Como colocar corretamente lajes: métodos de assentamento de ladrilhos + instruções de execução da obra
Quase todos os proprietários de uma casa de campo, mais cedo ou mais tarde, enfrentam a questão da colocação de lajes de pavimentação. Claro, você pode recorrer aos serviços de profissionais, mas se tiver tempo e vontade, você mesmo pode fazer esse trabalho.
Neste material explicaremos como colocar corretamente lajes de pavimentação para que agradem ao proprietário do terreno por décadas. Para obter uma superfície lisa, basta seguir algumas regras, que discutiremos a seguir.
O conteúdo do artigo:
Características de seleção de materiais
As lajes de pavimentação são um dos materiais mais populares para cobrir caminhos e entradas de edifícios. Este material é bonito, estético, fácil de usar, durável e, além disso, barato.
Colocar ladrilhos é fácil, este trabalho pode ser feito facilmente com as próprias mãos. Mas nem todo mundo sabe colocar lajes de pavimentação, e isso muitas vezes se torna a causa de inúmeros problemas.
Mas para que o caminho dure muitos anos, é melhor não economizar e comprar imediatamente ladrilhos de alta qualidade do que se arrepender durante anos da escolha errada.
É importante determinar qual deve ser a espessura dos ladrilhos que você vai colocar no local. Os caminhos pedonais, via de regra, são revestidos com ladrilhos de 40 milímetros de espessura, e para a colocação de um parque de estacionamento são necessários ladrilhos muito mais resistentes - de 60 a 80 milímetros. As mesmas telhas são colocadas na estrada próxima ao local. Quanto mais grosso for aqui, mais tempo durará.
Opções para colocação de lajes de pavimentação
Existem muitos esquemas diferentes para a colocação de lajes de pavimentação. Mesmo que o ladrilho seja de uma única cor, ele pode ser colocado paralelamente à direção do caminho, perpendicular a ele, na diagonal ou na forma de algum padrão complexo.
Vejamos os métodos mais populares de colocação de lajes de pavimentação:
- Linear. Todos os elementos são dispostos paralelamente entre si, geralmente ao longo da pista.
- Alvenaria. A direção de assentamento permanece a mesma do desenho linear, mas cada fileira seguinte de ladrilhos é deslocada em relação à anterior pela metade ou ¼ do elemento de pavimentação.
- árvore de Natal. As barras são colocadas perpendicularmente entre si.
- Bloquear. As barras são colocadas em blocos, dois de cada vez. Dentro de cada bloco, as barras são paralelas entre si e os próprios blocos são perpendiculares entre si.
Ladrilhos multicoloridos podem ser colocados de acordo com o padrão Tabuleiro de xadrez. As barras estão dispostas em blocos, aos pares, com blocos escuros rodeados por blocos claros.
Em grandes áreas planas, você pode colocar as barras em um círculo, em um padrão de raio ou em um padrão ainda mais complexo, que é melhor desenhar primeiro.
Procedimento para colocação de ladrilhos
Para colocar você mesmo lajes de pavimentação, são necessários, além dos próprios ladrilhos, alguns outros materiais. Primeiro de tudo isto:
- borda de pedra ou plástico;
- grau de cimento PC 400;
- brita, frações não superiores a 40 mm;
- areia de alta qualidade;
- geotêxteis.
Também para o trabalho você vai precisar de: um nível de construção, um martelo de borracha, búlgaro, betoneira, se você planeja colocar ladrilhos sobre uma base de concreto.
Para determinar onde os caminhos devem ser colocados em um local, você deve usar um plano que detalhe a localização de todos os edifícios e outros objetos. Neste plano será necessário construir um diagrama de caminho.
A largura do caminho deve ser suficiente para que duas pessoas possam passar livremente por ele.
Se você pretende viajar de veículo pela estrada, é necessário prever a possibilidade de nela estar uma pessoa que não terá que sair do caminho para o gramado para dar lugar a um carro que passa.
Além disso, ao construir um plano, preste atenção à direção das encostas ao longo das quais a água fluirá dos caminhos.
Etapa nº 1 - marcação e escavação
Depois de traçar o plano, você pode começar a marcar o local. Para isso você precisa de uma fita métrica e um cordão. Uma série de estacas são cravadas ao longo do caminho proposto, sobre as quais a corda é puxada.
Após a marcação do local, iniciam-se os trabalhos de escavação. Sua complexidade é determinada pela densidade do solo em seu local.Se o solo for argiloso denso e futuramente se planeja trazer solo a granel para o local, basta simplesmente nivelar a superfície da argila.
Se o solo for mais complexo, devem ser retirados 30-35 cm de sua superfície em toda a área destinada ao assentamento.
Depois de cavar uma vala, coloque uma fina camada de areia no fundo, nivele e compacte bem. Depois disso você precisa cobrir esta camada geotêxteis. Estas precauções protegerão a área da germinação de ervas daninhas e evitarão a possibilidade de penetração de águas subterrâneas.
Geotêxteis deve ser colocado firmemente. As listras adjacentes devem se sobrepor em 15 a 20 centímetros. Ao longo da borda da vala, a tela deve ser levantada pelo menos 20 centímetros.
Etapa nº 2 - disposição da camada de drenagem
Para organizar a drenagem para coleta e escoamento de água, é necessário colocar no fundo da vala uma camada de brita de fração não superior a 40 milímetros. A espessura da camada deve ser de 15 a 18 centímetros. Isso evitará o inchaço da superfície da pista no futuro.
