Forno ou miniforno - o que é melhor? Revisão comparativa
É difícil imaginar uma cozinha moderna sem miniforno ou forno, pois só neles você pode fazer tortas, preparar suas caçarolas favoritas e outros pratos.Mas quando surge a necessidade de adquirir um novo equipamento, muitas vezes é difícil determinar qual equipamento é adequado para você. Decidir se um forno ou um miniforno é mais adequado às suas necessidades não é fácil, não é mesmo? Algumas donas de casa precisam, por exemplo, de uma grelha, que está presente nos minifornos, outras precisam de uma assadeira grande para tortas, mas nunca usam grelha.
Vamos ajudá-lo a entender esta questão - no nosso artigo compararemos um miniforno e um forno de acordo com os principais critérios que são fundamentais na hora da compra. Consideremos as principais funções desses tipos de equipamentos e as características de instalação, conexão, operação e manutenção.
O conteúdo do artigo:
Principais características do miniforno
Um miniforno é um dispositivo pequeno e compacto do tamanho de um forno de micro-ondas que pode ser facilmente colocado no balcão da cozinha, prateleira ou parapeito da janela.
Funciona com eletricidade, mas o princípio de funcionamento desse fogão é fundamentalmente diferente do funcionamento de um forno de micro-ondas. O forno é aquecido por meio de dois elementos de aquecimento, que podem ser ligados em conjunto ou separadamente dependendo do modo desejado.Por exemplo, para preparar pudins e caçarolas, você pode usar apenas a resistência inferior, mas se precisar assar um frango com crosta marrom dourada, também será necessário ligar a resistência superior.
Graças ao seu pequeno tamanho, o aquecimento e a regulação da temperatura num miniforno ocorrem em questão de minutos. Os minifornos modernos estão equipados com funções como grelhador, torradeira e forno propriamente dito. Vale destacar também que os minifornos têm a função de manter uma determinada temperatura. Ou seja, você pode definir a temperatura desejada e ela será mantida por um determinado período de tempo. Em um miniforno você pode refogar, assar, assar.
Existem minifornos eléctricos com mecânico E eletrônico gerenciamento. A primeira opção é controlada por meio de interruptores rotativos.
Os minifornos eletrônicos são controlados por meio de botões ou tela sensível ao toque. Para começar a cozinhar neste miniforno, basta ligar o aparelho à tomada, selecionar o modo de funcionamento pretendido, definir a temperatura de aquecimento desejada e definir um temporizador. O forno avisará quando o prato estiver pronto com um sinal sonoro.
O que é um forno?
O forno é um dispositivo produtivo para preparar vários tipos de pratos. A temperatura no interior do forno é mantida através de queimadores a gás ou resistências elétricas. Também existe uma opção combinada.
Nos fornos a gás, os queimadores atuam como elemento de aquecimento e, nos fornos elétricos, os elementos de aquecimento atuam como elementos de aquecimento. Dependendo da configuração do forno, podem existir vários queimadores ou elementos de aquecimento.Nos fornos a gás, na maioria das vezes existe apenas um queimador e ele fica localizado na parte inferior, o que é muito inconveniente. O aquecimento é irregular. Modelos com dois queimadores a gás - superior e inferior - são raros.
Nos fornos elétricos modernos existem de 2 a 4 elementos de aquecimento, que permitem distribuir uniformemente o calor por todo o gabinete. Use a churrasqueira com equipamento removível.
Alguns modelos modernos também possuem ventilador para distribuir o calor de maneira mais uniforme. Existe um painel de controle especial para regular o processo. Graças à convecção, não há necessidade de virar o prato que está sendo preparado, bastando ligar a resistência superior ou o queimador.
Os fornos variam em combinação com a placa:
- Dependente (embutido) - a placa e o forno encontram-se numa caixa comum e são controlados a partir de um painel comum, o que nem sempre é cómodo.
- Independente. Esses modelos possuem painel de controle próprio, podendo o forno ser embutido ou instalado separadamente.
Com base no método de disposição, os modelos de piso e parede são diferenciados.
Comparação de miniforno e forno
Vamos comparar a funcionalidade e as principais características dos móveis de acordo com os principais parâmetros que são importantes quando uma dona de casa escolhe a opção adequada para sua cozinha.
Critério nº 1 – dimensões e instalação
O miniforno funciona com uma tomada normal de 220 W e é pequeno.É fácil de transportar, você pode usar esse fogão no campo ou levá-lo em uma viagem.
Para transportar e instalar um minifogão não são necessários conhecimentos e habilidades específicas, qualquer dona de casa pode realizar esta tarefa. É aqui que o miniforno ganha, claro. No entanto, é improvável que esta técnica seja adequada para uma família grande. Não será possível cozinhar um prato grande de uma só vez, assim como não será possível cozinhar vários pratos ao mesmo tempo.
Os fornos são produzidos em diversos tamanhos e configurações. Nesse equipamento você pode cozinhar vários pratos ao mesmo tempo em prateleiras diferentes ou assar muitas tortas ou costeletas em uma assadeira grande ao mesmo tempo. Nem todos os modelos são muito grandes, você pode escolher uma opção pequena de chão ou um forno embutido de parede, ideal para sua cozinha.
Discutimos as nuances da escolha de um forno elétrico no artigo: Como escolher um forno elétrico: avaliação de modelos e conselhos aos compradores.
Se você mesmo puder conectar um miniforno, precisará de uma tomada elétrica para conectar um forno elétrico. A conectar fornos a gás É proibido fazer você mesmo - é necessário convidar um representante do serviço de gás.
Recomendamos que você leia regras de instalação forno a gás.
Critério nº 2 – funções tecnológicas
Funções do miniforno de mesa:
- forno;
- torradeira;
- grade;
- cronômetro;
- a capacidade de manter uma certa temperatura;
- descongelamento.
Você pode usar quase qualquer utensílio para cozinhar.Para maior comodidade do usuário, é possível programar e selecionar um modo de cozimento.
Funções do forno a gás:
- função de desligamento automático;
- programar vários modos de cozimento;
- autolimpante;
- churrasqueira (não em todos os modelos);
- além disso pode haver convecção, função vaporizador.
Funções do forno elétrico:
- forno;
- grade;
- torradeira;
- função de programação e seleção de modos de cozimento;
- cronômetro;
- função de vaporizador e esterilização;
- aquecimento;
- função de autolimpeza;
- fã;
- convecção.
Alguns modelos possuem compartimentos especiais para o preparo de panquecas.
Critério #3 – taxa de aquecimento e consumo de energia
O miniforno funciona a eletricidade, o que significa que o equipamento pode ser utilizado em qualquer lugar: no campo, no campo, nas férias. Aquece muito rapidamente, o que é facilitado pelo seu pequeno tamanho e pelo facto de o aquecimento ocorrer com vários elementos de aquecimento (normalmente 2). Se necessário, você pode definir um determinado regime de temperatura.
Um miniforno de mesa consome 30% menos eletricidade do que um forno completo. Isto se deve ao pequeno tamanho do dispositivo. O forno é maior e aquece muito mais lentamente. Está equipado, via de regra, com 4 elementos de aquecimento, o que significa que o consumo de energia para cozinhar aumenta muitas vezes.
Além disso, os fornos multifuncionais também costumam ter um ventilador, o que permite uma redistribuição uniforme do calor.Um ventilador é necessário para secar marshmallows, marshmallows e biscoitos caseiros. Então o forno moderno também ganha aqui.
Os fornos a gás funcionam com gás natural, é muito mais barato que a eletricidade e usar um forno a gás é, obviamente, mais rentável em todos os aspectos. Mas geralmente são equipados com um ou, em casos raros, dois queimadores, o que é inconveniente.
Critério nº 3 – facilidade de uso e manutenção
O miniforno é extremamente fácil de usar e pode ser facilmente movido para outro local. É fácil de limpar com detergente comum ou lenços umedecidos para micro-ondas. O interior da câmara possui um revestimento antiaderente.
Muitos modelos de fornos elétricos estão equipados com função de autolimpeza. Alguns são limpos durante o cozimento, enquanto em outros o processo de limpeza deve ser iniciado de forma independente e, após a conclusão do processo de limpeza, a superfície deve ser limpa com uma esponja ou guardanapo úmido.
Existem vários métodos para limpar fornos:
- Tradicional.
- Hidrolítico.
- Pirolítico.
- Catalítico.
Tradicional A limpeza é feita manualmente com esponja e detergentes. Este método de limpeza é muito inconveniente para a maioria das donas de casa, pois limpar o forno exige muito esforço e tempo. Esse tipo de forno é mais barato, mas os modelos modernos ainda possuem funções de autolimpeza.
Hidrolítico a limpeza é realizada a uma temperatura de 40-50 °C. É necessário colocar um recipiente com água, que irá evaporar durante o processo de limpeza. Após concluir a autolimpeza, a câmera deve ser limpa com um pano ou pano úmido.
Pirolítico a limpeza é feita queimando sujeira e restos de comida. O processo ocorre a uma temperatura de 430-500 °C. Este é o método mais eficaz, mas requer muita energia. Para as donas de casa, é claro, esse método é o mais conveniente - você não precisa lavar o forno e não precisa executar um programa de limpeza adicional. No entanto, é necessário ter um separado tomada para conectar o forno.
No catalítico Para a limpeza é utilizado um esmalte especial, que contém um catalisador. Quando aquecido, oxida a gordura que caiu nas paredes do forno. A limpeza é feita durante o processo de cozimento, não há necessidade de limpar nada especial. No entanto, isso também tem suas desvantagens - os painéis catalíticos têm vida curta e muitas vezes precisam ser substituídos, o que é caro.
Critério #4 – segurança e durabilidade
Os fornos modernos são fabricados com vidro triplo blindado e trava de abertura da porta, o que os torna mais seguros. Eles podem ser usados com segurança mesmo em famílias com crianças pequenas. O vidro é quase impossível de quebrar: durante o cozimento, o vidro não aquece a altas temperaturas.
Os minifornos também são bastante seguros: o vidro frontal deles não aquece a altas temperaturas.
Critério nº 5 – design e custo
Os minifornos têm um belo design moderno que cabe facilmente no interior de qualquer cozinha. A gama de modelos também é maior.
Os designers trabalham igualmente bem na aparência dos fornos - você pode escolher uma opção na cor e estilo desejados. São modelos retrô, soluções elegantes com puxadores elaborados, designs originais e painéis de controle.
Os minifornos elétricos são certamente mais baratos que os fornos completos, mas em termos de funcionalidade estão bastante próximos dos fornos.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Um breve vídeo sobre as vantagens e desvantagens dos vários tipos de fornos:
Recomendações para a escolha de um miniforno:
A escolha do tipo de equipamento necessário, claro, fica a critério do usuário. Antes de comprar, lembre-se exatamente por que você precisa de um forno e o que cozinha nele. Se você usa para fazer pizzas e tortas, ou para preparar grandes porções de comida para uma família numerosa de uma só vez, então, claro, é melhor escolher um forno completo. Você pode cozinhar vários pratos ao mesmo tempo no forno.
Se tem uma família pequena e raramente utiliza o forno, principalmente para assar carnes e vegetais, preparar pequenas sobremesas, então pode conviver com um miniforno de mesa.
Além disso, os minifornos são uma opção ideal para quem se desloca com frequência de um lugar para outro, para chalés e casas de campo. É econômico, ocupa pouco espaço e é fácil de manusear. Este pequeno ajudante permitirá que você prepare facilmente um almoço ou jantar completo e delicioso em qualquer circunstância.
Qual opção de tecnologia você escolheu para você? Quais características você preferiu e está satisfeito com a escolha? Compartilhe suas recomendações com nossos visitantes - deixe seus comentários no bloco abaixo do artigo. Você também pode fazer perguntas sobre o tema do artigo aqui - nossos especialistas tentarão esclarecer o ponto pouco claro tanto quanto possível.