Qual fio usar para a fiação da casa: recomendações para escolha

É impossível construir uma rede elétrica doméstica sem cabo elétrico. Porém, para mobiliar a sua casa não basta instalá-la corretamente, é preciso também selecionar corretamente o tipo adequado.E para isso é preciso saber quais características influenciam na escolha. Você concorda?

Diremos quais tipos de produtos o mercado moderno oferece e que fio usar para a fiação da casa. Apresentaremos a nomenclatura popular e ajudaremos você a entender a rotulagem de produtos para instalação de linhas de energia. Vamos indicar o que os compradores e eletricistas independentes devem focar.

Para otimizar a percepção, complementamos as informações apresentadas para revisão com diagramas, seleções de fotos e recomendações de vídeos.

De que são feitos os cabos elétricos?

Os principais elementos de qualquer cabo elétrico são os núcleos - elementos de passagem de corrente elétrica, isolados entre si por uma bainha interna e encerrados em uma bainha comum.

Eles são designados pela abreviatura TPG.

Elementos estruturais do produto
Além dos núcleos condutores de corrente (1), o cabo pode conter elementos estruturais como núcleo (3), armadura de arame ou aço (2) e bainha externa (4)

Existem dois tipos de condutores para transmissão de energia elétrica:

  • fio único sólido;
  • encalhado, consistindo em um grande número de fios finos.

Algumas pessoas acreditam erroneamente que condutores de fio único e cabos de núcleo único são conceitos idênticos. Na verdade, os produtos de núcleo único podem ter apenas um núcleo, que, por sua vez, pode ser feito de fio único ou múltiplo.

A base para a fabricação de condutores condutores de corrente pode ser cobre ou alumínio. Se compararmos esses metais, o alumínio, embora seja mais barato, perde por ter menor condutividade elétrica.

Isso significa que com seção transversal igual, um condutor de cobre é capaz de passar mais corrente. O único “ponto negativo” do cobre é que ele não pode ser combinado diretamente com outros metais. Aqueles. Para conectar ao alumínio, você precisará de um adaptador que elimine a formação de par galvânico.

Produto de alumínio
O alumínio não é a melhor opção para a fiação doméstica, pois possui baixa condutividade elétrica e durante o funcionamento oxida mais rápido e quebra nas curvas.

Se a conexão for feita por torção, esse local oxidará rapidamente, o que levará à ruptura dos contatos, podendo resultar em curto-circuito na linha. O ideal é escolher o mesmo tipo de fio para todas as linhas do apartamento.

Os cabos para sinais elétricos são equipados com uma capa protetora comum.

A camada isolante pode ser feita de:

  • borracha;
  • polietileno;
  • Plástico PVC.

Cada um desses materiais é caracterizado por altas características de isolamento. Graças a isso, podem ser utilizados em redes de diversas classes de tensão dentro de 500 W.

Necessidade de contenção
O principal objetivo da trança externa é proteger os condutores da umidade, o que pode causar danos à integridade do isolamento e, consequentemente, ao turvamento das fibras ópticas

Qualquer cabo usado para ambientes internos e fiação de apartamento, possui pelo menos duas camadas isolantes: a primeira protege os núcleos internos reunidos em feixe, a segunda envolve apenas um núcleo.

Tipos de fios elétricos

Existem várias classificações nas quais os mestres se concentram ao escolher cabos para fiação em casa.

O primeiro sinal pelo qual os cabos são divididos é Número de núcleos. Os parâmetros operacionais de produtos single e multi-core estão detalhados na tabela abaixo.

Tabela de resumo dos parâmetros do produto
Tabela resumida de parâmetros operacionais de produtos elétricos de núcleo único e multinúcleo dependendo do número de threads envolvidos. A diferença existe tanto no dispositivo quanto na finalidade

Abaixo estão os quatro tipos mais populares de cabos usados ​​na instalação de fiação interna.

Tipo #1 - cabo VVG

Ao organizar a fiação elétrica interna, que fornece instalação de caixa de distribuição, aplicar Cabo VVG. É usado para transmitir corrente elétrica com uma tensão operacional de 1000 V. O número de núcleos em tais produtos pode variar de um a cinco.

Produtos com seção transversal redonda
O condutor de corrente VVG é produzido em uma das quatro versões: na forma de produtos com seção plana ou redonda, ou triangular ou quadrada

Entre as vantagens inegáveis ​​dos produtos VVG está uma ampla faixa de temperatura operacional. Pode ser utilizado com segurança em temperaturas de -50 °C a +50 °C. O fio é famoso por sua alta resistência à tração e capacidade de suportar umidade de até 98%.

Um produto deste tipo pode ter uma das três designações:

  • «P» - indica um tipo de seção plana;
  • «h" - significa que um composto de borracha ou fios de PVC estão localizados entre o isolamento TPG e a trança externa;
  • «ng» - indica que o isolamento não propaga fogo.

Em quaisquer cabos do tipo VVG, com exceção daqueles designados “z”, o espaço entre a bainha externa e a camada isolante dos núcleos não é preenchido.

Cor da trança externa
A bainha externa do cabo VVG é geralmente pintada de preto, o isolamento interno dos condutores condutores de corrente é marcado nas cores amarelo-esverdeado, azul, vermelho ou branco com uma faixa azul

Para necessidades domésticas, use um cabo com seção transversal de 1,5 mm2, ao organizar uma casa particular, um produto de 6 mm2. O raio de curvatura do produto é determinado multiplicando a seção transversal menor por 10.

Visualização #2 - Cabo NYM

NYM – outro cabo de alimentação de alta qualidade projetado para conduzir redes de energia e iluminação com tensões de até 660V.Os condutores multifios do produto são feitos de cobre.

O número de núcleos condutores de um cabo NYM pode variar de um a cinco. Os parâmetros mínimos das seções transversais dos produtos apresentados à venda são de 1,5 mm2, máximo – 16 mm2.

O raio de curvatura corresponde a quatro diâmetros de seção transversal.

Elementos estruturais dos produtos NYM
Cabo NYM em seção: os condutores de cobre são envoltos em uma bainha de PVC, entre a qual é colocada uma vedação não inflamável; O isolamento de PVC serve como trança externa

O cabo tem isolamento duplo:

  • o invólucro externo é feito de cloreto de polivinila;
  • A trança interna é feita de PVC não inflamável.

O espaço interno entre as camadas isolantes é preenchido com enchimento revestido de borracha. Esta solução aumenta a resistência do produto e torna-o mais resistente a altas temperaturas.

Portanto, o cabo NYM é um dos produtos resistentes à umidade e ao calor. Seus limites de temperatura operacional vão de -40 °C a +70 °C.

A única desvantagem do cabo NYM é a sua vulnerabilidade aos raios UV. Por este motivo, quando utilizado em área aberta exposta a raios diretos, recomenda-se cobri-la.

Se compararmos o cabo NYM com seu análogo VVG, então o primeiro é mais preferível em termos de parâmetros operacionais. Mas se você tiver um orçamento limitado, você sempre pode economizar dinheiro usando o cabo NYM apenas para conectar painéis de quartos e apartamentos aos painéis do piso e instalar cabos VVG nas áreas.

Tipo #3 - fio PUNP

Freqüentemente, um análogo de orçamento é usado para fiação - fio plano PUNP. É um produto de dois ou três núcleos com seção transversal de 1,5-6 mm2. Cada fio do fio plano é feito de cobre e é de fio único.

PUNP – fio plano
PUNP é usado para conectar sistemas de iluminação instalados permanentemente e tomadas de “alimentação” com uma tensão nominal de rede de 250 V e uma frequência de 50 Hz

O cabo também tem isolamento duplo:

  • o revestimento externo é feito de plástico PVC;
  • A trança interna é feita de cloreto de polivinila.

Em termos de qualidade, esse fio está longe de ser a melhor opção. Além disso, como mostra a prática, o isolamento dos fios é muito vulnerável às flutuações de temperatura e desmorona rapidamente quando aquecido.

Tipo #4 - cabo blindado VBBShV

Ao organizar um sistema de iluminação para a área adjacente à casa, uma fonte de alimentação blindada é a melhor escolha. cabo VBBShv. Ele foi projetado para operar em condições de tensão nominal alternada, cuja faixa varia de 660 a 1000 V.

É conveniente instalar um produto resistente à umidade no solo, em tubos de concreto armado e em tubos corrugados ao ar livre, desde que seja criada proteção adicional contra a exposição direta aos raios de luz.

VBBShv na seção
A principal vantagem deste cabo é a presença de armadura metalizada e, portanto, pode ser utilizado com segurança na instalação em vala de terra.

Os núcleos condutores do produto são feitos de cobre. O número de fios pode variar de um a cinco, cada um dos quais pode consistir em um ou mais fios.

A seção transversal dos produtos VBBShV varia de 1,5 mm2 até 240 mm2. O cloreto de polivinila é usado como isolamento interno e revestimento externo.

Critérios para escolher sabiamente

A chave para o funcionamento ininterrupto do sistema elétrico doméstico é a qualidade dos componentes. Portanto, na fase de aquisição, uma das principais tarefas é escolher um cabo de qualidade adequada.

Exemplo de marcação de produto
Os fabricantes sempre indicam de que metais são feitos os núcleos e quais materiais estão incluídos na trança de isolamento; esses parâmetros estão indicados na marcação do cabo

Para ajudá-lo a escolher o cabo certo, você precisa estudar cuidadosamente a rotulagem do produto. O cabo deve indicar: marca, nome do fabricante e conformidade com GOST ou especificações técnicas. O tamanho da seção transversal e a classe do cabo devem ser repetidos em intervalos iguais ao longo de todo o comprimento da trança externa do produto.

A marcação de qualquer cabo elétrico é representada por números e três letras.

O primeiro dígito da designação numérica determina o número de núcleos, o segundo dígito – a área da seção transversal de cada um deles, o terceiro – a tensão de rede calculada. Os números restantes indicam a classe de flexibilidade do cordão. A primeira letra determina o tipo de material utilizado para criar a trança superior do isolamento.

Exemplos de marcações de produtos
Se você tem à sua frente um produto que tem a letra “A” em primeiro lugar em sua marcação, isso significa que os núcleos são feitos de metal prateado – alumínio; se tal carta estiver faltando, os fios são feitos de cobre

A segunda letra indica o tipo de fio:

  • «PARA" - ao controle;
  • «P" - plano;
  • «M» — instalação;
  • «Sh" ou "você» — instalação;
  • «mg» - montagem com núcleo flexível.

A terceira letra da marcação determina o material utilizado para isolamento interno dos núcleos.

Opções para sua designação e decodificação:

  • «P» — o isolamento é feito de polietileno;
  • «EM" ou "RV» — a trança é feita de borracha;
  • «Pv» — é utilizado polietileno vulcanizante;
  • «Ps» — foi utilizado polietileno autoextinguível;
  • «COM» — a trança externa é feita de chumbo;

O isolamento de borracha pode ser protegido por uma bainha Nairite "N"ou cloreto de polivinila"EM».

Exemplo de decodificação de letras e números
Um exemplo de decodificação da designação: VVG 4x2,5-380 - um cabo com quatro núcleos de cobre com área de seção transversal de 2,5 mm, projetado para uma tensão de 380 V, isolado com trança de PVC e envolto em PVC externo bainha

A seguinte letra indica o tipo de cabo: "NG" - não inflamável e resistente ao fogo, "B" - blindado, "L.S.»—não emite fumaça ao derreter. Produtos com carcaça blindada são utilizados onde existe a possibilidade de danos mecânicos.

Presença da letra “E"informa que há preenchimento entre os núcleos. Combinação de letras "refrigerante" indica que este é um condutor de fio único.

Como calcular a seção transversal do fio?

As áreas transversais dos núcleos são padronizadas. Seus valores são selecionados com base na resistência atual, no material do núcleo e nas condições de assentamento. Afinal, ao operar o cabo até o limite de suas capacidades, os núcleos aquecerão várias dezenas de graus.

E se vários desses cabos forem colocados em uma bandeja, com o aquecimento mútuo dos produtos, a corrente permitida diminuirá para 30%.

Cabos de diferentes seções
Para calcular corretamente a seção transversal do fio mais adequada para linhas domésticas, você precisa calcular o valor total da corrente de todos os eletrodomésticos

O cálculo é feito usando a seguinte fórmula P/V.

Onde:

  • R – potência dos dispositivos, cujos parâmetros estão indicados na documentação técnica;
  • V – tensão de rede 220 V.

A área da seção transversal é medida em milímetros quadrados. Assim, um “quadrado” de fio de alumínio é capaz de passar de 4 a 6 Amperes por si mesmo. Para o análogo de cobre, este parâmetro atinge 10 Amps.

Por exemplo, para um aparelho elétrico com potência de 4 quilowatts, segundo esta fórmula, a corrente passa a ser igual a 18,18 A = 4000 W/200V.Para alimentar tal dispositivo, você precisará instalar a fiação com fios de cobre com seção transversal de 1,8 mm2.

Como rede de segurança, é melhor multiplicar adicionalmente o valor resultante por 1,5. Portanto, a opção mais ideal para alimentar um dispositivo tão potente é um fio de cobre com seção transversal de 2 mm.2. Se considerarmos a opção de instalar um análogo de alumínio, então será necessário um cordão cuja espessura seja 2,5 vezes maior.

Simplifique a tarefa cálculo da seção transversal do fio A tabela abaixo ajudará.

Tabela para seleção da seção transversal do cabo
Uma tabela que é conveniente para usar no cálculo da seção transversal do fio para uma rodovia residencial, levando em consideração o valor atual de todos os aparelhos elétricos alimentados

Ponto importante! Ao projetar a fiação oculta, os dados da tabela devem ser multiplicados por um fator de 0,8.

Se aberto, pode ser instalado na mesma casa particular, em qualquer caso, para maior confiabilidade, é melhor usar um fio com seção transversal de 4 mm ou mais2 e superiores, dando preferência a produtos com elevada resistência mecânica.

Em termos do plano da secção transversal, o cabo de instalação para entrada na casa deve ser um degrau superior ao necessário para a manutenção dos aparelhos eléctricos mais instalados.

Para economizar dinheiro, esse fio só pode ser usado para entrar na casa e conectá-lo ao bloco de terminais, e através das máquinas podem ser passadas linhas com a seção transversal necessária.

De acordo com os requisitos da PUE PUE 7.1.34, cada linha deve ser calculada separadamente com foco em uma carga específica. No entanto, existem opções com tamanhos de seção transversal padrão que são aceitáveis ​​para todos os imóveis residenciais:

Você aprenderá sobre qual cabo usar para a fiação elétrica em uma casa de madeira de outra artigo popular nosso site.

Conclusões e vídeo útil sobre o tema

Antes de escolher e usar fios de forma prática, é melhor relembrar a teoria assistindo a vídeos úteis.

Vídeo nº 1. Como escolher o fio certo:

Vídeo nº 2. Conselhos de especialistas sobre qual fio é melhor para a casa:

A faixa de preços dos cabos elétricos à venda é bastante ampla. Mas você não deve economizar nessa questão. Um preço reduzido pode indicar que foram utilizados materiais de baixa qualidade na produção do cabo ou que o fio tem seção transversal menor que a declarada.

Ao comprar produtos de fabricantes chineses, esteja preparado para o fato de que, no esforço de economizar dinheiro, muitos deles usam fios de alumínio revestidos de cobre em vez de condutores de cobre. Externamente, eles praticamente não diferem de suas contrapartes de cobre, mas diferem apenas nas características de desempenho.

Você tem recomendações úteis que gostaria de compartilhar com os visitantes do site e conosco? Você tem alguma dúvida ao ler as informações? Por favor, escreva comentários no bloco abaixo do texto do artigo.

Comentários dos visitantes
  1. Valera

    Ao alterar ou instalar uma nova fiação elétrica em um apartamento, recomendo sempre usar um cabo de cobre multipolar trançado. Esta é a chave para a durabilidade e segurança da fiação elétrica. Certifique-se de calcular a potência dos aparelhos elétricos e usar um cabo de seção transversal adequada com reserva de energia de um e meio. Isso evitará o superaquecimento do cabo e o envelhecimento prematuro do isolamento.

    • Especialista
      Amir Gumarov
      Especialista

      Boa tarde, Valéry.

      As capacidades de geladeiras, máquinas de lavar e outros eletrodomésticos estão indicadas em placas de identificação e passaportes - ninguém as calcula. Calculam as cargas das linhas do grupo, estabelecendo as perspectivas de desenvolvimento (a PUE não estipula reservas).

      Em relação à reserva de 1,5 vezes, duvido que a quantidade de capacidade residencial possa aumentar tanto. Suponha que você tenha adquirido algo muito poderoso - então você pode executar uma linha adicional no painel do apartamento.

  2. As recomendações são muitas, mas a principal delas é abandonar o alumínio em favor do cobre. Naturalmente, tal substituição da fiação exigirá uma grande revisão. Mas você não pode conectar fios de cobre diretamente a fios de alumínio. Isso deve ser feito através de blocos adaptadores. Essas opções são utilizadas quando é necessário conectar a fiação de cobre substituída de um apartamento com fios de alumínio que são colocados no restante da casa.

  3. Alexandre

    Os aparelhos eléctricos utilizados na vida quotidiana têm uma potência nominal.A potência total da casa e dos cômodos individuais é utilizada para calcular a rede; tente não levar em consideração o fator de simultaneidade. Reservaremos 50% para futuros consumidores de eletricidade. A carga de corrente permitida é de 10A/mm² para evitar superaquecimento dos fios. E também gostaria de dizer: procure não usar fios e cabos multi-core (apenas em maletas de transporte), sua conexão nos bornes enfraquece com o tempo, o que não se pode dizer dos unipolares.

    • Especialista
      Amir Gumarov
      Especialista

      Boa tarde, Alexandre.

      Seu apelo para tentar não levar em conta o coeficiente de simultaneidade contraria a SP 256.1325800.2016. Lá, o parágrafo 4.1 obriga os projetistas a levar em consideração diversos documentos normativos que operam com o coeficiente de simultaneidade. A cláusula 12.6 deste SP estabelece: a seção transversal dos condutores de alimentação é determinada pela soma das correntes dos equipamentos conectados - o fator de simultaneidade é levado em consideração.

      Você aconselha uma reserva de 50% para o futuro. Seguir a sua recomendação aumentará significativamente o custo do fornecimento de energia ao apartamento. Mesmo uma reserva de 20 por cento é prevista num projecto típico de transformador de potência e, para projectos rurais, as redes podem ter uma reserva de capacidade de 30 por cento.

      A única coisa que se pode recomendar é instalar um painel de entrada com reserva de espaços para futuras conexões.

  4. Sergei

    Temos um mais barato, chama-se PugVV, é um pouco fino, mas serve para uma casa de jardim. Eu olhei para eles na loja, os preços deles são simplesmente exorbitantes.

  5. Andrei

    Graças a isso, podem ser utilizados em redes de diversas classes de tensão dentro de 500 W. Você pelo menos edita o texto?

    • Especialista
      Amir Gumarov
      Especialista

      Obrigado pelo sinal. O erro foi corrigido. Na verdade, eles não perceberam o erro do autor.

Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica