Escadas cómodas e seguras para a cave com as próprias mãos: cálculo, produção, instalação

Casas particulares sem porão estão se tornando cada vez menos comuns.Estas instalações estão reservadas ao armazenamento de conservas, zonas de lazer ou salas de lazer desportivo. Independentemente da sua finalidade, a descida ao nível inferior requer uma escada na cave. Confiabilidade e comodidade são os principais requisitos da estrutura.

Escadas para o porão

A cave pode ser adaptada para diversas necessidades - arrecadação de conservação, sala de convívio ou ginásio. Independentemente da funcionalidade escolhida, requer a instalação de um lance de escadas, que proporcionará uma descida segura e confortável até a sala equipada.

Tipos de estruturas

Uma casa particular, garagem ou porão - são objetos adaptados para a disposição do térreo. Para tornar confortável a descida e subida, uma escada é montada entre a base do piso e o nível inferior do porão. Neste caso, a escolha do projeto é parcialmente influenciada pelo significado funcional da cave.

Escadas de marcha

Uma boa opção para organizar uma descida segura e confortável. Porém, para sua instalação é necessária uma sala espaçosa. Salas de recreação ou salas de lazer esportivo podem atender a esses requisitos. Se a ênfase principal estiver na conveniência, experimente um modelo de dois lances, instalando-o em um ângulo de inclinação mais forte.

Você também precisa decidir o que escolher como zona intermediária giratória: uma plataforma giratória ou degraus enroladores? Se subir escadas envolve transportar móveis ou eletrodomésticos, então é melhor escolher a opção com plataforma. É conveniente parar aqui para fazer uma pausa ou mudar a pegada para uma mais confortável.

Nos casos em que a escada de acesso à cave é apenas um caminho de subida e descida, a escolha final só pode ser influenciada pelo desenho da divisão ou pelas crenças pessoais do proprietário.

As etapas do enrolador têm uma desvantagem: limitam a segurança no trânsito para usuários mais velhos. Via de regra, são utilizados degraus trapezoidais nas curvas, o que reduz o conforto de direção. Se você tropeçar, é fácil quebrar a perna.

Você vai amar! Como fazer uma escada para o segundo andar com as próprias mãos: instruções passo a passo de fabricação e instalação. Escada metálica para o segundo andar: tipos, fabricação, montagem e instalação.

Escadas

Não é uma má solução para descer ao porão. Este modelo assume um ângulo de inclinação mais forte, o que reduz o conforto de condução. Uma escada extensível é instalada em local permanente ou utilizada como estrutura móvel para descida ao subsolo.

A originalidade do desenho está nos batentes que representam o corte das extremidades das guias do lance de escada. O corte determina o ângulo de inclinação da escada até o porão. Quanto menor for, mais íngreme será a subida e vice-versa.

Se o porão permitir uma escada permanente, certifique-se de fixá-la na parede e no chão. Para fazer isso, use âncoras ou parafusos. Uma boa opção são os modelos de metal.Uma escada de madeira não é tão boa, pois requer periodicamente restauração ou substituição completa das marchas.

Escada de extensão para o porão

A escada de acesso ao porão é de madeira. O modelo não necessita de escavações diárias e é instalado em local permanente.

Escapes espirais

Pé-direito alto, mas área perimetral limitada? Considere a escada em espiral que leva ao porão. Representa uma estrutura vertical com um pilar instalado no centro e degraus a ele fixados.

Uma adega redonda e uma escada em caracol instalada no centro da sala são um exemplo de combinação ideal. No caminho, você pode pegar alguns potes de picles. Para garantir que o espaço sob as curvas dos degraus não fique vazio, coloque ali caixas com raízes.

O material pode ser metal, madeira ou uma combinação de ambos. Para aumentar a segurança da estrutura, é necessária a instalação de guarda-corpos.

Atenção! Uma subida íngreme com curvas constantes pode causar tontura em uma pessoa com idade acima da média. O corrimão facilitará a subida, protegendo-o de quedas.

Escolhendo o material

A escolha do material para a escada de acesso ao subsolo deve ser feita com muito cuidado. Neste caso, leve em consideração a umidade do ambiente, a carga prevista nos degraus, o custo de construção e a complexidade de instalação.

Para condições de alta umidade, evite metal e madeira. Concreto e tijolo são adequados, mas essas escadas para o porão não parecem muito bonitas - elas sobrecarregam o ambiente.

Tijolo

Uma escada de tijolos para o porão é uma estrutura que ocupa muito espaço livre. Para uma instalação adequada, é necessário organizar o gabinete. Cabe ao dono da casa decidir se ela será vazada ou monolítica. Mas do ponto de vista prático, a primeira opção é melhor.

O espaço restante sob a escada deve ser destinado a um pequeno depósito para guardar utensílios domésticos. No entanto, você terá que instalar um piso de concreto. Ou ainda mais simples: instale imediatamente um lance de escadas de concreto.

Uma escada no porão feita inteiramente de tijolos, incluindo degraus, é menos durável do que outras alternativas. Com o tempo, os cantos dos tijolos dos degraus quebram, formando lascas feias. Claro, os reparos são possíveis, mas isso se tornará uma rotina anual. Portanto, ao escolher uma escada de tijolo para o porão, opte por um modelo combinado: tijolo + concreto.

Modelo combinado para descida à cave. Feito de tijolo oco e mistura de concreto. Mesmo uma pessoa com experiência mínima pode realizar essa tarefa.

Se você ignorar as pequenas deficiências da escada de tijolos para o porão, essa estrutura é muito boa. Pelo menos esta é uma estrutura bastante forte que pode mantê-la por um longo período. Mesmo em condições de alta umidade, o tijolo pode durar décadas.

Estruturas monolíticas de concreto armado

Essa estrutura talvez possa ser considerada a mais confiável. Não está sujeito ao apodrecimento, tolera condições de alta umidade e é resistente a danos mecânicos. A lista de vantagens pode continuar indefinidamente: tal escada de acesso ao porão, uma vez instalada, dificilmente será reparada ou alterada devido a avaria.

As escadas de concreto armado são adequadas para salas grandes, onde sua instalação não restringirá muito as condições. A instalação de um lance de escadas de concreto armado requer o uso de equipamentos de construção.Portanto, seria mais prático instalar a estrutura durante a construção de uma casa particular. Caso contrário, você terá que gastar muito tempo e esforço.

Atenção! A instalação de escadas de concreto armado no subsolo requer cálculos tecnológicos complexos. A menor falha fará com que o lance de escadas desmorone, o que aumenta o risco de situações traumáticas.

Escadas fixas de madeira

Durante muitos anos, as escadas de madeira continuaram a ser as mais populares na melhoria de caves e caves. Ao mesmo tempo, a madeira é um material que não tolera bem o contato com a umidade. Portanto, na hora de escolher um tipo de madeira para fazer escadas de subsolo, é preciso dar preferência a espécies resinosas e resistentes à umidade.

Todas as árvores coníferas podem ser incluídas nesta categoria. Mas ao procurar variedades fortes e duráveis, você não encontra opção melhor do que o lariço. A alta densidade do material impede a livre penetração de umidade na estrutura do material. Consequentemente, a probabilidade de apodrecimento de tal espécie é muito menor do que a do mesmo pinheiro.

O custo das variedades de madeira de larício é alto e nem todo comprador comum pode montar uma escada de porão com esse material. Além disso, independentemente da madeira escolhida, requer tratamento obrigatório com anti-sépticos e revestimentos adicionais repelentes à umidade. E isso, por sua vez, aumenta ainda mais os custos.

Escadas fixas de madeira

Não é uma má opção para descer ao porão. Porém, o material requer pré-tratamento e colocação em sala seca.

Como recomendação, podemos recomendar duas opções:

  1. Faça um modelo anexado que irá cair.Via de regra, tal solução pode ser observada ao equipar caves. Nesse caso, a escada servirá por décadas. Porém, se considerarmos que na casa moram apenas mulheres e crianças, então o procedimento regular de baixar e subir a escada causará muitos transtornos. Mesmo que um homem more na casa, isso não garante que ele estará sempre por perto. Portanto, a maioria dos proprietários escolhe outra opção.
  2. Lance de escadas estacionário. Neste caso, deverá cuidar de todas as formas de proteger a madeira do apodrecimento e do envelhecimento precoce, impregnando-a com anti-sépticos e cobrindo-a com tintas e vernizes.

Independentemente do método de instalação escolhido, a madeira requer manutenção regular. Na melhor das hipóteses, uma vez a cada dois ou três anos, você terá que limpar a superfície e colocar uma segunda camada de tintas e vernizes. Porém, se o porão tiver condições ideais de umidade, essa necessidade desaparece.

Escape de aço

A escada de acesso ao porão em metal impressiona pela confiabilidade. Por isso, os proprietários de casas particulares preferem esse tipo de material. O aço preto é considerado o mais popular.

Um canal ou tubos perfilados são escolhidos como guias, e hastes reforçadas e placas de metal são usadas para os degraus. Se forem necessários corrimãos, é mais conveniente fazê-los a partir de um tubo perfilado de pequena seção transversal.

A vantagem do metal é que as escadas feitas com ele podem ser montadas em um local com qualquer área: limitada ou espaçosa. Para isso, bastará alterar o ângulo de inclinação e, possivelmente, o degrau entre os degraus.

A única dificuldade é ter habilidades de soldagem.Se não estiverem, é melhor não realizar trabalhos independentes, pois não será possível realizar o trabalho sem erros. Uma costura uniforme e estanque é a chave para a confiabilidade de um lance de escadas.

Outra desvantagem são os altos preços do metal. Para adquirir o material necessário para montar uma escada metálica de acesso ao porão, você terá que pagar muito dinheiro.

Escada metálica

Uma estrutura maciça e confiável requer habilidades de soldagem e a compra de materiais caros.

Se a escada metálica se destina a uma sala de descanso, podemos recomendar o aço inoxidável para a sua fabricação. Esses modelos geralmente são vendidos prontos. O proprietário terá apenas que montá-lo e fixá-lo em local permanente.

O custo de uma escada de aço inoxidável é ainda mais alto, mas uma compra única poupará seus nervos e o esforço investido na montagem independente da estrutura.

Uso combinado de materiais

Infelizmente, as escadas do porão feitas do mesmo material nem sempre são bonitas. Se pretende obter um modelo esteticamente construído de forma correta, então para a montagem recomenda-se utilizar uma combinação de vários materiais decorativos.

A combinação de uma escada de madeira para a cave com inclusões de vários tipos de madeira parece muito boa. Pedras contrastantes em tons escuros e claros ajudarão a criar um belo lance de escadas. Por exemplo, a parte principal é feita de madeira clara, e locais como balaústres e topo dos degraus são feitos de variedades escuras.

Uma boa opção de design é metal + madeira. Escada maciça de metal para a cave com degraus e corrimão em madeira clara. Via de regra, trata-se de variedades de coníferas: lariço, pinheiro.

Se você deseja obter um modelo de aparência cara para descer até o porão, experimente considerar a opção de tijolo ou concreto com revestimento de pedra natural. Existem muitas opções de design aqui

Em primeiro lugar, existem vários métodos de montagem para fazer um lance de escadas. Trata-se de uma estrutura vazada com pequena despensa sob o vão, instalação de marcha de concreto armado sobre pilares de concreto, ou modelo monolítico.

Modelo combinado para descer ao porão em metal e madeira

Modelo combinado de descida à cave em metal e madeira. Se um dos estágios quebrar, ele poderá ser facilmente substituído por um novo.

Em segundo lugar, um grande número de tipos de pedra natural permite selecionar os mais atraentes e criar um design individual. O resultado final dependerá da imaginação do mestre.

Qual opção é adequada para um construtor iniciante?

Se um mestre novato não tiver a experiência adequada na montagem de estruturas de escadas, recomendamos primeiro tentar montar modelos de um material. A opção mais simples é uma escada de madeira. Esta opção não requer muito conhecimento na construção de objetos, até um adolescente pode dar conta da tarefa.

Uma opção mais complexa é uma escada metálica para o porão. É aqui que as habilidades de soldagem e o conhecimento de como realizar cálculos corretamente serão úteis. A estrutura é adequada para equipar locais que não requeiram a instalação de lances de escada esteticamente bem construídos, por exemplo, para uma adega.

A montagem consiste na instalação de duas guias, instalação de hipotecas e fixação de placas horizontais sob os degraus. Nesse quesito, o principal é não cometer erros nos cálculos e fixar as peças nos lugares certos.

Outra opção é uma estrutura de concreto.Este tipo de material permite criar lances de escadas de diferentes níveis de complexidade: desde monolíticas até montadas a partir de peças separadas. Se a imaginação do artesão funcionar como deveria, você poderá fazer uma estrutura muito bonita com pilares e balaústres de sustentação.

Porém, esse tipo de material, assim como o tijolo, exige um investimento de esforço. Portanto, os iniciantes tentam evitá-lo.

Você vai amar! Como fazer uma escada de acesso ao sótão de uma casa particular: variedades, instruções passo a passo de fabricação. Escadas de telhado: tipos de estruturas e métodos de fabricação.

Cálculo da estrutura da escada

Desenhos e esboços esquemáticos formam a base. Sem compilá-los, é muito difícil obter um produto de alta qualidade que atenda a todos os requisitos de segurança. Portanto, se você não tem experiência no assunto, contrate profissionais ou entre em contato com um amigo experiente.

Representação esquemática da descida ao porão

Representação esquemática da descida da rua para a cave.

Para cálculos corretos, você deve sempre ter em mente os seguintes parâmetros:

  • largura das escadas - para a movimentação confortável de uma ou duas pessoas, é suficiente um vão de 90 cm a 1 metro;
  • peito do pé - levantar o pé acima de 20 cm em uma pessoa de estatura média causa estresse desnecessário;
  • largura do degrau - confortável pode ser considerada de 25 a 30 cm;
  • lance de escadas - a partir de 2 metros.

Atenção! Todos os indicadores são calculados em média e requerem modificação levando em consideração as características individuais dos moradores da casa: tamanho dos pés, altura e faixa etária.

Para o ângulo de inclinação, são aceitos os valores padrão utilizados na disposição dos edifícios - são 45Ó. Porém, esta é apenas uma recomendação, e as dimensões podem ser alteradas a pedido do mestre.Por exemplo, se a escada estiver instalada em um porão e envolver o levantamento periódico de cargas pesadas, então para um movimento confortável ao longo dos degraus é necessário reduzir o ângulo de inclinação para 30Ó

A escolha do ângulo de inclinação de um lance de escada também é determinada pelos tipos de estruturas da escada. Portanto, para modelos acoplados, esse número é maior e pode chegar até 75Ó. Mas encostas muito suaves não são tão convenientes para caminhar como podem parecer à primeira vista. A fadiga se instala muito mais rápido do que subir degraus íngremes.

Para determinar o número de degraus por lance de escada, é necessário medir a altura desde a base do piso do subsolo até o piso do primeiro andar. Os dados obtidos são divididos pela altura estimada do riser e arredondados para o número inteiro mais próximo. Em seguida, a altura do porão é dividida pelo número de degraus resultante, com o qual é possível saber o tamanho exato do espelho.

Determine o comprimento do futuro lance de escadas. Para isso, o valor determinado para a largura do passo é multiplicado pela quantidade. Neste caso, deve-se levar em consideração o tamanho do porão e a localização visualmente confortável da estrutura no interior.

Atenção! Caso a capacidade da cave não permita a instalação de um lance único completo, pode-se instalar uma escada com vários níveis e uma plataforma intermédia.

Produção de escadas monolíticas de concreto armado com fôrma inferior

Antes de começar a construir uma escada de concreto armado, você precisa preparar uma base confiável e forte. Pode ser um piso ou fundação de concreto armado.

Escada em espiral giratória

A escada em espiral giratória para o porão requer cálculos complexos. Sem conhecimento de desenho aritmético, você não deve assumir este projeto.

Uma escada de concreto para a adega pode ser feita com as próprias mãos de acordo com um dos cenários descritos a seguir. Existem duas maneiras conhecidas de montar um lance de escadas de concreto em um porão com suas próprias mãos:

  1. Instalação de taludes monolíticos prontos com posterior preenchimento de degraus. Os elementos necessários são adquiridos na fábrica de produtos acabados de concreto armado. Após a fixação, é realizado o trabalho de enchimento.
  2. Autopreenchimento de vãos de concreto por meio de fôrmas.

Independentemente do método escolhido, envolve um processo trabalhoso que requer um esforço significativo.

Reforço e instalação de cofragens

Deve-se notar desde já que o procedimento de concretagem de uma escada de concreto difere do trabalho de fundação. Para tal, é necessário passar por várias etapas de montagem da fôrma e reforço do lance de escada:

  1. Marcação preliminar dos locais de parada. De acordo com o desenho previamente elaborado, são aplicadas marcações adequadas na parede de suporte e na base do piso, indicando a localização da futura escada de acesso à cave.
  2. Instalação da fôrma de suporte inferior. Representa um suporte para futuras concretagens, por isso deve ser confiável. Na montagem da fôrma são utilizados exclusivamente materiais resistentes.
  3. Montagem da moldura de reforço. Em primeiro lugar, é necessário traçar um esboço esquemático da localização das hastes principais e dos jumpers. A seguir, a montagem ocorre na base da fôrma inferior.
  4. Cintagem de quadro. Para amarrar você precisa de pedaços de arame de amarração.
  5. Para que a moldura de reforço fique totalmente imersa no concreto, ela precisa ser levantada com grampos adquiridos ou feitos pelo próprio.
  6. Martele hastes de metal na parede se a escada estiver sendo instalada próxima e não exigir lacuna técnica.
  7. O reforço é realizado em duas filas. Com uma repetição de contorno dos contornos das etapas futuras.
  8. Se necessário, pilares verticais confiáveis ​​​​são instalados sob a base da fôrma.

A opção mais simples para descer ao porão

A opção mais simples de descer à cave não necessita de concretagem, bastando instalar uma escada acabada.

Os trabalhos preparatórios estão concluídos, é hora de passar à concretagem do lance de escadas.

Derramando concreto

Dicas para concluir o trabalho:

  1. Há uma nuance muito importante no vazamento de concreto - a mistura líquida é despejada de uma só vez. Caso contrário, as rachaduras não podem ser evitadas.
  2. Para não acabar dentro da cave sem possibilidade de saída no final da obra, o procedimento de enchimento inicia-se pelos degraus inferiores.
  3. Nos locais onde devem ser instaladas grades, peças embutidas de metal ou madeira são colocadas no concreto. No segundo caso, as peças são tratadas com solução betuminosa.
  4. Para evitar a formação de bolsas de ar, recomenda-se utilizar uma máquina vibratória durante o trabalho ou realizar esta tarefa mecanicamente: com espátula ou haste reforçada.

Depois de um dia, a fôrma pode ser desmontada. A seguir, falta apenas nivelar a superfície e pode-se proceder à decoração, se assim estiver previsto no plano de obra.

Uma escada de garagem, adega ou casa privada para a cave envolve várias opções de construção. As diferenças podem estar nas opções de design, nos tipos de materiais utilizados e em outras nuances igualmente significativas. Independentemente do tipo de escada de cave escolhida, é necessária experiência e resistência para obter uma estrutura de qualidade.

Comentários dos visitantes
  1. Arcádio

    Construir você mesmo uma escada é um processo muito trabalhoso que requer não tanto estresse físico quanto mental. Claro, se o seu objetivo não for uma escada padrão feita de duas barras e vários degraus. Aqui você precisa calcular tudo muito bem, depois verificar se os cálculos estão corretos e só depois iniciar a construção. Não pense que é mais fácil do que nabos cozidos no vapor. Infelizmente não.

Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica