Caldeira a gás de parede ou de chão - o que é melhor? Argumentos para escolher o melhor equipamento

Estamos diante de um dilema: caldeira a gás de parede ou de chão - o que é melhor? Acredite em mim, cada segundo comprador de equipamentos de aquecimento recorre a consultores com esta pergunta. E é bom que ele encontre um especialista competente e qualificado. Outra questão é se a pessoa à sua frente for um amador…

Como você não sabe com quais consultores ou vendedores terá que lidar, recomendamos que você mesmo resolva tudo sobre esse assunto antes de ir à loja.

Oferecemos uma resposta profissional à questão de qual caldeira é melhor para uma casa ou apartamento, bem como qual exatamente. Nesta revisão comparativa, você aprenderá como eles diferem entre si e o que essas diferenças afetam no processo.

Caldeiras de parede e de chão: diferenças

Para escolher entre dois modelos, é preciso estar ciente de suas diferenças e também entender o que elas implicam na prática. Portanto, examinaremos brevemente todos os parâmetros.

Eficiência e consumo de energia

Os modelos modernos de caldeiras de piso têm uma eficiência de 88-90% (modelos com configuração antiga - cerca de 85%). Quanto aos de parede, o mesmo valor é superior - 90-94%. Assim, o consumo de energia em caldeiras com menor eficiência é maior, o que significa que os custos de energia também são maiores.

Mas não se pode avaliar a eficiência de um modelo apenas pelo método de instalação - sua eficiência também é influenciada pelo princípio de funcionamento. Neste último caso, é feita uma distinção entre caldeiras convencionais e de condensação.

Quase todas as caldeiras de chão são de convecção - são mais baratas e apresentam menor eficiência. Embora ao mesmo tempo, devido à sua estrutura interna mais simples, os seus reparos sejam mais baratos, o que é uma vantagem.

Caldeira a gás de parede ou de chão: qual é a melhor escolha?
As caldeiras de parede são mais avançadas em termos de design, têm mais detalhes

Montado na parede - pode ser por convecção ou condensação. Neste último, o calor gerado pelos gases aquecidos e produtos de combustão é transferido adicionalmente para o refrigerante. Assim, o calor não “voa pela chaminé”, mas é efetivamente aproveitado. O único inconveniente é que é necessário equipar um dreno de condensado da caldeira.

Em que modelos de chão Também podem ser condensação, mas é um produto de venda lenta, pois seu preço ultrapassa 150 mil rublos.

Material do trocador de calor e vida útil

Este critério é usado para determinar a confiabilidade do dispositivo.

Modelos específicos tradicionalmente possuem seus próprios trocadores de calor:

  1. Os modelos de piso usam ferro fundido confiável e pesado. É bom porque não tem medo da corrosão, é durável e possui alta densidade e espessura. Isso permite que caldeiras com trocador de calor em ferro fundido funcionem sem interrupção por até 25 anos.
  2. Nas caldeiras suspensas, é substituído por aço leve ou cobre. O aço é uma opção mais barata, mas é fino e, portanto, propenso a empenar e enferrujar. Esses modelos durarão, se você tiver sorte, de 12 a 13 anos. O cobre é mais durável e conduz melhor o calor, mas é usado apenas em modelos caros.

Observe que a afirmação parece caldeiras de parede menos confiáveis ​​devido à complexidade de seu design, nada mais que um mito.

Caldeira a gás de parede na cozinha do apartamento
De acordo com as características declaradas pelo fabricante, a vida útil das caldeiras de parede é um pouco mais curta, mas isso não significa que na vida elas muitas vezes quebrem e falhem rapidamente. Quando usadas com cuidado, podem durar tanto quanto as caldeiras de chão.

Na verdade, a durabilidade não é afetada pelo número de peças e elementos estruturais, mas pelo material do trocador de calor.

Portanto, é nos modelos de piso que mais frequentemente se instala um trocador de calor em ferro fundido, considerado o material mais durável. Portanto, sua vida útil difere das caldeiras de parede nas quais são montados trocadores de calor de materiais mais leves.

Recursos e dimensões de design

Se você pensa que quanto mais melhor, está enganado. Neste caso, a funcionalidade do equipamento nada tem a ver com as dimensões.

Opção integrada para instalação de caldeira a gás montada na parede
A regra “maior é melhor” nem sempre se aplica: uma pequena caldeira montada na parede pode muitas vezes ter mais funcionalidade do que um equipamento de grande porte

Surpreendentemente, mas é verdade: as caldeiras de parede mais complexas são menores em tamanho do que as caldeiras de chão mais primitivas. As primeiras são casas inteiras de minicaldeiras.

No projeto de circuito único de gás e caldeiras de parede de circuito duplo Dependendo das tarefas a serem resolvidas, são utilizados:

  • uma ou duas bombas de circulação;
  • tanque de expansão fechado;
  • Medidor de pressão;
  • termômetro;
  • saída de ar;
  • válvula de segurança.

Os segundos têm um design mais simples e requerem a instalação separada de um tanque de expansão e de uma bomba, que em alguns casos pode ser totalmente dispensada.

Dependência da rede elétrica

Se você quiser com competência escolha uma caldeira a gás, você deve levar em consideração as especificidades do fornecimento de eletricidade em sua região. O modelo não volátil funcionará mesmo em caso de queda de energia. Se houver problemas, escolha modelos de chão. Cerca de metade deles são independentes de energia.

A única desvantagem é a buzina piezo, que deve ser feita manualmente. No entanto, em uma situação com fornecimento de energia instável, você pode ignorar esse sinal negativo para o funcionamento estável da caldeira.

Caldeira a gás não volátil
A vantagem das caldeiras de piso não voláteis é que elas podem ser usadas em regiões com fontes de alimentação instáveis. Como qualquer caldeira montada na parede funciona com eletricidade, surgirão problemas durante interrupções

Quanto às caldeiras de parede, não existem opções: todas requerem ligação à rede eléctrica, e se quiser tornar o sistema de aquecimento não volátil terá que instalar adicionalmente um gerador ou UPS (fonte de energia ininterrupta), o que naturalmente resultará em despesas adicionais.

Automação e conjunto de funções

A automação das caldeiras de parede é mais avançada, por isso são mais cómodas, seguras e fáceis de utilizar. Por exemplo, estão equipados com modo de prevenção de congelamento, proteção contra superaquecimento, bloqueio de bomba, falta de tração e autodiagnóstico.

Conectando uma caldeira a gás montada na parede às comunicações
O processo de aquecimento de água em caldeiras montadas é totalmente automatizado. O arranque e paragem do equipamento, bem como a interrupção do trabalho em caso de situação perigosa, ocorrem sem a participação dos proprietários

Dentre as capacidades funcionais das modificações do piso, destacam-se o controle de gases e a prevenção de superaquecimento. A autoignição é menos comum.

Refrigerante e suas propriedades

Aqui, novamente, a escolha dependerá de onde o sistema de aquecimento será instalado e com que frequência será utilizado:

  1. As caldeiras de chão podem funcionar com qualquer refrigerante. O anticongelante também é adequado, portanto, se você precisar aquecer uma dacha ou uma casa onde não mora permanentemente, você deve escolher configurações montadas no chão com anticongelante como refrigerante. Dessa forma, você não terá que se preocupar com o congelamento ou despressurização do sistema.
  2. Os aparelhos montados na parede não podem funcionar com anticongelante. A razão está na viscosidade e fluidez da substância, bem como no seu impacto negativo no estado dos trocadores de calor de aço ou cobre, que são utilizados em modelos montados.

Se você se concentrar neste critério e decidir se deve escolher um modelo de caldeira a gás de piso ou de parede, qual unidade é mais razoável preferir, então os designs de piso definitivamente vencem.

Tipo de queimador e chaminé

As caldeiras montadas sempre (mesmo as baratas) possuem queimadores simulados instalados, enquanto as caldeiras montadas no piso possuem queimadores de um ou dois estágios.

Vamos explicar brevemente o que isso significa:

  1. Estágio único. Aqueles que só podem estar na posição ligado ou desligado e não implicam modos intermediários.
  2. Dois estágios. Eles podem operar com controle de potência de 50% ou 100%.
  3. Modulado. O usuário pode, a seu critério, selecionar o modo de operação de 20% a 100% de potência.

O modo “ideal” é aquele em que o combustível é constantemente queimado na potência mínima. Queimadores modulantes mais avançados permitem definir a temperatura com mais precisão e usar o gás de forma mais econômica.

Opção de tubulação para caldeira a gás de piso
A instalação de caldeiras de piso requer a organização de uma sala de caldeiras.A instalação em corredor ou corredor com ventilação natural organizada é aceitável. A maioria das unidades de gás montadas na parede são permitidas em cozinhas

Quanto à chaminé, em 90% dos casos com caldeiras de chão deve ser equipada separadamente. Isto se explica pelo fato de estarem equipados com queimador atmosférico e câmara de combustão aberta, ou seja, o ar retirado das instalações deve posteriormente ser “descarregado” para o exterior.

Nos modelos montados na parede, a câmara de combustão é fechada, de modo que o ar entra e sai através chaminé coaxial. Os modelos de piso com queimador de turbina também removem os produtos do processamento de gás por meio de um sistema coaxial.

A instalação de modelos com chaminé de dois tubos é simples e menos incómoda, mas em caso de geadas severas (a partir de -15°C) forma-se condensação. Isto pode causar formação de gelo e parar o sistema de aquecimento.

Caldeira e caldeira a gás de chão
Se for necessária a preparação de água quente, é melhor complementar uma caldeira a gás de chão com uma caldeira. Você pode adquirir uma unidade de piso que aquece tanto o refrigerante quanto a água quente, mas neste caso a qualidade do preparo é reduzida

Portanto, de acordo com este critério, é impossível responder com clareza quais caldeiras a gás são melhores para você pessoalmente - de parede ou de chão. Como você pode ver, com uma chaminé montada no chão você terá que mexer na chaminé por mais tempo, mas no futuro você pode ter certeza de que seu funcionamento estável mesmo em geadas severas.

Quanto ao montado na parede, haverá menos problemas durante o processo de instalação, mas mais problemas quando o termômetro cair abaixo de -15°C.

Diferença de preço e sortimento

As estruturas de parede, mesmo com um design mais moderno e lacônico, além de um dispositivo mais complexo, são mais baratas que as de piso.

Isso pode ser explicado pelo fato do mercado de modelos montados ser mais competitivo. Há mais demanda por eles – naturalmente, os fabricantes oferecem mais opções e diferenças de preços.

Qual caldeira é melhor para uma casa ou apartamento?

É difícil fazer uma avaliação universal, pois cada situação é individual, mas basicamente na prática acontece assim:

  • estruturas de piso são adquiridas para aquecimento do setor privado (casas, chalés);
  • pendurado - para apartamentos devido ao seu pequeno tamanho e apelo visual.

Embora seja importante fazer uma reserva aqui. Em todos os sentidos, as salas de minicaldeiras montadas no chão são definitivamente mais confiáveis, pois possuem um trocador de calor mais durável e também são fáceis de usar, mesmo em temperaturas externas criticamente baixas.

Além disso, acrescente independência energética a tudo e você entenderá porque muitas pessoas preferem instalá-los até em apartamentos.

Aquecedor de água a gás na cozinha de um apartamento na cidade
As caldeiras de parede são boas porque podem ser incorporadas em móveis de cozinha e ocupam um mínimo de espaço útil em pequenas cozinhas urbanas

Mas se você tem espaço limitado e mora em uma região onde geadas severas são muito raras, é mais racional instalar uma modificação na parede. Também custará menos.

Prós e contras em comparação

Antes de comprar uma caldeira, estude cuidadosamente os pontos fortes e fracos de ambos os tipos de equipamento. Eles diferem não apenas na aparência, peso e consumo de gás, mas também nas características de desempenho. A tabela abaixo ajudará você a aprender mais sobre essas diferenças.

A tabela a seguir apresenta as vantagens e desvantagens de uma caldeira de piso:

prósDesvantagens
1. Alta produtividade devido ao grande volume da câmara de combustão.1. Peso pesado.Principalmente quando se trata de modelos industriais, embora os domésticos também não sejam compactos.
2. Trocadores de calor confiáveis ​​feitos de aço de paredes espessas ou ferro fundido, que garantem uma longa vida útil.

 

2. Tipo clássico de chaminé. Isso significa que você terá que fazer um buraco na rua e conectar um cano que está longe de ser esteticamente agradável.

 

3. Não volátil. Eles podem até aquecer objetos sem eletricidade.

 

3. Dimensões impressionantes que podem ocupar a maior parte do espaço da sala.

A tabela a seguir irá familiarizá-lo com os pontos fortes e fracos das caldeiras montadas na parede:

prósDesvantagens
1. Econômico. Permite economizar até 10-15% de gás em comparação com a versão de chão.1. Dependência energética. Contém bombas, sensores e automação que operam a partir da rede.
2. Câmara de combustão fechada. Isto resulta em duas vantagens: compacidade, leveza e capacidade de instalação em praticamente qualquer lugar.2. Sensibilidade a mudanças de tensão. Muitas vezes, ao menor salto, o controlador queima e tal avaria requer reparos caros.

 

3. Multifuncionalidade. Os modelos mais recentes são equipados com automação com compensação climática, acesso à Internet e podem ser controlados por controle remoto ou smartphone.3. A instalação e configuração de tais equipamentos é um processo complexo e demorado. Além disso, não existem muitos especialistas competentes que possam fazer isso corretamente.

Propomos considerar as diferenças entre essas modificações de equipamentos a gás em modelos reais, que atualmente são muito procurados e estão disponíveis na maioria dos fornecedores.

Proterm Bear 20 KLOM (de chão)Proterm Lynx Condens 25/30 MKV (montado na parede)
IgniçãoElétricoEletrônico
Energia térmica (gás natural/gás liquefeito) (kW)11,9-17/11,2-166,3-26,5
Eficiência (não menos) (%)90-92/89-91104
Material do trocador de calorFerro fundidoLiga de alumínio-silício
Tensão/frequência nominal (V/Hz)230/50230/50
Dimensões: largura/comprimento/altura (mm)335/600/880700 / 390 / 280
Peso sem água (kg)90kg32
AQSNão

Leve a sério a escolha do tipo de equipamento, pois no futuro substituir, por exemplo, uma caldeira de chão por uma de parede e vice-versa não será barato. Você terá que pagar pela produção de nova documentação e registro do projeto.

Por fim, gostaria de destacar a seguinte tendência de mercado: as caldeiras de parede estão substituindo gradativamente os modelos instalados no chão.

Isto também deve ser levado em consideração, pois quanto mais se avança, mais difícil será encontrar peças para caldeiras de chão, bem como encontrar artesãos que possam prestar assistência qualificada em caso de avaria.

Conclusões e vídeo útil sobre o tema

O especialista do vídeo abaixo falará detalhadamente sobre quais mitos existem em relação aos dois tipos de equipamentos e quais são suas características durante a operação. Esta informação deve finalmente ajudá-lo a fazer sua escolha.

Cada tipo de equipamento tem suas vantagens e desvantagens, por isso é impossível destacar um líder claro nesta análise comparativa. Tudo depende das condições e em que instalação a caldeira será operada.

Compartilhe o que você procurava ao comprar uma caldeira a gás para mobiliar sua casa de campo ou apartamento na cidade. É possível que suas recomendações sejam úteis para os visitantes do site. Deixe comentários no bloco abaixo, poste fotos e tire dúvidas.

Comentários dos visitantes
  1. Yakov

    Meu respeito ao autor do material, com as placas tudo fica claro e compreensível. Eu mesmo levarei uma caldeira de parede para uma casa particular. Em geral, a única vantagem de um piso é sua vida útil.

  2. Alexandre

    Graças ao autor, ajudei um amador a ter uma ideia sobre como escolher uma caldeira a gás. Mas tenho uma dúvida: estou aguardando a ligação do gás principal, mas já foram feitas obras na casa para instalação de radiadores e piso aquecido. O artigo afirma que as caldeiras montadas na parede não serão capazes de aquecer anticongelante ou outro líquido não congelante - que caldeira devo comprar se o meu sistema de piso radiante já estiver bombeado com líquido?

    • Sergei

      Boa tarde, Alexandre. Pisos de água quente não requerem o uso de refrigerante especial se um tubo de cobre não tiver sido usado no assentamento da rota. A única coisa é que não indicou a finalidade da casa: para viver o ano todo ou “visitar”.

      O anticongelante é utilizado exclusivamente nos casos em que se pretende poupar dinheiro desligando o aquecimento durante algum tempo no inverno. Mas não se esqueça que nessas condições, os reparos realizados perderão rapidamente a atratividade devido à constante condensação causada pelas mudanças de temperatura.

      Posso supor que os pisos aquecidos foram enchidos com água comum para testar a estanqueidade do sistema antes da betonilha final.
      Se ainda estiverem cheios de anticongelante, basta drená-lo e ligar o sistema várias vezes (de preferência sob pressão, use um testador de pressão para sistemas de aquecimento) para se livrar completamente de qualquer líquido restante.

      Ao desligar a caldeira na estação fria com água comum, basta drenar o líquido refrigerante do sistema. A economia no consumo de gás ao utilizar uma caldeira de condensação montada na parede compensa este inconveniente.

  3. Parece até informativo, mas se o autor escrever que o rendimento da caldeira é de 104 por cento!!! Não há fé no resto de suas conclusões. Muito provavelmente, todas as suas palavras são completas profanações e ficção!

    • Ruslan

      Às vezes a eficiência é superior a 100%. Não engane ninguém, o autor escreveu tudo corretamente!!!!!

      • Alexei

        Você perdeu a cabeça? Não fale bobagem Eficiência A eficiência é uma característica da eficiência de um mecanismo que converte energia. A energia não pode ser convertida sem perdas. Você não pode obter dois quilos de compota de maçã com um quilo de maçãs. Você gasta 100% da energia na combustão do gás, parte vai para a chaminé, parte é gasta no aquecimento das paredes da câmara de combustão, por isso, de 100% da sua energia, no máximo 90% vai para o trocador de calor, e se acontecer que de 100% você obtém 104% de energia, isso já é uma máquina de movimento perpétuo.

  4. Considere os custos de manutenção e a qualidade da água como refrigerante. A balança terá que ser lavada anualmente

Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica