Fossa séptica de concreto monolítico faça você mesmo: diagramas e regras para organizar uma fossa séptica de concreto
A solução ideal para organizar o tratamento de águas residuais domésticas em uma residência privada é uma fossa séptica monolítica de concreto. Para instalá-lo você pode contratar uma equipe ou fazer tudo sozinho. Isso reduzirá ainda mais o orçamento, não concorda? Os materiais para sua construção podem ser facilmente adquiridos em lojas de ferragens.
Contaremos em detalhes como construir uma fossa séptica monolítica. Vejamos qual opção de estação de tratamento de concreto é melhor escolher para o seu local. Aqui você aprenderá como cuidar de uma rede de esgoto autônoma e o que fazer com o esgoto tratado em fossa séptica.
Oferecemos instruções passo a passo para artesãos domésticos independentes. A percepção visual das informações será fornecida por diagramas úteis, coleções de fotos e instruções em vídeo.
O conteúdo do artigo:
- Projeto típico de uma fossa séptica monolítica
- Especificações de um ponto de limpeza de câmara única
- Esquema de uma versão de duas câmaras
- Ferramentas e materiais necessários
- Construção de sistema séptico monolítico
- Cuidado adequado com seu sistema séptico
- Como usar águas residuais tratadas?
- Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Projeto típico de uma fossa séptica monolítica
As fossas sépticas de concreto padrão para chalés e casas têm de uma a três câmaras adjacentes. Entre eles, as águas residuais se movem através de tubos de transbordamento embutidos nas divisórias.
Devido aos muitos dias de sedimentação, à separação dos sedimentos insolúveis da água e à atividade dos microrganismos, ocorre a purificação natural das águas residuais. Todas as câmaras do sistema séptico são utilizadas apenas para sedimentação.
Você não pode tornar um filtro bem adjacente. Com o tempo, isso levará à deformação de toda a fossa séptica, portanto, será necessário instalar um sistema de filtro separadamente. Deve ser selecionado com base na área e na qualidade de limpeza desejada.
Este poderia ser um poço independente, uma vala de filtro ou campo de filtro. O sistema de purificação pode ser instalado após a instalação de uma fossa séptica monolítica, mas neste caso as valas deverão ser cavadas manualmente. Será impossível utilizar o equipamento, pois pode danificar tubulações e tetos.
Especificações de um ponto de limpeza de câmara única
Uma fossa séptica que possui uma câmara é chamada de fossa de drenagem. Seu dispositivo não envolve tratamento multiestágio e serve principalmente para armazenamento de esgoto com posterior bombeamento.
Os resíduos são bombeados e transportados por meio de uma máquina especial. A desvantagem de tal sistema de drenagem é o seu rápido enchimento e manutenção dispendiosa.
A profundidade no diagrama desta fossa séptica de concreto é de 2 m, ela foi projetada para atender de duas a três pessoas. Por falta de limpeza e drenagem, o recipiente transborda rapidamente.
Uma alternativa para uma fossa séptica monolítica de câmara única é fossa feita de anéis de concreto, recomendamos que você se familiarize com as características da estrutura.
Esquema de uma versão de duas câmaras
Neste sistema, a água passa por uma decantação preliminar antes de ser descarregada ou bombeada. De acordo com as normas sanitárias, essa água pode ser despejada no solo. As vantagens deste sistema residem na sua compactação. Com o mesmo volume, dois contêineres independentes feitos de anéis de concreto armado ocupam mais espaço do que uma estrutura monolítica de concreto.
Esta fossa séptica possui uma divisória interna de concreto, que permite a decantação da água em duas etapas. Além disso, pode ser equipado com um sensor que sinaliza transbordamento.
O segundo transbordamento na extremidade oposta do recipiente está localizado um pouco abaixo do primeiro, o que elimina o retorno das águas residuais ao compartimento receptor e garante o transbordamento espontâneo do líquido sedimentado para a próxima câmara.
Como construir uma fossa séptica de duas câmaras usando anéis de concreto, escrito aqui. Recomendamos que você se familiarize com este material.
Ferramentas e materiais necessários
Para instalar uma fossa séptica de concreto com suas próprias mãos, você precisará dos seguintes materiais:
- ASG (2,5 toneladas).
- Cimento (18 sacos de 50 kg).
- Betume líquido (20 kg).
- Canto de ferro 40 x 40 (25 m).
- Chapa de ferro com 2 mm de espessura 1.250 x 2,0 m (1 peça).
- Folhas de compensado 1,5 X 1,5 m (8 folhas).
- Ardósia plana 1500x1000x6 (6 l).
- Filme de polietileno (dois a três cortes com área total de 13 x 9).
- Placas 40 x 100 mm.
- Plastificante (dependendo do tipo por 5,9 metros cúbicos de concreto).
- Fio-máquina com seção transversal de 0,6 mm (a medição depende da densidade da malha).
- Barras 50 x 50 mm.
- Tijolos (120 unid.).
- Tubulações para esgoto externo (individualmente, dependendo da distância).
- Tubulações para esgoto interno (individualmente, depende do projeto).
- Tubos ramificados (individualmente, depende do projeto).
- Acessórios (de acordo com o número de pontos de conexão do tubo).
- Selante (1 unid.).
- Parafusos (300 unid.).
- Disco de corte para metal (1 un.).
- Acessório de esmerilhamento para rebarbadoras (1 unid.).
Para instalar uma fossa séptica de concreto, você precisará das seguintes ferramentas e equipamentos:
Todos os cálculos de materiais foram realizados para uma fossa séptica de concreto monolítico com dimensões: largura - 2 m, comprimento - 3 m, profundidade - 2,30 m.
Construção de sistema séptico monolítico
A complexidade da instalação obriga muitos a comprar estruturas de concreto armado prontas. A sua utilização permite que a instalação seja realizada com muito mais rapidez.
Levará alguns dias para organizar um sistema séptico a partir de elementos prontos, e para instalar uma estrutura monolítica de concreto levará mais de um mês, incluindo a construção de fôrmas e uma ruptura tecnológica destinada ao endurecimento da pedra de concreto.
Cada etapa, desde a escavação até a soldagem das escotilhas, é realizada em sequência estrita. Antes de começar a trabalhar, você precisa estocar tempo ou conseguir ajuda comercial com outras pessoas.
Já que a tubulação que sai da casa/banho e entra na fossa séptica deve ser colocada com viés normativo, É melhor preparar uma trincheira com antecedência. Isso é necessário para determinar com precisão a altura de entrada da tubulação na estrutura de concreto.
Desenvolvimento e preparação da cava
Como o caroço será utilizado como molde, é necessário deixar suas bordas o mais lisas possível. A escavação deve ser realizada sem utilização de máquinas ou apenas na fase inicial.
As bordas do poço devem ser aparadas manualmente. Periodicamente você precisa verificar a uniformidade da superfície. Para fazer isso você precisa usar um nível. Para garantir que os cantos fiquem uniformes, é necessário medir periodicamente o ângulo de construção.
O excesso de solo deve ser removido ou distribuído uniformemente pelo local. Após a conclusão dos trabalhos de escavação, é necessário colocar um filme plástico no fundo da cava. Pode consistir em várias seções.
O filme deve cobrir completamente a fossa. Usar polietileno tem dois propósitos. Reduz o consumo de argamassa de cimento e também serve como impermeabilização adicional. As juntas das folhas de polietileno não precisam ser vedadas. O filme pode ser fixado com tijolos, para que não se mova durante fortes rajadas de vento.
Construção de cofragens para vazamento da mistura
A vida útil de toda a estrutura depende da forma como a fôrma é instalada. Como haverá um volume de líquido dentro do recipiente, ele exercerá pressão nas paredes dos recipientes. Portanto, antes de colocar a fôrma, é necessário fazer o reforço.
Para isso, pode-se usar reforço, arame de tricô ou malha pronta. As paredes precisam ser reforçadas para que a malha fique no meio do monólito. Sua distância das bordas externas da cova deve ser de 7 cm.
Depois de instalar a divisória, você pode reforçar o piso. A rede para isso deve ser elevada 7 cm da superfície inferior. Isto é necessário para obter o maior efeito de ligação.
A construção da cofragem é efectuada antes da instalação da armadura. Para fazer isso, você precisa construir escudos de madeira compensada e blocos. Devem ser duas caixas sem fundo. Cada um é colocado em um recipiente.
Seus tamanhos:
- para o primeiro tanque: largura e comprimento 1,7 m;
- para o segundo tanque: largura 1,7 m e comprimento 0,085 m;
Você precisa verificar se não há lacunas durante a instalação. Após a organização da fôrma e antes da concretagem, é necessário instalar os transbordamentos. Se fizer isso após a concretagem, será necessário fazer furos. Isso pode levar à deformação da estrutura.
Instalação de tubos de transbordamento
Para transbordamentos, são necessários dois tubos retos. O primeiro tubo é colocado tubulação de esgotosaindo de casa. Para fazer isso, você precisa fazer um furo de tamanho adequado no compensado e colocar a ponta no tanque receptor.
O tubo é preso ao tubo por meio de um anel de borracha e selante. O orifício de drenagem do tubo deve estar direcionado para baixo.
Na divisória entre os dois recipientes deve ser inserido um tubo de 40 cm de comprimento, fixado em compensado em ambos os lados dos recipientes. Nas extremidades do tubo, em ambos os lados, são colocados tubos, com orifícios de drenagem direcionados para baixo.
Preparação e vazamento de solução concreta
Como a espessura da camada é pequena (15 cm), é necessário fazer uma solução forte. Primeiro você precisa levar um recipiente para misturar a solução. Coloque cimento e ASG no fundo na proporção de 1:3.
A quantidade de água depende do teor de umidade da mistura de cascalho. A consistência da solução deve ser moderadamente espessa. Para melhorar as propriedades da solução, é necessário usar um plastificante. A quantidade de sua adição depende da marca da substância cimentícia.
Desta forma você pode agilizar o processo de enchimento. É melhor preencher todo o volume em um dia. Esse concreto monolítico durará mais, pois não haverá delaminação na pedra de cimento ao longo do limite de vazamento em dias diferentes.
Você pode começar pelas paredes ou pelo chão. Isto não é particularmente importante. Depois de terminar a obra de concreto, é necessário aguardar até que a solução esteja completamente endurecida e endurecida. De acordo com os regulamentos de construção, isso leva 28 dias ou mais.
A taxa de endurecimento depende da temperatura ambiente. À medida que o concreto seca, ele muda de cor e fica mais claro.A estrutura vazada na fôrma deve ser protegida do ressecamento com serragem úmida ou polietileno.
O congelamento da pedra de cimento durante o período de endurecimento deve ser completamente excluído. Após o período especificado, a fôrma pode ser desmontada.
Dispositivo de teto superior
A instalação do piso superior inicia-se com a instalação da moldura.
É composto por cantos de ferro, que são instalados na seguinte ordem:
- Quatro cantos de 3 metros de comprimento devem ser colocados nas paredes da fossa séptica. Um canto em cada borda e dois próximos um do outro no meio do contêiner.
- Vários cantos transversais são colocados no topo, formando uma treliça. Eles precisam ser colocados levando em consideração o tamanho das escotilhas futuras.
A estrutura resultante requer fixação adicional. Para isso, é necessário fazer furos nos cantos e fixá-los na base de concreto por meio de âncoras. Os cantos transversais devem ser fixados com parafusos ou parafusos especiais.
Depois de instalar os cantos, é necessário recortar quadrados adequados de placas planas de ardósia. Depois disso, as placas de ardósia devem ser colocadas em cima da grelha. Para evitar vazamento da solução, vale a pena tratar as juntas com betume líquido.
Em seguida, você precisa cercar o perímetro das escotilhas com tábuas. É melhor torná-los adjacentes. Além das escotilhas, coloque adicionalmente cofragens em toda a área do piso. Depois disso, é necessário inserir o tubo de ventilação fazendo um furo na ardósia acima da segunda câmara.
Após a conclusão da instalação do tubo, você pode preencher a área de sobreposição com a solução. Após a secagem e o endurecimento da solução, a fôrma deve ser removida.
Como a quantidade de areia necessária é pequena, você pode peneirar o ASG. As proporções da solução podem ser 1:4. Após o acabamento da alvenaria, esta deverá endurecer. Isso leva de 2 a 3 dias. Após aguardar esse período, você pode isolar e enterrar a fossa. Periodicamente você precisa compactar o solo.
Fabricação de tampas de esgoto
Para evitar o super-resfriamento do sistema séptico e a entrada de detritos, é necessária a instalação de escotilhas. As capas para eles podem ser feitas de madeira e metal. A tampa de madeira é instalada internamente.
Ele protege contra mudanças de temperatura e é colocado isolamento. Para fazer isso, você pode usar compensado ou tábuas separadas pregadas. A cobertura não precisa ser fixada nos toldos, deve ser removível.
A tampa externa deve ser de metal. Para fazer isso você precisa de um ângulo de construção (40x40). A partir dele é soldado um aro para a escotilha, que é fixado à base por meio de âncoras.
É necessário cortar a tampa de uma folha de metal no tamanho do aro. As bordas precisam ser processadas com um acessório de retificação para uma rebarbadora. Os dosséis precisam ser fixados na tampa. Eles podem ser soldados ou parafusados. Depois disso, a tampa é fixada no aro da mesma forma.
Cuidado adequado com seu sistema séptico
Durante a operação, quaisquer canos de esgoto são periodicamente revestidos internamente com uma camada gordurosa, o que reduz seu rendimento. Deve ser removido com meios especiais.
Eles podem ser químicos ou bacterianos. Produtos à base de microrganismos preferíveis, pois não danificam as tubulações e não levam à morte da microflora do interior da fossa séptica.
No inverno, quando a temperatura cai para -25 graus Celsius, é necessário isolar as aberturas das escotilhas. Caso contrário, os processos de processamento de matéria orgânica em recipientes ficarão mais lentos, o que levará a uma purificação reduzida.
Como usar águas residuais tratadas?
A água purificada e desinfetada em uma fossa séptica pode ser usada para regar plantas e árvores em um terreno pessoal. Distingue-se por uma pequena percentagem de contaminação (10 -15%).
A água purificada é bastante adequada para uso doméstico. Isso reduzirá significativamente o consumo de água para regar seu jardim ou horta no verão. Isso significa que você economizará dinheiro.
Em alguns anos de operação, o sistema se pagará integralmente, pois com a ajuda da energia solar convertida em eletricidade é possível reduzir o consumo de energia elétrica fornecida por redes centralizadas. Bateria solar bastante capaz de cobrir as necessidades da bomba.
A bomba pode bombear água de um tanque de decantação secundário ou terciário, bem como o excesso de lodo da câmara receptora. O lodo bombeado pode ser utilizado na maturação do composto. É utilizado como fertilizante independente ou em mistura com outros componentes.
Você pode despejar a matéria orgânica restante na fossa de compostagem. Isto pode incluir folhas caídas, ervas daninhas e estrume. Após três a quatro anos de apodrecimento, obtém-se um excelente fertilizante que aumenta a fertilidade do solo do jardim.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
O primeiro vídeo mostra o princípio de construção de uma fossa séptica de concreto antes do preenchimento com argamassa de cimento:
O segundo vídeo mostra a etapa de concretagem, desmontagem da fôrma e aspecto final da fossa séptica:
Esta é uma das opções mais orçamentárias. Sua produção é mais barata que seu análogo de concreto feito de anéis, sem falar nas estações de tratamento biológico fabricadas em fábrica. A diferença de preço é de mais de 50.000 rublos, incluindo a instalação.
Outra vantagem do design é a durabilidade. O concreto não se decompõe, mas é parcialmente destruído quando exposto à umidade. Isso pode ser evitado tratando as paredes do tanque com materiais impermeabilizantes líquidos.
Por favor, deixe fatos interessantes sobre a construção de uma fossa séptica monolítica de concreto ou uma história sobre como você mesmo a preencheu no bloco abaixo. Aqui você pode tirar dúvidas e compartilhar informações úteis.
Bem, em geral, é acessível e compreensível e será especialmente interessante e útil para iniciantes. Gostaria de fazer algumas perguntas ou pedir conselhos:
1. Fiz um sistema com pós-tratamento terrestre, ou seja, as águas residuais clarificadas e desinfetadas vão para o solo. Ou seria melhor coletar e bombear regularmente?
2. Dizem que o tijolo vermelho é mais durável em um ambiente tão agressivo. É assim?
3. Quais canos de esgoto são preferíveis: plástico ou ferro fundido?
Desde já, obrigado.
Em relação aos tubos, acredito que o ferro fundido é coisa do passado e não deve ser usado agora. Os tubos de plástico modernos não são inferiores em confiabilidade, mas são mais baratos e fáceis de trabalhar.
Boa tarde, Nikolai Sergeevich. Para suas perguntas:
1.Se a absorção de água do solo permitir a utilização de um poço de filtração, claro que utilize. O principal neste caso é a distância do poço à fundação da casa. A distância deve ser de pelo menos 5 metros e de preferência cerca de 8 metros. Solo muito úmido é suscetível a inchaço no inverno e a proximidade da fundação é muito perigosa.
2. Sim, o tijolo vermelho é resistente a ambientes agressivos.
3. O plástico é mais pragmático. Por muitas razões:
- peso leve comparado ao ferro fundido. O que facilita, além da entrega e instalação;
— a instalação é muito mais simples, as tomadas permitem conexões rápidas. Uma variedade de ângulos adequados ao grau desejado;
— a superfície interna é lisa, o que reduz o risco de entupimento;
- sem corrosão em comparação com o ferro fundido. O período de garantia dos tubos plásticos é de 50 anos.
No momento da compra observe que existem sistemas de esgoto para instalação interna e outros para instalação externa. Eles diferem na cor: o interno é cinza, o externo é laranja.
Boa tarde. Obrigado pelo artigo. Gostaria de esclarecer um ponto: como preencher uma fossa séptica monolítica com terra por cima? Precisa de impermeabilização e isolamento térmico? O teto da minha fossa séptica está a uma profundidade de 70 cm, o congelamento na região é de 80 cm (máx.), o congelamento real é de 50-60 cm.