Como escolher uma caldeira mural a gás de duplo circuito: o que procurar + o que o mercado oferece
É possível obter alguma independência dos serviços públicos se instalar equipamentos como uma caldeira de duplo circuito a gás montada na parede, que resolve os problemas de aquecimento e dota a casa de um sistema de água quente com funcionamento autónomo.
O artigo que apresentamos mostra as características que você deve prestar atenção na hora de escolher um aparelho. Descrevemos em detalhes a estrutura e os recursos de design dos equipamentos de circuito duplo a gás. Para facilitar a escolha, listamos os principais fabricantes do segmento.
O conteúdo do artigo:
Esquema de ligação para caldeiras com dois circuitos
O gás principal, ao qual estão ligados edifícios residenciais urbanos, empresas e instituições públicas, é o combustível mais barato. Mesmo tendo em conta a burocracia e as aprovações de diversas autoridades, justifica-se a instalação de caldeiras a gás. Um modelo corretamente selecionado poderá atender tanto o sistema de aquecimento quanto o abastecimento de água sanitária.
A caldeira é instalada em local conveniente para manutenção. Com comprovado diagramas de conexão O artigo que recomendamos irá familiarizá-lo com a unidade de gás de circuito duplo. É necessário garantir uma ligação segura da tubagem de gás que cumpra as normas de instalação e levar a chaminé para o exterior para transportar os produtos da combustão.
A água fria é fornecida à caldeira e, após o aquecimento (ao atingir determinada temperatura), é transportada para os pontos de captação de água, sendo os principais o box do chuveiro, a banheira e a pia da cozinha.
A rede de aquecimento intra-doméstica é um circuito fechado com refrigerante circulante que serve o sistema de “piso quente”, radiadores, convectores e toalheiro aquecido no banheiro.
Uma alternativa à instalação de um modelo de circuito duplo é instalar uma caldeira de 1 circuito + kit BKN, onde caldeira de aquecimento indireto serve o sistema de abastecimento de água quente. Este esquema é bom porque nas torneiras há sempre água quente à temperatura desejada.
Nos modelos de circuito duplo, o sistema de aquecimento e o abastecimento de água quente dentro do aparelho não se cruzam, o que proporciona seus próprios bônus. Por exemplo, não é usado um enchimento universal – água – como refrigerante, mas uma solução especial.
Vantagens das caldeiras de circuito duplo montadas na parede
Economizar espaço em um apartamento apertado é apenas uma das vantagens das caldeiras com dois circuitos (DC).Há uma série de vantagens pelas quais as unidades de aquecimento interior montadas na parede são escolhidas como principal equipamento para aquecimento de água e organização de sistemas domésticos autónomos.
Aqui estão alguns motivos para comprar um modelo de parede de 2 circuitos:
- Trata-se de um equipamento maximamente equipado para o aquecimento de água e sua posterior distribuição, não necessitando de ligação de dispositivos adicionais;
- O centro recreativo pode ser instalado em corredor equipado com janelas ou respiradouro, ou na cozinha, não necessitando de cômodo separado;
- devido ao seu tamanho compacto, as caldeiras são montadas em nichos ou cantos, ou escondidas em armários de cozinha;
- o equipamento automático permite manter a temperatura necessária da água, que independe da pressão ou das oscilações da temperatura do ar;
- os modelos modernos são caracterizados por alta eficiência e custo-benefício;
- é cumprida uma das condições para instalação em edifício residencial (apartamento) - baixo nível de ruído e confortável para os residentes;
- o custo dos modelos domésticos pode ser considerado moderado, e o mesmo se aplica ao serviço pós-venda.
Para modificações de parede com câmara de combustão fechada, é instalado um tipo simplificado de chaminé: em vez de uma vertical que passa pelo telhado, equipar uma opção coaxial, trazido através de uma parede próxima.
Nos edifícios de apartamentos, a conduta de fumos é construída em forma de cotovelo curvo a partir de elementos modulares ou corrugados e está ligada à chaminé pública.
O que procurar na hora de escolher o equipamento?
Dependendo dos requisitos do equipamento, os critérios de seleção podem ser diferentes, mas em qualquer caso é necessário compreender as características técnicas, a funcionalidade e até mesmo ninharias aparentemente como as dimensões exatas.
Primeiro, vejamos as principais nuances técnicas.
Potência térmica e desempenho
A principal função de uma caldeira a gás é aumentar a temperatura da água para abastecimento de água quente e aquecimento, por isso os parâmetros de potência devem ser considerados primeiro. Eles podem ser encontrados na ficha técnica do aparelho. Para saber se a caldeira é adequada em termos de potência para a sua casa/apartamento, deverá fazer cálculos simples.
É geralmente aceito que para cada 10 m² de espaço atendido, é necessário 1 kW para aquecimento normal. Mas estes são valores médios aplicados a habitações com bom isolamento térmico. Se levarmos em conta as condições climáticas e a necessidade de aquecimento de água para abastecimento de água quente, o resultado obtido pode ser aumentado ainda mais em 35-40 por cento.
Quanto mais potente for o equipamento, mais produtivo ele será. O desempenho indicado na ficha técnica deixa claro quantos litros de água são aquecidos em 1 minuto até a temperatura desejada.
São fornecidos 2 parâmetros - para uma temperatura de 25°C e 35°C. Algumas pessoas confundem essas leituras com a temperatura da água de saída, mas não é o caso. Esta é a diferença entre a temperatura de entrada e a água já aquecida.
Suponhamos que o líquido refrigerante na entrada tenha uma temperatura de 10°C, portanto, a 35°C, água de 45°C entrará nas torneiras. A 25°C a água aquece mais rapidamente, portanto a taxa de aquecimento é maior.
Se a 25°C a produtividade é de 13 l/min, então a 35°C será de cerca de 9 l/min.Obviamente, os valores indicados serão mais precisos se a pressão da água e a pressão do gás corresponderem aos padrões que o fabricante levou em consideração durante os testes.
Qual trocador de calor é melhor?
O trocador de calor é projetado para transferir calor de gases quentes (produtos de combustão) para um refrigerante distribuído por dois sistemas. A escolha se depara com dois tipos de elementos: um par de elementos separados (primário + secundário) e bitérmicos.
Em aparelhos com trocadores de calor separados, o primário se parece com um tubo com placas e fica localizado acima dos queimadores de gás, e o secundário se parece com várias placas largas montadas juntas e possuindo 4 tubos de conexão em vez de 2. O primeiro é responsável pelo sistema de aquecimento, o segundo é para aquecimento de água para abastecimento de água quente.
Se utilizar torneira de água quente, o sensor de fluxo (6) funcionará, e a água, sob a ação da bomba de circulação (5), fluirá para o trocador de calor primário, mas através do circuito AQS.
O segundo tipo - trocador de calor bitérmico - distingue-se pelo fato de servir ambos os circuitos: abastecimento de água quente e aquecimento.
Possui um desenho de tubulação especial em que a água para o circuito AQS circula pelo canal interno e o refrigerante para aquecimento pelos externos. Vantagens de um trocador de calor bitérmico: economia de espaço dentro da carcaça, design simplificado da caldeira, preço mais baixo.
No entanto, ao escolher, muitas vezes tendem a adquirir dispositivos com trocadores de calor separados pelos seguintes motivos:
- os elementos têm menos probabilidade de falhar devido à formação de incrustações e sedimentos;
- o trocador de calor primário é mais fácil de limpar e enxaguar;
- a caldeira pode ser reparada em partes;
- não há risco de queimaduras devido a água muito quente (o secundário aquece apenas até 60°C).
Se você puder escolher entre modelos caros, sugerimos considerar ofertas do tipo condensação, que são mais econômicas e têm potência significativamente maior.
O custo dos dispositivos de condensação começa em 100 mil rublos. Um exemplo é a linha eco do fabricante alemão Vaillant.
Que tipos de câmaras de combustão existem?
Depende do design da câmara de combustão dispositivo de chaminé e ventilação, portanto isso também precisa ser levado em consideração. A escolha é entre dois tipos: aberto e fechado, que diferem fundamentalmente.
A câmara de combustão aberta está localizada acima do queimador, sob o capô, e está conectada a uma chaminé direcionada verticalmente. O ar de combustão é retirado diretamente da sala (cozinha, corredor, sala da caldeira).
Nas câmaras de combustão fechadas, o ar passa pelo canal da chaminé coaxial e por ele são descarregados os gases do queimador. A tiragem natural não importa, pois um ventilador centrífugo é utilizado para retirar os produtos da combustão.
São preferidos dispositivos com câmaras fechadas, embora sejam mais caros.Não necessitam de chaminé separada e também apresentam maior eficiência. Os modelos com câmara aberta podem ser úteis para substituir aparelhos antigos se o local de instalação já estiver equipado com ventilação adequada e chaminé vertical.
Outras opções de seleção importantes
Além dos recursos de design listados que afetam tanto o desempenho quanto o custo do equipamento, há uma série de funções que simplificam o gerenciamento e a manutenção de uma caldeira de duplo circuito a gás.
No momento da compra também é importante esclarecer as dimensões do próprio aparelho e o diâmetro da chaminé necessária para a instalação da caldeira em casa, focando nas normas de segurança contra incêndio.
É descrito como escolher corretamente uma caldeira de circuito duplo, tendo em conta as características técnicas no artigo, cujo conteúdo é dedicado a esta difícil questão.
Revisão dos fabricantes de caldeiras a gás
Nos países onde aquecimento autônomo a gás é usado ativamente, o mercado está repleto de produtos de diversas empresas. A concorrência é tão elevada que as empresas que não conseguem suportá-la devido à má qualidade dos produtos fecham rapidamente o negócio.
Vamos considerar melhores ofertas de fabricantesque são populares e de excelente qualidade.
Caldeiras da empresa italiana BAXI
A empresa BAXI foi fundada há pouco menos de um século – em 1924. Hoje faz parte da holding BDR Thermea e é especializada na produção de equipamentos de gás de parede. As conhecidas linhas de caldeiras ECO, MAIN, NUVOLA, LUNA provaram ser equipamentos confiáveis e com funcionamento impecável.
Os proprietários que não dispõem de espaço livre para instalação de caldeira a gás terão interesse nos modelos da série ECO Four. São aparelhos ultracompactos, com apenas 73 cm de altura e 40 cm de largura, a potência é limitada a 24 kW, mas é suficiente para aquecer uma casa com área de 200 m².
Entre os modelos apresentados estão o circuito simples e o circuito duplo, com diferentes tipos de câmaras de combustão. Um elemento obrigatório é um display LCD que exibe parâmetros importantes.
Qualidade alemã da tecnologia térmica Bosch
A empresa Bosch, que surgiu no século retrasado, é conhecida em muitas áreas fabris, incluindo a fabricação de caldeiras de aquecimento a gás para uso doméstico. Os dispositivos de parede de circuito duplo, produzidos em muitas partes do mundo, distinguem-se pela alta tecnologia, compacidade e facilidade de operação.
Vamos dar uma olhada mais de perto no que torna as caldeiras da série 6000 boas:
A fabricante alemã dá muita atenção à compactação de seus aparelhos e trabalha na produção de modelos econômicos. Estamos satisfeitos com os novos produtos do tipo condensação, que permitem aumentar a eficiência através da utilização de condensado.
Podemos dizer que a empresa coreana Navien está conquistando lenta mas seguramente o mundo inteiro. Tendo iniciado a produção de aquecedores a gás em 1978, fornece equipamentos para mais de 30 países.
O fabricante asiático é conhecido por desenvolver tecnologias amigas do ambiente e por se preocupar com a proteção ambiental. Parte dos lucros das vendas vai para o nosso próprio fundo ambiental e para isolar habitações para os pobres.
Um bônus para os amantes do conforto é um prático controle remoto com display LCD, com o qual você pode ajustar a temperatura da água quente e definir um modo econômico de consumo de combustível.
Além dos fabricantes listados, vale atentar para as modificações de parede das marcas italianas Hermann, Beretta, Weller, Feroli, além de Chaffoteaux (França), Airfel e Demarad (Turquia), Protherm (República Tcheca), Aton ( Ucrânia), Gaslux e NEVA Lux (Rússia).
As regras para instalação e conexão de caldeiras a gás montadas na parede são fornecidas em próximo artigo, cujo conteúdo aconselhamos que você se familiarize.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Você poderá conhecer as características do projeto, bem como as nuances de instalação e utilização de equipamentos de duplo circuito a gás com montagem na parede, a partir dos materiais de vídeo apresentados.
Vídeo nº 1. Análise do usuário do modelo NAVIEN 24:
Vídeo nº 2.Sobre as características técnicas do Protherm Lynx 24:
Vídeo nº 3. Características comparativas de caldeiras de 1 e 2 circuitos:
Ao escolher uma caldeira a gás de parede, não é necessário focar na aparência, que é idêntica para muitos modelos, mas nas capacidades técnicas dos modelos. É importante levar em consideração tanto a área da casa quanto a pressão na rede de gás e água fria.
Mesmo os modelos novos necessitam de manutenção, por isso seria útil verificar a disponibilidade de uma oficina capaz de prestar o serviço.
Conte-nos como você comprou uma unidade de gás de parede para instalar em sua casa/apartamento. Compartilhe o raciocínio por trás de sua escolha. Por favor, escreva comentários no bloco abaixo, tire dúvidas, poste fotos sobre o tema do artigo.
Instalei uma caldeira de circuito duplo Westen em meu apartamento no térreo, há 8 a 9 anos. De dimensões compactas, escondida num armário, a chaminé abre-se para um poço de ventilação comum à casa. O suficiente para aquecimento em três rublos e um piso quente na cozinha localizada acima do porão. Ao longo dos anos de funcionamento, queimou um bloco que regula o desligamento da caldeira caso não haja água. Às vezes a pressão da água cai. No geral é bom, na nossa cidade não temos abastecimento de água quente centralizado, mas é sempre água morna e quente, recomendo a todos que tiverem oportunidade.
Também temos uma caldeira de circuito duplo em nossa casa. Optámos por um Ferolli de parede, com câmara de combustão fechada. Configure e esqueça, sem problemas. Conveniente de usar. A temperatura da água pode ser facilmente ajustada. Imediatamente assinamos um contrato com a empresa por 3 anos. Uma vez por ano eles virão e limparão. O principal é que a ventilação seja com tiragem normal.
Em 2012, adquirimos um Baxi Mainfour 24 com câmara de combustão aberta. Está em funcionamento há 7 anos e só teve um problema. O sensor que controla o aquecimento da água quente quebrou. O display mostrava uma temperatura, mas na realidade era água quase fervendo. Troquei o sensor em 2015. No momento está tudo bem. Consome pouco gás. Temos uma casa de madeira de 50 m2, portanto nos meses de inverno são consumidos apenas 270-280 metros cúbicos de gás. Muito econômico e a casa fica quente, 25-26 graus.
É incrível como é grande a seleção de caldeiras a gás. E o mais importante, pelo menos alguém escreverá algo ruim sobre todos. Pensei no Ferroli, mas escrevem que agora são montados pelos chineses e a qualidade caiu proporcionalmente. Provavelmente pegarei o Westen Quasar.