Encher o sistema de aquecimento com refrigerante: como encher com água ou anticongelante
Todos os anos, no final da época de aquecimento, os circuitos autónomos de água, que diligentemente abasteciam os proprietários de calor, são libertados de água ou do anticongelante que a substitui. Com o início dos primeiros dias frios, o sistema de aquecimento é novamente abastecido com o refrigerante necessário ao seu funcionamento.
Vale a pena se familiarizar com o procedimento para realizar este difícil trabalho e com os equipamentos necessários para evitar erros. Neste material falaremos sobre como encher corretamente o sistema com água e refrigerante anticongelante, as regras que devem ser seguidas durante o processo de trabalho, bem como calcular corretamente a quantidade de refrigerante.
O conteúdo do artigo:
Como encher o circuito de aquecimento com água?
Devido à fluidez e alta capacidade calorífica, são utilizados para transferir calor da caldeira para os consumidores. refrigerantes, entre os quais a água ocupa o primeiro lugar.
É usado para preencher até mesmo os sistemas de aquecimento mais espaçosos. Está disponível publicamente e é barato, o que determina a mais ampla gama de aplicações.
Tanto a água bombeada de reservatórios naturais ou poços quanto a água da torneira apresentam muitas impurezas e inclusões minerais. Ao ferver, as impurezas depositam-se como incrustações nas paredes da caldeira e formam protuberâncias de composição semelhante nos tubos.
Estes depósitos são extremamente prejudiciais para sistemas com as mais recentes modificações de unidades de aquecimento. Portanto, a água deve primeiro ser purificada, fervida ou, se os recursos permitirem, adquirir um destilado.
A segunda desvantagem da água é a sua capacidade de conter oxigênio, o que causa corrosão do metal.Devido à elevada mineralização, aliada ao oxigénio libertado durante o aquecimento, não é recomendável mudar a água dos circuitos de aquecimento mais do que uma vez por ano.
As vantagens significativas da água como refrigerante são sua viscosidade e capacidade térmica ideais. Ele acumula e libera calor melhor que o anticongelante em 15-20%. É inferior a eles em fluidez, por não vazar pelas vedações das conexões destacáveis do sistema, e em viscosidade, por se movimentar mais rapidamente pelas tubulações.
Cálculo do volume de refrigerante para enchimento
Para encher corretamente o seu próprio sistema de aquecimento com água, você precisa determinar quanta água é necessária em litros. Você mesmo pode calcular o volume do refrigerante sem problemas.
Para fazer isso, você precisa resumir:
Vsistema aquecimento =Vcaldeira +Vtanque de expansão +Virradiar. +Vtubos
O volume útil da caldeira é normalmente indicado pelo fabricante na documentação técnica dos equipamentos que produz. A capacidade dos radiadores seccionais é a mesma. Se tal informação não puder ser encontrada, então existem indicadores médios.
V de uma seção do radiador dependendo do material da carcaça:
O volume total do radiador é encontrado multiplicando este valor pelo número de seções.
Vtanque de expansão o tipo fechado é selecionado antes da compra para que seu volume útil seja igual ou ligeiramente superior ao volume da água, levando em consideração a dilatação térmica. Isto significa que este parâmetro também deve ser conhecido.
Para sistemas de aquecimento de tipo aberto com tanque de expansão comunicando-se livremente com a atmosfera, o volume é medido de acordo com as dimensões reais.
Volume em tubos:
Tubos V = 0,786×D2×L
onde D é o diâmetro interno dos tubos, L é o comprimento dos tubos.
O volume do sistema será então igual a:
Sistema V = V tubos + V caldeira + V tanque de expansão + V consumidores.
Onde V consumidores é a soma dos volumes, caldeira e demais dispositivos. Seus volumes podem ser encontrados na documentação técnica ou calculados. O volume calculado precisa ser aumentado em 15-20 por cento, ou seja, multiplicando por 1,15 ou 1,20.
Um método mais trabalhoso é encher o sistema com água da torneira e depois drená-lo, medindo o volume com um medidor ou medindo recipientes.
Às vezes é usada água da torneira, mas isso reduz bastante o tempo de funcionamento do aquecimento. Ao economizar um rublo, perdemos milhares. Neste caso, é melhor passar a água por membranas especiais ou filtros catiônicos químicos.
Para abastecer o aquecimento, também precisamos de mangueiras adaptadoras e uma bomba para bombear o líquido.
Dependência da técnica de preenchimento da causa
Os princípios de preenchimento influenciam a sequência do trabalho. Se este for um sistema novo, então o verificamos visualmente e realizamos testes, testes de pressão com excesso de pressão, bombeamento de ar ou líquido de aproximadamente 2-2,5 atmosferas (a norma é 1,25 parte da pressão de trabalho, mas não inferior a 2 atmosferas ). Usando o manômetro, verificamos se não há queda de pressão.
Para encher pequenos circuitos de aquecimento, você pode usar uma bomba automotiva em vez de um compressor. Às vezes, o teste de pressão é realizado diretamente com o líquido por meio de uma bomba centrífuga, previamente conectada tanque de expansão para o sistema. Para pequenos volumes, pode ser utilizada uma bomba manual com compartimento de líquido.
Se limparmos periodicamente o sistema e repormos a água, devemos primeiro drenar o líquido e preparar um local ou recipiente para ele. Depois de esperar que o refrigerante esfrie, aliviamos o excesso de pressão desparafusando o bico.
No ponto superior abra a válvula ou Válvula Mayevsky para se comunicar com a atmosfera. No ponto mais baixo, abra gradualmente a válvula de drenagem. Quando aberto abruptamente, ocorre golpe de aríete, causando danos. Você precisa ter cuidado aqui.
Após drenar o refrigerante, enchemos o sistema com líquido de lavagem e utilizamos uma bomba para garantir sua circulação.
Em seguida, são lavados com água limpa com aditivos e um neutralizador desenvolvido para neutralizar os aditivos da primeira lavagem.
Após estas operações, como no primeiro caso, é realizado o teste de pressão do aquecimento. Vazamentos e pontos fracos identificados geralmente ocorrem em áreas de soldagem e conexões roscadas.
As baterias de ferro fundido são equipadas com juntas de conexão, que secam com o tempo, tornam-se ásperas e vazam quando resfriadas. Eles devem ser substituídos e as baterias devem ser apertadas adicionalmente.Após o trabalho de reparo, o teste de pressão é realizado novamente e se o resultado for positivo, passamos para a próxima etapa.
O sistema de aquecimento é abastecido com água pelo ponto inferior e o superior aberto. Depois de ligada a bomba eléctrica, bombeamos água para o sistema através da torneira. Além disso, a torneira é aberta até a metade ou menos para excluir martelo hidráulico. Aos poucos o sistema vai enchendo, o que é confirmado pelo ruído do movimento da água e um leve gorgolejo. Terminamos quando a água começa a fluir do ponto superior.
Em seguida, começamos a sangrar o ar dos eletrodomésticos conectados, caldeira, caldeiras, tanque de expansão com membrana e baterias usando torneiras e válvulas existentes. Em seguida, conectamos uma mangueira transparente ao ponto superior do sistema, que baixamos em um recipiente com refrigerante.
Depois de ligar a bomba, enchemos adicionalmente o aquecimento até que a água flua da mangueira transparente para o recipiente sem bolhas de ar.
Se possível, você pode enrolar o sistema de bombeamento com uma mangueira e circular o líquido refrigerante várias vezes. Isso fornecerá desgaseificação adicional. E por fim, bombeiam o ar atrás da membrana expansora, fornecendo a pressão necessária para o funcionamento da bomba de circulação de aquecimento, que ligamos para funcionar sem aquecimento.
Para verificar totalmente a qualidade do enchimento do sistema, é necessário ligar o aquecimento experimentalmente e, com base no aquecimento, determinar a ausência congestionamentos de ar e uniformidade de aquecimento usando um termovisor ou medidor de temperatura infravermelho.
