações de esgoto têm componentes estruturais mais complexos. Mas o grau de purificação das águas residuais na saída, no segundo caso, pode atingir o nível da água técnica.

Os modelos de estação de tratamento biológico consistem nos seguintes compartimentos:

  • decantador;
  • desnitrificador;
  • tanque de aeração;
  • dessilter;
  • unidade de pós-tratamento;
  • desinfetante na saída.

As estações são equipadas com pontes aéreas, tubulações de entrada e saída, arejador e carregamento de escovas. Eles precisam de eletricidade para funcionar.

Estações da série DKS-MBO
As estações da série MBO possuem um design mais complexo. Recomenda-se chamar um especialista para colocá-lo em funcionamento

Princípio de funcionamento das estações de tratamento de águas residuais

Nos equipamentos sépticos da série DKS, o tratamento das águas residuais que chegam começa logo no primeiro compartimento, denominado tanque de decantação. Aqui, partículas pesadas e leves caem e sobem, respectivamente. A parte intermediária do líquido sujo, liberado dessas frações, flui para o segundo tanque.

Passagem de drenos de 3 câmaras
Passagem de águas residuais de cada uma das 3 câmaras da fossa séptica DCS. A saída é água clarificada, que requer purificação adicional no sistema de drenagem (+)

O segundo tanque de decantação permite que pequenas partículas ainda contidas na água turva afundem. Todas as facções que se encontram na base caem sob exposição a bactérias anaeróbios. Esses microrganismos metanogênicos vivem e trabalham sem oxigênio. Eles transformam resíduos em lodo que fica no fundo.

Reforços para fossa séptica DKS
Para maior confiabilidade, os tanques das estações de tratamento BCS foram equipados com reforços

Em seguida, o líquido entra no 3º compartimento, equipado com biofiltro com carregamento por escova. Aqui, ocorrem processos de purificação adicionais através da formação de um ambiente favorável para aeróbios. O oxigênio para sua existência é fornecido através de um tubo especial com cabeça.

Os aeróbios realizam tratamento adicional de águas residuais antes de removê-las do tanque. Embora o líquido que sai do tubo de saída seja clarificado, ele requer limpeza adicional. Para isso, é encaminhado para a rede de drenagem - campo de filtro ou filtração bem.

Arranjo do sistema de drenagem
As opções para organizar o sistema de drenagem dependem do nível das águas subterrâneas (+)

Princípio de funcionamento dos modelos de série DKS-MBO prevê a limpeza e desinfecção completa das águas residuais no próprio equipamento.O efluente, ao entrar na primeira câmara, passa a passar por todos os compartimentos, onde passa por processos de purificação, que vão do mecânico ao biológico.

O líquido que sai do recipiente tem o estado de água técnica, que pode ser utilizada para irrigação.

Outra característica da operação das estações DKS-MBO é a presença de duas etapas tecnológicas de operação:

  • primeiro – desempenhar funções de processamento, limpeza e eliminação de resíduos de esgoto recebidos;
  • segundo – remoção de lamas moribundas das cascatas de saída.

A última etapa é chamada de construção. Isso acontece à noite, quando o sistema está descansando do fluxo de líquido sujo ou sua quantidade é mínima.

A estação inicia um modo de bombeamento automático do desnitrificador para movimentar a água do compartimento de pós-tratamento com alto teor de lodo morto para a câmara de decantação primária.

Todas as fossas sépticas da empresa DKS exigem participação mínima do proprietário. Não é necessário monitoramento diário e intervenção em seu trabalho. Periodicamente é necessário inspecionar o funcionamento de todos os componentes do sistema e limpar os componentes de filtração.

Bombeando lodo usando um caminhão de esgoto
Para garantir o livre acesso do caminhão de esgoto à distância necessária para o bombeamento do lodo, deve-se selecionar o local correto para a fossa séptica.

Para retirar o lodo, basta chamar um caminhão de esgoto uma vez a cada dois anos. Esses trabalhos também podem ser feitos facilmente por conta própria usando bomba fecal. O lodo bombeado pode ser colocado em uma fossa de compostagem para uso posterior como fertilizante.

As regras para manutenção de uma fossa séptica no inverno são descritas detalhadamente em Este artigo.

Prós e contras das instalações BCS (KLEN)

Os sistemas de tratamento DKS têm seus lados positivos e negativos. Segundo depoimentos de veranistas que utilizam as instalações há muitos anos, muitos deles estão muito satisfeitos com esta solução para a questão do esgoto individual para suas dachas. Principalmente se o modelo for escolhido corretamente.

Vantagens dessas fossas sépticas

Você pode ouvir sobre as vantagens e desvantagens indiscutíveis das fossas sépticas DKS, populares entre os residentes de verão, pelos próprios usuários. Todos os elogios de alguns clientes e reclamações de outros podem ser resumidos destacando as principais características.

Particularmente dignas de nota são as qualidades positivas, que são expressas a seguir:

  • vários modelos;
  • preço acessível;
  • facilidade de entrega e instalação;
  • peso leve;
  • segurança;
  • praticidade;
  • disponibilidade de modelos não voláteis.
  • manutenção simples.

A gama de modelos permite escolher a solução mais adequada a um caso particular. Afinal, existem dachas muito pequenas cujos proprietários não têm oportunidade de pagar por caros projetos individuais de esgoto.

E não faz sentido isso quando eles usam a dacha por alguns meses de verão. Para tais casos, o fabricante forneceu uma opção adequada em termos de custo e desempenho - Optimum.

Fossas sépticas populares DKS
O fabricante da estação elevatória apresenta os modelos mais populares em termos de capacidade. Além disso, é permitido ultrapassar ligeiramente o volume limite de águas residuais especificado no passaporte do equipamento

O baixo peso devido às propriedades do polipropileno permite ao proprietário entregar de forma independente a fossa séptica no local de instalação.

Graças ao seu tamanho compacto, você pode prescindir de ajuda externa na hora de carregar e descarregar, principalmente se adquiriu um dos modelos com peso de até 52 kg. O que não pode ser dito sobre um peso significativo? fossa séptica feita de anéis de concreto.

A empresa produtora de fossas sépticas com o mesmo nome, DKS, possui certificados de qualidade e toda a documentação necessária que comprova a segurança de utilização de seus produtos. As matérias-primas de alta qualidade utilizadas na fabricação de tanques de esgoto nos permitem oferecer uma garantia de uso por 40 anos ou mais.

A dependência da eletricidade é um dos principais problemas para muitos residentes de verão. Os fabricantes de BCS levaram esta questão em consideração, oferecendo aos seus clientes uma série de instalações não voláteis. Isso se tornou uma verdadeira dádiva de Deus para os residentes de verão que não possuem fontes de energia de reserva.

BCS em áreas com altos níveis de água subterrânea
A presença de modificações que podem ser instaladas em áreas com níveis freáticos elevados nos permite ampliar significativamente a base de clientes da empresa

A facilidade de manutenção reside na necessidade de eliminar o lodo uma vez a cada 2 anos. Você pode fazer isso sozinho ou chamar um caminhão de esgoto.

Para preparar os equipamentos para o inverno, não é necessário realizar nenhuma manipulação. Esses fatores simplificam muito o uso das instalações.

Lados negativos

Além dos aspectos positivos das fossas sépticas DKS, várias desvantagens podem ser identificadas.

Entre eles:

  • os movimentos do solo podem esmagar o casco;
  • demandas no local de instalação;
  • cumprimento das regras de instalação;
  • é impossível aumentar o volume da fossa séptica.

Se o solo da dacha tiver predisposição a movimentos sazonais, as paredes da fossa séptica podem não suportar tal pressão.

Essa nuance deve ser levada em consideração na hora de escolher a opção de fossa séptica mais adequada para o seu local. Com efeito, nos modelos DKS, apesar da presença de reforços, a espessura da parede varia de 5 a 8 mm.

Fossa séptica amassada DKS
Solo móvel, que é particularmente ativo durante o congelamento/descongelamento, pode esmagar completamente a fossa séptica instalada. Principalmente se também foi concretado

Quanto ao local de instalação, é importante escolher um para que o caminhão de esgoto possa se aproximar livremente do equipamento caso seja necessário realizar trabalhos de bombeamento.

