Bomba fecal para fossa: dicas de escolha + avaliação das melhores marcas
Uma fossa é o tanque de armazenamento de esgoto mais simples que requer esvaziamento periódico.Para esvaziar o recipiente de sedimentos, geralmente são chamados aspiradores de pó.
Porém, uma bomba fecal para fossa também ajudará nessa tarefa, ajudando a esvaziar o tanque de armazenamento por conta própria. Convenhamos: nem todos sabemos qual unidade deve ser escolhida para esse procedimento.
Temos informações confiáveis que fornecem respostas a uma ampla gama de dúvidas que surgem entre os proprietários de sistemas autônomos de esgoto. A utilização das informações que fornecemos facilitará e agilizará muito a seleção de um dispositivo técnico.
O artigo, levado à atenção dos visitantes do site, descreve detalhadamente as características de design e o princípio de funcionamento das bombas fecais. As diferenças entre as unidades, dependendo das condições operacionais futuras, são indicadas. Para ajudar o comprador, são fornecidas classificações de modelos populares, análises de fotos e vídeos.
O conteúdo do artigo:
Características de design de bombas fecais
O principal objetivo do equipamento é bombear líquidos viscosos e sujos com alta concentração de inclusões fibrosas e sólidas. Os mecanismos suportam facilmente o processamento de líquidos, cujo tamanho linear das inclusões pode chegar a 50 mm.
As bombas de lama são indispensáveis:
- no limpeza de fossas e poços de esgoto provenientes de depósitos de lodo;
- no transporte de águas residuais com possibilidade de seu escoamento em distâncias regulamentadas por normas sanitárias;
- ao drenar valas pluviais e porões de casas.
A necessidade de tal equipamento também pode surgir ao organizar bombeamento forçado de esgoto. São instalados quando é necessário compensar um pequeno ângulo de inclinação da tubulação para evitar entupimento do sistema.
Os principais elementos estruturais da unidade são:
- motor – um dispositivo que converte a energia gerada pelas fontes em trabalho mecânico, que aciona a bomba;
- bomba de água – uma parte móvel que bombeia líquido para um tanque especial;
- canal de entrada – garante que o líquido entre na bomba;
- válvula de saída – drena as águas residuais para um tanque de resíduos.
- helicóptero – um elemento rotativo projetado para moer grandes inclusões.
Uma diferença característica entre dispositivos fecais e outros tipos de bombas é sua maior confiabilidade e maior diâmetro de canal.
O helicóptero é um elemento funcional obrigatório da maioria dos modelos. Consiste em facas rotativas instaladas na entrada da unidade.Ao triturar galhos, detritos e até mesmo pedras pequenas em pequenas frações, os elementos rotativos evitam o entupimento e a falha da unidade.
Como as bombas de lama são projetadas para operar em ambientes agressivos, o corpo do produto é sempre feito de materiais resistentes. Na maioria das vezes, aço, aço inoxidável ou ferro fundido são usados para criá-lo.
Diferenças entre unidades de acordo com as condições de operação
Dependendo do tipo de projeto e da possibilidade de posicionamento da unidade em relação à rede de esgoto, as bombas de polpa são dos seguintes tipos: submersíveis, semissubmersíveis e de superfície.
Quanto à capacidade de bombear resíduos, todas as três versões das unidades fabricadas praticamente não apresentam diferenças. Mesmo assim, cada tipo tem suas próprias características.
Modelos submersíveis
Qualquer modelo de bomba submersível é um monobloco, que é enterrado diretamente no conteúdo de um reservatório ou fossa. A unidade é baixada e instalada no fundo do tanque.
Este tipo de bomba é famoso pelo seu alto desempenho a um preço acessível.Por isso, são amplamente procurados tanto no uso doméstico quanto em escala industrial.
Uma característica especial dos modelos submersíveis é uma caixa resistente e vedada que protege o “interior” da penetração de ambientes agressivos característicos de sistemas de coleta de águas residuais e tanques de sedimentação. Para garantir que os dispositivos possam operar ininterruptamente neste arranjo, os fabricantes os equipam com bombas potentes.
As estruturas submersíveis incluem um flutuador. Está conectado a um sensor que reage ao grau de enchimento do tanque. Se o nível de águas residuais estiver muito baixo, o dispositivo desliga-se automaticamente.
As bombas equipadas com flutuadores podem ser deixadas nos poços por muito tempo. Eles esvaziarão os tanques em tempo hábil, garantindo o funcionamento contínuo do sistema. O principal é que a temperatura do líquido a bombear seja inferior a +40°C.
Isso se deve ao projeto das unidades submersíveis, quando o motor do aparelho é resfriado pelo mesmo líquido que será bombeado.
As bombas submersíveis, mesmo aquelas equipadas com trituradores, necessitam de limpeza regular de partículas mecânicas. Para isso, são retirados à superfície a cada três meses para realizar a prevenção.
É possível consertar algumas avarias em equipamentos de bombeamento com as próprias mãos; para mais detalhes consulte Este artigo.
Para facilidade de uso, alguns fabricantes equipam modelos submersíveis com cabos ou skid lifts. Facilitam a remoção do conjunto à superfície após a conclusão dos trabalhos, para manutenção ou em caso de avaria.
O bombeamento de uma fossa com bomba submersível é realizado na seguinte ordem:
Unidades semi-submersíveis
Os modelos semissubmersíveis são considerados universais porque combinam as vantagens dos análogos submersíveis e externos. Nos modelos semissubmersíveis, apenas a bomba fica enterrada no esgoto e o motor do dispositivo permanece na superfície fora da fossa.
Devido ao fato do motor da unidade estar localizado fora do meio líquido, é muito mais fácil realizar inspeções preventivas e trabalhos de reparo.
Para bombas fecais para uso doméstico, as mangueiras fornecidas podem ter um diâmetro pequeno. Isto pode limitar significativamente o rendimento da unidade. Além disso, a maioria dos modelos não está equipada com mecanismos de corte.
Isto limita significativamente o seu âmbito de aplicação. A este respeito, os modelos semissubmersíveis são frequentemente escolhidos apenas como temporários.
Em comparação com os modelos submersíveis, as bombas semissubmersíveis são muito mais baratas. Isso se explica pelo fato de os mecanismos dos dispositivos e os materiais utilizados na fabricação das caixas serem um pouco menos resistentes aos efeitos nocivos de um ambiente agressivo.
Modelos de superfície terrestre
As bombas externas não têm um rendimento muito alto. Além disso, apresentam limitações quanto ao tamanho das inclusões. O diâmetro das frações deve estar dentro de 5 mm. O comprimento máximo permitido da mangueira conectada nos modelos padrão não excede 7 m.
Os modelos de superfície são escolhidos em situações onde a mobilidade é necessária.
Ao planejar usar uma bomba terrestre permanentemente, você precisa tomar cuidado para proteger a unidade de fatores externos adversos. Para isso, pode ser colocado em um caixão ou fossa construída próxima à fossa.
Se houver um anexo próximo à área de trabalho ou se tiver sido arranjado um espaço na despensa, a unidade pode ser colocada lá com segurança.
Critérios de seleção de bomba de esgoto
Todas as unidades de bombeamento são divididas em domésticas e industriais. As unidades domésticas, em comparação com suas contrapartes industriais, apresentam características de potência e desempenho inferiores. E seu custo é muito mais barato.
Escolhendo uma unidade adequada para arranjo de uma fossa Nas condições do seu site, você deve focar nos seguintes critérios:
- Potência do dispositivo – determina a velocidade de bombeamento do líquido do tanque.
- Grau máximo de pressão – indica a que altura a unidade é capaz de elevar o líquido bombeado.
- Configurações de ambiente — temperatura e agressividade química.
- Material fabricação de casos.
- Funcionalidade adicional - presença de um helicóptero.
Para calcular corretamente a potência necessária da unidade, tome como base o volume da fossa. Quanto maior o volume bombeado, maior deve ser a potência.
Para determinar o grau de pressão necessário, concentre-se na altura das paredes do poço. Se ultrapassarem a altura de três metros, é melhor adquirir um modelo doméstico com o grau máximo de pressão.
As marcações no corpo ajudarão você a entender as capacidades do equipamento:
- Código digital sem letras indica que o modelo se destina ao bombeamento de águas residuais cujo tamanho da fração não exceda 5 mm.
- Letra "F" indica que a unidade é capaz de transportar líquidos cujo tamanho de inclusão chega a 35 mm.
- Letra "N" indica a capacidade do dispositivo de operar em um ambiente agressivo.
Se pretende utilizar a bomba apenas para drenar a sanita, pode escolher um modelo que tenha uma temperatura máxima de bombagem permitida de 40°C. Se os ralos da mesma máquina de lavar louça ou de lavar estiverem conectados ao sistema, você precisará de uma unidade projetada para levantar ralos quentes.
Os mais caros são os modelos de aço. Eles são famosos por seus grandes recursos de trabalho. A faixa de preço médio é ocupada por produtos de ferro fundido. É durável em uso. Mas o peso bastante grande impõe severas restrições ao âmbito de sua aplicação.
Os modelos econômicos são feitos de plástico. O material utilizado na confecção do mecanismo interno depende do tipo de unidade e de sua finalidade.
Para bombear fossas de câmara única, são utilizadas unidades equipadas com facas rotativas. Se o sistema de limpeza consistir em vários poços, depois do primeiro tanque de decantação, apenas lodo estará presente no líquido proveniente de grandes inclusões. Não adianta pagar a mais por um modelo mais caro para moer lodo.
Além de realizar tarefas imediatas, a bomba fecal pode ser carregada com trabalhos pontuais, para os quais não é necessária a aquisição de equipamentos especializados.
Informações adicionais sobre a escolha de bombas fecais:
- Tipos de bombas fecais: como escolher uma boa unidade para suas necessidades
- Como escolher uma bomba fecal para uma residência de verão: uma visão geral dos tipos
- Bomba fecal com moedor: tipos, dispositivo, como escolher (+ avaliação das melhores marcas)
Revisão dos principais fabricantes
Os principais fabricantes especializados na produção de equipamentos de bombeamento estão constantemente aprimorando seus produtos em um esforço para melhorar o desempenho das unidades. Cada marca pode revelar suas características de design exclusivas.
Produtos da marca italiana Pedrollo
Pedrollo – o melhor fabricante italiano, cujos produtos estão representados em mais de 160 países ao redor do mundo. Os equipamentos produzidos sob esta marca atendem aos padrões internacionais de qualidade UNI EN ISO 9001.
Uma característica especial dos produtos Pedrollo é que tanto os modelos externos quanto os submersíveis são equipados com impulsores, que ao mesmo tempo funcionam como trituradores. Esta solução é conveniente porque elimina a necessidade de aquisição de equipamentos adicionais.
A segunda característica das unidades desta marca é o design do impulsor de dois canais. Esta solução permite-nos minimizar o risco de entupimento do mecanismo com inclusões fibrosas, o que acontece frequentemente nos modelos convencionais quando os elementos rotativos ficam emaranhados.
Equipamento de bombagem Grundfos
Os produtos da empresa dinamarquesa, cuja tradução literal significa “primavera” como sinónimo de pureza, são muito populares entre os clientes e distinguem-se pela utilização de tecnologias avançadas de tratamento de água.
O sistema de regulagem do impulsor, além do relé térmico instalado, aumenta a vida útil da unidade e aumenta sua segurança durante a operação. Os equipamentos desta marca são capazes de atender sistemas de esgoto fecal, cujos aumentos de temperatura em curto prazo chegam a cerca de +35°C.
A modelo encontrou muitos fãs "Seg Grundfos", que lida bem com ralos estagnados contendo grandes quantidades de lixo. O preço do produto é de 50 mil rublos.
Unidades profissionais Calpeda
A empresa italiana é outro grande fabricante no cenário mundial. Possui uma ampla gama de modelos e uma enorme linha de produtos.
A série de bombas fecais desta marca é representada por quatro linhas: "GMG" - com trituradores, "GMV" — com um impulsor de vórtice, "GMC" - com roda monocanal, "GM" - com multicanal.
Gilex é um produto nacional
A líder no mercado nacional de equipamentos profissionais é a marca Gilex. A produção da empresa foi construída com base na experiência de holdings globais que utilizam tecnologias inovadoras.
Bombas de fabricante nacional podem ser utilizadas para bombear e transportar água contaminada, que contém alto teor de lodo e inclusões arenosas. O tamanho máximo da fração é 35 mm.
O modelo doméstico merece atenção especial "Fekalnik 150/6", cujo preço é em média 3 mil rublos. A unidade não se destina a fins profissionais, mas pode facilmente lidar com o bombeamento de esgoto em uma residência particular.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Antes de escolher um modelo de bomba fecal, seria uma boa ideia ver como funciona e ouvir as recomendações de especialistas.
Um exemplo claro de como funciona um dispositivo com helicóptero:
Modelos populares de bombas fecais:
Ao escolher uma bomba de esgoto com sabedoria, você pode remover os contaminantes da fossa com um mínimo de esforço. Sem economizar na compra de um aparelho de alta qualidade, você pode ter certeza que ele lhe servirá bem por muitos anos.
Você está procurando uma bomba de esgoto eficaz? Ou você tem experiência no uso de tais instalações? Deixe comentários sobre o artigo e compartilhe suas impressões sobre o funcionamento das unidades de bombeamento.
Há alguns anos compramos uma bomba submersível com triturador; não diria que foi barata, mas já se pagou, pois chamar um caminhão de esgoto algumas vezes por mês não é muito barato. Sim, e é um pouco problemático para nós, pois precisamos de um cano longo para levá-lo até a cova. O único aspecto negativo: nosso modelo precisa ser retirado na estação fria, mas se necessário, mergulhamos novamente, nada de ruim vai acontecer em uma hora ou uma hora e meia.
Sergey, diga-me qual modelo da sua bomba?
Para onde tudo isso vai dar? Não para os vizinhos? Está claro com o carro... dentro dele, mas para onde?
Ele balança para trás... De onde veio))))))))
Edik! Você fez meu dia com seu comentário! ))))