Guindaste Mayevsky: dispositivo, princípio de operação e visão geral dos diagramas de instalação típicos
As linhas de aquecimento de água apresentam uma característica. Quando as tubulações estão cheias de água, parte do sistema permanece ocupada por almofadas de ar.O funcionamento normal do aquecimento de água nesses casos não é garantido, portanto o ar das tubulações deve ser removido manualmente.
A torneira Mayevsky ajuda a eliminar obstruções de ar - o mecanismo mais simples para sangrar o ar manualmente. No artigo que apresentamos, o princípio de funcionamento do dispositivo é analisado detalhadamente e são consideradas opções alternativas. As recomendações que fornecemos serão úteis na instalação e operação.
O conteúdo do artigo:
Design e princípio de funcionamento do dispositivo
Os guindastes de Mayevsky, familiares a muitos, foram feitos para serem controlados com uma chave especial ou uma chave de fenda mecânica. Ou seja, tais produtos não podem ser chamados de dispositivos automáticos.
Os protótipos modernos de guindastes Mayevsky - saídas de ar automáticas - foram um tanto melhorados pelos designers.
Os modelos automáticos funcionam sem qualquer intervenção de terceiros.
Mas na prática do encanamento existem várias variações de design das torneiras Mayevsky:
- manual de haste reta;
- manual de haste angular;
- flutuar verticalmente automático.
As opções manuais e automáticas são um pouco diferentes, pois as primeiras podem ser montadas em quase qualquer posição, enquanto as últimas só podem ser montadas na posição vertical.
As estruturas manuais são tradicionalmente montadas diretamente no corpo dos painéis do radiador ou baterias.Os respiradouros automáticos, via de regra, são projetados para instalação em linhas em pontos do sistema de aquecimento de difícil acesso para manutenção.
O princípio de funcionamento do guindaste Mayevsky baseia-se na interação das peças mais simples. Os projetos manuais representam, na verdade, uma válvula de agulha convencional.
Os elementos de tal válvula são:
- A caixa é metálica.
- Haste com rosca e ranhuras passantes.
- Tampa com canal para saída de ar.
- Vedação de anel de borracha.
O latão é tradicionalmente escolhido como material para a fabricação das torneiras Mayevsky. É verdade que uma parte separada do mecanismo - uma tampa com canal de ar - pode ser feita de náilon, náilon ou plástico de alta temperatura.
O corpo de latão do dispositivo possui uma rosca ao longo do diâmetro externo da parte inferior. Esta parte do corpo é aparafusada na sede do plugue do radiador de aquecimento.
Operação do mecanismo de torneira manual
É simples. No estado normal, o parafuso da haste de controle é aparafusado até parar com a parte da agulha no invólucro anular do orifício de drenagem.
Quando for necessário liberar o sistema de uma trava de ar no radiador, o encanador (ou proprietário) usa uma chave inglesa ou chave de fenda para desparafusar o parafuso 2 a 3 voltas. Devido à grande diferença de densidade entre a água e o ar, este último flui primeiro pelo orifício de saída aberto.
Em seguida, o fluxo de ar passa pelas ranhuras longitudinais da haste e entra na área sob a tampa de náilon. A partir daí, a massa de ar é ejetada pelo canal de saída. Assim que o fluxo de ar para e a água segue, o encanador aperta o parafuso da torneira Mayevsky até parar. Isso completa o procedimento de liberação de ar.
Periodicamente o procedimento remoção de ar do aquecimento do contorno é repetido, pois não é possível sangrar todo o volume de ar de uma só vez.
Princípio de funcionamento das saídas de ar automáticas
A ação da metralhadora, seguidora do guindaste Mayevsky, parece um pouco diferente. O princípio de funcionamento de um produto semelhante, mas operando de forma automática, difere significativamente do padrão manual. A válvula automática de saída de ar está localizada em um corpo cilíndrico. Um mecanismo de flutuação é instalado dentro do cilindro.
A bóia do mecanismo é conectada por um sistema de alavancas a uma haste de agulha. Neste projeto, a haste possui uma posição vertical. Sua extremidade em forma de agulha atua como uma válvula que bloqueia ou desbloqueia o orifício na parte superior do cilindro. A entrada do meio ar-água é fornecida na parte inferior.
