Instalação de caldeira a gás de parede: instalação faça você mesmo de acordo com as normas
Em casa, por definição, deveria estar quente. Isto pode ser conseguido de várias maneiras.No entanto, um proprietário prudente se esforça para fazer isso da forma mais eficiente e econômica possível. Essas opções incluem a instalação de uma caldeira a gás montada na parede. E isso se justifica, pois o aquecimento a gás é muito rentável e o equipamento é bastante simples de operar e instalar.
Se você também começou a pensar em adquirir uma caldeira de aquecimento de parede, não deixe de ler nosso material. Nele tentaremos falar com o máximo de detalhes possível sobre os princípios de funcionamento de tais equipamentos e os tipos de dispositivos de parede. Também consideraremos todas as nuances da conexão de tal sistema.
O conteúdo do artigo:
O princípio de funcionamento de uma caldeira a gás montada na parede
A instalação e ligação do dispositivo de aquecimento dependem do seu tipo. Portanto, você precisa entender exatamente como o dispositivo funciona e com quais de suas variedades você estará lidando.
Qualquer caldeira a gás de parede é um dispositivo compacto cuja potência máxima está limitada a 42 kW.
Os principais elementos do sistema incluem:
- Queimador de gás. Fornece gás para a câmara onde ocorre o processo de combustão. Com a ajuda de bicos, o combustível é distribuído da maneira mais uniforme possível. Os queimadores modulados modernos podem manter uma determinada temperatura e regular a intensidade da chama.
- Trocador de calor, ao longo do qual o refrigerante se move. A melhor eficiência é para um dispositivo de cobre. Nas caldeiras de condensação pode haver dois desses elementos.
- Tanque de expansão. Projetado para compensar o excesso de água resultante do aquecimento.
- Bomba de circulação. Modelos poderosos podem ter dois desses elementos.
- Automação de caldeiras ou um sistema de dispositivos cuja tarefa é manter uma determinada temperatura em uma sala aquecida. Pode incluir dispositivos alimentados por eletricidade ou não voláteis.
- Dispositivos que controlam e regulam funcionamento da caldeira.
- Fã. Usado apenas em modelos turboalimentados.
- Sistema de segurança. Interrompe o funcionamento da caldeira quando ocorrem situações perigosas.
Os modelos modernos são equipados adicionalmente com sistemas de autodiagnóstico que podem detectar cerca de 90% das falhas da caldeira. O display mostra o número da avaria diagnosticada, que é prontamente corrigida por um técnico de serviço.
Tipos de dispositivos de parede
De acordo com a sua finalidade funcional, as unidades de aquecimento a gás são divididas em dois grupos:
- Circuito único. Destinado apenas para aquecimento.Eles estão conectados ao circuito de aquecimento e aquecem o refrigerante. A organização do abastecimento de água quente, neste caso, é efectuada através da instalação de um esquentador eléctrico ou a gás de qualquer tipo.
- Circuito duplo. Eles aquecem a sala e fornecem água quente. Um circuito adicional para aquecimento de água está embutido na caldeira. A característica tecnológica do aparelho é que é impossível aquecer simultaneamente água e aquecer o ambiente.
Ação prioritária unidades de circuito duplo está a aquecer a água, a operação de aquecimento pára neste momento. Considerando que a água pode ser aquecida rapidamente, a caldeira aquece o edifício de forma bastante eficiente.
De acordo com o método de combustão do combustível, todos os dispositivos são divididos nos dois grupos a seguir.
Grupo #1 - dispositivos com câmara de combustão aberta
Esses dispositivos também são chamados de dispositivos de aquecimento por tiragem natural. Eles retiram o oxigênio necessário para a combustão do ambiente onde o aparelho está localizado.
Para remover produtos de combustão que eles precisam chaminé tipo tradicional. Assim, um requisito obrigatório para a instalação de tal caldeira é proporcionar uma boa ventilação.
Se o dispositivo de aquecimento for instalado em uma área residencial, ele deverá ser equipado com ventilação de alto desempenho.
A melhor opção para instalar um aquecedor com fornalha aberta é a presença de uma sala separada, a chamada fornalha, onde é colocado.
Os sistemas com ventilação natural são bastante populares devido ao seu baixo custo e independência energética.
Grupo #2 - dispositivos com câmara de combustão fechada
Os dispositivos turboalimentados são equipados com uma câmara de combustão fechada. Eles retiram da rua o ar, sem o qual o processo de combustão é impossível. Para este efeito, os dispositivos estão equipados com chaminés do tipo coaxial.
Esta chaminé é constituída por uma estrutura de dois tubos, um dos quais encaixado no outro. Os produtos da combustão são descarregados para fora através do tubo interno.
Ao mesmo tempo, o ar da rua flui na direção oposta através do espaço entre os dois tubos. É claro que as caldeiras com fornalha fechada não alteram em nada a composição do ar interior, o que permite a sua instalação mesmo em salas de estar.
Neste caso, é necessário equipar um sistema de chaminé coaxial, de maior custo e instalação mais complexa em comparação com uma chaminé tradicional separada.
É possível instalá-lo sozinho?
Você pode instalar uma caldeira a gás montada na parede com as modificações mais simples com suas próprias mãos. Como, por exemplo, dispositivos de circuito único com câmara de combustão aberta.
Para instalá-los será necessário conectar o sistema de aquecimento, fornecer gás e organizar uma chaminé. No entanto, alguns fabricantes de caldeiras indicam na documentação técnica dos seus produtos que a instalação só deve ser realizada por especialistas.
Neste caso, é proibida a auto-instalação mesmo dos modelos mais simples. Assim, se você planeja instalar o equipamento sozinho, certifique-se de que o fabricante permite isso antes de adquiri-lo.
A verificação da correta instalação e ligação do aparelho à rede de gás só deve ser realizada por um especialista com autorização especial.
Além disso, o representante do serviço de gás deve emitir licença para operar o equipamento instalado. Sem isso, o proprietário de um dispositivo auto-instalado e em funcionamento enfrentará sérias multas.
Assim, sem convidar especialistas, só é possível ligar o aparelho ao sistema de aquecimento e à rede de abastecimento de água. Além disso, é aconselhável fazer isso somente se você tiver alguma experiência.
Por onde começar a instalação?
Em primeiro lugar, é necessário preparar a documentação necessária para a instalação. Você deve começar com a inicialização gaseificação das instalações. Só pode ser iniciado se um gasoduto estiver conectado a ele.
Em seguida, o proprietário submete um requerimento aos serviços competentes, indicando o volume de consumo de gás que necessita por mês ou ano. Se a resposta à aplicação for satisfatória, o gasoduto que conduz ao local deverá ser equipado com contador.
O proprietário recebe licenças e condições técnicas, com base nas quais deverá ser desenvolvido um projeto de ligação do equipamento.
Este último inclui o esquema de colocação das tubulações de gás desde o aquecedor até o ponto de inserção na linha principal e todas as condições de instalação do equipamento. O projeto desenvolvido deverá ser aprovado pelo serviço de gás.
Juntamente com o projeto, o proprietário do local onde será instalada a caldeira fornece um certificado de conformidade e um passaporte técnico do equipamento adquirido, um parecer de serviço especializado sobre o cumprimento de todos os requisitos de segurança e instruções de uso.
Somente após a aprovação do projeto é que pode ser iniciada a instalação do aquecedor. Neste caso, todos os pontos da documentação do projeto deverão ser rigorosamente seguidos.
Requisitos da sala da caldeira
O equipamento a gás pertence à categoria de risco de explosão e incêndio. Portanto, são impostos requisitos especiais à sala em que será instalado.
Em primeiro lugar, deve ter luz natural. Neste caso, para cada metro cúbico de sala deve haver pelo menos 0,03 metros quadrados. m de abertura de janela sem moldura, ou seja, apenas vidros. A janela deve estar equipada com janela.
Outra condição obrigatória é a presença fornecer ventilação, o que pode garantir uma mudança no volume de ar da sala dentro de 3 vezes em uma hora. Desta forma, a poluição por gases na sala pode ser minimizada.
Além disso, a partir potência da caldeira selecionada O volume da sala onde será instalado depende. Equipamentos com potência igual ou inferior a 30 kW podem ser colocados em 7,5 metros cúbicos. m sala da caldeira.
Para aparelhos de aquecimento cuja potência varia de 30 a 60 kW, será necessária uma câmara de combustão com volume de 13,5 metros cúbicos. m e acima. Se o dispositivo de aquecimento for colocado num apartamento, normalmente é instalado na cozinha.
Isso é possível se todos os requisitos dos SNiPs forem atendidos. Uma nuance importante: neste caso, a potência térmica total de todos os aparelhos de aquecimento da cozinha não deve ultrapassar 150 kW.
De acordo com as normas de instalação de caldeiras a gás de parede, para melhorar a troca de ar na porta da cozinha é necessário fazer um furo com área mínima de 0,02 metros quadrados e cobri-lo com uma grelha.
Os especialistas recomendam que para instalação em prédio de apartamentos apenas equipamentos com fornalha fechada, equipados chaminé coaxial. Em cozinhas com volume de 7,5 metros cúbicos. m ou menos, é proibida a instalação de mais de um dispositivo de aquecimento.
Nas residências particulares, recomenda-se alocar um espaço para caldeiras a gás, separado das salas por divisórias resistentes ao fogo e duráveis.
É ideal que os materiais utilizados para decorar a sala tenham um limite de tempo de resistência ao fogo de pelo menos 45 minutos. É desejável que a disposição das instalações evite a rápida propagação das chamas para as salas.
A caldeira a gás só pode ser fixada a uma base sólida. As divisórias de contraplacado ou gesso cartonado não são adequadas para estes fins. A parede onde será colocado o aquecedor deve ter acabamento com materiais resistentes ao fogo.
Caso contrário, é instalado um substrato incombustível por baixo da caldeira. A distância mínima do dispositivo às estruturas de suporte é de 0,5 m ao teto ou paredes e 0,8 m ao chão.
Instalação passo a passo do equipamento
Antes da instalação, é necessário desembalar a nova caldeira e verificar se a entrega está completa. A disponibilidade das peças é verificada de acordo com o manual de instruções, que deve acompanhar o aparelho.
Caso falte algum item, entre em contato imediatamente com o fornecedor. Mais uma nuance. A caldeira deve ter um aspecto ideal, sem amolgadelas, lascas ou sinais de reparação. Se não for esse o caso, você precisará ligar para os vendedores.
É importante certificar-se de que os dados técnicos especificados na ficha técnica do aquecedor correspondem exatamente aos impressos no próprio aparelho. Além disso, devem corresponder aos números especificados nas instruções de operação do dispositivo.
Imediatamente antes de iniciar a instalação, é necessário lavar as tubulações da caldeira, que podem conter diversos detritos que entraram durante a fabricação do aparelho e seu transporte.
Também é aconselhável enxaguar e linhas de sistema de aquecimento. Após a conclusão da preparação, você pode iniciar a instalação.
As especificidades e o procedimento para a sua implementação são determinados pelas características do equipamento: o número de circuitos envolvidos e o tipo de câmara de combustão.
Na maioria das vezes, aparelhos de circuito duplo com fornalha fechada são instalados nas residências. Vamos dar uma olhada mais de perto na instalação dessa modificação.
Etapa #1 – preparação do suporte de parede
Para a fixação das caldeiras a gás é utilizado um suporte especial, que deve acompanhar a entrega do aparelho. Fixadores confiáveis são usados para montá-lo na parede. Eles devem ser selecionados de acordo com o material de que é feita a parede.
É bem possível que aqueles que o fabricante embalou com o dispositivo de aquecimento não sejam adequados. Então você precisará escolher e comprar outros.
A finalidade do suporte é suportar o peso da caldeira e dos equipamentos adicionais, bem como proporcionar-lhe uma posição uniforme, claramente alinhada e sem distorções.
Para marcar a parede com precisão, você pode usar um estêncil de papel, que geralmente acompanha a caldeira. Com sua ajuda, você pode marcar facilmente furos para fixadores.
Feito isso, o suporte é fixado no lugar e a caldeira é pendurada nele.
Etapa #2 - conexão dos tubos do sistema de aquecimento
Dependendo do tipo de sistema de aquecimento, podendo ser tubo único ou dois tubos, o número de tubos ligados à caldeira pode variar. Em qualquer caso, começamos por retirar os tampões das tubagens do aparelho.
Para proteger a caldeira da entrada de partículas de sujidade da linha de aquecimento, recomenda-se a instalação de um filtro de rede na entrada de retorno.
Se a água do sistema for dura ou em outros aspectos não atender aos requisitos declarados pelo fabricante do dispositivo de aquecimento, você deverá instalar equipamentos de tratamento adicionais.
Estes poderiam ser, por exemplo, dispensadores de polifosfato. Se isso não for feito, o dispositivo irá quebrar rapidamente. Todas as conexões devem ser feitas em conformidade com todas as regras e regulamentos.
A vedação é necessária. Para tanto, são utilizados selantes especiais: tinta ou estopa tradicional, ou selantes de rosca modernos. Além disso, os especialistas recomendam a instalação obrigatória de válvulas de corte para abastecimento e retorno.
Isto é necessário para facilitar a reparação da caldeira em caso de avaria. Além disso, os acessórios ajudarão a evitar uma possível ventilação dos radiadores.
Etapa #3 – ligação ao circuito de água
Este trabalho é quase o mesmo que conectar tubos de aquecimento. A principal diferença são as torneiras utilizadas e o diâmetro dos tubos.
O abastecimento de água fria deve ser equipado com filtro, o que eliminará a possibilidade de entrada de partículas contaminantes no aquecedor. Caso contrário o equipamento será danificado.
As torneiras utilizadas para isolar a caldeira da rede de abastecimento de água devem ter ligações amovíveis.
Esses modelos também são chamados de “americanos”. Simplificam significativamente a instalação e, em caso de situações imprevistas, permitem substituir rapidamente uma torneira desgastada.
Deve-se lembrar que as tubulações de abastecimento de água fria estão localizadas no aquecedor do lado esquerdo em relação ao centro, e as de abastecimento de água quente estão localizadas à direita.
Etapa #4 - conexão à rede de gás
Esta parte do trabalho só deve ser realizada por especialista qualificado, pois o custo de um erro pode ser muito alto. Em qualquer caso, após a conclusão da ligação, a sua correcção deverá ser verificada por um representante do serviço de gás. Ele também realizará o primeiro start-up do equipamento.
Todas as operações durante a execução do trabalho de forma independente devem ser realizadas com o máximo cuidado. Começam por ligar o ramal da rede de gás ao tubo correspondente da caldeira.
Na torneira deve ser instalado um filtro especial que corta o fornecimento de gás da linha principal. Os especialistas recomendam fortemente não economizar neste detalhe.
Um filtro barato e de baixa qualidade não funcionará por muito tempo, o que pode causar falha na caldeira a gás. Ao organizar uma conexão, atenção especial deve ser dada à sua vedação.
Você deve entender que o peso do gás é muito menor que o do ar e, se a conexão não estiver apertada o suficiente, ele vazará da tubulação. As consequências podem ser as mais terríveis. Portanto, uma vedação cuidadosa é obrigatória.
Os principais materiais para vedar uma conexão roscada são tinta e estopa, o uso de selantes como fita adesiva é inaceitável.
Uma conexão flexível especial é instalada após o elemento de filtração. Você precisa saber que é estritamente proibido o uso de mangueiras de borracha para sua instalação.
Isso se deve ao fato de que, com o tempo, o material com que é feita a peça seca e fica coberto de fissuras por onde começa a vazar gás. Portanto, a melhor escolha para organizar tal conexão é uma mangueira corrugada.
Para sua fabricação é utilizado aço inoxidável durável de alta qualidade. Este é um material muito forte e durável, particularmente resistente à alta umidade e aos efeitos adversos dos gases.
A mangueira é fixada ao tubo do dispositivo de aquecimento por meio de uma porca de capa. Neste caso, deve ser utilizada uma junta paranítica, que proporciona a necessária vedação da conexão.
Etapa #5 - conexão à rede elétrica
Esta operação só é necessária para aparelhos com fornalha fechada que necessitem de eletricidade. Alimenta o ventilador que retira os produtos da combustão e a automação que controla o sistema.
Normalmente é usado um diagrama de conexão padrão de três fios. Os especialistas recomendam ligar a caldeira à rede apenas através de um estabilizador, o que permitirá evitar picos de energia e assim prolongar a vida útil da caldeira.
Etapa #6 - disposição da saída da chaminé
A maneira mais fácil é conectar um dispositivo de aquecimento com fornalha fechada à chaminé. Para eles, são utilizados tubos coaxiais especiais. Nos edifícios de apartamentos, a caldeira deve ser ligada à chaminé colectiva.
Em edifícios individuais chaminé tipo coaxial é trazido para a rua através do muro. A altura da suspensão do tubo neste caso não é particularmente importante, uma vez que a tiragem necessária é criada pelo ventilador incorporado.
Os aparelhos com fornalha aberta devem ser ligados a uma chaminé individual. A caldeira está ligada a ela por um tubo com a seção necessária.
O material para sua fabricação é selecionado de forma que a peça seja resistente a produtos de combustão, altas temperaturas e desgaste mecânico.
Antes de iniciar os trabalhos, certifique-se de que não existem resíduos de fuligem, detritos de instalação, etc. Ao instalar um tubo de chaminé, este deve ser posicionado com uma ligeira inclinação em direção à caldeira a gás.
Na saída do dispositivo é instalada uma seção vertical de tubo, seu comprimento antes de girar deve ser igual a pelo menos dois diâmetros de tubo. O comprimento total da secção de ligação à chaminé deve ser mínimo.
Etapa #7 – preparação para o primeiro lançamento
Antes do teste, o sistema de aquecimento é abastecido com água. O líquido é bombeado até atingir uma pressão de 2 atmosferas. O bombeamento da água é feito o mais lentamente possível para retirar o máximo de ar coletado em seu interior.
Além disso, o sistema é verificado quanto a vazamentos. Todas as conexões com vazamento devem ser seladas imediatamente.
Para identificar conexões insuficientemente estanques na rede de gás, é necessário diluir uma solução de sabão e lubrificar todas as conexões com ela. Então observe.
Bolhas de ar aparecerão em áreas de baixa qualidade. Quaisquer falhas encontradas devem ser corrigidas e verificadas novamente. A primeira colocação em funcionamento do equipamento deverá ser realizada somente na presença de um representante do serviço de gás.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
O vídeo discute detalhadamente os requisitos regulamentares para a instalação de caldeiras a gás montadas na parede:
O vídeo fala sobre o diagrama de conexão de uma caldeira de parede:
O vídeo demonstra o processo de instalação de uma caldeira mural:
A instalação de um aquecedor a gás é uma operação responsável e bastante complexa, cuja qualidade determina a segurança de todos os que vivem na casa. Portanto, os representantes dos serviços de gás não recomendam fortemente que você faça isso sozinho..
E os fabricantes de dispositivos de aquecimento insistem nisso. Portanto, mesmo os artesãos domésticos experientes devem recorrer à ajuda de profissionais, o que garante a operação segura do dispositivo a longo prazo e, o mais importante, segura.
Por favor, deixe seus comentários se tiver dúvidas sobre o tema do artigo. Ou talvez você mesmo tenha tido que lidar com a instalação de equipamentos a gás montados na parede e tenha algo para aconselhar aos nossos leitores?
Existem muitos exemplos em que as próprias pessoas instalam esses equipamentos e ainda cometem alguns erros ao conectar, e isso está repleto de vazamentos com todas as consequências ou operação anormal.Acredito que esse assunto ainda deva ser confiado ao serviço oficial de gás do estado, e os profissionais devem ser chamados à sua casa!
E estou bem com minha cabeça e minhas mãos crescem onde precisam estar, mas não consigo nem pensar em instalar uma caldeira a gás sozinho. É muito mais fácil substituir o tubo de um fogão a gás por uma conexão flexível. Eu tinha a ferramenta, tinha vontade, lutei com o dinheiro e depois não tive, mas liguei para o serviço de gás. Concordo plenamente com o comentário anterior, essas coisas deveriam ser feitas por especialistas.
É melhor ficar seguro do que arrepender-se.
Boa noite! Diga-me, é possível instalar uma caldeira com câmara de combustão fechada num prédio de 2 pisos no 1º andar? Alguém disse que era impossível, porque os resíduos da combustão que saíam da chaminé iriam atrapalhar o 2º andar...
Mas as janelas não estão localizadas acima do cano... Não consigo encontrar a resposta para esta pergunta em lugar nenhum. Diga-me e, se possível, com referência aos documentos regulamentares.
Você definitivamente não encontrará esses documentos. Porque eles simplesmente não existem. Eu trabalho como mecânico em uma empresa de gás, então no verão passado convertemos um prédio de vários andares para essas caldeiras. Foram instalados do 1º ao 5º andar e está tudo em ordem. As pessoas vivem e ficam felizes porque seus apartamentos são aquecidos e a economia de gás é decente.
Pessoalmente, quando encho um copo com água de nascente, sempre sopro, e se for uma caldeira de circuito duplo? E só chamo profissionais com certificado de pá para cavar batatas, talvez o pino da minha pá não esteja cravado corretamente. E quando chego ao volante chamo a polícia de trânsito para verificar tudo o que é necessário no carro e verificar as regras de trânsito para mim.
Talvez seja a hora de acertarmos em cheio nos certificados? O que é isso? Os russos escrevem ou onde você deixou crescer os braços no lugar errado? Aparafuse cinco porcas? Devo dar 12.000 por isso? Ou cheguei aos majores?
A-ha-ha, é divertido com uma pá :)) Claro, ninguém martela pregos com certificados. Mas com equipamentos a gás é mais difícil.
Claro, você pode, em geral, como um verdadeiro artesão russo, montar você mesmo uma caldeira a gás e, sem obter nenhuma licença, colocá-la onde quiser. Só não se esqueça da segurança dos seus vizinhos, provavelmente você não é o único morando na casa. As regras de segurança estão escritas com sangue.
Por que você mesmo não instala caldeiras a gás? Veja: “aperte 5 porcas - 12 mil rublos”. (Estou citando você), e se você virar 50 nozes por dia, geralmente poderá ganhar 120 mil rublos. Em um dia! Eu nem sei por que nem todo mundo vai trabalhar como gasista?
Provavelmente, você precisa estudar, se especializar e não apertar apenas parafusos! E como cereja no topo do bolo, você é constantemente responsável pelos equipamentos conectados.
Não estou dizendo que sejam 12 mil rublos. para ligação é um preço adequado, mas existem diferentes casos, caldeiras, tubulações, etc. Além disso, as tarifas de conexão de caldeiras a gás variam em cada cidade. Se precisar remover a caldeira a gás antiga e conectar uma nova, neste caso você mesmo poderá fazer isso. Mas em qualquer caso, é necessário obter a conclusão da entidade de gás de que a caldeira está ligada de acordo com todas as normas e regras, sem isso não há como.
Diga-me, por favor, é perigoso para a saúde levar o cano até a entrada da sala? 2 casas ficam lado a lado e em uma delas instalam uma caldeira de parede, e a saída do tubo não vai para a parte de trás da casa, mas a 2 metros da entrada da outra. Quem sabe responda, estou muito preocupado
Olá. Arte. 7.19 do Código de Ofensas Administrativas da Federação Russa, por conectar de forma independente a linha principal, você pode ser multado por conexão não autorizada e descontrolada de equipamento de gás no valor de 10 a 15 mil rublos. E em caso de incêndio/explosão - 300 mil e/ou prisão (dependendo do dano).
PP nº 410 - a conexão de equipamentos consumidores de gás sem envolvimento de especialistas com autorização e licença pode levar ao desligamento da rede de gás. E os documentos da pá?
Aliás, um amigo meu foi preso e multado por não ter documentos/recibos de um HAMMER de 20 anos em um vendedor ambulante quando o transportava pela cidade. Quase me acusaram de roubo :) Então você está aí, balançando cuidadosamente uma pá com um pino colocado incorretamente :)
ele escreveu para você instalar a caldeira na parede. e amarre o aquecimento. conexão de gás primeira inicialização dos trabalhadores do gás. e se for verdade, os ponteiros são do mesmo lugar. algo para conversar.
Para instalar uma caldeira a gás (parafusar 5 porcas), acho que não é necessário serviço de gás, mas para conectá-la ao gás não dá para prescindir dos trabalhadores do gás. Se pedem 12.000 para instalar uma caldeira, isso geralmente é uma bobagem.
Olá.Isto é realmente possível com a instalação de uma conduta, ligação de uma gama completa de equipamentos consumidores de gás (fogão, caldeira, esquentador), fonte de alimentação, bem como autorização de funcionamento... Embora eu possa estar errado, o a tabela de preços varia de acordo com a cidade, e talvez eu quis dizer uma organização privada, é onde estão 100 mil podem ser solicitados :)
Tudo isso é verdade, claro, mas também é preciso ficar de olho nos “especialistas” do serviço de gás. Um desses profissionais, treinado em uma empresa de gás, fez manutenção na minha torneira - depois devido a um vazamento de gás tive que chamar a equipe de emergência - acabei esquecendo de colocar o lubrificante.