Cortador de tubos para tubos de cobre: tipos, dicas de escolha, regras e nuances de uso
Um cortador de tubos de cobre é um dispositivo mecânico (manual ou semiautomático), cuja utilização proporciona um processamento fácil e conveniente de tubos de cobre. Na maioria das vezes, um cortador de tubos de cobre é usado no trabalho com equipamentos de controle climático, por exemplo, no conserto de aparelhos de ar condicionado domésticos.
No entanto, além desta área, as ferramentas para tubos de cobre também têm aplicações em trabalhos de encanamento doméstico. Falaremos detalhadamente sobre as características de projeto de equipamentos para corte de tubos de cobre, tipos de corta-tubos e traçaremos os principais critérios para sua seleção.
O conteúdo do artigo:
Recursos de design do cortador de tubos
A ferramenta foi projetada para realizar operações de corte da mesma forma que, por exemplo, uma serra para metal tem finalidade semelhante.
Mas se um corte feito com uma serra não pode ser obtido excepcionalmente liso, sem rebarbas e limalhas de metal, o corte com um corta-tubos mostra um resultado completamente diferente:
- corte preciso das bordas;
- perpendicularidade estrita ao eixo do tubo;
- extremidades lisas do círculo;
- ausência de limalhas metálicas.
O último fator da lista é de particular importância ao usar um corta-tubos em equipamentos de refrigeração e ar condicionado. Pequenas limalhas metálicas que entram no sistema de refrigeração contribuem para o rápido desgaste do equipamento.
Se os tubos estiverem instalados em um sistema de encanamento (por exemplo, encanamento de cobre), a presença de limalhas metálicas no interior do sistema de abastecimento de água representa risco de entupimento durante o funcionamento.
Trabalhar com ferramenta para corte de tubos é caracterizado por baixos custos de mão de obra em termos de tempo. Relativamente pouco esforço físico é exigido de um mecânico (encanador, mecânico).
Os produtos, via de regra, são pequenos e leves, sendo colocados em uma maleta de trabalho. Em geral, os dispositivos produzidos em diferentes designs parecem dispositivos convenientes e práticos.
Revisão de projetos de cortadores de tubos
Deve-se notar que a escolha de ferramentas por design é relativamente pequena, apesar da aparente variedade de propostas em geral. Esta escolha abrange no máximo cinco soluções de engenharia, que diferem entre si em algumas nuances.
As seguintes estruturas são normalmente utilizadas para cortar tubos de cobre:
- braçadeiras,
- telescópios,
- bolas de rolo.
Vamos considerar todos os tipos.
Opção nº 1 – cortadores de fixação
Os grampos lembram uma ferramenta semelhante amplamente utilizada em encanamento e carpintaria. O design simples do grampo consiste em um suporte e um mecanismo de parafuso.
Esta ferramenta geralmente é usada para fixar qualquer peça.Mas em relação aos cortadores de tubos de cobre, a configuração dos dispositivos mudou um pouco. Na área de trabalho entre as pernas do grampo, foram introduzidos adicionalmente um cortador de disco fino e rolos de suporte. Isso possibilitou o corte fácil e simples de tubos, inclusive tubos de cobre, geralmente de paredes finas e de pequenos diâmetros.
O princípio de funcionamento de uma braçadeira corta-tubos é simples:
- O tubo de cobre é colocado na área entre o cortador e os rolos de suporte.
- Usando um mecanismo de parafuso, um bloco com rolos pressiona o tubo contra a lâmina do cortador.
- O mestre realiza 1-2 voltas da braçadeira com as mãos ao redor do eixo do tubo.
- O tubo é novamente “apertado” ao cortador com um parafuso e o passo 3 é repetido.
Com a ajuda de uma pinça-cortadora, obtém-se um corte completo de um tubo de parede fina em duas ou três passagens tecnológicas. Porém, não se deve se esforçar para cortar o material o mais rápido possível, com um número mínimo de passadas. Pelo contrário, quanto menor for escolhido o passo de “aperto” dos rolos de suporte, melhor será a qualidade do corte.
Opção nº 2 – cortadores telescópicos
Os telescópios estão entre os designs mais comuns para cortar tubos de cobre. O princípio de seu funcionamento lembra a funcionalidade das pinças. É verdade que, ao contrário dos primeiros projetos, os telescópios são projetados para “puxar” a lâmina do cortador para o corpo do tubo, enquanto o módulo com os rolos permanece estacionário.
As fresas telescópicas são normalmente utilizadas para trabalhar tubos de pequeno diâmetro (até 52 mm). Portanto, são estruturalmente mais compactos, leves e convenientes.
Exemplo de uso de um telescópio:
Existe um tubo de cobre com diâmetro de 34,92 mm e espessura de parede de 1,2 mm.É necessário cortar parte do tubo para instalar a conexão.
- Girando o parafuso no sentido anti-horário, afaste o cortador dos rolos de suporte em 40 mm.
- Coloque o cortador de tubos no corpo do tubo e puxe o cortador para perto da superfície do tubo girando o parafuso no sentido horário.
- Movendo a ferramenta ao longo do tubo, posicione a lâmina do cortador exatamente na linha de corte.
- Aperte o cortador com o parafuso até parar e mais 0,1-0,2 mm.
- Gire o cortador de tubos em torno do eixo do tubo 1-2 vezes.
Em seguida, repita as operações 4-5 até que o corte esteja completo.
Tanto telescópios quanto pinças de corte - ambos os designs são tradicionalmente equipados com um dispositivo auxiliar - uma rebarbadora interna. O dispositivo é usado para processamento adicional de tubos após o corte ou antes da soldagem.
Os cortadores de tubos telescópicos geralmente têm um elemento de rebarbação como elemento retrátil e, em designs de braçadeira, esse mesmo elemento tem um design dobrável.
Opção nº 3 - cortadores de rolo
Um tipo relativamente novo de cortador de tubos pode ser caracterizado por rolos, que têm um design mais prático em comparação com os dois designs anteriores. Os rolos destinam-se principalmente ao processamento de tubos de cobre de pequenos diâmetros (não mais que 22 mm).
Graças às suas pequenas dimensões e corpo em forma de disco, os rolos cabem confortavelmente na palma da mão do mestre. A mecânica do dispositivo é projetada para suportar a mudança automática da força de pressão no cortador à medida que o cortador de tubos gira em torno do eixo do tubo.
A aderência confiável do dispositivo pela mão do mestre é garantida pelas costelas figuradas do corpo. Toda a mecânica do corta-tubos está contida em uma forte carcaça de metal. À medida que o disco de corte se desgasta, este elemento pode ser substituído.
Rolos de suporte suficientemente largos e um cortador fino e afiado garantem qualidade e precisão de corte.
Exemplo de uso na prática:
- Coloque o dispositivo no tubo através da ranhura de entrada.
- Ajuste a posição da lâmina no ponto de corte.
- Segure firmemente o corpo com a palma da mão.
- Execute vários movimentos rotacionais em torno do eixo do tubo.
Não há necessidade de realizar nenhuma ação adicional até que o corte seja concluído.
Os cortadores de tubos com rolo de corte são as ferramentas mais procuradas na montagem de tubulações para sistemas de aquecimento e abastecimento de água:
Mini cortadores de tubos para tubos de cobre
Os rolos pertencem à categoria dos minicortadores de tubos compactos, que tornam mais fácil e conveniente a execução de trabalhos em locais de difícil acesso. Na mesma categoria de ferramentas você pode encontrar mini-designs ligeiramente diferentes, por exemplo, da série de ferramentas “MiniCut Pro” da famosa empresa Rothenberger.
Os cortadores de tubos MiniCut Pro podem processar tubos de cobre com diâmetro de 3 a 22 mm. O raio de corte de 38 – 45 mm permite trabalhar com tubos localizados próximos às paredes de edifícios ou na presença de outros obstáculos.
Com este tipo de corta-tubos, equipado com dois rolos-guia com ranhura de corte, o corte pode ser feito facilmente próximo ao flange. A ferramenta está equipada com pelo menos 5 lâminas de corte sobressalentes.
Existem vários outros artigos em nosso site que se dedicam à seleção de dispositivos para corte de tubos de diversos materiais, recomendamos a leitura:
- corte tubos de polipropileno.
- Descobrir canos de aço.
- corte tubos de metal-plástico.
Critérios de seleção do mecanismo
Ao tentar determinar qual tipo de cortador de tubos de cobre é melhor, você deve prestar atenção não apenas ao formato e ao material da lâmina do cortador.
Está claro aqui – a escolha preferida é sempre:
- Liga de aço;
- pequeno raio de trabalho constante;
- lâmina fina e afiada;
- possibilidade de substituição do elemento de corte.
A qualidade do corte de um tubo de cobre é amplamente influenciada pelo mecanismo do rolo de suporte e pela guia telescópica.Quanto mais rolos de suporte houver no projeto do cortador de tubos, melhor e mais confiável será o funcionamento do dispositivo.
Também importante para o projeto de um cortador de tubos de cobre é o tamanho da largura dos rolos e a presença de uma ranhura de corte entre eles. Com uma largura maior dos rolos, é garantida uma melhor estabilidade da posição do tubo de cobre durante o processo de corte, e a presença de uma ranhura de corte aumenta a função de precisão de corte.
A guia telescópica, tradicionalmente parte do design dos cortadores telescópicos, deve proporcionar um movimento preciso sem o menor deslocamento lateral.
O desenho de uma guia telescópica com reversão automática é considerado mais conveniente e prático. É verdade, novamente, que a confiabilidade de tal sistema depende da qualidade do mecanismo de reversão automática.
Adicionando acessórios - este ponto é adotado por muitos fabricantes de cortadores de tubos de cobre. Essa adição, é claro, não altera as características técnicas do projeto.
Porém, ter peças de reposição em mãos também é um argumento importante para o usuário no caso de determinar os melhores projetos. Os acessórios (geralmente um cortador sobressalente) geralmente são colocados na área interna do cabo da hélice.
Prós e contras dos modelos elétricos
Muitos artesãos profissionais preferem cortadores de tubos manuais se houver necessidade de trabalhar com tubos de cobre. Enquanto isso, além dos modelos manuais, existem dispositivos acionados eletricamente mais avançados tecnicamente.
Neste caso, o acionamento elétrico recebe energia da bateria embutida ou da rede. Ou seja, a ferramenta não perde suas propriedades de mobilidade, o que já é um ponto atrativo.
A ferramenta sem fio está equipada com um mecanismo automático de coleta de material. A gama de diâmetros de tubo disponíveis para o corta-tubos sem fio é de 12 a 28 mm. O corpo do dispositivo possui elementos de retroiluminação, o que torna o corte conveniente em condições de pouca visibilidade.
Um cortador de tubos elétrico, é claro, reduz significativamente a carga de trabalho física do usuário. Tudo o que o proprietário de tal dispositivo precisa fazer é segurar o dispositivo de 1,5 kg na posição desejada por alguns segundos no modo de corte. Por exemplo, o modelo MILWAUKEE C12, a uma velocidade de operação de 500 rpm, corta um pedaço de tubo com diâmetro de 12 mm em três segundos.
Mas a alta velocidade de corte, mesmo no modo automático, limita um pouco os indicadores de qualidade. Assim, o dispositivo não permite cortes de tubos de cobre menores que 12-15 mm, conforme instruções.
Se você não tem experiência em trabalhar com um cortador de tubos elétrico, raramente é possível obter um corte perfeito devido às vibrações do motor. Finalmente, o mecanismo de trabalho de um corta-tubos elétrico cria ruído a um nível de 70 dB (o padrão de ruído permitido de acordo com SNiP é 55 dB).
Portanto, para os artesãos (especialmente na área de tecnologia de refrigeração), os corta-tubos manuais parecem a melhor ferramenta com todas as vantagens dos modelos elétricos. Um cortador manual dá ao mestre a oportunidade de “sentir” o curso da lâmina, definir a velocidade e profundidade ideais de penetração no corpo do tubo.
Como resultado, o corte é suave e de alta qualidade, ideal para laminação ou soldagem.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
O pequeno vídeo demonstra claramente o processo de corte de um tubo de cobre e também dá dicas de como executar as etapas corretamente.
É fácil selecionar a ferramenta certa na linha existente de cortadores de tubos de cobre. O mercado oferece diversos modelos de diversos designs, entre os quais há sempre a melhor opção. O principal é ter uma ideia de quais critérios usar para selecionar um dispositivo e com quais tubos um corta-tubos é necessário para trabalhar.
Ainda não consegue decidir qual cortador de tubos usar para tubos de cobre? Ou você já está usando equipamento semelhante? Conte-nos sobre as vantagens e desvantagens que você percebeu ao trabalhar com o dispositivo. Deixe seus comentários e tire dúvidas no bloco abaixo do artigo.
Muito raramente lido com cobre. Tive que consertar de alguma forma o trocador de calor do aquecedor de água a gás. É claro que você pode serrar qualquer coisa com um amolador, mas não funciona com cobre, você precisa do corte certo.
Não gastei dinheiro com um instrumento caro; não há razão para fazer isso uma ou duas vezes.
Comprei um mini rolo chinês, um pouco maior que uma caixa de fósforos. O interessante é que corta perfeitamente, muito uniformemente devido ao fato da faca ser afiada e não formar oval. Mesmo assim, um calibrador não fará mal; às vezes a geometria fica quebrada.
Você pode recomendar um cortador de tubos específico para cobre de 15 mm? Comprei uma bobagem do Leroy Merlin, então ele dobrou um cano para mim, com seção transversal de 15 mm. tornou-se 12.
Pegue marcas conhecidas e comprovadas - Rems, Rothenberger, Reed. Mas, em geral, qualquer cortador de tubos de rolo dobra o tubo para dentro em um grau ou outro.