Amplificador de antena para TV: princípio de funcionamento e regras para escolha de um amplificador de antena de TV

Para melhorar o sinal de um receptor de televisão em um apartamento na cidade, e mais ainda em um local distante do repetidor - em uma vila ou em uma casa de campo, utiliza-se um amplificador de antena para televisão. O dispositivo é pequeno e acessível, e você mesmo pode instalá-lo se escolher o modelo com sabedoria.

Vejamos as características técnicas dos aparelhos e analisemos os critérios de escolha de um amplificador para uso doméstico.

Por que você precisa de um amplificador de sinal?

Se a TV não funcionar por cabo ou antena parabólica, significa que ela recebe o sinal por meio de uma antena comum - interna ou externa. O processo de transmissão ocorre da seguinte forma: as torres de retransmissão das transmissões são instaladas a uma certa distância umas das outras.

Receptores domésticos - televisores - usam uma antena para captar sinais e convertê-los em vídeo acompanhado de som.

Torre de TV na linha de visão
Um bom sinal é criado em condições de linha de visão. Se houver obstáculos em seu caminho na forma, por exemplo, de estruturas de concreto armado, a qualidade da imagem e do som cai drasticamente

Para estabilizar e melhorar o sinal de TV, é usado um amplificador para antena de televisão doméstica. Sua importância aumenta onde não existe um receptor comum potente instalado na cobertura, ou seja, fora da cidade. O dispositivo ajuda a obter imagens máximas nítidas na tela e pureza de som devido ao fato de reduzir interferências.

Algumas antenas lidam com a transmissão do sinal por conta própria, sem conectar dispositivos adicionais. Portanto, antes de comprar, estude as características técnicas da antena e certifique-se de que suas capacidades são limitadas, não sendo possível configurá-la para obter imagem e som de alta qualidade sem conectar um dispositivo especial.

Princípio de funcionamento do adaptador de antena

Os amplificadores de TV têm um design simples e podem ter designs diferentes. Alguns consistem em um par de placas nas quais são implementados circuitos para reduzir o ruído. Um dos circuitos desempenha a função de filtro de alta frequência, o segundo é equipado com um capacitor para ajuste de frequência.

Amplificador de antena composto por 2 placas
Para definir o modo necessário, são usados ​​resistores. A frequência é ajustável em duas faixas: na primeira – cerca de 48,5 MHz, na segunda – 160 MHz

Graças ao ajuste, um ganho máximo de sinal de 4,7 dB pode ser alcançado em uma frequência operacional de 400 MHz.

Alguns tipos de amplificadores são projetados para serem alimentados por uma fonte de 12 V, ou seja, podem ser conectados à bateria de um carro. Para obter estabilidade, é utilizado um estabilizador, cujo circuito inclui um eletrólito e uma ponte de diodos.

Vários dispositivos são conectados por meio de um cabo coaxial, mas por meio de um indutor. Eles estão conectados à TV através de um capacitor.

Vejamos o exemplo de um dos circuitos amplificadores do transformador para ver como funciona o dispositivo. O módulo é alimentado através de um cabo de sinal.

Circuito amplificador de antena
A antena é conectada diretamente ao enrolamento do transformador. O elemento amplificador VT1 é compatível com o emissor comum. O feedback é fornecido pelos elementos C1, R3, L1

C1 – um capacitor conectando a seção de feedback à fonte de alimentação e operando em baixas frequências. R3 – um resistor que determina a operação estável do amplificador em várias faixas de frequência. L1 – indutância que equaliza a amplitude da frequência.

O feedback para o fluxo é organizado pelo loop C3, R4, que junto com R1 E R2 ativar o modo de operação em cascata. C2 – um capacitor que fornece conexão ao transformador.

O sinal da antena entra no transformador correspondente, é então transmitido através de um transistor, amplificado e estabilizado no emissor. Em seguida, ocorre a correção de frequência no segundo estágio dos transistores em cascata, após o qual o sinal entra na TV.

Divisor de antena de TV
Se houver várias TVs em casa, um divisor com 3-6 conectores será usado para conectar o cabo e o amplificador de sinal

Assim, graças ao amplificador de televisão, a sensibilidade limitada pelo ruído aumenta e a perda do sinal recebido no cabo coaxial é compensada.

Tipos de amplificadores de televisão

Os dispositivos são divididos em categorias geralmente com base em dois parâmetros: local de instalação e faixa de frequência. Isso se aplica especificamente a amplificadores de antena e a análogos relacionados - televisão e satélite.

De acordo com a faixa de frequência, existem três tipos:

  • faixa;
  • multibanda;
  • banda larga.

Faixa o dispositivo amplifica o sinal apenas em uma determinada faixa de frequência especificada - metro ou decímetro. Uma de suas funções é reduzir o ruído que aparece à medida que o comprimento do cabo aumenta.

Multibanda dispositivos operam com igual eficiência em diferentes faixas de frequência e também podem receber sinais de múltiplas fontes.

Banda larga O amplificador opera nas faixas de medidores e decímetros e é utilizado para televisão digital.

Amplificador de antena de banda larga
Um exemplo de dispositivo de banda larga é o modelo GAL AMP-101. A conexão é feita através de um cabo coaxial e um separador. Ganho – 20 dB

De acordo com o local de instalação, todos os dispositivos são divididos em externos (mastro) e internos. Os externos são montados no local onde está instalada a antena de televisão - em um poste ou mastro fixado na varanda ou telhado. Eles apresentam proteção durável.

Os amplificadores internos estão localizados próximos ao receptor. Sua desvantagem são as perdas associadas ao comprimento do cabo.

Critérios de seleção na compra

A escolha de um amplificador de sinal para uma antena de TV depende tanto dos critérios técnicos do próprio aparelho quanto de fatores externos, como o local e as condições de instalação. No entanto, em primeiro lugar estão sempre as características que afetam a qualidade do sinal - é para isso que normalmente são adquiridos dispositivos adicionais.

Critério nº 1 – faixa de frequência operacional

A faixa de frequência conecta três dispositivos - o próprio receptor de televisão, a antena e o amplificador. Primeiro, selecione a antena. Deve-se lembrar aqui que os de amplo alcance são inferiores aos de feixe estreito, ou seja, o sinal será mais fraco.

Amplificador de antena com cabo
Um amplificador de antena operando na faixa de 470-862 MHz e com ganho de pelo menos 30 dB. Se for fornecida proteção adicional contra umidade, ela poderá ser instalada ao ar livre

Se a área de recepção não estiver longe do repetidor, você poderá adquirir uma unidade “todas as ondas” que cubra uma faixa mais ampla. No entanto, um sinal de uma torre remota será melhor recebido por um dispositivo projetado para uma faixa de frequência limitada - por exemplo, HF ou UHF.

O amplificador também é selecionado com base na resposta de frequência da antena. Se não corresponder ao intervalo, não funcionará.

Critério #2 – valor de ruído

O amplificador de antena deve ajustar a relação sinal-ruído para cima. Porém, cada dispositivo recebe seu próprio ruído durante a transmissão de dados – e quanto mais forte o sinal, mais pronunciado ele é.

Ruído na tela da TV
Se o nível de ruído for elevado, apenas a interferência de ruído intensa conhecida como “neve” será visível nos ecrãs de TV. A imagem desaparece completamente, o som também desaparece

Acredita-se que o nível de ruído não deve ultrapassar 3 dB - única forma de garantir uma boa qualidade de transmissão do sinal, mas os aparelhos de última geração também apresentam valores mais baixos - menos de 2 dB.

Critério #3 – ganho

Você não deve presumir que quanto maior o ganho do sinal, melhor será a qualidade da transmissão. Na verdade, o ganho excessivo leva à distorção do sinal, o que causa o efeito oposto - corte ou sobrecarga.

O parâmetro é medido em dB e possui valores médios:

  • decímetro – 30-40 dB;
  • metro - 10 dB.

Assim, os decímetros podem cobrir 22 e 60 canais, e os medidores não podem cobrir mais que 12. Se o amplificador aumentar o coeficiente em 15-20 dB, isso é considerado um bom resultado.

Ao escolher um amplificador por coeficiente, é necessário levar em consideração as condições reais e o nível de recepção. Normalmente focam na distância até a torre, ou seja, o repetidor.

Tabela de características do amplificador de antena
Um amplificador geralmente é usado se a distância do repetidor ao receptor for de pelo menos 9 km. Se a torre estiver localizada a 150 km ou mais, é inútil usar até mesmo um dispositivo potente - este é o máximo para o qual os modelos domésticos são projetados

Para evitar problemas, você pode escolher um dispositivo com capacidade de ajuste e fazer ajustes adicionais. Existem muitos modelos universais e são projetados para diferentes distâncias.

Se a torre estiver em linha direta de visão, não será necessário um amplificador.

