Escada metálica para o segundo andar: tipos, fabricação, montagem e instalação
Na construção de uma casa de dois andares, é impossível prescindir da instalação de uma escada entre andares.Escolha uma estrutura confiável e pense em seu design. Uma escada de metal é o que vem primeiro à mente.
A montagem simples não requer mão de obra adicional. Você pode implementar o projeto junto com um amigo. Ele ajudará na força física e apoiará com uma brincadeira alegre.
Uma escada metálica bem projetada se tornará um portal confiável para passar para o segundo andar e uma peça de decoração para o seu interior.
O conteúdo do artigo:
Vantagens e desvantagens das escadas metálicas
Uma escada metálica para o segundo andar feita de tubos perfilados é superior em características técnicas aos produtos de madeira. Entre as vantagens óbvias, vale destacar:
- A boa imaginação do mestre dará à escada de metal o formato mais inusitado. Facilmente se tornará um item central que atrairá a atenção de amigos, parentes e demais convidados.
- Uma estrutura metálica montada em conformidade com todos os padrões de engenharia de construção fornecerá ao proprietário uma estrutura confiável e segura para movimentação entre pisos.A montagem correta garantirá que nos próximos anos sua estrutura ficará sem reparos e restaurações adicionais.
- O metal é um material bastante maleável e, com bastante experiência do artesão, pode ser usado para criar formas que agradam aos olhos e aquecem a alma. Um modelo combinado, montado a partir de diversos materiais, irá decorar qualquer tipo de interior.
- Uma das vantagens das estruturas metálicas é a rapidez de montagem. Um mestre com experiência em projeto e instalação de escadas atua de acordo com um esquema comprovado, verificando a correção das ações conforme desenhos com as dimensões exatas.
- O projeto de uma escada metálica não requer ligação à construção de uma casa. A montagem pode ser realizada antes e depois de sua conclusão.
- As escadas metálicas são universais e podem ser montadas tanto no interior como no exterior de casa. Indicadores de alta resistência e belo design ajudarão uma escada de metal a se tornar uma decoração da casa, independentemente de onde esteja instalada.
- Para a automontagem não é necessário envolver muitas pessoas. Um assistente é suficiente.
- A alta resistência do metal permite criar os layouts de escadas mais simples com a instalação de uma única guia no centro da estrutura. A confiabilidade de uma escada metálica não deixa dúvidas. Suportará o peso de mais de uma pessoa.
Nem sempre é possível colocar estruturas metálicas maciças dentro de casa. Além disso, um belo design pode complementar o design exterior da casa.
Mesmo as vantagens listadas não garantem total perfeição. Uma escada de metal tem suas desvantagens:
- Às vezes, ao aumentar a confiabilidade de uma escada metálica, é necessário fazer sacrifícios com perda parcial da beleza da estrutura.A escada de metal consiste em peças maciças. Apenas uma consideração preliminar de cada detalhe o ajudará a colocar uma escada de metal sem comprometer o design do ambiente.
- Para obter curvas complexas e formas bizarras, o mestre precisa de experiência e ferramentas profissionais para realizar o trabalho.
Depois de analisar os prós e os contras das escadas metálicas, você pode finalmente deixar de lado todas as dúvidas sobre a escolha do melhor projeto para atravessar livremente o espaço entre pisos.
Uma escada de metal significa confiabilidade. Sua montagem leva muito menos tempo que um modelo de madeira do mesmo tamanho.
Leia o artigo: Escadas convenientes e seguras para o porão com suas próprias mãos. Escadas para o sótão.
Tipos de estruturas de escadas
O tubo perfilado é um material universal e é utilizado para a fabricação de diversos tipos de estruturas. Vejamos alguns dos mais populares.
Escadaria de marcha
A escada consiste em um ou mais lances. A separação dos vãos é feita por plataformas horizontais de formato quadrado ou retangular. Eles fornecem um local para descanso de curto prazo ao carregar coisas pesadas. Em residências particulares são utilizados para instalar grandes vasos de flores ou pequenos móveis. Existem dois tipos de escadas:
- Às vezes, em uma casa particular, você pode encontrar estruturas de um único lance. Esses tipos requerem mais espaço livre para instalação. Se o espaço for limitado, então ao instalar escadas de lance único é necessário aumentar o ângulo de inclinação, sacrificando o conforto de uso. Para facilitar a subida de escadas íngremes, devem ser instaladas grades laterais e corrimãos. A vantagem das escadas metálicas de um lance é que é criado espaço livre sob elas, o que não é totalmente correto deixar sem vigilância. Para economizar espaço, os proprietários montam armários espaçosos para guardar coisas embaixo da escada. É mais conveniente usar escadas metálicas de lance único no lado da rua do edifício. Então o espaço sob o lance de escadas pode permanecer livre. Porém, ao colocar um painel elétrico sob ele, você não prejudicará o design do exterior do edifício.
- As estruturas multi-lanços são mais móveis e permitem a instalação de escadas metálicas num espaço mais limitado. A estrutura acomoda dois ou mais vãos de marcha, que são colocados perpendicularmente entre si. Todos os modelos multi-voo podem ser divididos em mais duas categorias.
A estrutura metálica de um lance ocupa muito espaço livre. Se for escolhida uma casa grande para sua instalação, isso não é problema, mas e se houver espaço limitado nela?
Interessante! Para que o espaço sob a escada não seja desperdiçado, os empresários equipam pequenas oficinas sob ela. É adequado para trabalhos pequenos e de baixa dinâmica.
- Com uma plataforma. Os projetos têm uma divisão clara em voos separados. Plataformas em escadas metálicas de vários níveis proporcionam rigidez adicional, o que não pode deixar de afetar a confiabilidade da estrutura. Em termos de comodidade, as escadas de lance com plataforma são mais práticas.
- Etapas do enrolador. Uma opção em que são instalados degraus giratórios em vez de grandes plataformas. Para tornar o giro mais confortável, os artesãos instalam dois ou mais degraus de enrolamento. Os degraus do enrolador têm formato trapezoidal, alargando-se para o exterior e estreitando-se próximo à parede.Esta forma parece mais atraente - os degraus giratórios são mais compactos e não prejudicam a aparência geral da escada. No entanto, isso torna a subida de degraus menos segura. Este ponto deve ser levado em consideração se houver idosos morando na casa.
Essa escada de metal parece atraente, mas é inconveniente para subir os degraus do segundo andar.
O espaço interior de algumas moradias particulares não permite a instalação de lances de escadas confortáveis e ao mesmo tempo grandes com patamar intermédio. É para tais situações que foram inventados os modelos com degraus enroladores.
Escada em espiral
Esta variedade é uma excelente opção para quartos com espaço limitado. Para instalação parafuso uma escada metálica requer dois metros quadrados de espaço livre, enquanto as estruturas de marcha requerem uma área maior. Mesmo que estejamos falando da opção com degraus enroladores.
A aparência da escada em espiral é muito atraente. Pode se tornar uma decoração para quase todos os interiores. O principal é projetar com sabedoria e pensar até nos mínimos detalhes do design.
Apesar do design atraente e do posicionamento compacto, a escada em espiral de metal tem uma série de desvantagens que não podem ser corrigidas. São uma desvantagem da forma apresentada:
- Na maioria das vezes, essas estruturas têm uma extensão estreita de degraus. Envolve levantar pessoas de constituição padrão. Para uma pessoa maior, o elevador será limitado pelas grades laterais. Claro que o problema pode ser resolvido ampliando o vão, mas neste caso, mais de uma dezena de centímetros valiosos terão que ser retirados do espaço interior da sala.
- É impossível tentar elevar um guarda-roupa ou um sofá ao segundo andar usando essas escadas. Em primeiro lugar, esta é uma curva contínua e, em segundo lugar, novamente, condições restritas de movimento.
- Via de regra, os modelos padrão possuem escadas íngremes para subir. Se para um jovem saudável este problema não parece significativo, então no caso de um utilizador cuja idade já ultrapassou a quinta década, este inconveniente parecerá grande.
Infelizmente, a estrutura limita a liberdade de movimento. Se até duas pessoas podem se separar em uma escada de metal em marcha, então, para fazer isso em um modelo de parafuso, você precisa se esforçar muito. Não há necessidade nem de falar em mudar de mobília.
Considerando todas as desvantagens listadas, uma escada em caracol não pode ser considerada o principal meio de subida ao segundo andar se o espaço interno permitir a colocação de uma estrutura mais conveniente. O modelo pode ser instalado como peça decorativa adicional de mobiliário.
Atenção! Para elevar os móveis para o segundo andar, você definitivamente precisa pensar neste ponto e criar uma escada de metal separada, dimensional e prática.
Existe outra versão do modelo - esta é uma escada giratória, onde cada degrau é feito como uma estrutura enroladora trapezoidal - estreitando em uma parte e alargando na outra.
O lance de escadas da escada giratória é amplo e há espaço suficiente não só para a livre circulação dos proprietários, mas também para levantar móveis de grande porte. Os mesmos graus não causarão nenhum desconforto ao subir ao segundo andar.
Atenção! É preciso entender que para planejar, marcar e desenvolver desenhos, uma escada giratória exigirá mais cuidado e levará muito tempo. O produto acabado vai decorar uma casa particular e encantar seus proprietários com sua comodidade.
Um grande número de pequenos detalhes, o raio de viragem e outras nuances obrigam o artesão a considerar cuidadosamente o futuro desenho da escada metálica com parafuso. As menores falhas serão muito visíveis e, portanto, inaceitáveis.
Isso é interessante para você! Como fazer uma escada para o segundo andar com as próprias mãos. Escada giratória faça você mesmo.
Escada metálica
Em uma casa particular, você precisará de uma escada para melhorar seu terreno. Para não comprar na loja, você mesmo pode montar.
Uma escada é uma escada com dois lances de apoio. Usado para jardinagem ou pequenas tarefas. A pedido do proprietário, podem ser equipados com degraus em ambos os lados ou num só, para poupar material.
Os degraus são feitos de um tubo perfilado com seção transversal menor que os postes de suporte. Por conveniência, revestimentos metálicos são montados no topo dos tubos. Assim, a largura do degrau aumenta.
As partes finais inferiores dos postes de suporte são fechadas com tampões de plástico. isso evitará que pedaços de sujeira obstruam o interior do tubo. Para economizar dinheiro, basta soldar placas de metal.
Atenção! Deve ser entendido que uma peça adicional adicionada para melhorar o design aumenta o peso original. Assim, ao melhorar um produto por um lado, é possível piorar as suas características de desempenho, por outro.
Uma escada caseira feita de um tubo de perfil metálico facilitará a vida de um jardineiro amador.
Para fazer uma escada em casa, você precisará preparar a seguinte lista de materiais:
- tubo perfilado - para racks 40x40 mm ou 50x50 mm, para degraus 20x20 mm;
- dobradiça - especializada (mais preferível) ou para montagem de portas interiores;
- tampas para tubos perfilados - as lojas oferecem modelos de plástico;
- parafusos - para fixação de dobradiças especiais.
A dobradiça da escada é mais preferível porque possui um batente, o que facilitará a jardinagem. A peça é fixada com parafusos. Ou seja, se quebrar, pode ser facilmente substituído por uma peça nova. O restante do trabalho de montagem da escada é feito por soldagem.
Tipos de guias
A guia, ou longarina, constitui a base do lance de escadas. Sua confiabilidade determina a segurança do uso de uma escada metálica. Existem diversas variedades:
- Uma longarina. Para a produção são utilizados tubos perfilados com seção transversal de pelo menos 100 mm ou canais. A guia é colocada no meio da estrutura. a forma pode ser quebrada ou reta.
- Longarina dupla. Suporte mais confiável para um lance de escadas. Utilizado para estruturas maciças com dois ou mais vãos. Existem também guias quebradas e retas.
Esquemas e desenhos
Não deve haver dificuldades na construção de um desenho esquemático e na indicação completa das dimensões no desenho finalizado. Afinal, para montar uma escada metálica em casa não é necessário nenhum desenho detalhado, mantendo a escala dos diagramas.
Esboço esquemático de um lance de escada metálica.
Ferramentas necessárias para fazer medições
Para saber as dimensões do espaço destinado à montagem de uma escada metálica e, com base nos dados obtidos, planejar um modelo futuro, será necessário coletar um conjunto de ferramentas necessárias:
- fita de construção - o comprimento do acessório deve corresponder às dimensões da futura estrutura;
- nível de bolha, laser - necessário para desenhar linhas com precisão na superfície da parede;
- lápis ou giz para aplicação de marcas de identificação nas superfícies de paredes, pisos e tetos.
O conjunto apresentado inclui apenas as ferramentas mais necessárias. A seleção é feita em função da situação específica e do modelo esperado da escada metálica.
Material e ferramenta para criar um desenho
Para criar um desenho e transferir as dimensões das peças para ele, você precisa preparar vários acessórios de escritório:
- régua até 30 cm;
- bússola - necessária se você planeja criar uma escada em espiral;
- lápis de grafite com ponta afiada;
- uma folha de papel para fazer um desenho esquemático.
Ao desenhar um diagrama de uma estrutura futura, você precisa ser cuidadoso e preciso. A menor discrepância levará à diminuição da qualidade da estrutura, o que tornará insegura a movimentação ao longo dos degraus até o segundo andar.
O conjunto de ferramentas de desenho pode ser expandido ou diminuído dependendo da tarefa de desenho de detalhes.
Quais parâmetros você precisa saber para desenhar um desenho?
O diagrama é criado com base nas medições realizadas. Para não se esgotar com movimentos corporais desnecessários, é preciso entender claramente onde fazer as medições e quais parâmetros são importantes para a correta construção do desenho:
- Altura - as medições são feitas do chão até o ponto de fixação superior da escada metálica.
- Altura dos degraus - via de regra, a altura do primeiro degrau corresponde à altura dos elementos subsequentes.
- A largura do degrau - para o correto posicionamento do pé não deve ser inferior a 25 cm.
- Distância do último degrau até o teto do segundo andar - a altura deve ser maior que a altura da pessoa mais alta da casa.
- Se a escada for uma escada de marcha com patamares, será necessário determinar a altura de todos os patamares.
Ao fazer medições nessas áreas, transfira-as imediatamente para uma imagem esquemática em uma folha de papel.
Nuances
Ao criar desenhos, preste atenção a algumas nuances:
- A medição da altura é realizada respeitando o ângulo de inclinação, se exigido pelo modelo de projeto.
- O projeto é calculado de forma que o patamar superior da escada metálica caia no piso do segundo andar, e não no teto do primeiro.
- Ao planejar a instalação de uma estrutura metálica em casa, é preciso entender que essa estrutura tem um peso impressionante, por isso deve ser montada sobre uma base sólida e fixada em paredes projetadas para esta carga.
A instalação de uma estrutura metálica sob a base do piso aumenta a estabilidade.
Após o desenho ser desenhado, verifique as dimensões desenhadas e prossiga diretamente para a montagem da estrutura.
Automontagem de escada metálica caseira
A etapa mais difícil, que exige investimento mental no resultado, já passou. À frente está a marcação e produção de peças, encaixe e montagem da moldura. Claro, você terá que suar, mas o trabalho físico não é tão terrível. E se ficar muito difícil, você sempre pode convidar um amigo.
Atenção! Cada proprietário escolhe de forma independente o método de montagem de uma estrutura metálica.A montagem para soldagem é considerada a mais simples. É menos trabalhoso e não requer cálculos mais precisos.
Escadas retas de metal
O tipo mais simples de estrutura que você mesmo pode montar em casa é um lance reto de escada sobre longarinas. Uma longarina é um elemento de suporte de um lance de escadas. Pode ser feito de um canal de metal ou de um tubo perfilado instalado em uma borda.
Existem dois tipos de longarinas utilizadas para montar lances de escada:
- direto;
- quebrado.
Ambos podem ser montados em duas cordas ou em uma viga de suporte.
Em uma longarina reta
Se um tubo perfilado foi escolhido como elemento de suporte, sua seção transversal deve ser de pelo menos 150 mm. Este tamanho deve ficar na parte mais larga. Um tubo retangular é preferível a um tubo quadrado. O fato é que uma distância menor entre as paredes de parada do tubo cria um suporte mais confiável.
Escada metálica sobre guias retas.
Para criar uma moldura para os degraus, você precisa montar batentes de canto no topo da longarina. A maneira mais conveniente de fazer isso é cortar um tubo perfilado do tamanho apropriado. Caso contrário, você terá que montá-lo a partir de placas de metal com cerca de 3-4 mm de espessura.
Instruções passo a passo:
- Faça medições da distância do batente superior, onde você planeja prender a longarina, e da plataforma inferior. Prepare o suporte do perfil: corte no tamanho certo e solde os batentes em ambos os lados.
- Depois de fixar a longarina em um local permanente, marque os locais dos furos para instalação dos fixadores. Perfure e insira âncoras e parafusos no lugar.
- Instale longarinas com fixação total.
- Resistindo a 90Ó canto, solde cantos previamente preparados para apoiar os degraus. O tamanho deve ser ligeiramente menor que a largura do degrau.
- Para maior confiabilidade, os cantos dos batentes dos degraus são soldados entre si por meio de hastes reforçadas.
- As etapas são montadas - as paredes verticais e horizontais são montadas.
- A próxima etapa envolve a instalação de grades e corrimãos, se exigido pela característica do projeto.
- Na fase final é realizado o acabamento superficial - decoração dos degraus, pintura das peças metálicas, etc.
Longarina quebrada
O método é aproximadamente idêntico à opção anterior, porém não se utiliza um perfil reto como suporte, mas sim um barbante quebrado que segue os contornos dos degraus. A vantagem desse projeto é que ele economiza mais dinheiro na compra de materiais de construção. Portanto, para fazer uma longarina, é adequado um tubo com seção transversal de 40x60 mm.
Uma longarina quebrada é uma excelente opção para um design de sala suave.
Ao contrário das marchas em apoios retos, uma corda quebrada leva mais tempo para montar a própria corda. Primeiro você precisa cortar todas as peças levando em consideração um ângulo de 45Ó. Depois monte a estrutura de suporte. Isso deve ser feito em superfície reta para evitar distorções na estrutura.
Outra vantagem - Agora não há necessidade de montar batentes para degraus. Já estão preparados e falta apenas soldar as paredes verticais e horizontais.
Design de parafuso para espaços pequenos
A área limitada de algumas casas às vezes não permite a colocação de um lance completo de escadas. É para esses casos que a escada em espiral foi inventada. Além de a escada em espiral resolver o problema do espaço limitado, ela também fica melhor do que outros modelos. Sua montagem requer muito menos peças, o que facilita a visualização.
Ao planejar uma futura escada, é necessário pensar e calcular não só as dimensões principais, mas também o diâmetro da estrutura. É muito fácil de definir. Para fazer isso, você precisa saber o comprimento do degrau e o diâmetro da coluna de suporte. Agora você precisa somar os valores dos dois estágios e somar o diâmetro do tubo ao resultante.
Na fase de projeto, pode surgir a pergunta: como calcular o número de etapas de um modelo específico? E realmente não há nada complicado aqui. De acordo com as regras do SNiP, a altura da ofensa não deve ser superior a 15-20 cm.
A altura dos degraus de uma escada metálica não deve limitar o movimento da pessoa em movimento.
Existem também parâmetros aproximados para as partes estreita e larga do degrau trapezoidal. No local onde a parte estreita fica contígua ao poste, deve ter no mínimo 10 cm, a parte larga - de 25 a 30 cm. Esta opção é a mais preferível, pois pode garantir segurança e, o mais importante - movimento confortável para o segundo andar.
Instruções de instalação passo a passo:
- Construtores experientes recomendam iniciar a instalação de uma coluna de suporte na fase de construção de uma casa. O fato é que para aumentar a estabilidade é concretada até uma profundidade de 40 cm, o que será muito mais difícil quando a reforma da casa estiver concluída.
- A seguir, são preparadas as etapas: cortadas no tamanho certo e embainhadas com uma moldura. Para não voltar a esta fase, é recomendável preparar todos os detalhes.
- A fixação dos degraus pode ser feita com parafusos ou por soldagem. A primeira opção é mais prática, a segunda é mais confiável.
- Como a escada em caracol tem uma passagem bastante estreita, a estrutura deve ter grades laterais.
A última etapa é decorar o lance de escada.Isso pode ser feito com elementos de madeira, pedra ou pintura de superfície.
Recomendações para instalação de escada em espiral
Dicas de instalação:
- É necessário deixar um pequeno vão entre a parede e a escada metálica.
- Para manter a largura dos degraus, as grades são soldadas por fora.
- Após a soldagem, as costuras são preparadas, preparadas e pintadas com uma camada protetora.
- Os elementos de madeira são instalados após a secagem completa da superfície pintada.
- Você não deve experimentar se não tiver experiência em soldagem.
- Uma escada bem montada é uma estrutura segura e conveniente.
Só um verdadeiro mestre do seu ofício é capaz de fazer uma escada de metal que vai decorar a casa.
Independentemente de qual projeto de escada metálica seja escolhido como estrutura permanente, ela requer muito menos investimento do que opções feitas de outros materiais. A escada em espiral acabada tem uma aparência leve e pode se tornar uma decoração de qualquer interior.
Agora você encontra diversas opções de lances de escada para uma subida confortável ao segundo andar. Para instalação, podem ser selecionadas estruturas para instalação interna ou externa.
A segunda opção requer menos responsabilidade e habilidades, portanto, essa escada é montada com suas próprias mãos em metal, sem o envolvimento de ajuda externa. A primeira opção requer experiência e habilidades suficientes para criar um produto seguro e ao mesmo tempo bonito.
Construiu uma casa. É hora de montar a escada e não consigo decidir qual escolher. Há muito espaço livre, portanto não deverá haver problemas de posicionamento. Amigos me aconselharam a escolher uma longarina quebrada. Dizem que esta escada parece muito bonita. Mas de alguma forma duvido disso. Parece-me que um vão amplo não é adequado para este modelo e ficará estranho em uma sala espaçosa. Talvez alguém tenha experiência com tal escolha. Diga-me como sair da situação?