Como conectar um cabo de antena a um plugue: instruções detalhadas para cortar e conectar
Na vida cotidiana, muitas vezes nos deparamos com problemas que não exigem a chamada de um especialista para serem resolvidos.Por que pagar por um trabalho que você mesmo pode fazer com um mínimo de esforço, certo?
Se por algum motivo o plugue do cabo da antena que o conecta à tomada do receptor de TV cair, você poderá recolocar a peça em seu lugar sozinho em apenas alguns minutos. Mas para isso você precisa conhecer as regras de corte do cabo e o procedimento.
Vamos dar uma olhada em como conectar o cabo da antena ao plugue usando a única ferramenta disponível - um estilete ou uma faca de construção. E, ao mesmo tempo, descobriremos o que é um amplificador e se é possível fazer você mesmo a fiação de duas TVs.
O conteúdo do artigo:
Como conectar o plugue ao cabo da antena?
É muito mais fácil realizar o procedimento quando não há necessidade de procurar materiais: o cabo é colocado até o receptor de televisão e há um plugue sobressalente em funcionamento.
Mas o que fazer se um dos “participantes” da operação técnica não estiver disponível? Vamos dar uma olhada mais de perto no que precisamos para estabelecer rapidamente um sinal de televisão.
Etapa 1 - escolha de um cabo e plugue
Qualquer fio não funcionará, portanto, para conectar a antena a um receptor de televisão ou decodificador para transmissão de sinal digital, você precisará de um tipo especial de cabo - coaxial. O parâmetro de resistência ideal é 75 Ohms.
Para fazer o núcleo, utiliza-se cobre ou aço banhado a cobre. A primeira opção caracteriza-se pela baixa resistência e é típica para equipar televisão por satélite.
A segunda opção pode ser usada com segurança para comutação de sistemas de televisão terrestre - mesmo levando em consideração pequenas perdas, o sinal será estável. O análogo de aço cobreado custa cerca de 2 vezes menos que o de cobre.
Regras para escolher um cabo para antena:
- Não há requisitos especiais para o fabricante, mas para uma antena parabólica é melhor comprar um produto mais caro de uma marca famosa, e para a TV terrestre, uma doméstica serve.
- Certifique-se de considerar a extensão da rota. Se a distância da antena ao receptor de televisão for superior a 5 m, o sinal perde força.
- Os padrões de espessura do núcleo são 0,5-1,1 mm. A melhor opção é milímetro.
- Preste atenção à qualidade da blindagem. Se uma fiação elétrica potente estiver localizada próxima à rota da antena, a blindagem deve ser sólida, com parâmetros de proteção máximos.
- Se em condições internas o tipo de isolamento não importa, então para instalação externa recomendamos usar apenas um cabo mais resistente com bainha de PVC pintada de preto.
Você não pode errar ao escolher um cabo com marcações GR 6 - Este é o padrão mais popular com núcleo de 1 mm, tela de alumínio e isolamento de PVC.
Além disso, você pode usar uma alternativa doméstica RK 75 ou italiano - Sábado 50. Uma opção como o RG 59 não é adequada, especialmente se a distância de transmissão do sinal for superior a 200 m. A resistência do condutor é muito alta.
Resta apenas selecionar o plugue. Anteriormente, ao conectar produtos antigos, era usada solda. Agora esse procedimento se tornou desnecessário, pois existe um tampão de aço padrão F. Para amadores com conhecimento mínimo de eletricidade, é bom porque pode ser montado com aparafusamento convencional.
Plugue F - um produto barato e se o antigo quebrar não haverá dificuldades em adquirir um substituto. As TVs LED, LCD e plasma possuem um conector especial no painel traseiro.
Quando você tiver o cabo e o plugue em mãos, poderá começar a cortar. Esta é uma operação simples, acessível até mesmo para um aluno.
Etapa #2 - corte do cabo da antena
Agora descobriremos as nuances do procedimento em si e analisaremos passo a passo como conectar de maneira correta e precisa um cabo de antena blindado ao plugue.
Para remoção de isolamento Você precisará de uma faca afiada - uma faca de construção, uma faca de papelaria, uma faca de montagem ou qualquer faca que esteja por perto. Cortadores de fio e alicates podem ser úteis durante o processo.
Passo #1 – removendo o isolamento superior
A uma distância de cerca de 1 cm da extremidade do cabo, use uma faca para fazer com cuidado, pressionando levemente, um corte circular. Para não danificar a tela localizada sob o plástico, não corte o isolamento. Em seguida, agitando, com pouco esforço, retire o isolamento externo.
Passo #2 – dobrar a tela
Não há necessidade de cortar a trança de alumínio e a camada de folha metálica localizadas imediatamente sob o isolamento.