Critério #4 – ativo ou passivo

Se considerarmos o princípio de funcionamento do dispositivo, precisamos levar em consideração a divisão em ativo e passivo. O passivo opera em modo autônomo, enquanto o ativo requer energia adicional da rede elétrica. Na maioria das vezes, o dispositivo é conectado por meio de um adaptador - um adaptador de 9 V ou 12 V.

O amplificador está embutido na antena
Quanto mais próximo o dispositivo ativo estiver instalado da TV, melhor será o sinal. Um cabo longo aumenta o risco de interferência que não pode ser eliminada pelo ajuste.

Se o dispositivo estiver localizado ao ar livre, é necessário fornecer proteção contra umidade e precipitação. Às vezes, a seguinte opção é implementada: a antena com amplificador é instalada do lado de fora e o adaptador é deixado dentro da sala.

Mas é melhor seguir as instruções do fabricante, que geralmente alerta sobre interferências se instalado incorretamente.

Revisão de modelos populares

Alguns amplificadores são procurados devido ao seu design simples, baixo custo e fácil instalação. Se necessário, os dispositivos podem ser instalados, substituídos ou reparados por conta própria.

Ao adquirir dispositivos para uso externo, preste atenção ao seu aperto. Observou-se que os dispositivos externos devem ser substituídos aproximadamente uma vez a cada 2 anos, apesar de sua proteção, portanto, se for possível instalar o amplificador sob o teto, aproveite-o.

Conclusões e vídeo útil sobre o tema

O principal sobre amplificadores populares:

Revisão de dispositivos de banda larga universais:

Se a imagem na tela da TV estiver “nevada” ou se desintegrar completamente em pixels, recomendamos melhorar a qualidade da recepção do sinal usando um amplificador de antena de TV doméstico. Geralmente não surgem dificuldades com a autoconexão se você seguir rigorosamente os conselhos do fabricante e levar em consideração as características da antena e do dispositivo.

Comentários dos visitantes
  1. Sergei

    Eles me deram uma segunda TV. Eles decidiram colocá-lo na cozinha. Compramos uma antena com amplificador, mas não funcionou. Devolvemos à loja e pegamos outro. O resultado é o mesmo. Depois de colocar a TV em outro cômodo e conectá-la na mesma antena, ela finalmente começou a funcionar. Pelo que entendemos, o amplificador não responde bem aos equipamentos que trabalham nas proximidades. Existe alguma maneira de resolver isso e proteger o amplificador? Não é possível reorganizar o exaustor e o fogão elétrico.

    • Especialista
      Vasily Borutsky
      Especialista

      É possível que nem sequer se trate de interferências que os aparelhos eléctricos que funcionam na cozinha possam criar. Um dos motivos óbvios é a baixa tensão proveniente da tomada (extensão) da cozinha.

      A razão é bastante simples - muitos dispositivos estão conectados à mesma linha, então a tensão cai e o amplificador simplesmente não tem valor normal suficiente para operação correta. Confirmar ou refutar esta suposição é bastante simples: desligue todos os eletrodomésticos da cozinha e conecte o amplificador.

      Também é possível que algum equipamento esteja causando interferência, nesse caso é necessário conectar o amplificador em outro cômodo e estender o fio para conectar a antena à TV diretamente na cozinha. Esta é a solução ideal caso não seja possível movimentar o equipamento que cria interferência.

  2. Romance

    Na nossa dacha a TV tem dificuldade em captar 2 canais, não conseguimos sem amplificador. Agora estou tentando descobrir qual comprar...

    • Alexei

      Primeiro, tente algo simples, por exemplo, comprei o AMP-102 da Leroy Merlin. Na maioria dos casos será suficiente. Embora dependa muito de quão longe a dacha está dos repetidores.

    • Especialista
      Vasily Borutsky
      Especialista

      Vou oferecer diversas soluções para uma casa de campo, desde as mais simples e baratas até as mais complexas e um pouco mais caras.

      A primeira solução é um amplificador de antena barato SWA-99999 (preço total de cerca de 1 dólar). O amplificador é instalado dentro da caixa de antena do tipo “grade polonesa” ou similar.

      A segunda opção é o amplificador de antena Locus LA-21, que custa cerca de 4 dólares. A caixa do amplificador é projetada de tal forma que os conectores tipo F proporcionam fácil instalação em uma ruptura de cabo; a energia é fornecida através de uma fonte estabilizada através de um cabo coaxial.

      A terceira opção é um amplificador de sinal de TV doméstico Bi-Zone BI-330, que custa cerca de 15 dólares. Esta é uma solução para uma casa de veraneio localizada a grande distância da fonte de sinal.

      Fotos anexadas:
Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica