Como selar as costuras de lajes de pavimentação - materiais, dicas úteis, andamento do trabalho
A tecnologia de instalação de lajes envolve o preenchimento das juntas. O não cumprimento das instruções de instalação resultará na redução da vida útil do revestimento.O rejuntamento de lajes de pavimentação é um processo que pode ser realizado por quem não tem experiência na execução de obras de reparação e construção.
O conteúdo do artigo:
Por que você precisa selar as costuras?
É inaceitável montar as lajes próximas umas das outras. É deixado um espaço de 5 a 7 mm entre os elementos individuais. Evita a deformação do revestimento quando a temperatura ambiente muda. Quando aquecidas, as lajes se expandem e a costura fica menor.
Se você não rejuntar as costuras das lajes entre os painéis, o líquido se acumulará neles durante a precipitação. Quando a água congela, ela se expande e destrói as laterais das lajes.
Durante o uso prolongado, a sujeira entra nas lacunas entre os elementos. Isso leva ao apodrecimento das superfícies. É possível que as sementes das plantas germinem nas costuras, o que posteriormente causará a destruição do tecido.
O rejuntamento permite selar as juntas das lajes de pavimentação. A composição utilizada no processo evita a penetração de umidade e o acúmulo de contaminantes. Seguindo a tecnologia de instalação, será possível aumentar a vida útil do revestimento acabado.
Materiais e ferramentas necessários
A tecnologia não envolve o uso de ferramentas especializadas. A lista é selecionada separadamente para cada caso. Neste caso, é levado em consideração o tipo de mistura utilizada durante o trabalho.
Para rejuntar você precisará de:
- Misturador de construção. Para pequenas quantidades de trabalho, você pode usar uma broca para misturar a solução.
- Peneira. Usado para limpar materiais a granel de inclusões de grandes frações.
- Recipiente para transporte e mistura da mistura para rejuntamento de lajes.
- Cimento M400.
- Areia.
- Água. Para facilitar o trabalho, o líquido é fornecido sob pressão por uma mangueira.
- Espátula elástica (quando utilizada como rejunte de argamassa líquida).
- Vassoura.
Os materiais e ferramentas são colocados no local de trabalho em uma ordem conveniente. Areia e cimento são colocados próximos à betoneira. A organização adequada do local de trabalho irá acelerar o processo.
Execução de trabalho
Os vazios são preenchidos com argamassa líquida, mistura areia-cimento ou areia limpa. O rejuntamento de lajes de pavimentação com adesivo para azulejos não é lucrativo devido ao seu alto custo.
A tecnologia de execução do trabalho é diferente para cada método. Na fase inicial é realizada a preparação da superfície. Isso é necessário para limpar a sujeira das lacunas. Se lajes de pavimentação acabaram de ser colocadas, nenhuma limpeza será necessária.
Os contaminantes acumulados são umedecidos com água fornecida sob pressão. O revestimento é deixado por algum tempo. As lacunas são limpas com um objeto fino. Adequado para este fim:
- chave de fenda plana;
- formão;
- haste de metal fina.
Na limpeza, a sujeira acumulada é removida ao máximo e as raízes das plantas são removidas. Os detritos restantes são lavados com água fornecida por uma mangueira pressurizada.
O trabalho é realizado em tempo seco. A tecnologia não permite que uma certa quantidade de líquido entre nas juntas dos ladrilhos. Para evitar danos à teia acabada, não trabalhe em temperaturas ambientes abaixo de zero. No frio, a água se transforma em gelo e move as lajes de seus assentos.
Selagem com mistura seca
A tecnologia envolve o preenchimento das lacunas com cimento misturado com areia. Ao misturar, as proporções são 1:5.Isso permite obter um revestimento durável e resistente aos efeitos negativos da umidade.
O rejuntamento das juntas das lajes com mistura seca é realizado na seguinte sequência:
- A areia é peneirada. A entrada de pedras grossas dificultará o preenchimento de vazios.
- Os materiais a granel são carregados em uma betoneira ou recipiente de mistura.
- Misture areia com cimento até obter uma massa homogênea.
- Despeje a mistura em pequenas quantidades na superfície da tela.
- Use uma vassoura para varrer o cimento e a areia. Neste caso, as juntas dos ladrilhos são preenchidas.
- Encha o caminho com água. Neste caso, a mistura deposita-se nas costuras e formam-se vazios.
- Uma segunda camada de cimento e areia é colocada.
- Preencha as lacunas com ele e umedeça novamente com água.
Ao reabastecer, um jato de água é direcionado para as lajes. Isso evita que a mistura seja removida das lacunas. Em áreas onde a argamassa cedeu, será necessário adicionar uma terceira camada de argamassa.
Após o endurecimento, é possível obter uma camada durável e resistente aos esforços mecânicos e às mudanças de temperatura.
Selagem com argamassa de cimento
O método é utilizado na instalação de lajes sobre base de concreto. Com a utilização de argamassa de cimento é possível obter uma tela estanque que evita a penetração da precipitação no seu interior.
O rejuntamento de lajes de pavimentação com cimento e água é inaceitável. Após o endurecimento, a composição irá rachar. Para evitar a formação de fissuras, adiciona-se à solução um enchimento fino – areia. Antes de misturar, é peneirado em uma peneira.
O preenchimento dos vazios com solução é realizado na seguinte sequência:
- Cimento e areia são carregados em uma betoneira ou contêiner. Neste caso, a proporção é 1:5. Se você planeja rejuntar as costuras de lajes coloridas, é adicionado pigmento à composição.
- A composição é aplicada nas costuras em pequenas porções.Para um recheio denso, use uma espátula elástica.
- Lave a composição da superfície das lajes com água.
O trabalho é realizado em temperaturas acima de zero. No tempo frio, a umidade sai rapidamente da solução, o que reduz suas características de resistência. Se o preenchimento das lacunas for realizado em clima quente, será necessário umedecer adicionalmente a composição de cura com água. Isso é necessário para manter um nível normal de umidade na solução.
Selagem com areia limpa
O método é aplicado se lajes colocadas na areia. Dessa forma, a umidade não se acumula no caminho, mas passa pelas costuras até a camada de drenagem. Antes da incorporação, o material é limpo de pedras grossas por meio de uma peneira.
A tecnologia não difere do preenchimento de juntas de ladrilhos com uma mistura seca. O material é levado aos vazios com uma vassoura.
A areia é compactada com água. À medida que assenta, o procedimento é repetido.
Dicas úteis
Para facilitar a vedação e aumentar a vida útil das lajes de pavimentação, diversas regras são levadas em consideração:
- Um plastificante deve ser adicionado à solução. A dosagem dos produtos de diferentes fabricantes é diferente. Antes de usar um agente plastificante específico, estude as instruções.
- Prepare a composição líquida em pequenas porções. A solução perde suas propriedades durante o armazenamento a longo prazo.
- Não utilizar objetos metálicos (espátula, espátula, etc.) para o rejuntamento. A violação desta regra resultará em danos à superfície decorativa da laje.
- Use areia sem impurezas estranhas. Uma grande quantidade de argila piora as características da composição.
- Para melhorar as propriedades de resistência, você pode adicionar uma pequena quantidade de cal apagada à solução.
- É importante manter as calhas limpas.
O rejuntamento de juntas em lajes de pavimentação é necessário para proteger o revestimento contra danos causados por mudanças de temperatura. O método de preenchimento de vazios é diferente. É selecionado separadamente para cada caso, levando em consideração a tecnologia de instalação. Você pode fazer o trabalho sozinho.
Você rejuntou as costuras das lajes de pavimentação? Que materiais e ferramentas foram usados? Escreva nos comentários. Marque o artigo e compartilhe-o nas redes sociais com seus amigos.
Vídeo sobre o tema do artigo.
O que e como preencher as costuras das lajes.
Betumação de juntas de lajes com cimento e lavagem de juntas.