Depois de concluídas as obras da camada de drenagem, costuma-se iniciar a instalação dos meios-fios. Eles são feitos de uma variedade de materiais - pedra, concreto, tijolo, plástico, madeira, etc.
O tipo tradicional de meio-fio mais popular é o concreto, mas recentemente os meios-fios feitos de plástico durável e barato se espalharam.
Os meios-fios de concreto e pedra são fixados com argamassa, enquanto os meios-fios de plástico são fixados com cunhas especiais vendidas com eles.
Etapa nº 3 - fundação para alvenaria
Existem três tipos de base utilizados para assentamento de lajes em passarelas: base de concreto; base de cimento-areia; base feita de areia compactada.
Uma base de concreto é mais cara que outras, por isso só é utilizada quando há cargas elevadas nas telhas colocadas no local. Se a carga for pequena e o solo for forte, você pode fazer uma base simples de areia. Mas a solução mais popular é uma base de cimento e areia, adequada em quase todos os casos.
Base de concreto - cara, mas de alta qualidade
A colocação da fundação de concreto deve começar com reforço. Uma malha de metal soldada pronta com tamanho de célula de 100x100 milímetros é perfeita para isso. Você também pode usar canos, fios, hastes antigas, etc. Você precisa fazer uma treliça a partir deles e amarrar as interseções com arame.
A malha resultante deve ser instalada acima da camada de drenagem a uma altura de 3 a 5 centímetros, para isso podem-se utilizar suportes de pedra ou qualquer metal. Se a vala permanecer muito profunda nesta etapa da obra, o espaço excedente pode ser preenchido com areia compactada.
Depois disso, a mistura de concreto é preparada. O cimento PC 400, a areia e a brita são misturados na proporção de 1:2:2. É melhor encomendar a mistura de concreto ao fabricante para que ele a entregue diretamente em sua obra.
3-5 dias após o preenchimento da vala com concreto, você pode começar a colocar lajes de pavimentação.
Areia e cimento - uma base para todos os gostos
Se os ladrilhos forem assentados sobre uma mistura de cimento e areia, devem ser misturados na proporção de 1:5. A espessura da camada de mistura seca de areia e cimento é geralmente de 12 a 15 centímetros. Se a vala for muito profunda, pode-se fazer o mesmo que no caso de uma base de concreto - colocar areia de rio sob a base e compactar bem.
No assentamento de lajes, a base deve estar seca. Não deve ser instalado em tempo chuvoso, nem antes ou depois da precipitação. Após o enchimento, a mistura deve ser bem compactada para que fique uniforme. Isso tornará o próximo trabalho de colocação de ladrilhos muito mais fácil.
Base arenosa - se o solo for forte
A areia da fundação não deve conter cal e argila. Areia de rio é preferida para uso. A areia da pedreira deve ser lavada. Após o aterro, essa base deve ser bem regada, compactada e nivelada.
Etapa nº 4 - processamento de ladrilhos
As lajes de pavimentação são geralmente tratadas com um composto hidrofóbico antes de iniciar o processo de assentamento. Os ladrilhos tratados desta forma não são lavados pela água, toleram bem as geadas e duram mais do que o normal.
O procedimento de tratamento também protege o ladrilho da destruição de sua superfície por fungos e mofo.
Os ladrilhos devem ser mergulhados em solução hidrofóbica e secos duas vezes. Ao fazer este trabalho, você pode percorrer todos os azulejos que possui e selecionar os de maior e menor qualidade, para poder distribuí-los pelas áreas mais e menos visíveis da área a ser disposta.
Etapa nº 5 - traçando caminhos
Se a base dos caminhos for de concreto, as lajes geralmente são assentadas sobre uma camada de argamassa de cimento. A solução deve preencher tanto quanto possível as juntas, cuja espessura não deve ultrapassar três milímetros. Os ladrilhos assentados são nivelados com martelo de borracha.
A colocação de ladrilhos sobre bases de cimento-areia e areia simples é feita de forma diferente. O colocador dos ladrilhos fica em um trecho do caminho livre de ladrilhos, coloca os ladrilhos à sua frente e, gradativamente, volta para as áreas que ainda não foram tratadas.
Cada pedra torneiras martelo de borracha. Isso é necessário para fixá-lo na pista. Se a superfície do caminho for irregular antes do assentamento dos ladrilhos, pode-se adicionar ou retirar um pouco de areia ou uma mistura de cimento-areia. Terminada a obra, o caminho é coberto com uma fina camada da mesma mistura. Em seguida, esta mistura é varrida com um pincel nas costuras restantes após a instalação.
Depois de colocados todos os ladrilhos, resta regar o caminho duas vezes - imediatamente após a conclusão da instalação e após dois a três dias.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Abaixo segue um vídeo com passo a passo para assentamento de lajes de pavimentação:
Dicas úteis para assentamento de lajes de pavimentação:
Como você pode ver, não há nada complicado em colocar lajes de pavimentação. Mesmo um artesão doméstico novato pode dar conta dessa tarefa, basta seguir rigorosamente as instruções e seguir rigorosamente a tecnologia de trabalho, e então você obterá um caminho de alta qualidade que durará muitos anos.
Você tem alguma dúvida sobre o tema do artigo? Você pode perguntar na seção de comentários e nossos especialistas tentarão respondê-las o mais rápido possível. Se você mesmo teve que colocar lajes de pavimentação, compartilhe sua própria experiência com nossos leitores. Conte-nos se houve alguma dificuldade durante o seu trabalho e como você conseguiu superá-la.