Este problema deve ser resolvido antes de instalar a fossa séptica. Além disso, deve ser instalado um sistema de drenagem para purificação adicional do líquido que foi clarificado na fossa séptica.

Se a instalação for realizada por conta própria, será necessário seguir as regras para colocar a instalação de esgoto a uma distância suficiente do poço e de outras fontes de água potável.

Quando estiver previsto o envolvimento de especialistas nesta obra, o proprietário não terá que se preocupar com nada - ele próprio selecionará o local mais adequado para a instalação.

Outra desvantagem é a impossibilidade de aumentar o volume útil do recipiente anexando ou adquirindo uma câmara adicional. Esta questão é relevante quando, alguns anos após a instalação, a composição da família mudou significativamente e a fossa séptica não consegue mais dar conta do volume de águas residuais.

Neste caso, é preferível escolher imediatamente uma nova opção, tendo em conta o possível aumento do número de familiares nos próximos 3 a 5 anos.

Fossa séptica DKS na fossa
É impossível adquirir uma seção adicional para aumentar o volume do tanque. Como opção, instale outra fossa séptica próxima

Se você ainda não decidiu sobre uma fossa séptica para sua dacha, recomendamos que leia os seguintes artigos:

  1. Como escolher uma fossa séptica para sua dacha: avaliação e dicas para escolher a melhor opção
  2. Fossas sépticas econômicas para residência de verão sem bombeamento: os melhores fabricantes de fossas sépticas sem bombeamento do mercado
  3. Fossa séptica para águas subterrâneas altas: métodos para determinar o nível das águas subterrâneas e recomendações para a escolha de uma fossa séptica

Conclusões e vídeo útil sobre o tema

Videoclipe sobre a imersão da instalação em um poço:

Vídeo detalhado sobre a instalação de uma bomba de drenagem em uma fossa séptica:

Depois de se familiarizar com o princípio de funcionamento e design das fossas sépticas DCS, você poderá escolher o modelo mais adequado para uma determinada situação.

Uma variedade de opções permitirá que você não pague a mais por uma estação de tratamento biológico e obtenha um esgoto local ideal.Além disso, o custo do equipamento BCS compara-se favoravelmente com a relação preço e qualidade.

Se você tem experiência na instalação e operação de uma fossa séptica DKS, compartilhe as informações com nossos leitores. Deixe comentários e avaliações sobre equipamentos de limpeza, tire dúvidas e participe de discussões. O formulário de contato está abaixo.

Comentários dos visitantes
  1. Alexandre

    Saudações a todos os leitores deste recurso. Meu nome é Deyanov Alexander Vladimirovich.

    Desde 2006, sou funcionário da DKS LLC (fabricante oficial das fossas sépticas DKS). Declaro com total responsabilidade que nossa empresa nunca renomeou a fossa séptica “DKS” para fossa séptica “Klen”. Isso foi forçado a fazer nossos “parceiros” inescrupulosos, como dizem agora, que lançaram a produção de fossas sépticas usando um método improvisado sob nossa marca. Mas nós os forçamos a mudar de nome publicando um vídeo expondo-os em nosso site. Quanto à fossa séptica comprimida da foto, é exatamente a mesma réplica, porque... o original não possui um dispositivo de armazenamento externo (como uma extensão lateral). Mas estávamos cientes do incidente e estávamos interessados ​​em estabelecer a causa da avaria. Acontece que a causa da compressão não foi o solo móvel ou a sua concretagem, mas sim a negligência do utilizador, que, tendo bombeado a fossa séptica (uma vez a cada três anos segundo a regulamentação), não encheu a fossa séptica voltou com água, mas deixou-o vazio por um longo período de tempo, o que se tornou a causa da deformação. Se alguém tiver dúvidas, aqui está meu número pessoal 8-916-400-48-60.

    • Obrigado pelo aviso. No momento, estou olhando sua fossa séptica, lendo comentários, etc. Agora está tudo claro com essa confusão de nomes.

Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica