Como desparafusar a válvula de um cilindro de gás: maneiras seguras de desconectar a válvula
A partir de um cilindro antigo você pode construir vários dispositivos úteis, desde uma churrasqueira até um fogão caseiro.Mas primeiro você precisa desmontá-lo, e isso exigirá habilidade. O primeiro passo é lidar com a válvula.
Não sabe como desparafusar uma botija de gás, mas está determinado a fazer isso sozinho? Nós o ajudaremos a lidar com esse problema. Nosso artigo discute os principais estágios de desparafusamento de uma válvula e fornece recomendações úteis que o ajudarão a lidar com essa tarefa. Fotos passo a passo e materiais de vídeo temáticos também foram selecionados.
O conteúdo do artigo:
Tipos e design de válvula
Antes de passar à prática, você precisa se familiarizar um pouco com a teoria e descobrir em que direção a válvula de um cilindro de gás doméstico deve ser desparafusada. E também consideraremos brevemente o design do cilindro e da própria válvula. Esse conhecimento o ajudará a concluir a tarefa com mais rapidez.
Assim, os principais elementos estruturais podem ser examinados detalhadamente na imagem a seguir.
Válvula de cilindro de gás é uma válvula de corte que serve para armazenamento, utilização, enchimento e transporte seguro de vasos (cilindros) operando sob pressão.As características de seu uso são regulamentadas Resolução nº 91 sobre operação segura datada de 11 de junho de 2003, que afirma que cada produto deve estar em conformidade com GOST e ser marcado com pressão e temperatura operacional.
Na maioria das vezes, válvulas das marcas VB-2 e VB-1 podem ser encontradas em cilindros de propano-butano. O corpo desse guindaste é extremamente simples e está equipado com um volante que pode ser facilmente girado manualmente. Essas válvulas são instaladas em cilindros de gás para pressões de até 1,6 MPa. É possível se juntar a eles redutor de balão e um regulador de pressão, cujo desenho da válvula possui uma porca de capa com rosca esquerda.
Dimensões de conexão da válvula marca VB-2:
- na saída para seleção de gás SP 21,8 - 14 fios por 1″ sobrando;
- para instalação em cilindro - rosca cônica com diâmetro W19.2, W27.8, W30.3.
O encaixe lateral da válvula de um cilindro utilizado para armazenamento de gases inflamáveis é sempre feito com rosca esquerda. Mas para os não inflamáveis - à direita. Esta medida visa proteger o usuário médio que decide conectar de forma independente o cilindro a equipamentos que utilizam gás.
Isto evita a mistura explosiva acidental de, por exemplo, propano-butano ou hidrogénio com oxigénio.
Instruções detalhadas para desparafusar a torneira
Você está procurando informações sobre como fechar a torneira de um cilindro de gás propano-butano com rapidez e segurança? Então leia nossas instruções e veja o passo a passo das fotos postadas logo abaixo.
Para lidar sem dificuldades com a válvula, que pode “assentar firmemente” no gargalo do cilindro, será necessário aplicar força.E, dependendo do equipamento disponível, você pode precisar de um assistente.
Se você tiver apenas um cilindro e for girar a válvula pela primeira vez, terá que mexer nele até pegar o jeito. Se você estiver indo desmontar o cilindro e colocar em operação a produção de diversos produtos caseiros a partir de cilindros, então você simplesmente não pode prescindir de boas ferramentas à mão.
Primeiro você precisa liberar o gás restante, se houver, neste cilindro. Para isso, basta girar o volante da válvula no sentido nele indicado. Se ainda houver gás dentro, você ouvirá um som sibilante característico - este é o gás liquefeito restante saindo.
Então você precisa proteger o corpo do cilindro. Como fazer isso depende inteiramente da sua imaginação e dos dispositivos disponíveis. Para isso, utilizam soldagem, pinos metálicos, torno, tábua, prendem o cilindro à roda de um carro grande, fixam-no a uma árvore com cinto e muitas outras opções. Portanto, escolha você mesmo o método de fixação que será mais conveniente para você.
A principal tarefa é imobilizar o balão. Veremos o processo de desenrolamento de uma válvula usando o exemplo mais simples - usando um torno. Instruções passo a passo podem ser encontradas na coleção de fotos a seguir.
Na maioria dos casos, não há problemas em desparafusar a válvula - este método simples permite desparafusá-la facilmente.
Revisão das melhores maneiras de desparafusar a válvula
Mas o método considerado não é o único. Muitos artesãos oferecem uma série de outras opções, usando várias ferramentas disponíveis. Oferecemos 7 maneiras simples de desparafusar a válvula usando as ferramentas disponíveis. Se não conseguir na primeira vez, você sempre pode tentar outra opção.
Método #1 – prender o sapato em um torno
Você precisa prender o corpo do cilindro em um torno. Por que o sapato está bem fixado com um torno?
Você também precisará de uma chave inglesa ajustável e de um tubo para estender a alça.
Depois de calçar as luvas, resta agarrar o cabo estendido da chave e, com algum esforço, girá-lo no sentido anti-horário. No início tudo ficará apertado, mas depois de meia volta a válvula se moverá com muito mais facilidade. Finalmente, você pode desparafusá-lo manualmente.
É bom para você! Classificação dos melhores tornos de bancada e máquina: características, prós, contras, preço.
Método #2 - prender a torneira em um torno
O segundo método não é menos simples que o anterior. Basta segurar a válvula do cilindro em uma morsa e torcê-la pelo corpo por meio de correias.
A primeira volta será difícil, mas depois você pode completar o desparafusamento manualmente, deixando o tubo de metal de lado.
Método #3 – torno + canto de metal
Esta opção prevê o mesmo tipo de fixação do cilindro em torno que a anterior - com macho em torno. Mas em vez de cintos e correntes, você precisará de um canto de metal. É soldado ao sapato em dois lugares.
Este método de soldagem é simples se você tiver uma máquina de solda em sua garagem e souber como soldar. Quanto à segurança, não tenha medo de soldar uma estrutura metálica na sapata - assim você não danificará o cilindro de forma alguma.
Método #4 – usando duas chaves
Para implementar este método de desparafusar a válvula, você precisará de duas chaves - nº 5 e nº 3.
Use uma chave grande (nº 5) para apertar a rosca na qual a tampa de transporte normalmente é aparafusada para proteger a válvula.
E a chave nº 3 será usada para desatarraxar a torneira. É aconselhável alongar o cabo com um pedaço de tubo adequado.
Método #5 – soldar o sapato
Se você possui uma máquina de solda e sabe manuseá-la, um método conveniente será soldar a base do cilindro (sapata) em qualquer superfície. Por exemplo, para pernas de mesa de metal ou para uma bancada de trabalho. Além disso, basta fixar o suporte soldando em dois locais.
Então você pode usar a mesma chave nº 3 com uma alavanca (um longo tubo de metal que se encaixa nas alças desta chave).
Método #6 – cintos + chave
Usando cintos ou correntes, você deve puxar o corpo do cilindro para algo firmemente fixado - um canto, um tronco de árvore. Em seguida, pegue a chave nº 3 e desparafuse a torneira, lembrando que ela tem rosca cônica direita - ou seja, Você precisa girar no sentido anti-horário.
Método #7 – fixando o cilindro no furo
Outro método confiável de fixação é em um buraco. Primeiramente será necessário aparafusar no sapato um tubo de metal de até 1 m de comprimento, para isso você pode aproveitar os furos existentes no sapato. Se eles não estiverem lá, perfure-os.
Em seguida, cave um buraco com aproximadamente metade da altura do vaso, coloque o cilindro preparado com um tubo aparafusado em seu interior, cubra com terra e compacte levemente.
Resta pegar a chave e desparafusar a válvula no sentido anti-horário.
No inverno, em vez de um buraco, você pode usar um buraco no gelo congelando um balão nele.
Depois de descobrir como você pode desenrolar um cilindro de gás em casa, você pode usar com segurança qualquer um dos métodos que desejar. Mas, ao mesmo tempo, é importante não esquecer a segurança - trabalhar com um cilindro pode resultar em consequências muito desastrosas. Leia mais sobre isso.
Regras de segurança ao trabalhar com válvulas
Se você nunca desatarraxou uma torneira, seria uma boa ideia se familiarizar com as regras de segurança antes de iniciar esse trabalho.
A operação da válvula é regulamentada por documentos como PB 12-368-00 “Regras de segurança na indústria do gás”, Resolução nº 91 de 11 de junho de 2003 “Regras para projeto e operação segura de vasos de pressão” e GOST 12.2.008-75.
A desmontagem, reparação e substituição da válvula só devem ser realizadas por pessoas autorizadas a reparar equipamentos de gás. É estritamente proibido reparar um dispositivo sob pressão. Portanto, se você notar que a válvula está vazando ou com defeito, a decisão certa seria entrar em contato com um representante do serviço de gás, em vez de realizar reparos por sua própria conta e risco.
Se você quiser desmontar um cilindro antigo para fazer dele um produto caseiro útil, como fogões barrigudos, fumeiro ou churrasqueira a gás, vale lembrar que essas ações não podem ser chamadas de seguras. E você terá que arcar com as consequências.
Todas as ações de desenrolamento do cilindro devem ser realizadas ao ar livre ou em garagem ou outro cômodo bem ventilado. Mas é estritamente proibido fazer isso em um apartamento - tal experiência pode acabar explosão.
A seguir, vejamos as regras básicas de segurança que é importante seguir:
- Para liberar o gás restante, você deve desparafusar suavemente e lentamente o volante da válvula.
- Não desmonte ou corte um cilindro de pressão em nenhuma circunstância.
- Não deve haver outros cilindros perto da embarcação que está sendo desmontada.
Se você está prestes a desatarraxar a válvula e ainda não teve tempo de fazer nada, e o cheiro de gás é claramente audível na garagem onde estava o cilindro, você deve garantir que este ambiente esteja o mais ventilado possível. Por que abrir portões, janelas, portas (se houver) e sair imediatamente.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Se você nunca desparafusou uma válvula do gargalo de um cilindro, recomendamos assistir ao seguinte vídeo:
Desparafusando a válvula usando um torno, tubo de metal e braçadeira:
Depois de se familiarizar com os métodos simples de desatarraxar a torneira do cilindro de gás, você poderá escolher o mais adequado para você. Mas é importante lembrar as regras de segurança - infelizmente, não é incomum que cilindros de gás explodam devido ao manuseio descuidado por pessoas comuns. Portanto, depois de pesar todos os prós e contras, é melhor ir a um posto de gasolina, onde, por uma taxa nominal, desatarraxarão a torneira do cilindro antigo ou a substituirão.
Você tem sua própria opinião sobre o desenrolar de um cilindro de gás em condições improvisadas usando meios improvisados e gostaria de compartilhá-la com outros usuários? Ou gostaria de nos contar sobre sua experiência de desparafusar a válvula? Escreva seus comentários, adicione fotos originais, participe da discussão - o formulário de feedback está localizado abaixo.