Construção de fossa: regras de organização e impermeabilização
A falta de um sistema de esgoto centralizado torna-se o motivo da instalação de todos os tipos de estações de tratamento locais nas áreas suburbanas.Mas às vezes, em vez de uma estrutura autônoma cara, basta instalar uma fossa simples. Além disso, é perfeitamente possível fazer você mesmo a sua construção.
No artigo fornecemos informações detalhadas sobre como instalar uma fossa em um local e quais regras e regulamentos devem ser seguidos na organização de uma estrutura de drenagem. Descrevemos as soluções mais populares e práticas e também fornecemos instruções passo a passo para sua implementação.
O conteúdo do artigo:
Tipos de fossas modernas
Hoje, a carga funcional da fossa de drenagem aumentou sensivelmente, uma vez que a presença de uma rede de esgoto doméstico e de um sistema básico de abastecimento de água fria aumenta várias vezes o volume de águas residuais.
Nesse sentido, surgiram novas modificações nas estruturas de esgoto, mais volumosas e mais avançadas do ponto de vista do processamento de resíduos.
Lembre-se de como era o poço de drenagem - um pequeno poço no qual todos os resíduos eram metodicamente despejados até ficar completamente cheio. As paredes do poço eram forradas com tábuas, forradas com pedras ou reforçadas com outros materiais disponíveis.Quando o nível de esgoto atingiu o máximo, um caminhão de esgoto foi chamado para bombeá-lo.
É claro que naquela época não se falava de qualquer tipo de ecologia ou proteção do meio ambiente contra a poluição. Mas hoje todo mundo quer manter o solo limpo em seu local, por isso monitoram rigorosamente a impermeabilização das estações de tratamento de águas residuais.
Os fabricantes escolhem materiais que não requerem instalação demorada ou impermeabilização especial. Um exemplo de modelos modernos são os tanques volumétricos de polímero.
Estruturas monolíticas de concreto de uma e duas seções, bem como instalações feitas a partir de um, dois ou até três poços de concreto, não perderam popularidade. A escolha é explicada pela relativa facilidade de instalação (preenchimento) e uma vida útil decente (até 30 anos).
O ponto de revestir um poço com tijolos desapareceu, porque instalar vários anéis é muito mais fácil do que criar uma alvenaria durável. A principal qualidade dos novos dispositivos é a estanqueidade, que protege o solo da poluição por águas residuais.
Escolha de um local levando em consideração as normas sanitárias
Ao construir uma nova fossa, você deve se orientar pelos requisitos estabelecidos no SNiP.Claro, para facilitar o uso, gostaria de colocá-lo mais perto de casa.
No entanto, a distância da fundação ao tanque deve ser de pelo menos 10 m, sendo consideradas as circunstâncias de força maior associadas à violação da estanqueidade da fundação e do tanque de armazenamento.
Ao planejar, lembre-se também de que a cerca que delimita os limites do local não deve estar a menos de 4 m, e a estrada não deve estar a menos de 5 m.
O maior intervalo é até uma fonte de água (poço ou poço) - pelo menos 25 m, com solo arenoso solto - até 50 m. Se houver um corpo de água parada próximo (lagoa ou lago), isso também deve ser levado em consideração em consideração - 30 m.
Anéis de concreto – um tipo de material atual
Concreto reforçado anéis para fossas sépticas e a construção de poços para beber são tão procuradas que muitas fábricas começaram a especializar-se na sua produção.
Além disso, além das peças principais, produzem anéis dotados de fundo, gargalos separados, tetos e segmentos superiores com portinhola. Consideremos duas opções para a construção de fossas, com e sem fundo.
Absorção de concreto bem
Um tanque aberto sem fundo, ou seja, um poço de absorção, é uma opção combinada que se assemelha a um tanque de armazenamento convencional, mas funciona segundo o princípio de um elemento filtrante de fossa séptica.
Existem condições sob as quais deve ser evitada a construção de uma estrutura com fundo “aberto”:
- o nível do lençol freático deve estar pelo menos 100 cm abaixo da base do poço de esgoto, caso contrário o líquido residual se misturará com os horizontes hídricos subterrâneos, o que causará contaminação do solo com substâncias nocivas;
- o tipo de solo deve atender aos requisitos de filtração, ou seja, ser permeável: arenoso, cascalho ou seixo rolado com alto teor de areia. Rochas, margas e argilas não possuem tais propriedades e, com o tempo, podem tornar-se uma barreira intransponível ao escoamento.
Se as condições forem atendidas, você mesmo poderá construir um poço.
Ordem de serviço:
- Cavando um buraco a uma profundidade igual à altura total dos anéis (2 ou 3) mais meio metro para a camada de drenagem e 20-30 cm para a disposição do gargalo.
- Colocando a base do filtro de materiais a granel - areia, seixos, brita, cascalho. Por exemplo, a camada inferior é areia, a camada superior é brita grossa. Para uma limpeza eficaz, você pode usar uma base de concreto perfurada ou geotêxtil.
- Instalação de anéis usando um guindaste.
- Conectando um cano de esgoto em um furo previamente feito com um martelo perfurador;
- Bem impermeabilização – vedação de costuras, juntas, conexões;
- preenchimento e compactação do solo em todo o perímetro da cava.
Atenção especial deve ser dada impermeabilização de fossa. É preferível fixar o tubo com um T, seguido de selagem de todas as conexões com selante.
Mesmo quando se utilizam anéis de concreto com junta de travamento, eles devem ser vedados por dentro e por fora. Do lado de fora você pode usar material de rolo de betume, que é colocado em várias camadas, do lado de dentro - uma combinação Penetrona E Penécrita ou argamassa de cimento Aquabarreira.
Para garantir o processo de bombeamento, é necessário instalar uma escotilha na parte superior com tampa isolada e bem fechada.
Tanque de armazenamento de anel
O elevado nível do lençol freático (ocorrência bastante comum) não permite a instalação de poços de esgoto sem fundo, portanto a opção mais bem-sucedida seria a instalação de um simples tanque de armazenamento. Você pode usar um tanque de plástico ou um grande barril de polímero, mas veremos um projeto de anel de concreto.
Convenientemente, quase todas as peças podem ser adquiridas prontas. O custo de um anel de poço com diâmetro de 110 cm (espessura da parede - 16 cm, altura - 89 cm) - de 1.500 a 2.000 rublos, uma adição de 6 centímetros - 250-300 rublos. etc., portanto, toda a estrutura em um valor não superior a 10.000 rublos.
Se você quiser economizar seu orçamento, você pode faça você mesmo anéis de concreto armado.
Progresso:
- Construção de poço (50-80 cm mais largo que o poço) com colocação simultânea de valas para tubulações de esgoto.
- Instalação e isolamento gasoduto.
- Preenchimento e compactação almofada de areia e brita (30-40 cm de espessura).
- Instalação de fundo de concreto (estritamente horizontal, com verificação de nível); em vez de um elemento acabado, você pode construir uma mesa reforçada.
- Instalação de anéis de concreto usando um guindaste.
- Impermeabilização de juntas fita de borracha, argamassa de concreto com adição de vidro líquido.
- Reboco de costuras internas mástiques betuminosos, externos - com impermeabilização betuminosa. Preenchimento.
- Instalação da placa superior com furo para escotilha, fixando a tampa.
Um dos produtos do processamento de resíduos bacterianos é o perigoso gás metano. Para evitar a sua concentração e ao mesmo tempo garantir o acesso do ar aos esgotos, o poço está equipado com um tubo de ventilação.
Usando anéis de concreto, você pode construir uma fossa séptica de duas câmaras, mais detalhes em Este artigo.
Opção econômica de pneus de borracha
As vantagens deste projeto são acessibilidade, custo-benefício, facilidade de instalação, as desvantagens são fragilidade, falta de boa vedação e design “descartável”. Não é possível reparar ou modificar uma estrutura instalada.
A primeira etapa é a escavação do solo e a construção de uma cava.A profundidade pode ser calculada conhecendo a quantidade de pneus, a largura - colocando um produto no solo e traçando um círculo ao redor dele, somando 30-40 cm.Quando a fossa estiver pronta é necessário fazer um furo de drenagem. É perfurado no centro do furo com uma broca.
Um tubo é inserido no orifício de modo que fique cerca de 100-120 cm acima da base.Uma margem de um metro protege o dreno de drenagem de entupir com grandes partículas sólidas que se acumulam no fundo.
Para garantir que o líquido flua livremente para a saída, suas laterais são perfuradas adicionalmente e a extremidade superior é coberta por uma malha protetora. O fundo ao redor do tubo é coberto com cascalho ou brita.
Os pneus são colocados uns sobre os outros, revestindo as juntas com selante. Em cerca de 2 ou 3 pneus, é feito um furo na parte superior e inserida a extremidade do cano de esgoto que sai da casa; a junção também é cuidadosamente selada.
O topo da estrutura é coberto por uma tampa artesanal de plástico ou madeira com um pequeno recorte (diâmetro = 10 cm) para o tubo de ventilação.
Informações adicionais sobre a viabilidade de tal decisão, a seleção e preparação dos pneus, bem como a construção de uma fossa a partir deles são apresentadas no artigo - Poço de drenagem de pneus faça você mesmo: instruções passo a passo para arranjo
Instalando um recipiente de plástico
Principal vantagem instalação de um tanque de polímero – ausência de atividades adicionais de construção. Basta cavar uma cova, conectar a rede de esgoto, enterrar - e a fossa está pronta. Transportar um contêiner de plástico também é fácil, pois, diferentemente das estruturas de concreto, é leve.
Um barril de metal também é adequado, mas é inferior aos recipientes de plástico em suas características, pois é suscetível à corrosão, portanto enferruja e falha rapidamente.
Antes de instalá-lo em uma fossa, o recipiente deve ser preparado - é feita perfuração em toda a superfície. Para isso, use uma furadeira elétrica para fazer furos em padrão xadrez, o intervalo entre os furos é de 15 a 20 cm.A perfuração é necessária para a drenagem natural do líquido, é uma espécie de filtro.
Fazemos um furo na parte superior ou lateral (dependendo da conexão da tubulação de esgoto) e instalamos um flange. Revestimos cuidadosamente todas as juntas e juntas com selantes poliméricos especiais.
Você pode usar mastique betuminoso, que desempenha o papel de impermeabilização adicional. É desejável que os tubos e conexões também sejam de plástico.
Para proteger o recipiente das partículas do solo, utilizamos geotêxteis. Ele lida bem com a função de filtragem e não apodrece nem se desgasta rapidamente. Envolvemos o tanque em todos os lados com geotêxteis enrolados e prendemos no pescoço com um cordão sintético.
Instalamos o barril no poço preparado e o conectamos às comunicações. A inclinação dos tubos permite que as águas residuais fluam naturalmente para o tanque. Preenchemos o espaço livre nas laterais com uma mistura de areia e brita e borrifamos terra por cima. A minifossa séptica deve ser limpa de acordo com o grau de enchimento.
O processo de instalação de um tanque de armazenamento para bombeamento completo de águas residuais parece um pouco diferente. Trata-se de mergulhar no solo um recipiente totalmente fechado, que serve para acumular massas marrons e mistas.
À medida que o acúmulo atinge aproximadamente um terço do volume, os aspiradores são acionados para esvaziar o tanque de armazenamento.
Construção de fossa em concreto monolítico
Nem sempre os recipientes prontos têm formato ou tamanho adequados e, além disso, o custo de fossas sépticas volumétricas de alta qualidade não agrada a todos, por isso esse método de construção de fossa ainda é praticado, como a construção de uma fossa monolítica. ou tanque de concreto de duas câmaras. Vamos dar uma olhada nas instruções para fazer isso.
Como cavar um buraco corretamente
Durante a construção, não se pode limitar-se a uma estrutura de câmara única, pois não haverá diferença fundamental ou complexidade adicional durante a construção do segundo compartimento. Você terá que cavar um buraco com o dobro do tamanho e preparar mais material de construção para cofragem e enchimento.
O primeiro compartimento da fossa séptica destina-se à clarificação de águas residuais e o segundo à filtração.
A primeira etapa é cavar um buraco do tamanho necessário. Existem duas opções para escavar o solo - manualmente ou com equipamento de construção. O primeiro método é demorado, mas mais preciso, o segundo é rápido, mas caro e não totalmente adequado para cofragens subsequentes.
O fato é que para apoiar os painéis de madeira são necessárias bordas lisas do poço. Se o solo for suficientemente duro e estável, a estrutura da cofragem pode ser unilateral.
A segunda câmara da fossa séptica é filtrante, portanto, parte da fossa deve ser aprofundada e equipada com uma almofada de areia e brita com cerca de 30 cm de espessura.As paredes devem ser niveladas, mas se o solo estiver solto, você terá para construir uma estrutura de dupla face, como uma fundação.
Construção de cofragens de madeira
Para garantir que o ambiente húmido subterrâneo tenha um impacto mínimo na estrutura de betão, antes de instalar a fôrma, cobrimos a cava com geotêxteis laminados. Posicionamos a tela de forma que o movimento do líquido seja direcionado para o solo. As peças individuais devem ser fixadas entre si e as bordas devem sobressair cerca de 40 cm para fora.
Instalamos uma estrutura de metal na parte externa: barras de aço, arame grosso ou malha de camas antigas são adequadas para reforço. As peças metálicas podem ser substituídas por fibra de vidro. Ao vazar, deve-se garantir que a solução cubra completamente os elementos de ferro, caso contrário a corrosão causará a formação de rachaduras.
Os painéis e placas em si não agüentam, portanto, para fixá-los, devem ser construídos espaçadores a partir de vigas ou peças metálicas. Nas junções das tubulações é necessário fazer hipotecas antecipadamente.
A distância da fôrma à parede da cava é de cerca de 20-25 cm (espessura futura da parede da fossa séptica).Se a estrutura for dupla face, essa distância é mantida entre as duas paredes ao longo de todo o perímetro.
Derramamento de concreto e impermeabilização
Preparamos a solução de acordo com o seguinte esquema: para cada 200 kg de cimento - 300 kg de areia, 100 litros de água, 2,5 litros de superplastificante (na forma líquida). Se for necessário um enchimento, adicione uma pequena quantidade de brita fina.
O concreto nunca é derramado em todo o volume. Se você deseja que a estrutura seja durável e dure anos, preencha-a em camadas, cada uma com espessura não superior a 40-50 cm.Caso contrário, formar-se-ão vazios no material, o que causará rápida destruição da estrutura. Para deixar a massa mais densa, usamos um vibrador.
Os especialistas recomendam equipar o transbordamento com um tee, o que reduzirá o risco de entupimento e evitará que partículas grandes entrem no segundo compartimento de filtração.
À medida que a massa de concreto endurece, aparecerão pequenas fissuras, que devem ser cobertas com a mesma solução. Após a secagem completa, é possível aumentar a estanqueidade das câmaras e fornecer impermeabilização interna adicional.
A última etapa da concretagem é a instalação do piso superior. É instalado após a secagem completa das paredes (é necessário um período de 10 dias a 2 semanas).
Procedimento:
- instalação de perfis metálicos - cantos;
- assentamento da base - ardósia plana ou tábuas de madeira;
- piso de feltro com posterior reforço;
- derramando concreto.
Não se esqueça que são necessários 2 furos para escotilhas (de acordo com o número de câmeras).
Aterro e decoração exterior
Antes do aterro realizamos a impermeabilização - aplicamos uma camada de mástique betuminoso em todas as superfícies de concreto, internas e externas. Protegerá o concreto da penetração de umidade e da destruição rápida.
Nas regiões do norte, é necessário isolamento térmico adicional. Para isolar as câmaras do exterior ao longo das paredes, colocamos pedaços de espuma ou espuma de poliestireno extrudadoe preencha o espaço restante com terra.
Não se esqueça do tubo de ventilação.Para sair, fazemos um buraco separado ou equipamos uma escotilha. O funcionamento mais eficiente da fossa séptica é garantido por um conjunto de duas tubulações, uma das quais bombeia ar fresco e a segunda serve para retirar os gases acumulados. Os tubos devem subir 40-60 cm acima do nível do solo.
Instruções passo a passo para a construção de uma fossa séptica de concreto monolítico são descritas Aqui.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Os vídeos educativos são uma ótima oportunidade para complementar seus conhecimentos com informações interessantes e úteis.
Conselhos práticos - etapas da construção de uma fossa:
Fossa séptica compacta faça você mesmo feita de pneus:
Poço de concreto monolítico - instruções em vídeo e breve visão geral:
Como você pode ver, não é nada difícil fazer você mesmo um tanque de armazenamento ou uma simples estação de tratamento, até mesmo uma pessoa pode equipar alguns tipos de fossas.
Porém, não se esqueça que a consulta com um especialista na área de sistemas de esgoto aumentará as chances de criar a estrutura mais funcional e eficiente.
Compartilhe com os leitores sua experiência na construção e organização de uma fossa. Deixe comentários sobre o artigo e faça perguntas de seu interesse. O formulário de feedback está localizado abaixo.
Um sistema excelente e confiável, e tudo está descrito em detalhes neste artigo. Na nossa casa de veraneio, com certeza aproveitaremos a experiência e as recomendações úteis recebidas neste recurso da Internet. O principal é arrumar bem a fossa para que não haja problemas no futuro. E conhecendo as especificidades da construção do sistema, não surgirão problemas com o arranjo.
De alguma forma, antes de ler seu material, pensei que uma fossa fosse apenas um buraco cavado. No momento estou planejando construir uma casa e gostei da ideia de tanques ou anéis de plástico. Estou mais inclinado a optar pelo tanque; em termos de dinheiro, provavelmente deveria ser muito mais econômico que os anéis. Além disso, a entrega será mais barata, ou você mesmo pode trazer. Existe comparação de preços para esse prazer?
Se falamos de uma fossa completa não só para resíduos “cinzas”, mas também para resíduos “marrons”, então a opção dos pneus de borracha é simplesmente um desrespeito a você, aos seus vizinhos e ao meio ambiente. É quase impossível conseguir a estanqueidade de tal estrutura, pois afetará negativamente o solo e poderá vazar para as águas subterrâneas. Em geral, penso que esta é uma opção apenas para águas residuais domésticas “cinzentas”.