Devido à presença de água dentro do cilindro de ventilação, a bóia é elevada por pressão. A força de pressão pressiona a parte da agulha da válvula. Isso, por sua vez, fecha a saída superior.
Mas assim que o ar entra no cilindro, a força da pressão da água na bóia enfraquece e a parte da agulha da válvula desce. O orifício de calibração superior se abre, através do qual o ar é expelido. À medida que a bolha de ar desaparece, o cilindro é novamente enchido com água. A válvula é colocada por uma bóia na posição “fechada”.
Como é instalado o mecanismo de exaustão de ar?
A torneira manual Mayevsky é um dispositivo autovedante. O kit do produto inclui um O-ring feito de borracha, portanto não há necessidade de usar nenhum material de vedação adicional.
Tradicionalmente, a instalação de válvulas manuais para purga de ar deste tipo é realizada em conjunto com conexões de radiador (1 dm x ½ dm; 1 dm x ¾ dm). Como ferramenta de instalação, use uma chave de boca especialmente projetada para trabalhar com conexões e plugues.
A operação das válvulas Mayevsky (saídas de ar) é permitida apenas nos valores de pressão e temperatura especificados nas normas. Esses valores são determinados pelas características técnicas do dispositivo.
Características técnicas do respiradouro
As propriedades funcionais necessárias são apresentadas na tabela a seguir:
Especificações técnicas | Valor permitido | Unidades |
Pressão (trabalho) | 10 | ATI |
Temperatura (máxima) | 120 | ºС |
Diâmetro da passagem | 25,4 ou 20,0 | milímetros |
Diâmetro da rosca | 25,4 ou 20,0 | milímetros |
Ambiente de trabalho | água e outros líquidos não agressivos | — |
Vida | 20 — 25 | anos |
Classe de vazamento | "A" | — |
Durante a operação, não podem ser descartadas avarias na operação dos dispositivos. Uma razão frequente para a perda de desempenho dos guindastes Mayevsky são pequenos detritos movidos pelo refrigerante.
Caso a torneira entupa e não funcione mais, recomenda-se realizar uma manutenção simples:
- Isole o radiador do sistema com válvulas de corte.
- Libere aproximadamente 1/3 do volume de água da bateria.
- Remova o dispositivo da caixa da bateria.
- Limpe o orifício de passagem com um objeto pontiagudo fino (não metálico).
Os sistemas de aquecimento nem sempre estão equipados com radiadores que possuem plugues com furos prontos para torneiras Mayevsky. Nestes casos, os terminais das saídas de ar deverão ser feitos à mão. Não estão previstas dificuldades particulares nesta matéria. Basta fazer um furo para o tamanho de instalação da torneira e cortar a rosca.
O furo é feito com uma broca para metal e a rosca é cortada com um macho. Obviamente, o diâmetro da broca é escolhido 1 - 1,5 mm menor que o tamanho de instalação da torneira, e a torneira é exatamente do tamanho.
Características de inclusão no sistema de aquecimento
Existem algumas peculiaridades na instalação de válvulas de ventilação quando elas são aparafusadas no corpo dos bujões do radiador existentes. Os plugues do radiador geralmente são aparafusados na rosca esquerda.
A torneira gira para a direita e, portanto, o encanador precisa fixar o bujão com uma chave e ao mesmo tempo apertar a saída de ar com a segunda. Mas esses são detalhes técnicos que não faria mal nenhum que pessoas inexperientes conhecessem.
O diagrama de instalação de dispositivos de exaustão de ar também possui alguns recursos. Portanto, se o sistema do radiador for construído de acordo com um arranjo vertical de dispositivos, as válvulas de ventilação geralmente são colocadas em radiadores de aquecimento o nível mais alto.
Mas num esquema de ligação paralela, mesmo com estrutura vertical, as torneiras Mayevsky são instaladas em aparelhos de aquecimento dos níveis inferior e superior. Em geral, na prática hidráulica, a instalação em cada caso individual é feita levando em consideração o possível acúmulo de ar no sistema.
Se realizado instalação de sistema de aquecimento de acordo com o esquema horizontal, aqui, via de regra, cada dispositivo de aquecimento está equipado com saídas de ar. Em geral, é aconselhável equipar quase todos os equipamentos do sistema de aquecimento com válvulas de ventilação.
Na realidade deverão ser equipados os seguintes equipamentos:
- todas as baterias de aquecimento do sistema;
- compensadores, bypasses e dispositivos similares;
- gravadores e bobinas;
- tubulações do nível superior do sistema de aquecimento.
Algumas soluções de circuito prevêem até a colocação de uma torneira Mayevsky em toalheiros aquecidos. Aliás, existem à venda modelos de toalheiros aquecidos cujos designs têm entrada para a torneira Mayevsky.
Conselhos para o benefício do negócio
Antes de decidir comprar dispositivos de exaustão de ar, é recomendável estudar cuidadosamente diagrama de layout do instrumento no circuito de aquecimento.
Dependendo do grau de liberdade de acesso ao equipamento, devem ser instalados guindastes Mayevsky de modificação adequada.
Onde for difícil trabalhar com chave de fenda, os modelos chave na mão são mais adequados, e onde for difícil trabalhar com chaves, é aconselhável colocar dispositivos automáticos. Uma análise cuidadosa ajudará a tornar a manutenção do dispositivo mais eficiente e a economizar nas compras.
Os dispositivos manuais têm o design mais simplificado, por exemplo, em comparação com as saídas de ar automáticas.Mas, como mostra a prática, a simplicidade é a chave para a confiabilidade.
Se o sistema de aquecimento utilizar radiadores de ferro fundido, os toques manuais parecem mais confiáveis para tal sistema do que os automáticos. Enquanto isso, o grau de confiabilidade do projeto depende em grande parte da qualidade do metal (latão) do qual a ventilação é feita.
Você também pode mencionar a experiência de introdução de torneiras Mayevsky em circuitos de aquecimento construídos em tubos de plástico. Este material mantém pressão e temperatura estáveis de forma bastante confiável, mas é fraco contra golpe de aríete.
Instalação de torneira Mayevsky emparelhada com válvula de segurança ou completa equipe de segurança aumenta a confiabilidade do sistema para tais casos. Em geral, para circuitos onde a estabilidade da pressão é questionada, recomenda-se a utilização de torneiras como estabilizadores.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
O vídeo demonstra o princípio de funcionamento do guindaste Mayevsky e traz recomendações para sua instalação:
De design simples e fáceis de manter, as saídas de ar também são parte técnica integrante de qualquer sistema de aquecimento. A exclusão deliberada de dispositivos do sistema ameaça resultar em consequências graves, incluindo o descongelamento de baterias e tubos no inverno. É impossível ignorar as torneiras de Mayevsky; elas só precisam ser selecionadas para um sistema específico.
Por favor, escreva comentários no bloco abaixo. Conte-nos sobre sua própria experiência na instalação de saídas de ar mecânicas. Tire dúvidas, compartilhe sua opinião e fotos sobre o tema.
Moro no quinto andar, então quase todos os dias tenho que sangrar o ar que se forma no sistema. Instalei a torneira Mayevsky do modelo antigo, ou seja, purguei o ar com uma chave de fenda. Isto não é muito conveniente. Com base nas informações, não é recomendável instalar torneiras automáticas em radiadores de ferro fundido, é uma pena, ou o sistema de aquecimento precisa ser totalmente trocado.
Eu nem tinha torneira, mas sim um parafuso aparafusado no radiador, que deveria ser aparafusado com um pedaço de ferro removível. Depois ficou preso no cano e teve que ser substituído. O encanador me disse qual comprar, em geral o princípio é o mesmo, só que tem uma válvula que você gira com a mão, e não com um pedaço de ferro. Se eu soubesse que existiam opções automáticas, teria comprado melhor.
Em uma bateria de ferro fundido, apenas duas seções são quentes, alimentação e retorno, todo o resto é frio. Nem água nem ar são liberados. Há algum problema com o guindaste Mayevsky ou com a própria bateria?