Radiadores de aquecimento em ferro fundido: características da bateria, suas vantagens e desvantagens
O progresso tecnológico moderno praticamente não afetou os radiadores de aquecimento em ferro fundido em todos os 167 anos de sua existência.Os consumidores ainda escolhem esses aparelhos devido às diversas características positivas dos produtos.
E mesmo algumas deficiências não impedem a instalação de baterias de ferro fundido na instalação de sistemas de aquecimento. A seguir falaremos detalhadamente sobre todas as vantagens e desvantagens dos radiadores de ferro fundido, bem como as características que você precisa prestar atenção antes de comprar.
O conteúdo do artigo:
Vantagens dos radiadores de ferro fundido
A utilização de baterias de ferro fundido apresenta inúmeras vantagens que fazem com que opte por estes dispositivos para instalação de sistemas de aquecimento. Algumas qualidades positivas nem sempre são expressadas pelos vendedores nas lojas, embora também devam ser conhecidas e levadas em consideração na hora da compra.
Entre as vantagens das baterias de ferro fundido, destaca-se a resistência a parâmetros agressivos de refrigeração. Isso se deve ao material de que são feitos – o ferro fundido não sofre corrosão por muito tempo, mesmo em altas temperaturas.
Vários aditivos químicos ao refrigerante, assim como os óxidos de ferro formados nas tubulações principais, também não levam à destruição do ferro fundido.
Além da resistência a processos corrosivos, essas baterias apresentam as seguintes vantagens:
- possibilidade de reparo em caso de entupimento e vazamento;
- inércia de transferência de calor;
- Custo razoável;
- possibilidade de operação em altas temperaturas e alta pressão;
- alta porcentagem de transferência de calor devido à radiação;
- facilidade de instalação;
- longa vida útil.
Bloqueios e vazamentos da bateria podem ocorrer devido a falha do líquido refrigerante. Assim, a circulação de água não tratada com alto teor de sais de cálcio e magnésio em radiadores de ferro fundido leva ao longo do tempo a um estreitamento das cavidades internas. Isso prejudica a taxa de aquecimento das seções e a eficiência da transferência de calor.
Além disso, devido à alta temperatura da água nas baterias antigas, as juntas de interseção se desgastam gradualmente e pode ocorrer vazamento.
Os problemas associados à operação prolongada de radiadores de ferro fundido podem ser rapidamente eliminados no verão. As cavidades internas das seções são facilmente limpas de depósitos com uma ferramenta especial.
Devido à resistência do ferro fundido ao processamento mecânico, a qualidade dos radiadores não é prejudicada. Ao remontar as seções, você pode substituir imediatamente as juntas desgastadas.
O aumento da inércia na transferência de calor dos radiadores de ferro fundido é garantido pelo peso da estrutura e pelo grande volume interno do refrigerante.
Quanto ao custo de uma seção de ferro fundido, está na mesma faixa do preço de suas contrapartes de alumínio ou aço. Portanto, o custo de aquisição de baterias de ferro fundido não será superior ao de radiadores de outros materiais.
No entanto, os produtos de ferro fundido são muito melhor tolerados martelo hidráulico, resiste firmemente a aumentos de pressão de curto prazo até 16 bar.
A capacidade de operar em altas temperaturas e altas pressões é garantida pelo pequeno coeficiente de expansão térmica do ferro fundido. Entre todos os materiais com os quais são feitas as baterias de aquecimento, ele é o menor.
Por causa disso, o ferro fundido é mais resistente a microfissuras durante o uso prolongado. A mesma propriedade garante uma estanqueidade estável de conexões roscadas e juntas a uma pressão de 8 a 9 atmosferas.
E uma vantagem como a alta transferência de calor devido à radiação permite que radiadores de ferro fundido sejam colocados perto da parede. Para maximizar a direção da radiação térmica no interior da sala, é recomendável montar refletores especiais na parede atrás da bateria.
Além disso, os radiadores de ferro fundido são convenientes e fáceis de instalar. Seções de baterias de ferro fundido são conectadas a tubos e entre si por meio de conexões roscadas e juntas de paronita. Uma chave especial permite separar quaisquer seções sem remover os radiadores externos.
E a longa vida útil confirma mais uma vez a qualidade e confiabilidade deste equipamento de aquecimento - os radiadores de ferro fundido têm garantia de durabilidade de 50 anos.
Mas eles durarão tanto tempo apenas com manutenção regular, que consiste na remoção periódica de depósitos internos e substituição de juntas.
As vantagens listadas das baterias de ferro fundido tornam-nas indispensáveis em grandes divisões com uma extensa rede de aquecimento e elevada pressão de funcionamento.
Desvantagens das baterias de ferro fundido
Apesar das muitas vantagens, os radiadores de ferro fundido apresentam várias desvantagens. Isso foi facilitado tanto pelos recursos de design quanto pelas propriedades do próprio ferro fundido. Por exemplo, as baterias de ferro fundido têm dificuldade de integração em sistemas automáticos de controle de temperatura.
Devido à inércia da transferência de calor, é bastante difícil controlar a temperatura definida no ambiente. Afinal, depois de desligar a caldeira, os radiadores de ferro fundido liberarão calor por mais uma hora, aquecendo o ar circundante.
Existem também outras desvantagens, incluindo:
- grande volume de refrigerante;
- peso significativo de um radiador;
- uniformidade de projeto.
O grande volume de água na bateria também tem suas desvantagens. O aquecimento de todo o refrigerante requer mais tempo e recursos energéticos.
Além disso, aumenta a carga da bomba, que é forçada a bombear uma quantidade significativa de água em um ciclo de aquecimento.
O grande peso dos aparelhos também é uma desvantagem que preocupa mais os instaladores e departamentos de serviço do que os moradores.No entanto, ao montar você mesmo um sistema de aquecimento, você não pode prescindir de um assistente ao conectar a bateria de ferro fundido. O peso de uma seção é de cerca de 7 kg.
Uma desvantagem como a uniformidade de design se deve às características tecnológicas do ferro fundido - elas não permitem a criação de peças elegantes a partir deste material. As baterias parecem iguais.
Para diversificar a gama de modelos, as empresas fabricantes produzem radiadores de ferro fundido com um belo padrão na superfície, mas seu custo é 10 a 20 vezes maior que o preço dos modelos simples.
No entanto, se você não tiver fundos para modelos exclusivos caros, poderá comprar radiadores comuns e depois disfarçá-los usando tela da bateria.
Outra desvantagem é a vulnerabilidade do equipamento ao golpe de aríete. O fato é que o ferro fundido é um material forte, mas bastante frágil. De acordo com GOST 8690-94, os radiadores devem suportar uma pressão de curto prazo de 1,5 MPa.
Mas às vezes a pressão pode ultrapassar esse valor. Isso acontece quando a bomba arranca abruptamente e não há compensadores. Como resultado, as baterias de ferro fundido podem rachar ou estourar.
Em muitos casos, as vantagens dos radiadores de ferro fundido superam em muito as suas desvantagens.É este facto que ajuda essas baterias a manter uma boa posição no mercado de sistemas de aquecimento.
Características técnicas dos radiadores
A concorrência no mercado de radiadores é extremamente elevada, pelo que não existem muitos fabricantes que produzam e vendam baterias de ferro fundido no mercado interno.
Antes de comprar, você deve se familiarizar com as características técnicas dos radiadores de aquecimento em ferro fundido mais comuns. Isso permitirá que você escolha exatamente os produtos mais adequados para o sistema de aquecimento planejado ou existente.
Fabricantes de baterias de ferro fundido
Uma característica do mercado das baterias de ferro fundido é a grande participação dos custos de transporte no seu custo final. Portanto, modelos de fabricantes de países distantes não estão representados no mercado nacional.
As principais fábricas que oferecem baterias de ferro fundido são:
- Adarad (Turquia);
- Planta agregada de Cheboksary (Rússia);
- Viadrus (República Tcheca);
- Demrad (Turquia);
- Fábrica de equipamentos de aquecimento de Minsk (Bielorrússia);
- KIRAN (Ucrânia);
- Konner (China).
Existem muitos fabricantes europeus de radiadores de ferro fundido, mas os seus produtos não são competitivos. Tem um preço alto e a qualidade é comparável às amostras nacionais.
Dispositivos para organizar o aquecimento em estilo vintage são oferecidos por um fabricante de São Petersburgo:
Dimensões gerais dos radiadores
Os tamanhos dos radiadores no espaço pós-soviético foram padronizados. A distância entre o centro dos eixos dos tubos de alimentação e descarga do refrigerante era de 300 ou 500 mm.
A profundidade das seções e sua largura não eram regulamentadas e diferiam de fabricante para fabricante.A maioria dos radiadores modernos também está adaptada a esses padrões.
O modelo mais comum de baterias de ferro fundido é o MS-140. Isso é o que existe na maioria dos edifícios Khrushchev e de nove andares construídos nas décadas de 60 e 80 do século passado.
As dimensões da sua seção são: distância central – 500 mm, altura total – 588 mm, largura – 93 mm, profundidade – 140 mm.
O principal objetivo da criação de radiadores em ferro fundido com diferentes dimensões é permitir ao comprador escolher o modelo que melhor se adapta ao interior. Baterias com altura total de até 400 mm, por exemplo, cabem perfeitamente em ambientes com peitoris baixos.
Aparência e estrutura do equipamento
Quase todos os radiadores de ferro fundido são empilhados. Eles são feitos de ferro fundido cinzento e consistem em seções destacáveis que são conectadas por meio de buchas de niple. Este design permite formar uma bateria sólida com o comprimento e a potência necessários. Juntas de paronita são colocadas entre as seções.
No plano horizontal entre as seções, a água se move em apenas uma direção. Verticalmente, o fluxo do fluido ocorre através de um ou mais canais. Com seu número, a área dos radiadores e sua potência aumentam.
A desvantagem das seções multicanais é o alto custo e o aumento da resistência hidrodinâmica.
O clássico visual "acordeão" dos radiadores está se tornando coisa do passado. Devido ao método de transferência de calor predominantemente radiante, os fabricantes buscam aumentar a área da fachada da bateria, o que resulta em uma aparência mais plana. Um exemplo é o modelo Konner Modern500.
Vários modelos importados possuem padrões decorativos na superfície, mas o custo dessas baterias é incomparavelmente alto.
O peso das seções de ferro fundido é bastante grande. A necessidade de manter a resistência da parede e a área máxima de superfície de aquecimento não permite que os engenheiros reduzam significativamente a relação peso/potência. O peso da seção do modelo MS-140 padrão é de 7,1 kg.
A grande massa dos radiadores de ferro fundido também requer boas fixações. As baterias geralmente não possuem elementos de design especiais para fixação na parede. Eles são simplesmente pendurados em suportes especiais que são inseridos nos espaços entre as seções. Existem também pés especiais para instalação de baterias no chão.
Energia térmica de dispositivos
A potência do equipamento radiador é caracterizada pela capacidade de liberar energia térmica na temperatura máxima de operação do refrigerante. Este indicador em radiadores de ferro fundido depende principalmente da sua área de superfície.
Dependendo do modelo, a potência pode variar de 80 a 200 W por seção. São valores de passaporte, que em condições reais podem ser bem menores.
Existe uma fórmula clássica para calcular a potência necessária de uma bateria de aquecimento em ferro fundido, com base no volume da sala: para cada 25-30 m3 Devem ser instalados radiadores com capacidade total de 1 kW. Se houver 2-3 paredes externas, este indicador deve ser ajustado no sentido de aumentar a potência. Para obter mais informações sobre como calcular o número necessário de baterias para aquecimento, leia este material.
Para melhorar a transferência de calor por convecção, alguns modelos de radiadores de ferro fundido são equipados com nervuras entre as colunas. Este projeto pode aumentar a potência da seção em 20-40%. Você deve se lembrar da necessidade de limpar regularmente a poeira desses jumpers.
Outras características do equipamento
Ao escolher radiadores, você deve prestar atenção às suas outras características:
- pressão máxima de trabalho;
- volume de refrigerante na seção;
- temperatura máxima do líquido refrigerante.
Todos os indicadores acima para baterias de ferro fundido são superiores aos de alumínio e análogos bimetálicos. Mas as características podem diferir entre modelos diferentes, o que deve ser levado em consideração ao selecionar os componentes de um novo sistema de aquecimento.
As configurações máximas são especialmente importantes ao substituir baterias conectadas a um sistema de aquecimento central. Quando é pressurizado no outono, o excesso de pressão é fornecido às tubulações, o que pode romper radiadores inadequados.
Isso pode resultar em inundações tanto do seu próprio apartamento quanto do apartamento localizado abaixo, portanto, atenção especial deve ser dada aos valores operacionais de pressão e temperatura do refrigerante.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Os vídeos apresentados sobre radiadores de ferro fundido ajudarão na escolha de um modelo específico e explicarão melhor suas características técnicas.
Revisão do radiador de ferro fundido:
Comparação das características térmicas de radiadores feitos de diferentes materiais:
Escolha radiadores de aquecimento, inclusive o ferro fundido, devem ser produzidos levando em consideração suas características técnicas. Isto evitará a ruptura do circuito de aquecimento em cargas máximas e fornecerá calor suficiente às divisões aquecidas.
Escreva comentários, compartilhe sua experiência no uso de radiadores de ferro fundido e faça perguntas no bloco abaixo. Estamos sempre prontos para esclarecer pontos pouco claros.
Também temos radiadores de ferro fundido em nossa casa. Minha esposa sonha com isso há muito tempo e me pede para substituí-los por registros ou convectores bimetálicos. Afinal, as baterias de ferro fundido são muito difíceis de limpar a poeira e repintar.A casa é grande, tem até uma dezena de aparelhos de aquecimento e leva muito tempo para limpar tudo. Mas acontece que eles têm muitas vantagens e uma vida útil muito longa. Então agora não vou concordar com nenhuma persuasão: minha esposa terá que aguentar esses radiadores por muito tempo. Ao mesmo tempo, economizaremos em reconstruções desnecessárias do sistema de aquecimento.
E sou apenas uma daquelas esposas que não gosta de lavar radiadores de ferro fundido. Não é realista lavar toda a poeira de dentro e também leva muito tempo. Também sonhei em substituir essas baterias por outra coisa. É verdade que o marido não quis e deu motivos “para”, como os descritos acima. E recentemente comprei dois pincéis, específicos para pintar o interior desses radiadores. A escova tem cabo longo e é curvada na extremidade em um ângulo (aproximadamente 130*) com cerdas longas. Um dispositivo tão simples à primeira vista, mas é muito conveniente lavar e pintar esses monstros de ferro fundido em locais de difícil acesso. Compre os mesmos e será muito mais fácil para sua esposa cuidar dos radiadores.
Olá. Qualquer esposa não gosta de lavar radiadores :) Vou compartilhar minha experiência. Coloco um pano úmido na parte de trás do radiador. Eu sopro as baterias com um secador de cabelo e toda a poeira acumulada se deposita no pano. Retiro o pano e também uso uma escova para passar na parte interna dos joelhos. Esponjas de melamina funcionam muito bem por fora.
Eu não diria que o ferro fundido é tão semelhante. Só que o nosso mercado está inundado de radiadores de alumínio, que, aliás, não são menos do mesmo tipo, e o ferro fundido é coisa do passado. Muitas pessoas querem comprar uma bela bateria de ferro fundido com desenhos e gravuras, mas quando comparam o preço com o alumínio comum, mudam imediatamente de ideia. Eu também sou assim. Hoje em dia o ferro fundido é o destino dos ricos.Quanto às suas qualidades técnicas, certamente retém melhor o calor, mas na realidade atual isso é completamente desnecessário. O alumínio faz o seu trabalho tão bem quanto o ferro fundido, além de não precisar ser pintado e limpo ano após ano.
O artigo não indica outro fabricante russo de baterias de ferro fundido! Fundição de Ferro Nizhny Tagil! Na relação preço=qualidade, os melhores representantes do mercado! Os radiadores de ferro fundido são feitos sob encomenda, tanto suspensos padrão quanto com pernas. Principalmente branco e preto! Baterias pretas são certamente legais!)
É uma pena que eles não tenham mencionado outro fabricante de radiadores de ferro fundido na Rússia.
Fábrica de caldeiras e radiadores Nizhny Tagil. Eles também fabricam radiadores soviéticos regulares com padrões. Em comparação com a Turquia e a China, eles exercem mais pressão e seu preço não é o de um carro estrangeiro.