Ao mesmo tempo, por meio de torneiras ou termostatos modernos, a temperatura dos ambientes é regulada e regulada. A eficácia do isolamento térmico também é avaliada. É necessário fornecer água purificada e um meio de adicioná-la ao sistema para eliminar perdas por evaporação. Todas essas ações foram projetadas para garantir um funcionamento de aquecimento sem problemas no inverno.
Regras para aquecer maquiagem
Recentemente, o aquecimento individual começou a ser instalado não só em casas particulares, mas também em apartamentos. Geralmente instalado caldeiras de circuito duplo, tendo um módulo de recarga.
E é mais fácil aprender a recarregar as baterias do que chamar um especialista, para isso:
- Abra a torneira na parte inferior da caldeira, a seguir, no ponto superior do sistema existe uma válvula de liberação de ar e quando aparecer água feche-a e a torneira de reposição.
- Ligue a caldeira e se você ouvir borbulhar e borbulhar na bomba, remova o invólucro externo da caldeira e encontre-o.
- Enfraquecer, mas não desparafuse os parafusos uma chave de fenda para sangrar o ar até que a umidade apareça. A bomba possui uma tampa para esse fim, aparafusada com parafusos. Embora as instruções digam que essas caldeiras possuem dispositivos automáticos de liberação de ar, elas não podem removê-lo totalmente.
Especialmente ao iniciar o aquecimento pela primeira vez, é necessário aquecer gradualmente e suavemente o líquido refrigerante para evitar danos por golpe de aríete. Não é possível ligar imediatamente a caldeira na potência máxima. Ao parar o aquecimento, também é importante baixar lentamente a temperatura.
Isto é especialmente importante para redes de aquecimento longas que apresentam deformação e expansão térmica significativas.A partir dessa expansão ou compressão, presa por fixadores ou formas, formam-se tensões, que são descarregadas abruptamente, transmitindo o choque ao líquido.
O líquido, dependendo dos trechos do fluxo, pode aumentar a força de impacto e causar destruição em outro local, geralmente em curvas. E se ocorrer ressonância, as cargas aumentam significativamente e os tubos até quebram suas fixações. Eles começam a “brincar” e “dançar”.
Quando os tubos são rapidamente preenchidos com líquidos, devido às bolsas de ar, também se formam aumentos de pressão, que são descarregados pelo golpe de aríete. É daí que vem a recomendação de escoar e encher o aquecimento lentamente, abrindo a torneira um quarto ou até a metade.
Os fenômenos de ressonância variam dependendo do tamanho, peso, fixações, espessura do depósito e outros fatores. Isto impõe restrições adicionais. Você precisa levar seu tempo e ter cuidado.
É por isso que o projeto de redes de aquecimento para empresas e prédios de apartamentos é feito por especialistas que levam em consideração diversos fatores. O aquecimento de casas individuais é feito de acordo com projetos padrão.
O progresso tecnológico e os equipamentos domésticos inteligentes mais baratos permitem controlar e alterar os parâmetros de aquecimento remotamente através de um smartphone.
O principal é estar dentro da área de cobertura das comunicações celulares e da Internet. Isso amplia ainda mais as possibilidades de aproveitamento da água, pois podem ser tomadas medidas oportunas para evitar o seu descongelamento.
Outras comodidades, como aumento da temperatura ambiente antes da chegada e modo de economia durante a partida, estão incluídas.
A escolha da água para aquecimento é aconselhável se for fornecido um sistema de aquecimento de reserva. Se o aquecimento for utilizado periodicamente no inverno ou houver possibilidade de desligamento e degelo do equipamento, é preferível utilizar líquidos anticongelantes. Por exemplo, em uma dacha com visitas de curta duração típicas da vida na dacha de inverno.
Reabastecimento com líquido refrigerante não congelante
Antes de descobrir como encher vários sistemas de aquecimento com líquidos anticongelantes ou anticongelantes, você deve entender seus tipos.
Para o funcionamento normal dos sistemas de aquecimento, o anticongelante (anti-contra, congelamento-congelamento) deve ser:
- não tóxico, excluindo a possibilidade da menor ameaça às pessoas;
- não inflamável, e seus pares são à prova de explosão;
- inerte aos materiais com os quais o sistema de aquecimento é feito;
- ter uma capacidade térmica não inferior ao seu valor calculado;
- seja fluido.
Na sua forma “pura”, o anticongelante é agressivo e pode destruir tubulações, caldeiras e dispositivos de aquecimento. Para reduzir ou eliminar completamente as propriedades negativas dos líquidos anticongelantes, eles são diluídos em água nas proporções especificadas pelo fabricante das composições.
Também são utilizados aditivos: anticorrosivos, estabilizantes, de limpeza, antiespumantes e outros. Quanto menos água, menor será o ponto de congelamento e maior será o custo. Ao diluir o anticongelante, geralmente é necessário adicionar os aditivos que acompanham o kit.Os aditivos funcionam em uma certa concentração.
As composições não podem ser utilizadas sem um complexo de aditivos, pois fornecem os parâmetros especificados. Pelo mesmo motivo, não é recomendado misturar refrigerantes diferentes, principalmente com bases diferentes. Sua vida útil é drasticamente reduzida. Os anticongelantes possuem alta viscosidade e não podem ser utilizados em aquecimento com circulação natural.
A vida útil média dos refrigerantes orgânicos é de 3 a 5 anos, após os quais os aditivos perdem suas propriedades e o líquido se torna agressivo. Ao substituir, o anticongelante antigo deve ser bombeado e encaminhado para descarte, o que aumenta ainda mais os custos.
Os carros já usaram água para resfriamento, mas agora isso é raro. Atualmente, no mundo, mais de 70% dos sistemas de aquecimento funcionam com água, mas a percentagem está a diminuir constantemente. A razão que impede o uso generalizado de anticongelante é o seu alto custo e o aumento dos requisitos de equipamento, a toxicidade e a necessidade de seu descarte.
Para uma remoção mais completa, o anticongelante que já passou de sua vida útil é drenado em um estado aquecido a 45 graus.
Já os principais equipamentos são voltados para água e os fabricantes, que valorizam sua reputação, muitas vezes indicam que não garantem o funcionamento com anticongelante. Ou indique o tipo de anticongelante permitido sob certas condições. Experimentar sozinho é perigoso.
Os compostos anticongelantes são críticos para o superaquecimento. Eles começam a se decompor e formar gases e depósitos sólidos. Ocorrem bloqueios de ar, marcas de queimaduras em caldeiras e falhas de equipamentos.
Em temperaturas de 80 graus ou mais, inicia-se a formação de vapor, por isso as caldeiras modernas possuem aquecimento de até 75 graus, apoiado por automação.Se for excedido, ocorre um desligamento de emergência da caldeira. Com refrigerantes orgânicos, a temperatura é reduzida para 70 graus.
Para o funcionamento seguro do circuito de aquecimento com anticongelante, é necessário um sistema automático que desligue a unidade de aquecimento quando a temperatura for ultrapassada. Se não existir tal dispositivo no circuito do sistema de aquecimento, o anticongelante não deve ser usado como refrigerante.
Normalmente, a documentação técnica de caldeiras e equipamentos indica o tipo de refrigerante. O uso de outro refrigerante isenta a responsabilidade do fabricante e encerra o serviço de garantia.
Para reabastecer os sistemas de aquecimento, são produzidos refrigerantes à base de etilenoglicol, propilenoglicol e glicerina.
Etilenoglicol mais barato
A desvantagem é a toxicidade; uma dose de 100-250 gramas é letal para humanos. Possui a terceira classe de perigo de acordo com GOST. Os vapores também são tóxicos. A norma MPC permitida é de 5 miligramas/metro cúbico. metro. Portanto, não pode ser utilizado em sistemas de aquecimento abertos. Também proibido para caldeiras de circuito duplo, pois é possível que o produto vaze para a linha de abastecimento de água quente.
Para eliminar isso, os artesãos aumentam a pressão do abastecimento de água do que a pressão de aquecimento. Mas isso não oferece uma garantia total e pode causar, se danificada, a falha da caldeira. A utilização de etilenoglicol só é permitida em sistemas de aquecimento fechados.
Vazamentos e fugas de aquecimento são muito prováveis. Se o sistema for preenchido com um produto barato, mas tóxico, à base de etilenoglicol, os vazamentos podem representar um risco à saúde dos proprietários. O preço relativamente baixo é a razão da sua aplicação. Você não pode comprar saúde como compra anticongelante. Portanto, a escolha é sua.
O etilenoglicol tem capacidade de penetração e agressividade 1,5-3 vezes maior em relação às vedações.
Anticongelantes e anticongelantes automotivos não devem absolutamente ser usados, pois contêm mais aditivos tóxicos.
Para refrigerantes de glicol:
- A temperatura máxima não deve ultrapassar 70 graus, o que aumenta ainda mais o tamanho das baterias.
- A viscosidade é 40-60% maior e o bombeamento requer 1,5 - 2 vezes mais potência do motor e minimização de curvas, dobras e aumento do tamanho do tubo.
- A expansão volumétrica durante o aquecimento é 140-150% maior, é necessário um volume maior do tanque de expansão na mesma quantidade.
- A densidade é 15–20% maior e as características de resistência aumentam.
A construção de um novo sistema projetado para o uso de refrigerantes sintéticos custa 1,3 a 1,5 vezes mais do que a construção de um análogo de água. O custo considerável do próprio líquido anticongelante também não deve ser esquecido.
O retrabalho do fluido de água também não é utilizado, pois a vida útil é reduzida e, consequentemente, fica mais caro. As misturas de glicol também são agressivas ao zinco, causando descamação e formação de lama que obstrui completamente os tubos. Em estruturas mais antigas, os tubos galvanizados são comuns.
No entanto, tendo em conta as desvantagens acima, o etilenoglicol ainda é utilizado. O enchimento dos sistemas só é necessário depois de todos os equipamentos do sistema de aquecimento estarem adaptados para o enchimento com anticongelante.
Uma característica especial é a necessidade de localizar o equipamento de reabastecimento em superfícies impermeáveis para evitar a entrada de glicol nos espaços residenciais e o controle cuidadoso das conexões das mangueiras adaptadoras. Embora artesãos habilidosos façam isso ao encher com qualquer anticongelante.
Especificações do uso de propilenoglicol
Recentemente, tem substituído ativamente outros tipos de refrigerantes, embora seus parâmetros físicos e técnicos quase não sejam diferentes do etilenoglicol e exijam quase as mesmas mudanças nos equipamentos do sistema de aquecimento.
De acordo com GOST, pertence à segunda classe de perigo e também requer descarte. Vapor MPC – 7 miligramas/cúbico. metro.
As vantagens deste refrigerante anticongelante:
- relativamente ecológico e inofensivo para as pessoas. Esta é a principal razão pela qual muitos fabricantes o recomendam agora para caldeiras de circuito único e duplo;
- tem propriedades lubrificantes, o que facilita o funcionamento das bombas;
- não congela quando a água evapora completamente, mantendo a fluidez;
- atividade de corrosão muito baixa, e com aditivos melhora ainda mais;
- Quando derramado, basta enxaguar com água e limpar.
O líquido de polipropilenoglicol tem desvantagens. Esse
seu custo, que é 1,5 a 2 vezes maior que o do etilenoglicol, porque é produzido principalmente no exterior. O líquido é agressivo para tubos metálicos e não é compatível com dutos construídos com tubos galvanizados, pois ao entrar em contato com o zinco, os aditivos da composição perdem suas propriedades.
Em temperaturas acima do nível permitido, a decomposição começa com a formação de gases, espuma e sedimentos sólidos insolúveis.
Apesar de todas essas desvantagens, é considerado um dos melhores refrigerantes.
Características dos refrigerantes de glicerina
Tão inofensivo quanto o propilenoglicol em temperaturas aceitáveis. Historicamente, foram os primeiros a serem utilizados para esses fins, obtendo glicerina a partir da gordura. O estreito não é perigoso. A vantagem é o preço, que é inferior ao do propileno, permanecendo superior ao do etilenoglicol. Portanto, é usado por falsificadores para diluir o polipropilenoglicol.
Mesmo alguns fabricantes europeus acrescentam cerca de 10%, por isso é preciso ter cuidado e ler a composição. Por outro lado, na União Europeia, a glicerina não é utilizada como principal componente refrigerante.
A glicerina tem limites de temperatura mais amplos - até 105 graus. Classe de perigo dois.
Imperfeições:
- Quando as temperaturas máximas são ultrapassadas, a decomposição libera gases tóxicos com odor desagradável.
- Quando evaporado, torna-se gelatinoso, começa a queima e a decomposição; é necessário compensar regularmente a evaporação adicionando destilado.
- Eles aumentaram a viscosidade e requerem tubos de maior diâmetro.
- Espuma facilmente, o que é parcialmente eliminado por aditivos.
- Possui maior capacidade de penetração e requer o uso de juntas de paronita e Teflon.
É altamente corrosivo e há muito tempo rejeitado pelas montadoras. Devido aos aditivos modernos, isto é reduzido e eliminado. Sim, mesmo com uso adequado.
Os refrigerantes de glicerina, entretanto, são mais recomendados que os de etilenoglicol por serem inofensivos e, com um complexo de aditivos, funcionam satisfatoriamente em redes de aquecimento. O problema é que, em busca de dinheiro, eles produzem produtos sem uma gama completa de aditivos ou mesmo sem eles. Você precisa ter cuidado ao comprar.
Um tipo especial inclui sistemas de aquecimento com caldeiras a eletrodo, nos quais o refrigerante também é um elemento de aquecimento. O aquecimento ocorre quando a corrente flui através da solução durante sua ionização.
A solução, além do acima exposto, deve ter uma resistividade elétrica calculada da ordem de 3,5 - 4 KOhm×cm. Para isso, utiliza-se uma solução aquosa ou uma solução de propilenoglicol com aditivos, que criam as características elétricas necessárias.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
O vídeo apresentará claramente o processo de enchimento do circuito de aquecimento e configuração do tanque de expansão:
Comum a todos os refrigerantes é a gradualidade na inicialização do sistema. A temperatura deve ser aumentada lentamente, passo a passo, não só por causa do refrigerante, mas também por causa dos aditivos, que também alteram suas propriedades com a temperatura.
O processo de enchimento dos sistemas com água e anticongelante é semelhante, mas os requisitos de qualidade de trabalho e segurança no enchimento com anticongelante são cada vez maiores. Os anticongelantes vencidos requerem recipientes descartáveis e remoção para descarte.
Se você tiver dúvidas sobre o tema do artigo ou já tiver experiência no enchimento de sistemas de aquecimento com refrigerante, compartilhe com nossos leitores. Deixe seus comentários no final do artigo.
Não entendo por que o anticongelante é usado em sistemas de aquecimento? A única propriedade que nos agrada é o baixo ponto de congelamento. Somos obrigados a lutar praticamente com todos os seus outros parâmetros, pois prejudicam o sistema de aquecimento e a nós. Bem, por que o problema extra? A água, se filtrada e amolecida, é o melhor refrigerante sem qualquer agressividade interna ou externa.
Olá. Na minha opinião, você está absolutamente certo. As propriedades técnicas do anticongelante não correspondem às do refrigerante clássico e podem danificar o sistema de aquecimento. Até os fabricantes de dispositivos de aquecimento escrevem sobre a inadequação do uso de anticongelante, mas, infelizmente, nas condições climáticas russas, as pessoas preferem ignorar essas recomendações.
De alguma forma, nunca pensei em drenar a água do sistema. No verão, é claro, o aquecimento não é necessário. E no outono, simplesmente adicionei a água evaporada e pronto.Ou não é possível fazer isso? Preciso drenar o líquido refrigerante todos os anos e colocar um novo? Também tenho medo de que possa surgir um bloqueio de ar em algum lugar se eu mesmo tentar trocar a água. Dona, ainda sou jovem e não sei fazer tudo, mas gostaria muito de aprender.
Olá. Você precisa drenar o refrigerante:
1. Ao eliminar vazamentos.
2. Substituição de radiadores.
3. Limpando o sistema.
4. Troca do refrigerante.
A drenagem completa da água após a estação de aquecimento não é necessária e até prejudicial.
Ao abastecer ou adicionar líquido refrigerante ao sistema, preciso desligar a bomba de circulação? Obrigado.
Meu marido e eu decidimos adicionar anticongelante ao sistema de aquecimento, porque... houve congelamento e danos devido a quedas de energia. Diga-me, por favor, meu marido quer preencher sozinho, talvez seja melhor chamar um especialista? Pelo que entendi, se nós mesmos mudarmos, a caldeira pode não funcionar corretamente.
Olá. É melhor convidar um especialista para abastecer o anticongelante. Este é um processo trabalhoso e com muitas nuances técnicas. Mas, em geral, a maioria dos fabricantes de caldeiras não recomenda o uso de anticongelante.
As razões para isso são muitas - por exemplo, as características técnicas da água e do anticongelante são diferentes em termos de capacidade térmica, expansão, resistência à temperatura, substâncias formadas como resultado de sedimentos térmicos que prejudicam o sistema, sua fluidez, permeabilidade, toxicidade, e assim por diante. É muito mais fácil instalar um UPS ou escolher uma caldeira eletricamente independente.
Temos uma caldeira Lemax.O cupom diz que a garantia do fabricante da caldeira será válida ao reabastecer com anticongelante Thermagent, Thermagent - 30 já foi adquirido conosco. A água estava gelada, havia danos, então decidimos tentar anticongelante. Você pode me dizer o que devo prestar atenção especial ao fazer a manutenção do sistema?
Olá. Mais importante ainda, preste atenção ao fato de que o agente térmico é mais fluido que a água, portanto, antes de despejar, verifique cuidadosamente todas as juntas para obter uma vedação de alta qualidade. E, claro, leia as instruções de operação com mais atenção.
Observe também que este anticongelante não pode ser utilizado em sistemas com tubos galvanizados; não pode ser levado à ebulição; é aconselhável instalar um tanque de expansão de pelo menos 15% do volume do sistema e escolher a bomba de circulação adequada, bem como outras recomendações do fabricante indicadas na embalagem do produto.
“O cupom diz que a garantia do fabricante da caldeira será válida na recarga do anticongelante Termagent” - você poderia tirar uma foto do cartão de garantia e retirar os dados pessoais do editor e nos enviar, pois o fabricante, ao ligar para a linha direta , respondeu que o uso de anticongelante à base de propilenoglicol é permitido, mas não obrigatório. Embora este ponto precise ser esclarecido com o técnico, que só estará lá na segunda-feira. Seria interessante olhar este ponto do seu documento e verificar com a empresa fabricante após o fim de semana as respostas para outros usuários. E se possível, indique o modelo específico de caldeira Lemax que você adquiriu.
Sim, a propósito, observe que foi afirmado acima que é indesejável o uso de anticongelante e isso é verdade se você tiver a oportunidade de usar um refrigerante natural adequado às suas propriedades físicas sem congelar. Mas, vamos fazer uma observação: novamente, em alguns casos os sistemas congelam devido ao clima ou você tem que sair de casa por um longo período. Portanto, observe as recomendações do fabricante da caldeira (se você pode usar anticongelante ou não) e observe que o etilenoglicol não é estritamente recomendado na maioria dos casos. Se você usar um refrigerante, seja propilenoglicol mais seguro. Você também deve ter cuidado com o sistema de aquecimento para que seja adequado para este tipo de refrigerante.
Todo líquido refrigerante é prejudicial ou, com o tempo, corrói as juntas e os radiadores começam a vazar. Diluí água destilada com álcool, chegando a 30 graus, para que o sistema não congele em geadas de 30 graus.Na dacha são 20 seções de radiadores, foram usados apenas 4 litros de álcool e 11 litros de destilado. Custo - 500 rublos.
É divertido verificar o volume do sistema, enchê-lo, drená-lo e medi-lo. Não seria mais fácil usar apenas um hidrômetro?