Com cuidado, um por um, dobre-os em direção ao revestimento de polímero restante e pressione-o firmemente contra ele.
Passo #3 – Removendo o Isolamento Interno
Sob a tela existe uma segunda camada de polímero que separa o núcleo central e a trança de alumínio. Também cortamos com cuidado, tentando não danificar o condutor, e retiramos.
Etapa #3 – instalação do plugue
Resta o procedimento mais simples, mas não menos importante - aparafusar o plugue no cabo da antena. Não há necessidade de cortar os elementos dobrados da tela, eles devem permanecer sob a porca.
Pegamos o plugue e desparafusamos ao longo da rosca para separá-lo em duas metades. Aquele que tem um espessamento em forma de porca na extremidade, aparafuse o outro lado diretamente no isolamento dobrado. Para deixar o ajuste o mais justo possível, nos ajudamos com um alicate.
Em seguida, usando um alicate, cortamos a ponta do núcleo de modo que ele se projete da metade do plugue em 2-3 mm, não mais. Só falta colocar e aparafusar a outra metade.
Etapa #4 – teste e análise de erros
Você pode descobrir se a instalação foi feita corretamente de uma forma simples - ligue a TV. Se o sinal estiver estável, não houver interferência, a imagem estiver nítida e o som estiver nítido - tudo foi feito corretamente.
Se houver problemas com a transmissão do sinal, você precisará encontrar a causa.
Aqui estão alguns dos mais comuns:
- O comprimento do cabo é superior a 5 m e o sinal simplesmente enfraquece, não alcançando o aparelho de TV. Você deve escolher um cabo mais potente ou encontrar uma maneira de diminuir seu comprimento.
- A antena está quebrada. Será necessário inspecioná-lo se estiver instalado na varanda ou no telhado. Você pode ligar para um representante da organização de serviços se ela for responsável pela manutenção do equipamento.
- Erros de instalação ao conectar o plugue. Desparafuse o plugue, remova-o do cabo e reinstale-o. É possível que a trança de alumínio tenha de alguma forma entrado em contato com o núcleo central - isso não deveria ser permitido.
O mau desempenho pode ser causado por uma falha no cabo. Por exemplo, foi apertado com força por uma porta ou mastigado por um cachorrinho. Para ter certeza de que está em boas condições, é necessário verificar o percurso em toda a sua extensão.
Outra razão para um sinal fraco não está em erros de instalação, mas está associada a uma grande distância até o transmissor. Portanto, analisaremos mais detalhadamente o que é um amplificador e para que se destina.
Você precisa de um amplificador de antena?
Dúvida sobre compra amplificador de antena ocorre quando a perda de sinal se torna sistêmica.
Devido à transmissão insuficiente, o receptor ou sintonizador digital não consegue lidar com o processamento da organização. Você pode ver uma mensagem “sem sinal” ou “sinal fraco” na tela da TV.
Se o sinal estiver muito fraco, é instalado um amplificador de antena, cujo objetivo principal é tornar o sinal mais potente. Ele está integrado ao sistema de TV no trecho da rota entre o receptor de televisão e a antena.
As antenas do tipo ativo já possuem amplificadores embutidos, instalar um segundo não adianta. Além disso, ele não cumprirá sua função se a antena estiver quebrada ou, devido aos seus parâmetros, simplesmente não for capaz de receber um sinal a longa distância.
Na área de recepção estável, o amplificador pode até causar danos, pois um sinal muito potente também é um dos motivos da falha do sintonizador digital.
Conectando 2 TVs à antena
Freqüentemente, vários receptores de televisão são instalados em um apartamento, um em cada cômodo. Para dividir o sinal em vários dispositivos, use um divisor especial - divisor.
A escolha do divisor depende da quantidade de receptores: quantas TVs, quantas saídas existem no aparelho. Mas não devemos esquecer que o sinal que chega à antena será dividido em tantas partes quantos forem os receptores de transmissão conectados.
E se a qualidade do sinal não for a melhor, ao conectar até mesmo uma segunda TV, a imagem ou o som podem sofrer muito. O problema pode ser corrigido com um amplificador instalado próximo à antena (se for passivo).
SOBRE princípio de funcionamento do amplificador Falamos sobre isso em nosso próximo artigo.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Todo o processo de adesão é feito em 3 minutos:
Instruções claras em vídeo para instalar o divisor:
Mesmo a instalação de um elemento tão simples como um plugue de antena tem muitas nuances. Além disso, após a sua instalação, podem surgir outras questões mais sérias.
Você já teve que trocar ou instalar o plugue da antena sozinho? Talvez você estivesse lidando com um dispositivo antigo - o procedimento de instalação é diferente? Compartilhe sua experiência nos comentários, conte-nos sobre os recursos de conexão de antenas. Envie fotos - geralmente são mais informativas do que uma descrição detalhada.