Fogão faça você mesmo a partir de botija de gás: diagramas, desenhos + guia passo a passo

Em muitas residências particulares existe um antigo cilindro de gás liquefeito.A partir deste objeto você pode fazer muitas coisas úteis, por exemplo, um simples dispositivo de aquecimento.

Se você tiver vontade e uma máquina de solda, poderá fazer com as próprias mãos um fogão a partir de uma botija de gás sem problemas. Claro, você precisará de alguns materiais adicionais.

Princípio de funcionamento de um fogão barrigudo

Fogão Potbelly - uma versão primitiva de metal fogão a lenha. Este dispositivo funciona de forma extremamente simples: a lenha é colocada na fornalha, queima, o corpo do fogão aquece e emite calor para o ar circundante. Os gases da fumaça são retirados pela chaminé e as cinzas são despejadas pela grelha no cinzeiro, que deve ser limpo periodicamente.

Uma das principais vantagens de um fogão é a sua simplicidade de design. Aqui não existem dimensões rígidas, o principal é que o corpo resista ao calor e a chaminé funcione bem. Um artesão experiente fará esse fogão em apenas algumas horas. E você pode queimar quase qualquer madeira seca: toras e serragem. Existe um artigo em nosso site com uma descrição detalhada do processo de fabricação Fogões DIY.

Um fogão também é aquecido com outros materiais inflamáveis: óleo diesel, carvão, turfa, lixo doméstico, etc. Se desejar, você pode cozinhar com bastante sucesso nesse fogão. Este ponto deve ser considerado antes do início da construção para criar uma superfície de cozimento lisa.

Fogão de cilindro
O fogão barrigudo é uma câmara de combustão de metal grosso com porta de carregamento, chaminé, grelha e cinzeiro. Você pode usar um cilindro de gás antigo como alojamento

Mas também se deve levar em conta as desvantagens de tal solução de aquecimento. Para começar, existe um alto risco de queimaduras e incêndios.

Para o fogão é necessário escolher um local especial, decorado com materiais resistentes ao fogo. É aconselhável que fique de lado, onde ninguém toque acidentalmente no corpo e se queime.

Fogão barrigudo
Se desejar, a parte superior de um fogão vertical de um cilindro de gás antigo pode ser transformada em um fogão de tamanho modesto

Essa estrutura metálica pesa muito, então não estamos falando de nenhuma mobilidade do aparelho. Será difícil mover um fogão para aquecer ambientes diferentes.

Esses fogões são normalmente utilizados para aquecer salas de serviço onde não há eletricidade ou onde esta é fornecida de forma intermitente: garagem, celeiro, oficina, etc.

Fogão melhorado
A partir de dois cilindros de gás conectados perpendicularmente, você pode fazer uma versão melhorada do fogão, que permite reter mais calor e obter alta eficiência na queima de combustível

Outro problema é a baixa eficiência, pois parte da energia térmica durante a combustão da madeira voa literalmente para a chaminé. Existem várias maneiras de reter o calor e modificar ligeiramente o seu fogão para que funcione de forma mais eficiente.

Por fim, é necessário cuidar da boa ventilação do ambiente onde o fogão está instalado, pois tal aparelho queima grande quantidade de oxigênio durante o funcionamento.

Assim, um fogão consiste em um corpo de metal, cujo papel geralmente é “convidado” a ser um antigo cilindro de gás.É necessário fazer duas portas no case: grande e pequena. O primeiro serve para carregar o combustível, o segundo é necessário como soprador, por onde entra o ar da câmara de combustão para garantir o processo de combustão e tiragem.

Desenho de um fogão barrigudo
O desenho de um fogão-fogão a partir de uma botija de gás permite fazer um dispositivo com parâmetros específicos e potência calculada, mas tal precisão não é necessária

Abaixo, a alguma distância do fundo da estrutura, deverá ser soldada uma grade. Pode ser feito de arame grosso ou simplesmente pegar uma folha de metal grosso e fazer longas fendas nela. A distância entre as hastes da grelha deve ser tal que o material da combustão não escorra para o cinzeiro.

Se o fogão for aquecido apenas com lenha, os vãos da grelha são maiores, mas quando se pretende utilizar lascas de madeira, a grelha deve ser mais frequente.

Chaminé para fogão barrigudo
Uma chaminé metálica curva instalada em um fogão feito de botija de gás permite reter mais calor no ambiente e aumentar a eficiência da estrutura

A caixa de cinzas pode ser soldada em chapa ou levar um recipiente de metal pronto, de tamanho adequado e resistente a fortes calores. Algumas pessoas preferem dispensar totalmente o cinzeiro, simplesmente retirando as cinzas da parte inferior conforme necessário, embora isso não seja muito conveniente. Geralmente, chaminé para fogão barrigudo puxado para cima para fornecer a tração necessária.

O design padrão de um fogão com cilindro de gás pode ser modificado para aumentar a produtividade, transformando um aquecedor a combustível sólido em um aquecedor ou fogão:

Recomendações de fabricação

Um fogão feito de cilindro pode ser diferente: o recipiente pode ser colocado na horizontal ou na vertical. Você precisa escolher o tamanho certo da caixa e usá-la corretamente.

Você precisará de chapa de aço resistente ao aquecimento prolongado, arame grosso para a grelha, ângulo para as pernas, etc. Durante o processo de fabricação, uma série de nuances devem ser levadas em consideração para tornar o fogão prático e eficiente.

Etapa nº 1 - seleção e preparação do cilindro

Os cilindros de gás são muito diferentes. Para um fogão, um recipiente para gás liquefeito de 50 ou 40 litros é o mais adequado. Se precisar de um forno pequeno, pode levar um cilindro com volume de 12 ou 27 litros.

Mas este será um dispositivo para aquecer pequenas salas de serviço. Recipientes semelhantes de cinco litros são praticamente inúteis. Um fogão tão pequeno aquecerá rapidamente, mas logo esfriará, de modo que o efeito de aquecimento dele será muito insignificante.

Uma opção interessante para um fogão caseiro é um recipiente de freon. Esse cilindro tem paredes grossas e um corpo alongado. O recipiente precisa ser cortado de forma que o comprimento do corpo seja de aproximadamente 70 cm. Paredes grossas, claro, tornam a estrutura mais pesada, mas retêm melhor o calor. O fogão vai demorar muito para esquentar, mas ao mesmo tempo vai esquentar mais.

Preparando o cilindro de gás
Antes de iniciar o trabalho, é necessário preparar adequadamente o cilindro de gás: sangrar o gás restante, drenar o condensado e encher o recipiente com água, que pode então ser despejada

Ao selecionar o cilindro, é necessário preparar a máquina de solda e lembrar as normas de segurança. Mesmo num cilindro muito antigo haverá sempre algum gás inflamável residual. Se você começar imediatamente a cortá-lo com soldagem, uma explosão com risco de vida é quase garantida. Para quem ainda não utilizou máquina de solda, recomendamos a leitura Este artigo.

Para começar, é recomendável abrir o cilindro e liberar o gás restante. Claro, isso precisa ser feito ao ar livre e não dentro de casa. Então você precisa drenar o líquido restante que se condensou dentro do cilindro. Essa substância costuma ter um odor forte e desagradável, por isso é melhor preparar com antecedência um pequeno recipiente com tampa para que você possa embalá-la imediatamente com cuidado e jogá-la fora.

Projeto de fogão barrigudo
Não existem requisitos de parâmetros particularmente rígidos para o projeto de um fogão tipo barril. Quanto maior for a câmara de combustão, mais espaçosa será a divisão que a unidade pode aquecer.

Se a condensação for acidentalmente derramada no chão de uma sala, o aroma específico pode persistir por muito tempo. Após todas essas operações, o cilindro ainda não está pronto para contato com a máquina de solda, pois o vapor residual do gás permanece em seu interior.

Você precisa encher o balão com água até o topo para deslocar completamente todo o gás dele. Depois disso, a água é escoada, agora o cilindro pode ser cortado sem problemas.

Etapa nº 2 - fabricação e preenchimento da caixa

A seguir, é necessário escolher o tipo de fogão do cilindro, se o corpo cilíndrico ficará localizado na horizontal ou na vertical.

Todas as demais operações são realizadas levando em consideração esta orientação. Se for selecionada a posição horizontal, uma das extremidades do cilindro servirá como parede traseira e, na outra, será necessário instalar uma porta de carregamento e um soprador.

Marcando o corpo do fogão
Se você planeja fazer um fogão vertical a partir de um cilindro de gás, precisará fazer dois furos: para carregar o combustível e para um cinzeiro com cinzeiro.

Para a grelha, você pode usar arame de reforço grosso. Para não cozinhar uma treliça, pode-se dobrá-la com um zigue-zague frequente, uma “cobra”.Esta estrutura é soldada às paredes internas do corpo metálico.

A parede frontal é feita de chapa metálica da seguinte forma:

  1. O metal deve ser aplicado na parte frontal do fogão para aplicação das marcações.
  2. De acordo com as marcações, recorte uma parte redonda.
  3. Aplique outra marcação: para a porta retangular e o soprador.
  4. Faça furos de acordo com as marcações.
  5. Faça portas.
  6. Solde dobradiças e travas na parede frontal e pendure as portas.
  7. Solde a parede com portas ao corpo.

Ambas as portas ao longo do contorno devem ser vedadas com cordão de cimento-amianto para que se adaptem bem ao corpo. Geralmente não há necessidade de criar uma parede traseira em tal fogão, seu papel é desempenhado pela parte inferior do cilindro. Na parte superior do corpo, junto à parede posterior, é necessário fazer um furo para a chaminé.

O tubo deve ser de metal grosso, pois a parte inferior da chaminé entrará em contato com os gases fumegantes aquecidos. O metal fino neste local queimará rapidamente. Agora pernas fortes feitas de reforço, pedaços de metal ou pedaços de canto de metal são soldados ao fundo do fogão. Eles devem suportar tanto o peso da própria estrutura quanto o combustível que será carregado nela.

Aproximadamente a mesma tecnologia é usada para fazer um fogão vertical a partir de um cilindro. O fundo do cilindro passará a ser a parte inferior da estrutura, no topo é necessário fazer um “telhado” cilíndrico com furo para a chaminé. Normalmente o topo do balão é cortado. Assim que a instalação for concluída, você poderá soldá-lo novamente. As portas - para carregamento e sopro - são feitas na parte frontal do corpo do cilindro.

Esse fogão ocupará menos espaço do que a versão horizontal e também será mais alto.Se pretende não só aquecer a divisão, mas também cozinhar alimentos, terá de ajustar a altura do fogão tendo isso em consideração e garantir uma superfície de cozedura plana.

Mas normalmente o diâmetro do cilindro não é grande o suficiente para proporcionar uma oportunidade completa de cozimento. Embora ferver uma chaleira seja uma tarefa factível.

Desenho de um fogão a partir de um cilindro
Este desenho permite ter uma ideia do desenho de uma versão horizontal de um fogão tipo barril feito a partir de um cilindro, ao fundo do qual está fixada uma caixa de cinzas

A grelha pode ser feita da mesma forma descrita acima: a partir de acessórios dobrados como uma cobra ao longo do diâmetro do tubo. É soldado entre os orifícios de carregamento e de ventilação.

Alguns tentam reduzir a quantidade de trabalho de soldagem deixando a parte superior do cilindro praticamente intacta. Mas então todos os outros trabalhos serão mais difíceis de concluir.

Grelha para fogão horizontal
Em um fogão horizontal, não se pode soldar a grelha, mas sim transformar parte do corpo nela fazendo furos de diâmetro adequado e fixando uma caixa de cinzas na parte inferior

Por exemplo, a grelha não deverá ser inserida por cima, mas empurrada para dentro da porta corta-fogo e de alguma forma mantida na posição correta. Agora é necessário fazer portas com dobradiças e fechaduras e soldá-las ao corpo do fogão, previamente seladas com cordão de cimento-amianto. Resta instalar o tubo da chaminé na parte superior e soldar as pernas na parte inferior.

Etapa número 3 - fabricação da porta e cinzeiro

As portas de um fogão podem ser feitas com as partes do corpo que sobraram após o corte dos furos. Dobradiças e travas são soldadas a eles. Estes são elementos simples. Os laços podem até ser feitos de elos de corrente grossos. A segunda opção, mais cara, é comprar estruturas metálicas fundidas prontas.

Instalando uma porta acabada
Para instalar uma porta fundida pronta em um fogão caseiro, você deve soldar uma moldura feita de um canto de metal no orifício de carregamento

Você pode escolher duas portas separadas: uma grande para o orifício de carga e uma estreita para o soprador. Mas também existem kits nos quais essas portas são combinadas em uma única estrutura.

Os orifícios para essas portas devem ser cortados exatamente no tamanho certo. Depois disso, você precisa soldar uma moldura desde o canto até as bordas das aberturas.

Dobradiças da porta
Vários elos de uma corrente grossa, semelhante a uma corrente de bicicleta, podem ser usados ​​​​como dobradiças para uma porta de fogão caseira feita de cilindro

A moldura das portas fundidas é fixada à moldura resultante por meio de parafusos. Recomenda-se pré-soldar uma pequena lateral para que não haja frestas e o forno fique hermeticamente fechado.

Em fogões pequenos, você pode, se desejar, ficar totalmente sem grelha.

Grelha para fogão horizontal
À esquerda está o corpo invertido de um fogão horizontal com um cinzeiro soldado e à direita uma vista geral. O cinzeiro é puxado para regular o fluxo de oxigênio; não há necessidade de fazer soprador neste modelo

Encontrar um lugar para isso é difícil se o fogão for pequeno ou baixo, por exemplo, uma versão horizontal. Neste dispositivo não há ventilação, o acesso ao ar é feito pela porta de carregamento, que é simplesmente ligeiramente aberta. As barras de grelha são fáceis de fazer com vergalhões, mas não são particularmente confiáveis.

Com o tempo, os acessórios queimam e precisam ser substituídos. Uma alternativa seria um pedaço de chapa metálica com ranhuras circulares ou furos. Para coletar as cinzas, você pode usar uma caixa especial - um cinzeiro.

Na versão horizontal de um fogão tipo cilindro, a grelha pode ser instalada na parte inferior completa com cinzeiro, pois a parte inferior do corpo deverá ser cortada para facilitar a instalação.

Guia de fotos passo a passo

Para fazer um fogão caseiro, você precisará de um cilindro de gás recozido e vazio, um tubo Ø 108 mm para instalação de chaminé (a metragem depende de condições técnicas específicas), recorte de tira e canto de aço e três dobradiças para pendurar portas.

A construção do corpo do futuro recuperador é realizada na seguinte sequência:

O fogão feito com botija de gás vazia está quase pronto: faltam os retoques finais:

A altura da chaminé depende da forma do telhado e da presença de objetos próximos que possam interferir na tiragem. Deve ser pelo menos 0,5 m mais alto que um telhado plano e baixo. Se houver árvores altas ou edifícios próximos, a boca do tubo deverá ser colocada mais alta do que eles.

Como aumentar a eficiência?

Para tornar o seu fogão mais eficiente, existem várias maneiras simples. Primeiro, você deve isolar o tubo da chaminé para reter parte do calor que escapa com os gases da fumaça.Vários métodos podem ser usados ​​para aumentar a área de contato entre o metal aquecido e o ar circundante.

A instalação de uma espécie de tampa de um cilindro de gás adicional ajudará a melhorar significativamente o desempenho térmico de um fogão construído a partir de um cilindro de gás:

Alguns artesãos recomendam fazer a chaminé não estritamente vertical, mas curva. Isso aumentará o caminho dos resíduos de combustão e permitirá que parte do calor retorne para o ambiente. Mas é preciso lembrar que o desenho complicado da chaminé pode afetar negativamente a tiragem, por isso não se deixe levar por curvas excessivas.

Às vezes, asas de metal são soldadas ao corpo do fogão, por exemplo, feitas de um canto ou de qualquer tira de metal adequada. Se o tamanho do fogão permitir, você pode soldar uma folha de metal horizontal por cima e fazer um furo adicional não para a chaminé, mas para uma panela ou chaleira.

O buraco é fechado com uma tampa composta especial feita de vários círculos concêntricos. Ao remover ou adicionar círculos, você pode ajustar o grau de aquecimento.

Outra opção para atualizar um fogão é uma caixa de tijolos. A alvenaria é feita à volta do recuperador, deixando um pequeno vão entre o corpo metálico e o tijolo. O tijolo irá absorver parte da energia térmica e então liberá-la gradualmente para o ar circundante.

Chaminé com pedras para fogão
Se você envolver a chaminé com uma malha de metal e colocar pedras na abertura resultante, poderá aumentar a eficiência do aquecimento. Mesmo depois de a madeira queimar, as pedras continuarão a emitir calor por algum tempo.

Uma versão alternativa dessa modernização é uma malha metálica ao redor da chaminé, na qual são colocados pedaços de tijolo ou pedra. Esta é uma solução popular para fogões instalados em balneários, uma variação de aquecedor. Mas é preciso lembrar que apenas “seixos” de rio, de cor uniforme e sem inclusões, são adequados para isso. Se a pedra for constituída por camadas de diferentes tipos, pode romper-se quando exposta a altas temperaturas.

Se precisar de um fogão de tamanho substancial, o mestre tem à sua disposição dois botijões de gás, que você pode combiná-los em um só projeto. Um deles é instalado horizontalmente e o segundo é instalado verticalmente como tubo para a chaminé. A área de aquecimento aumenta, esse fogão funcionará com mais eficiência.

Fogão com ventilador
Tubos de metal embutidos no corpo do fogão em combinação com um ventilador permitem aumentar a taxa de aquecimento da sala, mas para conseguir esse efeito você precisará de eletricidade

Por fim, você pode inserir tubos na parte superior do corpo por onde o ar circulará.Se você colocar um ventilador na extremidade desses tubos, o ar se moverá mais rápido. Este equivalente a um termoventilador permitirá aquecer toda a sala em poucos minutos e distribuir a energia térmica de forma mais eficiente.

Conclusões e vídeo útil sobre o tema

Aqui estão recomendações para desmontar com segurança um cilindro de gás antigo:

Este vídeo descreve o procedimento para fazer um fogão a partir de uma botija de gás:

Um fogão original com função de pós-combustão de pirólise pode ser feito a partir de dois cilindros de gás:

Um fogão barrigudo é um dispositivo simples, não difícil de construir e que pode ser amplamente utilizado. Se a ordem de serviço for pensada com antecedência e executada corretamente, esse fogão pode durar bastante tempo.

Por favor, escreva comentários sobre o artigo, faça perguntas, compartilhe sua experiência se você já montou um fogão a partir de sucata.

Comentários dos visitantes
  1. Denis

    Ótima ideia, tenho esses cilindros no celeiro..! Embora haja muitos aquecedores, as redes na nossa aldeia são fracas e agora, no outono, todos os nossos aquecedores foram ligados, assim como as chaleiras e os micro-ondas, por isso a corrente é cortada a cada hora.

    Já fui olhar fogões barrigudos, mas só queria ferver a chaleira, e o que está à venda não prevê isso. Ou parece, mas você não gosta da aparência. E aqui você pode fazer o que seu coração deseja. Além disso, é uma ideia legal rodeá-lo de pedras, fica lindo e funcional. Você pode fazer tudo sozinho. Vou implementá-lo, em resumo.

  2. Fyodor Timov

    Há 20 anos que faço pequenas reparações automóveis na minha garagem, que não tem aquecimento especial.Para aquecer meu local de trabalho no inverno, utilizo um fogão semelhante e não pretendo trocá-lo, pois sua manutenção é muito barata. Você só precisa de dois reboques de carro. Umedeça a lenha com óleo usado, o que aumenta sua vida útil em 30%, e o ambiente fica quente! Os amigos agora estão me pedindo para fazer o mesmo fogão para eles.

  3. Valéry

    Eu confirmo sobre as pedras. Forrei meu fogão com tijolos e construí uma grade com pedras em cima. A duração do aquecimento aumentou de 20 a 30 por cento - puramente pela sensação.

Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica